Alma e ritmo | Paulo Cleto

Publicidade

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 Masters, Tênis Masculino | 00:28

Alma e ritmo

Compartilhe: Twitter

Primeiro dia em Londres e nenhuma surpresa. Federer ampliou a caderneta que tem o nome de David Ferrer escrito nela. No primeiro set – 6/1 – Ferrer esteve abaixo do padrão. No 2º set – 6/4 – o espanhol melhorou, chegou a dar trabalho, mas àquela altura já tinha alimentado a confiança do adversário. E Federer, desta vez, não mostrou sinais de querer ficar em quadra mais do que o necessário.

O confronto esperado entre Murray e Soderling ficou na promessa – 6/2 6/4. O escocês lidou bem com a pressão, soube manter o adversário sob controle e dominou o jogo do fundo da quadra, onde foi decidido. A quadra está lenta, o que se não necessariamente ajuda Murray, não ajudou o sueco, que gosta de apurar os adversários com suas patadas.

Em sua entrevista pós-jogo, Federer endossou meu pensamento sobre o evento ser realizado em Londres – algo que alguns críticos menores do blog tentaram transformar em exame do ENEM, tentando me dar um puxão de orelhas pelo fato do evento do ano passado não ter sido realizado na China, enquanto que o ponto do argumento era totalmente outro. Enfim, cada um contribui da maneira que é capaz.

Federer declarou que não pode imaginar melhor lugar para realizar o Masters, já que é jogado perante um público que aprecia e entende o tênis. Interessantes e sinceras palavras; duvido que o bastante para fazer o público torcer por ele, provavelmente o bastante para o público não torcer contra, no confronto de 3ª feira contra Murray.

Amanhã, a partir das 12h, Djokovic enfrenta Berdich. O sérvio lidera 3-1, mas amarga a derrota da semi em Wimbledon 2010. A participação do sérvio é ainda uma incógnita, já que o ponto alto de sua temporada acontece em duas semanas com a final da Copa Davis contra a França, que não tem nenhum tenista em Londres. Será que sua alma vai estar em Londres, o que é totalmente necessário para que o jogo do sérvio desabroche?

Mais tarde, a estréia de Nadal e Roddick, que se enfrentaram seis vezes e uma única vitória do americano, justamente esta temporada em Miami. A quadra está mais ao feitio do espanhol, mas este nunca começa um evento com seu melhor tênis, enquanto que o americano e seu serviço vão tentar não lhe dar ritmo. A ver.

Federer – olha na bola e no título.

Notas relacionadas:

  1. Danton Djokovic
  2. State of the art.
  3. Começa em Londres
Autor: paulocleto Tags: , , , ,

28 comentários | Comentar

  1. 28 Matteoni 22/11/2010 9:46

    1- E o Federer continua impecável na foto durante um golpe: sem fáceis de dor, sacrifício, rancor, esforço… nada… puro, simples e singelo como a Monalisa.
    .
    2- E o Ferrer não foi surpresa perder, e nem a forma. Surpresa foi o Soderling levar aquele chocolate do Murray. A forma “100% marretada” não funciona sempre e em todo lugar, e contra todo mundo. E nem acho que a causa é a possível lentidão do piso, já que o rapaz é bi-vice de RG, já que acredito que o saibro seja mais lento que o piso da Arena O2.
    .
    .
    3- Não estou entendendo a opção do nosso estimado Paulo Cleto em atacar sistematicamete todos, ou pelo menos quase todos seus blogueiros, desde o post Quadra 1 do Mazzan.
    .
    Se não é diretamente logo no post, como no caso do Sofá, ou deste mesmo, é repetidamente nos comentários. E ao meu ver a insatisfação de nós blogueiros já começa a se generalizar.
    .
    É como se o Paulo Cleto agora adotasse o estilo Soderling de ser, dando porrada a torto e a direito, mas pelo jogo de ontem, esta fórmula mostra-se falha na maior parte do ano. Aonde está aquele toque, o slice, a categoria, a variação do jogo do blogueiro?
    .
    Talvez o Paulo Cleto já esteja de saco cheio de ler diturnamente nossas bobagens por aqui. Talvez. Mas talvez também nós tenhamos mais o que fazer do que levar bordoadas atrás de bordoadas aqui diuturnamente.
    .
    Talvez também nossa participação, aqui do sofá, não acrescente em nada no blog. Mas dá para se fazer um blog a nível nacional só com os “entendidos”? Acho que vai virar comunidade de orkut.
    .
    E não foi este mesmo blog, com todos nós, de sofá a enem, de A(driana) a Z(orro), que ganhou o prêmio de melhor blog de tênis no ano passado?
    .
    Que raios de seleção anti-natural é essa que o blogueiro quer fazer?
    .
    Abçs

    Responder
    • paulocleto 22/11/2010 23:28

      Entrei aqui como leitor – fico contente, em, mais uma vez, descobrir que a maioria entende o que quero e venho dizendo. Gracias Luciano, Martin H, Carlos Rodriguez, Victor, Flávio B, Matheus, Giulianno e um abraço carinhoso aos que estão em carência. Todos são bem vindos e apreciados, até porque os que não são eu mando para o limbo cibernético rapidinho. E não me venham com correções… abs

    • jhonny 22/11/2010 23:11

      Matteoni o problema de corrigir ou nao uma pessoa envolve duas situações, como vc vai corrigir a mesma, e como esta aceita as correções, erros ou supostos erros, acontecem, e basta uma palavra mal colocada para se instalar um ambiente ruim, e tambem é claro que o dono do blog tem dificuldade em aceitar criticas, e ao mesmo tempo adora criticar, porem causar tempestades por causa da falta de uma virgula, ou de um esquecimento de datas ninguem merece.

    • Giuliano 22/11/2010 21:47

      Matte,
      De boa, acho que está tudo como sempre esteve, desencana mano!

    • matheus 22/11/2010 17:53

      Estou com o Augusto.
      Matteoni, para de chorar, vai… [2]

    • Augusto 22/11/2010 17:26

      Matteoni,

      leio este blog a um bom tempo, acho os temas apresentados o nível das discussões e o conhecimento tenistico da grande maioria muito bons, mas não é raro notar um “desfile de vaidades” , tanto por parte do Sr. Cleto quanto de alguns blogueiros. Aí……, é queda de braço na certa.

    • Victor 22/11/2010 14:07

      Na minha opinião, para você não ser um tenista de sofá, você não precisa jogar todo dia ou viver o tênis de uma forma intensa ( como o Cleto). Você só precisa saber se colocar no lugar do profissional, que pratica o esporte em alto nível, antes de críticar alguém ou falar besteira.

      Então para não ser taxado de “tenista de sofá”, basta pensar de uma forma inteligente e sensata antes de escrever besteira…

    • Flávio B. 22/11/2010 12:08

      Voto com o Carlos Rodrigues.

    • Carlos Rodrigues 22/11/2010 11:06

      Eu sou muito mais leitor do que comentarista aqui do blog. Todo dia dou uma passadinha, nem que seja só para dar uma espiada. Mas fazia tempo que não via o clima tão tenso !

      Deixa disso pessoal. Do Sofá, da quadra, de brasilia, fusca ou 147 ! Vamos voltar a velha forma, com poesias do Glads, tiradas sensacionais do Matts, respostas com pitadas de sarcasmos do patrão, mas sem essa de stress.

      Vamos falar sobre o que interessa de verdade pessoal.

      Tomara que seja só uma fase.

    • Diogo 22/11/2010 10:54

      Matteoni, para de chorar, vai…

    • Martin H. 22/11/2010 10:40

      Matt:

      em relação ao “sofá”, parece-me que esta rusga é retroalimentada pelos próprios “sofazeiros”, em manifestação notável de “complexo de inferioriedade”.

      Se curassem isso, ninguém se sentiria ofendido, já que nunca vi negado aqui a um sofazeiro o direito de opinar. Apenas é atentado a eles o dever de entender algumas coisas que não conhecem.

      Há milhas de distância entre uma coisa e outra, e se a sensibilidade vencer o seu desejo reprimido de ser o que não são (ou não ser o que são), o convívio e a aproximação de opiniões seria bastante facilitada por aqui.

      Sofazeiros de todo mundo, pelo bem de todos e felicidade da nação bloguera, uni-vos e façam como eu (que estou em algum lugar no limbo sofá-comeptição): usem os ouvidos antes de usar a boca!

    • Matheus R. 22/11/2010 10:31

      Eu entendo o ponto que as pessoas esquecem do X da questão e ficam criticando os detalhes, mas acho que muitas vezes os comentaristas só estão querendo fazer uma pequena correção com o intuito de melhorar o post.

      Sobre essa questão do Matteoni, eu fiquei sem entender. Achei um bom comentário, mostrando que o Soderling por ser o campeão de Paris, pode estar desgastado fisicamente, e o Djokovic pode estar sem a cabeça no Masters, já que a final da Davis vem aí.

      PS.: Berdych, e não Berdich (só para não perder a piada =]).

    • Antonio Jose 22/11/2010 10:27

      Pois é Luciano… Acho até que vc tem razão em alguns pontos do seu comentário. O detalhe é que se o problema fosse este, bastava que o dono do blog fizesse as críticas de forma ponderada como vc as colocou… E não ficar criando paradígmas como “sofás” e coisas do gênero, bem como desdenhando esse ou aquele participante, como menor ou menos importante etc e tal… Onde foi exatamente isso que deflagrou os coments fora do X da questão que vc citou.

      Abç… E bons comentários a todos!

    • Luciano Silveira 22/11/2010 10:05

      Creio que as bordoadas são direcionadas às críticas sobre situações que fogem do tema principal discutido. E que, com isso, não acrescentam absolutamente nada à discussão.
      .
      Afinal, qual a diferença se o Masters na China foi em 08, e não em 09??? O ponto é: torneios que reúnem os melhores são melhores onde melhor entendem o esporte! (sim, o uso de vários ‘melhores’ foi proposital)
      .
      O deslize no H2H do Nadal x Roddick também entra nessa categoria. Claro que uma mera visita ao site da ATP estampa descaradamente o 5×3, mas o ‘ponto’ do comentário não foi desenvolvido em cima do H2H, mas sim às condições da quadra e ao desempenho do espanhol no início dos torneios….
      .
      Acho que por isso da insatisfação. Se vão comentar, que comentem sobre o X da questão, não sobre a falta de uma vírgula, a algum erro de digitação ou fato que não muda em nada o âmago do que o “Chefe” quis externar.

  2. 27 Rodrigo P. 22/11/2010 10:33

    Eu não sei se em virtude da velocidade(ou falta dela) da quadra ou se somente pelo nervosismo da estréia, mas os jogos que vimos foram absolutamente fracos. Salvo alguns poucos momentos de Murray, como uma ou outra passada na corrida, e alguns raríssimos momentos do Suiço, os jogos foram pra dormir.

    E olha que sou daqueles que assiste QUALQUER jogo e vê graça em alguma coisa.

    Tomara que seja pela estréia, com quadra lotada. Porque se for porque a quadra está tão lenta como todos estão dizendo, será uma Masters Cup daquelas fraquinhas, de quem erra menos…

    Ficar tentando manter a bola em jogo já deu pra cabeça… Torna-se um jogo de paciência… e eu não estou com muita não, pois foi assim o ano todo.

    No final do ano gostaria de ver os caras mostrando os dentes, indo pra cima, usando as últimas forças que ainda restam pra matar os pontos… como aconteceu em Paris.

    Corremos o perigo de vermos a Master Cup das “deixadinhas”… escrevam lá…

    Abraço

    Responder
    • Flávio B. 22/11/2010 12:17

      Sócio

      Sorry, mas panga quando faz coisa de gente grande tem que comemorar e divulgar, mesmo porque pode ter sido a única vez. Ontem joguei contra dois top ten lá do clube (o ranking lá tem cerca de 200 tenistas, eu estou no 58º, se eu não me engano).

      Perdi do oitavo por 6×4 e 6×3 (tudo bem, era amistoso, então sei lá o quanto do arsenal dele foi usado), mas como a bola do moço anda bastante, fica mais fácil para usar a própria força dela na hora de rebater. O negócio é que, pela primeira vez, tive 100% de aproveitamento nos drops (foram nove ou dez), sendo que 4 deles lá do fundão, no meio da troca de bolas.

      Portanto, devo declarar que jogo com deixadinhas é um dos jogos mais difíceis de se fazer e tem que ser muito bom para conseguir acertar tudo isso.

      Se os caras lá no ATP Finals não têm personalidade e ficam tentando me imitar, isso é problema deles! E quem não faz deixada não tira game de primeira classe … rsss

    • Rodrigo P. 22/11/2010 11:37

      Edu, também penso que deixadinhas não são pra qualquer um. Mas acho que o que falta no circuito hoje é a variação. Deixadinha é show, desde que seja uma variação. A troca de bolas la do fundo também é show, mas deve fazer parte da variação. Saque e voleio também é show, mas deve ser feito como variação.

      Quando não é possível ser feito como uma variação, que seja então em um confronto de estilos. Mas a quadra lenta não permite variação alguma. Nem do seu jogo, nem de estilos. Fica todo mundo la trás batendo de esquerda.

      Nada contra nenhum golpe ou estilo. Gosto de todos. O que acho chato é ver todo mundo fazer a mesma coisa. Deixadinha atras de deixadinha, dos dois lados, é massante. Ficar os dois torcando bolas de fundo, sem parar, é massante. Assim como ver dois caras que só sacam e voleiam torna-se massante igualmente.

      E a quadra muito lenta faz com que os dois jogadores fiquem la no fundo torcando backhands sem parar… como foi ontem com Ferrer e Federer. Murray ficou o jogo todo puxando o Soderling pra rede e passando na cruzada. Só fez isso e só fez na cruzada. E Ferrer e Federer ficaram vendo quem errava no lado do revés primeiro e o suiço só tinha de variação a opção de deixadinha. Assim como o Murray…

      Espere pra ver Ferrer e Soderling e verá o que falo. E o Murray e Federer será o jogo das deixadinhas… A não ser que o suiço coloque o dele na reta e vá pra cima… mas nessa quadra lenta, contra o Murray… é arriscado demais… então veremos trocas de fundo intermináveis e e e … uma deixadinha. Anote lá.

      Abs

    • Edu 22/11/2010 11:08

      Rodrigo P. , é bem interessante diferentes pontos de vista, pois para mim é o contrário, curto muito quando o jogo é repleto de deixadinhas, algumas de bate-pronto, outras mais afastadas da rede, em minha opinião evidenciam a habilidade do jogador….
      Abraços

  3. 26 gustavo 22/11/2010 10:38

    Essa história de que quadra lenta não é boa para o Soderlin é um baita lenda. Afinal, é justamente no saibro onde ele joga seu melhor tenis, na minha opinião. Talvez o problema não seja a quadra estar lenda ou rápida, mas sim o fato de a bola estar quicando baixo mesmo. Como ele gosta de bater de cima para baixo, as coisas complicaram pro lado dele.

    Responder
  4. 25 Victor 22/11/2010 13:43

    Essa quadra do Masters nivela muito o jogo, porque não faz diferença você dar na bola e ser agressivo ou ficar passando bolinha e esperando o erro do outro, já que a bola, mesmo sendo rápida, perde totalmente a velocidade ao quicar no chão.

    Olhem o jogo do Berdych contra o Djokovic. O tcheco tem muito mais bola e técnica nos golpes do que o sérvio, e mesmo assim não consegue levar vantagem, já que é impossível dar winers ou incomodar o adversário com bolas firmes, retas e fundas.

    Responder
  5. 24 Flávio B. 22/11/2010 14:23

    Se mantida a tendência dos 3 primeiros jogos, Nadal fecha 2×0 contra Roddick essa noite. Ou, se valer a lei da zebra, Roddick derrota Nadal por 2×1 essa noite. Afinal, até agora foi tudo muito certinho nessa primeira rodada, com vitórias esperadas e sem maiores dificuldades, aparentemente.

    E se a bolinha não estiver andando muito, como já comentaram alguns aqui, acho que se der zebra vai ser somente a partir da segunda rodada …

    Responder
    • Paulo Campos 22/11/2010 14:37

      Se a bolinha não estiver andando muito, já pode entregar o troféu pro Nadal.

  6. 23 Rodrigo P. 22/11/2010 14:40

    To no Firefox e não consigo responder aos comentários…

    Mas como disse meu amigo e sócio Flávio, rei supremo e sortudo das deixadinhasos… os jogos estão previsíveis. E tenho idéia fixa de que é pela velocidade da quadra. Quadra lenta não tem muito como surpreender ninguém.

    Sendo assim, é bem provavel que os 4 favoritos passem sem sustos. E, depois disso, ganhem os que jogam no contra ataque, ficando o favoritismo nesse caso pra Murray e Nadal.

    É uma pena.

    Como disseram em outro blog, VELOCIDADE=VARIAÇÃO=EMOÇÃO=DEMOCRACIA

    Ou achamos nós que o 1000 de Paris foi tão diferente, como sempre é, por causa única, exclusiva e coincidente de tenistas menos expressivos em boas semanas ao mesmo tempo? Para né…

    O bacana de quadras rápidas é que o favoritos ainda são favoritos, mas têm que trabalhar o dobro, se colocar a prova, jogar o seu melhor. Nessa lentidão aí, basta manter a amarelinha em jogo e deixar que o ranking atual, seu formato e seus critérios, cumpra seu papel.

    .

    Ontem era ridículo as bordoadas que o Soderling dava, com bons ângulos, profundas… bolas de winner certo… e mesmo assim estava lá o britânico, na bola, tranquilo, subindo e cruzando… Boring

    Abs

    Responder
    • Flávio B. 22/11/2010 15:26

      Sócio

      Você precisa reler o contrato da parceria … rsss. Essa do tab + enter a gente já contou por aqui faz tempo, foi o Felipe B. quem trouxe a informação e eu ajudei a divulgar.

      Outra que parece servir é clicar em “clique aqui para cancelar a resposta”. Depois, quando você vai pra caixinha de coments lá do fim da página, seu coment ainda está lá. Ao ser enviado, vai pra sequência de respostas onde você tentou comentar originalmente.

    • Rodrigo P. 22/11/2010 14:51

      Deu certo Luciano, valeu!!!

    • Rodrigo P. 22/11/2010 14:51

      Testando a dica do Luciano Silveira.

      Deixo claro que é uma pena não o fato do espanhol ou Murray vencerem, pois eu apostei no escocês inclusive. Acho uma pena as coisas serem tão previsíveis dessa forma…

    • Luciano Silveira 22/11/2010 14:48

      Rodrigo P.,
      .
      Tenho o mesmo problema no Chrome. Alguns amigos do blog me ’salvaram’.
      .
      Para responder, não use o mouse após clicar em ‘responder’ sob hipótese alguma!
      .
      Digite a mensagem, aperte a tecla ‘Tab”, e após “Enter” e você conseguirá responder os comments normalmente!
      .
      Abs

  7. 22 Mila 22/11/2010 14:43

    Matteoni: você acha mesmo que a tela da Monalisa seja pura, simples e singela? quanto ao Roger Federer, aquele que não transpira, bem…. Abçs.

    Responder
  8. 21 Flávio B. 22/11/2010 15:27

    Sócio

    Você precisa reler o contrato da parceria … rsss. Essa do tab + enter a gente já contou por aqui faz tempo, foi o Felipe B. quem trouxe a informação e eu ajudei a divulgar.

    Outra que parece servir é clicar em “clique aqui para cancelar a resposta”. Depois, quando você vai pra caixinha de coments lá do fim da página, seu coment ainda está lá. Ao ser envi@do, vai pra sequência de respostas onde você tentou comentar originalmente.

    Responder
    • Flávio B. 22/11/2010 15:28

      Mas tab + enter é o melhor …

  9. 20 joao 22/11/2010 15:52

    o roddick ganhou do nadal 3 vezes uma no US OPEN uma em DUBAI e esse ano em MIAMI so pra constar

    Responder
  10. 19 christiane 22/11/2010 17:12

    Gostaria de entender qd é que uma quadra que tem o mesmo piso de outra fica com bola lenta ou rápida? Alguém pode me ajudar?!

    Responder
    • christiane 22/11/2010 17:38

      Valeu AJ! Obrigada pelo esclarecimento.

    • Antonio Jose 22/11/2010 17:32

      Tentarei…

      O que diferencia a rapidez da quadra:
      1- Quanto + lisa + rápida…. Se + abrasiva + lenta
      2- Se o quique da bola for + baixo + rápida… Se for + alto + lenta.

      Existem até índices para se controlar a velocidade da quadra… E eles conseguem isso pela última camada de pintura aplicada à mesma.

      Espero ter ajudado… Outros terão mais à acrescentar.

      Abç

      AJ

  11. 18 Ferracini 22/11/2010 17:37

    Concordo com todos que disseram que deveria haver mais alternativas no circuito, e não essa mesmisse de quadras lentas. Estou 100% com o “Capitão Rodrigo P”

    Os jogos durante toda temporada ficaram previsíveis, para não dizer chatos. Quadras duras e até a “grama sagrada” com velocidade de terra batida. Olha que tem saibro até mais rápido…

    Saque e voleio morreu. Jogadores que frequentavam a rede desistiram. Agora ficam lá atrás(é subir e tomar passada!!!)

    Quanto às bolas vencedoras novamente o “Capitão Rodrigo” matou a pau no exemplo do jogo SoderlingX Murray.

    O cara vai pra bola e o outro devolve. Sai um foguete da raquete, bate na quadra e perde MUITA velocidade.

    Todos os tenistas do top 10 são da linha de base, até o Federer. Quem devolve mais ganha!! Não ganha quem acerta mais, vence quem erra menos.

    Adorei o masters de Paris e torci muito para o LLodra. Hoje estava vendo o jogo do Djoko e dormi no sofá. E hoje não vou perder uma reunião com amigos para ver o Nadal.Também não perderia para ver o Federer que é meu jogador favorito.

    Abaixo a monotonia!!! Depois falam do tênis feminino. Os jogos estão parecidos, fora o saque. Pelo menos com as moças vemos belas silhuetas e sorrisos encantadores.

    Responder
    • Giuliano 22/11/2010 22:45

      Ferracini,
      Vamos escalar o dente de leite contra o Fluminense?
      KKK!

    • Marcos Vieira 22/11/2010 20:00

      Era Nadal ???? Brincadeira …

      Desde que Sampras foi pelas últimas vezes ao número 1, em 2000, quando naquele ano Guga encerrou o ano como número 1, dali prá frente só tivemos à frente do ranking praticamente jogadores de fundo de quadra.

      Põe na conta aí o Ferrero, Moyá, Coria, Norman, Safin, Roddick, Hewitt, Federer, e só lá, pras bandas de 2004, é que começou a se ouvir falar em Nadal.

      Alguns destes aí tiveram/têm ótimo voleio, mas dizer que é estilo saque/voleio, não passa.

      O saudosismo é totalmente válido, nas atualmente é mais fácil ver algum veterano nos clubes aplicando o estilo do que na ATP, onde o cara vai se aprimorar no estilo que traz mais retorno, e esta preparação começa com o candidato a tenista ainda “usando fraldas”.

      Ou, para quem gosta mesmo de ver jogos de saque/voleio, a melhor saída é acompanhar o circuito das duplas.

    • Fábio S Schmitt 22/11/2010 19:26

      A “Era Nadal” quer dizer tênis de longas trocas e jogo baseado na regularidade, onde o Nadal é o ícone, por isso ‘Era Nadal”, ele não está errado, está “dançando conforme a música”.
      .
      Hoje, praticamente todos jogam no fundo de quadra, poucos jogadores tentam algo diferente, e lá no fundo Nadal é incrivelmente eficiente, jogo defensivo praticamente perfeito, “contrataca” como ninguém, e tbm tem bola de ataque, enfim, tem um belo arsenal para estar entre os melhores do seu tempo.

    • Rogerio Diniz 22/11/2010 18:14

      Fabio,
      Era Nadal, Federer, Djokovic, Murray, Del Potro, Llodra……..
      Dividem o mesmo espaço tempo.

      valeu,
      Camarada.

    • Fábio S Schmitt 22/11/2010 17:43

      Excelente comentário …
      .
      Esse é o tênis da “Era Nadal”, chato e cansativo …
      .
      O Llodra realmente joga muito bonito, voleia como poucos, e como é legal ver alguém voleando bem, saudade dos anos 90, com Sampras e Rafter dando show em quadra.

  12. 17 Marcos Vieira 22/11/2010 19:29

    Já que está virando moda os “ex” anunciarem o retorno ao circuito, este aqui têm mais um motivo para se apressar:

    http://esporte.uol.com.br/tenis/ultimas-noticias/2010/11/22/sem-pagar-por-imovel-philippoussis-recebe-ordem-de-despejo-na-australia.jhtm

    E para a turma do “circuito está monótono”, são dois ingredientes a mais, um que é a curiosidade se ele, ex-TOP-10, vai aguentar o rojão, e a outra é se vai voltar arrasando no estilo saque/voleio.

    Daqui do meu sofá, acho que nem um, nem outro !!!!

    Responder
  13. 16 Marcos Vieira 22/11/2010 19:35

    Se ela acredita que pode, eu estou é torcendo e concordando.

    http://revistatenis.uol.com.br/Edicoes/0/Artigo192113-1.asp

    Chega também de bate-estaca na WTA com cara de sargento …

    Como dizem por aí, nem precisa jogar tanto. Esta faz parte de um seleto grupo que chama mais atenção pela plástica , atributos e beleza física do que a técnica.

    Responder
  14. 15 João Cachoeira 22/11/2010 20:45

    E o Nadal ia perdendo pro Roddick quando resolveu cozinhar o galo até a virada. Só balão……… eta joguim ruim meu deus!!

    Responder
    • Walter Carlos Weingaertner 22/11/2010 22:00

      não me diga que tu ficou vendo ate o final..

      na boa, torcer contra o nadal, da cabelos brancos

      Lembro de um que comentou uma vez que torcia contra a graf na decada de 90, coitado

  15. 14 Iza 22/11/2010 20:52

    Vamos RAFA!

    Responder
  16. 13 Giuliano 22/11/2010 21:38

    O Federer mandou bem, além de estar certo, tentou neutralizar uma possível torcida contra, que penso eu, não haveria de qualquer jeito. Parece que ele está mesmo querendo ganhar mais um Masters e que tal em cima do número um?

    Já o Djokovic, penso eu, vai jogar com alma o Masters e a Davis, pelo menos demonstrou vibração depois de bater no Berdich, no mais, mesmo que eu tenha tido lá as minhas ressalvas com o sérvio quando ele “apareceu”, pois eu o achava um fanfarrão somente, mas ele sempre joga com alma de campeão.

    Nadal fez o de sempre, foi buscar na marra!
    O Roddick pode-se dizer, que teve o jogo na mão, quando quebrou o Nadal no terceiro game do segundo set, mas aí deve ter sentido aquela sensação de ter um milhão de borboletas no estômago, já vislumbrando uma possível vitória, jogou muito mal o game no seu serviço…
    Um sacador como ele não pode dar este tipo de vacilo, ainda mais para o Nadal, que não morre nunca!

    O Murray joga pela sua auto-afirmação acima de tudo…

    Tá maneirasso essa Masters Cup!

    Responder
    • Marcos Vieira 22/11/2010 23:31

      O Roddick é um sujeito do qual poucos podem falar alguma coisa de ruim dele, mas como tenista, apesar de ter ficado anos a fio aí entre os TOP10, e de todo o sucesso alcançado, sempre achei que podia ter ido mais além até em função da promessa quando estourou em 2001, com somente 19 anos.

      Acho que ele perdeu muitos cavalos que passaram selados, e o vídeo abaixo mostra esta idéia de “oportunidades perdidas”:

      http://www.youtube.com/watch?v=h0Oqa9XgyZY&feature=related

      E hoje foi outra …

    • Marcos Pereira 22/11/2010 22:45

      Mazzan,

      Concordo com o que você disse. Más acho dificil qualquer um dos jogadores que normalmente ganham seus jogos jogando agressivamente, como Soderling, Berdych e o Federer, superar aos que ganham defendendo-se melhor e contra-atacando, vide Murray, Nadal e Djokovic.
      Com esta quadra lenta, está difícil ganhar o ponto com winner, saque e voleio é suicídio e para volear se a bola de aproximação não for excelente, é passada na certa.
      Assim como bem disse Pezão, estas características favorecem a quem devolve maior número de bolas em quadra, deixando o risco todo para o adversário.

  17. 12 Walter Carlos Weingaertner 22/11/2010 21:50

    acredito que a maior culpada pela velocidade do jogo é a bola, e não a quadra como andam afirmando.

    é só ver wimbledon, oque mudou de 1996 para 2010 nas finais, onde a quadra é absolutamente igual (aquele campinho de varzea)

    acredito que tenham mudado o composto da borracha, não alterando muito o peso da bola, mas sim a elasticidade da mesma

    Responder
    • Walter Carlos Weingaertner 22/11/2010 22:33

      mas na final é a mesma altura zero, concordas?

    • Rafael Pimenta 22/11/2010 22:32

      Walter,
      .
      Se não me engano a grama de Wimbledon sofreu mudanças ao longo dos anos para ficar mais lenta, acho que a altura inclusive passou de 8mm para 10mm.

  18. 11 Eduardo J 22/11/2010 22:32

    Olá, pessoal. Todo mundo estreou na MC, com vitória plena do “quarteto fantástico”. Todas as vitórias de paulada. Menos a do Nadal contra o bom Roddick, que, treinado por Stefanki, parecia o menos conformado de estar fora do grupo. (PS: sei que o sueco é o nº 4 hoje, mas apanhou que nem vaca na horta do Murray).

    Nadal parecia o cara do vai mas não vai. Teve BP logo no 1º game do jogo para a seguir não jogar nada no saque e entregar o game. Até tentou, até teve mais BP, mas nada disso, Roddick 1×0. Daí em diante nada vi, pois fui para a academia.

    Li os comentários do pessoal com saudade dos jogos saque-rede, mas a realidade deste século não parece muito a fim disso. As devoluções melhoraram demais. Sacar pedrada, se resolvesse, o Karlovic estaria aí e o Nadal, no future Campo Grande.

    Responder
    • Marcos Vieira 22/11/2010 23:07

      falando no grandão, cadê o bicho ???

      Outro que vai ainda mandando bem é o Mirnyi, já fora das simples mas cheio de canecos nas duplas e em busca de outro. O cara era um baita, e quando corria para a rede ficava maior ainda. Hoje, com estes Berdych, Isner e Karlovics da vida, não seria nem tão grande.

      Era do seleto grupo dos que sacavam a mais de 140mph, mas nem com todo este potencial era capaz de acabar com o dia de um bom cozinhador, mesmo na grama de Queens:

      http://www.youtube.com/watch?v=sPnwi8jwzwE

  19. 10 Giuliano 22/11/2010 22:47

    O show do Paul tá bombando aqui do lado, sonzeira!

    Responder
  20. 9 Jhonny 22/11/2010 22:55

    Matt estive sumido desde sexta feira em uma rave num sitio e li a tal “gravata” realmente aquela gravata eu vi, so que nao peguei no dia o espirito da coisa.

    Responder
  21. paulocleto 22/11/2010 23:15

    Antonio Jose – não é a ultima camada que determina e sim a quantidade de areia a ela adicionada. Isso, e muito mais, já foi descrito por aqui.

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios