Emocionado | Paulo Cleto

Publicidade

domingo, 20 de setembro de 2009 Tênis Masculino | 22:18

Emocionado

Compartilhe: Twitter

Fiquei e estou muito emocionado. Os confrontos de Copa Davis são uma emoção impar e imbatíveis no tênis. Esse cenário de um atleta defender um time e um país quando entra em quadra sozinho é de arrepiar. Sorte de quem teve a oportunidade de participar de alguma maneira.

Como cronista do esporte poderia fazer minhas observações críticas sobre essa derrota que tanto nos custa. Mas não me sinto nem um pouco com vontade de fazê-lo. Sempre existem decisões e atitudes que poderiam ser diferentes. Aqui à distância não tenho ressalvas a fazer, até porque ficou claro que todos lutaram muito para fazer sua parte. E pelo o que vi em quadra, posso assumir que os que ficaram fora da quadra também fizeram sua parte.

O que posso escrever é que a partida Nicolas x Daniel foi maravilhosa, como foi as duplas, sobretudo pela superação desse gaúcho de 31 anos que foi tão descriminado no passado, tanto pelo capitão anterior como pela CBT. Ele foi acusado, especialmente pelos porões do esporte, de não ter o perfil para a equipe, quando na verdade o problema era pessoal, algo imperdoável nas circunstâncias.

Daniel só voltou ao time pela sua insistência e resultados. Após essa partida, especialmente pela luta, entrega e determinação apresentada, fica difícil entender o abandono que houve por parte do time com esse tenista. Se tivessem investido mais no rapaz, como já aconteceu anteriormente com outros tenistas, no Brasil e em outros países, talvez hoje ele pudesse ter entregado essa vitória.

Notas relacionadas:

  1. PEGADINHA?
  2. Dois a menos
  3. Gstaad na ESPN
Autor: paulocleto Tags: ,

11 comentários | Comentar

  1. 11 Flávio B. 20/09/2009 22:28

    Pelo menos isso teve de sobra: suor por parte dos nossos jogadores. Pena que do outro lado, além disso, tinha também a categoria Lapentiana … e que categoria!

    Aliás, Cleto, além das vitórias, como é gostoso ver um jogador como Lapenti bater na bola, hein? Que categoria tem o “velhinho”!

    E quanto ao Daniel, foi buscar e deu tudo de si, com certeza. Mas do outro lado a raquete falou mais alto.

    Pelo menos isso: lutamos e muito!

    Responder
  2. 10 Adolpho 20/09/2009 22:28

    Daniel lutou como um bravo, mas não deu. No fim, repetindo o que ocorreu durante todos os jogos, prevaleceu a categoria de Lapenti. Jogou demais. O Equador tem seu herói.

    Responder
  3. 9 Caio Schiefer 20/09/2009 22:33

    Acabei de chegar do Gigantinho, não fiquei pra ver o jogo do Thomaz, até pq está tarde e estou muito cansado.

    A atmosfera do jogo estava fantástica; hoje é 20 de setembro, dia símbolo do orgulho gaúcho. Daniel sendo gaúcho esse fator vinha sempre a tona no canto das arquibancadas.

    Infelizmente não deu pro Brasil, mas temos que tirar o chapéu para os dois jogadores que estiveram em quadra. Lapentti jogou muito; não errou quase nos dois primeiros sets e teve muito sangue frio e concentração no quinto set.

    Daniel não se entregou em nenhum momento e merece todos os nossos créditos. É um cara mais do que esforçado e que mereçe nossa torcida.

    De qualquer forma os dois jogadores fizeram valer o sofrimento de ficar sentado por mais de 6 horas nas hiper desconfortáveis arquibancadas de concreto do Gigantinho. Minhas costas devem estar doendo mais que a dos dois jogadores.

    Mas que fica uma enorme decepção não ter passado pelo Equador … isso fica!

    Abraço a todos.
    Caio

    Responder
    • vinicius 21/09/2009 9:28

      Estava em um box ao lado da quadra e posso responder. Por questão de justiça Diferente do jogo do Belucci na sexta, dessa vez nosso capitão deu orientações mais taticas dizendo para o Daniel mexer bastante o Nico. Ontem ele foi um bom tecnico ao meu ver. Já na sexta-feira e nas duplas faltou técnico

    • paulocleto 20/09/2009 23:46

      Tens toda razão a atmosfera e atorcida estiveram mesmo fantática. Uma aula de torcida.

    • Caio Schiefer 20/09/2009 22:53

      Daniel é colorado.

      Não dava pra ouvir nada das conversas, mas pareciam ser mais palavras de apoio que outra coisa. Entre os pontos e tal eram claramente só palavras de apoio.

    • Adolpho 20/09/2009 22:48

      Caio

      Mata uma curiosidade minha: dava pra perceber que tipo de orientação o capitão passava pro Daniel ou ele se limitava a gritar “vamos”?

      Abraço

    • Flávio B. 20/09/2009 22:42

      Caio

      Ao menos a torcida deu um show, apoiando muito. Só uma curiosidade: Daniel é tricolor ou colorado?

  4. 8 Rodrigo P. 20/09/2009 22:45

    Daniel fez tudo que podia. Terrível apontar culpados, pra não dizer inoportuno e imprudente. No entanto, como fica fácil fazer isso daqui, me arrisco, talvez ja me arrependendo… mas é que vou aproveitar que ainda to inflamado, emocionado…

    Perdemos porque eles tinham Nicolas Lapentti e nós tínhamos Sá e Melo.

    Daniel fez o que pode, jogou com tudo. Aplausos. Belucci, pra mim, fez de tudo também, o Nicolas estava inteiro e impossível no dia… partida duríssima. Aplausos.

    A dupla foi uma decepção… uma baita decepção. Caras desse gabarito, que estavam na Master ano passado, tinham que liderar essa turma… Amarelaram bonito, fizeram feio. Precisam pensar muito e se levantar logo.

    E o Chico Bosta… ops, desculpe… o Chico bola nas Costas… Esse aí… bem, esse aí… deixa pra lá.

    Valeu time, não deu mas na próxima tamo junto novamente.

    Abs

    Responder
    • Flávio B. 20/09/2009 23:05

      Rodrigo P.

      Pois é, meu caro colega, a gente fica na dúvida se se deve procurar algum culpado ou se isso faz parte do jogo mesmo.

      Mas concordo contigo e com o Adolpho: a nossa dupla fraquejou no momento crucial do confronto, principalmente porque esse era o ponto forte do time, já que Nicolas foi menos eficiente até que Giovani no jogo de duplas.

      Era ali que tínhamos que ter matado o confronto, exatamente como os equatorianos fizeram.

      E o Belucci vai indo tranquilo, a caminho de dois sets a zero. Tem uma quebra de vantagem no segundo set e está jogando em bom nível. Se não vacilar, fecha no seu próximo serviço.

    • Adolpho 20/09/2009 22:52

      Concordo contigo Rodrigo. A nossa dupla mandou mal demais. Medraram mesmo. Aqueles saques do Marcelo eram bisonhos. Pareciam uns coicinhos de porco.

  5. 7 Paulo Fernandes 20/09/2009 22:55

    O Marcos Daniel realmente lutou muito, mas na hora H faltou um pouco mais de “mão”, de categoria, de molejo na cintura e habilidade para se mexer no saibro. É o que sobra no Nicolas, por isso ele venceu não só o Daniel como também ao Belluci.
    Falando em Belluci, ele ainda tem muito fubá para comer antes de ser considerado um jogador de primeira linha. Oscila demais, as vezes demonstra insegurança e muita irregularidade, além da natural inexperiência para dominar o nervos em situações críticas de jogo. Agora mesmo, ele está todo enrolado enfretando um mero juvenil do Equador.

    Responder
    • Flávio B. 20/09/2009 23:14

      E Bellucci, sem maiores grandes vontades, fecha 2×0. Bom, parece que teremos mais um longo ano pela frente para o tênis brazuka. Tomara que o Bellucci cresça e possa nos dar boas alegrias, como em Gstaad. Potencial tem, tomara que a quilometragem faça o resto.

  6. 6 manolo soliz 20/09/2009 23:09

    cleto voce esta amarelon para teus comentarios e cronicas los verdaderos responsaveis pelo fracaço do brasil é esa seudo duplinha , é a imprença que voce faz parte es covarde em apuntar a esos dos fracasados como são Melo e Sã , paraben a daniel por sua luta , mas el é limitado , voce como ex conductor de copas davis deberias analizar mas profundamente esa derrota fatal en nossa propia casa , si da aguardo um posicionamento a meu comentario agradeceria . manolo

    Responder
    • Giuliano 21/09/2009 15:18

      hehehe…Essa foi muito boa!

    • Rodrigo P. 21/09/2009 15:13

      re re re re re re re

      É no mínimo engraçado!

    • Ricardo Dipold 21/09/2009 8:29

      Desculpe HERMANO, mas o jogo foi no Brasil, percebeu este detalhe?

    • paulocleto 20/09/2009 23:48

      NOSSA propria casa??!

  7. 5 Matteoni 20/09/2009 23:13

    Galera,

    Gostaria de repetir aqui um comentário do Mario de dois posts passado. Acho-o bastante pertinente, e de certa forma possivelmente decisivo:

    “Acho que os responsáveis pela a organização, sabendo da limitação numérica da equipe adversária, estrategicamente poderiam ter favorecido um pouco mais a equipe brasileira – definindo a sede do confronto em uma arena aberta e, de preferência onde o sol “murcha folha de zinco”.

    Qualquer cidade acima do trópico de Capricórnio próxima da linha do Equador (sic) atenderia essa condição….”

    Concordo plenamente.
    Além de escolherem uma cidade fria (ou não quente) como PA, ainda colocaram os jogos num ginásio coberto, no horário tarde/noite.
    Enfim, só faltaram estender o tapete vermeho e servir caviar.
    .
    .
    .

    É, deve ter sido a Revolução Farroupilha que atrapalhou o Brasil.

    Mas que no sol a pino o Nico estaria um farrapo, isto estaria.

    Abçs

    P.S. Glads, Flávio Bê e Cambuí: vcs conhecem o Mário?

    Responder
    • Leonardo Rocha 21/09/2009 10:26

      tínhamos que aprender (ou não) esse tipo de catimba com nossos hermanos argentinos. Todavia tínhamos toda condição de vencer o duelo, se a dupla brasileira tivesse feito a sua parte. Mas fica pra próxima.

      Abraços.

    • césar cambuí 21/09/2009 7:17

      A incerteza envolve o meu ser.

    • Matteoni 20/09/2009 23:46

      Então vc conhece!!!!!

      Abçs

    • Flávio B. 20/09/2009 23:15

      Matts

      Essa pergunta é mais velha que eu … kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. 4 Daniel Lira 20/09/2009 23:22

    Acredito que o fator decisivo do confronto foi as duplas. E, talvez, o Bellucci ter desgastado mais o Lapentti na sexta.

    Falando em Nicolas Lapentti, o equatoriano já tem emprego garantido quando pendurar as raquetes. Já pode abrir uma barbearia e receber uma boa clientela, pois nesses 3 dias ele fez barba, cabelo e bigode.

    Abs.

    Responder
  9. 3 Diogo 21/09/2009 10:22

    Dupla nova, Bruno e Melo! Cleto, vc acha possível?

    Sobre o Daniel, vendo-o jogar, sinto que poderia ter sido um “Meligeni” em sua carreira… O Belucci ainda é novo, acho que consegue dar a volta. Agora vc repararam a suadeira do menino, o que acontece, ele não tem condicionamento?

    Abs

    Diogo

    Responder
    • Hélio Cota 21/09/2009 13:26

      Já notei que os tenistas que vestem Topper aparentam mais esse problema. Então acho que seja algo referente ao material mesmo, não ao condicionamento do atleta.

  10. 2 Juan Diego Correa 21/09/2009 15:29

    Com essa limitação de equipe de quantidade de jogadores da equador, esse jogo tinha que ser trazido para Belém, os caras talves teriam morrido desidratados, exaustos, insolarados e o Brasil só tinha que fazer um bom Rodizio.

    Responder
    • Luciano Silveira 21/09/2009 16:16

      Pessoal parece esquecer dos problemas de cãimbras do Marcos Daniel e do Bellucci…

      Se fizéssemos o jogo em local quente em horário ‘melhor’, nós tomaríamos do nosso próprio veneno. Pode apostar.

  11. 1 Leonardo Dias 22/09/2009 8:41

    Paulo, desculpe se não se sentir vontade para falar do assunto…mas poderia falar um pouco do problema de discriminação que o Marcos Daniel sofreu?

    O antigo capitão…seria o que antecedeu ao Chico Costa?

    Responder
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios