Butantã | Paulo Cleto

Publicidade

terça-feira, 30 de junho de 2009 Tênis Feminino | 00:11

Butantã

Compartilhe: Twitter

Amanhã, terça-feira, os homens descansam e as mulheres trabalham nas quartas-de-final. Na Quadra 1, Venus Williams enfrenta a polonesa Agniezka Radwanska, uma das tenistas da nova geração. É um perigo, nem aconselho, apostar contra Venus na grama de Wimbledon, mas um dia a casa cai e a polonesa tem forças para balançar.

O outro jogo da Quadra 1 é entre Francesca Schiavone e Elena Dementieva. Após a declaração oficial dos organizadores, que confessaram publicamente que a beleza feminina é um dos componentes na hora de escolher quem joga nas quadras principais, não entendo como podem deixar Elena fora da Quadra Central uma partida sequer. De qualquer maneira, a bomba russa deve continuar vencendo.

Na Quadra Central, que nunca mais será a mesma após o desvirginamento de hoje, jogam Victoria Azarenka e Serena Williams, naquele que promete ser o confronto do dia. As duas se encontraram no AO, quando a bielo-russa vencia e foi obrigada a abandonar, e em Miami, com vitória, em dois sets, de Victoria. Isso é o que chamo de uma final antecipada. Serena tem a vantagem de conhecer a grama melhor, mas a Victoria vai estourar, mais cedo ou mais tarde.

Falando em confronto, a outra partida da Central, reúne a sempre simpática e educada Dinara Safina e a alemã Sabine Lisicki, que hoje literalmente atropelou a gracinha dinamarquesa, e cabeça 5, Caroline Wosniacki. Depois não acreditam quando escrevo que o circuito feminino é um verdadeiro Butantã, deixando o dos homens, que não é nenhum Jardim da Infância, no chinelo.

Quem quiser assistir o “encontro” entre Caroline e Sabine veja abaixo.

Autor: paulocleto Tags:

80 comentários | Comentar

  1. 80 Giuliano 30/06/2009 14:58

    Butantã?!?!?
    HAHAHA!!!

    Caio Schiefer,
    Estou contigo e não abro…perfeito. (sobre wimbledon)

    Martin H,
    Também pensei exatamente na estorinha dos macacos! (sobre o domingo do meio)

    Realmente a segunda semana é sempre a mais legal em Wimbledon e gostei de como ficaram as quartas de final.

    Tô eu aqui de novo torcendo para ver o Roddick chegar na final.
    Porque eu sempre torço por este cara eu não entendo, talvez seja identificação tenística, apesar que minha esquerda é muito melhor e mais bonita!!!
    Bom, se bem que é contra o Hewitt, o que já é um ótimo motivo torcer para o Roddick no próximo jogo…
    Será que o Hewitt voltou a ser o “chato” (vencedor de jogos) que sempre foi, ou ele já foi longe demais?

    Responder
  2. 79 Giuliano 30/06/2009 15:10

    Mulher é muito bom, mas é um bichinho perigoso!
    E como…

    Responder
  3. 78 Henrique 30/06/2009 15:24

    Felipe:

    Tal como você torço pra que a Dementieva leve o campeonato. Penso que as bolas chapadas e fortes dela na grama tornam-se muito eficientes. Mesmo o saque sofrível dela parece que melhora um pouco naquela superfície. No mais, basta ela colocar a cabecinha no lugar, respirar fundo e mandar ver.

    Abraços

    Responder
  4. 77 angelica m. 30/06/2009 16:39

    eu não aguento mais ver as meninas perderem para elas mesmas, p nervosismo, p cabecinha de vento…estou na torcida por mudanças!! foco, garra, concentração e coragem!!! bjs

    Responder
  5. 76 Eduardo J 30/06/2009 17:47

    Pessoal, li as opiniões de todos a respeito dos meus comentários, e digo com sinceridade que gostei de todas. Até porque todas elas colocaram um outro lado interessante para tudo aquilo que falei. Só lembro aos meus companheiros que fiz questão de dizer que eu disse meias verdades. O esporte é cheio de meias verdades. As que eu falei e as que vocês falaram.

    As “verdades” são tão meias que, não fosse assim , e para quê chegar no computador e querer ler o que vocês erscreveram? Eu liguei agora foi para isso mesmo.

    Pequenos comentários:

    1. Só um detalhezinho, André Barcellos, eu não disse que o Federer joga na defensiva, aquili foi falado com um anti-Nadalista que os mesmos argumentos anti-Nadal que ele usa poderiam de alguma forma valer para o Federer nesse jogo referido. Eu nunca disse que o Federer “joga” na defensiva. Questionei o cara: se o nadal faz isso, vc diz que é aquilo, e quando o Federer faz é o quê? Falei para ele pensar, não porque eu acho isso do Federer.

    2. Entendo que nada acontece por acaso. De todos os que a sorte poderia ajudar, ajudou quem melhor soube aproveitar. O resultado é Roger Federer.

    3. Não neguem que o “fio de cabelo” de distância para a linha é sorte. A regra é implacável e diz que se entrou entrou e se saiu saiu. Me apresente um só cara que treina e mira lá, naquele fio de cabelo. É o mesmo caso da bola que morre depois da fita. Por mais que a bola do cara seja plana, acontecer isso é sorte.

    4. A “efetividade da madeirada” é legal. Agora, eu bato com spin e às vezes a minha madeirada faz isso. É a madeirada de raspão. Agora, por milímetros a mais de raspão a bola deixa de ir para as arquibancadas.

    5. Fábio Teotônio, aquela bola da madeirada não é questão de torcer contra. É uma questão de lógica. De cada 100 madeiradas umas 3 ou 4 vão para a quadra e a do Federer foi. Só isso. Foi um dos reforços da idéia de sorte.

    6. Concordo com você e com o Flávio – sem sorte, babau.

    7. E quanto ao que você, Fábio, disse sobre evitar comparar Federer x Soderling, como disse acima, não concluí nada disso. Só argumentei com um anti-Nadalista, porque os mesmos argumentos dele podem se voltar contra; “quem cospe para cima na cara lhe cai”.
    Mas você e o Matteoni estão liderando o bolão, parabéns (só que se o Murray for campeão eu tiro a diferença, ele é a diferença entre o meu título e o meu rebaixamento).

    8. É claro que a sorte sozinha não faz nada e que sem ela ninguém chega a Federer, principalmente no terreno do tempo de domínio que ele teve.

    No mais, companheiros, gostei do que li e abraços a todos.

    Responder
  6. 75 André Santos 30/06/2009 17:50

    Eduardo J,

    eu não baixei o nível em hora nenhuma… então não venha levar pra esse lado. Se gozar o Nadal é baixar o nível, eu poderia considerar a seu despeito em relação às conquistas do Federer como coisa pior.

    Não estou pinçando nada do seu texto. Mas após a leitura, e mesmo nos seu comentários posteriores, vc deixa clara sua opinião de que o Federer conquistou o que conquistou em grande parte pelo componente sorte.

    Vou discordar sempre disso. Não acreidto em sorte e azar. O Federer jogou por quatro anos o fino da bola e de forma consistente. A sua boa técnica o previne de contusões. Acredito que, os outros, por não terem a mesma técnica e talento, se esforçam mais e acabam se lesionando mais. Com isso, sempre seus adversários foram se alternando com contusões.

    Responder
  7. 74 Eduardo J 30/06/2009 18:11

    Bom, André, se você gozou o Nadal, quando disse que eu “criei desculpa”, pelo menos não me chamou de mentiroso, o que seria mais desagradável. Agora, eu entendo que parte da carreira do Federer é em parte feita de sorte, por sempre ter se beneficiado de uma cadeia de circunstâncias. Se é uma “grande parte” eu não sei e nem disse.
    Mas, dizer que técnica previne lesões eu não concordo de jeito nenhum. O Sampras fez cirurgia no pé, na fáscia plantar. Exatamente onde o Nadal tem “aquele problema”. Fora muito juvenil que não vingou. Jogar no fundo não é também sonônimo de ter lesões.
    Lesão pode atingir qualquer jogador de qualquer nível ou estilo. Depende da estrutura do cara. Se esse cara sem estrutura ou com deficiência postural fosse sedentário ele iria ao médico com dor aos 50 anos.
    Compreendo que você torce para o Federer. Beleza. Eu quero sempre o espetáculo e se ele ganha, mesmo que tenha um componente de sorte (se 1 ou 90% não interessa), estou pronto a saudar o campeão.
    Porque a sorte é uma meia verdade, como todas as outras.
    Felicidades

    Responder
  8. 73 André Barcellos 30/06/2009 19:25

    “técnica previne lesões eu não concordo de jeito nenhum”.

    Talvez fosse legal reconsiderar essa posição. Técnica previne lesões, sim. No mais, excesso de esforço implica em lesões também, por motivos óbvios. logo, excesso de correria ou de movimentos anti-naturais também lesionam ou podem lesionar.

    Responder
  9. 72 Eduardo J 30/06/2009 20:35

    Não reconsidero, xará do André, exatamente pelas razões que coloquei e não preciso repetir, está logo aqui.

    Penso que devemos tomar cuidado com frases feitas nesse e em qualquer assunto.

    Qual a lesão que a “técnica” previne? Muscular ou articular?

    O trauma mecânico quase não existe no tênis.

    Eu jogo tênis e tenho uma lista enorme de problemas ortopédicos, mas nenhum deles é causado pelo tênis. É questão “estrutural” ou “postural”. O cara põe em movimento um “carro” desalinhado e vai dar problema. Pode pôr com toda a técnica, não tem problema, vai dançar.

    Chego à conclusão que “movimentos antinaturais” são todos aqueles que o organismo do cara não está postural e estruturalmente pronto para executar. Há organismos que não suportam as exigências do tênis. Nesses casos, que são muitos e não atingem só profissionais, não adianta mudar o jeito do cara jogar ou bater, mandar ele fazer saque e rede, não adianta.

    Já o “carro alinhado” suporta velocidades e esforços infinitamente superiores, que não dá problema de pneu e suspensão. No máximo o cara tem fadiga muscular num jogo daqueles… podendo ter de vez em quando uma contratura, uma distensão, etc… A técnica, até se o cara não tiver, ele aguenta correr o quanto for.

    Só excessos de esforços muito específicos podem ser evitados com “técnica”, desde que identificada biomecanicamente a causa da fadiga ou do ponto de estrangulamento.

    Se forem observados os vários organismos, vamos observar excesso de treinos, excesso de jogos, tempo excessivo de duração dos jogos, ou questões estruturais ou posturais. Nunca vi lesão com “causas técnicas”.

    O que previne lesão é o trabalho orientado de correção postural articular e fortalecimento muscular. jogar melhor ou pior, não.

    Abraços

    Eduardo, meu caro, nessa eu tenho que discordar de vc. Severamente. Hoje já é tarde, mas se alguem me lembrar volto ao assunto.

    Responder
  10. 71 007 em Wimbledon 30/06/2009 21:39

    Cleto

    Entendo e muito a preocupação de não colocarem a Elena (de Tróia reencarnada na Rússia) Dementieva nas quadras principais. Simplesmente porque a beleza desta Deusa humana chega a ser uma ofensa as inglesas. Perto dela todas as inglesas, ou tenistas de qualquer nação são feias e sem formosura.

    From Russia with a lot of love.

    Responder
  11. 70 André Barcellos 30/06/2009 21:44

    Estou falando de lesões musculares.
    E também articulares, como por exemplo, o tennis elbow, que é amplamente conhecido pelos peladeiros.

    Responder
  12. 69 fabio guedes 30/06/2009 22:05

    Eduardo,
    Sou ortopedista, tenho postura perfeita, corro todo ano a maratona de sao paulo, ou seja, meu organismo é bem resistente, e ganhei na loteria semana passada, ou seja, tenho muita sorte tambem. Devido a isso, vou começar a jogar tenis e nao vou me preocupar com a tecnica, ja que nao é tecnica errada que causa lesao, sim organismo resistente, sorte e postura.
    Um abraço

    Responder
  13. 68 Eduardo J 30/06/2009 22:06

    É muito difícil ver tennis elbow entre profissionais. De qualquer forma, para definir a lesão como “prevenível” por técnica, temos que identificar então a causa biomecânica da mesma e estabelecer o nexo – golpe mal executado versus lesão. É aqui que me posiciono.
    Primeiro, porque quem executa tão mal um golpe para daí ter a causa da lesão não chega a profissional. Tem um cara assim no meu clube, mas é “ãoãoão terceira divisão”.
    Poderíamos ter vários exemplos, mas me apego no do Nadal apenas porque é o mais citado como tendo lesão causada por estilo de jogo. Nisso, percebo, por exemplo, que ele não tem nenhuma lesão causada pelo spin que ele dá na bola. Poderia ser a corrida, mas não é só ele que corre, nem só ele que frea, nem só ele que faz jogo de pernas, nem só ele que disputa partidas longas. A menos que o problema do joelho dele fosse mecânico, uma pisada de mau jeito, que até aconteceu em Wimbledon 2008 quando ele vencia o Federer já por 2×0 e quase o jogo foi pro beleléu.
    Passando para outros tenistas, o raciocínio é o mesmo. Deve-se buscar a causa biomecânica da lesão para depois discutir se a técnica poderia ter prevenido aquilo. E em praticamente 100% dos casos a resposta é não.
    Abs

    Responder
  14. 67 Eduardo J 30/06/2009 22:09

    Não tão depressa, Fábio Guedes. Correr em linha reta é uma coisa, correr para os lados e para a frente é outra coisa, trabalha áreas diferentes, como você deve bem saber. Infelizmente escrevi às 22:06 e a tal moderação veio para me pegar.

    Responder
  15. 66 fabio guedes 30/06/2009 22:36

    Mas pra quem tem um organismo tao resistente, uma postura tao boa e tanta sorte, correr para os lados e pra frente nao deve ser muito problema, mesmo se a minha tecnica for totalmente errada…

    Responder
  16. 65 Eduardo J 30/06/2009 22:45

    A minha crítica é mais contra a precipitação de determinar causa de lesões pela televisão ou por achismo, coisa que vc como médico não faz. Eu conheço a causa da lesão do Rafa porque conheço o histórico do Rafa.
    Não nego que tem que saber jogar com a melhor técnica possível. Mas, se tiver uma lesão, é preciso estabelecer com critério a origem biomecânica.
    Se fosse assim no piloto automático, todo principiante se machucaria, porque técnica ninguém nasce tendo. Eu jogo há 14 anos. Minhas lesões apareceram quando eu já jogava fazia 12 anos. No meu clube me acham bastante técnico, mas não adiantou, minhas lesões vieram.
    E no mais a sua postura foi testada num cenário e não em outro.
    Só isso, amigo.

    Responder
  17. 64 Eduardo J 30/06/2009 23:12

    Agora liberou o comentário das 17:47 sobre a sorte

    Responder
  18. 63 Fátima 30/06/2009 23:46

    Tadinho do RAFA, o cara tá lá na Espanha se recuperando dos problemas aqui já debatidos repetitivamente e o povo não dá descanso pra ele!

    Como disse uma vez o Matteoni: “Não matamos a quem amamos”. (2)
    A mais pura verdade!

    Como o Cleto falou no outro post, tou com dor de cotovelo, mas que ELE faz falta em WB, faz………..e nem eu esqueço DELE, né!!!!!!!

    O único jogo do masculino que pra mim QUASE deu algo diferente foi o do Murray vs Wawrinka, no qual por pouco o MMMM não amarelou. O pior que o Murray sabe jogar, mas parece que ele gosta de trocar bolinhas………que saquinho!!!!!! Ao longo do jogo ele melhorou e acabou ganhando. O resto achei normal!!!!

    Responder
  19. 62 Matteoni 01/07/2009 9:12

    Fátima, a frase na realidade é:

    “Nós matamos a quem amamos”

    Numa clara referência a idéia de quando se fala muito mal de uma pessoa, é porque não se tira ela da cabeça.

    Ou em português bem claro:

    “o amor e o ódio caminham juntos”

    Ou ainda:

    “Quem desdenha quer comprar”

    É isso aí galera, falem mal ou falem bem, mas falem do Nadal!!!

    Abçs

    Responder
  20. 61 Lays Guerrero 01/07/2009 16:35

    Wozniacki literalmente não souber perder!!
    Bem feito…

    Ainda bem que a Lisicki gabhou esse jogo, enquanto a dinamarquesa encontrava problemas que não existiam, a alemã passeou!!

    Pra uma tenista q é top 10, agir como uma adolescente idiota não cabe mais…mesmo com 18 anos, a condição dela pede para agir como uma mulher!

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. Última
  7. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios