Espanha 1×1, não tão fácil | Paulo Cleto

Publicidade

sexta-feira, 21 de novembro de 2008 Copa Davis | 18:46

Espanha 1×1, não tão fácil

Compartilhe: Twitter

Entre as variáveis prevaleceu a de que o Del Potro já vinha entregando sentir as dificuldades emocionais de jogar em casa. Em uma situação dessas é difícil que o peso caia só sobre um fator. Se Del Potro abriu as pernas após o segundo set no tie-break, temos que reconhecer que Feliciano Lopez não abriu as dele após perder o primeiro set.

A estratégia do Feliciano era a velha tática-karlovic, algo que é mais velho do que o estilo do croata. “Mantenho o saque, que é o que tenho de melhor, levo o jogo para o TB, coloco pressão com o saque vou à rede com qualquer coisa, levanto as mãos ao céu e seja o que deus quiser”.

Deu certo porque o argentino sentiu o peso da responsabilidade quando o jogo ficou igualado em sets e miou de vez após se ver em desvantagem. Ai deu até contusão.

A contusão na coxa foi a pá de cal, até porque o Feliciano, até ali, ainda tentava encontrar uma maneira de engrossar o caldo. Quando Del Potro deixou claro para ele, para o público e para quem quisesse ver que não ia dar, o espanhol sentiu o cobertor de chumbo sair de suas costas e correu para o abraço.

Agora os times recolhem-se aos seus quartos e os capitães começam a perder o que resta de tranqüilidade decidindo quem joga as duplas amanhã e pensando quem entra em quadra no Domingo.

Os argentinos devem entrar com Acasuso/Caleri, dois bons tenistas, mas mais louquinhos do que o pessoal em Bagdá. Esses dois podem fazer qualquer coisa em quadra – e olhem que o Calleri é tenista para surpreender os mais avisados e mesmo assim não digo que é mais, diremos, instável do que o Acasuso.

Os espanhóis estão ainda mais no pelo amor de deus. O Emilio vai colocar o estreante, como é o nome dele? – em quadra? Com quem? Vai colocar o Feliciano e guardar o Vedasco, fresquinho, para jogar com o Nalbandian no Domingo, até porque o Nalbandian perdeu dele na única partida em que jogaram e ainda pode entrar em quadra para jogar as duplas e ser obrigado a jogar os três dias? Ou vai com o Vedasco nas duplas e mantêm o agora confiante Lopez nas simples, sendo que este perdeu ambas as partidas que jogou com o líder e motivado argentino?

É nessas horas que eu não tenho nenhuma saudade do cargo. Vocês fariam o que? 

Os espanhóis ainda têm ao que se agarrar. 

Notas relacionadas:

  1. Sem muita confiança
  2. O sorte io
  3. 1×0 Argentina – fácil
Autor: paulocleto Tags: , , , ,

22 comentários | Comentar

  1. 22 Rafaela 21/11/2008 19:38

    Se eu sou Mancini, deixo o Nalba bem quietinho amanhã. E domingo pode vir Feliciano, pode vir Verdasco, pode vir até o Nadal milagrosamente curado da tendinite que o homem ganha. No carpete coberto, quando o Nalba está afim, não tem para ninguém não. Talvez só para o Federer, mas este tem de estar muito afim também. Daí amanhã Calleri/Acasuso perdem (bem provável) e o número 1 da Argentina (em números, mas não em fato) decide como o número 1 reserva da Espanha, que não tá jogando lá essas coisas, no último jogo de domingo.

    Se eu sou Vicario, coloco Lopes/Verdasco amanhã, pq nenhum dos dois vai ganhar do Nalba mesmo e porque é preciso garantir a vitória nas duplas. Deixo o Lopes para o Nalba, já que ele não pode jogar com o Delpo mesmo. Se a partida de duplas for fácil e desgastar pouco, coloco o Verdasco para jogar contra o Delpo. Daí, tenho uma boa chance. Se não for, aí o jeito é usar o Ferrer, em fase mais que baixa, e torcer pro Delpo não aguentar de dor no dedão ou amarelar por conta da pressão da torcida.

    É isso.

    Responder
  2. 21 Rafaela 21/11/2008 19:41

    Ah, só para complementar. A situação, que era boa demais para a Argentina, ficou feia demais agora. E na ausência de Nadal, se a Espanha vencer, sabe quem será o herói? Feliciano Lopez. Quem diria, quem diria. Vicario mandou muito bem de colocar ele no lugar do Verdasco…

    Responder
  3. 20 Henrique Marcelo 21/11/2008 20:20

    Cleto, o Mancini não abrirá mão do Nalbandian nas duplas, mesmo porque ele saiu muito inteiro das simples. Confio no argentino também nessa modalidade – devolve muito bem, saca angulado e domina o jogo de rede.
    O segredo é forçar a partida no Verdasco…

    Responder
  4. 19 Henrique Marcelo 21/11/2008 20:22

    Sobre Del Potro, está claro que ele sentiu os momentos decisivos, tanto é que cometeu erros bobos nos tie-breaks. Como que perde por 7-4 um desempante no qual tinha 4-2 de vantagem?
    Porém, vale ressaltar que as condições físicas dele realmente estavam ruins – se ele fosse ‘amarelão’, não teria atropelado Davydenko e Andreev no saibro, sendo que a partida contra o saibrista europeu foi a quinta e decisiva do embate.

    Responder
  5. 18 José Estelita 21/11/2008 21:24

    A pergunta certa é: será que o Delpo tem condições físicas de jogar o tudo ou nada no domingo? Isso é que vai nortear a decisão do técnico argentino das duplas amanhã. Desta vezele não pode se dar ao luxo de gastar o Nalba todinho nas duplas como contra a rússia e esperar o Delpo resolver a parada. Pra mim quem ganhar as duplas ganha o confronto, mas a Argentina vai precisar dos 4 jogadores. A Espanha encontrou o fio de esperança que precisava para se agarrar. Eu avisei.

    Responder
  6. 17 Paulo Dutra 21/11/2008 21:39

    Caro Paulo: De tudo, uma coisa parece clara: O Ferrer não volta para a quadra, domingo. Tá atravessando uma péssima fase técnica. É duro ver um jogador sem serviço. Do jeito que tá, o cara é inofensivo. Os espanhóis ganharão na dupla amanhã. Domingo o Nalbandian ganha, e fica tudo para o último jogo… Creio que na última Davis, foi justamente o Del Potro que perdeu a última e decisiva partida. Lembra?! Será um domingo dramático… Lembra daquele tango?… “Por Una Cabeza”…Sds..

    Responder
  7. 16 Sueli 21/11/2008 21:44

    Cleto,
    Fico impressionada com o Nalbandian. Ele tem talento, e’ firme e, diante da torcida argentina, joga com o coracao. Nao entendo porque ele nao e’ top 5.
    Quanto ao Delpo o acho um pouco inexperiente ainda, apesar de saber que ele esta machucado e foi a Master Cup, pois era muito importante para ele participar do evento pela 1a.vez, o que pode ter piorado a sua situacao fisica.
    De qualquer forma, apesar de gostar muito do Nalbandian, acho que ele vai para o sacrificio e gastara ate as suas ultimas energias para levar a Argentina ao titulo. Ocorre, entretanto, que ele nao pode jogar tudo e e’ ai que mora o perigo.
    O comportamento em quadra do Feliciano Lopez com a torcida totalmente(ou quase) contra tambem foi impressionante.
    Enfim, esta’ pegando fogo a situacao por la, mas continuo torcendo pela Argentina, ou melhor, pelo capitao Nalbandian e sua tribo.
    Pelo o que vi da torcida, acho que mesmo que o Nadal estivesse bem, ele nao jogaria, ou melhor, nao iria a Argentina. Certamente , iriam provoca-lo aos extremos. Estao dizendo que ele nao esta nem mesmo assistindo TV. Esta isolado descansando.
    Abracos,

    Responder
  8. 15 Marcos 21/11/2008 23:25

    Meu Deus do céu, esta piada da Sueli quase me matou de rir. O Número 1 do mundo Rafa Nadal, que já jogou e ganhou tudo em todo lugar do mundo (só falta na lua) com medo de jogar na Argentina. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… vou tomar uma nebulização para melhorar a falta de ar de tanto rir. Fiz até xixi.

    Responder
  9. 14 Felipe Thiele 21/11/2008 23:33

    Gente axo q a tarefa do Emilio é muito mais fácil, pois o Ferrer está numa fase péssima e o Verdasco em quadras rápidas é muita mais jogador, enquanto ao López no meu ver ele é o cara para a Espanha. Esse jogo de dupla será fundamental para as pretenssões da espanha. Só um lembrete Copa davis tem disso me lembro o ano em q a Rússia jogou a final contra a França e um desconhecido na época Mikhail Youzhny acabou com a graça dos franceses.

    Responder
  10. 13 Pedro 21/11/2008 23:43

    colocaria verdasco/lopez…equanto a argentina, agora q perdeu colocaria nalba(AINDA DESCANSADO)/calleri……se a espanha ganhar vai com o granollers na simples, depois se o granollers perde colocam o ,lopez ou verddasco, descansado pro ultimo jogo

    quem que é o quinto homem da argentina?

    Responder
  11. 12 Henrique Marcelo 22/11/2008 11:07

    Paulo Dutra, o Nalbandian só jogaria o quinto ponto do confronto, porque agora ele é o número dois – não está no top cinco por causa dos problemas físicos que o tiraram de três Masters Series durante o ano.
    E Del Potro era um simples bebê na final de 2006. Quem perdeu o ponto decisivo, caindo por 3 a 1 contra Safin, foi Acasuso, fraco nas quadras rápidas.
    Como o Olé está garantindo que Del Potro não volta mais à quadra por causa da lesão, a batata assou para os argentinos. A única alternativa parece ser vencer as duplas, ou torcer para que Ferrer seja escalado – não é impossível que Calleri o vença.
    Mas de qualquer forma não sei porque tantos aqui apostam em Verdasco – o cara é bom tenista apenas nas quadras rápidas. Se ele não chega a sacar tão mal como Ferrer, também não serve bem. Além disso, os resultados dele em quadras cobertas foram ruins: na China por exemplo tomou 2 a 0 de Ferrero.

    Responder
  12. 11 Henrique Marcelo 22/11/2008 11:08

    Correção: é bom tenista apenas em quadras de saibro. Argentina sentindo falta do melhor nível de Chela e Cañas, que pelo menos sabiam jogar no piso rápido.

    Responder
  13. 10 Paulo Dutra 22/11/2008 12:03

    Só mais um comentário. À respeito do que disse Henrique Marcelo, me lembro do Del Potro chorando lá em Moscou. Por favor, Cleto: esclareça essa dúvida. Agora os “hermanos” devem estar se perguntando: onde está o Cañas… Caro Cleto, como capitão, deixarias de fora desse time o Cañas? O cara é um lutador uma grande resistência mental, grande equilíbrio emocional, que adora um 5ºset… É muito mais jogador que o Calleri e o Acasuso. Sds.

    Concordo. À distância é difícil entender.

    Responder
  14. 9 João Luís T. Prada e Silva 22/11/2008 12:24

    Essa Sueli é uma brincalhona.

    Responder
  15. 8 Eduardo 22/11/2008 12:29

    Cadê o Cañas?! Claro que Nalba e Delpo são mais tenistas, mas o cara nao poderia ficar de fora do time não, concorda, Cleto? Agora, sem um jogador de gabarito na reserva, melou pros hermanos. Particularmente, a par da besta rivalidade, torço por eles, mais que pelos arrogantes (sempre arrogantes) espanhóis…A chave está nas duplas, pois o Nalba leva fácil contra qualquer um deles…

    Pelo menos o Canas colocaria umas boas devoluções em quadra. Além de ter uma garra impar e ser um incomodo nas simples. Não sei as razões do capitão para deixá-lo de fora. Mas, a esta altura, deve estar almadiçoando a escolha.

    Responder
  16. 7 José Estelita 22/11/2008 12:54

    Para tirar a dúvida:

    Resultado geral da final da Copa Davis 2006 disputada em Moscou:

    Rússia 3 x 2 Argentina

    Sexta-feira – Simples:

    Nikolay Davydenko (RUS) x Juan Ignacio Chela (ARG) 6-1, 6-2, 5-7, 6-4

    David Nalbandian (ARG) x Marat Safin (RUS) 6-4, 6-4, 6-4

    Sábado – duplas:

    Marat Safin/Dmitry Tursunov (RUS) x David Nalbandian/Agustin Calleri (ARG) 6-2, 6-3, 6-4

    Domingo – simples:

    David Nalbandian (ARG) x Nikolay Davydenko (RUS) 6-2, 6-2, 4-6, 6-4

    Marat Safin (RUS) x Juan Ignacio Chela (ARG) 6-3, 3-6, 6-3, 7-6 (7/5)

    Como visto o Delpo não jogou.

    Responder
  17. 6 Matteoni 22/11/2008 14:56

    José Estelita você como sempre é uma enciclopédia. Abçs.

    Responder
  18. 5 Henrique Moretti 22/11/2008 17:01

    Eu já tinha avisado, Del Potro estava nas fraldas ainda, tinha 16 pra 17 anos.
    Sobre o Cañas, até concordo, mas como convocar um cara que perde para o Florent Serra em quadras cobertas?
    A fase dele é péssima Paulo Dutra, asism fica difícil.
    A ressalva que eu faria na convocação é a falta de um duplista, o que já tinha sido ressaltado até pelo Cleto: por que não o Ker?

    Está ai uma boa pergunta!!

    Responder
  19. 4 Henrique Moretti 22/11/2008 17:46

    Estelita, há um erro nesta final – na verdade quem perdeu para Safin na última partida foi Acasuso, que naquela época estatava em boa fase (vale frisar). Chela acabou preterido na última partida pelo ‘queridinho’ de Mancini.

    Responder
  20. 3 José Estelita 22/11/2008 18:28

    Ok. Corrigindo a final foi:

    Rússia 3 x 2 Argentina (Moscou)
    Nikolay Davydenko (RUS) v Juan Ignácio Chela (ARG), 6/1, 6/2, 5/7 e 6/4
    David Nalbandian (ARG) v. Marat Safin (RUS), 6/4, 6/4 e 6/4
    Marat Safin/Dmitry Turnusov (RUS) v. David Nalbandian/Agustín Calleri (ARG), 6/2, 6/3 e 6/4
    David Nalbandian (ARG) v. Nikolay Davydenko (RUS), 6/2, 6/2, 4/6 e 6/4
    Marat Safin (RUS) v. Jose Acasuso (ARG), 6/3, 3/6, 6/3 e 7/6 (5)

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios