Amizades à parte | Paulo Cleto

Publicidade

quinta-feira, 8 de março de 2012 Light, Tênis Feminino, Tênis Masculino | 14:16

Amizades à parte

Compartilhe: Twitter

Parece que os recentes tempos de “amizades” no circuito podem estar chegando ao fim. O que vinha sendo interessante e bem mais civilizado do que os tempos de Connors, McEnroe, Lendl, Agassim, Sampras e outros tantos que imperaram até recente.

Federer e Nadal, os dois maiores rivais da ultima década veem se desentendendo nas sutilezas das declarações à imprensa, mostrando que eles não morrem de rir mais juntos. Durante algum tempo ambos nos fizeram crer que além do respeito óbvio e explícito que existe entre ambos, algo mais existia, na linha de uma amizade.

A cisão começou a ficar evidente quando ambos apoiaram candidatos diferentes para a presidência da ATP, ganhando o do suíço, que é o presidente dos tenistas enquanto Rafael é o vice. Por detrás das escolhas existem pontos de vistas distintos sobre como o circuito deve ser administrado.

Ficou mais aparente quando Nadal declarou, durante o Aberto da Austrália, que Federer se omitia como porta voz dos tenistas e deixava “os tenistas se queimarem enquanto bancava o bom rapaz”. Essa pegou na testa.

Na ocasião Federer assimilou e fez cara de paisagem. Já em Indian Wells, com a sutileza que lembra o seu estilo, tanto de bater nas bolinhas como o de ajeitar o topete, Federer declarou que os árbitros não estão impondo a regra dos 25 segundos entre pontos, o que é um fato, mas tem alvo certo: Nadal e Djoko, dois que abusam da paciência dos adversários e do público, além de afrontarem a regra do tênis.

No entanto, o suíço teve algum cuidado ao fazer a declaração. Ele menciona especificamente Nadal – “eu não sei como em uma partida de quatro sets Rafa não é penalizado uma única vez”. A resposta sobre o tema pode ser vista na maneira em como o espanhol pressiona e reage contra os juízes que ousam dar-lhe uma penalidade por tempo.

Federer chegou a dizer que ele também deve invadir o tempo de vez em quando e que os juízes deveriam adveertí-los de quando isso acontece. Ele diz que o publico não deve gostar muito das demoras, mas que mesmo assim ainda não é a favor de colocar um cronometro em quadra para essa finalidade – o que pelo menos acabaria com o assunto. Quer a gemada mas não quebrar os ovos.

Porque na verdade, não é só o que demoram entre o fim do ponto e o posicionamento para sacar. Tem também o que demoram para sacar, especialmente em pontos importantes.

De qualquer forma, as declarações, nominais e pessoai, assinalam o clima entre ambos, mesmo que não o confirmem. Os dois tenistas podem se encontrar nas semifinais, se ambos chegaram até lá, o que coloca um pouquinho mais de pimenta no tempero que já é bom.

Também entre as mulheres o clima esquenta, aí já nem tanto uma surpreeeeesa. E não por parte de Maria Sharapova, que já avisou que não têm amigas no circuito e que quadra não é lugar de nhenhenhé. Foi entre duas tenista que até a pouco eram amiguinhas: Radwanska e Axarenka.

A polonesa Radwanska comprova a tese que as mulheres guardam mágoas por mais tempo do que necessário ou faça bem à saúde. A moça em Indian Wells voltou ao assunto de Doha, quando acusou Azarenka de milongar além da conta com uma peseudo contusão no calcanhar na partida que, adivinhem, ela perdeu.

Azarenka catimbou? Sim. A mensagem foi devidamente enviada? Sim. Agora, minha filha, segura a peruca e trate de deixar a raquete falar por você e bata na moça em quadra, até porque ela é a #1 e pode ser a sua adversária nas quartas de Indian Wells. Outro joguinho imperdível.

BFFs no more – at least for a day from Stephanie Myles on Vimeo.

Notas relacionadas:

  1. Possibilidade remota
  2. Recordes e estratégias
  3. Federer x Nadal
Autor: paulocleto Tags: , , ,

40 comentários | Comentar

  1. 20 Matteoni 08/03/2012 14:26

    Eu falei aqui da exibição que Federer não aceitou.
    .
    Quando eu falo…

    Responder
  2. 19 Sônia 08/03/2012 14:39

    Federer meu lindinho, concordo plenamente contigo. Chega de ajudar este boizinho bombado.

    “Chama o Djoko”!

    Responder
    • Matheus R. 08/03/2012 19:50

      Essas estatísticas de peso que a ATP e WTA fornecem não são nada confiáveis. O Federer e o Nadal aparecem com seus 85 quilos faz muito tempo. E, na estatística da WTA, a Serena consta como se tivesse 70kg. Ela mede 1,75, ou seja, não é baixa. Com aquele corpo todo, acho bem difícil ela só pesar 70kg.

      O Federer tem a mesma altura do Nadal, está só a tripa, enquanto o Nadal está forte, e eles pesam o mesmo? Duvido!

    • Carlos Reis 08/03/2012 19:01

      Provocando!? Eu acho que ele demorou muito para falar…
      Sim, não se pode falar nada do Nadal? É o ser supremo perfeito, só IDIOTA para idolatrar assim uma outra pessoa, concordando com tudo que ela faz e fala…
      Torço pelo suiço, mas quando ele chorou na final do AO/09 falei muito mal do cara, aquilo foi ridículo, munição para a torcidinha do espanhol…

    • Lucia Tavares 08/03/2012 18:35

      Eu não concordo, Fed está provocando e a esta altura da vida quer botar lenha na fogueira, mas não vai conseguir.
      Entre um queijo suiço (fed)ido e um chouriço espanhol, sou mais o segundo. Além do mais o grande Rafa pesa o mesmo que o suiço, tem a mesma altura, mas não a genética, seus músculos são trabalhados horas diárias com muita garra e determinação. Se liga, Sonia, vc não sabe o que é BOMBA!
      Vamos TOURO, Vamos RAFA!

  3. 18 Jonas Bom Baiano 08/03/2012 14:40

    Federer falou a verdade, sómente a verdade, nada além da verdade. Vamos ver se vai acontecer alguma mudança na prática ou para falar mais claro, na atitude dos juízes.

    Responder
  4. 17 Sawyer 08/03/2012 14:51

    Mas essa coisa de “Amigos”, eu jamais acreditei…Os dois se respeitam e só…Ali não há nada de amizade, só o respeito mutúo entre companheiros de profissão…

    Se eu acho que existe amizade fora das quadras no mundo do Tênis…sim existe….mas Nadal e Federer, Nadal e Djokovic, Djokovic e Federer, nenhum deles são amigos…acho incluisve que o Federer não suporta o Djokovic…assim como o Nadal, não o Suporta…

    Na WTA, Sharapova não gosta de ninguém(Petkovic que o diga)… Radwanska e muitas outras(inclusive Wozniacki) não suportam a Azarenka…Wozniacki, mantém alguma amizade com algumas outras tenistas da WTA, com exceção da Vika…Dizem por aí,, depois de vencer o AO, e se tornar N1, a Moça tá se achando a última fatia do bolo no Alasca

    Responder
    • Julio 08/03/2012 18:16

      Então essas meninas são bem falsas, pq o que a Wozniacki e a Azarenka rasgam de seda no Twitter, não é fácil

  5. 16 Sawyer 08/03/2012 14:57

    Agora, fico pensando: Quem deve ser amigo do Berdych?…..

    Tempos atrás, depois das partidas, Delpo xingava Todos,…mas agora , parece que o cara é “Amigo” até do Federer…..

    Responder
  6. 15 silvio macedo 08/03/2012 15:04

    Antigamente não existia a regra dos “25 segundos”.
    A regra dizia: o jogo deve ser contínuo…
    Se os mais novos assistirem a um jogo dos anos 60 ou 70 vão ver isso.
    Como alguns jogadores começaram a demorar para sacar, e não existia um critério exato (em segundos) para para o “jogo contínuo”; foi criada a regra (ou o dispositivo).
    O executivo que criou essa norma (não lembro o nome), disse numa entrevista que li numa “Tennis World”, que se arrependia amargamente de ter criado a regra dos “30 segundos”(depois mudada para 25).
    Disse el, que antes, apenas alguns jogadores demoravam um pouco a mais (20 segundos ou mais). Depois de criar a regra, os que sacavam em 10 ou 15 segundos, começaram a demorar quase 30!!

    Um abraço a todos
    Silvio Macedo

    Responder
  7. 14 Rodrigo P. 08/03/2012 15:15

    Prefiro assim. To com a Sharapova… Não tem nhénhénhé na quadra não. Por isso que eu gosto do Almagro.

    Mas, o problema não é do Nadal nem de Djokovic. O problema é dos juizes-fãs, ou fã-juizes que sentam la no melhor lugar pra assistir uma partida de tênis. Depois do Hawk-eye então… Só falta um saquinho de hot-dog bem americano e um copão de Bud de 500ml.

    E, sobre as meninas, caro Paulo Cleto, não podemos esquecer que a melhor amiguinha da Azarenka é(era?) a própria Wosniacky, que após perder o número 01, com a outra ganhando seu primeiro GS junto com a conquista do topo, jamais deu uma declaração sequer, uma congratulação que seja. Nem nunca mais foram vistas juntas….

    É… vcs pensam que é fácil é? …

    Responder
    • Rodrigo P. 08/03/2012 21:15

      Precisamos!!!

    • Bet@ 08/03/2012 16:58

      Sócio

      Eu só sei que aquele churrasco, mesmo não sendo em saquinho, tava bom demais! Precisamos agendar o próximo …

    • Sawyer 08/03/2012 15:25

      O Rodrigo, já pode patentear a idéia

      .hahahahaahahahah

    • Rodrigo P. 08/03/2012 15:16

      Saquinho de hot dog?!? Não seria de pipoca? Eu hein…

  8. 13 Rodrigo P. 08/03/2012 15:19

    Radwanks só perdeu duas vezes esse ano…

    E as duas foram pra Azarenka… Que ainda não perdeu…

    Responder
    • Paulo Campos 08/03/2012 17:13

      3 x.. 3 para a Azarenka!

  9. 12 leo borges 08/03/2012 15:31

    e hoje no dia dito delas, aniversario da pedra branca, a melhor do mundo, pelo menos pra mim, um fan – kvitova.

    Responder
    • Sawyer 08/03/2012 15:46

      Se existe uma Tenista que é extremamente discreta e trabalhadora, e é essa Kvitova….Além de talentosa, ela não se Expõe, fica na dela…Pode não ser Bonita (eu a acho Normal)…Outra é a Stosur, que não faz chilique, não fica fazendo nhénhé não….Além da Li Na……

      As Alemãzinhas também não fazem parte da turma do Deslumbre, todas elas são muito focadas…a Exceção da dançarina Petkovic que além disso é a que menos possue potencial para um bom futuro…..As Outras (Liscki N 13, Goerges N15, Kerber N19 e Barthel N 37), são muito boas jogadoras, e se forem bem lapidadas, podem se tornar Grandes Tenistas, com boas possibilidades de figurarem entre as primeiras do Ranking

  10. 11 Sawyer 08/03/2012 15:35

    Eu me lembro da Martina Hingis falando sobre a Anna Kournikova:

    -Rivalidade?!….Não existe rivalidade…o que acontece é que eu sempre ganho dela!

    hahahahahahahaha

    Responder
  11. 10 Sônia 08/03/2012 15:43

    “Saquinho de hot dog” (rsrsrsrs)

    Professor Rodrigo, já copiei para meus favoritos. Sem dúvida, o melhor comentário da semana!

    Beijos.

    Responder
  12. 9 leo borges 08/03/2012 15:52

    3 derrotas no ano, Sidney, Melbourne e Dubai. 3 pra Vika.

    Responder
  13. 8 leo borges 08/03/2012 15:54

    “-Rivalidade?!….Não existe rivalidade…o que acontece é que eu sempre ganho dela.“

    o Federer ja’ deu uma resposta dessas quando um jornalista perguntou de sua rivalidade com o Roddick.

    Responder
    • Rui Viotti Filho 08/03/2012 16:50

      Na verdade foi o Roddick que disse isso, ao contrário.

    • Bet@ 08/03/2012 16:49

      Leo

      Acho que foi o Roddick mesmo quem deu essa resposta, dizendo que não havia rivalidade porque só um ganhava.

  14. 7 Bet@ 08/03/2012 16:57

    Se há amizade ou não, só os dois vão poder dizer. A questão é que são dois expoentes do esporte e têm interesses diversos em alguns pontos. Logo, só se fossem dois pasteurizados mesmo para ficar tudo como se não houvesse rugas.

    A diferença é que o suíço bate com mais suavidade, mandando o recado de uma forma mais velada quando “se inclui” no problema.

    Talvez se o mundo fosse mais prático e menos hipócrita, com menos drama “das vítimas”, as pessoas falariam o que pensam e os seus ouvintes se preocupariam apenas com o âmago da questão e não com o amargo da questão.

    Mas como isso nunca vai acontecer, a vida segue entre tapas e beijos, chupas e você me vai ter que me engolir, além de outras pérolas do descontentamento entre os convivas.

    Se servir para temperar os jogos, ótimo, teremos mais vontade ainda nas quadras, que no fundo é o que interessa, ao menos pra mim e, acho, para quem curte tênis. Para todo o resto existe Nelson Rubens e a revista Caras …

    Responder
    • Bet@ 09/03/2012 7:43

      Marcão

      Por aí mesmo …

    • Fernando B. 08/03/2012 22:11

      Huihauhuaa, adorei essa Marcão ^^.

    • Marcão 08/03/2012 18:23

      Então, caro Flávio, seria algo como:

      Federer amava Nadal que amava Djokovic
      que amava Murray que era verdadeiro
      e não amava ninguém.

    • Bet@ 08/03/2012 18:03

      Marcão

      O Federer deve amar o Nadal por viver lhe derrotando na maioria dos tipos de piso.

      E o Nadal deve amar o Federer por ficar tanto tempo no topo e dar tempo de surgir um casca grossa como o Nole justo quando o espanhol ia se fartar de ganhar.

      Mas quem já teve rivalidade esportiva com um grande amigo sabe que é complicado não misturar as coisas. Pode ser que o inverso, formar uma grande amizade com um grande rival esportivo também seja algo meio complicado de se lidar de forma natural.

    • Marcão 08/03/2012 17:47

      Não acredito em amizade sincera entre os tops. Não sem gastrite.

    • Sawyer 08/03/2012 17:11

      Excelente….que eles discutam o Calendário e esse tempo de Saque….se são amigos ou se odeiam, que fique entre eles

  15. 6 Sawyer 08/03/2012 17:30

    Agora uma questão que me incomodou muito , foi da Navratilova….Sei que ela representa muito pro Tênis, e que foi muito pressionada por conta da sua “opção”….

    Mas o que ela escreveu a respeito da Wozniacki, no Australian Open, foi de doer…Criticou a WTA, mas criticou a Wozniacki como se a Dinamarquesa tivesse alguma “culpa” de ser número Um no momento…e pior comentou isso, prestes a Carolzinha enfrentar a Cljsters, uma adversária bem mais qualificada e experiente…

    Isso não foi o fator que determinou sua derrota, mas que atrapalhou , atrapalhou…nitidamente a menina ficou perdida em quadra, e se não fosse o estado físico precário da Cljsters, teria perdido de bicicleta….

    O Jogo da Carolzinha realmente não encanta, mas ela é disciplinada, por 14 meses, ela foi a mais constante da WTA, foi a mais regular…só que ela não ganhou um Major….Críticas construtivas ajudam…até porque a menina parece disciplinada, me parece ter bom caráter, lida muito bem com o glamour fora das quadras e ainda é uma simpatia em pessoa…

    Tomara que chegue o dia que ela vença um Grand Slam….Assim como o caso do Murray

    Responder
    • Sawyer 08/03/2012 23:57

      Pelo que sei , as fases eliminatórias de 3 sets…acho que somente a final é de 5 sets

    • Bet@ 08/03/2012 22:52

      Mario

      Não tinha me atentado para esse detalhe: na Olimpíada, é melhor de 3 sets, não? Se for, crescem as chances de Murray e Federer, haja vista que os outros dois têm se mostrado mais consistentes quando se trata de 5 sets.

    • Mario / Mnaus 08/03/2012 20:54

      Bet@! comentário perfeito como sempre o fez… Para ilustrar, rememoro a semi do USO 2011, quando a nórdica parecia uma juvenil tomando uma escovada da Williams. Quanto ao britânico, talvez o ouro olímpico venha antes de um GS, o qual é só uma questão de aumento na confiança.

    • Robson 08/03/2012 19:28

      É,acho melhor os fãs de Murray e Wozniacki esperarem bem sentadinhos no sofá e na cadeira,porque esperar taça de GS dos dois,na minha modesta opinião acho impossivel.

    • Sawyer 08/03/2012 18:47

      Flávio

      Claro que a diferença técnica entre Murray e Wozniacki é abissal…assim como o nível da ATP em relação ao da WTA…Mas francamente torço pelo dois romperem esse Obstáculo…Murray está pronto, mas a concorrência é realmente muito forte(Federer, Nadal e Djokovic)…mas ele pode vencer os três, principalmente se continuar com esta postura mais confiante e agressiva e manter uma constância muito forte…

      Já a Wozniacki, de fato , precisa evoluir…mas como ainda não se firmou ainda uma grande concorrente(vamos acompanhar mais de perto a Azarenka , Kvitova e a Sharapova que me parece mais concentrada) e as outras parece mais próximas do fim da carreira como Cljsters e as Willians….já as mais jovens precisam ser mais lapidadas, inclusive a propria Wozniacki

      Mas é isso mesmo, Flávio, concordo contigo

    • Bet@ 08/03/2012 18:07

      Sawyer

      Mais do que a falta do GS, o que se critica na Carol é a incapacidade dela de se impor contra as grandes tenistas. A falta do GS nada mais é que consequência disso, ou seja, na hora que topa com essas tops de verdade ela é eliminada.

      Quando ela conseguir evoluir a ponto de fazer frente às suas grandes rivais (até as mais novas já não a respeitam mais), ela poderá conseguir êxito na busca pelo seu GS.

      Já o Murray é um caso diferente: os outros três tops são de outro planeta e ele nasceu aqui na terra. Por mais que ele jogue, em cinco sets ainda falta consistência para derrotar seus principais adversários. E olha que o escocês joga muuuuuuito tênis, proporcionalmente bem mais que a dinamarquesa.

    • Marcão 08/03/2012 17:49

      Não tem como esse dia não chegar. Se não for pela técnica, será pela ação da gravidade.

    • Carlos Reis 08/03/2012 17:45

      Tomara que chegue o dia que ela vença um Grand Slam….Assim como o caso do Murray (2)
      .
      Tomara que o Nadal jamais volte a ganhar qq torneio, principalmente GS.

  16. 5 Sawyer 08/03/2012 17:39

    Alguém saberia dizer , quando começa o torneio feminino?

    Responder
  17. 4 Damon Andrade 08/03/2012 18:32

    O mesmo diria sobre a “rivalidade” entre Federer e Nadal. Prefiro utilizar o termo “rivalidade” quando há um equilíbrio, uma vitoria aqui, outra acolá. O que ocorreu, ao longo dos anos, foi uma gradativa superioridade do espanhol. Principalmente nos quesitos motivacional, físico e tático.
    -
    E percebe-se um certo padrão nos seus jogos. Normalmente Federer começa bem e o resto já sabem! rs
    -
    A grande rivalidade do tênis mundial masculino chama-se: Murray x Djokovic.
    -
    abs!

    Responder
    • césar cambuí 09/03/2012 6:38

      Assino e dou fé, Damon.
      E sobre a rivalidade Djokovic x Murray é só verem o jeito que Deby/Cris trata o Murray. rsrsrs

    • joana c 08/03/2012 21:56

      Damon,

      Eu acho que o termo rivalidade pode ser aplicado aos Federer x Nadal. Os dois fizeram grandes jogos e por 5 ou 6 anos monopolizaram o ranking. Apenas acho que Federer x Nadal é uma rivalidade da década passada. Eles ainda podem fazer grandes jogos mas dificilmente será parecido com o que já vimos no passado, principalmente em finais de torneio.

      Já em relação a Murray x Djokovic eu concordo com você que é a grande rivalidade do tênis mundial masculino de hoje e do futuro próximo .

  18. 3 wilians ferreira 08/03/2012 18:38

    alguem ai, vez em quando não tem opinião diferente do seu pai ou mãe?

    se discordamos até do papai e da mamãe imagine do restante.

    evidemte que sim, temos divergencias em qualquer que seja o assunto.
    e as discordancias são cada vez mais comuns se estamos mais proximos um do outro, é da natureza humana.

    não é porque você tem diferente ponto de vista, que os laços da amizade devem se estreitar.

    tenho ponto de vista diferente em alguns assuntos com velhos amigos e com minha esposa, irmãos e mesmo assim, eles moram em meu coração .

    não vejo nada de anormal nisto, divergencias e posturas cada um tem a sua.

    Responder
    • césar cambuí 09/03/2012 6:39

      curti

  19. 2 iverson 08/03/2012 19:28

    Olá e minha primeira vez aqui sou leitor a mais ou menos 2 anos mas hoje e a primeira vez que escrevo
    Para deixar claro sobre se sou Federer ou Nadal acho que quando o Federer esta inspirado e pura arte e criação, mas sempre falo pro meu filho que joga que ele deve seguir o exemplo do Nadal que e trabalhar muito, e não desistir jamais pois o oponente esta sempre pronto a entregar um jogo ganho.
    Ja da declaração do Federer acho que ele esta se preparando para tentar desestabilizar o Nadal, pois com a declaração ele coloca pressão nos árbitros e ja abre uma janela para na partida contra o Nadal ele poder pressionar.
    Isto não e típico dele mas convenhamos ele anda doido para pegar o Rafa e voltar ao topo isto ele anda
    Um abraço a todos

    Responder
    • césar cambuí 09/03/2012 6:41

      Por que esperou dois anos para escrever?
      Concordo com tudo.

    • Bet@ 08/03/2012 22:54

      Wellcome to the jungle, boy!

  20. 1 Thiago 08/03/2012 20:04

    Vi vários sites, brasileiros e estrangeiros, não colocando as declarações em seu devido contexto.

    Vale ressaltar que Federer disse isso quando perguntado se a regra o tempo estava sendo devidamente aplicadas pelos árbitros.

    Do jeito que o assunto reperc.utiu, fica paracendo que ele falou isso só pra fazer fumaça.

    O jornalista quicou a bola e ele chutou. Não é porque é suíço que tem que ser neutro o tempo todo.

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios