A benção do pão | Toques de Alma
iG

Publicidade

Publicidade
11/07/2008 - 12:06

A benção do pão

Compartilhe: Twitter

Abençoar a comida, orar antes das refeições, agradecer pelas bençãos recebidas da terra, são coisas tão antigas…pena que hoje ninguém mais tem tempo prá isso e bem poucos de nós conseguem chegar nas refeições com a calma interior necessária para entrar em sintonia verdadeira com o momento e com o alimento.

E no entanto…já li vários estudos que afirmam que alimentar-se de maneira mais consciente, mais atenta, mais calma, faz bem para a saúde e até ajuda a emagrecer!

Pelo sim pelo não, experimente: na próxima refeição, em vez de jogar-se sobre a comida, páre por alguns instantes, respire, aquiete-se, entre em contato com seu corpo e com o alimento e agradeça, ao seu Deus, à Natureza, à Terra, a si mesmo, ao seus pais, ao agricultor, não importa, o que é transformador é sua atitude diante disso.

Alimento é vida, não é alternativa, nem dá para fazer de conta que a gente não está nem aí para a comida, quando os hindus dizem que “tudo é alimento”, eles não estão brincando…

É bem simples, na verdade, com a vantagem de que qualquer coisa que você inventar funciona: Que todos os seres que contribuíram para que esse alimento chegasse à nossa mesa sejam abençoados. E que nós possamos sempre nos alegrar por receber as bençãos da Terra

Se você, feito eu, se diverte fazendo pão, na hora de sovar e esmurrar, nunca deixe de “jogar” na massa umas pitadas de sentimentos generosos. “Abençoado é o Senhor, Rei do Universo, que faz nascer o pão da terra”, é uma antiga oração dos judeus, viu só? Simples, e bela!

Encontrei no Beliefnet uma série de preces para abençoar as refeições. De todas as religiões. Bom apetite!

Autor: Adília Belotti - Categoria(s): Religião e espiritualidade Tags:

Ver todas as notas

12 comentários para “A benção do pão”

  1. Valdemir Colla disse:

    Adilia, que bom que você tocou num assunto importante para todos: A ESPIRITUALIDADE. Precisamos dedicar o tempo a essa prática de oração que nos coloca no coração de Deus que nos abençoa todo instante. Só precisamos fazer a nossa parte.

  2. Márcio Teruel disse:

    Faz bem em milésimos agradecer pelo dia trabalhado que o possibilitou de ter o belo alimento em sua frente… Faz bem, e sem dúvida é algo válido em um bom momento pessoal.

  3. Tir disse:

    É verdade, sempre que gradecemos nos tornamos melhores e somos abençoado.Agradecer o alimento, não importa no que vc acredita, santifica! E é tão simples, basta dizer, obrigado por este alimento de hoje.

  4. roberto disse:

    sempre agradeço…
    obrigado arroz, obrigado feijão, obrigado bife…obirgado salada..
    obrigado batatas fritas e obrigado suco de laranja.
    é bom

  5. sueli disse:

    um texto excelente, geralmente não nos lembramos de agradecer pelo muito que recebemos, hoje com toda a tecnologia, o homem se afasta cada vez mais de Deus, e das dádivas por Ele oferecidas,

  6. JOSE JORGE DA SILVA disse:

    MUITO BEM COLOCADO, ABENÇOAR, AGRADECER ISSO É COMUNHÃO COM O PAI, QUE PELAS SUAS MISERICORDIAS NOS DÁ DESDE O AR, O SOL, A LUA,O NOSSO ALIMENTO.

  7. Maria Isabel do Vale disse:

    Desde quando era pequena aprendi a agradecer a Jeová por aquele alimento…orando sempre antes de cada refeição…jamais vi minha avó comer sem orar…isso é comum nas Testemunhas de Jeová…tanto quanto o alimento…a oração é importante.

  8. manoel silveira disse:

    sabes que sempre orei antes das fereições só. !!!! porém nunca lembrei do agricultor, do padeiro e Etc, daqui para frente pode ter certeza estarão nas minhas orações. que DEUS vos Ilumine

  9. Marília disse:

    Gostei da sua lembrança de pensarmos na refeição não como uma obrigação, ou simplesmente um prazer. Ela realmente pode ser uma benção.
    Especialmente se estivermos entre entes queridos.
    beijos

  10. Gisele disse:

    Parabenizo sua iluminação ao escrever sobre um assunto de tamanha importância Adília.
    Devemos nos lembrar do início da vida, de como tudo foi criado. Nos dias atuais, na era da tecnologia, o homem esquece de que há um criador para tudo, inclusive para ele mesmo. A hora da refeição é sagrada e devemos agradecer ao alimento que está em nossa mesa, assim como as pessoas que contribuíram com sua produção.
    A espiritualidade nos proporciona um contato mais próximo com Deus, e nos tornamos sensíveis, eternamente conscientes de sua obra em tudo, seja nos alimentos como na natureza.

  11. simone disse:

    Você tem cartão de crédito?
    Não perca essa chance: Ligue agora para 4004-1990 ou 0800-728-1990 e adquira já o seu, não tem consulta no serasa e nem spc. Ligue e informe esse código 117.169.416.300.7, é o cartão megabônus fazendo um sucesso total, quanto mais pessoas você indicar mais bônus terá pra gastar em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira mastercard. Não é virus, aproveitem esse método pra realizar seu tão esperado sonho.
    Não há necessidade de comprovação de renda.
    Cartão conveniado a bandeira Mastercard.
    Não existe limite para você e seus indicados acumularem MegaBônus.
    A pessoa indicada também pode formar o seu círculo de relacionamento para acumular MegaBônus,que serão transformados em créditos.
    Os créditos serão lançados no demonstrativo de despesas do seu cartão, servindo como desconto nas compras em supermercados, restaurantes, lojas, postos de gasolina, farmácias ou em qualquer outro estabelecimento credenciado à MasterCard®.
    O seu indicado também receberá um material de apoio.
    Você pode obter informações pela Internet.
    É um cartão administrado e garantido pela Unicard Unibanco.
    Quanto maior o valor dos seus créditos no Cartão MegaBônus Unicard, mais compras, despesas, combustível e contas da casa você pode pagar com ele!

    E isso permite que o seu salário, ou outra renda que receba, sejam investidos em algo que você deseja conquistar: a casa própria, um carro novo, a faculdade do filho ou até mesmo uma viagem inesquecível.

    E mais:
    Não existe limite para você e seus indicados ganharem MegaBônus. Sua rede pode somar 200, 300, 400 pessoas ou mais. Diga a todos que quanto mais pessoas na rede, mais MegaBônus eles ganharão!
    Para manter os seus ganhos ao longo dos meses, você só precisa manter a sua rede funcionando corretamente: faça o controle da sua rede, saiba quem efetivamente solicitou o Cartão MegaBônus Unicard utilizando o seu código de indicação e motive-os, dizendo para eles concentrarem todas as suas compras e despesas neste cartão de crédito. Isso vai ser fácil, pois seus indicados já fazem parte do seu círculo de relacionamento!
    Além disso, você também deve motivar seus indicados a incentivarem as pessoas que eles incluíram na rede a fazerem o mesmo.

  12. joarez disse:

    De fato, um momento em que devemos nos sentir gratos por saber que alimentamos nosso corpo, nada mais justo que alimentar também a alma.
    http://casalgourmet.blogspot.com/

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo