Procura-se uma rival
Não há duvidas de que a confiança é uma droga extremamente benéfica e produtiva, mas, como toda droga, tem seu lado negro. O da confiança é que deixa o indivíduo a um curto passo da soberba, algo que outro dia tive a audácia de associar ao Sr. Federer e uma das minhas leitoras ficou extremamente magoada com o fato.
Eu diria que se a confiança tem o poder de nos levar aos céus, a soberba pode nos colocar a um curto passo do precipício, sem nunca esquecer que quem tem a confiança aguçada pelas constantes vitórias e bons resultados, seja lá a atividade que for, sempre acha que o precipício está à distância de uma galáxia.
Não se preocupem os fãs do suíço que a minha inspiração no momento veio de uma frase da campeã Vic Azarenka, a moça que roubou a poção mágica do Djoko e que está há 23 partidas invicta na temporada, algo capaz de deixar a confiança de qualquer um correndo solta nas veias.
Não vou escrever que há pelo menos uma temporada insisto que uma hora, e não demoraria, a moça seria a melhor do planeta, o que, aliás, me lembra, de que não tenho nenhuma saudade da Serena Williams.
No entanto, voltando ao assunto, como já disse, foi uma frase da Azarenka, que me lembrou das tiradas da tal Serena, mais pelo espírito da coisa do que pela capacidade de verbalizar tal frase. Mas, vamos lá:
“Eu acho que seria bem interessante jogar contra mim mesma, para eu tentar encontrar uma maneira de me bater, para que então eu pudesse então melhorar ainda mais”.
Hoje, após liquidar com Maria Sharapova – que disse antes da partida estar buscando uma revanche pela derrota no Aberto da Austrália – por 6/2 6/3, mantendo a invencibilidade na temporada, sua frase deixa no ar a possibilidade de que sua maior, e possivelmente única, rival no momento pode ser ela mesma.
Notas relacionadas:
29 comentários | Comentar
- Primeira
- 1
- 2
- Última
- ver todos os comentários
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

29 Fabio Teotonio 18/03/2012 20:58
Quando é o sorteio das chaves de Miami?
Sawyer 18/03/2012 22:44
Sobre o Sorteio , amanhã….
Leo, além de Wimbledon…US Open é sempre um torneio onde o Suíço se sente a vontade…pela velocidade da quadra…lá ele tem boas chances de vencer…além de Wimbledon….
Mas o negócio mesmo, é o Federer voltar a vencer Grand Slam…Eu acho que o Suíço volta a vencer GS(s) esse ano
leo borges 18/03/2012 22:37
dá sim, olha uma estatística interessante :
.
Pontos conquistados após o Masters 1000 de Shangai (outubro) :
.
1 Federer _ 5835
2 Djoko _ 3100
3 Tsonga _ 2725
4 Ferrer _ 2390
5 Nadal _ 2130
6 Delpo _ 1825
7 Berdych _ 1775
8 Murray _ 1460
.
Bato na tecla : o Federer tem reais chances de voltar ao n1, mas vai ter que ganhar GS. E, pra mim, 1 vai bastar. O mais plausível é Wimbledon.
gustavo dos anjos 18/03/2012 21:37
nivel do mar, nivel da lua, tanto faz, o céu é o limite. Just wait and cry !!!!!! h2h !!!!!!!!!!
.
Rumo aquela semaninha q faltou, vamos q ainda da.
leo borges 18/03/2012 21:22
nível do mar, acho difícil. Pra mim, Djoko é favorito.
gustavo dos anjos 18/03/2012 21:13
Pouco importa, Fedex vai fazer a dobradinha IW – MI
28 Sawyer 18/03/2012 21:02
Eu acho que a Kvitova tem recursos pra vencer da Azarenka…. a Bielorussa não pode dizer que é invencível.. e nem que ela só perde pra ela mesma,.quase perdeu na primeira rodada pra Mona Barthel…a Alemã teve duas chances pra vencer a partida…sacou em 5×4, em 6×5….mas acabou perdendo no Tie-break….em uma dupla falta…
A Fase é ótima….Ok…mas não faltará canditadas pra vence-la…mas veremos se ela mantém na Sétima marcha
27 André Tschumi 18/03/2012 21:07
Federer derrotou o Del Potro na sexta, depois derrotou o seu maior rival e “carrasco” ontem e hoje bateu o Isner e conquistou o titulo de Indian Wells. Nenhum desses assuntos mereceu um posto do Paulo Cleto, ao contrario de vários outros assuntos menos relevantes, como a manutenção da invencibilidade da Azarenka.
Eh Cleto, a fã do Federer tem todo a razão de ficar “extremamente magoada” (para usar as palavras que você usou no post acima). Sua antipatia pelo Federer é, no minimo, irritante. Se você um certo jogar espanhol que tivesse ganho esses 3 jogos e um titulo importante, duvido que não haveria pelo menos 1 ou 2 posts enaltecendo a força mental e bla, bla, bla do espanhol. Mas quando é o Federer que ganha você “some” do blog como os fãs do Nadal.
Renata 19/03/2012 10:24
Mas essa galera que torce pro Federer (e não gosta do Nadal) CHORA, hein? Talôco…
LuA Linhares 18/03/2012 22:30
Desde 2001, o Federer ganha post aqui e mundo acolá. Haja criatividade para falar bem e para falar mal sem ser repetitivo.
O melhor de todos os tempos já vistos não precisa desta clemência de escrito, reconhecimento, crítica. Os feitos, os desfeitos, o estilo e presença de RF no circuito falam sem necessidade de asas.
A Azarenka é assunto novo. Lembre-se que o melhor vinho de amanhã começa a ser cuidado hoje.
Daniel 18/03/2012 22:22
Exato.
Matteoni 18/03/2012 21:48
E quando o Federer não ganha porque vc some?
paulocleto 18/03/2012 21:36
Depois ainda dizem que os carentes de tutano não tem vez aqui… Eu só queria que os idiotas, que não é o caso deste, decidissem se torço para o Nadal ou o Federer.
26 Rodrigo P. 18/03/2012 21:13
A grande verdade é que a Azarenka, depois que acertou seus problemas físicos recorrentes, deslanchou. Esse fato é mais um paralelo com Djokovic e que, assim como no masculino, dá sinais dos rumos que o tênis está tomando. Preparação física está se tornando um pilar central. Como disse o Dumont, mudaram os tenistas, não o “enviroment”.
Bem, eu também não vou escrever que em 10 de janeiro de 2012, antes do AO, no post Fabulous Four, eu escrevi e ninguém leu. Enquanto tínhamos trocentos comentários especulando o futuro dos deuses, eu disse o seguinte:
“Aqui vão me jogar pedras, mas o quero ver mesmo é como Isner se sairá esse ano. O grandalhão tem um tênis que não me agrada… mas temos que admitir que ele tira leite de pedra nessa época de lentidão nas quadras. E desde que apareceu, só evoluiu.”
Pois é… o cara virou top10 e botou o Djokovic em apuros.
E digo mais, hoje perdeu do suiço porque finais são diferentes de outros jogos. Ainda mais em casa. Se fosse em outras circunstâncias, com a confiança do jogo anterior, poderia ter complicado pro suiço. Mas… finais são o quintal da casa do Federer.
Na temporada de saibro, Isner certamente terá problemas. No entanto, como isso é tênis, não custa lembrar que em RG, com aquelas bolas Babolat rápidas, ele incomodou até o “cara”.
Abs
25 RenatoZ 18/03/2012 21:15
Olá Pessoal,
E nas duplas deu Nadal e Lopez que despacharam o Isner e Querry 6/2 7/6.
Seria interessante se os tops voltassem a jogar duplas mais consistemente. Poderíamos tirar a dúvida se os chamados duplistas sobreviveriam ao enfrentar duplas formados por tops.
Acho que o último que se deu bem nos dois rankings foi o Kafelnikov, ou seja já faz um tempo razoável que os tops abandonaram as duplas.
Vi os jogos das semifinais ontem e a final hoje e algumas coisas me chamaram a atenção, primeiro foi o Djokovi desperdiçar o saque para fechar o primeiro set, sacou em 5/4 no primeiro set e não cacifou. Na hora achei estranho e até comentei que poderia se arrepender ao dar moral para um sacador como o Isner. Até lembrei que ele havia ganho do Federer recentemente.
Confesso que ao terminar o segundo set, achei que o Isner abriria o bico. Que nada! O cara sacou muito o terceiro set inteiro e deu no que deu.
Já na outra semifinal, finalmente o Federer entendeu que precisa jogar todas as bolas no backhand do Nadal. Houve bolas em que o caminho natural era o forehand e o Federer insistia lá. Vamos ver se ele confirma isso nos próximos jogos.
De qualquer forma, ele sacou muito no torneio todo, o único game que ele não sacou bem contra o Nadal foi justamente no 5/2 do segundo set, quando era para fechar o jogo.
E como qualquer tenista que já jogou um torneio qualquer sabe o quão difícil é fechar um jogo. Se até O Federer sente, o que nós, simples mortais, podemos dizer. Na hora, achei que podia se complicar, mas no 5/4 voltou a sacar bem e fechou o jogo.
Já hoje, jogou muito novamente, se não me engano no segundo set ele teve 100% de aproveitamento nos primeiros saques e na partida foi de 94%!! Um assombro!
Sendo o Federer e sacando desse jeito, em quadra dura, ele torna-se praticamente imbatível e foi o que aconteceu. Ele passeou contra Del Potro, Nadal e Isner, a ponto do Dácio Campos profetizar que ele será o número 1 ainda este ano novamente. A conferir!
Quanto à mocinha Azarenka, está realmente num outro nível, mas se o jogo não encaixar, a tal confiança pode ir embora da mesma forma como veio e pode ser difícil recuperá-la. Vamos ver!
Abraços a todos
RenatoZ
LuA Linhares 18/03/2012 22:33
Excelente!
Bet@ 18/03/2012 22:19
Z
O Federico vem jogando muito desde o final do ano passado. Teve uma recaída no AO contra o Nadal, mas dessa vez parece que a derrota de lá serviu para ele ficar com sede de revanche ao invés de embebedado em conformismo.
Achei normal ele sacar mal no 5×2, porque ele vinha acertando golpes demais a partida toda, uma hora ou outra ia aparecer um vacilo. E, do outro lado, tinha um tenista razoável, não? Acho que foi o melhor game do espanhol no jogo.
No jogo contra Isner, ele tava meio virótico no primeiro set, mas o Isner sacou muito menos do que na semi. Como você disse, final é outro departamento! No segundo set, da forma como ele começou jogando, soltando o braço e variando mais as batidas, já veio a senha que o jogo acabaria naquele set.
No feminino, a Maria não tem jogo para aguentar a Vika, talvez na berradeira elas sejam equivalentes, mas no jogo não. Gostaria de ver a Kvitova em forma novamente, creio ser talvez a adversária mais completa para fazer frente à Azarenka.
Já em relação a esse dueto soberba/confiança, é a famosa linha tênue. É bom o tenista estar confiante, mas é bom ele saber que um trimestre não significa lá grande coisa no calendário. Vêm outras quadras, outras características e muita gente com dor de cotovelo querendo tirar uma lasca da número 1.
Bem, agora começa a temporada de saibro, iniciando pelas duras de Miami, essa sim um verdadeiro saibro de concreto, bem lenta. Não sei se o suíço vai achar uma maneira de se virar naquela lentidão, mas o cara é craque e pode conseguir algo na cartola. Porém, como de costume, é a fase para Nole e Nadal garantirem bons resultados, principalmente o espanhol.
Felipe B 18/03/2012 22:06
Meu comentário das duplas ficou na moderação… Qto ao comentário do Matts qto ao Bellucci eu disse isso aqui em casa. Mas de brincadeira, claro pq tecnicamente Federer esteve bem pior nessa partida do q nas outras. Não quis arriscar falar isso aqui pq os fanáticos iam encher o saco em cima da brincadeira.
Sawyer 18/03/2012 22:06
Olha no momento quem está jogando melhor e conquistando Títulos é o Federer….Ainda é cedo pra dizer se ele vai recuperar o posto de número um do ranking….porém já tá provado que duvidar do Suíço é burrice
Felipe B 18/03/2012 22:04
Melzer foi top 10 nos 2 ranking mais ultimamente. Além dele, Llodra tb faz sempre grandes campanhas em duplas e Stepanek vira e mexe tb tem bons resultados, inclusive esse ano q voltou a jogar com parceiro fixo. Mas realmente são muito poucos. Eu acho que existem hj uns 10 duplistas (veteraníssimos, ou seja já jogaram mais do q jogam hj) que jogariam de igual pra igual com qqr singlista do circuito. Eles não dominariam o ranking de duplas se a elite participasse mas ganhariam um grande torneio de vez em quando. Mesma coisa para o segundo escalão dos duplistas ( e aí estão nossos 3 brasileiros). Acho que eles despencariam no ranking mas conseguiriam jogar bem e ganhar algumas partidas dos melhores do mundo. Acho o jogo de duplas mais parelho, faz muita diferença vc jogar solto e empolgado. Isso faz vc ver a bola muito cedo e isso é fundamental. Desse jeito é mais fácil uma dupla pior estar num grande dia (até pela adrenalina de estar jogando contra os favoritos) e derrotar os favoritos do q em jogos de simples.
Rabelo 18/03/2012 22:01
Sobre as duplas, sempre gosto de lembrar também da Kuznetsova, excelente nas duplas e simples, talento incrivel, o problema é “só” o desvio padrão nas atuações da moça. É uma partida como numero 1 e outra como número 500
joana c 18/03/2012 21:50
A moderação está me perseguindo… Nem acho que escrevo algo ofensivo mas sempre fico presa. Snif, snif, snif
joana c 18/03/2012 21:48
Eu não sei, é puro chute, mas acho que a exigência física de hoje nos jogos e o calendário obrigatório para os tops os afastam das duplas.
Mas concordo que os TOPs fariam estrago. Vejam que Federer foi campeão olímpico de duplas e o Nadal e quando inventa de jogar duplas tem resultados razoáveis.
Matteoni 18/03/2012 21:45
Quero acrescentar um fato inegável que ninguém está comentando:
.
O jogo mais difícil pro Federer foi contra o Bellucci.
.
Da mesma forma que em Madrid ano passado, o jogo mais difícil do Djokovic foi contra o Bellucci também.
.
Já foi assim contra o Nadal em RG 2008.
.
.
Acho que o Bellucci traz sorte pro Top que ganha dele apertado…
24 RenatoZ 18/03/2012 21:16
Moderação Moderação Moderação
Rabelo 19/03/2012 0:26
Mais um! Mais dois!
LuA Linhares 18/03/2012 22:44
Sarta de nós Pelamor!
.
http://www.youtube.com/watch?v=1ZNNUU_AbXs
Bet@ 18/03/2012 22:21
Moderado na moderação moderadora … rsss
Bet@ 18/03/2012 22:19
Eu também, eu também, eu também …
23 Theago 18/03/2012 21:23
Paulo Cleto cadê o post sobre a vitória de Federer sobre Nadal e o título de indian wells?
22 Matteoni 18/03/2012 21:25
E o Isner terminou ficando sem mel e sem cabaça.
.
Nadal e Lopez levaram o título de IW nas duplas.
.
Mas dupla vale?
.
.
A Azarenka está para a Sharapova assim como o Dkokovic está para o Nadal.
.
É o Djokovic de saias.
.
.
Por falar nisso…
.
Dizem os cientistas que o homem é um animal racional.
.
Eu, tirando por mim mesmo, sempre discordei:
.
Acho que o homem é uma animal passional.
.
Há muito tempo que os federetes vêm go zando na raquete do Djokovic.
.
Nada mais natural, que não precisa de traumáticas explicações.
.
Mas com um pouquinho só de racionalidade, em detrimento de passionalidade, veriam os federetes que o Nadal poderia ter dado uma graannnde ajuda ao Federer se tivesse ganho aquela final do AO.
.
Só ali o Djokovic já teria perdido mais 800 pontos!
.
Façam as contas…
.
.
E se alguém ainda tem dúvidas de quem é o melhor tenista da história, eu com certeza não tenho dúvidas de quem é o melhor segundo tenista da história: Nadal.
.
E tenho como provar!
.
.
IW rain…
Carlos Reis 19/03/2012 10:51
Ninguém que torce pelo suiço vai torcer pelo Nadal…
21 RenatoZ 18/03/2012 21:27
Cansei!
Reclamei no IG sobre a moderação!
paulocleto 18/03/2012 21:38
Reclama Zorro, reclama…E o teu Coment está ótimo, como sempre.
Matteoni 18/03/2012 21:32
Olha que isso é traição…
20 Frida 18/03/2012 21:36
Bem, não foi extamente como a frase do Anderson Silva, que disse: “Meu maior desafio seria o meu clone”. Uma dessa eu duvido que a Serena nunca tenha soltado… Já a Azarenka, ela bem que tentou esconder o orgulho que está sentindo de si própria com uma leve (bem leve) pitada de humildade, sugerindo que gostaria de jogar contra si mesma para aprender com os próprios erros… Pois ela sabe que, apesar de toda a confiança e de todas as conquistas, ainda está construindo o seu momento de liderança do ranking feminino.
19 gustavo dos anjos 18/03/2012 21:44
Bom, como não teremos um post sobre o Federer, vou dizer aqui mesmo. Se a m. oderação deixar passar, claro.
.
Segunda-feira federer passa o Djoko como o jogador q mais pontuou ate o momento esse ano. Justo.
.
Nadal não ganha um título fora do saibro desde japão 2010. Muito tempo.
.
Mas, para ser justo, Federer n vence um torneio q não seja em quadra rápida desde wimbledon 2009. Muito tempo. Esse ano ele leva um título no saibro.
Sawyer 18/03/2012 22:03
Como o Saibro de Madrid é rápido, lá ele tem chances…Mas, Gustavo…a temporada é quase 60% na Dura,35% no Saibro,5% na Grama….ou seja vencer na grama, ou Halle ou Wimbledon…..no Saibro, Madrid e ou algum 250 ou ATP 500…sonhando Roland Garros….o restante é Dura descoberta ou Dura Indoor
18 tonho 18/03/2012 21:49
Realmente fica dificil aceitar a antipatia gratuita que o Paulo Cleto mantém pelo Roger Federe,nada menos que o maior tenista de todos os tempos, senão vejamos:possui o maior arsenal de jogadas, mais habilidoso, mais educado, mais carismatico, etc, etc, etc
Paulo Cleto, pela sua experiencia e conhecimento do tenis deveria tentar superar essa antipatia gratuita pois se não o fizer seu post( de excelente qualidade) perderá totalmente a credibilidade
Se esses tres titulosdo ano conquistados por Roger fossem por Novak ou Nadal estariamos lendo varias artigos ressaltando a força mental, a superação, e outras milongas mais sobre os dois tenistas da sua preferencia, que apesar de serem otimos tenistas, não passam de velocistas e espancadores da pequena bolinha, que reconheco como um merito pois eles ganham muitos torneios. Agora compara-los a Roger ou o que é pior tentar destruir o que este rapaz consegue fazer numa quadra é algo inaceitavel.
Saia dessa posição Cleto e volte a ser o melhor comentarista de tenis que nós conhecemos no Brasil. Ou então continue e passe vergonha e fique com dor de cotovelo.
17 gustavo dos anjos 18/03/2012 21:50
Esse título foi muito importante para Federer pq tira os “asteriscos” que muitos críticos estavam colocando. Falavam que os outros títulos não contavam muito pq nem Nadal nem Djoko estava presentes na sua forma física ideal. Esse título teve de tudo, com direito a chave completa e sem desculpinhas esfarrapadas.
osvjor 18/03/2012 23:05
tira as aspas…
Sheila Gratz 18/03/2012 21:57
Concordo.
16 Renato RT 18/03/2012 23:05
AGORA SIM!!!
A COROA A SEU DEVIDO DONO
O INDISCUTIVEL ,MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS,QUE JOGA
MAIS BONITO,E QUE JA ESTA VELHO,QUASE SE APOSENTANDO….RSRS
QUE SO GANHA EM QUADRA COBERTA…RSRSR
CONGRATULATIONS ROGER FEDERER!!!!!
SUISS QUALITY !!!!!!!
15 Renato RT 18/03/2012 23:13
Sabe Paulo,nao entendo pq o Sr. fica com raiva que os leitores reclamem o seu coment sobre o F ederer………
Acho totalmente compreensivel que os caras queiram ver sua analise sobre uma vitoria tao maiuscula que o suico fez sobre o espanhol,com quem ja teve tanta dificuldade.
Seria como comentar sobre o XV DE PIRACICABA vs o COMERCIAL DE RIB PRETO em dia de SANTOS E CORINTHIANS.
TOTALMENTE NATURAL!!!!
To nem ai pra laza ………Azar enka……………
14 Gabriel Dias 18/03/2012 23:26
Mas realmente é isso mesmo. Entre os grandes, o maior rival deles acabam sendo eles mesmos!
13 DeePurplex 19/03/2012 0:51
Boa noite a todos!!
O que mas me impressiona nisso tudo, é a capacidade e o desejo de Roger Federer em continuar a assobrar o mundo e os criticos, mostrando que é possível sim evoluir e continuar sendo competitivo mesmo após o ápice da sua forma física.
Gostaria relmente de saber o que o motiva tanto.
Abraço a todos.
12 Dudu 19/03/2012 1:07
Se a Sharapova queria uma revanche descobriu que isso ficou mais difícil ainda.
É impressionante a evolução na movimentação da bielorrússia desde a final do AO.
11 Renata 19/03/2012 10:39
Nossa, não soube dessa frase da Azarenka, que coisa besta de se dizer! Ela está voando, porém realmente tem que tomar cuidado com a soberba… da mesma forma que chegou ao topo, pode sair… Mas, sejamos justos, ela é a única que, em muito tempo, não pirou depois de vencer um Slam! Bebeu da mesma fonte do Djoko… Vamos acompanhar.
10 Ricardo 19/03/2012 15:11
Nao esta nem a 1 ano como n° 1 e ja solta uma perola dessas. Vai pagar com a lingua e nao vai demorar.