Desemprego continua baixo, assim como a produtividade do trabalho
Um excelente relatório ( http://www.bancooriginal.com.br/uploads/INFORMACOES_FINANCEIRAS_NOTAS_ECONOMICAS/Rel_maio12_emprego_abr12.pdf ) da equipe de economistas do Banco Original mostra que, embora os dados de contratações venham se desacelerando, o mercado de trabalho continua forte.
Os gráficos abaixo ajudam a ver a situação com mais detalhes:
O gráfico da direita ( 4 ) mostra a evolução desde 2002 da taxa de desemprego das pessoas com diversos níveis de escolaridade. O gráfico vermelho mostra que o desemprego nas pessoas de menor escolaridade , que vinha caindo bastante desde 2006, deu uma virada, ou seja, voltou a subir nos últimos meses, depois de chegar ao mínimo da série no final do ano passado. Isto pode ser explicado pelo arrefecimento do mercado imobiliário do final de 2011 que gerou uma redução na velocidade de crescimento do setor de construção. Já o gráfico azul, que mostra a evolução do desemprego nas pessoas de maior escolaridade, continua em sua tendência de queda, refletindo a forte procura por mão de obra mais qualificada. Já para a turma do meio , onde o desemprego é maior ( gráfico preto), o desemprego parou de cair já há algum tempo.
O gráfico da esquerda ( 3 ) corrobora minha preocupação com a queda da produtividade e demanda um pouco mais de explicação. A linha vermelha do gráfico 3 mostra a evolução da taxa anual de crescimento do número de pessoas empregadas. Vemos que esta taxa tem oscilado entre zero e 4% aa., pico este atingido no início de 2008, como marquei em verde. Este pico coincide com o período em que a atividade crescia a um ritmo acima de 6%a.a., como vemos pela linha azul. O arrefecimento da economia em 2009 trouxe a taxa de crescimento do pessoal ocupado para perto de zero. É razoável esperar que o emprego cresça menos quando a economia desacelera e vice versa. Desde 2010 a economia vem desacelerando fortemente, como vemos pelo gráfico azul, e está andando agora a 1% a.a.. ( ver post recente sobre isto). Contudo, a taxa de crescimento do pessoal ocupado ( linha vermelha) , que vinha desacelerando desde seu pico no início de 2010 em sintonia com a desaceleração da economia, parou de cair nos últimos meses e está até esboçando uma leve alta. Isto é uma boa notícia? Sim e não. Sim pois mostra que os empresários não estão demitindo ou reduzindo o ritmo de suas contratações, em particular do pessoal mais qualificado e escasso, pois acreditam que economia vá se recuperar a partir do segundo semestre.
Contudo, eu gostaria de dedicar um tempo analisando a linha preta do mesmo gráfico 3, que mostra a taxa de crescimento da produtividade do trabalho. Este gráfico mostra a taxa de crescimento da produtividade da mão de obra. Tal produtividade foi calculada dividindo-se o volume produzido ( estimado pelo índice de atividade do BC) pelo número de pessoas empregadas. A linha preta mostra a taxa de crescimento desta produtividade ao longo do tempo. O crescimento econômico seria então o resultado da soma da linha vermelha ( taxa de crescimento do pessoal empregado ) com a linha preta ( taxa de crescimento da produtividade). Isto quer dizer que é possível ter períodos de baixo crescimento econômico com crescimento razoável do pessoal empregado, como estamos vivendo agora ( marquei em amarelo ). Porém isto é insustentável a longo prazo, pois acaba levando a pressões de custos para os empresários, uma vez que os salários reais estão andando acima da inflação em função do aquecido mercado de trabalho, enquanto a quantidade de produto gerado por cada trabalhador ( produtividade ) não sobe. Tais empresários podem vir a reduzir seus investimentos pela queda de sua rentabilidade ou isto pode fazer com que estes repassem tais aumentos reais de salários para os preços gerando inflação. A parte do gráfico que marquei em amarelo mostra que a produtividade medida desta forma está negativa, ou seja, está diminuindo na margem.
O gráfico 2 ( linha vermelha ) abaixo mostra que o rendimento dos trabalhadores está subindo a 12% aa ( marquei em verde) na média, bem acima da inflação corrente:
Este aumento de rendimento dos trabalhadores, se não for acompanhado por aumentos na produtividade do trabalho, acaba reduzindo as margens de lucro dos empresários e, por consequência, seus investimentos, ou gerando mais inflação através de repasses destes custos crescentes aos preços dos produtos e serviços.
Há 3 maneiras desta discrepância entre emprego e crescimento se resolver:
- A queda de produtividade pode ser um problema temporário. A economia pode se recuperar em resposta às medidas de estímulo que o governo tem aplicado e voltar a crescer a 4 ou 5% a.a., como ocorreu em 2006. Neste cenário, a produtividade voltaria a subir como em 2007 e 2008 e voltaria a crescer entre 2 e 3% a.a. com o emprego crescendo a 2%aa, o que estabilizaria a taxa de desemprego no patamar em que estamos.
- Os empresários podem reduzir seus investimentos e, portanto, diminuir o ritmo de suas contratações, trazendo o crescimento do pessoal empregado para próximo de zero. Isto aumentaria o desemprego na margem, pois a população em idade para trabalhar cresce a a 2%aa. A produtividade voltaria a crescer entre 2 ou 3 % % aa ( média dos últimos 10 anos) e a economia cresceria neste ritmo daqui para frente.
- A produtividade pode ter de fato caído bastante nos últimos anos como defendem alguns economistas. Desta forma, as tentativas recentes do governo no sentido de estimular a economia poderiam criar um ambiente favorável à elevação de preços por parte dos empresários para recompor suas margens. Isto traria uma pressão inflacionária que acabaria por levar o BC a aumentar os juros.
É difícil chutar o que vai acontecer, porém eu creio que teremos um cenário alternativo que será uma combinação dos três cenários acima. Provavelmente teremos a economia se recuperando no final do ano, porém numa intensidade menor do que o governo almeja, mas acima dos 3% a.a. A produtividade voltaria a crescer, porém num ritmo mais baixo ( menor que 2%a), o que levaria a alguma aceleração da inflação no ano que vem e a uma leve elevação no desemprego.
13 comentários | Comentar
- Primeira
- 1
- 2
- Última
- ver todos os comentários
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


13 Produtividade encolhe pelo segundo ano consecutivo – Notícias Internet Mercado 10/06/2012 19:20
[...] Desemprego continua baixo, assim como a produtividade do trabalho [...]
12 Carlos Meda 31/05/2012 16:12
Tudo bem Ricardo. Entendo a tua posição. Acontece que não sei como se expandir divulgando algo que não é real para a maioria da população. Os gráficos do IBGE são fictícios. Apenas para maquiarem uma situação. Criar um grande monstro. Leia meu texto. Nada tem de discordância, apenas um tema que não tem espaço nesse país. O descaso e os interesses que não são os da maioria do povo brasileiro, digo carioca, sem grandes opções de trabalho e em desvantagem depois que lhe dilapidaram a alma, favorecendo a locomotiva sampista e a descentralização para longe – onde os mesmos pudessem fazer o que já estamos escamados de saber que fazem. Nos resta o comércio desgastado e o trabalho assalariado.
Ricardo Gallo 31/05/2012 17:23
com relacao ao bolsa familia, eu nao tenho a visao cinica de alguns caras idiotas que falam que ao pagarmos esta esmola estamos alimentando uma massa de vagabundos. eh burrice achar isto. estas pessoas recebem bolsa familia pois nao encontram mesmo empregos, pois nao tem a menor qualificacao que lhes garanta um emprego digno. eu chamo de desempregado aquela pessoa com qualificacoes para ter algum trabalho digno e legal, e que esteja procurando emprego mas que nao o encontre. eu acho que grande parte das pessoas que se benficiam do bolsa familia de fato nao conseguem empregos por nao terem qualificacoes que o nosso mercado esta demandando. sao vitimas de um sistema educacional e social injusto e inadequado que nois nois criamos.
Ricardo Gallo 31/05/2012 16:24
OK. ENTENDI SEU PONTO, POREM SE EU COMECAR A DESACREDITAR NOS DADOS DO GOVERNO, ACHAAR QUE TUDO QUE ELE FALA EH MENTIRA, AI FICA DURO….
SAO OS DADOS OFICIAIS. LOGO, EU APENAS ANALISO OS NUMEROS. AGORA SE PASSAMOS A DESQUALIFICAR AS FONTES DOS DADOS TAMBEM, FICA DURO… EH MELHOR EU APOSENTAR A CANETA E FOCAR NA MINHA EMPRESA….
11 francis 31/05/2012 15:57
boa ou mal tarde tudo que o banco central ,banco do brasil e caixa economia federal diz ou escrve na midia e uma enganação,bradesco ,itau,santander tem os seu juros de negociação abaixo dos bancos Oficiais,como somos enganado com promessas de Juros baixos;fasa estas pesquisascomo eu fiz e veja mais um egodo daqueles que mandão n o Pais;Que viva o povo Brasileiro parte 1 depois vem outra parte 2 a 345 e assim o Povo e os empresarios vão engolindo as para bom entendedor basta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
10 Marcio Dutra 31/05/2012 15:50
Tenho certo receio com estes indicadores: Taxa de desemprego e pessoal ocupado. (mas tudo bem!)
Por outro lado, se olharmos 2009/2010 que é o pico do PIB tinhamos uma diferença para produtividade de 4 pontos, hoje temos apenas 2 pontos. Que por sinal é a diferença histórica do grafico 3.
Não teria ocorrido a baixa produtividade no “auge” do nosso PIB? (só pra contrariar um pouco).
Obs.: Certeza que em 2012 estamos sim, com uma produtividade bem abaixo do normal.
abraços,
Marcio
Ricardo Gallo 31/05/2012 15:56
produtividade + crescimento pop ativa = pib potencial
de fato o que voce diz faz todo sentido, nos eua foi assim…. de repente produtividade afundou….ai veio o que veio…. precisou desemprego subir pra ela voltar a subir… espero que nao seja nosso caso …. se esta produtividade ficar ai, eh feio. se ela subir, espero que nao seja fruto apenas de um desemprego maior….
9 luiz aubert neto 31/05/2012 15:10
SR Gallo haha
Eu não tenho aqui o retorno sobre o capital da csn, mas uma coisa eu posso afirmar com certeza, a dos bancos acredito q seja um pouco maior, pois a do Bradesco é de 25% sobre o capital!!! Vc sabe qual é o retorno da ind. de BK???..não há mais retorno!!! Vc sabe quem tá levando o EURO nas costas??..é a Alemanha, e por coincidencia é a maior fabricante de BKs do mundo!!!. Vc sabe me dizer se existe pais rico e desenvolvido sem um ind. de transformação??? VC quer q o Brasil seja o paraiso dos bancos,serviços e comodittes, sem ter alcançado um PIB percapita superior a US$ 25.000,00??? Falando em bancos o sr deve saber tambem q nos ultimos 17 anos o Brasil pagou mais de R$ 2,5 TRILHÕES!! somente com juros e se esse valor for corrigido passa de R$ 6,00 TRILHÕES, é a maior transferencia de renda da historia do capitalismo q um pais fez, para um unico setor!!!( com certeza a csn ou todas empresas de bk do mundo vão ter isso), sem falar o q a sociedade civil , pessoas fisicas e juridicas continuam pagando, o sr como é ligado ao sistema financeiro, podderia detalhar mais esses numeros né….isso dentre todas as doenças q esse pais tem, é o maior cancer q temos!!! e ainda tem pessoas q dizem q defendem isso dentro da RACIONALIDADE!!!
Ricardo Gallo 31/05/2012 16:21
retorno sobre capital da csn em 2011: 43% COM LUCRO DE 3700 E PL DE 8400 …. VEJA LINK ABAIXO:
http://www.mzweb.com.br/csn/web/arquivos/Release_4T11VF.pdf
retorno sobre capital do bradesco dez 2011: 21%, VEJA LINK ABAIXO
http://www.bradescori.com.br/abertura.html
VEJA DA APRESENTACAO DO BRADESCO A ACIONISTAS
logo, ha csn consegue ser uma siderurgica rentavel apesar do cambio ruim e juro elevado…. sendo mais rentavel que os bancos….
logo, eh possivel!
Ricardo Gallo 31/05/2012 16:20
retorno sobre capital da csn em 2011: 43% COM LUCRO DE 3700 E PL DE 8400 …. VEJA LINK ABAIXO:
http://www.mzweb.com.br/csn/web/arquivos/Release_4T11VF.pdf
retorno sobre capital do bradesco dez 2011: 21%, VEJA LINK ABAIXO
http://www.bradescori.com.br/abertura.html
VEJA DA APRESENTACAO DO BRADESCO A ACIONISTAS
Lucro Líquido Contábil e Rentabilidade
Ricardo Gallo 31/05/2012 15:51
dr, sei sim: EUA… O pais mais rico do mundo…hehe… industria lah eh pifia.
brincaderias a parte, e entenda, eu aprecio muito seu senso de humor, mas com a nossa taxa de poupanca, 18% do pib, nao vamos ter industria de BK tao cedo… ai , basta ler os livros de economia e saber por que juro aqui eh tao elevado…. queo senhor tem toda razao. sao elevadissimos. precisamos reduzi-los e ja esta acontecendo….porem para reduzi-los de vez e sustentadamente nos precisamos aumentar taxa de poupança…. senao de fato fica duro ter industria.
8 Carlos Meda 31/05/2012 15:07
Talvez não estejamos falando do mesmo país, prezado senhor. Esse país, divulgado pela mídia, pode estar caindo na mesma esparrela que esteve os Estados Unidos até bem pouco tempo. O que será isso? o país está precisando daqueles quinze minutos de fama? Correndo atrás de empréstimos, de Copas e Olimpíadas para dar “circo” para o povo e ver se ele fica feliz???!!!
Frequente o subúrbio, vá viver o dia a dia de uma favela com a da Vila Aliança ( trabalho aqui a dois anos, tenho 63 anos, formado pela UEG em Relações Públicas, sem chances de oportunidades – com uma Ditadura pelo meio – nunca trabalhei na área e hoje consigo um subemprego para defender um salário de R$ 700,00, pagando de condomínio R$ 330,00. ) E o senhor vem falar que o país tem emprego. Tem na realidade, um povo insatisfeito, infeliz, andando mal vestido pelas ruas, cabisbaixo, enchendo os cornos ( promovidos pelas Empresas de cervejaria ) para continuar vivendo à mingua, esperando um salário de fome, sendo maioria, enquanto a minoria vai jantar em Paris, se diverte em Dubai, etc.
Caro amigo eu não vivo no país a que você quer se referir no seu texto.
Ricardo Gallo 31/05/2012 16:30
ps: eu sou simpatico a sua situaçao. sei a que vce se refere. creia.
agora parece que o povo insatisfeito esta adorando o governo da Presidenta Dilma. ou as pesquisas de apoio ao governo sao falsas tambem?
a desigualdade social eh de fato enorme aqui. porem o meu texto reflete os dados oficiais. soh isto. e os dados mostram queda do desemprego e elevacao da massa salarial. soh isto.
este eh o objetivo desta coluna e nao acho legal politiza-la.
porem, entendo sua tristeza.
Ricardo Gallo 31/05/2012 15:52
nao entendi? me diga pls onde voce nao concordou. eu soh usei dados publicados pelo ibge e pelo governo. sao dados oficiais. os graficos nao fazem sentido?
7 luiz aubert neto 31/05/2012 13:01
Sr Gallo
Sabe pq nos deveriamos ter mais siderurgicas, pois nós temos mais de 60% das reservas de minerio de ferro do mundo e só temos 2 % da produção de aço!!!, temos as maiores reservas de bauxita e aluminia do mundo e não sai uma fabrica nova de aluminio há mais de 25 anos!!, somos os maiores exportadores de celulose do mundo, + de 90% da produção é exportada e importamos mais de 60% do papel q usamos, somos tbem os maiores produtores e exportadores de algodão do mundo , e o deficit do setor textil no ano passado foi de mais US$ 5 bi, alias a ind. de transformação teve um deficit de quase US$ 100bi!!! o ano passado, somos um pais rico em materia primas, vide o pre-sal (alias o maior deficit da ind. de trans.) e a nossa industria e o Brasil junto vão indo pro brejo, graças aos nossos juros ( alias o sr é um defensor dos juros altos!!), cambio, carga tributaria, etc, etc
Ricardo Gallo 31/05/2012 13:30
haha… eu nao defendo os juros altos. eu nao defendo nada aqui a nao ser racionalidade e o correto entendimento de nossa situacao economica e das limitacoes que temos.
eu nao disse que nao precisamos ter mais siderurgicas. . soh disse: qtos empregos geram uma siderugica vs um banco? qtos funcionarios trabalham nas montadoras no brasil: 140 mil. e nos bancos: mais de 600 mil…. e veras que os salarios medios nao sao tao diferentes.
deve haver uma razao pq nao temos mais siderurgicas aqui…. neh? serah que eh o juro? voce sabe qual retorno sobre capital da csn???
6 Paulo 31/05/2012 12:53
Ricardo, penso que nestas estatísticas que apontam um percentual de 6% de desempregados há uma distorção. Conforme dados oficiais, existem atualmente cerca de 10 milhões de famílias (45 milhões de pessoas) vivendo de bolsa família no Brasil. Eu sei que o cálculo do desemprego é feito com base no número de pessoas “que estão procurando emprego”. As estatísticas oficiais não incluem os chefes de família do bolsa família na categoria de desempregados, já que estes não estão procurando emprego. Se forem incluídos ( e eu penso que deveiam ser, já que não estão empregados ), a taxa passa de 15%, números que refletiriam a realidade. Veja uma hipótese: se estes 6% de desempregados oficiais passassem a receber o bolsa família, o desemprego cairia a zero. Não é estranho que um paíse com 45 milhões de pessoas vivendo de bolsa família afirme que está em fase de “pleno emprego”?
5 luiz aubert neto 31/05/2012 12:31
Sr Gallo
Algumas informações extras: Tempo medio de estudo no setor de BK, 09 anos. Sal medio do setor R$ 2.850,00 sem encargos, acredito q por isso seja melhor trabalhar na CSN q na vivo, ou numa empresa qquer de telemarketing onde o tempo medio de estudo não passa do primario e o sal.med. é de 02 minimos!!..alias mais de 70% dos empregos gerados nos ultimos 5 anos foram com sal. de até 2 minimos. Agora como pode um pais em “pleno emprego” crescer tão pouco????, deveriamos estar bombando né!!..Veja materia do Estadão de hj , Brasil perde mais 02 posições no ranking de produtividade, de 59 paises estamos em 46!!. Viva a sua defesa do cambio baixo, para comprarmos coisas baratinhas!!!!
Ricardo Gallo 31/05/2012 12:36
vamos la: eu acredito nos dados que me sao apresentados pelo governo. logo, estamos com um desemprego muito baixo e crescendo pouco. logo, a unica possibilidade eh que produtividade estah baixa. e os salarios baixos sao um indicador disto… paga-se menos para pessoas que produzem menos em termos economicos…e nivel de educacao faz toda a diferenca.
meu ponto eh: eu prefiro ganhar mais do que menos e estudar eh o que aumenta renda. alem de experiencia e dedicacao. porem eu fico meio curioso pq prefirimos ter mais industrias do que empresas de programacao de computadores como no vale do silicio. ou mais siderurgicas do que hospitais. mais monatdoras do que faculdades…
ha servicos e servicos, como ha industrias e industrias….
4 José Carlos 31/05/2012 12:22
Pode estar caindo o desemprego para os menos qualificados… tenho 25 na área de logística e estou a 7 meses parado… Onde esta a vaga que tanto falam que falta mão de obra qualificada.