J.R. Duran e a revista mais disputada do Brasil | Rafael Grampá: Histórias em Quadrinhos - Jovem - iG

Publicidade

sexta-feira, 28 de outubro de 2011 Sem categoria | 17:37

J.R. Duran e a revista mais disputada do Brasil

Compartilhe: Twitter

Todo mundo conhece J.R. Duran por suas famosas fotos de lindas mulheres para a revista Playboy, que já está cansado de ouvir que tem o emprego mais desejado do Brasil. Mas o trabalho de J. R. Duran não se resume ao seu trabalho como fotógrafo da Playboy e essa não é a única coisa que ele faz que muitos desejam.

Com excelência gráfica e proposta revolucionária, a audaciosa Rev. Nacional (lê-se revista nacional) é uma das publicações editoriais mais desejadas do nosso país. Mas como uma das lindas mulheres de Duran, é difícil de ter. Editada pelo próprio fotógrafo -e escritor dos dois romances Lisboa e Santos- A Rev. Nacional traz fotos assinadas por ele e textos de jornalistas e escritores consagrados. Mas não é vendida, é distribuída para uma lista feita por Duran e pela gráfica Burti, sua parceira nesse projeto. Cada exemplar é numerado e ele brinca que sabe exatamente a quem pertence cada número. Assim como a ousada Freeze que Duran editava e publicava no começo dos anos 2000, a Rev. Nacional é sua declaração de amor ao design, texto e fotografia. “É simples, alguns fotógrafos sonham em ser diretores de cinema, eu sonho em fazer revistas!”, já declarou Duran em uma entrevista. Ele cuida de cada página e de cada centímetro da diagramação. Com uma tiragem de 2.000 cópias, a Rev. Nacional é um projeto que o fotógrafo pretende continuar ao longo de dez anos -está na sua segunda edição- e sua idéia é que possa ser um registro documental do Brasil desta década. “É para ser colecionada como se fossem fascículos”, explica Duran. Nessa segunda edição, são 144 páginas de fotos e textos de Ivan Marsiglia, Bruno Astuto, Michi Provensi, Luis Toledo, Fernando Paiva, Ronaldo Bressane, Hermés Galvão, Ricardo Setti, Bia Braune e Luis Guerrero.

Mas J.R. Duran também é amante das histórias em quadrinhos. Entende muito do assunto -e diga-se de passagem, é um ótimo desenhista- e resolveu dividir com seus restritos leitores mais uma de suas paixões. Nessa segunda edição, o Duran convidou Rafael Coutinho, Fábio Moon, Gabriel Bá e eu para participar desse lindo projeto, o que resultou no Suplemento de Quadrinhos da Rev. Nacional. “Idade Mágica” é uma história de Fábio Moon que só havia sido publicada nos EUA e conta a história de um robô e suas memórias. Gabriel Bá mostra páginas de histórias sem texto que só haviam sido mostradas em galerias e exposições. Rafael Coutinho dá de presente um preview de MENSUR, sua próxima histórias em quadrinhos a ser publicada pela Cia. das Letras. E com muito orgulho, publico um preview de FURRY WATER, meu próximo projeto de quadrinhos a ser publicada ano que vem pela editora americana Dark Horse Comics.

Fábio Moon, eu, Rafa Coutinho e Gabriel Bá por J.R. Duran.

Perguntado sobre sua especialidade ser fotografar lindas mulheres, ele declara: “Acho que as pessoas não sabem ou não têm noção da minha especialidade. Minha especialidade é glamorizar o cotidiano, fazer com que o glamour se insira nele. Eu faço essa mistura.” J.R. Duran está indicando onde os quadrinhos podem também estar.

Um abraço,

R. Grampá

ATUALIZADO: Exemplares limitados estarão a venda na Loja do Bispo, em São Paulo ( Rua Melo Alves, 278 – Jardins. Tel: 11 30 64 86 73. Twitter: @lojadobispo ).

Autor: Rafael Grampá Tags:

5 comentários | Comentar

  1. 5 Georges 28/10/2011 19:32

    Show!

  2. 4 Carlos Henrique 28/10/2011 19:37

    Na última segunda,o Duran mostrou essa edição na KingCon.Realmente pra ver,ler e guardar.
    …Não sei o pq mas,toda vez que vejo algo relacionado ao Duran,imagino ele envolvido num projeto tipo Big Numbers,do Moore…com fotografias e tal….seria massa.
    .

  3. 3 j.r.duran 29/10/2011 18:49

    Caro Grampá. Obrigado pelo texto. Bela surpresa. A revista ganhou outra dimensão com o talento de vocês. Obrigado, também, pela atualização falando da Loja do Bispo. Forte abraço.

  4. 2 Gabriel Tavares 31/10/2011 3:55

    Eu li preview de Furry Water !? Vou ter que dar uma olhada nessa revista.

  5. 1 Alex Sander 04/11/2011 15:39

    O que terei de fazer para conseguir um exemplar?
    Nascer de novo. rss
    Deixei um comentário na coluna sobre HQ e rock. Sou músico instrumentista( contra-baixista), cartunista e quadrinista.
    O meu blog http://www.burraxa.blogspot.com e a minha banda é a MOTOCIRCUS, tocamos som do rock classic e blues no you tube tem uns vídeos nosso com o Big Gilson.
    Foi demais descobrir esta coluna aqui.
    Parabéns.

 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios