Irritação e qualidade | Paulo Cleto

Publicidade

sexta-feira, 28 de agosto de 2009 Light, Porque o Tênis. | 12:32

Irritação e qualidade

Compartilhe: Twitter

Às vezes fico um pouco irritado com a posição de alguns leitores, e outros torcedores que encontro por aí afora, e o desdém que encaram a imensa maioria dos tenistas, com a exceção daqueles que elegeram como ídolos. O que mais me irrita é a maneira como chegam a desprezar qualquer um que não esteja ganhando Grand Slams ou brigando diretamente para tal. O negócio chega a ser tão ridículo que tentam menosprezar jogadores de enorme qualidade como se fossem pouco mais do que meros carregadores de malas em aeroporto, sem desmerecer a classe.

A maioria dessas pessoas não tem muita, ou nenhuma, ligação com o esporte. Se tem a escondem muito bem ou, pior, não tem nenhuma estima pelo que fazem. Não descarto também a possibilidade de simplesmente desmerecerem outros por conta da frustração interior de não conseguirem se sobressair em algo. Sei lá o que é, mas é irritante.

Desconhecem as dificuldades enfrentadas para se tornar excelente em uma atividade qualquer, em especial a esportiva, e, mais em especial, a tenistica. Isso porque o tenista, para se sobressair, tem que comer a pão que o diabo amassou por toda sua adolescência e mais um tanto, além de possuir, e construir, uma série de qualidades. E essas qualidades têm que, lógico, ser em maior número e mais fortes do que as deficiências que todo ser humano carrega. Ao contrário de um atleta de salta com vara, por exemplo, tem que ser execente técnica, fisica e emocionalmente, além de lidar com um adversário tentando destruí-lo. Quando escrevo sobressair, lembro os milhares que naufragam antes de se posicionar entre os profissionais que tem uma carreira dentro do tênis – algo ali em torno dos 150 do ranking mundial.

Tenho certeza que a maioria dos meus leitores ficaria contente se, entre os 20 e 30 anos de idade, pudesse gerar uma renda semelhante a esses indivíduos ou, mais realistamente, se pudesse gabar de estar entre os, digamos, 100 melhores do mundo em suas respectivas atividades. No meu ponto de vista, qualquer pessoa dentro dessa categoria é uma pessoa que demanda respeito.

Para não me alongar no assunto – já que o tempo médio do leitor no site é de 02:18 minutos por visita – lembro que o tênis é um esporte para se curtir como certas outras atividades na vida. Existem coisas intrinsecamente intuitivas e universais para se apreciar – uma bela paisagem, uma bela forma, uma mulher boa, ou qualquer coisa de gosto pessoal.

Outras exigem que se aprofunde para serem apreciadas de fato. Um bom quadro, uma boa música, um bom vinho, muitas outros gostos adquiridos e, atento, uma boa mulher. Porque senão se corre o risco de tomar sangue-de-boi como se fosse um vinho de qualidade – um dos 100 melhores do mundo, por exemplo – pendurar o quadro de um contemporâneo enganador como se fosse um artista telentoso, e se babar por uma bunduda qualquer como se fosse uma boa mulher. Aliás, mais uma razão porque admiro tanto Federer como Nadal. Eles sabem o que um bom homem precisa. E não é de uma mulher boa.

Notas relacionadas:

  1. O melhor da história! ? !
  2. Bola de cristal
  3. O paizão
Autor: paulocleto Tags: ,

141 comentários | Comentar

  1. 141 Luís Stival 28/08/2009 15:42

    Hahaha, um das melhores postagens dos últimos dias!

    Responder
  2. 140 Luís Stival 28/08/2009 15:43

    Álias, apesar de as namoradas de Federer e Nadal não serem beldades, são de uma elegância e uma fineza que combina com esses 2 indivíduos.

    Responder
  3. 139 Flávio B. 28/08/2009 15:51

    Graaaaaaande Cleto!!!

    Gostei de ler sua irritação, me fez lembrar do comentário que você fez sobre a minha, posts atrás.

    Muitas vezes me pego a lembrar dos meus pensamentos de anos atrás, quando a falta de vivência limitava a capacidade de analisar certas coisas por uma ótica mais ampla.

    O bom da juventude é aquela gana em ir adiante, enfrentar o desconhecido, forçar a barra sem medo do que virá do outro lado. Espero não perder essa parte nunca, venha a idade que vier.

    Entretanto, alguns anos a mais na bagagem dão chance de ampliar e muito os nossos horizontes, conhecer lados ainda ignorados da vida e da personalidade das pessoas que nos rodeiam.

    A frase que mais me lembra esse post seu foi a que ouvi uma vez sobre pilotos de Fórmula 1: “até o Satoru Nakajima é infinitamente superior a qualquer mortal que sentar no cockpit de um carro daqueles, tal o nível que é necessário atingir para se sentar lá e correr como eles correm!”.

    Infelizmente, a gente tem uma tendência quase que natural pra criticar qualquer coisa que não sai perfeita e esquece que o nível de jogo desses caras é algo praticamente impensável para nós, amadores.

    Volto a repetir o que disse naquele coment passado: tem uns caras que são tão sensacionais no que fazem, que a gente acaba achando que os outros é que são limitados.

    Eu já vi o que acontece no circuito “adolescente” de tênis. Tenho sérias dúvidas se gostaria de passar por aquilo naquela idade, onde a gente deve cultivar boas amizades e não grandes inimigos.

    É isso mesmo.

    Responder
  4. 138 Flávio B. 28/08/2009 15:57

    Matteoni

    Depois do coment on-topic, esse é o out-topic. Atendendo seu pedido, segue aí o Hino da Pangarena (versão da Macarena adaptada aos colegas da ATPanga)

    Traga sua raquete para nossa Pangarena
    Se você tem classe de tenista que dá pena
    Venha se exibir aqui na nossa Pangarena
    Hey, Pangarena

    Pangarena é pra quem faz dupla falta
    Pra quem foge de smash em bola alta
    Bate a esquerda como se fosse salame
    Mas, diz que nunca deu vexame

    Pangarena é pra quem faz dupla falta
    Pra quem foge de smash em bola alta
    Bate a esquerda como se fosse salame
    Mas, diz que nunca deu vexame

    Traga sua raquete para nossa Pangarena
    Se você tem classe de tenista que dá pena
    Venha se exibir aqui na nossa Pangarena
    Hey, Pangarena

    Pangarena é pra quem encolhe o braço
    Que voleia cometendo erro crasso
    Vive levando pneu e bicicleta
    Mas, faz pose de atleta

    Pangarena é pra quem encolhe o braço
    Que voleia cometendo erro crasso
    Vive levando pneu e bicicleta
    Mas, faz pose de atleta

    Responder
  5. 137 Gustavo L 28/08/2009 16:04

    Eu já tenho 46 anos. Nunca fui profissional, sempre amador, nem sequer isso, algum torneio interclubes, um torneio interno e só. mas sei e conheço o ambiente do tenis há 35 anos, e posso garantir que não é duro…. é duríssimo, e tenho a mesma sensação de vc Paulo, o pessoal menospreza um monte de jogadores, que são os melhores 1000 entre os milhões de praticantes que tem esse esporte no mundo. E nem vou pela parte economica, só olho como alguém que nunca foi nada no esporte pode tratar de forma tão agressiva e arrogante, escondido num nick name na internet, a pessoas que se esforçam dia a dia para ser alguém naquilo que eles tanto gostam. Posso gostar ou não de seu estilo, de sua rapidez, de seu talento, da sua capacidade para virar um jogo ou não, mas criticar cruelmente qualquer um, acho o fim de picada.

    É isso aí.

    Responder
  6. 136 Gustavo L 28/08/2009 16:07

    Coincido… o tenis tem tudo a ver com um bom malbec, uma linda mulher, um bom livro, uma linda paisagem um bom papo entre amigos, etc… é uma das coisas que faz a vida valer a pena.

    Responder
  7. 135 Silvio Macedo 28/08/2009 16:10

    Muito parecido com o que escrevi no meu blog uns dias atrás, depois da vitória do Rubinho.
    Um abraço

    Responder
  8. 134 Sergio Gonçalves 28/08/2009 16:13

    Paulo Cleto,

    Conte com a minha solidariedade.

    Também fico irritado com quem encara com desdém a imensa maioria dos tenistas.

    Eu encaro com desdém apenas um: Touro Sentado.

    Grande abraço,

    Sergio

    Responder
  9. 133 Flávio B. 28/08/2009 16:22

    Gustavo L.

    Um dos melhores vícios que existem no planeta … é tão bom que você tá morto, mas não quer sair da quadra de jeito nenhum …

    Responder
  10. 132 Daniel C 28/08/2009 16:41

    Acho que menosprezar alguns tenistas não é o fim do mundo, é um direito, uma opinião. Se não tivessemos o direito de criticar um tenista pq este é profissinal, não poderíamos criticar ninguém…Nem o Lula.

    Pelo contrário, acho que respeitar uma pessoa alguém unicamente pelos feitos que ela atingiu demonstra falta de personalidade. O fato do tenista estar entre os 100 do mundo não é justificativa pra ele catimbar, tirar os méritos do adversário após as derrotas, demorar pra sacar, chamar o fisioterapeuta, etc etc, coisa que um certo espanhol, no2 do mundo ( que justamente deveria então dar um exemplo de postura para os outros) FAZ. Sou muito mais um tenista como Baghdatis: não tem GS, mas joga muito tênis, veio de um país com tradição 0 em esportes em geral, e é uma simpatia e educação que só vendo.

    Responder
  11. 131 rené ribeiro 28/08/2009 16:42

    O tênis é o melhor e o pior jogo para se praticar. É solitário, cruel, maravilhoso, tudo ao mesmo tempo.
    Não sei o motivo da sua irritação, mas concordo plenamente com tudo que está escrito.
    A diferença entre o number one e o pobre coitado, por assim dizer, que está beirando o 100 é quase nada. Tecnicamente não existe quase diferença entre os caras. O mental é que define.
    Digo sempre que é um jogo de um ou dois pontos.
    Gosto de ver partidas de caras desconhecidos. Algumas são espetaculares e a gente que ama o tênis se diverte tanto quanto assistir Federer ou Nadal jogando.
    Não é fácil chegar entre os 100, 200, 300, não importa.
    Acho que todos eles merecem nosso respeito e admiração.

    Responder
  12. 130 Felipe 28/08/2009 16:44

    Paulo Cleto,

    talvez eu faça aqui um desmerecimento as jogadoras brasileiras, e a um brasileiro, mas acredito que antes deles do que das russas. Vou transcrever um comentário q postei ontem em outro blog.

    Ontem lendo reportagens do quali do US Open, vi algumas coisas sobre a Kournikova, e aí lembrei na hora da situação das brasileiras, e de um pensamento q tenho sobre a russa. Na reportagem falava que Kournikova passou o quali aos 15 anos e fez oitavas de final naquele ano. Cara, quanto isso é distante de qqr brasileira nos últimos 20 anos! Se essa garota fosse brasileira ia ser lembrada todos os dias como uma gênia (Saretta é lembrado deste modo por alguns por uma oitavas em RG no auge da carreira), afinal além deste fato a moça foi número 8 do mundo em simples, numa época em q o nível técnico era, ao meu ver, bem maior do q o de hj, nº1 do mundo de duplas, onde aliás ganhou alguns GS. Porém a moça é rotulada aqui no Brasil como uma tenista q fez sucesso só por ser bonita, não por apresentar um grande tênis… É lamentável, sempre q vejo isto fico pensando q só pode ser inveja, já q nossa nº1 é 400 do mundo… A habilidade dela, principalmente na rede, enchia os olhos… (tanto qto seu corpo) .

    Um abraço!

    Responder
  13. 129 Ivan Raphael Colla 28/08/2009 17:34

    Boa Tarde Sr. Cleto, não me lembro de ter comentado alguma vez em seu blog, mas hoje é um dia diferente… Vinha debatendo sobre este assunto a muito tempo no orkut, em outros blogs sobre este assunto. Acho extrema falta de conhecimento menosprezar atletas de tão alto nível… Mas como sempre é em vão os comentários de quem não é ninguém no mundo tenístico, venho agradecer por você comentar isto hoje, o que considero o melhor blog sobre tenis brasileiro. E vamos torcer p/ que diminua este fanatismo e comecem a apreciar mais o tenis, pois realmente conviver com a maioria dos comentários é complicado, hoje eu não leio mais comentários das pessoas, somente a postagem do autor, e discuto sobre tenis na nossa rodinha de tenis semanal o que se tornou muito mais proveitoso. Parabéns pelo seu blog, e que continue sempre este trabalho maravilhoso. Obrigado!

    Obrigado pela leitura e o comentário.

    Responder
  14. 128 Giuliano 28/08/2009 18:13

    Assino em baixo!

    Teve um post la tras que comentei, por ter tb ficado irritado com os comentarios sem nocao, que na verdade e melhor abstrair, porque sao caras que nunca pegaram numa raquete, não tem calos nem bolhas nas maos, entao o que eles conhecem?
    P…nenhuma…

    Acho a mesma coisa quando todo mundo critica e sacaneia o Rubinho Barrichelo, quer ver ir la e dirigir um carro a 300km/h…quero ver pegar numa raquete e jogar…nem menciono tentar ter sido profissional…so jogar direito…fala serio!

    Responder
  15. 127 Rafael Melo 28/08/2009 18:15

    Belo tapa de luvas Cleto. Espero que você se irrite mais daqui em diante.

    Muito bem colocado o comentário sobre as namoradas dos tenistas. Aliás, você já reparou como está cheio de “machão” aqui pra falar mal da mulher do Federer. Huuuuuuum, não sei não ein?

    Abraço

    Responder
  16. 126 André Becker 28/08/2009 18:16

    Belo post, concordo 100%.
    A unica coisa maluca do tênis, como colocado até no post sobre o Malisse, é essa sensação de “underachieving” de tenistas que chegaram a top 5 como o Gasquet, o Haas, o Nabandian… caras talentosos, milinonários, que ganharam vários torneios e chegam quase no topo da carreira (…especialmente o Gasquet, hehe), e mesmo assim parece que ficaram devendo.

    Responder
  17. 125 Rui Viotti Filho 28/08/2009 18:24

    Concordo em gênero, número, grau, peso, altura, comprimento, largura e diâmetro.

    Faloou Ruizinho.

    Responder
  18. 124 Felipe 28/08/2009 18:31

    Alguém sabe o q está acontecendo no US Open? Chuva? Depois de um enorme atraso, o jogo do Thomaz começou, ele quebrou o saque do cara e aí ficou tudo parado de novo…

    Responder
  19. 123 MALHEIROS 28/08/2009 18:35

    Perfeito, Paulo.
    Na minha adolescência ( ou na de quase todo garoto), tentei ser um bom atleta de futebol e basquete- na minha escola. Se eu fosse o melhor da minha escola, para mim, já seria O MÁXIMO. Imagine na minha rua, no meu bairro, na minha cidade… por aí vai.
    Não é coerente desdenharmos desses craques que vemos na televisão jogando qualquer atividade esportiva. Estes caras são fora-de-série.
    Todo mundo brinca, mas nos tempos de Ferrari com Shumi e tudo, eu dizia que ser Barrichello é quase o máximo que qualquer piloto poderia ser.
    Preciamos respeitar mais esses caras.

    Responder
  20. 122 André Becker 28/08/2009 19:06

    Só discordo da teoria que a diferença técnica entre o 1 e o 100 é ínfima, e é principalmente mental a questão.

    Diferenças técnicas são tão importantes quanto o mental.

    O ponto é que parece possível fazer um “ranking da técnica” e um “ranking do mental”. O ranking final é a mistura dos dois e mais outros menos importantes.
    E todo mundo que parece que estaria nas cabeças do ranking da técnica, mas ficou pra trás por questões mentais, são as grandes vítimas dos comentaristas e críticos.
    E todo mundo que estaria no miolo do ranking da técnica mas nas cabeças do ranking mental, é visto com muito mais admiração por ir até o limite do seu potencial técnico.

    Federer e Nadal estão muito bem nos dois rankings, por isso são o que são.

    Responder
  21. 121 Rodrigo P. 28/08/2009 19:29

    Pô Cleto, sempre gosto quando você está meio azedo. Sinto por isso, e espero que passe logo, tão logo quanto a média que um leitor fica aqui nesse espaço.

    Eu atentei a um tempo atrás para esse fator citado no post, de que os criticam e se atrevem a dizer qualquer coisa sobre qualquer um que tá lá não tem a menor idéia do quão impossível é estar entre eles. Principalmente aqueles que cometem a “blasfêmia” de dizer que essa ou outra geração é fraca… que bobagem.

    Pra mim, que sou um tenista frustrado confesso e que ja se perdoou por não ter vingado, qualquer um que esteja la, vivendo do tênis profissional, vivendo bem e feliz, é um extraterrestre.

    VINHOS

    Falando em vinhos, faço aqui uma sugestão e estou com saudades das sugestões do Cleto. Costumo tomar vinhos da casa dos 70 aos 150 reais. No entanto, seguindo a recomendação de uma revista do gênero, fui experimentar o Álamo – Pinot Noir, que custa na casa dos R$ 36,00. Foi uma bela surpresa. Os Álamos são da Catena, da produção mais “popular” deles. O Malbec e o Cabernet, pra mim, não prestaram. Mas o Pinot Noir realmente surpreende.

    Na revista ele estava brigando com os top 5 pinot noir franceses entre 100 e 200 reais, e falaram que não perdia pra nada. Não experimentei os outros citados para dizer se é melhor ou não, mas experimentei esse e aqui fica a recomendação. Pra quem gosta de um bom Pinot, esse vale a pena e custa baratinho baratinho.

    Abraços

    Responder
  22. 120 HenriqueSP 28/08/2009 19:34

    Cleto, torço contra o Murray e o Nadal, porque são 2 grandes tenstas e ganham do Federer, não gosto que ganhem do Federer.
    Sempre leio coisas que escrevem aqui sobre o Rafa como puxador de cueca, boleiro. Acho que as pessoas estão brincando, porque se alguém realmente acredita nisso desconhce o tenis. Eu torço contra o Nadal porque ele fez meu ídolo chorar varias vezes, e fez porque é grande, joga muito, confesso, morrro de inveja do Rafa, o Murray, simplesmente não vou com a cara, mas sei que é um grande tenista.
    Sou fã do Federer e do Del Potro, mas acima de tudo de um grande jogo de tenis. Não se esqueça SENHOR PAULO que nem sempre as pessoas manifestam aquilo que pensam e sentem.
    Eu sempre achei que eu precisava de uma MULHER BOA, mas sei que o que nos satisfaz mesmo é uma BOA MULHER.

    FERRANCINE EU TE CONHEÇO??
    NAS HORAS VAGAS VC ATENDE COMO MARTA?

    Responder
  23. 119 Rodrigo P. 28/08/2009 20:02

    Errata:

    ALAMOS – Pinot Noir

    e não “Álamo”…

    Abs

    Responder
  24. 118 Matteoni 28/08/2009 20:07

    Flávio Bê,

    Como grande compositor que és, o resultado não podia ser diferente: sensacional o Hino da Pangarena.

    Fiquei pensando cá com meus botões: teus amigos músicos terão a honra de gravá-la?

    Abçs

    Responder
  25. 117 maysa caruso 28/08/2009 20:07

    Cheguei tarde…

    A Maria Carolina mandou muito bem no post passado…

    O Cleto deu a bronca que deveria ter dado a muitos posts atras…
    ( gostei muito dos seus ultimos posts….)

    Os meninos e meninas mais radicais se acalmaram um pouco…

    E eu estou acabando meu consultório agora e daria tudo por alguem muito louco que topasse jogar uns dois sets só pra botar a adrenalina no sangue…mas em uma sexta a noite…dificil…

    O negocio é voltar pra casa e relaxar…se preparando para os jogos mortais de sabado de manha…cantando “Pangarena do Flávio B.”

    abraços
    Maysa

    Responder
  26. 116 HenriqueSP 28/08/2009 20:08

    Vou desabafar, não deveria, mas vou, preciso fazer isso.

    Há algum tempo eu vinha me sentindo indisposto, palido, anemico, cansado, com muita preguiça (preguiça eu sempre tive) antes de viajar para a Europa fiz um Hemograma, quando voltei peguei o resultado que dizia: hemograma anormal, sugestivo de Leucemia, com presença de anemia. Pensei: péssima noticia.
    Logo em seguida fiz um exame de medula óssea, e em seguida um tal de Mielograma. Hoje foi o dia, pela manhã fui a faculdade e as 16hs ao médico pegar os resultado dos exames. A familia toda foi junto, minha mãe e minha irmã chegaram na clinica chorando. Sentamos e então o Dr. Railton de posse dos resultados dos exames disse: vc tem uma Leucemia Aguda que é o crescimento rápido das celulas imaturas do sangue… depois não prestei atenção em mais nada, meu corpo estava ali, mas meu pensamento viajou.
    Só voltei a prestar atenção no que dizia o Dr. Railton, quando ele começou a falar do tratamento, das novas técnicas, do quanto é eficaz, das minhas chances serem enormes, OTIMISTA…
    O Dr. Disse que começaremos o tratamento na terça feira, eu falei: só depois do US OPEN
    Dr. Railton: que é isso
    EU: torneio de tenis
    Dr. Railton: é aqui em São Paulo?
    EU: não nos EUA
    Dr. Railton: vc não pode viajar, tem que começar o tratamento logo porque esse tipo de Leucemia é muito agressiva…
    EU: não vou viajar, quero assistir aqui mesmo
    Dr. : sem problemas garoto, pode acompanhar tudo enquanto faz o tratamento
    EU: mas não corro o risco de passar muito mal no início e ter que parar na UTI e não poder ver os meninos jogando seria horrível
    Dr: não, vai dar tudo certo.
    EU: sabe doutor, eu preciso ver o Federer levantar seu 16 trofeu ou quem sabe o Potro ganhar o primeiro GS dele, quero ver o Nadal sair da quadra com aquela cara de derrotado, o Murray também, e BLABLABLABLAA
    Dr. : em 27 anos de profissão, é a primeira vez que vejo um paciente com uma doença grave mais preoculpado com jogos de tênis do que com seu tratamento.
    EU: ( em pensamento) será???

    Só espero q vc esteja brincando.

    Responder
  27. 115 joana c 28/08/2009 20:09

    Cleto,

    já estava em tempo de um post estilo “tapa com luva de pelica”.

    Não faz muito tempo que comecei a “passear” por esse blog. Gosto principalmente dos posts onde você conta histórias sobre os bastidores do circuito, especialmente quando envolvem tenistas que já pararam e são de uma epóca em que o tênis ainda não era un dos meus esportes favoritos para assistir.

    Muitos comentários também são legais mas nos últimos dias parece que alguns perderam “um pouco da noção” e andaram postando alguns comentários, digamos, agressivos.

    Nesse momento o post é muito bem vindo. Até para acalmar os ânimos e evitar destemperos quando iniciar o US Open.

    Responder
  28. 114 Matteoni 28/08/2009 20:13

    By E-Cletico:

    “Aliás, mais uma razão porque admiro tanto Federer como Nadal.”

    E é por isso que torço sempre por uma final Federer e Nadal. Os dois são melhores em tudo, ou quase tudo.

    Abçs

    Responder
  29. 113 marcello rosa 28/08/2009 20:14

    ola Cleto…..o que ganha um tenista entre os 200 melhores do mundo ao longo de uma carreira de 10 anos???abaços

    Responder
  30. 112 Flávio B. 28/08/2009 20:22

    Rodrigo P.

    Eu comecei a jogar tênis de verdade (nem conto as poucas vezes que peguei uma raquete e entrei na quadra para passar raiva, por não ser praticante) há pouco menos de seis anos.

    Já pratiquei muita coisa de esporte, mas nada em nível profissional. Não me sinto frustrado por deixar de ter seguido firme em algum deles (acho que daria um bom quarto-zagueiro), mas sempre fica a dúvida do até onde poderia ter ido se seguisse algo.

    Quando era mais novo cheguei a ficar meio frustrado por ter parado com o basquete e ter visto meus colegas que seguiram em frente e participaram de campeonatos. Depois de um tempo, vi que não fazia muita diferença.

    Mas o que sempre me chamou a atenção foi o quanto se tinha que melhorar e jogar em alto nível para se progredir um pouco em qualquer esporte e se manter no degrau alcançado.

    Hoje, aos 46, a batalha é para chegar ao nível avançado lá na academia e tentar ficar nesse grupo. No clube, que é mais concorrido, tentar chegar perto do ranking 30 (amanhã tem a disputa para sair do 71 e chegar no boa idéia).

    Embora não seja um esporte mas sim um “jogo de salão”, a única prática em que eu consigo jogar em altíssimo nível é pebolim, desde os tempos da faculdade.

    E até nisso, num simples pebolim, eu e meu parceiro só ganhamos o último torneio porque treinamos pelo menos uns dois meses e meio, todo dia no intervalo de almoço, chegando ao torneio como dupla favorita.

    E foi suado pra ganhar a semi e a final. Hoje, quando a gente brinca com o resto do pessoal, dá pra ver o nível que chegamos naquela época e como é difícil se manter lá.

    Imagino então o que não é para um jovem largar a vida e sair pelo mundo sozinho, no máximo com um treinador, tentando um lugar ao sol num circuito tão competitivo.

    Acho que a gente deveria tirar o chapéu para todos aqueles que já estiveram pelo top 50, e talvez com um pouco menos de reverência aos top 50-100.

    Bem melhor do que falar “como é que o Roddick errou aquele voleio?”. Eu queria saber como é que ele conseguiu aguentar 36 serviços sem ter sido quebrado pelo Federer numa final de Wimbledon!

    Responder
  31. 111 Flávio B. 28/08/2009 20:29

    Rodrigo P

    Eu tinha aproveitado seu comentário sobre a questão do “jogador frustrado” para falar do assunto, mas, para minha frustração, fiquei na moderação!

    Bom, daqui a um bom tempo ele desmodera, mas, como sempre, vai ficar para trás.

    Só para não perder o fio da meada e aproveitando o tema do post, terminei com a seguinte frase:

    “Bem melhor do que falar “como é que o Roddick errou aquele voleio?”. Eu queria saber como é que ele conseguiu aguentar 36 serviços sem ter sido quebrado pelo Federer numa final de Wimbledon!”

    É mais ou menos o nível de admiração que eu acho que poderíamos sentir por esses profissionais.

    Responder
  32. 110 Flávio B. 28/08/2009 20:33

    Maysa Caruso

    eu toparia na hora jogar dois sets, ainda mais contigo, moça!

    mas eu já fiz essa burrada na semana retrasada na véspera de um jogo decisivo e faltou perna pra ganhar o tal jogo decisivo.

    como amanhã tem desafio de ranking, vou tentar ganhar ou, pelo menos, não perder por me preparar mal!

    se bem que a burrada foi em termos: eu treinei uns sets, mas depois minhas filhas apareceram com amigos e foram jogar volei.

    e entre se preservar para um jogo de campeonato de academia e jogar volei com as filhas, não precisa nem dizer onde foi que eu me esbaldei, né?

    Responder
  33. 109 Flávio B. 28/08/2009 20:38

    Matteoni

    Fico contente que você gostou. É sempre bom conseguir satisfazer uma solicitação de um amigo, mesmo porque nem sempre a gente encontra as benditas palavras para fazer os versos ficarem como se deseja.

    Quanto a gravar, vou lhe pedir um pouquinho só de paciência, por uma questão cronológica: a partir da segunda semana de setembro, a gente estará começando os trabalhos em estúdio para gravação do CD. Quando chegar na hora dos vocais, eu tento separar um tempinho lá para gravar a Pangarena e depois te envio o arquivo. Que tal?

    Responder
  34. 108 Rodrigo P. 28/08/2009 20:39

    HenriqueSP

    Vai se cuidar, o UsOpen é só mais um torneio de tênis.

    Sorte e saúde!

    Responder
  35. 107 Felipe 28/08/2009 20:52

    Paulo Cleto,

    tenho visto q vc anda comentando menos no post do pessoal, isto é de propósito? Vc anda escrevendo mais, acho q isto por se só já justifica a diminuição nos comentários, mas agora meditando um pouco mais sobre seu post me bateu a curiosidade se vc está meio sem paciência com as bobagens q estamos escrevendo por aqui… Bom, espero q não seja isto pq seus pitacos sempre enriquecem o debate dos comentários. Um abraço!

    Debate é bom e gosto. Ignorância eu desprezo.

    Responder
  36. 106 Alexandre 28/08/2009 20:58

    Eu sempre falo a quem menospreza tenistas acima de 100 do mundo: “Vá assistir, in loco, a um evento challenger. A precisão e potência dos tenistas são IMPRESSIONANTES. Os caras são PROFISSIONAIS de fato.”
    Abraço a todos

    Responder
  37. 105 Alexandre 28/08/2009 21:13

    Felipe, só pode ser chuva em NY.
    Mas Thomaz não quebrou saque do americano.

    André Becker, concordo contigo. A diferença entre o #100 e os tops tbém é técnica, física e possivelmente estratégica/tática.

    Sobre beleza das respectivas de Federer e Nadal, sou obrigado a defender o Nadal nessa. A namorada dele é bem bonita!!!

    Abraço a todos.

    Responder
  38. 104 Rubio 28/08/2009 21:14

    Paulo Cleto,

    Confesso que aprendi a gostar de vc, como na minha vida aprendi a gostar das pessoas “antipaticas”, quero dizer daquelas muito sinceras, mas que têm grandes qualidades e vc tem muitas, entre elas, conhecer as várias facetas do tênis como poucos, há tempos leio a sua coluna, agora blog. Neste “palpitações”, concordo em gênero, número e grau. Só para citar um exemplo, no ano de 2000, em Estoril o Guga se tornou NÚMERO UM DO MUNDO!, em 2001 fez mais pontos e ganhou mais dinheiro em prêmios do que em 2000, mas foi superado no final do ano pelo Hewitt. Ouvi inúmeras vezes que o Guga já era e infelizmente ele não conseguiu se recuperar. O que ressalto aqui é que esta cultura de desvalorizar os nossos idolos também é responsável pelo fracasso que passamos no tênis mundial. Não tenho a estatística, mas acredito que nos últimos 20 anos, sempre ficamos com 4 a 8 top 100, então esta é a nossa realidade. O Guga tentou voltar e não conseguiu. Pelo que fez, pelo que tentou fazer, pela sua sinceridade o GUGA É UM ÍDOLO NACIONAL, sabem porque não disse internacional, porque lá fora ele é reconhecido como tal, assim como a nossa MARIA ESTER BUENO.
    Paulo Cleto, um grande abraço e continue escrevendo tudo o que pensa. O universo composto pelo que não vemos, que os números não são capazes de mostrar, mas que sentimos, é muito mais rico do que aquelas estatisticas que aparecem no final de cada set e no fnal de cada jogo.

    Responder
  39. 103 Rafael 28/08/2009 21:35

    GENTE!!! O Cleto não está azedo não, isso é tensão pré UES OPEN logo passa e ele volta ao normal.

    Henrique SP

    Cara, Leucemia Aguda, é a pior que tem, lamento te informar mas as chances de cura são mínimas.
    O Giba do volei já teve essa doença, pesquise algo sobre isso pode te ajudar.
    concordo com o Rodrigo, vá se cuidar e boa sorte.

    Responder
  40. 102 Nildo Lima 28/08/2009 21:44

    Confesso que este POST , para mim foi uma lição,confesso que gostaria de dizer tudo isso com desenvoltura, mas simplesmente eu não consegueria.

    Eu acredito que o Sr. Paulo Cleto,seja um homem apaixonado,só um homen apaixonado conseque expressar os verdadeiros sentimentos.

    Eu sou apaixonado pelo tênis
    Eu sou apaixonado pelo vôley
    Eu sou apaixonado por minha familia
    Eu sou apaixonado pela vida…

    Eu tenho muita facilidade de ficar apaixonado,quando conheci este BLOG,fiquei apaixonado pelo os comentários do MATTEONI,ele tem um jeito descontraido de se comunicar,sabe ser debochado e irônico com uma boa dose de humor,o cara é craque,sem falar que ele é generoso…

    Agora eu estou aprendendo a filtrar os comentários inúteis,aqueles que não vai me ajudar em nada.

    Tem também os coments do Flávio B,uma delicia,as vezes eu leio os seus coments, e fico pensando que cara equilibrado, é torcedor do Federer mais em momento algum perde a esportiva,e nem por isso chama o Nadal de touro sentado,e nem por isso se envolve em bate boca…

    abçs

    Responder
  41. 101 Nildo Lima 28/08/2009 21:58

    Henrique SP,

    Eu acho que vc está brincando.Se não for brincadeira lhe desejo sorte e muita saúde.Morro de ri dos seus comentários,pelo menos pra mim vc passa ser uma pessoa que não leva a vida ao pé da letra,e as vezes isso é bom ou menos ruim…

    abçs

    Responder
  42. 100 Marcos Pereira 28/08/2009 22:05

    Cleto,
    Sou novo por aqui, más não deixo de ler um comentário seu e também de vários outros leitores. Esta suave “raquetada” veio em boa hora, pois alguns comentários demonstram senão desrespeito, no mínimo desprezo. Li esta frase grafitada no muro de uma escola da periferia, não sei o nome do autor más é muito apropriada.
    “O SEGREDO DE VIVER EM HARMONIA COM TODOS, CONSISTE NA ARTE DE COMPREENDER DIFERENÇAS”.

    Boa noite!

    Responder
  43. 99 Marcos Pereira 28/08/2009 22:16

    Flávio B,
    Parabéns!
    Excelente o hino dos pangarés!
    Lembrou-me dos “MARRECOS”, apelido do grupo de tenistas do clube que frequento, e que andavam meio dispersos devido a pequenas intolerâncias. Más estamos nos reagrupando!!

    Boa Noite

    Responder
  44. 98 antonio 28/08/2009 22:27

    Por isso eu repito: pessoas do grupo GLS (Gonçalves Lero Lero Sergio), como o próprio Sergio Gonçalves, Daniel C, Fabio Schimitt só denigrem a imagem do blog. Só falam besteira, não respeitam os outros tenistas, e o pior: não se tocam com o óbvio ululante. Mas é a vida. Em todo lugar tem um FDP. Até na Arca de Noé tinha um pica-pau para furar o casco.

    Responder
  45. 97 Aníbal 28/08/2009 22:46

    Muito bem colocado. Esse menosprezo de alguns também me causa espécie

    Responder
  46. 96 Flávio B. 28/08/2009 22:50

    Nildo Lima

    Com tantas paixões, você deve ser um cara feliz! Obrigado pelo comentário.

    Eu sou crítico por natureza, mas também sou muito tranquilo, o que me dá um tempo pra pensar na crítica antes de sair atirando. Normalmente, o resultado é uma fala mais serena e menos apaixonada. Daí vem o equilíbrio. Característica pessoal, cada um tem seu barquinho para seguir a correnteza ao seu bel prazer.

    Além do que, crítica não é só destrutiva, pois costuma ser resultado de alguma análise que se faz. E, como eu não sou o dono da verdade, procuro respeitar a opinião e o jeito dos outros. O que não impede que a gente também brinque e quebre o lacre, de vez em quando. Adrenalina, como diz a nossa querida Maysa Caruso!

    Torcer é bom, torcer para quem ganha é ótimo, dá muito prazer. Prazeres a parte, saber reconhecer as qualidades de jogadores por quem não se nutre muita afinadade me parece ser melhor que só aplaudir quem se gosta.

    E como tem pouca coisa que me irrita, normalmente, até pro Murray eu consigo torcer de vez em quando … rsss

    Bom final de semana, meu caro!

    Responder
  47. 95 Flávio B. 28/08/2009 22:57

    Antonio

    To rindo até agora do pica-pau …

    Mas eu gosto das turmas do taleban shiita, embora o disco não tenha muitas faixas lá. Mas mesmo assim, acho-os muito engraçados trocando farpas nadalescas e federescas.

    Aquela do Markkkos de dizer que o Federer é o Ricardão do circuito foi uma sacada e tanto!

    Mas eu ri mais com o pica-pau, muito boa!

    Responder
  48. 94 Flávio B. 28/08/2009 23:01

    Marcos Pereira

    De vez em quando sai umas coisas mais caprichadas, obrigado.

    Marreco a gente usava pra turma do truco, nos tempos da faculdade, praquela turma que não durava nem cinco minutos na mesa que já perdia o jogo.

    Boa sorte no reagrupamento!

    Curiosidade: você não é baiano, é? Conheci um Marcos Pereira no trabalho, há uns cinco anos, mas acho que ele não jogava tênis.

    Responder
  49. 93 maysa caruso 28/08/2009 23:28

    Cê tá de brincadeira né Henrique….

    Num faz isso com a gente não…

    Adoro todos do blog…são amigos virtuais da tribo do tenis…
    Fundamentais exatamente porque pensam diferente..

    e gosto dessa diversidade de comentários…mesmo os muito politicamente incorretos e meio bobos…apesar do Cleto com muita razão, ter que dar umas pauladas de vez em quando…eu leio todos e me divirto de montão.

    abraços
    Maysa

    Responder
  50. 92 Paulinho Andrade 28/08/2009 23:40

    Está certíssimo, o pessoal está torcendo pelos tenistas com a mesma parcialidade que torcem por times de futebol.

    Responder
  51. 91 Martin H. 29/08/2009 0:18

    Excelente post!

    Num breve período de tempo, pensei no assunto duas vezes:

    1. Esses tempos, achei ridículo o Galvão Bueno (ora quem) falando que o Luca Badoer (que foi posto na fogueira para substituir o Felipe Massa) tinha feito um papelão. Fiquei pensando quanto o piloto – que é um veterano- teria batalhado na vida apenas para ser o substituto daquela Ferrari. Talvez este seja o caso da frustração.

    2. Hoje, antes do meu tenisinho amigo, tive que fazer uma ronda de alongamentos e aquecimento de cerca de 30 minutos (coisa que venho fazendo desde que voltei da minha lombalgia). Um martírio para mim. Eis que, na minha corridinha de aquecimento, pensei: eu acho um suplício esses 30 minutos e aqueles caras do tênis profissional, só de pré e pós jogo, perdem umas 6 vezes este tempo. Fora os treinamentos físicos quando não há jogo e as dietas a vida inteira (sim, porque depois do tênis comi um belo frango na moranga seguido de panquecas de doce de leite). Aí conclui: como é fácil ver pela TV, onde só aparece a hora “boa”.

    Bem… deixa eu voltar pros meus estudos.
    Falta um bocado para eu estar entre os 100 melhores….

    Abraço,
    Mártin

    Responder
  52. 90 Diego 29/08/2009 0:39

    Genial o post, grande Cleto.

    Só penso que as vezes criticamos jogadores sabendo do potencial que ele possuem para ter uma carreira mais vitoriosa. Falo isso pensando muito em alguns brasileiros, como Saretta e Franco Ferreiro.

    HenriqueSP,

    Isso foi verdade? Se for, vai se cuidar, rapaz! Vai ter muita gente torcendo pro Federer. Fique tranquilo.

    Abs a todos!

    Responder
  53. 89 Matteoni 29/08/2009 0:49

    Nildo Lima,

    Bondade de sua.

    Mas cuidado! Tem uam música que diz:

    No Ceará num tem disso não, tem disso não, tem disso não…!!!

    HenriqueSP

    Isso não pode ser verdade (estou torcendo para que não). Vc não passaria estes 21 dias na Europa com Leucemia. Embora a anamnese com história clínica e os exames complementares diagnósticos sejam Ipsis litteris o que se faz nestes casos, eu espero que vc tenha copiado de algum lugar.

    Em todo caso, se for verdade, TRATE-SE.
    A leucemia mielóide aguda é uma doença potencialmente curável, para uma parcela dos doentes. Repito CURÁVEL. Na sua idade pode chegar a 50% o índice de cura. Se for leucemia promielocítica aguda a taxa de cura é próxima de 98%.

    US Open tem todo ano. Esqueça isso. Trata-se e seja vc mesmo um campeão. E ano que vem, ao invés de vc voltar a Europa, vá assistir in loco o US Open.

    Abçs e boa sorte.

    Responder
  54. 88 nico 29/08/2009 0:50

    se a mulher do nadal nao eh boa, entao nao sei o que eh mulher boa…

    Responder
  55. 86 Fernando B. 29/08/2009 2:12

    Adorei o post Cleto !!!

    O que mais me chama atenção no blog, é a admiração causada pela sua suposta “rabugentisse”. Como é bom ver as pessoas admirando a sinceridade e não apenas o politicamente correto.
    Acredito que é disso que precisamos com mais frequência no Brasil. Abraço e continue sempre assim.

    Flávio

    Te desafio no pimbolim, pensando melhor, desafio vc e sua dupla sozinho do outro lado da mesa. Nesse eu posso dizer que estou entre os 100 melhores do mundo huahuahua. Quem diria!!!! Estou sendo sincero ^^.

    Responder
  56. 85 Mauro Márcio 29/08/2009 3:06

    HenriqueSP

    Espero sinceramente, que você esteja radicalizando na ignorância, falta d percepção e idiotice.
    Tudo isso, seria ainda muito pouco diante desse mal que você descreveu.
    Tomara que você tenha ultrapasado todos os limites da mininice enquanto personagem.
    Tomara que , depois das besteiras que escreveu e provocou, esteja cometendo outra ainda maior, escrevendo tamanha bobagem, querendo absolver-se, agradando admiradores do Federer aqui.
    Porém, se for verdade, há algo que possamos fazer por você (?), além de desejar-lhe força e sorte ??
    Espero, sinceramente, tratar-se de absurda molecagem

    Responder
  57. 84 Pedro Pellegrino 29/08/2009 6:52

    Cleto, você não imagina o que escuto de coisas absurdas em blogs sobre futebol, os comentários sobre tênis são fichinha do que os imbecis do futebol dizem. Abraços.

    Responder
  58. 83 Marcel 29/08/2009 7:27

    Como dizem:

    Não gostou? Faz melhor…

    Responder
  59. 82 Duda 29/08/2009 7:36

    Pelo amor de Deus que virtude ha em um cara jogar a bolinha mais vezes que o outro vara sobre a rede…
    Discutir isso então é o fim da humanidade.
    Enquanto criança ainda morre de fome, alguns que se dizem seres humanos estão preocupados e m bater numa bolinha mais rapito e mais forte que o outro, e ganham milhões para isso enquanto, repito, crianças morrem de fome.
    O ser humano se tornou mesmo a mais vil criação…

    Responder
  60. 81 césar cambuí 29/08/2009 8:10

    Tenho uma posição diferente do Cleto e mais próxima do Daniel C.
    Acho que discussão de esportes, muitas vezes, resvala no campo da pura emoção e é inevitável o aparecimento de equívocos e injustiças.
    Acho que é muito mais nocivo, aqueles que tentam imputar a culpa de todas opiniões equivocadas naqueles que nunca praticaram tênis.
    Esses é que deveriam provocar a irritação do Cleto, pois, na verdade, eles estão querendo que o tênis volte a ser um esporte de meia dúzia de iniciados.
    Se todos os esportes reivindicassem as validações das opiniões apenas por quem os praticam, não existiria nenhum esporte neste planeta de todos.
    Voltando ao Cleto, tenho uma grande simpatia por Murray por ele, aos 8 anos, ter sido um sobrevivente de uma chacina promovida por um conhecido da família, mas não me irrito quando praticantes e não-praticantes de tênis o chamam de menino mimado. Penso que, talvez, a motivação da minha simpatia esteja fora do lugar.

    Responder
  61. 80 001 em NY 29/08/2009 8:57

    Pois é. Perfeito o post.

    Um dos motivos pelos quais tanto admiro a Elena Dementieva é o fato dela, apesar de sua deficiência no saque, estar entre as top 20 há quase 10 anos. Estar entre os melhores, seja 5, 10, 100 ou 1.000 num mundo de milhões de praticantes, significa que se é melhor do que milhões. É de se respeitar. Mas infelizmente, pessoas que nunca saberão as dificuldades de se chegar lá, por absoluta falta de talento no que quer que seja, são as que mais criticam.

    Acho realmente constrangedor ler críticas a Safina por exemplo, vindas de quem sequer teria a capacidade de vencê-la em quadra. Uma coisa é dizer que não acha a Safina número 1, outra completamente diferente é dizer que ela não tem talento para ser a número 1, quando o “fato” é claro, se ela não tivesse talento para ser a número 1, ela não seria, simples não?

    Infelizmente, por serem FÃS absolutos de outras tenistas, é constante ler comentários desrespeitosos sobre outras que não sejam as suas favoritas. Quão pequena deve ser a mente em que até a capacidade de admirar é limitada?

    Responder
  62. 79 cesar 29/08/2009 8:59

    Como sempre perfeito em seus posts Cleto. Acompanho sempre seu Blog como leitor e às vezes é lamentável o nível dos comentários descambando para agressões pessoais. E gostaria de fazer um complemento. Além do desrespeito com atletas que estão num patamar inalcançável para a maioria dos mortais, as vezes parece que o tênis começou com Federer e Nadal.
    É fundamental também conhecer e reverenciar os grandes atletas que ajudaram a construir o esporte e que permitiram que hoje existam Federer e Nadal.
    Quero dizer que sou fã desses dois tenistas mas o tênis não se resume só aos dois.Continue variando seus posts Cleto pois para os verdadeiros apreciadores de tênis existem muito mais prazeres do que só essa rivalidade.Santoro nunca ganhou um GS, mas não troco uma partida sua na tv por nenhum outro tenista, pois é um esteta e tem um prazer lúdico em praticar o tênis e é isso que um verdadeiro amante do tênis procura.

    Responder
  63. 78 maysa caruso 29/08/2009 9:16

    Bom dia Martin H.

    Long time no see….fazia tempo que não te lia no blog..

    Pra sua lombalgia tenta fazer o que estou fazendo pra minha dor no ombro: antes de jogar fazer uma especie de taping com micropore ( entra no google e tem umas instruçoes sobre Kinesiologia) não sei se vce viu uns atletas nas olimpiadas com tiras coloridas em algumas partes do corpo. FUNCIONA! ( segundo minha fisioterapeuta a tira segurando a pele promove uma especie de controle sobre o musculo evitando o excessivo estiramento )

    bom sabado a todos ( o dia está lindo em SP e vou jogar …)
    Maysa

    Responder
  64. 77 Matheus 29/08/2009 9:43

    Duda

    Se veio até um blog sobre tênis, dar uma de moralista, vá embora! Pq está no computador e não ajudando as pobres crianças?!

    É cada um que aparece…

    Responder
  65. 76 Daniel C 29/08/2009 9:59

    Foi o Nadal que disse: (sobre o US OPEN)

    “Depois de uma longa parada e muitas contusões, é difícil estar pronto. Mas irei tentar”

    Mas já? Já começou a achar desculpas? Jogou Montreal (quartas), CIncinatti(semi) e ainda vai tentar? Que ridículo rs…

    E essa outra frase do Nadal vai pra quem disse que o título de RG do Federer não teve tanto brilho com a ausência do Nadal na final:

    “”O importante é ganhar campeonatos. Não importa quem você bateu na final.”

    Falou tá falado

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responder
  66. 75 HenriqueSP 29/08/2009 10:47

    CLETO, eu sou muito brincalhão, mas não faria brincadeiras com algo tão sério. Mas agora eu percebo que o brincalhão é igual o mentiroso, quando fala sério fica difícil acreditar. Começo fazer o tratamento na terça feira, mas na segunda, é só jogassssooo.

    NILDO
    Infelizmente é verdade, obrigado pela força. Eu realmente não levo a vida muito a sério, e quer saber de uma coisa? não vou levar essa doença muito a sério também
    RAFAEL
    Que bacana em Rafa, que força que me destes. Vou leva-lo comigo para me animar durante o tratamento. Já pensou eu fazendo a quimio e vc do meu lado dizendo: a maioria morre, vc já era, aí Henrique, perdeu cara perdeu…

    Alguém sabe me informar até onde o Federer precisa chegar no U É SOPA para manter o numero 1? E quantas semas ele precisa ficar no topo para alcançar SAMPRAS? Merci>>>

    Responder
  67. 74 HenriqueSP 29/08/2009 10:59

    Maysa obrigado minha linda!!!!!!!!!!! Dessa vez é sem brincadeiras

    Mauro Márcio, Cara, o que vc escreveu tocou na minha alma
    veja bem a minha cituação, ignorante, idiota, burro sem pespectiva e doente. O que o sujeito assim pode fazer da vida em Mauro??? Se jogar, se jogar de baixo de um trem porque a coisa ta feia.

    Responder
  68. 73 Marcos 29/08/2009 11:01

    Foi o site que falou:

    “Os moradores da pequena vila de Lauterbrunnen, nos alpes suíços, tentam resolver o mistério das vacas que “cometem suicídio”, se jogando de cima de montanhas rochosas. Em um intervalo de três dias, 28 animais morreram misteriosamente após se atirarem de uma altura de centenas de metros, informou o Mail Online.”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Peraí, só mais um pouquinho…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    O Touro espanhol mal voltou e as vacas suiças já estão se suicidando!!? Mooooooooonnnnnnnnnnnn

    Calmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vaquinhas se controlem meninas. Assim como fica a Nestlê!!!?

    Ahhhh…..Elas estão desesperadas
    Ahhhh…..Elas estão desesperadas
    Ahhhh…..Elas estão desesperadas

    Ele está voltando

    Nadal Eterno

    Just Wait

    Responder
  69. 72 Matheus 29/08/2009 11:10

    HenriqueSP

    O Federer está abrindo a sua 244ª semana como número 1 nesta segunda (31/08/09) de acordo com minhas contas hehe.
    O Sampras tem 286 semanas, ou seja, se o Federer sustentar essa posição por mais 43 semanas (cerca de 10 meses), ele o passará. Acho que se ele sustentar essa posição até Wimbledon do ano que vem, ele quebra mais esse recorde.

    Quanto a manter sua posição em numero 1, eu vi em algum site falando sobre chegar às quartas, mas n lembro se era chegar às quartas e n depender mais do resultado de nenhum outro jogador ou se tinha alguma condição. Pela chave dele deve chegar até a semi sem problemas (eu espero).

    Quanto a essa triste notícia, estimo um bom tratamento para você e não leve em conta esses comentários negativos. Tudo dará certo. Boa sorte!

    Abçs

    Responder
  70. 71 Zacarias Novais 29/08/2009 11:12

    Caro Antonio eu tenho a impressão que se o Cleto fosse fazer a sua lista, seria praticamente idêntica a sua.
    Mas esses GLS não têm desconfiômetro. Denigrem o blog!

    Responder
  71. 70 jrlouza 29/08/2009 11:14

    Impressionante !!!!

    Claro, conciso e preciso.

    Os seus posts são sensacionais. Refletem muito bem a essência das coisas, dos jogos, jogadores e de toda a atmosfera que envolve o tênis.
    Eu sei que talvez não seja o foco do blog, mas vc poderia dar alguns conselhos, passar um pouco da sua experiência orientando jogadores e jogando sobre: COMO CONTROLAR O EMOCIONAL E REVERTÊ-LO A NOSSO FAVOR naqueles momentos importantes em quadra – mas que também servirão para a vida?
    Tenho certeza que muitos outros leitores também estão interessados nisso.
    Um forte abraço.

    Responder
  72. 69 Matteoni 29/08/2009 11:34

    Rapidinha:

    “Ancic abandona carreira e vira advogado”

    Ancic, que se formou no ano passado em Direito, foi contratado em julho por Mary Turudić e está trabalhando no escritório de Mary Turudić em Zagreb.

    “Tudo que posso dizer é que Mario comerçou a trabalhar comigo em julho e ele é um interno”, disse Turudić, conhecido também como irmão da famosa juíza croata Ivana Turudića.

    É…também teve a misteriosa monunucleose.

    Bom, pelo menos o cara estudou. Craque na bola e craque na escola.

    Abçs

    Responder
  73. 68 Leandro Passos 29/08/2009 11:44

    Só posso bater palmas pelo excelente texto, Cleto. Parabéns.

    Responder
  74. 67 DURVAL PEREIRA 29/08/2009 12:34

    Cleto, acompanho a f-1 e é a mesma coisa, alguns imbecis acham que entendem tudo e só elogiam os figuraços,acham que
    SENNA foi o maior mas não dão o valor a um PATRESE, não valorizam o ser humano pelo fato dele ser humano,pelo seu esforço,suas qualidaddes,apenas criam uma figura ideal e quase mitológica e pronto, são os donos da verdade.

    Responder
  75. 66 DURVAL PEREIRA 29/08/2009 12:40

    Cleto!
    Como citei uma vez, apesar de ser adolescente na época acompanhei partidas homéricas entre CONNORS e BJORG, ví
    MACNROE nascer para o tennis,depois veio LENDL e a chatice de ganhar tudo, BORIS e EDBERG.
    Uma vez, ouvindo uma transmissão, foi dito que o EDBERG ou o pai dele não lembro ao certo, tinha um trauma pois uma bola batida por ele foi acertar um pegador de bola que estava em cima dde um banco, ou algo assim, no fundo da quadra e essa pessoa caiu, bateu a cabeça e morreu, será que delirei? essa informação procede?
    ddesde já agradeço a atenção…

    Responder
  76. 65 Igor Santos 29/08/2009 12:49

    Realmente Paulo, quem ja jogou tenis sabe que sem 5 anos de treinos dificilmente um jogador chega sequer a top 500… Grande parte no Brasil nao chega nem a 1a classe em torneios de federacoes regionais… seja por falta de escolas serias, falta de recursos, falta de tempo para se dedicar mais ao esporte… Ver um top 100 jogando é algo de outro nivel realmente…
    Vou fazer aqui o papel do advogado do diabo. Sera que não faltou um pouco de sensibilidade de entender o contexto das declarações que vc citou?
    Eu por exemplo acho o Simon fraco para um top 10, mas certamente eu tomaria um vareio dele mesmo na minha melhor forma, nao quer dizer que eu ache ele ruim. Assim como ja me meti em tremendas discussões em foruns de tenis ao dizer que considero ainda prematuro considerar o Bellucci como um jogador com nivel de top 25… para top 25 acho ele ainda fraco pois não vejo nele a consistencia dos jogadores que ocupam o seleto grupo dos 25 melhores do mundo… mas o fato de eu ter dito isso (não foi no teu blog), não quer dizer que eu ache ele fraco nem que eu me ache capaz de dar um pneu nele… entende?
    Abraco

    Responder
  77. 64 ferchafon 29/08/2009 13:36

    Concordo em gênero, número e grau.

    Responder
  78. 63 Leonardo Lacerda 29/08/2009 13:51

    Henrique SP,

    me divirto muito com seus comenários. Estou torcendo por vc. Vai dar tudo certo.

    Responder
  79. 62 Martin H. 29/08/2009 14:15

    Grande Maysa!
    Obrigado pela dica. Mas o meu problema não tem incomodado muito durante o jogo. O problema é algumas horas depois, normalmente no final do dia.
    Também ando com saudades do blog.Mas o trabalho não tem ajudado a acompanhar….
    Abraço e bom fim de semana,
    Mártin

    Responder
  80. 61 Walt 29/08/2009 14:18

    Boa Cleto.
    Um bom desabafo para tentar colocar as coisas no lugar e baixar a poeira.
    É o tal do ‘Simancol’ que alguns deveriam tomar.
    Abraco a todos e bom final de semana!

    Responder
  81. 60 Carlos Oliveira 29/08/2009 14:41

    A julgar pelos posts feitos aqui, que só deixam de falar de Nadal, Federer ou Murray, qdo é pra falar do Brasil na Davis, ou reflexões como nesse último post … é …realmente irritante!

    Responder
  82. 59 Leonardo Lacerda 29/08/2009 14:50

    Foi o Matteoni que falou:

    “A leucemia mielóide aguda é uma doença potencialmente curável, para uma parcela dos doentes. Repito CURÁVEL. Na sua idade pode chegar a 50% o índice de cura. Se for leucemia promielocítica aguda a taxa de cura é próxima de 98%.”

    Ele vai voltar
    Força Henrique

    Responder
  83. 58 Pedro Berutti 29/08/2009 14:52

    Lembrei de uma música de um gênio brasileiro que ilustra perfeitamente o post do Cleto e os comentários de alguns:

    “seria mais fácil fazer como todo mundo faz
    sem sair do sofá, deixar a Ferrari pra trás
    seria mais fácil fazer como todo mundo faz
    o milésimo gol sentado na mesa de um bar

    mas nós vibramos em outra freqüência
    sabemos que não é bem assim
    se fosse fácil achar o caminho das pedras
    tantas pedras no caminho não seria ruim”

    Responder
  84. 57 Caio Schiefer 29/08/2009 15:50

    Cleto,

    Ainda assim acho que existem dois tipos de críticas:
    O primeiro é o menosprezo propriamente dito; muitas vezes já vi por aqui mesmo citações sobre jogadores como Rodick “exaltando sua mediocridade”. Esse tipo de comentário realmente não se deve levar em conta. Eu sou fã do cara também e com certeza é um cara que venceu na profissão.

    Outro tipo de comentário é a frustação de leitores/torcedores com alguns jogadores como Safin, Coria, Haas, etc. Jogadores que a gente sabe que tem/tinham um potencial pra ter conseguido muito mais na carreira. Talvez alguns de nós não nos expressamos de maneira correta e acaba soando que também se está menosprezando esse grupo de jogadores, o que não seria a intenção do comentário.

    Concordo. A frustração é inerente de quem torce. Menosprezo é inerente dos pobres de espirito.

    Responder
  85. 56 Matheus 29/08/2009 16:33

    BELLUCCI NA CHAVE PRINCIPAL !!!
    6/2 6/4 !!!
    JÁ TEMOS 3 BRASILEIROS POR ENQUANTO…

    Responder
  86. 55 Fátima 29/08/2009 16:42

    Post Espetacular!!!!!

    Espero que os comentários durante o US OPEN sejam de bom nível, com essa “bronca” do Cleto!!!!!!! Ajudaria mt se as pessoas que criticam os tenistas A, B ou C por suas declarações, procurassem ler as entrevistas no site oficial dos torneios. Assim, elas saberiam o que realmentes eles falam ou deixam de falar. Isso sem citar o principal, que é respeitar os tenistas como um todo, pois ppalmente num torneio como o US OPEN todos dão o máximo……..entretanto só um pode ser campeão. Não dá pra continuar nessa de que só o campeão é o máximo e os outros 127 são pavorosos!!!!

    Entendo que os apaixonados por tenis, como eu, às vezes saiam um POUCO da razão, mas não demais.

    Por mais que eu saiba que será MUITO difícil, ficarei na torcida de uma possível final entre RF e RN!!!!!!!!!

    Uma ótima notícia: o Bellucci acaba de vencer o americano!!!
    Já o Mello perdeu o 1o set e o 2o tá em 2×2…VAMOS TORCER!!!!

    Responder
  87. 54 Maria Carolina 29/08/2009 16:46

    Paulo,
    É bem vindo seu desabafo. Concordo e apoio sua intervenção em boa hora.
    Abs

    Responder
  88. 53 Maria Carolina 29/08/2009 16:49

    Paulo,
    Quanto aos posts anteriores: Vc é estimulante em seus comentários. Obrigada.
    E. Ferracini,
    Obrigada pelas palavras. Ao ler o seu post fiquei bastante emocionada. Eu sei o que é ter filho longe. Há 3 anos meu filho foi estudar por 6 meses na Europa, sendo 3 meses em Barcelona e 3 meses em Londres. Trancou a matrícula da faculdade e foi. Dei a maior força e dizia: ”Como não sou uma mãe completa e meu filho é um mimado de primeira, deixa a vida ensinar o que eu não soube.” Na teoria tudo OK. Dois meses depois o coração acusava as dores da saudade. Ele foi em agosto com retorno previsto em Janeiro. Em Novembro eu percebi que não suportaria ficar longe dele no natal. Comecei a negociar a volta. Nessa altura ele também não estava muito feliz por lá, por que depois de Barcelona no verão com ponte aérea para Ibiza, Londres era o fim do mundo, molhado e frio. A Cia aérea não tinha mais vagas nos vôos em dezembro. Comprei nova passagem e importei meu filhote lindinho de 21 anos. Ele chegou dia 24 de dezembro às 20h. Fui para o aeroporto com muitas horas de antecedência e feito uma planta fiquei em frente ao placar informativo de pousos e decolagens. Quando o vôo dele confirmou aterrissagem as lagrimas jorravam escandalosamente e só pararam quando dei o maior abraço de mãe no meu menino. Um abraço no bebê, no menino, no homem, no meu filho tão imensamente amado e querido. Não deixe a saudades judiar, ligue, escreva, fale com ela: o tempo passa muito rápido.
    Glads,
    Desculpe a demora em responder. Para vc que perdeu o seu saque vá a igreja mais próxima e reze 1 pai-nosso e 1 ave-maria para a santa do Paulo Cleto, a N.S.Aparecida, padroeira do Brasil. Ela pode ajudar a achar. Vc é bem mais feliz do que eu, por que perdeu o seu saque. Eu ainda estou tentando adquirir um decente.
    Maysa,
    Li seu post só hoje, que pena! Sem parceira numa sexta-feira sem chuva. Infelizmente não poderei me candidatar por que seu jogo está alguns níveis acima do meu, se é que podemos qualificar meu jogo em algum nível. Como diz um amigo: “Vc como tenista é ótima nadadora.” Mas continuarei aqui na torcida para ter uma representante feminina “raçuda” no podium.
    Abs a todos.

    Ainda bem q podemos contar contigo elevando o padrão. E vc não é muito diferentes das outras mães.

    Responder
  89. 52 Mauro Márcio 29/08/2009 17:25

    HenriqueSP … Vc escreveu:

    “Mauro Márcio, Cara, o que vc escreveu tocou na minha alma
    veja bem a minha cituação, ignorante, idiota, burro sem pespectiva e doente. O que o sujeito assim pode fazer da vida em Mauro??? Se jogar, se jogar de baixo de um trem porque a coisa ta feia.”
    ———————————————————————

    Nao diga isso meu amigo!! Não sei se vc me entendeu.
    O que eu quis dizer, é que eu esperava muito que vc estivesse agindo como alguém que tem todos aqueles predicativos, sendo brincadeira de muito mal gosto.
    Prefereria mesmo que fosse assim, de forma janota, à realidade descrita.
    De qualque forma, pensando que era brincadeira de mal gosto, pesei a mão. Peço desculpas, se acrescentei mais tristeza. Por favor, aceite-a.
    Sendo verdade, repito, estou falando muito sério, minha pergunta:
    há algo prático que possamos fazer(?), haja vista sermos todos apenas amigos virtuais? Se sim , disponho-me. Se não, fica de fato minha torcida e sincera intercessão.
    Minha cunhada passou exatamente pelo mesmo prolema há alguns anos e está sob controle, com uma vida normal.
    Sensibilizo-me contigo Henrique e espero melhoras.

    mauromarcio400@hotmail.com

    Responder
  90. 51 E. Ferracini 29/08/2009 17:34

    Maria Carolina,

    O seu filho deve ter muito orgulho de você.

    A sua mensagem aumentou minha saudade.

    Já estou acostumado com a ausência. Minha filhinha, de 31 anos, mora na Europa há mais de 8 anos .Em Millano, Bruxelas
    e agora Torino.

    Como sou aposentado, nos últimos 04 anos, tenho ficado
    um mês com ela. Normalmente na primavera européia.

    Nos 02 últimos anos, aproveitei para assistir a primeira semana
    de Roland Garros.

    Em dezembro, depois do dia 10, ela vêm para para o Brasil e
    passa um mês conosco ( Natal, Ano novo).

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelos seus
    comentários, sempre pertinentes e de bom gosto.

    Abçs

    Responder
  91. 50 Mauro Márcio 29/08/2009 17:45

    Matheus e HenriqueSP,

    De fato, há um post do Dalcim em que ele afirma que seria necessário apenas 3 vitórias do suíço para a manutenção do nr 1:

    “Federer precisa de três vitórias para garantir o número 1 e nem se preocupar com os concorrentes e então parece que isso vai se decidir já contra o velho freguês Lleyton Hewitt”.

    Responder
  92. 49 Matteoni 29/08/2009 17:50

    Maria Carolina,

    Já que como tenista vc é uma ótima nadadora, talvez numa sexta-feira COM chuva vc seja a parceira ideal da Maysa, a pérola mais alva do blog!

    Abçs

    Responder
  93. 48 Sueli 29/08/2009 17:53

    Henrique/SP
    Acho que todos aqui gostariam que seu “desabafo” nao fosse real, pois acredito que esta comunidade virtual seja no fundo um grande grupo de amigos amantes do tenis e dos belos comentarios do Cleto e, obviamente, de seus fieis participantes.
    Acredito que voce vai superar tudo isto e com muita determinacao. O seu bom gosto, como torcedor do Federer ja demonstra sua visao e garra, portanto, nao nos abandone e nao deixe de assistir o nosso Craque.
    Cuide-se, estamos torcendo por voce.
    Abracos,

    Responder
  94. 47 Leonardo Rocha 29/08/2009 18:04

    Caro Henrique,

    te desejamos toda sorte do mundo! Nesse momento de dificuldade tenho certeza que muitos estarão contigo em oração. Seja forte que certamente tudo vai melhorar.

    Te cuida!

    Abraços fraternos.

    Responder
  95. 46 Glads 29/08/2009 18:32

    Dia de palmas à você Cleto! Em dias comuns, respeito basta.

    Você disse no blog que encontra torcedores que encaram com desdém a imensa maioria dos tenistas. Acho que você foi educado, nem sei se quis sê-lo com as criaturas. O que tais fazem é encarar tenis com extrema ignorância mesmo! Simplificar a arte ou a guerra é sintoma de ignorância, ou não?
    Contam que lá no Tio Sam, um guerreiro yanke mestiço (com Dakotta) foi chamado as duras por um burocrata de altíssima patente inconformado com o andar da coisa, donde surgiu a nobríssima resposta:
    “Meu senhor, de longe a guerra é sempre menos complicada e frequentemente mais segura”.

    Abraços

    Boa a frase.

    Responder
  96. 45 Richard K 29/08/2009 18:42

    Cleto, permita-me discordar de vc em um ponto. O argumento de que a maioria dos leitores ficaria contente se estivesse entre os cem melhores do mundo em suas respectivas atividades é frágil, tendo em vista que a maioria absoluta das pessoas opta por seguir uma carreira “convencional”, seja como advogado, engenheiro, médico, etc. O universo dos que se dedicam ao tênis é ínfimo se comparado ao daqueles que ingressam na faculdade. No entanto, ressalto que não acredito que um jogador tenha necessariamente de ter vencido um Grand Slam ou ter figurado entre os top 50 para ser considerado um profissional bem-sucedido.

    Mudando um pouco de assunto, sinto-me um pouco incomodado ao ver um certo ex-tenista que, ao falar sobre sua carreira, sempre procura dar uma dimensão maior as suas conquistas do que elas têm de fato e se vangloria de ter abandonado a escola para se dedicar ao tênis. A leitura de um parágrafo já é suficiente para indicar se ele tomou a decisão correta.

    Abraços

    Se pensarmos estritamente em termos financeiros, sigo com meu raciocínio. Se pensarmos, como foi o caso, em termos de sucesso na profissão escolhido, permanece a verdade. Se um um médico, advogado ou qq outro membro de uma profissão “convencional” for reconhecido mundialmente como um dos melhores em sua profissão em todo planeta mais uma vez permanece o que escrevi.
    Quanto ao ex-tenista, cada marqueteiro se defende e sobressai como pode.

    Responder
  97. 44 Matheus 29/08/2009 18:51

    Richard K

    Sobre qual ex-tenista está falando?!
    Se for sobre o ex-tenista brasileiro q possui um blog que estou pensando, já vi comentários dele para pessoas que postam em seu blog falando para os pais das crianças terem muito cuidado com essa escolha de deixar o filho sair da escola, que é uma decisão mto grande para ser tomada sem que se coloque muito pensamento. Além do mais, ele conseguiu fazer sua vida no tênis, conquistou sua independência financeira. Com certeza valeu a pena ter largado a escola pra buscar seu sonho que era ser tenista, e agora além de já ter conquistado o que conquistou, ainda precisa ser um Machado de Assis?!

    Abçs

    Responder
  98. 43 Assis 29/08/2009 18:59

    Paulo, a cada dia que passa aumenta minha admiração por vc.

    Responder
  99. 42 Glads 29/08/2009 18:59

    Flávio B. meu irmão!
    O reset começou a funcionar hoje!!!!!
    Pode parecer besteira, mas não consigo encontra um conceito maior de felicidade fora dessa “praga” desse esporte.

    E não pense que foi só dica. Foi companheirismo virtual também, foi sim!!!!!!!!

    Somos tão patos quantos os humanos, e tão humanos quanto os patos!

    Abraços

    Responder
  100. 41 Glads 29/08/2009 19:00

    Em tempo;

    err. econtrar
    err. quanto

    Responder
  101. 40 E. Ferracini 29/08/2009 19:03

    HenriqueSP

    Embora tenha lhe enviado uma mensagem amarga, também
    lhe desejo do fundo do coração toda sorte do mundo.
    Tenha muita coragem e perseverança.
    Abaixo segue um texto maravilhoso do” Drumond” sobre o que
    é fácil e o que é difícil. Tenha força que o difícil vai ficar fácil.
    Abçs.

    “Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
    Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer.

    Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
    Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso.

    Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
    Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer ou ter coragem pra fazer.

    Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
    Difícil é mentir para o nosso coração.

    Fácil é ver o que queremos enxergar.
    Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.

    Fácil é querer ser amado.
    Difícil é amar completamente

    Fácil é sonhar todas as noites.
    Difícil é lutar por um sonho”.

    Responder
  102. 39 Glads 29/08/2009 19:07

    Obrigado Maysa!

    Responder
  103. 38 Maurício Gomes 29/08/2009 19:12

    Concordo contigo Cleto! Mas tenho um questionamento em relação a Safina, Achas correto as críticas do Stefan Edberg a respeito dela? E sempre bom ler seus posts.

    Responder
  104. 37 maria 29/08/2009 19:20

    Paulo, obrigada pela inteligência e bom senso, coisas raras hoje em dia! Essa rapaziada que idololatra gato, rato, sapato e lagartixa é de matar; vamos apreciar o tênis como esporte, pois assim saberemos o esforço monumental que esses tenistas fazem para alçancar seus objetivos. Eu que o diga, que aos dezoito desisti por falta de apoio e de percepção das coisas do mundo.
    abçs

    Falou.

    Responder
  105. 36 Matheus 29/08/2009 19:26

    Ricardo Mello e Júlio Silva não conseguiram passar pela 3ª fase do qualifying. Teremos três tenistas brasileiros na chave principal: Marcos Daniel, Thiago Alves e Thomaz Bellucci. O sorteio para ver onde eles cairão será realizado ainda hoje a noite eu acho. Espero q tenham sorte no sorteio

    Abçs

    Responder
  106. 35 Antoniel 29/08/2009 19:50

    Cleto, teu post foi excelente.

    Me enche o saco ler pessoas que limitam este esporte sensacional a Federer e Nadal. Ser torcedor de um jogador é normal. Anormal é achar que esse jogador é maior do que o esporte.

    Fico triste por ver que esses caras deixam de apreciar excelentes partidas, principalmente na primeira semana de um slam, por achar que só quem joga bem são os que fazem parte do top 10 do ranking.

    Responder
  107. 34 Semiramis 29/08/2009 19:51

    Belas palavras Cleto! Concordo em gênero e número!

    Responder
  108. 33 Alexandre Brasileiro 29/08/2009 20:13

    Sou apenas um admirador de tenis. Acompanho desde a época de Borg, Connors… Seria inadequado da minha parte discordar totalmente de vc! Porém acho que na vida de um tenista, existem vários pontos que são importantes, e ai o mental é fundamental. Porém, talvez achar que um tenista com um bom potencial ter sua carreira totalmente comprometida por 1 jogo seja demais! A coisa é muito mais complexa!
    Obg

    Responder
  109. 32 Martin A 29/08/2009 20:25

    Já está o sorteio dos qualies. Bellucci na primeira rodada contra Yen Hsu Lu de Taipei, na segunda poderia ser contra Giles Simon, depois contra Ferrero. Até ai não está dificil. Se pasa sería com Delpo….

    Responder
  110. 31 joana c 29/08/2009 20:34

    Nossa, como estou feliz com a classificação de Belluci. Tomara que ele consiga passar pela primeira rodada.
    O que vier depois é lucro. Ele teve um primeiro semestre díficil. Espero que o título na Suiça se traduza em confiança e ele engrene. Isso será importante.

    Lógico que fico contente com os outros brasileiros mas é que acredito que o Belluci tem potencial (e idade) pra chegar mais longe.

    Responder
  111. 30 Maria Carolina 29/08/2009 20:38

    Henrique,

    Mantenha-nos informados sobre sua evolução, que desejo seja positiva e rápida. Esse espaço poderá oferecer uma alternativa para as dficuldades do tratamento. Acho que vc percebeu que pode contar com muitos aqui. Sorte e saúde. A sua irreverência pode ser a fonte de energia para enfrentar essa etapa, mas posso garantir que vai passar mais rápido do que vc imagina. Conte comigo também.
    Um grande beijo,
    Maria Carolina

    Responder
  112. 29 Maria Carolina 29/08/2009 20:47

    Martin A,

    O Bellucci jogou contra o Lu na primeira rodade do Australian Open esse ano e perdeu de 6X3 7X5 6X4. Vamos torcer para ser diferente dessa vez. O Lu corre uma barbaridade. Ao menos ele já sabe o que o espera.

    Responder
  113. 28 Fátima Rosa 29/08/2009 20:49

    Parabéns pelo post, concordo plenamente, por isso voce faz falta nos comentários dos jogos……..espero ouví-lo em breve…felicidades…..

    Responder
  114. 27 Martin A 29/08/2009 20:50

    Se Bellucci ganhou de Wawrinka porque não vai ganhar de Lu ?
    Com um pouco de garra ganha. E Simon não é impossivel…

    Responder
  115. 26 Rodrigo P. 29/08/2009 20:54

    Esse Yen Hsu Lu é mais perigoso do que parece. Tem um estilo interessante de jogar. Mas sou 1000 anos luz mais o Belucci. Consigo ver o Lu arrancar nada mais que um set do brasileiro.

    HenriqueSP

    Tamo junto, lado a lado, no teclado.
    Agora é guerra, vai com fé e detone esse seu problema, não de a mínima chance.

    Um abraço

    Responder
  116. 25 "bowie" 29/08/2009 21:19

    É chato pensar que, com tantas mensagens de apoio irrestrito às opiniões do missivista (não só neste post), o sr. paulo cleto não as tenha retribuído. E olha que poucas não foram… sr. cleto, agradeça-as. Reconheça a turma que te considera (não faço parte dessa trupe…).Mas, considere… experimenta, vai, um “obrigado” não faz mal a ninguém…

    Se vc nao tem por mim consideração é dificil entender por que por aqui estás. Sendo assim, suponho que foi infeliz no explicar. Agora, querer me dar lição de educação está totalmente acima do seu padrão e fora de sua alçada.

    Responder
  117. 24 Matheus 29/08/2009 21:31

    “bowie”

    Por acaso, o Cleto está comentando a final do torneio de New Haven entre Querrey e Verdasco, por isso não teve tempo de dar uma olhada aqui. Os que o consideram sabem que ele sempre responde aos comentários quando dá.

    Abçs

    Responder
  118. 23 Marta 29/08/2009 21:53

    HenriqueSP,

    Li agora, em lote, as mensagens desde o post anterior. Sabia da existência daquela gracinha sua mas não tinha lido ainda. Pensei “ô garoto p…….”

    Já tinha resolvido te “pular” mas continuei lendo. Estranhei a sua msg respondendo a este post do Cleto. Pensei, “ué? ele agora fala sério?”

    Na próxima msg (do desabafo), pensei, “pô, agora o garoto tá extrapolando … tudo isso pra chamar atenção?”

    Mas, continuei lendo. e na próxima msg, comecei a acreditar em voce.

    Olha, eu não acho graça nem entendo suas “brincadeiras”, voce deve me achar uma chata mas ….

    Com saúde, não se brinca, cara. Leve isso muito a sério. Ouça bem o que o médico te diz, faça perguntas (ironia, seja chato). Pesquise na Net, tente entender o que acontece com o seu organismo. Quem sabe, tem coisas que voce está fazendo errado.

    Não é pra se apavorar, na verdade é pra manter a calma, acreditar que tudo vai dar certo. Siga o tratamento sabendo e entendendo o que estão fazendo com voce.

    Não estou falando por falar. O último Natal e Ano Novo, eu passei “internada” num hospital acompanhando alguém. Eu já passei quase dois anos da minha vida, acompanhando esse alguém em sessões de quimio e radioterapia. E naquela época, a gente se internava por 3 ou 4 dias, 2 vezes por mes, pra fazer a quimio.

    E hoje, esse alguém vai muito bem, obrigada.

    Se voce contou pra gente aqui, acho que é pra ouvir alguma coisa, uma palavra de ânimo. Eu penso que tudo nesta vida é negociável, doenças, também tá.

    Na sua idade a gente tende a achar “ah, vou levando como der …” e um discurso de alguém mais velho (não tão velho) parece chato. E na verdade é, mas se cuida tá. Só voce vai poder fazer isso.

    Abçs,
    Marta

    Responder
  119. 22 "bowie" 29/08/2009 22:16

    Olá Matheus, boa noite!
    Não concordo tanto contigo, pois o que eu disse vem de observações de muitos outros blogs (acompanho o blog do cleto, kkk).
    Vejo bons comentários sem que, da outra parte, houvesse ao menos ressonância (posso usar ese termo?).

    O sr. paulo cleto responde, quando quer, a posicionamentos que mais interessam a sua pessoa do que o blog exige. Assisti a muitas assertivas interessantes ( creio que a turma, inteligente que é, também) sem resposta.

    Questionamentos inteligentes, como é de costume (afinal, adoro ler as considerações dos participantes, mesmo não tendo o nível de conhecimento da turma).

    O que me intriga é constatar que o sr. paulo cleto atenda, quando muito, a poucas resenhas, deixando de lado tantas interessantes e merecedoras de resposta (algumas até pedem isso!!!).

    Mas não é um mal de que só padece o sr. paulo cleto: outros acompanham-no no desdém: Fininho, por exemplo.

    Se a observação não parece fazer coro com o que, no momento, concordam, é ignorada.

    Viva a falta de democracia.

    Por último, mas não menos importante, não espero resposta do dono. Meu posicionamento é para todos que, em vão, pediram e não obtiveram resposta ( sem essa de pertinência cletinho).

    Responder
  120. 21 Matheus 29/08/2009 22:40

    Boa noite “Bowie”,

    acho que se o Cleto fosse responder cada comentário aqui, ele teria que passar 24 horas na frente da telinha.

    Quando você diz: “pois o que eu disse vem de observações de muitos outros blogs”, vc quis dizer posts né?! Eu acompanho também e realmente, às vezes, faltam algumas respostas. Mas acredito que ele tente responder os comentários que ele gosta. Ele não é obrigado a dar explicações a todos, só o fato dele não bloquear nenhum comentário, já mostra que esse espaço é democrático o bastante considerando outros blogs.

    No mais é isso que eu tinha para falar. Apenas a minha opinião.

    Abçs

    Responder
  121. 20 Rafaela 29/08/2009 23:30

    Felipe, vai rolar palpite? Vou viajar amanhã, então já vou deixar o meu aqui, pq. depois só terei acesso ao micro na segunda e não quero perder o prazo.

    Oitavas
    Federer x Robredo
    Soderling x Davydenko
    Djokovic x Stepanek
    Haas x Roddick
    Tsonga x Gonzalez
    Ferrer x Nadal
    Del Potro x Simon
    Wawrinka x Murray

    Quartas
    Federer x Soderling
    Djokovic x Roddick
    Gonzalez x Nadal
    Del Potro x Murray

    Semi
    Federer x Djokovic
    Nadal x Murray

    Final
    Federer x Nadal

    Campeão
    Federer

    Abraços

    Responder
  122. 19 Adolpho 30/08/2009 0:08

    Vai com fé HenriqueSP. Não sei sua orientação religiosa, mas lembre-se que Deus tudo pode. Se de alguma forma puder ajudar conte comigo.
    adolpho_ramos@yahoo.com.br

    Abraço

    Responder
  123. 18 Glads 30/08/2009 8:17

    Caro Henrique
    Fazer o que, cara?
    Se tiver de abrir mão de alguma coisa, venda caro, e muito caro!
    Vai dar certo!
    Abraços

    Responder
  124. 17 Glads 30/08/2009 8:26

    Rafaela
    Reveja essa semi !!!

    Abraços

    Responder
  125. 16 Felipe Cavalcanti 30/08/2009 10:56

    Relembro a todos o prazo final para envio de palpites: 12:00 (meio-dia) de amanhã, ou seja, comentários com horário a partir de 12:01 serão desconsiderados.

    Até agora só recebi aposta de Rafaela.

    Abraços

    Responder
  126. 15 Aline 30/08/2009 11:11

    Vou falar o quê? Post perfeito. Concordo 100%.

    Responder
  127. 14 Daniel Mendes 30/08/2009 12:12

    ENTENDO SEU PONTO DE VISTA MAS O TENIS É UM ESPORTE CRUEL E NELE SÓ SE SOBRESSAEM OS EXCELENTES(NADAL FEDERER ETC). EU SEI(TALVEZ NÃO SAIBA TANTO ASSIM) QUE É DURO ESTAR ENTRE OS 1000 DO MUNDO, MAS NÃO VEJO UM JGO ENTRE O NÚMERO 100 E 155 DE FORMA ALGUMA(EXCESSÃO SE TVER UM BRASILEIRO). GST DE CAVIAR E NÃO DE CARNE DE SEGUNDA. A MAIORIA DAS PESSOAS PENSAM COMO EU A MENOS É CLARO Q SEJAM VICIADAS NO ESPORTE(O QUAL EU GST MT DE ASSISTIR, MAS SÓ JOGOS DOS TOP 10 OU COM FEDERER, NADAL, MURRAY, DJOKOVIC, RODDICKY).NÃO CHEGO A SER GROSSEIRO MAS SE PARO NUM CANAL ONDE PASSA UM JG ENTRE “MEROS CARREGADORES DE MALA DE AEROPORTO” FALO Q MR…DE JG E TROCO DE CANAL. PARABÉNS AO TENISTA Q ERA AMADOR E VIROU PROFISSIONAL, IDEM PARA OS TENISTAS Q AGORA CONSEGUIRAM UM TITULO DA ATP, OU QUE A POUCO TEMPO FOI FINALISTA OU UM VENCEDOR DE MASTER 1000(A MAIORIA OU TDS SUPER ESFORÇADOS) .ACONTECE Q O Q EU QUERO MSM É VER JG DE ALGUEM Q SE ESFORÇA MENOS E JGA MAIS Q TDS(FEDERER-O GENIO NO CASO). TENIS NÃO É UM ESPORTE COMO O FUTEBOL NO QUAL VC QUER VER UM CRISTIANO RONALDO, UM KAKA E VEM UM DIARRA DE BRINDE(O CRA NUM JGA NDA NÃO TA ENTRE TOP 1000 DO MUNDO E GANHA MTO MAIS Q MEU PAI E MINHA MÃE- AMBOS BEM DE VIDA.) MTS DOS MEDIOCRES NO ESPORTE PODEM SER ESFORÇADOS(GATTUSO DUNGA, EMERSON E O TOP 1500 DO RANKING DA ATP). ESTES MEDIOCRES FCAM FELIZES COM RESULTADOS Q PARA NÓS SÃO DESPREZÍVEIS, MAS BONS MSM SÃO OS SUPER TALENTOSOS Q PENSAM ALTO. NÃO TENHO VERGONHA DE FALAR Q NO BRASIL SÓ HÁ TENISTAS MEDIOCRES(COM TDO RESPEITO A ESSES GRANDES PROFISSIONAIS). COMO TEMOS Q PENSAR PEQUENO FCARIA MUITO FELIZ EM VER ALGUM BRASILEIRO TOP 50, COMO FQUEI AO SABER DO TÍTULO DE THOMAS BELLUCCI, SE FOSSE ARGENTINO OU AMERICANO A SITUAÇÃO SERIA OUTRA…………. PENSE EM TERMO DE OLIMPIADAS ALGUEM TA AÍ PARA O QUARTO LUGAR DO BRASIL EM TAL ESPORTE? NÃO!(SÓ TERA UM POUCO DE VALOR SE FOR UM RESULTADO SURPREENDENTE E EXPRESIVO DO SUJEITO-PROVÁVEL MEDÍOCRE), MAS QDO O CRA É FERA E GANHA ALGUMA MEDALHA FCAMOS FELIZES(ESSE POR NÃO SER UM FIGURANTE DO ESPORTE É COBRADO E FRACASSA QDO GANHA O QUARTO LUGAR). QUEM É FIGURANTE PENSA GRANDE E QUEM É MEDIOCRE PENSA PEQUENO SEM CONSEGUIR SEQUER PRENDER A TAENÇÃO DO PUBLICO

    Responder
  128. 13 Antoniel 30/08/2009 12:40

    Cleto, pede pro cara que organiza o blog criar uma opção de ver todos os comentários em uma página só.

    Responder
  129. 12 Igor 30/08/2009 13:47

    Acho que nao preciso comentar nada. Falou tudo, Paulo Cleto!!!

    Responder
  130. 11 Felipe A 30/08/2009 13:56

    HenriqueSp,vc é uma figura,cara!
    Te cuida,força e Boa Sorte!

    Responder
  131. 10 "bowie" 30/08/2009 17:37

    Realmente, a resposta, não pedida por mim, do sr. paulo cleto dá mostra da “educação” que ele tem e que tanto me falta. Um abraço às pessoas que fazem parte do blog, sobretudo àquelas que não obtêm resposta.

    Responder
  132. 9 Anderson B. Paim 30/08/2009 23:37

    Faz tempo que não posto aqui em virtude de muito trabalho e estudos para concursos mas vou voltar. Henrique SP, faça o tratamento mas confie no plano espiritual, ELE EXISTE! Reze e peça ajuda ao seu anjo da guarda que vais receber. Deus é muito misericordioso. Estou rezando por vc. Um forte abraço.

    Responder
  133. 8 BJ 31/08/2009 15:21

    O q eu convivo com cara q não sabe o q é ser um top 100 do mundo, e fica desdenhando desses caras como se fosse “bolinho” chegar alí…

    Parabéns Cleto!

    Responder
  134. 7 Gerson Rangel 31/08/2009 15:54

    - Obviamente num universo de milhões de praticantes em todo o mundo, figurar entre os 100 ou até mesmo os 150 melhores NUNCA seria ‘pouca coisa’; mas pra quem está acostumado a ver somente torneios ATP é muito, muito chato ver alguns ‘enroladores’ jogando, não vale a pena especificar.

    Responder
  135. 6 Paulo Suzano 01/09/2009 17:25

    Você falou tudo o que falo há anos. Os medíocres querem que todos também o sejam. Parábens. Sobreviver do esporte, ainda mais do tênis, já faz o cara ser um vitorioso.

    Responder
  136. 5 Edna Rocha 06/09/2009 19:28

    Paulo estamos adorando seus comentarios, inteligente , com humor, sem demerecer nenhum jogador. Eu e minha irmã que somos da bela idade, adoramos vocês da ESPN, se puder manda um alô para nós, Edna e Ester do Rio Comprido, obrigada por nos fazer rir com o seu bom humor. Um abraço.

    Responder
  137. 4 Gustavo Oliveira 06/09/2009 20:41

    Trabalho em uma empresa global, e entre 2005 e 2007 tive o prazer de morar em Madrid. Um dos meus chefes era um inglês muito competente, dinâmico e sensato. Num happy hour, ele me contou que 90% das qualidades que as pessoas viam nele ele considerava vindas da adolescência como tenista. As pessoas em geral tendem a ver qualquer esporte como algo simples e facil para quem os pratica, e além disso, ignoram os efeitos transformadores que eles podem ter na vida de qualquer um.

    Excelente contribuicao. Obrigado em nome de todos.

    Responder
  138. 3 Roberto Fouto 07/09/2009 0:33

    Infelizmente isto não acontece apenas no tenis. Em práticamente todos os esportes há um certo desrespeito por quem não é o campeão. Se eu um dia pudesse dizer que estive entre os mil melhores do mundo, em qualquer atividade, eu ficaria extremamente satisfeito.

    Responder
  139. 2 Ana Luísa 07/09/2009 23:58

    No côco , Cleto!

    Aí, galera! Vistam a carapuça e parem com essas briguinhas idiotas no blog de Federer x Nadal . Tá mais do que na hora…

    Parei até de postarum tempo aqui…tava muito chato.

    Além de tudo, são os mesmos malas “coça -saco ” de sempre que , pelo visto, não trabalham , ou se trabalham , ninguém sente falta dos caras. Postam o dia inteiro …um saaaaaaaaaaaaaaco!

    Responder
  140. 1 MAGNO STEFANI CEZAR 17/09/2009 16:35

    Concordo totalmente com estas afirmações. Alias fico impressionado quando meu professor de tenis desmerece jogadores como Murray, Rodick como se não fossem grandes jogadores. Quer dizer, só merece admiração aquele jogador que chega perto da perfeição, um Federer ou Nadal. Queria ter um parente que fosse 200 do mundo e já me encheria de orgulho.

    Responder
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios