São Carlos e suas crianças
Por Gustavo Cherubine
Qual o segredo de São Carlos?
Do Estadão
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2009 | Versão Impressa
São Carlos tirou crianças das ruas
Brás Henrique, RIBEIRÃO PRETOEm São Carlos, cidade mais segura do País, segundo a pesquisa, crianças e adolescentes têm programas de educação complementar à escola no Salesianos – entidade mantida por religiosos. Os jovens participam de várias atividades e têm até cursos profissionalizantes. O padre Agnaldo Soares Lima, que foi secretário Especial da Infância e da Juventude na cidade, entre 2005 e 2006, lembra que São Carlos adota ações preventivas desde os anos 90, quando foi criado o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Não temos mais crianças nas ruas”, diz. O Salesianos atende 480 jovens.
Segundo a Polícia Militar, antes de 2001, a média era de 15 homicídios ao ano envolvendo adolescentes. Em 2007 e 2008, houve um por ano. E neste ano ainda não há ocorrência.
Em Franca, a terceira melhor cidade segundo o levantamento, o secretário de Ação Social, Roberto Nunes Rocha, cita vários programas de ações assistenciais que trabalham com os jovens. Para ele, existe uma integração de forças na cidade que, apesar de seus 331 mil habitantes, não tem favelas.


Nassif, o segredo é não tratar a violência como caso de polícia.
Amigo
Dependendo do seu grau, a violência foi, é e será sempre caso de polícia.
Até em simples refregas conjugais defende-se hoje em dia a intervenção da polícia, tendo até delegacias especializadas para tais casos e incentivos dos avançadinhos setores feministas sempre vitimizando as mulheres e incentivando-as para que dêem queixa e não deixem barato.
(PS: dependendo do caso, até eu concordo).
Por que, no caso dos “dimenores”, certos setores avançadinhos defendem justamente o contrário?
Isso Cláudio, se invadirem a sua casa nem pense em chamar a polícia.
E tem gente que ainda defende a redução da maioridade penal como solução para diminuir a criminalidade entre os jovens.
Eu sou um dos que defendem a redução da maioridade penal para uns doze ou treze anos, no máximo e olhe lá.
Nesta idade, embora um pobre filho de operário, por educação recebida em casa e na escola eu tinha receio de pegar até numa atiradeira, bodoque ou estilingue, como queiram.
E todas as crianças daquela época agiam assim, mesmo os mais encapetados.
Hoje, quando vejo estes tais “dimenores” se exibindo com armas de fogo na mão, só desejo que eles sejam tratados como qualquer criminoso, que é o que eles são na verdade.
E não só eles como os seus responsáveis que, em muitos casos são cúmplices, não ignoram e até incentivam a sua “carreira”.
Gente com preguiça mental, que busca sempre a solução final mais simples, em geral, intolerante, autoritária, com ideias obscuramente fascistas.
Hilano
Se a sua indireta foi para mim devo dizer que preguiçoso mental é aquele que não tem idéias próprias, preferindo pegar já pronta e acabada, como um marmitex, as idéias ditadas por seus gurus ideológicos de ocasião.
Quanto às minhas idéias, ao invés de chamá-las só de fascistas porque não chamá-las também de comunistas?
Nem sei se elas, as minhas idéias, são fascistas e ou comunistas, mas só sei que tanto o fascismo como o comunismo sempre adotaram medidas drásticas para cumprir os seus objetivos.
E, incrível, às vezes eles acertavam.
O comunismo, por exemplo, sempre implementou o controle de natalidade e a remoção de indesejáveis (até de etnias inteiras) de uma determinada região, mas aqui se alguém toca nestes temas, é tachado só de fascista, livrando a cara dos comunistas.
Se quiser me tachar de algo, me chame de fascista e também de comunista.
Lampadosa,
Não foi para você, pois nem mesmo tinha lido seus comentários. Acho que escrevi isso daí antes de você. Então, não leve para o lado pessoal.
A que comunismo você se refere? Ah, à experiência soviética, o chamado “socialismo” real?
Não considero o Leninismo e congêneres como uma continuação teórica do pensamento de Marx. É verdade que fizeram contribuições marginais, mas, no geral, ao meu ver, são deturpações, simplificações, i.e. devem ser superados. Depois de Hegel, só o “marxismo” de Marx é válido. Aliás, somente ele é capaz de explicar a realidade social que vivemos. Assim sempre será, pois somente o materialismo dialético-histórico (aí sim, incorporando as contribuições de Marx, Lênin, Trotski, etc.) possui as categorias formais para tal. Fora desse bolo ideológico, ainda que não tendo nada a ver, gosto de Wittgenstein.
Sobre o fascismo, prefiro nem comentar… pois, à minha mente, só palavrões se formam.
Mas para ser um fascista não é necessário dizer que é, basta pensar e agir tal como um.
Aliás, dificilmente alguém vai sair na rua, a não ser aqueles que, de fato, querem dizer que são, propalando o ideario nazi-fascista. Afinal, as associações que as pessoas fazem, em geral, a tal ideologia são francamente negativas. Portanto, fugiriam de uma condenação social de isolamento.
Eu mesmo conheço algumas pessoas que nunca afirmariam que são e até condenam o fascismo, mas, mesmo sem querer, pensam e agem como um fascista.
A oposição midiática (certas revistas, certos blogueiros) a Lula é fascista, justamente pela forma como trabalha as ideias e as expõe; ainda que acusem justamente a esquerda de fascista. Vai entender…
Algo similar acontece com quem assume uma posição ideológica comunista, ainda que em menor grau.
Para evitar mal-entendidos, usei “justamente” não no sentido de “agir com justiça”, mas “precisamente”
Sou a favor da redução da maioridade de 18 para 17 anos por outras razões. Acho que os jovens de 17 anos hoje são em sua esmagadora maioria, pessoas de bem, independentes e corretas. Poderiamos baixar a maioridade de 18 para 17 anos para privilegiar essa fração de jovens dando-lhes independencia, autonomia e o beneficio da maioridade. Por exemplo:
1) Hoje é comum estudantes terminarem o ensino médio aos 16~17 anos, portanto entrando na univesidade ainda com 17 anos. Facilitaria demais a vida desses meninos e meninas se a maioridade fosse de 17 anos, dando a eles um grau de independencia e autonomia proporcional à sua atuação acadêmica
2) praticamente todos já estariam habilitados a dirigir com 17 anos se não houvesse o problema da maioridade. Na grande maioria, os jovens habilitados são coerentes e bons motoristas. Não há razão técnica para não permitir que jovens com 17 anos possam dirigir, apenas a razão legal da maioridade e da resposanbilidade criminal
3) o ECA diz que o adolescente deve ser preservado do trabalho e somente pode atuar como aprendiz, contudo o numero de jonvens que poderiam trabalhar a partir dos 17 é muito grande e com o crescimento da economia seriam absolutamente incorporados na economia. Ao reduzirmos a maioridade para 17, daremos a esses jovens a oportunidade de se engajarem em suas carreiras profissionais sem nenhum trauma.
4) estaremos dando um voto de confiança a uma enorma parcela da população que poderia ganhar autonomia e independencia. A maioria dos jovnes de 17 anos tem comportamento correto e justo, são muito mais informados e criticos do que jovens de 17 anos da decada de 50 ou 60. Não há mais argumento para dizer que um jovem de 17 anos não possa ser considerado de maior.
5) ao invés de ficar pensando no jovem infratos, nossa atençao deve ser no jovem estudante, bom-caráter e franco. Defendo a redução da maioridade para beneficiar essa moçada do bem.
O que uma coisa tem a ver com a outra? Maioridade penal tem a ver com os jovens criminosos, não com os jovens comportados de São Carlos.
Discordo. A maioridade tem a ver com todos os jovens entre 17 e 18 anos que poderiam receber um aval social para se tornarem independentes e ativos a partir dos 17 anos.
Boas novas….
Sinal que há soluções ( mais de uma até…) para diminuir a niveis toleráveis a violência.
A informação de que Franca não tem favelas é muito relevante.
E que São Carlos não tem crianças e adolescentes nas ruas é a mais uma comprovação do mal que fazem à sociedade ( e também a sua “clientela”) as entidades e pessoas que pretendem criar uma nova categoria social ou antropologica: “o povo da rua”.
Mas que pretender criar conceitos sociais, essas entidades e pessoas vivem dessa trapaça, desse ilusionismo, dessa fraude, dessa desumanidade….
Escola para todos!
Casa ( decente) para todos!
Ruas limpas para todos!
Simples assim… Sem magias, sem pajelanças ou feitiçarias…
Realmente, São Carlos é uma excelente cidade.
Faltam apenas um bom cinema e mais movimentos culturais, menos restritos a UFSCar. No mais, deve-se reconhecer que tem padrões sociais diferenciados. Isso muito se deve aos últimos governos de esquerda (do PT).
Olá Hilano. Saudações.
Apesar da decadência de público nas salas de cinemas em geral, a prefeitura municipal alugou uma das salas de um cine que já havia encerrado atividades, na área central da cidade e estava alugada para instituição religiosa. No local, foi implantado, através do projeto Cinema Para Todos, no andar térreo a sala de cinema e no andar superior a TVE São Carlos
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/cultura/115472-cinema-para-todos-programacao-de-cinema.html
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/tve-sao-carlos.html
As salas através da iniciativa privada, resrtingem-se ao Shopping Iguatemi São Carlos.
Eu conheço o Cine São Carlos. Já fui lá. Podia ser bem melhor, não acha?
Não só estruturalmente, mas também em termos de qualidade de filmes. Os mesmos filmes que passam o shopping passam lá.
Rsrsrs, claro que se deve ao PT né, tanto que a criminalidade só diminuiu em São Carlos, em todas as demais cidades do Estado aumentou a violência.
Sem quere puxar a sardinha: Prefeito em 2000, 2004 e 2008, NEWTON LIMA NETO….PT
Inclusive um ótimo nome para governador do estado. Foi reitor da UFSCar, inteligente e responsável pela melhora da qualidade de vida na cidade. Antes dele havia em São Carlos prefeitos coronéis, com raríssimas exceções. A corrupção corria solta.
E Ribeirão Preto no meio de São Carlos e Franca [geograficamente] vivendo apenas da fama de Califórnia brasileira [acho que é por conta do calor] e terra do chopp …
Vamos dar o crédito aos prefeitos
Oswaldo Barba – 2009/12 (PT)
Newton Lima Neto – 2001/08 (PT)
João Octávio Dagnone de Melo – 1996/2000 (PMDB)
Olá Alexandre. Saudações.
Sem nenhuma dor na consciência, eu retiraria da lista, o João Octávio Dagnone de Melo. Muito menos pelo fato de ter sido eleito pelo PFL(DEM) e não PMDB. Uma das coisas que ele fez pelas crianças foi a fraude em licitações para compra de alimentos da merenda escolar. O NAI, um dos responsáveis pela alteração no quadro foi inaugurado em março de 2001.
Matéria na Folha sobre a questão da fraude: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u558194.shtml
Estudei em São Carlos… e me lembro que a eleição do Newton, ex-reitor da UFSCar, foi muito comemorada opr todos….
Com certeza pode retirar ele.
Mello Não
Olá, sou Sãocarlense e digo que aqui em São Carlos o PT provou muita competência. E ve se tira o nome do ex-prefeito Dagnone de Mello daí pois ele não teve méritos nenhum. O Mello foi o Maluf de São Carlos.
Apenas reforçando que, conforme comentei ontem, os índices que resultaram nesta pesquisa do MJ, são de 2006.
Eliminando-se desnecessário ufanismo de “cidade mais segura do Brasil”, aqui em São Carlos, mesmo no campo do menor infrator, tanto o trabalho de instituições públicas e privadas (especialmente Prefeitura; Polícia; Judiciário, Universidades e ONGs), ficou evidenciado e respeitado nacionalmente através da atuação de pessoas como o padre Aguinaldo. O NAI (Núcleo de Ação Integrada) é referência nacional e projeto premiado. As recentes administrações municipais, nas mãos de educadores e ex-reitores da UFSCar (Newton Lima (PT) – 2001/2008 e o atual Osvaldo Barba (PT)) tem focalizado e dado atenção a questões sociais em geral. Contribui a proximidade de ambos com o governo federal e através de convênios diversos eles, inteligentemente tem usado disto.
Ressalte-se também o trabalho do ex-juiz da Vara da Infância de São Carlos, João Baptista Galhardo, assim como os demais de várias áreas. É resultado de trabalho integrado.
Alguns links:
S.CARLOS É A 1ª DO PAÍS COM MENOS VIOLÊNCIA JUVENIL
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias/2009/156015-scarlos-e-a-1o-do-pais-com-menos-violencia-juvenil.html
Uma luz contra o crime (Época Negócios) http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDR77229-8383,00.html
NAI é premiado em Brasília na IV edição do Innovare (20/12/2007)
http://www.saocarlosagora.com.br/?area=noticias&nid=516
Rede: uma experiência de sucesso – Padre Agnaldo Soares Lima (07/05/2004)
http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/3d771cd2-35f4-4361-a011-1492dd56831f/Default.aspx
PREFEITO PARTICIPA DE HOMENAGEM AO JUIZ JOÃO BAPTISTA GALHARDO JÚNIOR
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias/2009/154355-prefeito-participa-de-homenagem-ao-juiz-joao-baptista-galhardo-junior-.html
Juiz e Padre criaram modelo premiado de repreensão juvenil
http://www.saocarlosemrede.com.br/ler.php?id=432
São Carlos tem outras particularidades que a tornam um lugar especial. É uma cidade de 220 mil habitantes com duas universidades públicas importantíssimas no cenário nacional, o Campus da Escola de Engenharia da USP e a UFSCar. Juntas, possuem um orçamento que é o dobro do orçamento da prefeitura. Cada uma delas possui um população universitária de 15.000 alunos/professores/pesquisadores, portanto cerca de 15 da população. Além dessas instituições, ainda há um grande centro universitário privado e uma escola de direito, fazendo que o peso da comunidade universitária seja de 20% da população. Isso faz que muitos programas de pesquisa afetem diretamente a educação e saúde da cidade. Não é coincidencia não que S.Carlos tenha essa qualidade para o jovem.
Nesta linha a gente vê o crime que foi cometido, nos idos de 87, quando o sucessor de Brizola no governo do Rio esvaziou o programa dos CIEPs (“brizolões”).
Aliás, durante a campanha eleitoral, quando Darcy Ribeiro acabou por ser derrotado, a nefasta Rede Globo abriu fogo contra o programa de extensão do dia escolar, dizendo que o mesmo seria “caro”.
“Cara” é a situação social a que chegou-se …
Custa a crer que exista alguma cidade – grande ou minuscula – que não haja criança de rua. Só vendo para acreditar.
Olá Flávio. Tudo bem?
O que não se vê facilmente em São Carlos é criança pedindo esmola. Os menores infratores, ao serem pegos em delito, prontamente são enviados ao NAI (Núcleo de Ação Integrada). Não é o paraiso, é certo, mas estes índices de baixa infração juvenil, não são obras do acaso. Saliento que o trabalho nos Salesianos, popularmente é chamado na cidade de Educandário. O NAI, surgiu desta experiência, através do padre Aguinaldo.
Caro Luna, amigos,
com todo o respeito, o Padre Agnaldo Soares Lima está enganado ou conta apenas parte da verdade.
As atividades estruturadas de apoio a crianças e adolescentes em São Carlos teveram início muitos anos antes, no final da década de 1.950, quando pouco ainda se falava de violência, a expressão “crime organizado” era coisa de cinema americano, mas já havia crianças e jovens sem amparo. Começou com a idéia, sim, dos “guardinhas”. Estou à vontade para dizer isto, minha esposa foi uma das pioneiras…
A mim, o mérito maior é o da idéia ter frutificado e a Cidade ter sabido desenvolvê-la. Digo isto porque São Carlos tinha, naquela época, uns 60 mil habitantes, tendo hoje mais de 220 mil.
Cada bairro de Rio, Porto Alegre, São Peulo, Recife… não tem mais de 200 mil habitantes.
Querendo mesmo, e persistindo, há solução.
Abraço.
Caro Luna, leitores,
Com todo o respeito, o padre Agnaldo Soares Lima está mal informado ou contou só parte da verdade.
O trabalho estruturado com crianças e jovens em São Carlos começou bem antes, no final da década de 1.950. A idéia força fou, sim, a “guardinha”. Posso dizer isto porque minha esposa foi uma das pioneiras.
Naquele tempo pouco se falava em violência e “crime organizado” era coisa de filme “B” americano. Mas jpa havia crianças e jovens desamparados.
O mérito da Cidade foi ter sustentado a iniciativa e a desenvolvido.
Hoje com cerca de 220.000 habitantes, São Crlos é do tamanho ou maior que cada bairro do Rio, Salvador, Porto Alegre, São Paulo.
Havendo vontade mesmo, e persistência, há solução.
Abraços e cumprimentos à população de São Carlos!
muito estranha essa pesquisa, vemos a calamidade que eh Sampa, com uma guerra civil acontecendo, e aí vemos que consideram Sampa mais segura que outras capitais, e também aparecem as mais seguras e estao no interior de SP, para mim eh manipulação, para mostrar como o governo do PSDB “faz tudo direito”, duvido que essas cidades tenham esse nível ok
Tudo bem, Ariosto?
Não esquecendo que a pesquisa foi divulgada pelo ministro petista Tarso Genro e São Carlos/SP está na terceira administração petista. Agora o caso de Sampa, que já faz certo tempo que dados de criminalidade com/por adultos tem sido contestados, o que dirá no referente à violência juvenil…
Quer dizer que os dados só são corretos quando o prefeito é petista? Do contrário são manipulados?
Como vai Luiz?
Não é o que está escrito. Refiro-me à colocação do comentarista Ariosto, reclamando de São Paulo. Menciono que o post refre-se à São Carlos e que a pesquisa, conforme ele confunde, não pode ser do PSDB se foi divulgada pelo petista Tarso Genro.
Quanto ao fato de dados da segurança pública estadual podere ser manipulados, há o risco, pois já foram colocados sob suspeita pela própria polícia. E há eventos novos. Favor ver os post recentemente colocados aqui:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/23/retrocesso-na-seguranca-paulista/
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/10/14/a-burocratizacao-do-b-o/?allcomments
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/02/ja-a-criminalidade-sofisticada/
Algumas pessoas dizem que o Serra não gosta de São Carlos. Por isso que dá certo. rs
Sou um sãocarlense (adotivo) feliz. ^^
Cidade boa de viver! Tanks Newtão, tanks Barba!
Caro César,
mais justo e apropriado seria agradecer à população da “Cidade Sorriso”.
Um abração ao Zé Bidê!
Até.
Eduardo, meu fii, já morei em algumas cidades aqui da região de São Carlos (Araras, Limeira, Piracicaba) e em todas elas há população extraordinária, aliás, o povo brasileiro é extraordinário de maneira geral. Portanto, o diferencial de São Carlos não é seu povo (que é tão lutador e valoroso quanto o das demais cidades desse meu Brasil) mas sim seus governantes, que de 2001 pra cá fizeram uma verdadeira revolução na cidade, principalmente na área social, mas tb no que respeita à infraestrutura e ao desenvolvimento, isso sem falar dos avanços na parte de gestão, democracia e transparência.
Perfeito eu não sou, nem vc é e nem o Newtão e o Barba são, mas…………….
Tanks Newtão e Barba! ^^
Caro César,
morei em São Carlos enquanto lá estudei, depois voltava para visitar minha sogra, gente fina (em São Carlos até as sogras são amadas), mas faz tempão que não vou até lá.
Com exceção de alguns marmanjos, que tinham ciúmes porque havia a lógica disputa pelas meninas, éramos recebidos com fidalguia acima do merecimento.
Quando me formei e fui trabalhar, fiquei devendo, pindura, no Bar São Paulo (ficava no lado superior esquerdo da Praça da Câmara, para quem sobe). Fiz, como todos os outros, tenho certeza, questão de quitar ao receber o primeiro salário.
Se lá voltar, devo reconhecer a cidade porque a Avenida é inconfundível, mas o resto deve estar muito diferente.
Se as últimas administrações foram profícuas, bom para todos.
Por ironia, o responsável maior pela Federal era nosso inimigo, Deputado Federal Pereira Lopes (da UDN!). Nós dizíamos que iam fazer uma Universidade Rural, de não sei quantos alqueires… molecada pretensiosa, metida, atrevida.
Por fim, o você que diz confirma um antigo adágio: “a riqueza maior de São Paulo não está na Capital, mas no interior.”
E eu assino embaixo: conheço muitas cidades grandes, médias e pequenas do Estado, inclusive as três que citou.
Abraço.
Não elogia muito que atrai;
Aqui em Niterói a qualidade de vida vai caindo na mesma proporção dos elogios.
Eles poderiam ter aproveitado e tirado os adultos da rua também. A quantidade de mendigos aqui em Sanca é assustadora para uma cidade que teóricamente seria a mais academica do Brasil.
A USP e a UFSCar possuem programas muito amplos para crianças e jovens carentes, só é lamentavel que poucos desses consigam entrar nos cursos superiores mais concorridos.
Quanto aos petistas exultantes daqui vale lembrar que Alckmin teve aqui em 2006 65% dos votos no primeiro turno.
E que o Barba só foi eleito porque a uma divisão irreconsiliavel entre PSDB e DEM (além da incompetencia dos marqueteiros do PSDB ).
A eleiçao do ano passada estava muito favoravel ao candidato tucano. Porém todos sabemos como a militancia petisca saiu para a guerra e tocou o terror contra a oposição. Barba teve menos de 40% dos votos. Ele não ganharia um segundo turno.
PS: o Barba era um tipo de Dilma do Newton.
Como vai Thadeu?
Barba foi eleito com 35,41% dos votos válidos e como você bem mencionou que é esta divisão que tem ajudado o PT no âmbito municipal em São Carlos. O eleitor da cidade tende a votar em candidatos mais à direita (Maluf era bem votado, Collor foi, FHC sempre, Alckmin e os candidatos peessedebistas tem sido). Mas a divisão em 3/4 grupos contra o PT, enquanto a cidade tiver votação em um turno, parece favorecer os petistas. Barba foi eleito com cerca de 2500 votos, sobre o 2º colocado. Você simbolizou bem com a Dilma e os políticos tradicionais da cidade ficaram incrédulos, pois antes da campanha eleitoral, Barba era conhecido apenas no meio acadêmico. Para o povo era um desconhecido.
Oswaldo Barba (PT) – 35.41% – 43.888
Paulo Altomani (PSDB) – 33.36% – 41.354
Airton Garcia (DEM) – 29.83% – 36.982
Julieta Lui (PSOL) – 0.81% – 1.008
Regina Bortolotti (PSB) – 0.58% – 724
kkkkkkkkkkkkkkkk, Franca 3º. melhor cidade, eu é que não quero nem ver como é a 10ª.
Nassif, acho que faz uns 3 ou 4 anos que acompanho seu blog, e só pra registrar aprendi muito sobre economia aqui.
A pesquisa envolveu cidades com mais de 100 mil habitantes. Possivelmente, se fossem computadas todas as cidades, muitas com menor população, desbancariam estas da lista divulgada pelo MJ.
Luna,
como podem achar que estou inventando, vou dar nomes aos bois.
A “guardinha” ou os “patrulheiros” teve origem em São Carlos em 1.962, por iniciativa do Dr. Marino Terra, natural de Campinas e Juíz de Menores da cidade, e das normalistas Maria Erlinda Kassab (nada com o Kassab de São Paulo) e Marta Maria Novaes de Castro.
A primeira instalação foi um barracão atrás do cemitério, perto do Frigorífico São Carlos.
Quem viveu, viu.
Abraço.
Conheço São Carlos por ter atuado no estádio quando arbitrava futebol creio que este fomentar publicitário sobre as condições de seus menores venha aumentar o nivel de migrarão de gente dos varios estados deste Brasil-brasileiro que se intitulam pais.
zamperetti fiori
cidadão e,
ex-árbitro de futebol
Que beleza de notícia.
São Paulo tbém terá solução, um dia, é claro sem esses pulhas atuais da administração municipal.
Há tempos li uma boa matéria sobre Curitiba, tbém neste sentido. Havia um controle, não sei como anda hoje se existem menores abandonados nas ruas.
Sugiro que discuta mais esta questão aqui no Blog.
Pois é, S Carlos possui um trabalho voltado pra infancia e juventude reconhecido nacional e e internacionalmente.
E o Sr Serra querendo instalar uma FEBEM na cidade.
Dá pra acreditar?
Hugo, como vai?
Mesmo com muita gente contra, o estado já construiu uma unidade da fundação Casa (antiga FEBEM). A prefeitura lutou contra, mas. fato consumado, resolveu assumir e interagir em cooperação.
O Newton fez parte da equipe de transição do governo Lula. E era esperado ser o ministro da educação. O Cristóvão forçou a barra e perdeu-se um grande ministro que teria sido o Newton.
Prezado Nassif e demais participantes do blog
Estou com muito pouco tempo para colocar comentários – entre outras questões, por conta da preparação para o Vestibular Indígena aqui da UFSCar, parte do nosso Programa de Ações Afirmativas, assunto que qualquer dia desses envio para o Fora de Pauta –, mas em São Carlos há vários fatores que ajudam a compreender este resultado positivo.
Vou destacar apenas um muito visível, qual seja: o investimento do poder público municipal em diversas políticas públicas sociais e o tratamento digno de adolescentes e do jovens em conflito com a lei. Diferente do modelo da Fundação Casa (ex-FEBEM), São Carlos é reconhecida já há alguns anos por essa política, desenvolvida principalmente a partir da gestão do ex-prefeito Newton Lima Neto e continuada pelo atual prefeito, Oswaldo Barba. Ambos são do PT e também foram ex-reitores da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
Para quem estiver interessado o site da prefeitura tem muitas informações http://www.saocarlos.sp.gov.br/
Graças a São Carlos Borromeo,padreiro da cidade,com forte influência junto ao Olimpo. Invoca-se o santo por ocasiões de pragas . Deve ter dado um trabalhão… Sua efeméride ocorreu no último dia 4. Devotos, agradeçam !
Nassif, seu portal cada dia que passa se torna uma grande referência. Que tal se cada internauta da comunidade pudesse falar de uma experiencia exitosa de sua cidade? Creio que tem muita gente aqui que trabalha em orgãos públicos que poderiam disseminar as boas idéias, que tal?
Aguardem para breve, editoriais do PIG falando que o programa de apoio a menores carentes é compra de (futuros) votos e “denúncias” acusando as prefeituras petistas de São Carlos de aparelhamento do ensino básico.
Estive nessa obra faz uns dois anos. Comparada com outras obras dos salesianos, ela é até que bem simples. Conversei com uma das educadoras também. A obra conta com apoio dos salesianos do exterior, em especial dos italianos, que financiaram a construção de parte da obra (se não estou enganado, da quadra). Há na obra cursos profissionalizantes, como o curso de padeiro com a padaria-escola. Ela fica junto à igreja, que mantém suas funções normais e é ela também simples e se minha memória não me tapeia, há também lá um dos seminários dos salesianos. Não se trata de apenas de uma obra social, mas de uma comunidade.
Tubo bem Carlos?
De fato, se refere ao Educandário, que é dos Salesianos e fica no bairro da Vila Nery. Ele é focado na educação profissionalizante para jovens carentes, não infratores, em especial. O trabalho que é, uma maior referência na área do menor infrator, também foi fundado pelo padre Aguinaldo e é o NAI (Núcleo de Ação Integrada) e fica em outra área.