Magaiver, por Eduf
iG

Publicidade

Publicidade
06/05/2009 - 19:29

Adeus, Magaiver

Compartilhe: Twitter

Este é o último post do Magaiver. O iG decidiu não renovar a nossa parceria. Não pretendo continuar o blog em outras condições. Agradeço aos leitores, em especial aos que colaboraram, deram dicas e fizeram correções quando me enganei sobre algum assunto.

Para os interessados nos temas cobertos no Magaiver, as opções são abundantes: hoje quase todo site de tecnologia trata de lifehacking e dá dicas para gerenciar a vida digital.

Os que ainda têm débito cármico comigo, podem me achar no . Futuros projetos devem ser anunciados pelo site . Grande abraço para vocês e nos vemos por aí.

Autor: Eduf - Categoria(s): diretoria Tags:
01/05/2009 - 14:45

Rápidas férias

Compartilhe: Twitter


O blog Magaiver vai tirar férias até o dia 11/05. Há novidades vindo por aí. Mas dependo de algumas confirmações ainda. Então, aproveito para dar uma escapada. Boa semana.

Autor: Eduf - Categoria(s): Sem categoria Tags:
29/04/2009 - 16:22

[Tea Break] Chá é o novo café? Ou a geekização do bom gosto

Compartilhe: Twitter

O fundador do , , está mesmo empolgado com os chás. Já faz alguns meses que criou nos moldes do já clássico para ensinar aos geeks como consumir a tradicional bebida.

Logo ela, que, segundo certos clichês, não têm nada a ver com usuários de computador, tidos como consumidores de fast food e café. Aliás, várias celebridades do mercado de tecnologia têm aderido ao novo hábito. Tanto que um articulista da revista Wired já questionou se, afinal, .

De qualquer forma, mesmo o já citado programa sobre vinhos de , mostra uma tendência bem interessante na web: a popularização de certos especialistas. Ou melhor, a geekização de baristas, someliers e entendidos em culinária.

Estamos assistindo ao cruzamento de duas culturas que antes pareciam distantes. Hoje é possível encontrar quem fale sobre artigos tidos como sofisticados, mas a partir de um ponto de vista despojado, cheio de humor geek. Ainda assim, mantém-se certo nível de profundidade.

Está aí mais uma fronteira que a web está invadindo: a da chamada sofisticação. Quero ver quando surgir um programa tentando explicar .

Autor: Eduf - Categoria(s): coffee break Tags:
29/04/2009 - 15:41

Panda cria ‘antivírus em nuvem’

Compartilhe: Twitter

A lançou um novo tipo de antivírus, batizado de . O nome se refere ao termo cloud computing (computação em nuvem), que é o jeito pelo qual parte da mídia designa os softwares que funcionam via internet, conectados a um servidor. Mas o uso do termo é um tanto estranho. Leia mais »

Autor: Eduf - Categoria(s): preview, tecnologia Tags:
28/04/2009 - 13:28

Vida de frila: selecionando os clientes

Compartilhe: Twitter

No começo da vida de frila, é normal ficar inseguro. Você acha que precisa aceitar qualquer trabalho que apareça. Afinal, é preciso pagar as contas. Mas, aos poucos, fica evidente que essa atitude é contraproducente. De certa forma, impede o aparecimento de bons clientes.

Isso acontece por alguns motivos:

1. Você gasta tempo tentando explicar seu trabalho e, consequentemente, seu preço.
2. Perde tempo e dinheiro tentando fazer o cliente pagar na data combinada. Leia mais »

Autor: Eduf - Categoria(s): vida de frila Tags:
27/04/2009 - 09:35

Site estimula o orgulho de ser datado

Compartilhe: Twitter

Há quem acredite que precisa ter os modelos mais recentes de cada aparelho que surge no mercado. Isso nem sempre é vantajoso. Ainda assim, muitas vezes temos vontade de aderir à moda da atualização burra. Mas acaba de surgir um site que pode ajudar a não cair nessa. Chama-se (Modelos dos anos anteriores) e pretende estimular uma atitude bem desvalorizada hoje em dia: estar feliz com aquilo que se tem. No site, há depoimentos de gente como Kevin Rose (do ), entre outras celebridades dos blogs sobre tecnologia. Gente que ganha a vida analisando gadgets, que vive no Vale do Silício, que respira informática, abre o coração: “se está funcionando, para que mudar?” Se eles dizem isso, quem sou eu para discordar?

Via .

PS- Isso só não vale para o Internet Explorer 6, ok? Se você ainda usa esse navegador, .

Autor: Eduf - Categoria(s): comportamento, tecnologia Tags: ,
24/04/2009 - 15:50

Remédios para melhorar o desempenho do cérebro

Compartilhe: Twitter


Cena do seriado Fringe, ficção sobre o que pode acontecer quando a biotecnologia está fora de controle.

O tem um vocabulário maravilhoso. Como saudáveis preocupadas (em inglês, ‘worried well’): aquelas pessoas que estão bem mas vão ao médico assim mesmo para ver se algo pode ser feito para torná-las ainda mais saudáveis. Esse parece ser outro daqueles fenômenos norte-americanos causados por abundância de tempo livre, dinheiro sobrando e consumismo. Veja também o rico empobrecido, o burro educado e o gordo em forma.

comenta um sobre como as drogas “aditivadoras de cérebro” vêm ficando cada vez mais populares. Vendidas sob prescrição médica, elas teriam como finalidade melhorar o desempenho da memória, manter a pessoa acordada por mais tempo, entre outros ditos updates de desempenho mental. Kottke se pergunta se em breve esses procedimentos serão tão aceitos quanto as cirurgias plásticas. Leia mais »

Autor: Eduf - Categoria(s): cérebro Tags:
24/04/2009 - 05:00

Edição profissional de vídeo. Sem gastar dinheiro

Compartilhe: Twitter

Todos sabemos os nomes dos melhores aplicativos para editar vídeo: After Effects, Final Cut, Premiere e . Mas também conhecemos os seus preços: cerca de U$ 2,500. Raramente vale a pena gastar esse dinheiro todo. A boa notícia é que existem boas alternativas open source, gratuitas, disponíveis na web. Há até mesmo uma praticamente toda voltada para o mercado de vídeo. Os usuários de Windows podem baixar o , uma alternativa funcional, simples e robusta, que dá conta da maioria dos recursos mais usados por editores profissionais. Não acredita? Assista ao vídeo acima, que ensina a criar um efeito de chroma key, substituição de fundo.

Autor: Eduf - Categoria(s): open source Tags:
23/04/2009 - 15:21

[Wordpress] Edite comentários direto do desktop

Compartilhe: Twitter

Que tal moderar os comentários do(s) seu(s) blog(s) direto do desktop? É para isso que serve o Moderator, um aplicativo baseado na plataforma Air, da Adobe.

Antes de instalá-lo no seu computador, é necessário configurar um plugin do Wordpress, que . Processo simples e indolor. Usuários do WP 2.7.1 podem fazê-lo automaticamente, em Plugins / Ad New.

Depois disso, você tem acesso a uma interface simples e direta, na qual edita e responde comentários, sem se preocupar com spams (se você usa um bloqueador como o ). Interessou? Saiba mais no .

Mais Wordpress News

Por falar nisso, o Wordpress 2.8 já está no forno. Deve sair ainda em abril. E a versão para múltiplos blogs, MU, . Mas, se você acha complicado demais instalar e configurá-la, o faz todo o trabalho sujo para você, além de hospedar seu portal de blogs (cobrando U$ 195, claro).

Autor: Eduf - Categoria(s): ferramentas Tags:
23/04/2009 - 14:15

[Coffee Break] Vida sobre tela

Compartilhe: Twitter

Parece que cada vez mais a vida migra para dentro de monitores, certo? Pois o pessoal do não quis esperar o update completo e já inaugurou uma exposição mostrando como seria o mundo touchscreen. Confira no vídeo acima.

Via .

Autor: Eduf - Categoria(s): coffee break Tags:
22/04/2009 - 11:23

Readernaut ajuda a compartilhar suas leituras on-line

Compartilhe: Twitter

Houve um tempo em que a leitura parecia ser uma atividade solitária. Mas, na verdade, sempre lemos acompanhados de inúmeros condicionamentos sociais: linguagem, convicções políticas, ideológicas e religiosas etc. Ler sempre foi dialogar com inúmeros “universos paralelos”.

Mas aí está a internet pós-web 2.0, que reflete uma certa carência de fazer amigos e influenciar as pessoas (às vezes, evocando aqueles filmes colegiais norte-americanos que passam na TV). Obviamente, teria de surgir uma ferramenta para compartilhar suas leituras on-line. Chama-se .

O aplicativo traz recursos como uma timeline, na qual você pode mostrar o quanto do livro que já leu, espaços para colecionar e classificar citações, listas para debater títulos, entre outras coisas.

Pode parecer algo um tanto egocêntrico – especialmente no Brasil, país no qual tão pouca gente lê livros, que aqueles que o fazem às vezes se acham o próprio Mefisto. Mas sejamos otimistas. O programa pode funcionar como uma espécie de ficha de leitura na web, o que seria bem útil para estudantes de um mesmo curso.

E, claro, também facilita a vida dos folgados que não querem ler as obras indicadas pelos professores.

De qualquer forma, vale .

Autor: Eduf - Categoria(s): ferramentas Tags:
20/04/2009 - 16:45

[Vida de frila] Três coisas que você precisa saber antes de virar patrão

Compartilhe: Twitter

Muita gente quer ser seu próprio patrão, mas desiste ao se deparar com a incerteza. “Será que darei conta de minhas dívidas regulares?” Parece algo terrivelmente preocupante. Mas, com o tempo, você percebe que esse não é o maior problema da vida de frila.

Segurança? Onde?

Também há muita insegurança na vida corporativa. Por mais que haja direitos trabalhistas, no limite, são todos temporários. Cedo ou tarde, seguro desemprego e fundo de garantia acabam. Já o estilo de vida frila pode ensinar a arte do planejamento financeiro. A incerteza contínua ajuda prestar mais atenção nos gastos. Você começa a eliminar “vazamentos” na conta bancária.

Mas, se dinheiro não é a principal questão, qual é o problema, afinal? São três. Leia mais »

Autor: Eduf - Categoria(s): vida de frila Tags:
16/04/2009 - 16:57

Como legendar vídeos do YouTube

Compartilhe: Twitter

O Google lançou uma ferramenta para legendas vídeos do YouTube. Você se loga (usando sua conta do big G – não é preciso fazer outra) e escolhe os vídeos que quer traduzir. Depois de terminar o serviço, é só publicar as legendas. Elas ficam disponíveis para os demais usuários do YouTube. De quebra, nesse processo, você cria transcrições para o vídeo e ajuda a indexá-lo para que ele apareça melhor nas buscas.

∞ Visite o .

Via .

Autor: Eduf - Categoria(s): ferramentas Tags:
16/04/2009 - 16:36

Podemos confiar em livros de negócios?

Compartilhe: Twitter

E o que isso tem a ver com livros de negócios? Os seus influentes autores assumem que as companhias que eles consideram ‘bem sucedidas’ (muitas das quais nem existem mais) são fundamentalmente melhores do que as pior sucedidas. Assim, gastam muita tinta tentando explicar os ingredientes do sucesso corporativo via engenharia reversa (…). Mas e se esses ingredientes forem contextuais? E se sucesso depender de sorte e bom timing? (…) De um ponto de vista amplo, é claro, os humanos têm dificuldade de perceber a (oni)presença da contingência e das oportunidades. Gostamos de explicações que façam cortes nas situações e não sejam sujeitas à aleatoriedade. (…) Sempre adorei essa frase concisa de Richard Rorty: ‘Liberdade é o reconhecimento da incerteza’.”

Desta vez, não sou eu que estou falando que as fórmulas são limitadas. , baseado num artigo de (Boston Globe), em pesquisas na área da psicologia e no conceito de . Ainda que o texto do blog seja um tanto genérico demais, traz algumas boas ideias sobre porque alguns livros de negócios são problemáticos.

Eu prefiro os de História. E, ainda assim, com restrições. Mas também sei que atacar auto-ajuda é chutar cachorro morto – exercício para quem quer se passar por inteligente e profundo. Então, vamos com calma, certo?

Autor: Eduf - Categoria(s): frases Tags:
16/04/2009 - 15:03

Ferramenta calcula se sua cidade é “andável”

Compartilhe: Twitter


Ironia: São Paulo levou só 43 pontos no critério Paulo de Tarso. O cristão que dá nome à cidade foi um dos maiores andarilhos da história. .

Sua cidade é “andável”? Descubra no . Trata-se de uma ferramenta on-line saída do . Analisando mapas, o site compara as vias de acesso de pedestres de uma cidade com a vida cultural, supermercados e etecéteras dela. Disso sai uma taxa de “andabilidade”. Ou seja: o quão fácil é chegar nos locais sem usar o carro. Por exemplo, – fraquinha. O objetivo do Walk Score é que as pessoas possam escolher onde morar ou que lugar visitar baseando-se no tal critério pedestre. No caso de SP, andar logo mais será mais rápido do que sair de carro mesmo – em especial nos horários de pico.

Autor: Eduf - Categoria(s): ferramentas Tags:
15/04/2009 - 16:39

8 Hábitos de uma interface de sucesso

Compartilhe: Twitter


Por onde eu começo mesmo?

Diz o , que uma boa interface deve ser:

1. Clara.
2. Concisa.
3. Familiar – Pode inovar, mas não a ponto de deixar de se comunicar.
4. Responsiva – Dá retorno ao usuário: “80% downloading, terminei de baixar”, etc.
5. Consistente – Manter um visual parecido em todo o site ou aplicativo.
6. Atraente.
7. Eficiente.
8. Tolerante – Ajuda o usuário quando ele comete um erro (exemplo: “Ctrl+Z, desfazer”).

Eu acrescentaria:

9. Humana – Como as mensagens de erro do Twitter. Precisa parecer que há gente criando aquilo. Não precisa ser gente prolixa, mas humana.

10. Contextual – As opções só aparecem quando precisamos delas.

11. Adaptáveis – Se sou um usuário experiente, quero fazer meus próprios menus, com tudo à mão.

12. Dispensáveis – Não chamam atenção e permitem que me concentre naquilo que estou fazendo. De preferência, em modo fullscreen.

Alguma sugestão?

Autor: Eduf - Categoria(s): tecnologia Tags: ,
15/04/2009 - 15:59

ProCaster: aplicativo facilita a transmissão de vídeo ao vivo na internet

Compartilhe: Twitter

Exibir vídeo ao vivo on-line deixou de ser difícil. E isso já faz algum tempo. Você deve conhecer os principais sites dessa área, como o . Mas talvez não saiba que o principal concorrente do Ustream, o , lançou um aplicativo que facilita ainda mais a vida dos videocasters.

Chama-se e é gratuito. Você instala no seu PC – uma versão para Mac foi prometida para breve – e ele cria uma mistura de central de controle de streaming, ilha de edição simplificada e gerenciador de chats.

Ou seja: tudo o que o Mogulus faz no navegador, agora pode ser feito de um jeito mais amigável no desktop. De screencasts – com direito a zoom e diversas imagens numa mesma tela – a publicação no Twitter. De interação imediata com o público até gravação de vídeos para serem assistidos depois.

O lado ruim é que o material tem que ficar hospedado no Mogulus. Gratuitamente, mas com anúncios e apenas 10GB de armazenamento. Se quiser desembolsar de U$ 350 a U$ 1250 por mês, pode chegar a planos de até 200GB. Passe no Mogulus e .

Mais

, ao vivo, sobre tecnologia (usando Ustream TV).
, tradicional videocaster, que deixa a câmera ligada enquanto trabalha durante o dia e vai compartilhando suas dicas e opiniões ao vivo.

Autor: Eduf - Categoria(s): ferramentas Tags: ,
15/04/2009 - 11:54

Custos invisíveis, prejuízos reais

Compartilhe: Twitter

David De Rothschild tem um dos programas mais interessantes do Sundance Channel, o . Basicamente, o apresentador tenta descobrir o custo ambiental e social de cada produto que usamos no cotidiano. Por exemplo, no vídeo acima, ele viaja para outro país, só para entender a complicação envolvida em produzir uma só camiseta.

Um show como esse só é possível e/ou divertido numa sociedade em que sabemos muito pouco sobre as coisas que consumimos e produzimos. O show da alienação. Diversão com gosto de medo e sentimento de culpa. Leia mais »

Autor: Eduf - Categoria(s): sustentabilidade, vídeo Tags:
14/04/2009 - 05:00

[Preview] TaskFox vai traduzir textos direto da barra de navegação do Firefox

Compartilhe: Twitter

O desenvolvedor , vem publicando sobre como vai ser o , plugin do Firefox baseado no . Já falei sobre ele no Magaiver, . Acima uma rápida demonstração de como a barra de tarefas do navegador da Mozilla vai se tornar uma espécie de ferramenta de linha de comando.

O TaskFox ainda não está disponível para uso público. Mas você pode testar o .

Update:

Autor: Eduf - Categoria(s): ferramentas, preview, vídeo Tags: ,
13/04/2009 - 07:00

[Coffee Break] Stanley Kubrick + Tony Manero

Compartilhe: Twitter

Pode?

Autor: Eduf - Categoria(s): coffee break, vídeo Tags:
Voltar ao topo