Possibilidade remota | Paulo Cleto

Publicidade

quinta-feira, 12 de novembro de 2009 Tênis Masculino | 12:48

Possibilidade remota

Compartilhe: Twitter

Por alguns comentários um pouquinho mais na linha ignorante/torcedor da batida rivalidade Federer/ Nadal que apareceram de ontem para hoje, dá para sentir que há algo no ar.

Não acredito que é o que vá acontecer, até pelo momento de ambos, mas a derrota precoce de Roger Federer abre a possibilidade matemática de Rafael Nadal brigar pelo título de melhor do ano, mudando todo um clima existente desde Roland Garros. Ah, o ar de Paris, c’est la diference!

Depois dos resultados de ontem, a diferença entre ambos caiu para 1215 pontos e pode descer a 305 se o espanhol vencer Paris, uma possibilidade remota pelo o que Nadal vem apresentando. Mas, eu já disse, nunca apostaria contra o espanhol. Como ainda falta o Masters, torneio generoso em pontos…

fed ver Federer – nem quero ver essas contas!!

Notas relacionadas:

  1. A final
  2. A melhor pitada
  3. A final masculina
Autor: paulocleto Tags: ,

40 comentários | Comentar

  1. 40 José Estelita 12/11/2009 13:34

    Paulo Cleto,

    Admiro sua coragem!

    E também seu bom humor!

    Acho que deves estar rindo à toa agora, imaginando os comentários que vão vir depois da isca lançada….

    Abraços

    Responder
  2. 39 Gabriel Barbosa 12/11/2009 13:51

    Cleto,

    Seria o piso um dos motivos para o Federer e o Nadal não jogarem bem no ATP de Paris ?

    Abços

    Responder
    • paulocleto 12/11/2009 20:06

      Para o Nadal sim, para o Federer não!

  3. 38 Martin H. 12/11/2009 14:05

    No post anterior, fiz um comentário sobre as estatísticas do Federer em sets decisivos (sets de desempate).
    Como ficou muito tempo na moderação, e como o Matteoni ficou de postar estas estatísticas do Nadal, para comparação, postarei de novo aqui, com alguns acréscimos.
    Lá vai:
    .
    O retrospecto do Federer, no ano, é de 59 vitórias e 10 derrotas, sendo que apenas 1 delas (Wawrinka, Monte-Carlo) foi em sets diretos.
    É interessante que, dos 69 jogos disputados, apenas 17 deles (24,63%) foram para o set de desempate.
    .
    Em se tratando de sets decisivos, tem-se:
    .
    - EM MELHOR DE 3 SETS:
    Foram 11 jogos disputados com set de desempate, com 4 vitórias* e 7 derrotas**.
    Aproveitamento de 36,36%.
    .
    - EM MELHOR DE 5 SETS:
    Foram 6 jogos disputados com set de desempate, com 4 vitórias*** e 2 derrotas****.
    Aproveitamento de 66,66%.
    .
    - GERAL:
    Foram 17 jogos disputados com set de desempate, com 8 vitórias e 9 derrotas.
    Aproveitamento de 47,05%.
    .
    CONCLUSÕES:
    1. O Federer ganhou a grande maioria dos seus jogos (melhor de 3 sets) em sets diretos.
    2. Foi raro o Federer perder jogos em sets diretos, acontecendo isto apenas uma vez no ano (1,44%).
    3. Jogou poucos “sets decisivos” no ano, perdendo a maioria desses jogos.
    4. O aproveitamento do Federer em sets decisivos nos jogos de melhor de 3 sets (36%) é muito aquém do que se pode esperar do melhor jogador do mundo.
    5. O aproveitamento do Federer em sets decisivos nos jogos de melhor de 5 sets (66,66%) é bastante melhor, mas não chega a ser impressionante.
    6. O aproveitamento do federer em sets decisivos contra Top 5 é vergonhoso. Nas 8 vezes que jogou sets decisivos contra os tenistas Top 5 (Nadal, Djoko, Murray, Delpo) no ano, o Federer perdeu 7 (aproveitamento de 12,5%), só tendo ganho do Del Potro em RG.
    .
    MORAL DA HISTÓRIA:
    Quanto mais tempo demorar o jogo, menor a probabilidade de o Federer ganhar ele , principalmente se se tratar de melhor de 3 sets.
    .
    * Ganhou de Gonzalez (IW), Roddick (Miami), Roddick (Madrid) e Ferrer (Cincinnatti).
    ** Perdeu para Murray (Doha), Murray (IW), Djokovic (Miami), Djokovic (Roma), Tsonga (Montreal), Djokovic (Basel) e Benneteau (Paris).
    *** Ganhou de Berdych (AO), Haas (RG), Del Potro (RG) e Roddick (Wimbledon).
    **** Perdeu para Nadal (AO) e Del Potro (USO).

    Responder
  4. 37 Martin H. 12/11/2009 14:07

    Matteoni,
    o IG não gosta de estatíticas. Postei aqui de novo e adivinha o que aconteceu?
    Mas tá lá no post anterior…

    Responder
    • André Becker 13/11/2009 9:39

      Acho que o Federer, o Isner, o Karlovic, se livram de breaks com muitos aces, não aparece tanto.
      O federer ainda tem aquele forehand pra garantir o ponto, asssim como Gonzo. Djoker e Simon tem a regularidade dos dois lados, quem melhor mistura as virtudes todas pra variar é o suiço.
      Martin H, obviamente é impossivel, mas seria interessante avaliar as estatisticas em sets decisivos ano a ano, o federer foi dominante em sets e pontos decisivos mais do que neste dois anos creio eu.

      abs

    • Matteoni 12/11/2009 19:24

      É queele não sai do buraco, mas sim de CRATERAS!!! Lunares!!!

    • Flávio B. 12/11/2009 17:11

      Martin H.

      É que as saídas de buraco dele sempre chamam muito a atenção, por isso fica aquela impressão que o cara faz isso toda hora.

    • Martin H. 12/11/2009 17:05

      Surpreende o Nadal estar em 11º.
      Para mim, ele era o melhor neste quesito.

    • Matteoni 12/11/2009 15:07

      Olha que estatística interessante e supreendente: breaks points saved, sendo o primeiro número a porcentagem de breaks salvos e o segundo o número de jogos:
      .

      1 Federer, Roger 70 66
      2 Gonzalez, Fernando 70 53
      3 Isner, John 69 44
      4 Karlovic, Ivo 69 42
      5 Djokovic, Novak 67 87
      6 Simon, Gilles 67 70
      7 Tsonga, Jo-Wilfried 67 66
      8 Wawrinka, Stanislas 67 48
      9 Murray, Andy 66 70
      9 Verdasco, Fernando 66 70
      11 Nadal, Rafael 66 69
      12 Kohlschreiber, Philipp 66 62
      13 Ljubicic, Ivan 66 54
      14 Haas, Tommy 66 47
      15 Beck, Andreas 66 42
      16 Cilic, Marin 64 62
      17 Roddick, Andy 64 61
      17 Soderling, Robin 64 61
      19 Del Potro, Juan Martin 64 60
      20 Troicki, Viktor 64 57
      21 Monfils, Gael 64 55
      22 Gicquel, Marc 64 46
      23 Davydenko, Nikolay 63 67
      24 Stepanek, Radek 63 59
      25 Serra, Florent 63 53
      .
      Surpreende ou não!?

    • Matteoni 12/11/2009 15:02

      Isso não se faz, já está virando perseguição!

  5. 36 claudia 12/11/2009 14:22

    Não sei o que na verdade acontece em Paris, mas eles não conseguem se sair bem, acho que quando chegam nesse torneio já estão cansados e sem saco, mas também percebe-se que quando Federer diz estar cansado e dá um tempo, volta sem ritmo e faz essas lambanças, vide Basileia e agora Paris, me pergunto se isso não vai mexer com a confiança do suiço?? Vamos esperar, mas este Master acho que se Murray não levar, vai para uma zebra o que seria ótimo.
    Abraços Paulo e não demore a escrever.

    Responder
    • André Barcellos 12/11/2009 14:22

      O Federer não se dá bem em Paris por um enigma da natureza. O Piso é certo pra ele.
      Quanto ao Nadal, obviamente está em território estranho.
      Acho que hoje ele pode ainda passar pelo Robredo, mas dificilmente passará pelo Tsonga, em casa, e no piso rápido.
      O jogo agressivo do francês não é fácil de encarar indoor, ainda mais com Nadal ainda entrando em ritmo.

  6. 35 Rodrigo P. 12/11/2009 14:29

    Eu não credito que alguma coisa vá mudar no ranking esse ano… mas acredito que a temporada próxima vai ser sensacional, pois todos vão começar o ano muito próximose com gente vindo la de trás com uma fome de bola de dar medo… 2010 é o ano!

    Responder
    • Flávio B. 12/11/2009 17:13

      Rodrigo e Cambuí

      Como diria um colega nosso que hora ou outra vem aqui, “eu disse num coment de um post passado que 2010 ia ser o cão!” … rssss

      Brincadeiras à parte, depois da queda de Nadal no meio do ano e das filhas do Federer, que parece ter descoberto algo mais interessante do que trocar raquetadas na bolinha, além da subida dos bulldoguinhos, realmente o ano que vem promete muito. Só falta que cumpra a promessa …

    • césar cambuí 12/11/2009 16:00

      Concordo até com as reticências.

  7. 34 Marcos 12/11/2009 14:35

    Foi o Cleto que falou:

    “a derrota precoce de Roger Federer abre a possibilidade matemática de Rafael Nadal brigar pelo título de melhor do ano, …e eu já disse, nunca apostaria contra o espanhol.”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    H2H Nadal 13 x 7 Federer (freguês, freguês, freguês de carteirinha!!!!!!!!!!!)

    Eu avisei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ele está voltando

    Nadal Eterno

    Just Wait

    Responder
    • Fábio S Schmitt 13/11/2009 11:58

      Marcos KKK H2H,
      .
      Ele está voltando !!?? … a perder com mais frequencia.
      .
      KKKKKKKKK

    • Sergio Lins 13/11/2009 0:00

      Ele está voltando… a perder pro Tsonga…

    • Flávio B. 12/11/2009 17:21

      Nadal é terno? Ternurinha espanhola? Bom, ele parece que tem cara de ser um bom menino.

  8. 33 Henrique Marcelo 12/11/2009 14:37

    A briga pela Masters está mais aberta que aquela pelo número 1, então diria que Verdasco não merece uma vaga em Londres. Desde o brilho na Austrália, só tem batido tenistas de ranking bem mais baixo e sua fase atual é bem ruim. Enquanto isso, Soderling bateu o forte Davydenko pela terceira vez desde Roland Garros e precisa de mais duas vitórias para ir a Londres. O problema é que ele perdeu todos os quatro jogos contra Djokovic, que vai apostar nos slices e nas deixadas amanhã. Mas é possível, Soderling!

    Responder
  9. 32 Matteoni 12/11/2009 15:01

    Enquanto isso…
    .
    O cozinheiro enfrenta o galã: Murray x Stepanek.
    .
    Ah, o ar de Paris, c’est la diference!
    .
    Abçs

    Responder
    • Matteoni 12/11/2009 16:05

      Parece que o Stepanek já pediu o Petit Gateau!!!

    • Matteoni 12/11/2009 15:52

      6 x 1 pro cozinheiro em um, 6 x 3 pro galã no outro
      .
      Quem comerá a sobremesa!!?

  10. 31 Matteoni 12/11/2009 16:03

    Sobre a rara possibilidade de Nadal terminar o ano como #1 do mundo, seria, esportivamente falando, uma coisa muito justa, visto ele só ter perdido este posto por ter se contundido e não poder disputar alguns torneios.
    .
    Não falo de RG, pois este ele jogou. Não falo de Queens, pois Federer também não jogou Halle. Falo, a bem da verdade, exclusivamente de Wimbledon, onde ele perdeu 2 mil pontos pos não poder disputar o torneio de defender seu título.
    .
    São estes 2mil pontos que estão fazendo a diferença, se não ele já seria novamente o #1 do mundo.
    .
    E, como falei antes, não entendi porque ele não jogou o ATP 500 de Valência, para ganhar pontos e ritmo.
    .
    Abçs
    .
    P.S.: Um detalhe que parece ter passado despercebido a maioria, mas achei extremamente deselegante o Federer pedir (só por pedir mesmo) aquele desafio no ace final do Benneteau. Ao caminhar para cumprimentá-lo na rede, o Federer viu a marca, até passou o pé em cima como se fosse no saibro, tirou a fita do cabelo, e mesmo assim pediu e esperou o desafio, dando uma gelada no clima bennetoniano. Ele tem que entender que às vezes, excepcionalmente, ele perde.

    Responder
    • Felipe Cavalcanti 12/11/2009 23:12

      Se fosse o outro a pedir o desafio, meu caro Matteoni, as viúvas do suíço estariam até agora acusando o francês de mau perdedor, falta de espírito esportivo etc. Para sorte de Benneteau, o suíço é o maior desperdiçador de “challenges” que conheço, sério (será que não tem estatística disso não?)

  11. 30 Matteoni 12/11/2009 16:04

    Sobre a rara possibilidade de Nadal terminar o ano como #1 do mundo, seria, esportivamente falando, uma coisa muito justa, visto ele só ter perdido este posto por ter se contundido e não poder disp*tar alguns torneios.
    .
    Não falo de RG, pois este ele jogou. Não falo de Queens, pois Federer também não jogou Halle. Falo, a bem da verdade, exclusivamente de Wimbledon, onde ele perdeu 2 mil pontos pos não poder disp*tar o torneio e defender seu título.
    .
    São estes 2mil pontos que estão fazendo a diferença, se não ele já seria novamente o #1 do mundo.
    .
    E, como falei antes, não entendi porque ele não jogou o ATP 500 de Valência, para ganhar pontos e ritmo.
    .
    Abçs
    .
    P.S.: Um detalhe que parece ter passado despercebido a maioria, mas achei extremamente deselegante o Federer pedir (só por pedir mesmo) aquele desafio no ace final do Benneteau. Ao caminhar para cumprimentá-lo na rede, o Federer viu a marca, até passou o pé em cima como se fosse no saibro, tirou a fita do cabelo, e mesmo assim pediu e esperou o desafio, dando uma gelada no clima bennetoniano. Ele tem que entender que às vezes, excepcionalmente, ele perde.

    Responder
    • André Becker 13/11/2009 9:43

      Rafaela, que eu me lembre foi quando o Guga ganhou Lisboa sobre o AgassiAplasusos e o Samprazzzz, -(é curioso que os dois lançaram livros quase juntos, e até no livro o do Sampras foi ZZZZ, e o do Agassi foi um turbilhão)- assumindo o n1 no ultimo ranking do ano encima do Safin!
      Agora, num jogo entre os dois postulantes, não faço idéia.

    • Rafaela 13/11/2009 0:54

      Oi Matteoni. Vou discordar um pouquinho neste ponto. Na briga pelo 1, entre Federer e Nadal (já que as chances do Djoko, que defende TMC, são nulas): da mesma forma que os 2 mil pontos que estavam disponíveis em WB fazem falta agora para o Nadal, os 1.500 de Japão + Xangai podem vir a fazer falta ao Federer. Se ele tivesse jogado, podia ter marcado bons pontos e agora poderia estar tranquilo, com número 1 garantido e podendo até não jogar em Londres. Ou não… poderia estar na mesma situação. Não sabemos o que teria acontecido.

      Um não jogou por lesão, o outro pq. não quis. Mas assim é o tênis. Talvez, se o Nadal tivesse jogado WB, marcado bons pontos e ameaçasse o Federer no ranking, o suíço teria ido para a Ásia.

      Mas como o tênis não vive de SE, o que temos agora é o Nadal com chances reais, sejam elas remotas ou não, de brigar pelo número 1 na TMC. E, apesar de estar ganhando apertado, vejo sim Nadal com chances de ganhar em Paris. O Djoko me parece o favorito, mas vale lembrar que vem de título em Basel, e encara a pedreira do Soderling. De resto, Murray se foi, Del Potro não está tão bem, Davydenko já era. o Tsonga, que seria uma real ameaça ao Nadal nesse tipo de quadra, não está tudo isso. Não podemos nos esquecer que, por lesão, ele quase fica fora de Paris. O banho no Simon não foi nada demais. Além do francês número 2 não estar nessa forma toda, ele esteve nitidamente lesionado. Tudo analisado, acredito em boas chances para o Nadal.

      E se o Nadal terminar o ano como número 1, terá sido sim muito, mas muito merecido mesmo. Pq. para isso ele terá de vencer ou ao menos fazer final em Paris e fazer ao menos semi em Londres – a não ser que o Federer saia derrotado nos três jogos do RR.

      Particularmente, eu torço para um fim de ano ideal. Que Nadal vença Paris e a final de Londres seja entre ele e Federer, que estarão então separados por apenas 195 pontos, já descontando os do Federer da TMC 2008. Aí, quem ganhar leva o número 1. Alguém se lembra de quando isso aconteceu pela última vez? O número 1 definido numa final do último torneio do ano? Seria sensacional! Chave de ouro para um ano fantástico.

      Abraços a todos

    • Jose Antonio 12/11/2009 21:12

      Matt,

      Você conhece as regras do desafio eletrônico? Eu não conheço, e nem consegui encontrar em lugar nenhum. É legal cancelar o desafio uma vez que ele tenha sido pedido? Eu não sei (alguém sabe??). Eu já vi tenistas cancelando, mas também já vi juízes se recusando a cancelar depois do cara ter pedido. Seja como for, o suíço, pelo que já percebi, odeia o hawk eye (no youtube tem videos ótimos dele tomando ferro do danado). Mas já que existe, ele parece usar dentro das regras (pede sempre imediatamente, e nunca o vi cancelando após ter pedido, por isso não sei se é permitido).

      Quanto ao lance de “passar o pé”, isso não vale nada na quadra dura. Para mim, isso foi mais um sinal de elegância do que deselegância. Do tipo “Olha amigo, eu achei que tinha sido fora, mas olhando bem, foi na linha. Agora já chamei o desafio, mas fique tranquilo que essa você levou”.

      Incrível como certas atitudes podem dar margem a interpretações tão diversas. Só não é legal se forem tendenciosas (o que não é o seu caso).

    • Giuliano 12/11/2009 21:10

      Vcs sabem quem eternizou o gesto de aplaudir um belo ponto do adversario batendo a palma da mao na cabeca da raquete, gesto que hoje em dia todo mundo faz?
      Foi o Andre Agassi…
      Eu costumo reconhecer os belos pontos de meus adversarios, desde que não sejam malas…

    • Matteoni 12/11/2009 20:23

      Zé,
      .
      Foi mais ou menos isso, mas na realidade o bola não beliscou a linha não ela foi bem na linha, bem dentro tanto que ele viu e apssou o pé em cima, na certeza que tinha sido boa.
      .
      Até aí tudo bem, mas a questão da deselegância é: se foi boa porque ele não deu boa e cancelou o desafio? No saibro o tenista dá boa e o juiz nem precisa vir tirar a dúvida.
      .
      Abçs

    • Jose Antonio 12/11/2009 20:13

      Matt,

      Você viajou. Federer pediu o desafio instintivamente, pois a bola não foi tão dentro assim (beliscou a linha, conforme todo mundo viu no replay eletrônico). Quando ele olhou mais de perto, viu que foi na linha, passou o pé, e ficou esperando o adversário na rede, já sabendo do resultado. Não vi nada de deselegante nisso. Muito pior é conversar meia hora com o juiz antes de se decidir, quando a regra diz que o desafio deve ser feito em, no máximo 10 segundos.

    • Rodrigo P. 12/11/2009 18:31

      Indo nessa linha, eu aplaudo dependendo do adversário. E, quando o faço, não sou muito de ir além de um “boa bola!”.

      Com amigos, sempre… mas tem adversários que quando fazem belos pontos cerram as mãos e mandam um: VAMOS!!! me encarando… esses aí eu não aplaudo nada, nunca.

    • Martin H. 12/11/2009 18:17

      Matou a pau Flávio!

    • Flávio B. 12/11/2009 17:32

      Borg dizia, na sua época áurea, que ele não aplaudia nem a jogada mais linda do planeta se fosse do adversário, que era para não incentivá-lo.

      Cada um é cada um, mas eu acho isso uma grande asneira. Além do que, um bom aplauso pode desarmar muita gente ou, então, iludi-lo, achando que virou a cereja do bolo.

      Eu, como panga de extrema ética no jogo, não só aplaudo como cumprimento o adversário se fizer uma jogada que mereça palmas.

      E logo em seguida, vou com tudo pra cima dele, para ganhar o próximo ponto, que a beleza do anterior já é coisa do passado.

    • Martin H. 12/11/2009 17:10

      Estou com o Rodrigo. A decisão de ter jogado mais torneios do que deveria, sacrificando o físico, “faz parte” (como diria aquele ex-BBB) do projeto pessoal dele no ano.
      Para mim, terá ele colhido o que plantou, buscando ou não o número 1.
      .
      Concordo que o Federer deveria ter deixado o desafio para trás. Inclusive porque o francês já estava do outro lado da rede.
      Isto, aliás, é semlehante àquele episódio do saque na final do USO, contra o Delpo.
      Outra atitude que acho estranha no Federer: nunca vi ele reconhecendo um belo ponto do adversário, durante a partida, e bater palmas para isto.
      Claro que isto não é exigível. Mas acho um dos gestos mais bonitos do tênis que, hoje em dia, só vejo um tenista fazendo, que é o Djokovic.

    • João Luís T. Prada e Silva 12/11/2009 17:08

      D. Matteoni,

      Eu falo! Eu falo: Rafa não jogou Roland Garros 2009! Nem Queens! Rafa Nadal parar numas 8ªs de RG, todo baleado, é o mesmo que não jogar. E perdeu uma montoeira de pontos ali! Tudo por causa daquele maldito M1000 de Madrid. Mas, como diz o Marcos, JUST WAIT: 2010 está na esquina e o Catalão vai buscar esses pontos.

    • Rodrigo P. 12/11/2009 17:05

      E o Federer não é de hoje que perde um pouco a pose quando perde.

    • Rodrigo P. 12/11/2009 17:03

      Mattão… calma lá!

      Se for pra ser justo ele terminar como numero 1, ele terminará. Se não terminar, também a justiça terá sido feita.

      Você está partindo do principio que se ele jogasse Wimbledon esse ano ele ganharia novamente… O que não é dificil mas também não é certo que aconteceria.

      Eu tenho minhas pulgas atras das orelhas do porque que ele não jogou valência, que seria pra “conseguir” jogar a Masters inteiro. Porque quer saber cara? Acho que ele não ta bom do joelho não, e nem vai ficar. Ele ta visivelmente mais magro pra não sobrecarregar os joelhos e, mesmo assim, mais magro, ta mais lento, visivelmente mais lento. O Nadal ta muito estranho, acho que ele se machucou seriamente, mais do que a gente imagina.

      Abraço

  12. 29 Belarmino 12/11/2009 16:21

    Apesar de ser grande fã do Federer (só perdendo para o Guga) não o vejo como n. 1 por muito mais tempo. Ele nitidamente, de forma natural, já não tem mais a concentração e o jogo de algum tempo atrás. Para mim não vai haver mais finais de torneios importantes entre ele o Nadal.

    Quanto ao Nadal, só o tempo dirá se suas lesões irão comprometer seu desempenho numa época em que já surgiram jogadores que não se amedrontam diante dele, como Del Potro e Murray. Além disso, como disse o Cleto, parece que o Novak vem recuperando a confiança.

    Além disso, não sei se vcs notaram mas o Nadal está mais perto de perder novamente o segundo lugar, dessa vez para para o Djoko, do que de tomar o n. 01 do Federer.

    Responder
    • Mauro Márcio 12/11/2009 20:52

      André foi perfeito em sua consideração.
      Ainda que o fedcerer ame o que faz , meu Deus(!), a gente precisa sempre de motivação prás coisas.
      O cara já tem tudo que quis desse esporte e tudo que lhe vem junto: grana, reconhecimento, familia, honras … pô, haja combustível para continuar no mesmo ritmo.
      E sua idade? E seu momento como pai ?
      Definitivamente, ninguém tem uma fábrica interna de apetite e tesão prá mesma, mesma coisa sempre.

    • André Barcellos 12/11/2009 16:37

      “Ele nitidamente, de forma natural, já não tem mais a concentração e o jogo de algum tempo atrás. Para mim não vai haver mais finais de torneios importantes entre ele o Nadal.”

      Também acho isso, não porque não teriam lenha pra gastar, mas porque para ambos está faltando algo.
      O Federer precisa de motivação. Na verdade, o que lhe resta conquistar? Um ou outro torneio…fechar os 4 GS num ano…começar a bater o backhand com as duas mãos?
      É difícil manter o mesmo nível de foco/treinamento dos novinhos com mais fome de bola, por mais disciplinado que ele seja.
      Quanto ao Nadal, ele precisa se adaptar a tudo. Quer seja a uma nova lesão, quer seja aos tipos diferentes de piso, quer seja tentar vencer (ou perder) as partidas em menos tempo. E ele consegue tal adaptação, mas entre uma coisa e outra se passa três meses, um semestre…e o corpo vai reclamando mais.
      Hoje está mais magro que nunca…talvez uma precaução pra não sobrecarregar seus joelhos, só que tá faltando ritmo, profundidade e confiança.
      Ao Federer falta foco, motivação e a velocidade que um dia já teve, que de pernas, quer de olhos (sim, porque o tanto de madeirada que ele resolve dar de vez em quando…)

  13. 28 Belarmino 12/11/2009 16:28

    Corrigindo, O Nadal está mais perto de Federer do que o Djoko dele. Conta errada de torcedor.

    Responder
  14. 27 Fabiano Lacerda 12/11/2009 16:51

    Se tem uma coisa que eu acho realmente patética,é essa rivalidade entre torcedores de Federer e Nadal. Acho patético tambêm esse medo de criticar o tenista,temendo justamente um acesso de birra dos fãs. Isso é um absurdo. Ócio total de quem simplesmente não tem nada melhor pra fazer além de idolatrar cegamente um atleta que nunca viu pessoalmente na vida.

    Você admirar um atleta,sua personalidade,seus feitos,e celebrar isso é uma coisa. Agora,ficar com esse mimimi de quem é melhor,de quem é mais bonito,quem ganha mais,quem é freguês e etc e tal,é um porre. Você acaba sentindo uma mistura de dó e indigestão.

    E não estou me referindo aos participantes desse blog. Eu nunca vi tal coisa aqui. Mas por outros aí a fora é complicado. Pô,vai trabalhar,vai elogiar sua mulher,seus filhos,até seu chefe…Mas brigar por um carinha que você vê na TV,que é milionário e está defecando pra sua existência?

    Aí é complicado né,Cleto. Eu to achando que o Djoko leva essa Masters Cup.

    Responder
    • Flávio B. 12/11/2009 17:38

      Fabiano

      Você não deve ter visto esse blog no primeiro semestre, então, estava parecido com o que você narrou aí pra cima.

      O que ocorreu por aqui, ao que me parece, é que os machucados do Nadal e o desinteresse do Federer esfriaram muito dos acirrados ânimos de outrora no blog, onde teve de tudo e mais um pouco.

      Hoje, a maioria que comenta aqui demonstra sua preferência, mas respeita a dos outros, além de muitas vezes reconhecer os méritos dos demais jogadores.

      O radicalismo shiita tem dados poucas mostras por aqui ultimamente, até porque o pessoal tem aparecido sempre e conversado sobre muitos assuntos, criando uma amizade mais forte e, consequentemente, mais respeito pelo colega que tem opinião divergente.

      O resto, é aquela coisa de idolatria sem a qual muita gente não sobrevive. Mas que já deu pau de sobra por aqui, ah, como deu … rssss

  15. 26 Belarmino 12/11/2009 16:54

    As únicas marcas que faltariam ao Federer (que ele poderia conseguir) seriam de o maior número de semanas como n. 01 (semanas não consecutivas) e o maior número de torneios master (agora master 1000).

    A primeira, que pertence ao Sampras e parece improvável que alguém vá bater. O próprio Federer já deve ter percebido que isso talvez seja impossível à esta altura.

    Quanto à outra, que é do Agassi, mesmo se ele conseguisse seria fatal mente batido pelo Nadal, que é 05 (cinco) anos mais novo e, se o físico não atrapalhar, deverá bater facilmente qualquer marca que o Federer venha a estabelecer.

    De resto, acho que o cara tá agora mais a fim de curtir a família e o dinheiro que ganhou (e tá super certo) e apenas vai tentar terminar a carreira em 2012 (como ele mesmo já disse) entre os 05 melhores do mundo, o que é bem provável.

    Responder
    • Henrique Marcelo 12/11/2009 19:43

      Eu acho na verdade provável Federer bater o recorde de semanas não consecutivas como número 1.
      Veja o ranking:

      1º- Pete Sampras (EUA) 286
      2º- Ivan Lendl (TCH) 270
      3º- Jimmy Connors (EUA) 268
      4º- Roger Federer (Suíça) 255

      Se Federer confirmar o número 1, garantirá ao menos mais dez semanas até o Aberto da Austrália. Como o suíço não defende tantos pontos assim até Madri, pode bater tranquilamente esse recorde.

  16. 25 Belarmino 12/11/2009 16:55

    As únicas marcas que faltariam ao Federer (que ele poderia conseguir) seriam de o maior número de semanas como n. 01 (semanas não consecutivas) e o maior número de torneios master (agora master 1000).

    A primeira, que pertence ao Sampras, parece improvável que alguém vá bater. O próprio Federer já deve ter percebido que isso talvez seja impossível à esta altura.

    Quanto à outra, que é do Agassi, mesmo se ele conseguisse seria fatalmente batido pelo Nadal, que é 05 (cinco) anos mais novo e, se o físico não atrapalhar, deverá bater facilmente qualquer marca que o Federer venha a estabelecer.

    De resto, acho que o cara tá agora mais a fim de curtir a família e o dinheiro que ganhou (e tá super certo) e apenas vai tentar terminar a carreira em 2012 (como ele mesmo já disse) entre os 05 melhores do mundo, o que é bem provável.

    Responder
  17. 24 Giuliano 12/11/2009 17:26

    Caros,
    Se tem uma coisa que o Federer não esta nem um pouco preocupado, sao com as contas, sejam elas quais forem…

    Responder
    • Flávio B. 12/11/2009 17:41

      Giuliano

      A única coisa que ele quer contar agora são as histórias infantis para suas pequenas ouvirem …

  18. 23 Matteoni 12/11/2009 19:04

    E SobreNadal de Almeida consegue novamente ressurgir das cinzas!!!
    .
    Robredo sacou em 5 x 4 no 3º set e depois disso só deu Nadal, que fechou em 7 x 5.
    .
    Que venha o Tsonga, o Mahamed Ali do tênis.
    .
    Páreo duro!!!
    .
    Abçs

    Responder
    • Giuliano 12/11/2009 21:16

      O Nadal so ganha na marra! Sensacional…

    • Matteoni 12/11/2009 19:55

      P.,
      .
      Assistindo uns jogos dele de 2005, percebi que ele está fininho agora como estava àquela época. O ganho muscular veio em 2007 e 2008.

    • Henrique Marcelo 12/11/2009 19:44

      Problemas com Almagro tudo bem, porque ele é talentoso, mas com Robredo na quadra dura?
      Nadal realmente está com problemas: suas bolas estão muito curtas e o saque, entrando pouco. Tsonga é favorito amanhã, especialmente se servir como fez hoje, quando nem precisava contra um contundido Simon: 14 aces.

    • Matteoni 12/11/2009 19:39

      KKK Just Wait H2H!!!

    • Rodrigo P. 12/11/2009 19:38

      Matteoni

      Fico só com a tristeza… pelo mesmo motivo colocado por você. Isso porque ele ultrapassar os próprios limites e o de seus adversários é uma coisa que depende dele e de sua vontade e condição pra fazer isso. Agora, quanto a contusão, é uma guerra que ele não pode vencer, mesmo tão jovem e mesmo lutando contra… É uma pena… Isso se o que eu disse tiver algum sentido e for verdade…

      Será uma pena esse monstro do esporte se afastar por contusão…

      Mas, que ele ta mais lento, mais magro, com as bolas mais curtas… isso ele está. E eu não caio mais no papo de “ritmo”. Esse é o jogo dele agora, vai ganhar na raça e no mental, o que pode contribuir ainda mais para arrebentar o físico.

      Vamos torcer pra que não!

    • Grávida 12/11/2009 19:31

      Matteoni,

      O nome será RAFAEL!!

    • Matteoni 12/11/2009 19:22

      P.,
      .
      Sobre a possível contusão do Nadal ser mais séria do que imaginamos, me deixou com dois sentimentos opostos:
      .
      1- Um de tristeza, em imaginar um jovem tão vitorioso ter a carreira abreviada por lesão, tal qual o Guga;

      2- Uma grande alegria, ao imaginar que mesmo assim contundido ele consegue superar os seus limites e os dos seus adversários. O cara fez semi de US Open e de tudo quanto é torneio que jogou depois que voltou. Vai ser Sobre Nadal de Almeida assim lá em Maiorca!!!!

    • Matteoni 12/11/2009 19:18

      Grávida,
      .
      Acho melhor, a situação esta cada vez mais grave, e cada vitória é um parto! A fórceps!!!
      .
      Como é o nome do (a) rebento (a)? Rafael!!!? Ou Xisca!!!?

    • Rodrigo P. 12/11/2009 19:10

      Mattão, como disse no post passado…

      Esse espanhol é um doente mental!!!

      Incrível!!!

    • Grávida 12/11/2009 19:09

      Por via das dúvidas, amanhã assistirei ao jogo da maternidade!!

  19. 22 Mário Lescano 12/11/2009 19:07

    Aos secadores de plantão, um caminhão de mangas e saudações Nadalescas.

    Isso é coração, isso é acreditar sempre.
    Outro jogo salvo na bacia das almas.

    Ah, se o Federer tivesse 50% dessa força mental…

    Nadal quer matar a gente do coração, torcendo assim não passo dos 35.

    Agora no fim, jogou como o “velho” Nadal.
    Próxima vítima: Tsonga.

    Vamos Rafa!!!

    Responder
    • joana c 12/11/2009 21:32

      Aí o Nadal seria o Federer melhorado. E Federer melhorado é um ser que não existe!

      Para isso “Papai do Céu” dividiu as qualidades entre os dois pra não criar a perfeição…(he,he).

      Agora, assistir jogo através de site ninguém merece….E o Gonzalez querndo aprontar pra cima do Delpo e passando futebol feminino na Sportv!

    • Giuliano 12/11/2009 21:22

      Hehehe…boa Joana, acho que foi assim mesmo!

    • Mauro Márcio 12/11/2009 21:04

      É recorrente dizer que Federer não tem nem X% da força mental do Nadal…
      Primeiro, as coisas funcionam por compensação. Então, na prática, Federer não se ressente tanto disso.
      Outra: Ora gente, o cara não quer. Não tá nem aí prá isto ou aquilo, ele sabe o que lhe importa realmente.Se não soubesse , não teria 15 GS na carreira.
      Ele tá muito bem. Nóis é que sofre por ele, quando perde. Cruzives eu.
      Aliás, talvez, sofro por mim mesmo. Porque a gente sempre se projeta em nossos ídolos, times etc

    • Matteoni 12/11/2009 20:27

      E se o Nadal tivesse a “plasticidade” do Federer!!!?

    • joana c 12/11/2009 20:21

      Gente, eu gosto muito dos dois. Tanto do Nadal quanto do Federer.

      Eu só comecei a assistir tênis com frequência depois que não pude sair de casa num domingo e sem ter o qe fazer assisti a final de Wimblendom em 2008!!!

      Hoje sou até capaz, dependendo do que eu tiver praz fazer, de deixar de sair para assistir um jogo de tênis.

      Agora, o que mais admiro no Nadal é que até o último ponto, se ele estiver perdendo, sei que tenho que assistir porque ele pode virar. Não lembro de outro tenista com tanta garra.

      Agora, um monte de jogadas plasticamente bonitas é mais frequente num jogo do Federer que do Nadal (na minha opinião).

      Acho que são dois tenistas extraordinários com estilos diferentes. Agora vamos combinar, se o Federer tivesse a força mental do Nadal era covardia, vai…

      Já me arrependi do comentário.

    • Matteoni 12/11/2009 20:05

      joana cê tá brincando!!?
      .
      Cuidado com o veneno donzela de Orléans…

    • Grávida 12/11/2009 19:55

      Joana,
      E o Nadal levou esse “Bem, aí te vira!” muito a sério porque mesmo sem esse talento todo ele tem feito “coisas geniais, que muitos julgam impossível” o q e todos vão admirá-lo.”

    • Mário Lescano 12/11/2009 19:49

      É Joana, mesmo sem talento algum, ele tá se virando bem né? hehehe

      Olha César, Tsonga tem retrospecto negativo contra o Nadal, 1 a 3.
      Não é tão difícil o espanhol bater o francês, que gosta de pipocar em momentos decisivos.

      O Nadal está jogando mal, mas hoje já percebi uma melhora, o que os amigos acham?

      Se amanhã der uma melhorada, jogar na fraqueza do Tsonga (ele já sabe como vencer), quem sabe.

      Agora, se o Djoko passar pelo Soderling, o buraco é mais embaixo para o Rafa em uma possível semi-final.

      Ele tem que aproveitar esses jogos e ver se melhora logo.
      No último game hoje, partiu para cima do Robredo, deu gosto de ver.

      Matteoni, nem estou contando com lesão do francês, quero vê-lo levando passada toda hora que for pra rede, começando a vacilar no primeiro saque… Pronto. Pois bom devolvedor ele não é, se o saque falhar contra o Nadal, já era pra ele.

      Abs aos amigos..

    • césar cambuí 12/11/2009 19:44

      Se ele se contundir fica por conta do vice-versa.

    • Matteoni 12/11/2009 19:39

      E se o Tsonga se contundir!!?
      .
      Bom, mas não se pode nem contar com isso, pois ele ganhou do Federer contundido em Montreal.

    • césar cambuí 12/11/2009 19:30

      Mário,
      Acho que Tsonga vai atropelar Nadal. Mas, tênis é tênis e vice-versa.

    • joana c 12/11/2009 19:30

      Mário,

      se o Federer tivesse 50% da força mental do Nadal seria covardia…Ele teria feito um GS no mesmo ano há um bom tempo.

      Acho que Papai do Céu quando fez os dois ele olhou para o Federer e disse:” Eu vou te dar o talento, muito talento! Você vai fazer coisas geniais, que muitos julgam impossível e todos vão admirá-lo.”

      Aí deve ter olhado pro espanhol e disse: “Vou te dar força mental e..Bem, aí te vira!”

    • Matteoni 12/11/2009 19:17

      Esse é o Mário, lascando o pau!!!

  20. 21 RenatoZ 12/11/2009 19:15

    Olá pessoal!
    Novamente fora do ar, uns dias. Infelizmente não poderei ir ao encontro. É uma pena, pois tenho certeza que será bem animado e divertido.

    No outro post, falaram do Alexandre Simoni. Conheci a família toda e posso dizer que ele enfrentou graves problemas familiares que acabaram tirando o foco dele.
    Gosto muito do irmão dele, o Rodrigo Simoni, que era Head na academia do Eche até bem pouco tempo e agora tenta vôo solo.

    Quanto a Safin, na minha opinião um dos três maiores talentos que vi jogar (McEnroe, Safin e Federer).

    Federer e Nadal, sempre boa essa disputa! Afinal são dois dos maiores jogadores de todos os tempos.

    Matteoni,
    Sou mais velho que meu irmão, apenas dois anos, mas mais velho…

    Abraços a todos!!!

    Responder
  21. 20 Matteoni 12/11/2009 19:38

    Helvético e demais blogueiros,
    .
    Nadal salvou 13 match-points em 2009 (em partidas onde conquistou a vitória). Foram 5 hoje, mais 5 contra Nalbandian no Masters de Indian Wells onde foi campeão, e outros três diante de Djokovic na semi de Madri onde foi vice, perdendo pro Federer.
    .
    Outra estatistica interessante: breaks points convertidos, sendo o primeiro número a porcentagem que converteu, e o segundo o número de jogos do ano:
    .
    1 Nadal, Rafael 48 69
    2 Murray, Andy 47 70
    3 Soderling, Robin 45 61
    4 Montanes, Albert 45 44
    5 Verdasco, Fernando 44 70
    6 Robredo, Tommy 44 68
    7 Del Potro, Juan Martin 44 60
    8 Monaco, Juan 44 58
    9 Troicki, Viktor 44 57
    10 Simon, Gilles 43 70
    11 Ferrer, David 43 62
    12 Ferrero, Juan Carlos 43 53
    12 Tipsarevic, Janko 43 53
    14 Schuettler, Rainer 43 44
    15 Federer, Roger 42 66
    .
    Surpreendente também hein o Federer em 15º!?

    Responder
    • Fábio S Schmitt 13/11/2009 12:09

      Mário Lescano,
      .
      E o Nadal nunca reclama !!?? … um “nojo de pessoa”, vc conhece o cara ? … Se o cara é chato, mala, etc, não importa, estamos aqui para discutir TÊNIS, o tênis do Federer é o melhor, ponto. O tênis do Nadal é eficiente, o cara é raçudo, e os caras que ele enfrenta “tremem”, já devia ter voltado para casa na 4a feira … Venceu 2 partidas perdidas, culpa do “medo” os adversários. Se não perder hj, perde para o Djokovic ou Soderling no sábado, e já vai tarde …
      .
      Legal dever ser vc, vc e o Marcos KKK H2H …

    • Martin A 12/11/2009 21:38

      Falando de break point saved, Delpo, no jogo contra Gonzalez leva 15 sobre 16, incluindo 7 Match points

    • Jose Antonio 12/11/2009 21:26

      Um nojo de pessoa.

      Odiado por todos os colegas de profissão.

      Eleito por anos consecutivos aquele com maior espírito competitivo.

      Deixa pra lá.

    • césar cambuí 12/11/2009 21:18

      Infelizmente, não.

    • Matteoni 12/11/2009 21:00

      Cambuí, esta é primeiríssima, se for palhinha então…
      .
      Já provaste a Ypioca 150?

    • césar cambuí 12/11/2009 20:53

      Insisto que a causa do índice do Federer estar abaixo de alguns medianos desta lista é porque ele cria muito mais situações de breaks points do que os demais.
      E a bebida que sorvo no momento é uma Ypióca produzida em Maranguape CE, desde 1846.

    • Mário Lescano 12/11/2009 20:38

      Calma Mattão, maltrata o César não…..hehehehe
      Tudo que você fala contra o Federer o deixa tão magoado, coitadinho.
      Sabe qual o maior argumento dos fãs do Federer?
      O “mestre” tudo pode.
      A partir de agora, ele pode tudo.

      Há tempos que eu venho falando da falta de educação do mauricinho. Sempre reclamando, com cara feia, atitudes deselegantes, como no US Open, ontem, sempre é assim. O cara não sabe perder, é arrogante, um nojo de pessoa.
      Tem talento, é excelente, o mais plástico, sem dúvidas.

      Mas Nadal é Nadal.
      É emoção, coração.
      É 13 a 7, no H2H.
      5 a 2 em finais de GS (tendo ganho nas 3 superfícies, quer mais?)

      Vamos Rafa, não jogando nada, bichado, fudido, sem talento, tá chegando nas semis, finais em quase todos os torneios. Que falta de talento Joana….hehehe

    • Matteoni 12/11/2009 20:31

      Cambuí,
      .
      Solta logo esta rosca de Kiwi que tu ta tomando junto com as lambretas que tu ta comendo!!!
      .
      O que importa é a porcentagem de aproveitamento rapaz!!!
      .
      Se o cara criou uma situação de break e quebrou teve 100% de aproveitamento. Se o outro criou 10 chances de break e perdeu todas, teve 0% de aproveitamento. Quem ganhou o set!!?
      .
      Abçs

    • césar cambuí 12/11/2009 20:24

      Esta estatística não tem força sem o universo de breaks points construídos por cada jogador.
      Veja se você concorda comigo:
      Em uma situação hipotética Nadal teve 100 situações de breaks points e converteu 48, enquanto Federer construiu 200 situações e converteu 84. todos com o mesmo número de sets.
      O que é mais importante: quem construiu o maior número de breaks points ou quem tem o maior percentual de uma base menor?

  22. 19 Fátima Rosa 12/11/2009 19:38

    Paulo, como sempre seu post é fantástico, admiro muito você felicidades……

    Responder
  23. 18 Matteoni 12/11/2009 20:34

    Galera,
    .
    Se tiver alguém de olho na SporTV me ajudem a entender se eu estou em abstinência de Haldol, ou a transmissão de Gonzalez 1 x 0 Delpo saiu do ar para entrar Novo Mundo x Santos, futebol feminino!!!?
    .
    Parem o mundo que eu quero descer!!!

    Responder
    • Grávida 12/11/2009 21:37

      Ah, bem… voltaram a transmitir!

    • Grávida 12/11/2009 21:04

      Inexplicável!!

    • Mário Lescano 12/11/2009 20:42

      Nem me fale.

      E o jogo está muito bom, o Feña descendo o braço.
      Alguma dúvida de quem é o forehand mais potente?

      O Delpo parece que está com medo, não aguenta a troca com o Gonza mas nem aqui nem na China.

      Peidou na tanga bonito, tinha o set nas mãos diversas vezes.

      Agora que papelão da SPORTV, como faz isso com a gente?
      Futebol feminino?

      Vai pra p…………………..

      Abs

  24. 17 paulo bueno 12/11/2009 21:01

    Quanto ao jogo do Nadal e do Robredo…
    Como diria o humorista Paulo Silvino:
    Aquele Robredo “é uma bixona”!
    Desculpem o palavrado.

    Responder
  25. 16 Martin A 12/11/2009 21:48

    Impressionante jogo Delpo X Feña 7-6; 6-7. Delpo não aproveitou 7 sets points e Gonzalez perdeu 7 Match Points.
    Delpo teve 15 sobre 16 break point saved

    Responder
    • Martin A 12/11/2009 21:50

      Ganou Delpo por retiro de Feña !!!!!!!

  26. 15 Mário Lescano 12/11/2009 21:52

    E o Gonza abandona.
    Que isso, 7 match points, que set maluco.

    E Delpo não está jogando muito bem não.

    Stepafeio pode arcabuzá-lo amanhã.

    Responder
  27. 14 joana c 12/11/2009 22:04

    E o Gonzalez???!!!

    Depois dessa acho que jogar tênis (e bem) todos esses caras que estão no TOP 100 sabem. Agora, instinto de campeão é para poucos…

    Sem querer esculachar o Gonzalez ( porque eu acompanhei o jogo pelo placar do tenisnews. Ninguém merece… e não tenho competência para julgar mas será que “nome” ganha jogo?

    Será que o chileno teria perdido 7 match points se o Delpo não tivesse ganho o último GS?

    Será que o Almagro teria perdido 5 match points se o adversário não fosse o Nadal?

    Será que Stepanek teria perdido seu 3 match points se não fosse o Djokovic?

    Como diria o Cleto: “a hora da onça beber água…”

    Responder
    • Flávio B. 12/11/2009 22:32

      Joana

      No futebol, é muito comum se falar que camisa ganha jogo. O grande exemplo é a Copa do Mundo, onde todo mundo joga e a taça costuma ficar entre Brasil, Alemanha e Itália quase sempre (5, 3 e 4, respectivamente).

      No tênis parece ser pior, pois a cabecinha de uns jogadores parece bem menor que o tênis que jogam quando não estão vendo fantasmas.

      Eu sei que eles tremem, como você falou, mas não consigo entender direito como não conseguem abstrair o nome do outro lado e se concentrar no seu jogo apenas, que os levou até os benditos match points.

      Sempre acreditei que o tênis é um jogo de portas e janelas, onde o adversário fecha uma, você procura outra. Sempre tem uma, por melhor que o cara do outro lado seja.

      E se alguém chegou até um match point, não pode ser assim tão inferior ao outro. Mas não é assim que ocorre e o pessoal se perde todo na hora de fechar o jogo.

      Será que é tão difícil caprichar e concentrar-se no maldito game decisivo? Pelo jeito, parece que é …

    • Grávida 12/11/2009 22:29

      Penso que essa é uma meia verdade. O Federer parece que entrou em quadra ontem acreditando que “nome” ganha jogo, mas o Benneteau não, e deu no que deu.

    • Marcos Pereira 12/11/2009 22:15

      C,

      Tá certíssima1

  28. 13 Martin A 12/11/2009 22:36

    Davydenko também teve 7 match points contra para clasificar para Londres. Finalmente com a derrota de Gonzalez clasificou.

    Responder
  29. 12 Marcos Pereira 12/11/2009 22:43

    Beta,

    Tire-me uma dúvida. As quadras reservadas para o encontro são de saibro? Pois entrei no site do YCP e também ví quadras rápidas.

    Boa noite!

    Responder
    • Flávio B. 12/11/2009 22:52

      MArcão

      Não sei quais estão reservadas, mas acho que deverá ser no saibro ou uma de cada, para todos os gostos.

  30. 11 Flávio B. 12/11/2009 22:55

    ENCONTRO DO BLOG EM SAMPA

    Segue a lista dos participantes previstos:

    Martin A.
    Adriana A.
    André Becker
    Giuliano Mazzantini
    Leonardo Rocha
    Marcos Pereira
    Alexandre Rodrigues
    Renato Z.
    Flávio B.
    Rafaela Borges
    Maysa Caruso
    Paulo Cleto

    Local confirmado: Yatch Clube Paulista
    Dia: 14/11/2009
    Horário: a partir das 9 horas

    Quem tiver câmeras e/ou filmadora, favor levar para registrar o encontro. Os que não vão clamam por imagens nossas… rsss

    Abraço e até sábado.

    Responder
  31. 10 Felipe Cavalcanti 12/11/2009 23:02

    Parcial do BOLÃO PARIS ‘2009 após a definição das OITAVAS-DE-FINAL:
    .
    Rafaela (12 acertos) – 1080 pontos
    Federer x MONFILS
    CILIC x VERDASCO
    MURRAY x STEPANEK
    GONZALEZ x DEL POTRO
    DAVYDENKO x SODERLING
    Lopez x DJOKOVIC
    Hanescu x Ljubicic
    ROBREDO x NADAL
    .
    Matteoni (11 acertos) – 990 pontos
    Federer x Wawrinka
    CILIC x VERDASCO
    MURRAY x STEPANEK
    GONZALEZ x DEL POTRO
    DAVYDENKO x SODERLING
    Haas x DJOKOVIC
    TSONGA x Ljubicic
    Berdych x NADAL
    .
    Rafael Pimenta (13 acertos) – 1170 pontos
    Federer x MONFILS
    CILIC x VERDASCO
    MURRAY x STEPANEK
    GONZALEZ x DEL POTRO
    DAVYDENKO x SODERLING
    Lopez x DJOKOVIC
    TSONGA x Ljubicic
    ROBREDO x NADAL
    .
    Felipe Cavalcanti (11 acertos) – 990 pontos
    [1] Roger Federer x [15] GAËL MONFILS
    [12] MARIN ČILIĆ x Philipp Kohlschreiber
    [4] ANDY MURRAY x Paul-Henri Mathieu
    [10] FERNANDO GONZÁLEZ X [5] JUAN MARTÍN DEL POTRO
    [6] NIKOLAY DAVYDENKO X [9] ROBIN SÖDERLING
    [16] Tommy Haas x [3] NOVAK ÐOKOVIĆ
    [8] JO-WILFRIED TSONGA x Ivan Ljubičić
    [14] TOMMY ROBREDO X [2] RAFAEL NADAL
    .
    Colocação parcial:
    1) Rafael Pimenta, 1.170 pontos;
    2) Rafaela, 1.080 pontos;
    3) Matteoni e Felipe Cavalcanti, 990 pontos.
    .
    Agora vejam que cabeça-de-chave curioso é esse Gilles Simon: TODOS os competidores cravaram Ljubičić nas Oitavas. Acho que ele é o único caso de “seed” que, quando vence, é zebra. E olha que está jogando em casa!
    .
    Abraços

    Responder
  32. 9 Jose Antonio 12/11/2009 23:19

    Matt,

    Fiz uma tréplica ao seu comment das 16:04h. Seus atributos de produtor são requeridos. Um verdadeiro “desafio”.

    Abraço, e boa noite.

    Responder
    • Matteoni 13/11/2009 0:27

      Zé,
      .
      Entenda uma coisa: no tênis, o jogador é soberano até sobre o juiz, desde que seja para dar o ponto ao adversário.
      .
      Dane-se a marcação do juiz e do challenger, se vc der a bola boa ao adversário é o que vale.
      .
      Veja este vídeo aos 5min8seg entre Safin e Tursunov: o juiz dá a bola fora, é match point contra, o Safin dá a bola dentro e perde o jogo pro Tursunov. O juiz até pergunta a ele se ele vai pedir o chellenger, e ele Safin (não o Tursunov!!!) diz que foi boa e pronto, dane-se o juiz e o chellenger.
      .
      http://www.youtube.com/watch?v=gKagveO0Jf8
      .
      Abçs

  33. 8 leocoxal 13/11/2009 0:16

    o argumento dos fãs do Nadal de que ele é mais jovem que o Federer e por isso vai passar pelos recordes que o suíço estabeleça já corre um bom risco : em 2 anos e meio Nadal terá que dobrar seu número de títulos em GS, do contrário já ficará para trás da Lenda também nesse quisito que tanto o marca _ precocidade.

    Responder
  34. 7 leocoxal 13/11/2009 0:28

    em minha opinião a temporada do Nadal foi perfeita até aquele espetacular jogo contra o Djokovic em Madrid. Ali ele passou do ponto, abusou de seus poderes kriptonianos. Alguns números interessantes. Até aquele jogo Nadal vinha de 9 jogos e 7 vitórias contra os 5 melhores (estou considerando os atuais, não os de cada época), sendo as 2 derrotas não muito expressivas pois foram em QF de Masters 1000 e final de atp500. Depois daquele jogoforam 4 jogos e 4 derrotas, todas acachapantes. O pior é que de tenista top mesmo ele só venceu Monfils e o insano do Gonzo. Perdeu para todos os outros top que enfrentou. Seria um turning point ?

    Responder
    • paulocleto 13/11/2009 10:38

      Leocoxal – Vc pegou bem a partida que foi o ápice do Nadal. Algo mudou a partir dela.

  35. 6 leocoxal 13/11/2009 0:28

    minha conclusão/chutão : em 2010 mais de 2 n1, e pode ser qualquer um dos 5, mas não acho que Nadal o chegue antes de wimbledon (para garantir o palpite Londres, wimbledon, tanto faz, rsrs). Além dos 5, Cilic, tem jogo pra chegar neles.

    Responder
  36. 5 Matteoni 13/11/2009 0:44

    Rapidinha:
    .
    Mesmo sem jogar desde o título da Copa Petrobrás, Bellucci ganhará duas posições e terminará na 36ª posição do ranking mundial, beneficiado pelas derrotas e perdas de pontos de seus concorrentes. Dessa forma se o Bello ganhar mais 4 posições poderá ser cabeça de chave no AO.
    .
    Apenas outros sete brasileiros conseguiram terminar uma temporada profissional entre os top 40 desde o surgimento do sistema, em 1973. Dessa lista, Bellucci passsará a ser o quinto mais bem colocado.
    .
    Gustavo Kuerten – 1º em 2000
    Thomaz Koch – 24º em 1974
    Fernando Meligeni – 29º em 1999 (teve 25º como melhor ranking)
    Niege Dias – 32ª em 1988
    Thomaz Bellucci – 36º em 2009
    Marcos Hocevar – 37º em 1982 (teve 30º como melhor ranking)
    Luiz Mattar – 38º em 1987 (teve 29º como melhor ranking)
    Carlos Kirmayr – 40ª em 81 (teve 36º como melhor ranking)
    .
    E os babacas de plantão acham o cara ruim!!!
    .
    Abçs

    Responder
    • Matteoni 13/11/2009 13:34

      Bora Leão!!!!

    • Flávio B. 13/11/2009 10:57

      Matts

      Eu sabo que o peixe era outro, foi só pra não perder a piada mesmo …

      Giuliano

      Eu e o Matts somos Fortaleza até na última divisão, que essa coisa de vira-casaca quando o time não vai bem é coisa triste demais para se comentar.

      Além do que, o atual campeão do Ceará é o Tricolor de Aço!

    • Giuliano 13/11/2009 9:57

      Fortaleza?
      Mas não é o Ceará que está subindo para a série A?
      Muda de time Matte Limão!
      Hehehe…

    • Matteoni 13/11/2009 9:28

      Beta,
      .
      Não era vc o peixe que a isca queria!!!
      .
      Mas, em todo caso, se não faltou haldol, ontem sobrou Kilmes!!!
      .
      Bom dia mano!!

    • Flávio B. 13/11/2009 8:00

      Matts

      Faltou Haldol no lanche da meia-noite? rssssss

      O Bello agora está fazendo por onde, antes deu bastante motivo para críticas, acho que é só por isso que o pessoal torcia o nariz para ele.

      Eu mesmo o critiquei bastante por abrir portas e janelas mas não passar por elas, mas agora reconheço sua clara melhora de jogo e aplaudo sua evolução.

      Quanto a babaquices, meu amigo, é aquela coisa de fazer terapia pelo teclado, de vez em quando … o pessoal anda muito tenso no mundinho de hoje e nem todos têm alambique de Haldol na adega ou a alegria de torcer para o Fortaleza, seja em que divisão for que ele esteja!

  37. 4 Fábio S Schmitt 13/11/2009 9:03

    O “boizinho espanhol” ganhou mais uma vez na “bacia das almas”, deve perder para o Tsonga, senão, perde para o Djokovic na SF. É impressionante como ele escapou de duas derrotas certas, mostra que é o MAIS FORTE NA PARTE MENTAL, no jogo em si deve ser o 5.º ou 6.º.
    .
    Concordo com o blogueiro acima: “Robredo é uma bixona”.

    Responder
  38. 3 Fabiano Lacerda 13/11/2009 15:52

    Eu não tenho preferência entre Federer e Nadal “pessoalmente”. O que me incomoda no Nadal é a forma arrastada de levar seus jogos. Eu gosto de acompanhar partidas mais “diretas”,os dois tenistas buscando os winners o tempo inteiro,e etc.

    Mas isso não acontece apenas com o Nadal obviamente. Eu gosto do Ferrer,acho aquela personalidade raçuda dele,muitas vezes,explosiva,aquele sujeito que odeia perder,sensacional. Mas muitas vezes,assistir seus jogos é um martírio.

    O episódio do tio Tony foi estranho. Comecei a duvidar dessa personalidade cavalheiresca do Nadal. Espero que seja só influência desse tio babaca e que seja só um mal entendido.

    Responder
  39. 2 Elias silva sousa 14/11/2009 16:50

    Eu sempre achei o nadal um rebatedor de bola, por isso torço para o federer,que é infinitamente mais jogador.

    Responder
  40. 1 edson 17/11/2009 2:32

    Bom, penso que Nadal é um excelente defensor, mas não tem obviamente as qualidades técnicas e também mentais de Federer. Já ouvi que ele era a mente mais ganhadora do tenis; penso que a mente mais ganhadora é a que ganha mais…Não é uma mente ganhadora aquela que chega 22 semi de majors consecutivas? E a que ganha 15 deles sendo em dois deles 5 vezes consecutivas? É uma mente bem fraca a que se mantém por tanto tempo como número um…
    Sempre tive dúvida acerca dessa afrimação a favor de Nadal, dúvida que retirei de minha mente a partir da derrocada do espanhol no aberto de Paris – nas quartas? Coisa que ainda nao aconteceu com o suiço. E note-se que o Federer cambaliante e claudicante em 2008 sempre chegou as semi dos quatro majors e venceu o britânico no US OPEN, que vinha voando baixo na temporada. É muito fácil ser contagiado por um entusiasmo oportuno que realmente toca nossas almas, mas Nadal começou a mostrar comportamentos que nada condizem com uma mente vencedora. Penso que seu Tenis se estabilizará no que está ou um pouco acima, e não vai adiantar seus gritinhos e os apelos do seu tio, pois toda vez que ele enfrentar Del Poltro, Muray, Djok não será mais como dantes; penso até que a tendência é ele virar freguês desses caras.

    Quanto às dusputas diretas com Federer gostaria de dizer: 1) que a maioria das vitórias de Nadal sobre Federer ocorreram num momento muito propício ao espanhol, pois foi justamente no momento em que o mesmo atingiu seu ápice e Federer se encontrava no seu inferno astral, que começou a partir da derrota para o Djok na semi do aberto da Austrália do ano passado. E veja-se que os jogos entre eles foram decididos, ainda assim, em detalhes. Tenis é um jogo onde o psicológico é 50%, penso eu; 2) Federer não jogou com o Nadall com tática prefigurada de acordo com análises pontuais do jogo do espanhol, hoje já batidas e sem efeito para os grandes adversários; ao cntrário, Nadal estudou o jogo de Federer matemáticamente.

    Comparando o Tenis dos dois, posso falar o seguinte. O jogo de Federer não é só belo, masé também extremamente competitivo: os números falam por si. O de Nadal é muito mecânico e torna-se competitivo pelo seu vigor físico, que quando definha mostra suas limitações. Existe algum top 10 que se esforçe tanto para sacar bem e, ainda assim, saque tão mal? Analise-se todos os fundamentos comparando os dois jogadores que a resposta, objetiva, sobre quem tem o melhor tenis pende para o suiço, com sobras.

    Sobre se Nadal baterá os recordes de Federer, só acredito no que concerne aos master 1000; há muitos deles nas quadras lentas onde Nadal leva vantagem, por seu tenis pragmático e por seu vigor físico invejável. Mas até nesse tipo de piso penso que não haverá mais refresco para o espanhol no ano que vem. No que concerne aos demais? Respondo: se ele se tornar um Federer é possível.

    Gostaria também de dizer que Tenis sem beleza vira qualquer outra coisa, menos Tenis. Em algum momento se comentou, com base na performa de Nadal, que o espanhol estava inaugurando uma nova fase, a atlética, no tenis mundial, aquela marcada justamente pelo vigor físico e pela força. Ainda bem que não vingou. Isso aconteceu, em grande medida, no futebol.

    Parece-me que Federer no ápice de sua carreira se impôs sobre todos os seus adversários e guardava essa mesma gana que tanto impressiona em Nadal; mas a mente por contiguidade psicológica tende sempre a esquecer os eventos passados e filiar-se aos mais contíguos no espaço e no tempo. Parece-me, também, que digam os especialistas, que Federer é um jogador de três gerações, basta que se analise seus títulos e seus adversários, o que torna sua carreira ímpar. E agora que ela se encaminha para seu desfecho a tendência é que sua competitividade, pelo aspecto físico, venha a descer a ladeira natural da história do tenis.

    Penso que Nadal construiu seu nome justamente pelas vitórias conseguidas em cima de Federer, e ficará marcado na história do tenis por isso. FOI UM FEITO ABSURDO. ELE GANHOU DE UM MITO.

    Responder
  41. Matteoni 12/11/2009 20:37

    Mas o SobreNadal de Almeida em 11º apenas? Logo ele, a Fênix do tênis!!?

    Responder
  42. paulocleto 12/11/2009 20:22

    Producer – A única surpresa aí é o Gonzalez. O Federer é o melhor do mundo e bom sacador. Isner e Karlovic são gigantes sacadores. Djoko é um dos mais fortes mentalmente, junto com Nadal.

    Responder
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios