Dica importante: como diminuir o peso das suas fotos | Metablog
iG

Publicidade

Publicidade
14/11/2008 - 13:56

Dica importante: como diminuir o peso das suas fotos

Compartilhe: Twitter

Uma coisa muito importante em sites e blogs que muita gente não dá atenção é o peso. Para quem não sabe, toda página na internet tem um tamanho, que é calculado em bytes. Se sua página for grande, ela demora mais para carregar. Quanto menor, é claro, melhor. Por quê? Pois nem todo mundo tem banda larga, né?

O peso da página é definido de acordo com o conteúdo que você coloca nela. Se você tiver um blog onde só posta textos, ótimo, ele carregará rapidinho. O problema é quando você tem que subir imagens. Hoje em dia, as câmeras digitais tiram fotos que podem passar de 10 MB. Ou seja, são quase quatro músicas em MP3 em uma única foto. Já imaginou para o usuário que te visitar baixar tudo isso? As fotos, apesar de não aparentarem, pesam bastante no seu site, o que pode fazer com que o visitante não espere e não veja todo o seu conteúdo. Aliás, você pode achar que carrega rápido para você pois, como o conteúdo veio daí, do seu computador, as coisas já ficam salvas automaticamente. Então você acaba nem percebendo.

Uma boa dica para diminuir – e muito – o peso das suas imagens é o Web Resizer. Ele é um site simples e direto. Você não precisa fazer cadastro e nem nada, só entrar lá, escolher a sua foto e dar “cargar”. Automaticamente, o site faz uma redução de peso incrível, que pode chegar a até 90%.

Além dessa ótima possibilidade, o site ainda permite que você faça algumas alterações na foto, como diminuir o tamanho – em altura e largura, girar a foto, colocar uma borda e muitas outras coisas. Ou seja, é quase um Photoshop básico, só que bem mais simples.

Os visitantes – e o seu servidor – agradem.

Dica: quer saber como descobrir o tamanho da sua página? Se você tem o Firefox instalado em seu computador, é só entrar no site desejado, clicar com o botão direito do mouse em um espaço livre e escolher “Propriedades da página”. Na janela que abrir, procure por “tamanho”. É exatamente aquilo. No IE, a mesma coisa.

Autor: Caio Caprioli - Categoria(s): Blog, Dicas - Tecnologia Tags: , , ,

Ver todas as notas

10 comentários para “Dica importante: como diminuir o peso das suas fotos”

  1. Rafael Silva disse:

    Informação muito útil. Fico muito grato!

  2. DéboraH disse:

    Tudo que eu precisava saber nesse momentoo.
    Agradecidaa.

  3. Tayane disse:

    Caramba, brigadão por ter postado isso, era tudo que eu precisava realmente, sou novata nesse mundo dos blogueiros e gostaria que você desse mais dicas ai.

  4. koerich_7 disse:

    Excelente!Obrigado

  5. thiago disse:

    kra, muito obrigado!
    boa dica

  6. Giovanna disse:

    Sensacional. TKS

  7. zita maury disse:

    nao entendi

  8. Joanice Vaz disse:

    Muito bom, era o que eu precisava, simples e funcional. Obrigado e sucesso. Deus te abencoe

  9. sérgio disse:

    mas como mandamos a foto para carregar (cargar?)?

  10. Daniel disse:

    Ideal para que eu consiga criar um slid show de fotos..

    Muito obrigado de verdade.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo