Pedofilia leva Igreja ao fundo do poço | Balaio do Kotscho
iG

Publicidade

Publicidade
13/04/2010 - 11:00

Pedofilia leva Igreja ao fundo do poço

Compartilhe: Twitter

Caros leitores,

até agora, meio dia de quarta-feira, já li e publiquei mais de 1.000 comentários esta semana, fora o monte de entulho que me vi obrigado a deletar.

Agradeço a crescente participação dos leitores nos debates do Balaio, mas reitero o apelo para que se evitem comentários grosseiros, com ofensas graves e acusações levianas, muitas vezes tratando de assuntos que nada têm a ver com o post publicado.

Da mesma forma, peço que não enviem comentários repetidos, várias vezes por dia, com textos longos ou escritos com maiúsculas. Isso afasta do debate quem quer apenas dar sua opinião e não participar de bate-boca com outros leitores, algo que é muito chato e inútil.

Aos que estão entrando aqui pela primeira vez, também peço um pouco de paciência na liberação de comentários, trabalho que faço duas ou três vezes ao dia, das nove da manhã às nove da noite.

Em ano de campanha eleitoral, ainda mais quando trato aqui de assuntos polêmicos, sei que não é fácil, mas se cada um tiver um pouco de moderação no que escreve terei menos trabalho para recolher e deletar o lixo eletrônico, e sairemos ganhando com a qualidade do debate.

Abraços a todos,

Ricardo Kotscho

***

Quanto mais tenta justificar a enxurrada de acusações de pedofilia contra padres e bispos em diferentes regiões do mundo, mais a Igreja Católica Apostólica Romana se afunda no poço das suas contradições.  

A última agora foi esta inacreditável declaração feita terça-feira, em Santiago do Chile, pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, o segundo homem na hierarquia da Igreja:

“Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há relação entre celibato e pedofilia, mas outros demonstraram que há entre homossexualidade e pedofilia”.

De onde ele tirou isso? Quais psicólogos e psiquiatras chegaram a esta conclusão? E o que leva membros do clero à homossexualidade?

Mesmo sem ser um estudioso do assunto, qualquer leigo pode concluir que é mais provável o celibato levar à homossexualidade, ao obrigar homens e mulheres a conviverem unicamente com pessoas do mesmo sexo nos conventos e seminários. Mas de onde este cardeal foi tirar a ligação entre homossexualidade, uma orientação sexual, e pedofilia, um crime hediondo, em qualquer lugar do mundo? 

Em pleno século 21, o celibato obrigatório na igreja é uma das maiores aberrações e hipocrisias que ainda resistem ao tempo de mudanças em que vivemos. Setores cada vez mais amplos da própria Igreja são contra esta instituição, que não está em nenhum lugar das escrituras sagradas, mas têm receio de se manifestar publicamente contra um dogma defendido pelo papa Bento 16, o mais retrógado e autoritário chefe da Igreja dos tempos modernos.

O prório Bento 16 já foi denunciado pela imprensa americana, com a revelação de documentos do Vaticano, por ter acobertado ao menos dois casos de pedofilia, quando ainda comandava a Congregação para a Doutrina da Fé, na época responsável pela expulsão da Igreja do frade brasileiro Leonardo Boff. 

As denúncias crescem em progressão geométrica desde que foi aberta uma linha telefônica, em março, na Alemanha, terra natal do Papa, para receber denúncias anônimas por vítimas de pedofilia. Quase 15 mil denúncias foram feitas em apenas uma semana, o mesmo número de um relatório da Igreja Católica na Irlanda, publicado no ano passado, segundo informa a repórter Luciana Coelho, da Folha, em Genebra.

Sem saber o que fazer diante do tsunami de denúncias de abusos contra padres e religiosos, e como não é mais possível esconder os malfeitos, a Igreja já atirou para todos os lados, pediu desculpas, anunciou que fará rigorosas investigações e que as vitimas devem ser indenizadas, mas a cada dia que passa a situação fica pior, como nesta manifestação do cardeal Bertone.

Em Santiago ainda, sem citar as fontes de onde tirou suas conclusões, o vice do Papa foi mais longe e afirmou que a pedofilia é “uma patologia que aparece em todos os tipos de pessoas e, nos padres, em um grau menor em termos percentuais”. 

De onde ele tirou isso? Mesmo que fosse verdade, não justificaria a atitude canalha dos religiosos, que deveriam dar o exemplo e proteger os jovens, e não abusar deles, embora admita que “o comportamento de padres, nesses casos, é negativo, é grave e é escandaloso”.

O mal está feito e não tem cura para as milhares de vítimas deixadas no caminho pelos “celibatários” da Igreja. O que o mundo gostaria de saber é o que a Igreja Católica pretende fazer para que essa patologia, como diz Berdone, não se transforme numa pandemia, esvaziando cada vez mais os templos católicos.

Antes que me acusem de preconceito religioso contra os católicos, acho bom informar que esta é a minha Igreja, estudei em colégio de padres, pensei em seguir o sacerdócio, mas não dá para se calar diante destes reiterados crimes praticados contra menores nas sacristias pelo mundo afora. 

Claro que não se trata de uma exclusividade da Igreja Católica. Em nome de Deus e de Jesus, praticam-se as maiores barbaridades contra os setores mais pobres e indefesos da população nas diferentes denominações religiosas, como revela a mesma edição da Folha desta quarta-feira, em reportagem de Rubens Valente.

Com base num vídeo entregue por um ex-voluntário da Igreja Universal do Reino de Deus, fica-se sabendo como a holding do bispo Edir Macedo se preparou para recolher dízimos em meio à crise de 2008.

Nele aparece o bispo Romualdo Panceiro, apontado como sucessor de Edir, orientando seus colegas, em português castiço, a usar passagens bíblicas com o termo “semear” para arrancar dinheiro dos fiéis:

“Eu combinei com os regionais aqui o seguinte, malandro. No domingo, falar assim: Olha, pessoal, em nome de Jesus, você que vai agora semear em cima dessa palavra aqui, com 10 mil (reais) para cima, vem aqui na frente, coloca, muito bem. Com mil para cima, vem aqui pra frente´(…)”

Entre os templos do cardeal Bertone e os do bispo Panceiro, prefiro ficar fazendo minhas orações sem sair de casa. É mais seguro e Deus nos ouve do mesmo jeito.

Autor: Ricardo Kotscho - Categoria(s): Blog Tags:

Ver todas as notas

734 comentários para “Pedofilia leva Igreja ao fundo do poço”

  1. Elieser Freitas disse:

    Correções.
    Acima deixou seme congelado/ ser mãe do filho do falecido

    • Robert Garcia disse:

      Esse Valdemir tah viajando. A igreja católica tah atolada até o pescoço em tudo que é safadeza desde a idade média até hoje.
      Deveria colocar esses padres pedófilos presos junto de uns presidiários bem carinhosos pra dar um tratamento VIP neles. sem vergonhas. Deus tem nojo de toda essa sugeira.

  2. Israel disse:

    Em minha opinião tudo leva a crer que a Igreja Católica – infelizmente – virou sinônimo de instituição criminosa, pois proteger quem comete ato de pedofilia, tornar-se co-responsável… Será que mais de 15 mil denúncias não é o suficiente para condenar essa instituição?

    • Ronaldo Mendes Ferreira disse:

      No século XXI, ainda, podemos confirmar as palavras do filósofo alemão Friedrisch Nietzsche, “O Cristianismo foi, até o momento, a maior desgraça da humanidade”. Todos que conhecem a história universal sabem do passado negro e criminoso da igreja católica, com seus 600(seiscentos) anos de inquizição entre os séculos XIII e XIX, quando milhares de inocentes foram assassinados em nome da fé. Sabem, ainda, da conivência do vaticano com os nazistas na segunda guerra mundial na perseguição aos judeus, quando o papa pio XII negociou a neutralidade do estado do vaticano, entregando a popução judia local ao holocausto, tal como escreveu o escritor ingles em seu best seller, “O Papa de Hitler”. E, hoje, aquela instituição envergonha, mais uma vez ,a humanidade com o crime hediondo da pedofilia perpetrada por seus representantes, que se intitulão ” representantes de Deus”.
      Situando a incompatibilidade da religião com o século XXI à parte, os fatos acima explicam, também, porque hoje na europa 61% da população já são de ateus, na Russia 48%, no Japão 68%. O terceiro mundo é o último reduto da igreja, como no Brasil, onde a ignorância e a pobresa torna as pessoas vulneráveis à religião.

  3. luci disse:

    Foi necessario o sacrificio , o aborto da personalidade, da individualidade , da saude de vitimas indefesas que vem a seculos sendo abusadas sexualmente pela igreja catolica , e que so agora com o mundo da informação , a igreja não pode mais esconder o que sempre soube, nos catolicos nos enojamos com as atitudes de dissimulação, faz sde conta ngligenciae ,descaso conivencia e acobertamento do vaticano, as igrejas que acolhem o casamento e vida familiar de seus pastores e lideres não se veem enroladas em tanto escandalo como assistimos na igreja católica, fica esse bando de doentes e pedófilos transvestidos de padres querendo impor ao mundo as barbaridades e dissimulações , usando a proteção do clero para continuarem na impunidadae.

  4. MEGINO disse:

    A IGERJA CATOLIA SÉRIA
    QUANDO ISSO??????

    • valdemir colla disse:

      Caro Megino,
      Você ainda não conhece a Igreja projetada por Deus desde o princípio, instituída por Jesus e Inaugurada pelo Espirito Santo. É DIVINA e HUMANA. É divina porque Deus culminou sua Aliança eterna com a Paixão, Morte, Resssurreição e Ascenção de Jesus Cristo para todos, toda a humanidade e toda a criação. É SANTA. É humana porque nela a humanidade busca a Santidade, na fé, esperança e caridade, nos caminhos do Evangelho de Deus, onde está a Misericórdia de Deus para seus filhos, nos SACRAMENTOS (GRAÇAS ASSINADAS POR JESUS CRISTO NA CRUZ), apesar de todas as fraquezas e limitações humanas(pecados) dos filhos desta Igreja.
      Quantos testemunhos de pessoas santas já são nomeados como exemplos Oração, Amor e Seguimento em Jesus Cristo? Eu poderia recitar a Ladainha do Santos Mártires que esta Igreja tem com seus respectivos nomes e sua vida dedicada em Santidade. A Santíssima Trindade, Nossa Senhora Maria,Mãe Celestial, todos os santos Apóstolos, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco Chavier, São Francisco de Assis, São Tomás de Aquino, e assim por diante.
      A tua Tem? Conheces a tua Igreja?
      Convido você a buscar melhor conhecimento, mas em fonte mais fidedigna sobre esta igreja Católica, geral pra todos.
      Veja a origem da palavra CATÓLICA. Já estudou isso?
      SOMOS FELIZES PORQUE TEMOS CRISTO RESSUSCITADO NA EUCARISTIA, na PLAVRA e no IRMÃO.
      Posso afirmar com certeza absoluta que é bem mais SÉRIA DO QUE VOCÊ PENSA..
      Tenha mais amor em seu coração.

  5. J R Proença disse:

    Na época da Guerra Fria era dito no Ocidente que os comunistas comiam criancinha. Mas na realidade quem estava comendo as criancinhas eram os padres católicos.

  6. Marcia disse:

    Não generalise! Existe uma Igreja Católica mas, não existe uma Igreja Evangélica. Dentro do termo Evangélico existem ramificações. Sou crente Presbiteriana bem informada e nunca passou pela nossa congregação um pastor pedófilo ou pedinte de dinheiro. Damos dízimo porque é uma ordenança do Senhor que se encontra no livro de Malaquias, não porque o pastor está pedindo. E graças a Deus tenho sido abençoada, porque amo o Senhor Jesus, e sei que minha igreja precisa desse dinheiro para pagar suas despesas e principalmente ajudar as pessoas necessitadas. Quando acontecem casos de homossexulismo ou adultério, não ocultamos, apenas agimos com discrição retirando tal pastor do ministério. Ele deixa de ser pastor . Existe um versículo que diz ” Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”.Não somente a Igreja é hipócrita. Maior hipócrita é aquele que condena a Igreja e diz que não erra. É um mentiroso. Denunciar abusos é importante mas dizer-se santinho é demais !!! No Catolicismo, nas igrejas evangélicas ainda tem muita gente boa que contribui para um mundo melhor, que deixam o conforto de suas casas em busca de missões, sendo perseguidos, maltratados e até mortos! Por favor, respeitem essas pessoas! Valorizem essas pessoas porque enquanto elas existirem, há esperança!

  7. Marcia disse:

    Oi Laura, a resposta abaixo não é para você ok!? Tentei ser gentil no texto, mas alguém não entendeu!

  8. Bortolini disse:

    Se ixiste Deus ele esta indignado com os acontecimentos, principalmente de quem o “representa”.
    A Igreja é uma instituição financeira, pratica o social visando lucro facil, se aproveitando da ingenuidade dos fiéis que misturam Fé com dinheiro.
    Pedófilos criminosos que usam o poder de intimidação e “Deus” para praticas criminosas que acontecem desde os primeiros registros feitos pelos homens .
    Criminosos que estão sempre ao lado do poder “pregando” a palvra, vendendo lugar ao lado do Senhor, incentivando as Cruzadas, aniquilando outras culturas que adoram deuses de uma forma diferente, desvios de divisas, por fim, dá para escrever uma Biblia com tantos crimes e irregularidades.
    Eles pregam mas não acreditam em Céu e Inferno, se acreditacem teriam medo do que os esperam.
    Criminosos legalisados igual a politicos e outros tantos que estão no poder.

  9. flavio disse:

    Eu acho que não. Porrque Igreja nãi é os comonentes mas sim a sua crença em Deus.
    Gostei do comentário do Sr. Ricardo Kotscho.
    Parabéns.

  10. dri disse:

    a igreja católica é satanismo puro

  11. Joana Da silva disse:

    Pedofilia na igreja católica,

    Investigar através dei psicologos e profissionais da área!

  12. Ana Paula Dalenogare Fávero disse:

    Será que em meio de tantos comentários e acusações contra padres vocÊ ainda pretende frequentar a igreja?Ou melhor criticando os homossexuais que ao invés disso será que todos os homossexuais são padres agora?Que maneira a sociedade têm de culpar os homossexuais de tudo?VocÊ pode achar que isso que eu escrevi é um monte de bobagem mas continue frequentando a igreja e acreditando em todas as palavras ditas no maior livro já escrito de literatura-A Bíblia Sagrada que não passa disso.Porque padres tendem a entrar nessa instituição se não se respeitam nem a si próprios,ou melhor tirando da população (ingenua)os dízimos .
    O que você prefere,que continuamos a ser ignorantes com preconceitos desqualificados,ou que tenhamos atitude e cautela para acabar com a igrja que na verdad não me serve de nada, até hoje eu não sei o que significa INRI na cruz,sou católica e fiz comunhão mas só serviu para eu abrir meus olhos.Tenho minhas crenças mas como o escritor falou prefiro rezar em casa.

  13. valdemir colla disse:

    Resposta ao Alguém que se importa:

    Eu me importo sim como você, mas, não generalizo como você, que faz um comentário covarde, que nem ao menos se identifica, pois mais der 99% do Padres são padres sérios e santos. Então porque você não fala dos bons Padres? Eu conheço muitos, todos com caráter, personalidade e seriedade dignas e de confiança, até porque eles tem autoridade de Deus para perdoar pecados. O que precisamos é participar mais na comunidade para não fazermos um julgamento discriminatório, acusativo e impróprio, escorxante, difamante, simplesmente para denegrir pessoas fidedignas e a instituição de Deus.
    O teu comentário é tão pedófilo quanto ao que comete pedofelia porque você quer estrupar a nossa consciência.
    Cuidado! Muito Cuidado!
    Se tens prova de algum crime porque não faz a denuncia ao orgão judicial competente, no Distrito policial? Caso contrário você está sendo conivente. Por um acaso você já denunciou um traficante, um corrupto, um que matou, um que lezou outro roubando? E o Pedófilo? Qual a rede de pedofelia que você já denunciou na polícia? Comente e denuncie em quem, com nome endereço, dia e hora, com BOLELTIM DE OCORRÊNCIA POLICIAL, cometeu crime, senão é mentira deslavada. Não sejas covarde e mentiroso!
    Cada um (INDIVIDUAL) pagará por seu crime aqui ou na eternidade, seja qual for, nem que seja de 0,01.
    Pois é!
    A tua difamação é crime também, sabias?

  14. Laura Mendonça disse:

    Seu texto está muito explicativo e adorei as falas dos documentários. Foram realmente ótimos de se assistir, pois nos esclareceram muitas coisas. Continue escrevendo criticamente, pois o Brasil precisa de mais gente como você!
    Grande Abraço.

  15. Marcia disse:

    Por favor ! Leia o comentário novamente! Não estou acusando ninguém! Apenas defendo pessoas dignas . Desculpe-me se o ofendi . Não foi essa a intenção. Mas uma coisa fica claro pra mim.Eu desisto!

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo

oferecimento