Bônus e Ônus
É algo difícil de dizer o porque, no entanto é algo que marcou a carreira do gaúcho Marcos Daniel. Marcos encontrou seu nicho nos torneios Challengers, onde teve um sucesso enorme, ao mesmo tempo em que teve dificuldades em reproduzi-lo nos torneios ATP.
Pode se conjeturar de mais de uma forma, especialmente negativa, o que é a mais fácil e rasteira, geralmente feita por pessoas que tem dificuldades até em colocar um saque em quadra, quanto mais em ganhar um jogo de 4a classe.
O fato é que Marcos não pode ser considerado um mero tenista de Challengers, porque ele não foi só um participante nesses eventos – foi um vencedor. O estranho é a proporção de títulos que aí conquistou – foram 12 – com o número de vitórias que conseguiu quando jogou uma classe acima. Sei de poucos casos iguais.
Posso lembrar de Julio Góes, um tenista de Baurú que nos anos oitenta ganhou uns 5 Challengers e alguns futures no Brasil; mas ele sequer tentou entrar no circuito dos torneios maiores; na verdade evitava sair do país. Quando foi não conseguia pedir um almoço nem marcar uma quadra e por isso voltava correndo. Sobreviveu graças ao número de torneios realizados no Brasil, na época o país que mais realizava eventos (boa época!).
Já Marcos realizou uma carreira internacional, com seus bônus e ônus, jogando, tentando, construindo e vencendo. Ganhou um bom dinheiro e quando se aposentar vai poder olhar para trás com orgulho. Esta semana venceu o Torneio de S. Catarina, colocou mais R$9 mil na conta, fora qualquer carinho extra, e volta a estar entre os 100 melhores do mundo. E os invejosos que se mordam.
Notas relacionadas:
90 comentários | Comentar
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

90 Léo 19/04/2010 20:49
Só pra relembrar mais um pouco de MC, o Ponto onde onde o Verdasco agradece a todos os santos espanhois que o Nadal finalmente não devolveu uma…
http://www.youtube.com/watch?v=CL2dhSKhDVw&feature=related
Italo Campo Grande 19/04/2010 22:09
um grande bobo, um perfeito entreguista
Flávio B. 19/04/2010 21:45
Léo
Quando eu estava assistindo ao jogo, achei que ele comemorou não foi o fato do Nadal não devolver, mas sim o dele finalmente acertar a jogada para matar o ponto.
Em todas as outras chances que teve, além das excepcionais jogadas do Nadal, ele vacilou legal na hora de matar o ponto, sempre errando alguma coisa.
89 Marcos 19/04/2010 21:38
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Que alívio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pensei que tinha perdido um amigo para as cataratas de Iguaçu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como é duro perder algo… dá uma vontade de chorar………..
BUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁBUÁ
Que saudades desde cara do outro lado da rede!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sempre chega lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=vobRzJCWrMs
Nadal Eterno
Ele Voltou
Just Watch
88 Rodrigo P. 19/04/2010 21:49
Acabei de chegar do Graciosa. Assisti um jogo interessante do Zampieri e de outro brasileiro, Takamoto… Tamakoto… something like that. Zampieri zampiou o takamoto da quadra…
Depois assisti um belo jogo do Ricardo Mello, contra um argentino de uma bela esquerda… um tal Angund… dagund… sei la, deu branco…. to horrível de memória hoje…
O Giuliano ja tinha me alertado sobre o jogo do Mello, e, pra variar, ele estava coberto de razão. Eu só tinha o visto jogar pela TV… e mesmo assim gostava ja do jogo dele. Mas cara…. Ricardo Mello é monstro, joga muito, consistente, não erra nada não forçado, cabeça no lugar e muita potência. Devolução de saque achei um de seus fortes, pois o argentino sacava muito… mas MUITO. Passeio de 6×3 – 6×2. Foi mais dificil do que o placar aponta… e foi um jogão… bom programa pra encerrar a segunda-feira.
Vi o Feijão treinando e o que esse cara bate na bola é ridículo. Tinha que ser proibido isso, tinha que dar cadeia… é muito perigoso!!!
Boa noite!
Diego 20/04/2010 1:06
Amigos,
Por isso que eu disse uns posts atrás que não entendia o questionamento à potência dos golpes do Feijão. O menino pega forte na bola, notadamente no saque e no drive.
Quanto à falta de angulação, Marcos, assino embaixo. Quanto à eficácia em razão da movimentação, assino também.
A parada dele é complicada amanhã. Vale a torcida.
Sobre o Mello, não vejo muita potência nos seus golpes, mas uma grande regularidade e uma boa cabeça.
Concordo plenamente que para chegar mais longe na carreira lhe faltaram alguns centímetros de altura e um saque mais decisivo.
Torço muito por ambos.
Abraço
paulocleto 19/04/2010 23:33
Vá nos informando do q vc vê por aí.
Marcos Pereira 19/04/2010 22:34
Primo,
O Mello é muito boa praça.
Quanto ao Feijão, a acertividade daqueles tiros diminuem, à medida que necessita movimentação. Más como disse o Pimenta logo acima, movimentação e velocidade é algo um tanto mais plausível de evoluir em tenistas de sua idade.
Rodrigo P. 19/04/2010 22:30
Também acho Pimenta!
Rafael Pimenta 19/04/2010 22:18
Marcos,
Sobre o Feijão, acho que é mais fácil um garoto de 21 anos ganhar velocidade de pernas e aprimorar a defesa do que adquirir golpes pesados e decisivos, mas isso só o Cleto para confirmar…
Então acho que ainda podemos esperar coisas boas deste garoto!
Abs.
Rodrigo P. 19/04/2010 22:18
É por aí primo. Só vi o Feijão jogando pela TV… hoje só pude vê-lo ao vivo treinando. Então imagina o cara lá parado cruzando direita e metendo ela na paralela a cada 10 cruzadas… Jisuis amado… o barulho parecia de chicote.
Sobre o Mello, é bem isso mesmo. Sem contar que o cara é uma simpatia, garoto bem criado aquele! Até conversei um pouco com ele no fim do jogo… quando ele saiu da quadra… papo besta, daqueles de fã mesmo… somente o congratulei coisa e tal. Falou pra voltar amanhã. Então tá!
Rafael Pimenta 19/04/2010 22:15
Rodrigo,
Assisti Mello x Chela no challenger de Brasília no final do ano passado e, realmente, ele é fantástico… muito bom de assistir, erra muito pouco. Fico com a impressão de que com mais uns 10 cm de altura e um saque mais devastador, teria, certamente, chegado ao top 20!
Abs.
Marcos Pereira 19/04/2010 22:07
Primo,
Assisti o jogo entre o Mello e o Alves, no Harmonia. Challenger vencido pelo Bellucci sobre Lapent. O mello não tem nenhum golpe extraordinário, más todos são bons e consistentes. Além do ótimo equilíbrio emocional. Virou o jogo contra o Alves, que salvo engano jamais o venceu.
Quanto ao Feijão, seu drive e saque andam muito realmente, más falta angulação. Sua movimentação em quadra ainda é deficiente, comprometendo seu tempo de reação, principalmente quando necessita defender-se.
Boa noite!
87 Marcos Pereira 19/04/2010 21:57
Jogar e ganhar os Challengers, beneficiando-se da premiação, é o que dá o equilibrio financeiro para que Marcos Daniel continue seu trabalho. Coisa que muito tenista bom não consegue, ficando pelo meio do caminho. Acho que este é o ponto encontrado acertadamente por ele.
86 Rodrigo P. 19/04/2010 22:29
Giuliano
La pra cima, quando mencionei que o que você disse não tinha sido nem de longe aquilo, foi porque entendi que o que o Luciano falou foi algo do tipo: “pra vc falar é fácil Giuliano…” Imeditamente quis traduzir o que você disse… To me explicando porque ficou estranho la aquele dizquemediz….
Abs
Giuliano 20/04/2010 9:45
Hehehe…
Pois ficou engraçado mesmo Rodrigão.
Mas eu tinha te entendido sim!
Foi que eu tb tentei traduzir o que eu disse para o cara lá…
Marcos Pereira 19/04/2010 23:12
Mattão,
É! Muita linguiça cheia de ar!
Matteoni 19/04/2010 23:05
Está.
.
Ainda mais com tanta besteira…
Olavo Brito 19/04/2010 22:59
Flavio, vc q tem mais contato com ele sabe informar algo do Glads?
Marcos Pereira 19/04/2010 22:56
Flávio,
E menos “cult” também! Tá faltando coisas de Glads por aqui!
Flávio B. 19/04/2010 22:39
Sócio
De vez em quando, rola um nó no vácuo aqui no blog … rssss
85 maysa caruso 19/04/2010 23:34
Vamos lá meninos e meninas do blog…
Já que sou a ultima…. vou citar uma frase que meu sogro falava …
” Meglio un giorno da leone que cento giorni di pécora…”
“…melhor um dia de leão do que cem dias de ovelha…”
Adoro …. sempre me levanta e me faz procurar novos desafios….
Não importa no que você é leão…o importante é não viver uma vida inteira sendo ovelha….
bjos e boa noite…
Maysa
Giuliano 20/04/2010 10:39
Ops, esqueci de mencionar, quem disse esta frase foi Benito Mussolini, de quem meu pai não gosta nem um pouco…
Flávio B. 20/04/2010 10:03
Matts
Desse Leão você já sabe que tô na parceria, há tempos!
Por isso pensei que você tivesse falando de outro Leão … rsss
Giuliano 20/04/2010 10:01
Maysa,
Meu pai costuma citar esta frase também, mesmo ele odiando a pessoa que a proferiu…
Flavio,
Pensei que vc iria dizer que queria ser Gavião…
Matte,
Leão é maneiro.
Eu gosto de tubarão.
Matteoni 20/04/2010 8:28
Betão,
.
Falo do Leão, do Leão cara!
Flávio B. 20/04/2010 7:27
Cleto
Momento P & B
Existem muitos troféus a serem ganhos, mas alguns ficam somente para os fora de série!
Entretanto, nem sempre vai se conseguir ganhar mesmo os troféus menores, mas certas vitórias que conseguimos em qualquer área de nossas vidas valem tanto qualquer troféu.
Assim, não importa se os flashes só se interessam pelo topo da montanha, pois o horizonte é vasto o suficiente para cada degrau ter o seu valor. Esse degrau é o dia de leão de muita gente e creio que a citação da Maysa foi para o Marcos Daniel e todos que galgaram seus degraus de glória, por mais ínfima que essa glória possa parecer aos olhos alheios.
Agora, a Maysa tem que responder se era isso mesmo. Se for, pode mandar o bombom pro Cleto, pois eu já ficarei contente se tiver entendido a mensagem dela …
Flávio B. 20/04/2010 7:18
Maysa
Como diz aquela ótima propaganda, “não tem preço!”
Flávio B. 20/04/2010 7:13
Matts
Se fosse pra ser felino, eu sempre quis ser um tigre!
Mas meu sonho desde criança é poder voar, como uma águia ou falcão.
O único problema do falcão é aquele capuz dos infernos … rssss
Nesse caso, eu iria de águia. Deve ser por isso que eu sou Portela desde a primeira vez que vi a escola desfilar … e nunca mais mudei, por mais títulos que ela deixou de ganhar nos últimos tantos anos!
Matteoni 19/04/2010 23:53
Taí ó!
.
Sem nem saber disso eu sempre fui Leão!!!
.
E tu Betão!?
paulocleto 19/04/2010 23:36
Daria um bombom para saber exatamente ao que vc está se referindo.
84 maysa caruso 19/04/2010 23:35
GLADS!!!!
Volta pro blog…to sentindo sua falta!!!!!
83 Pedro Sá 20/04/2010 0:24
Fiquei muito feliz com a participação do Bellucci no torneio de Barcelona. Parabéns, Bellucci.
Qual o próximo torneio do saibro?…
82 jhonny 20/04/2010 1:05
Tem gente que se vc leu e releu os comentarios acima, precisa urgentemente entrar em um cursinho de interpretação de texto, pq vc esta pessimo nisto.
Vou desenhar pra vc passo a passo.
Apenas disse que discordava da Estelita que disse preferir ser Campeão da Seria B do que ser lanterna da serie A, e simplesmente fiz um comentario que não e o melhor exemplo, afinal quando vc ganha uma divisão de acesso vc pretende nunca mas voltar a ela, fora que nao tem como vc ser VOU DESENHAR BEM CLARO “Ser duas vezes campeão seguido de uma divisão de acesso”, e duvido que um torcedor que esta na serie A, porem nunca tem chance de ganhar o titulo, fique feliz em cair para serie b para poder ganhar.
O que não é o caso do tenis, ja que seu nivel de um ano para outro pode ser o mesmo ou pior, ou melhor.
Três exemplos claros disto:
Exemplo1: Ricardo Mello ganhou o Challenger de São Paulo em 2009, e passou o mesmo ano praticamente em challengers, ganhou o challenger de São Paulo 2010, e agora esta tentando ficar so nos atps sorte pra ele. mas é um exemplo claro que o nivel do tenis dele de 2008 a 2009 permaneceu o mesmo.
Exemplo 2: Marcelo Demolier foi campeão do challenger de Floripa de 2009, depois deste titulo seu ranking despencou, e ele nao conseguiu evoluir, e este ano foi elimanado na 1º fase, espero que recupere o bom tenis rapidamente, mas aposto que ele nao esta satisfeito com a campanha de 2010, logo um exemplo claro de que seu nivel do tenis dele piorou, se foi contusão escolhas erradas eu não sei.
Exemplo 3: Belluci foi campeão do Challenger de Riming na italia em 2009, não vai voltar a jogar este Challenger este ano, para ele challenger nao representa mas nada na sua evoluçao no tenis, e vai focar em ATps, Masters, Grand Slans, ou seja um exemplo claro que o nivel do tenis dele melhorou.
Desenhando mas claramente possivel:
Melo fica feliz por ter ganho o Bi em São Paulo, porem quer elevar o nivel.
Demolier alem de nao ter ganho o Bi em Florianopolis foi eliminado na 1º fase, entao tenta voltar ao nivel anterior, onde havia chances em ganhar Challenger.
Belluci um titulo de challenger a + neste momento nao representa mas nada para ele.
Agora voltando ao exemplo do futebol, o Vasco foi Campeão Brasileiro da Serie B 2009, vai esta disputando logicamente a Seria A em 2010, agora pergunte a algum jogador do clube ou aos torcedores se eles querem voltar para la em 2011? ou se preferem ficar na serie A
81 jhonny 20/04/2010 1:07
Apenas disse que discordava da Estelita que disse preferir ser Campeão da Seria B do que ser lanterna da serie A, e simplesmente fiz um comentario que não e o melhor exemplo, afinal quando vc ganha uma divisão de acesso vc pretende nunca mas voltar a ela, fora que nao tem como vc ser VOU DESENHAR BEM CLARO “Ser duas vezes campeão seguido de uma divisão de acesso”, e duvido que um torcedor que esta na serie A, porem nunca tem chance de ganhar o titulo, fique feliz em cair para serie b para poder ganhar.
O que não é o caso do tenis, ja que seu nivel de um ano para outro pode ser o mesmo ou pior, ou melhor.
Três exemplos claros disto:
Exemplo1: Ricardo Mello ganhou o Challenger de São Paulo em 2009, e passou o mesmo ano praticamente em challengers, ganhou o challenger de São Paulo 2010, e agora esta tentando ficar so nos atps sorte pra ele. mas é um exemplo claro que o nivel do tenis dele de 2008 a 2009 permaneceu o mesmo.
Exemplo 2: Marcelo Demolier foi campeão do challenger de Floripa de 2009, depois deste titulo seu ranking despencou, e ele nao conseguiu evoluir, e este ano foi elimanado na 1º fase, espero que recupere o bom tenis rapidamente, mas aposto que ele nao esta satisfeito com a campanha de 2010, logo um exemplo claro de que seu nivel do tenis dele piorou, se foi contusão escolhas erradas eu não sei.
Exemplo 3: Belluci foi campeão do Challenger de Riming na italia em 2009, não vai voltar a jogar este Challenger este ano, para ele challenger nao representa mas nada na sua evoluçao no tenis, e vai focar em ATps, Masters, Grand Slans, ou seja um exemplo claro que o nivel do tenis dele melhorou.
Desenhando mas claramente possivel:
Melo fica feliz por ter ganho o Bi em São Paulo, porem quer elevar o nivel.
Demolier alem de nao ter ganho o Bi em Florianopolis foi eliminado na 1º fase, entao tenta voltar ao nivel anterior, onde havia chances em ganhar Challenger.
Belluci um titulo de challenger a + neste momento nao representa mas nada para ele.
Agora voltando ao exemplo do futebol, o Vasco foi Campeão Brasileiro da Serie B 2009, vai esta disputando logicamente a Seria A em 2010, agora pergunte a algum jogador do clube ou aos torcedores se eles querem voltar para la em 2011? ou se preferem ficar na serie A
80 jhonny 20/04/2010 1:10
Espero que um dos 3 Comentarios passe pela moderaçao,
79 jhonny 20/04/2010 1:27
Socorro um simples comentario virou caso de discussão interminaveis, pessoas sem argumento apelam rapido em, para quem perguntou se sou insuportavel, no dia dia, depende de como sou tratato, se um individuo, ao ler um comentario de um blog, saia falando que esta espantado com a minha desinformação, ao tentar corrigir usa palavras ironicas, e mal educadas, eu nao posso deixar de responder, mas nao da mesma maneira, se corrigir alguem ja é ruim, pior e vc corrigir errado, e falando o que nao sabe, é pior ainda e a pessoa ler e reler um texto e ainda assim nao iconseguir nterpretar o que escrevi, mostra que nao sou eu o que precisa de Desenhar pra escrever.
78 Paulo Henrique 20/04/2010 7:35
E aí Flavão?
O último jogo então, ô!!! E se for com este panga aqui, o negócio fica titânico… rss.
Flávio B. 20/04/2010 7:38
Paulo Henrique
A partir de junho acho que a patinha já vai estar em forma e poderei voltar às quadras.
Vai preparando seus golpes titânicos que eu estou doidinho pra subir à rede …
Nóis vai fazer esse povo nem lembrar que existem Federer e Nadal …. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
77 césar cambuí 20/04/2010 8:45
Nadal explica a sua ausência em Barcelona, não declara retorno da contusão e diz que quem define seu calendário é o número de partidas jogadas, não os torneios.
Por enquanto, a hipótese de ele não jogar Madri permanece.
http://bit.ly/bKh5XB
Rodrigo P. 20/04/2010 10:23
Na tailandesa de fato não se gasta joelho, porém gasta-se uma grana… mas pra quem está fazendo gasta-se joelho, cotovelo… gasta-se o corpo todo…
O Nadal ficou em quadra em MC praticamente o mesmo tempo que ele ficou somente na final de Wimbledon de 2008. Total de todo o torneio foi de 6 hrs em quadra… Monstro!!!
Giuliano 20/04/2010 10:09
Nadal é uma figuraça!
Ele detona o Verdasco daquele jeito e depois pede “desculpa”…hehehe!
Flávio B. 20/04/2010 9:58
Cambs
Depende, se a tailandesa for no saibro, aí é que gastou menos mesmo … rsss
césar cambuí 20/04/2010 9:30
Eu diria que gastou menos joelho do que o que se gasta em uma massagem tailandesa.
Matteoni 20/04/2010 8:57
Viu, ta se poupando.
.
Porque Monte Carlo gastou menos os joelhos dele do que se tivesse ficado em casa treinando com o tio.
76 Diego 20/04/2010 10:02
Amigos,
Aproveitando o texto do Cleto sobre o destaque do nosso Marcos Daniel em torneios challenger, aponto este link do site menstennisforums, que costumo visitar e comentar, sobre os maiores vencedores de torneios deste tipo em todos os tempos.
http://www.menstennisforums.com/showthread.php?t=139400
Observo duas coisas: uma é que os brasileiros têm grande tradição nestes torneios; outra é que é comum tenistas terem muito sucesso em eventos deste porte e campanhas muito fracas em ATP.
Os jogadores top quase sempre estão lá embaixo na lista dos campeões de challenger porque usam este circuito apenas como um estágio de preparação para os torneios maiores.
Abraço a todos
Andre Becker 20/04/2010 11:50
MarKKKos, pode colocar nos seus recados:
CHALENGERS: NADAL 2 x 1 FEDERER
Andre Becker 20/04/2010 11:49
fui ver a lista, e lá com 8 titulos aparece o Tursunov…
…que fim que ele levou? contusão eterna, desistiu, despencou?
75 leonardo de castro 20/04/2010 10:59
Eu acho que aqui no Brasil, nós temos uma visão um pouco equivocada sobre vencedores e perdedores. Na minha humilde opinião, vencedor não é aquele que só chega em primeiro. Se analisarmos, por exemplo a quantidade de jogadores que existem no ranking na ATP ( + de 1200 eu acho) veremos que um cara como o MD que está entre os 10% melhores a tanto tempo não pode ser considerado nem ruim nem perdedor. “Ser vice não é ser perdedor, é ser o segundo melhor”
Italo Campo Grande 21/04/2010 1:23
uma visão chalenger…
paulocleto 20/04/2010 11:58
Uma visão adulta, abs
Olavo Brito 20/04/2010 11:41
Então o que falta aos brasileiros para transportar esse sucesso ao outro nível? Será que é medo de perder o bom para tentar ganhar o melhor? O triunfo pertence a quem se atreve, porque o importante no tênis é perder com classe e vencer com ousadia.
Giuliano 20/04/2010 11:40
Gostei do teu ponto de vista…
74 José Estelita 20/04/2010 12:21
Sobre os 5 anos que Nadal jogou e ganhou em Barcelona, e sobre sua dura decisão de não jogar este ano, o que ninguém está levando em consideração é o lado sentimental, emocional, passional, ou seja lá qual adjetivo possa se dar.
Como ele mesmo fala, lá é a casa dele, talvez fosse o título que ele almejava ganhar quando garoto.
Era como se tivesse um Master 500 em Santa Catarina e o Guga evitasse jogar para não se desgastar demais.
Se este Master fosse em qualquer lugar que não fosse Barcelona, seria muito mais fácil para ele não jogar.
O mesmo racicínio pode ser extrapolado para Madrid. Até 2008 Madrid era no fim do ano, e havia o Master 1000 de Hamburgo. Pois bem, Nadal só tem 1 título em Hamburgo, pois ele não jogava lá frequentemente. Federer tem 4 títulos lá. Em 2008, o próprio Nadal que foi vice e o próprio Federer que foi campeão só jogaram para tentar evitar que este histórico torneio fosse rebaixado de Master 1000, como de fato foi.
Mais uma vez era como se tivesse um Master 1000 no Brasil, e o Guga não jogasse para se poupar.
Ano passado Nadal criticou muito o torneio, enlouquecendo o Ion Tiriac, principalmente por Madrid ser jogado a 600m de altitude e depois RG praticamente ao nível do mar.
Mas teve que jogar, e aquela semi contra Djokovic, que terminou por acabar os seus joelhos, foi uma de suas maiores vitórias e superação. Tanto que na final, mesmo perdendo para Federer ele recebeu o troféu, e Federer a bandeja!
Imaginemo-nos no lugar dele, e levando-se em conta que ele ainda defende o país na Davis, como não é difícil para ele não jogar lá.
Abraços
73 Isoline 21/04/2010 17:08
adoreii
72 Culturis 21/04/2010 17:37
bom post
71 W Economy 21/04/2010 23:12
chalenger…