Final de Cincinnati
A vitória de Andy Murray sobre Mardy Fish na semifinal de Cincinnati teve um sabor de vingança para o escocês. No ano passado ele foi eliminado pelo americano, que iniciava a reviravolta em sua carreira, em uma partidaça, resolvida no TB do 3º set. Além disso, o americano tinha 4 vitórias em 7 confrontos, o que devia ser um certo incomodo para o #4 do mundo.
Murray vai enfrentar na final adivinhem quem? Ficar dando detalhes da temporada de Novak Djokovic está se tornando redundante. Mas já que é uma final, aqui vai. Sua vitória sobre Thomaz Berdich foi a 57ª do ano. Ele vai tentar vencer o 6º Masters 1000 da temporada, mais um recorde para o sérvio, que corre atrás de um outro recorde que daria muito o que falar, principalmente nos EUA; bater o de John McEnroe que, em 1984, venceu 59 dos primeiros 60 jogos da temporada. Ele precisa bater Murray na final de amanhã e mais dois jogos em Nova York, onde seria a grande vedete da mídia.
Só que o talentoso escocês não é flor que se cheire. Além de adorar jogar sobre o piso duro rápido, como o de Cincinnati, onde venceu em 2009, Murray e Djoko formam uma das grandes rivalidades da nova geração – ambos têm a mesma idade. Já se enfrentaram nove vezes, com seis vitórias do sérvio, sendo uma delas na final de Cincinnati de 2009, que faz parte da série das três vitórias consecutivas de Murray, que na época indicava que daria seu grande pulo, enquanto Djoko tinha suas dificuldades com o serviço e a definição de seu estilo, algo que, aparentemente, resolveu, e que o britânico não. Mas, quanto mais Djoko se aproxima de McEnroe, mais aumenta a pressão sobre ele. Talvez, por um lado, até seria bom para ele perder amanhã e chegar ao US Open com menos tititi e mais à vontade para o 3o título d GS da temporada, que deve ser sua grande meta do que resta da temporada.
A razão oficial de Thomaz Berdich para abandonar a partida de hoje, imediatamente após perder 0 1º set, depois de sacar em 5×4, será por conta do ombro, que sentiu na partida anterior. Mas para mim, a razão é exatamente aquela que o separa de um jogador como Rafael Nadal, que nunca faria um papelão desses e que, não custa lembrar, foi uma das características de Djokovic que sumiram em sua nova e vencedora fase. Alguém sacar para vencer o set em uma semifinal, deixar escapar, perder 11 dos 12 pontos seguintes e ir á rede apertar a mão do adversário exige uma personalidade que não condiz com a de um grande campeão.
Notas relacionadas:
89 comentários | Comentar
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
29 LuA Linhares 20/08/2011 22:48
Lembro-me do Federer ter pedido 3 atendimentos médicos em toda sua carreira no circuito profissional. Uma média praticamente nula: 0,31%.
Oitavas de Final de WB. Em pleno “Cemitério dos Campeões”. 2003. Adversário: Lopez. Foi no 2º game da partida por problemas na coluna.
Semifinal do AO. 2005. Adversário: Safin. No final do 4º set. Havia virado o pé.
2ª partida do Masters Cup. 2005. Adersário: Ljubicic. No final do 2º set. Não recordo o motivo.
28 Sônia 20/08/2011 23:03
Meu Anjo, uma vez li umas palavras de um ser humano super iluminado que disse:
“Às vezes a rotina nos leva a exigir tanto de um ser humano que acaba apagando alegrias de outrora. Roger Federer “já está” infinito na memória, na história, na beleza do romper com a realidade dura, tênis de voar.”
Confesso que ao ler, lágrimas escoaram de meus olhos diante de tamanha sensibilidade, tamanha genialidade e na minha opinião é isso o que importa.
Beijos.
LuA Linhares 20/08/2011 23:52
Confesso que já tive meus dias de fazer biquinho (como diz o Flavinho) para o Roger.
Pela pressa e urgência dos novos tempos. Tocar o talento, o diferente, o que rompe com a mesmice.
Por acreditar que ele podia e não queria fazer melhor. Depois do que você escreveu um dia aqui no blog e de ter lido duas frases do Federer, resolvi descansar a mente.
Aos 15 anos ele disse: “Eu dificilmente me perdoo quando cometo erros, mesmo sendo erros comuns”, “Alguém tem de ser capaz de fazer um jogo perfeito”.
O tempo não pára, entretanto a arte voa (sim!) e pára em qualquer tempo. Havido. Vivido. Vindouro.
Não admirar o tênis transcendido da cartilha é não estar.
Bjim
27 helena 20/08/2011 23:19
o federer não jogou…o berdych amarelou…o murray fez que foi, mas nao foi e acabou fondo…o nadal, com seu braço esquerdo de caranguejo, deu um tempo para ele mesmo…o fish nao chegou lá…o monfils cansou…o djokovic amanhã, quem sabe? só amanhã…
26 Guilherme Moerbeck 20/08/2011 23:23
Pelo que vi no jogo contra o Monfils e Berdich, o Djoko vai ter que retirar força dos deuses do Olimpo, porque, visivelmente está bem mais cansado do que o Murray. Olha, o cara está tão iluminado nessa temporada que, mesmo após ter quase perdido o 1º set para o Berdich e mostrar sinais inequívocos de fadiga, o tcheco abandonou o combate.
Força ao sérvio, um pouco da velocidade de Hermes para se recuperar e dar uma bordoada no jogo rame-rame do escocês, aliás o que foi o jogo deste com o Simon… tudo em câmera lenta…
abraços aí Paulo…de Itaipava,
Guilherme
25 Marcos Vieira 20/08/2011 23:27
Não havia visto o jogo do Djoko com a revelação e promessa americana, o prodígio Harrison.
O moleque já deu algumas demonstrações que têm “braço”, e eu fiquei admirado com a qualidade do jogo dele, apesar da derrota para o Djoko, com um placar relativamente “dilatado”.
http://www.youtube.com/watch?v=HculvsylcVk&NR=1
Tomara que se consolide aí no ranking, e tenha sorte nestes sorteios para pegar uma pedreira melhor que o sérvio no início dos grandes torneios.
Vida de quem está mal pontuado é dura, só pega casca-de-ferida por aí …
Lilian 21/08/2011 8:14
Amen.
Mr Marco 20/08/2011 23:58
Tb acho. Tem 3 na faixa dos 19/20 anos que são as promessas : o Milos Raonic (esse já acho que desclanchou mais); o Grigor Dimitrov (que parece com o jogo do Federer) e o Harisson. Quem sabe o Thiago Fernandes entra nesse rol.
Adolpho 20/08/2011 23:57
Olha Marcos….assisti o vídeo.
Duas conclusões: o slice do moleque é da diretoria e ele tambem num é bobo no voleio não.
Abraço
Alberto Santos Dumont 20/08/2011 23:44
Esse garoto é ótimo tenista.
Tem ótimos golpes, é sólido no fundo da quadra e é muito brigador.
Se ele ousar mais com o seu saque e aperfeiçoar o físico, pode ir longe.
Olho nele.
24 Felipe Rabello 20/08/2011 23:30
“Mas para mim, a razão é exatamente aquela que o separa de um jogador como Rafael Nadal, que nunca faria um papelão desses”
Muito pelo contrário, Paulo Cleto. O Nadal já desistiu de seis partidas oficiais de simples e mais algumas de duplas: Contra o Murray no Australian Open 2010, contra o Davydenko em Paris 2009, contra o Monaco(!) em Cincinnati 2007, contra o Guccione (!!) em Sydney 2007, contra o Hewitt em Queens 2006 e contra o Hrbaty (!!!) em Auckland 2005.
Já o Federer, em 970 paridas oficiais apenas de simples, NUNCA desistiu de um jogo em andamento. Portanto, acredito que você tenha dado o exemplo errado.
thiago campos 21/08/2011 12:37
eu que achei que conhecia alguma coisa de tênis vejo que vc sabe td e mais um pouco…e o cleto errou ao falar que o murray venceu o djko no masters de cincinnati 2009…ele na vdd venceu o djko no masters de miami na final de 2009…na vdd o murray venceu o djko na final de cincinnati em 2008 por um duplo 7×6…
Gustavo dos Anjos 21/08/2011 12:01
Mestre é o mestre. Não tem outro igual. Ainda tem gente q diz que ele não tem fairplay. Afff.
23 Sônia 20/08/2011 23:39
Felipe, o Sr. Paulo Cleto é fãzaaaaaaaaaaaço do Roger Federer (rsrsrsrsrsrsrs).
Beijos.
22 Adolpho 20/08/2011 23:39
Com a conhecida placidez e aquele jogo songa-monga, sem intensidade, o Murray não é páreo pro Djoko amanhã. Sem chance.
P.S.; Bateu uma curiosidade: quem ganhou do McEnroe em 79, interrompendo a série?
Abraço
LuA Linhares 21/08/2011 11:57
João,
excelente vídeo! Nunca havia assistido.
Quanta habilidade em quadra.
Mr Marco 21/08/2011 10:15
fui lá conferir e fiquei impressinado 12×4 no H2H pro Nadal contra o Murray. Entraram para a história gdes jogos dos dois mas que o Rafito sempre ganhou no detalhe. Já contra o Fedex é 8×6 pro Murray.
Mr Marco 21/08/2011 10:11
CArolina, tem razão. Mas a minha “teoria” era só a parte geral . Entre os estilos particulares de cada um tem muito mais coisa. E veja que apesar de o Murray fazer gdes jogos com Nadal o H2H acho que é favorável ao Espanhol. Já o do murray com o Fedex parece que é favorável ao britânico.
João J. 21/08/2011 2:10
Cleto,
Tem um video desse cidadão dando trabalho para o Borg:
http://www.youtube.com/watch?v=YDFd4q3CycU
Abç
Maria Carolina 21/08/2011 1:27
Mr Marco,
Na teoria o jogo do Murray deveria mesmo ser mais eficiente com esse tipo de jogador mais agressivo e que não gosta de alongar os pontos, mas na prática os grandes jogos do escocês foram mesmo contra o Nadal, que, como ele, adora ficar trocando bolas.
Ou seja, na prática a teoria é outra. Rs…
paulocleto 21/08/2011 0:53
O primeiro foi Lendl em Paris, o segundo foi o Vijay Armitraj, um dos mais habilidosos e clássicos tenistas que já vi jogar. Alguem aqui conhece ou viu???
Mr Marco 21/08/2011 0:21
Tb não consigo ver o jogo do Murray encaixando com o do Djoko. O Murray encaixa mais com jogador que perde a paciência fácil como o FEdex, o Soderling, o Tsonga etc. Acho q para verncer o Djoko hj só o Federer ou o Potro inspirados, salvo se o Djoko cansar. Aliás acho que ele começa a dar sinais de cansaço mental na temporada. Esse abandono do Berdich hj foi providencial. Se ele vence o 1o set o jogo ia pro 3o e umas 3h.
21 Marcos K 21/08/2011 0:01
Foi o Sr. Paulo Cleto que falou:
“Mas para mim, a razão é exatamente aquela que o separa de um jogador como Rafael Nadal, que nunca faria um papelão desses.”
É por isso que Eu digo e repito a exaustão: aqui nesse blog só Eu e o Sr. Paulo Cleto entendemos de tênis.
O resto é resto.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Fábio S Schmitt 22/08/2011 9:08
É que o cara “entende” do assunto, ele sabe que 10 GS é muito para R.Nadal, 20 então só na cabeça de maluco …
Robson 21/08/2011 9:43
Estranho,nao vejo mais aquela tao falada e escrita frase de nadal eterno,nem rumo a 20 Glns,que será q aconteceu,ou anda acontecendo?
Cris_Djokovic 21/08/2011 6:27
Tu és uma figura kkkkkkk me divirto horrores com vc marcos kkkk huahauha
20 Thiago Mariz 21/08/2011 0:19
Nadalizou legal. Como disse o Felipe, Nadal não é dos melhores exemplos de integridade em quadra. Vide os números mostrados por aquele.
19 Sônia 21/08/2011 1:15
Sr. Paulo Cleto, como o Sr. ainda está acordadinho, boa noite e um excelente domingo.
http://www.youtube.com/watch?v=gycZSBu1yjI
Valeu Brasil.
Beijos e boa noite a todos.
18 André Barcellos 21/08/2011 1:54
Federer é outro que NUNCA desistiu de uma partida em andamento.
Gustavo dos Anjos 21/08/2011 12:03
Outro???? Quem é o outro além dele ???
17 Cris_Djokovic 21/08/2011 5:54
só uma errata Cleto, foi na final de 2008 que Murray venceu Nole em Cincy, em 2009 foi o Federer! e seu texto está muito bom, gostei
AJDE NOLEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
16 Cris_Djokovic 21/08/2011 6:26
Mr Marcos. É CLARO QUE O NOME federer RENDE SEMPRE MAIS AUDIÊNCIA seja em conta da sua suposta “decadência”( o que discordo) ou pelos seus feitos e records, afinal, são SETE anos ai nos holofontes, né???? Natural tb vc ter seu gosto e predileção, respeito totalmente. EU, p.ex, ODEIO finais entre FEDAL, a rara e ÚLTIMA vez que perdi meu temoo vendo foi na final de RG, que por motivos óbvios torci pelo FEDEX e ele me entregou, de novo, para o espanhol, e saiu com sua bandeja debaixo do braço, ACHO BORING hoje o embate entre estes dois (semi de Miami foi o que?????), mas entre Federer e Djokovic acho PURA adrenalina , assim como entre Nadal e e Nole, se bem que ultimamente Nole tem sido mais contundente sobre o Rafa que tem ficado mais “morno”. O fato de ter menos coments é natural, DJOKOVIC ACABA DE SE TORNAT N1, VIVEU 4 ANOS NO TOP 3 , MAS SEMPRE À SOMBRA DE DOIS MONTROS DO TENIS: FEDAL! hOJE ele começou a ter seu próprio espaço. Se fosse Murray que tivesse se tornado n1 estes tempos, certamente nem coments teria hauhaua pq ali reside a “simpatia e carisma” em pessoa. Mas, enfim, o importante mesmo é a QUALIDADE dos comentarios e não a quantidade, na minha opinião. Djoko acabou de chegar no topo e sair da sombra destes dois genios, ele agora está começando a ter seu espaço e mtos posts aqui que tinham o nome de FED geravam trocentos coments mais por BRIGA CHATA ENTRE FAS do que qualidade de coments, verifique isso. No mais, gosto de sue spitacos, vc é muito sensato nos mesmo, embora tenhamos idolos distintos, vejo que vc sabe apreciar e respeitar os demais, assim como respeito e admiro os feitos magnificos de federer e nadal
abçs
Mr Marco 21/08/2011 10:34
Cris, vc é a Chris smurf ou é outra? Se for outra acho q as duas são Djoko.
Não acho que o que dá audiência é final de Fedex x Nadal , são os dois mesmo contra outros nas semis e finais! Juntos ou separados hehehehe. Para ser mais preciso quem dá mais audiência mesmo é o Fedex. Já percebeu que nas sessões noturnas quase sempre colocam jogo dele? É a audiência, porque de noite tem mais gente em casa.
.
Concordo com vc que aquelas brigas dos fazocas é um saco. A gente tem que gostar é de tenis.. Mas aqui no blog eu pulo a leitura quando o assunto descamba para atacar este ou aquele, principalmente quando o veneno é contra tenista brasileiro. Como disse o Cleto, ofensa venenosa mostra mais sobre quem diz do que sobre o alvo.
.
Agora, falando mal do Murray vc arrumar briga pois o Bet@ é presidente de uma torcida organizada do britanico e eu tb gosto do tenis dele. hehehe
.
Agora me diga, quem é Federer é federete, quem é nadal é nadalete, e quem é Djoko é o que?
bj
15 Fernando B. 21/08/2011 6:33
Apesar de considerá-lo favorito, não ficaria totalmente surpreso se o Murray ganhasse do Djoko na final de hoje. Me parece que o Djoko vem demonstrando claros sinais de desgastes, físicos e mentais. O que é mais que natural!!! Mas seria uma grande pena, pois compartilho que o Djoko com essa fase esplendorosa merece bater records importantes, como esses de invencibilidade, até porque só está jogando torneios grandes e contra grandes jogadores, diferente do velho Macc que mesclou com torneios de menor relevância.
Além disso seria um grande feito um jogador terminar um ano invicto em torneios de nível master. Se alcançar esse feito, penso que seria um record da importância relativa ao número de semifinais consecutivas alcançadas pelo Federer, ou as 82 partidas invictas do Nada no saibro.
Me sinto um privilegiado.
leo borges 21/08/2011 20:14
com certeza semi do Federer. Por um motivo simples, o segundo colocdo tem menos da metade de semis consecutivas. Já a do Nadal, tem um numero proximo de vitorias consecutivas sobre o mesmo piso. No caso do McEnroe sobre o carpete.
Fernando B. 21/08/2011 6:41
Semifinais em Grand Slam pelo Federer.
14 Lilian 21/08/2011 7:27
Paulo Cleto, faço minhas suas palavras. Também acho, apesar de ser duro perder a estas alturas, que seria bom para o Novak tirar a pressão de cima dos ombros e não levar Cincy. Pode ser ” sacrilégio” , já que sou uma fanzoca do Novak. Seria bom pro Murray recuperar um pouco de confiança, bom pro tênis. Afinal o US Open deve ser a meta mais importante para o Novak, 3 slams numa mesma temporada, melhor que bater record do Mac. Quanto ao Berdych, papelão mesmo. Tinha perguntado a você sobre o tenista russo D. Tursunov, de quem nunca tinha ouvido falar, mas perdeu-se a pergunta no mar de comentários de seu último post, naturalmente.
13 Antonino 21/08/2011 7:56
Final de Wimbledom:http://i0.ig.com/fw/82/vd/x2/82vdx2jktrsvyl2ir93zbresn.jpg
12 Antonino 21/08/2011 7:58
Final de Miami:http://i0.ig.com/fw/82/vd/x2/82vdx2jktrsvyl2ir93zbresn.jpg
11 césar cambuí 21/08/2011 8:54
Bom,
Quem tem obrigação de vencer a final de hoje é o Djoko, afinal ele é quem carrega a aura de invencível.
Murray, eliminado de forma decepcionante em Montreal, já recuperou sua confiança e agora o que vier é lucro.
Sei que o Djoko deste ano não é o mesmo Djoko do ano passado, mas também sei que este Djoko não é o mesmo de torneios anteriores. Este Djoko vem tendo saque quebrado por Zé Manés desde o seu segundo jogo.
Lembro à maioria dos comentarista que eles indicavam Fish como favorito, inclusive eu achava que Fish levava uma certa vantagem. Fish não havia perdido nem um set e nem tinha tido um único serviço quebrado até jogar com o “cozinhador”, o “enrolador”, “o homem do reme-reme” como querem e sempre vão querer alguns.
Lembro à maioria dos comentarista que Murray nunca se intimidou com Cachorro Alfa no pico da sua liderança. Vencia Federer e Nadal quando estes estavam no auge, aliás tem um H2H favorável com o Federer construido nesta fase.
Djoko é favorito, é fato, mas Murray não é Harrison, Stepanek, Monfils ou Berdych. Murray tem quase o dobro de títulos que este quarteto tem no total. Portanto, vamos tentar colocar as coisas em seus devidos lugares.
Abraço em todos e, na vitória ou na derrota, convido-os para uma festa na minha casa ao som de gaitas das highlands, salmão, trutas e, claro, um velho whisky.
Sys 21/08/2011 13:16
Sweet Jesus!!! “Gaitas das highlands, salmão, trutas, whisky?”. Deviam mudar o nome da nossa torcida de”Raça” para “Fidalguia Escocesa” e colocar um quadro do John Locke na nossa sede lá em Perdizes..rs
Mr Marco 21/08/2011 10:59
ehhhh torcida escocesa. Eu ficaria feliz com uma vitoria hj do munrá… e como disse o post ia ser bom pro djoko para chegar no USO com menos pressão.
10 Rodrigo P. 21/08/2011 9:54
O Djokovic chegou naquela maldita hora em que ele nem quer ganhar mais uma. Está esgotado de expectativa, de ser o alvo de tudo e, também, esgotado fisicamente. Ele só ganhará hoje se cair no colo dele, coisa que o Murray é bem capaz de fazer… Se o Murray apertar um pouco a cinta, leva em dois sets.
Sobre os jogos de ontem, ou melhor, o jogo de ontem, o Fish merece todos os créditos e bajulações. Ta jogando um tênis limpo e muito corajoso. Uma final e uma semi, seguidamente e em 1.000, é coisa de gente grande.
Agora… alguém viu aquele drive do Murray, numa bolinha sem vergonha e sem peso que o Fish jogou… que andou simplesmente a 199 Km/h!?!?!?!?!? Eu nunca vi uma direita andar daquele jeito… Pensa só se o britânico resolvesse ser agressivo ,com toda essa mão que ele tem…
LuA Linhares 21/08/2011 11:42
Rodrigo e Mr,
Verdade.
Credito essa evolução do Fish a dois fatores: melhora do condicionamento físico (tão comentada) e consistência maior no fundo de quadra.
Com o preparo físico melhor ele passou a trabalhar melhor os pontos na linha de base. Outrora arriscava excessivamente winner ou executava approach em momentos inoportunos. Os pontos não eram trabalhados como agora.
Em relação à direita do Murray, já havia visto ele colocando-a para voar em alguns espetáculos.
Entretanto, já vi outros raros de munheca abençoada e talentosa como a do Andy acelerando bolas inacreditáveis. Uma raridade. Isso é.
Por isso, me sinto órfã quando vejo o escocês largando o controle da partida. Ele tem uma variedade de golpes que poucos podem executar.
Mr Marco 21/08/2011 11:05
Concordo contigo rodrigo . O jogo do fish já me agradava qd era small dog. Era desses caras top 50 que eu parava para assistir, assim como youshny, stepaneka, Llodra, Baghdathis, Nalba e outros. Hj to a fim de ver a final sim… e tb acho que o djoko tá meio sem gás.. tb o que ele fez este ano era para parar após o USO e só voltar em janeiro.