Final de Cincinnati
A vitória de Andy Murray sobre Mardy Fish na semifinal de Cincinnati teve um sabor de vingança para o escocês. No ano passado ele foi eliminado pelo americano, que iniciava a reviravolta em sua carreira, em uma partidaça, resolvida no TB do 3º set. Além disso, o americano tinha 4 vitórias em 7 confrontos, o que devia ser um certo incomodo para o #4 do mundo.
Murray vai enfrentar na final adivinhem quem? Ficar dando detalhes da temporada de Novak Djokovic está se tornando redundante. Mas já que é uma final, aqui vai. Sua vitória sobre Thomaz Berdich foi a 57ª do ano. Ele vai tentar vencer o 6º Masters 1000 da temporada, mais um recorde para o sérvio, que corre atrás de um outro recorde que daria muito o que falar, principalmente nos EUA; bater o de John McEnroe que, em 1984, venceu 59 dos primeiros 60 jogos da temporada. Ele precisa bater Murray na final de amanhã e mais dois jogos em Nova York, onde seria a grande vedete da mídia.
Só que o talentoso escocês não é flor que se cheire. Além de adorar jogar sobre o piso duro rápido, como o de Cincinnati, onde venceu em 2009, Murray e Djoko formam uma das grandes rivalidades da nova geração – ambos têm a mesma idade. Já se enfrentaram nove vezes, com seis vitórias do sérvio, sendo uma delas na final de Cincinnati de 2009, que faz parte da série das três vitórias consecutivas de Murray, que na época indicava que daria seu grande pulo, enquanto Djoko tinha suas dificuldades com o serviço e a definição de seu estilo, algo que, aparentemente, resolveu, e que o britânico não. Mas, quanto mais Djoko se aproxima de McEnroe, mais aumenta a pressão sobre ele. Talvez, por um lado, até seria bom para ele perder amanhã e chegar ao US Open com menos tititi e mais à vontade para o 3o título d GS da temporada, que deve ser sua grande meta do que resta da temporada.
A razão oficial de Thomaz Berdich para abandonar a partida de hoje, imediatamente após perder 0 1º set, depois de sacar em 5×4, será por conta do ombro, que sentiu na partida anterior. Mas para mim, a razão é exatamente aquela que o separa de um jogador como Rafael Nadal, que nunca faria um papelão desses e que, não custa lembrar, foi uma das características de Djokovic que sumiram em sua nova e vencedora fase. Alguém sacar para vencer o set em uma semifinal, deixar escapar, perder 11 dos 12 pontos seguintes e ir á rede apertar a mão do adversário exige uma personalidade que não condiz com a de um grande campeão.
Notas relacionadas:
89 comentários | Comentar
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
49 Robson 21/08/2011 10:16
Que jogao essa final de cincinnate,Murray fazendo um belo torneio e Djoko fazendo belos torneios,menos cincinnate,nao sei se por causa de fadiga,ou pq derrepente esta se poupando um pouco pro USO,fato é q o grande Djoko esta bativel em cincinnate desde o primeiro jogo disputado por ele,só q ninguem aproveitou e ta o cara em mais uma final.
Ontem assistindo a partida,as vezes me dava a imprenssao de q aquela cara de exausto que o Djoko deixava claramente transparecer era migue,pq ao mesmo tempo q via nele aquela fadiga toda,ele tava chegando em todas as bolas,hora meio quebrado,hora inteiro,mas chegando em todas as bolas e isso incomoda e incomoda bastante o adversario,ainda mais sentindo dores como tava Berdych,q se realmente tava com dores no ombro fez ele muito bem ter abandonado o jogo,sob pena de agravar a lesao no ombro e ficar fora da ultima vedete do ano para os tenistas q é o USO,e pior de nada adiantar todo o esforco extra,sabendo q do outro lado da rede tava o Djoko q acabara de fechar o primeiro set e q viria com tudo pro segundo set pra evitar o terceiro fazendo igual o grande Federer,eliminar rapido pra evitar fadiga.
Assistindo o jogo notei tambem uma certa torcida do pessoal da sportv clara pro Berdych,quando ele cometia um erro nao forçado era um festival de lamentaçoes,engano meu ou ha um certo preconceito ou uma certa ma vontade para com o servio.
48 Andre Becker 21/08/2011 11:03
O Federer de hoje é o …Berdych de hoje!
O que diferencia Federer, Nadal e Djoko nos seus ápices, da manada, é a capacidade de fazer 5, 6 ou 7 jogos em altissimo nível seguidos quando necessário. Eventualmente 20, 30 jogos seguidos em altissimo nível.
Já os Berdychs, Tsongas, Gulbis e etcs fazem alguns jogos que vc pensa, “esse cara devia ser imbat´vel”… só pra no jogo seguinte baixar o nível absurdamente e nos fazer perguntar aonde estava aquele leão da véspera.
Pois bem, o Federer já entrou neste nível, com 2, 3, as vezes 4 ou 5 perfomances incríveis seguidas, mas de repente vem aquele jogo onde o cara some. Ele jogou contra o Delpo no nível de intensidade e capacidade que o Berdych jogou contra ele… e ele jogou contra o Berdych no nível de intensidade e capacidade que o Berdych jogou contra o Djoko.
Tudo na vida volta à quadrilha do Drummond.
E já o Murray, bom, é o Murray… vai saber em que grupo está, hehe… Dá-lhe Murray hoje!
47 Hamilton - Londrina 21/08/2011 11:04
Além de parar de “afinar” e pedir atendimento médico, Djoko mostra-se compenetrado e mais competitivo, coisa que fazia de menos. Hoje penso que a derrota para Federer na França veio um pouco por estafa da temporada do saibro e pelo tamanho do adversário, lembrando também que Bellucci esteve quase lá pra derrotar o sérvio. Pena que quase não ganha jogo. Nadal , O Touro, jogou machucado a semi na Austrália contra Ferrer e mandou o tio/ técnico pra aquele lugar quando este sugeriu um abandono : ” é uma semi de Grand Stand. Nã abandono nem f*…” Os grandes são os grandes . . .
46 Marcos K 21/08/2011 11:32
O Maior Exemplo de Fair-Play da História do Tênis:
Mr Marco 21/08/2011 15:18
Quer dizer que o Nadal jogar para a galera que não abandona é fair play? e o Federex se emocionar sinceramente em frente a um público é ausência de fair play? o que tem a ver uma coisa com outra?
Marcos K 21/08/2011 13:41
O Maior Exemplo de Fair-Gay da História do Tênis:
BUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁ
45 Daniel Lira 21/08/2011 12:06
Concordo com o Dalcim.
http://tenisjn.zip.net/
44 Sys 21/08/2011 13:25
Hoje, aqui neste blog… teremos 2 opções de comentários:
.
1) Se o Djoko ganha é pq está em outro nível;
.
2) E se o Murray ganha é pq o Djoko tá cansado.
.
.
Tst tst tst.. é sempre assim. Anyway, Go Murray!
Fábio S Schmitt 22/08/2011 9:12
Djokovizetes não sabem perder …
Sys 21/08/2011 15:16
Tst tst tst… rs
.
Quando um tenista topa jogar um torneio deste porte, significa que ele tem e acredita minimamente nas suas condições. Ou você acha que tenista top 5 entra em torneio pra fazer número e pra desgastar o físico a toa tão perto de um Grand Slam?
.
A PERGUNTA É: se rolava tanto cansaço assim, pq não descansar antes? Já tinha ganhado o último e poderia descansar pro US Open. Aaaaaaanyway, go Murray!
Lilian 21/08/2011 14:42
Sys, independente do resultado, e parece que o Murray vai levar a melhor,o Novak está cansado sim. Você esperava o que, depois de mais de 50 vitórias?
césar cambuí 21/08/2011 14:26
Sys,
Nada como a sua ira santa.
1000 Abraços
Marcão 21/08/2011 14:04
Retificando: se Murray ganhar, ele não é deste mundo (o que não deve ser novidade para ninguém).
43 Michele 21/08/2011 13:37
Acho que a torcida para o Murray, pelo menos aqui no blog, é maior do que a do Djoko.
Eia, chuva para atrasar a partida…
Antonino 21/08/2011 14:26
Acho que a torcida do n5d5l é que migrou p murray…
42 Marcão 21/08/2011 14:03
Prezado blogueiro,
Acredito que o post mereça retificação para melhor adequação aos fatos. O recorde do McEnroe, mencionado no post, refere-se ao ano 1984 e não 1979.
Em 1984, incluindo os jogos da Davis, McEnroe teve 82 vitórias e 3 derrotas, tendo perdido para Ivan Lendl (na final de Paris), para Vijay Armitraj (em Cincinnati) e para Henrik Sundstrom (no confronto da Davis contra a Suécia). Foram 13 títulos.
Em 1979, segundo ano de McEnroe como profissional, ele não foi “tão” bem. Foram 89 vitórias e 14 derrotas. Só por curiosidade, as derrotas foram para Bjorn Borg (4 vezes), Jimmy Connors (2 vezes), Roscoe Tanner, Eliot Teltscher, Tim Gullikson, Victor Pecci, Guillermo Vilas, Peter Fleming, Butch Walts e Vitas Gerulatis (1 vez para cada um).
Era fraco o enfant terrible?
paulocleto 21/08/2011 17:23
Marcao= obrigado. Em 79 ele ainda cmeçava a carreira. Em 84 já a consolidara. E essa derrota para Lendl foi a mais amarga de sua carreira.
41 LuA Linhares 21/08/2011 14:04
Por enquanto o Andy está conseguindo ganhar sem ter que tomar as rédeas da partida.
O jogo ficará interessante se o Nole começar a acertar as bolas de ataque e o escocês tiver que começar a mandar nos pontos com a vantagem da quebra.
40 césar cambuí 21/08/2011 14:29
SYS:
“Hoje, aqui neste blog… teremos 2 opções de comentários:
.
1) Se o Djoko ganha é pq está em outro nível;
.
2) E se o Murray ganha é pq o Djoko tá cansado.”
E eu lá preciso dizer mais nada. Me faltam ou não preciso de mais palavras.
E o pior é que na TV também é nesta balada.
Sys 21/08/2011 15:03
Não falei???? kkkkkkkkkkkkkk Taí o Dácio Campos e a Lilian pra provar. Anyway, go Murray!
Lilian 21/08/2011 14:47
Um tá cansado de tanto ganhar e o outro de tanto perder!
Dudu 21/08/2011 14:36
Se ele tiver cansado de alguma coisa é cansaço de tanto ganhar.
Felipe Araújo de Queiroga 21/08/2011 14:33
É verdade.
E isso porque os caras tiveram férias de um mês do circuito e já estão todos cansados novamente. Essa eu não engulo.
O Dácio dizia que o Djokovic estava cansado já no Master 1000 de Madrid. E até hoje tá aí ganhando tudo…
39 Felipe Araújo de Queiroga 21/08/2011 14:31
Esse jogo tá ficando bom.
Sinto que hoje é dia para o Djokovic perder. É só o Murray sacar bem…
38 Michele 21/08/2011 14:50
Ainda bem que o Djoko não vai dar uma de Berdych. Até porque eu quero ver jogo…
37 Felipe Araújo de Queiroga 21/08/2011 14:52
Olha aí Djokovic servindo de exemplo para o Berdych por não abandonar o jogo. Quem diria?
Lilian 21/08/2011 15:11
Pois abandonou mas quero crer que por razões diferentes das do Berdych. Nadal, que é grande, lesionou-se muito quando, por vezes, deveria ter abandonado. Novak sempre disse que jamais sacrificaria sua saúde pelo tênis. Acho que é por aí.
36 césar cambuí 21/08/2011 14:57
Grande Dácio!!!!!!!!!!!!! Valeu o registro!!!!!!!! e valeu pela leitura deste blog!!!!!!!!!
35 Mr Marco 21/08/2011 14:58
Acho q essa carinha de acabado é migué do Djoko
Mr Marco 21/08/2011 15:02
hiiiiiii
34 Lilian 21/08/2011 15:00
Por mais que eu torça pro Novak nada dá certo prá ele hoje e, creio, nem vai dar. Os torcedores do Muzzza podem começar a comemoração, mas que seja com malt e salmão escocês, os outros ( samões, digo )não valem a pena.
Lilian 21/08/2011 15:15
Com muito gosto César Cambuí, convite aceito, pena que não poderei ir! Divirtam-se e comemorem, a vida é curta e todo dia é novo dia. Abraços.
césar cambuí 21/08/2011 15:04
Lilian,
A sua presença é bem-vinda na minha festa. Festa que, aliás, falei que iria acontecer ganhando ou perdendo.
Grande abraço
33 Mr Marco 21/08/2011 15:04
caracole . se o djoko espera 30 segundos adiava a partida para o dia seguinte.!!! nunca vi isso hehehehe
Michele 21/08/2011 15:15
Hahaha… A minha irmã falou a mesma coisa. Foi meio que Lei de Murphy. Ou de Murray…
32 Giuliano 21/08/2011 15:05
Sei la, mas acho que o Djoko deveria ter jogado Cincinnati em velocidade 7, mais relaxado, se ganhar ganhou, se não ganhar bora pra NYC, pro que realmente interessa. Enquanto os outros vão chegar com mais gás em New York, o Djokovic vai chegar bem bagaçado.
Não sei se ele estava focado nesse lance de record, mas se estiver pode ser um erro, pra mim mais vale chegar inteiro pro US Open. Pena que desistiu, devia ter ido ate o fim, mesmo que levasse um pneuzinho…
E o Berdich é um bunda mole!
Ferracini 21/08/2011 15:57
Com relação ao Berdich, pode ser impressão minha, parece que ele assume uma postura de desprezo pelos outros jogadores. Embora tenha um potencial absurdo concordo que é um
tremendo b@nda mole.
Como dizia Tilden “o que existe é medo, baseado num complexo de inferioridade camuflado
pela empáfia”
31 JHONNY.DJOKOVIC 21/08/2011 15:06
E Nole acaba de desistir do torneio, com isto Andy Murray é campeão de Cincinatti, alias uma estranha coicidencia sobre o meu time de coraçao e Djokovick, na mesma semana onde o Flamengo perde sua invencibilidade de 100 dias, e tem sua 2º derrota no ano, acontece a mesma coisa com o Nole.
Logo não da para dizer que foi uma semana feliz, o unico consolo e que com este resultado, mantenho a liderança do Bolão.
30 Alberto Santos Dumont 21/08/2011 15:08
Bem estranho Djokovic hoje hein?
Com o abandono, muita gente vai especular várias coisas, mas realmente ele já não vinha bem com o seu saque desde o jogo do Monfils…
Claramente um problema físico…e já era tempo de isso acontecer depois de tantos jogos…
Maus preságios para o USOPEN…
Não vai longe lá…
Vai ter pouco tempo para uma recuperação e chega com a confiança abalada…
Veremos então.
Alberto Santos Dumont 21/08/2011 16:06
Marcão,
Se eu avaliar o tenista por uma temporada, aí sim, vale o que você disse.
Djokovic foi avaliado pela circunstância da final, onde apresentou ou aparentou um problema físico que refletiu nos seus golpes, principalmente no saque.
E se for o ombro ele sai muito atrás.
Nenhum do resto do quarteto apresentou ou aparentou problemas físicos, a não ser os dedos do Nadal, que já devem neste momento estar curados…
O sérvio terá que alinhar muitas coisas para se fortalecer e aqui vai a minha torcida para ele.
Abraços
Lilian 21/08/2011 16:04
Me referia à pressão de bater records e ganhar tudo e não à pressão de um GS que é enorme.
Marcão 21/08/2011 15:57
“Os outros do quarteto chegam muito mais fortes que ele em Nova York.”
Permita-me discordar. Ninguém chega mais forte que Djokovic em Nova York. Nadal está com a confiança em frangalhos (receio até que uma chave mais dura possa lhe acarretar uma saída prematura). Federer tem falhado demais (e não apenas diante dos outros três). Murray jogou muito em Cincinnati, mas é Murray (nunca se sabe se ele vai querer brincar de Mr. Hyde ou Dr. Jekyll).
Para mim, Djokovic continua sendo o maior favarito para o US Open.
Abraços.
Cris_Djokovic 21/08/2011 15:46
Alberto Santos Dumont, eu acho que o djokovic estava esta semana esgitado fisicamente, tanto ;e que nao se matou na final e até se retirou, n creio que ele esteja com seria lesao no ombro, segundo ele, estava sacando com o toss pouco diferente justamente para n incomodar o ombro que estava dolorido, enfim, vamos ver em NY. E por falar em confiança, não vejo Federer e Nadal no ápice das mesmas , aliás, Murray vencer um m1000 antes de Ny com uma campanha espetacular ele faz desde 2008, logo, vamos esperar e ver o que sera em NY.
Alberto Santos Dumont 21/08/2011 15:39
Cris,
Desconsiderando o seu lado de torcedora, espero que você entenda que perder uma final por problemas físicos e uma possível lesão de ombro traz, com certeza, abalo na confiança para um torneio de GRAND SLAM, e isso se traduz nos golpes…
A análise é a do momento e não foi um desmerecimento ao seu ídolo.
Alberto Santos Dumont 21/08/2011 15:35
Lilian,
Se for confirmado um problema no ombro (que foi o que pareceu) ele terá muito pouco tempo para recuperar a confiança no saque, que foi atualmente, fora o seu aperfeiçoamento físico, um dos maiores ‘upgrades” no seu jogo…
E jogar sem pressão? Tão cedo isso vai acontecer, principalmente pelo que ele tem conquistado neste ano. O foco está sobre ele. Os outros do quarteto chegam muito mais fortes que ele em Nova York…
Léo,
Concordo totalmente.
O jogo para ele ter saído era o do Monfils…
Agora aguente a pressão.
Abraços em vcs
Cris_Djokovic 21/08/2011 15:33
confiança abalada por perder apenas o SEGUNDO JOGO NA TEMPORADA E NA FINAL???? DEPOIS DE ESTAR EM 10 FINAIS SEGUIDAS NO ANO? O QUE DIZER DE FEDERER E NADAL ENTAO? DO PROPIRO MURRAY QUE SÓ VENCEU ESTE M1000 DE PESO ATE AGORA? AFFE
Leo F 21/08/2011 15:21
Dumont,
também acho, penso até que era pra ele ter ficado lá trás com o Monfils, mas este abriu o bico primeiro!!
Corroborando com o que o Giuliano escreveu mais acima, se ele estava tão desgastado deveria ter ligado o piloto automático mesmo..
agora e ver se recupera em tão pouco tempo a forma….o saque e pontaria..
Pois está uma bagaceira de dar dó o homi!!
Lilian 21/08/2011 15:20
Não sei se com a confiança muito abalada mas acho que vai chegar no US um bagaço. Temo que suas precisões estejam certas, mas também estou de olho no que disse o Cleto. A pressão foi embora, pode jogar mais solto e, talvez ir até à final? quem sabe…..