iG
iBest BrTurbo

Publicidade

Publicidade
03/07/2009 - 12:22

Gol aberto e o PT não chutou

Por Jorge

o PT bobeou nessa crise. Devia ter apresentado um projeto global de reforma do senado. fico espantado com o declínio da capacidade analítica dos parlamentares petistas e mesmo de prefeitos e governadores. A geração dos anos 1990 era muito mais arguta e pró ativa. O poder emburrece.

Autor: luisnassif - Categoria(s): Política Tags: , , ,

91 comentários para “Gol aberto e o PT não chutou”

  1. André Oliveira disse:

    De fato. Se o Lula fosse depender do PT para governar estava frito. Parece ser um partido feito para ser de oposição.

  2. josaphat disse:

    Haja vista as prefeituras das três principais cidades da grande BH: Contagem, Betim e a própria capital. O Lacerda é do PSB mas, a gente sabe, é laranja do PT (ou será do Anastasia?). Fazem a gente sentir muitas saudades do Patrus…

  3. Reformar ou extinguir?
    Coisa velha não compensa remendar.
    Arrumar de cá arrumar de lá mas termina desabando.

  4. Pedro Roquete disse:

    Substituam WSJ por qualquer jornal (?) do PIG, e a crise econômica norte-americana pela crise do Senado brasileiro. A estratégia direitista é exatamente a mesma…

    Paul Krugman – New York Times Blog
    New York Times Blog

    July 3, 2009, 9:00 am
    Secrets of the WSJ

    This morning’s Wall Street Journal opinion section contains a lot of what one expects to see. There’s an opinion piece making a big fuss over the fake scandal at the EPA. There’s an editorial claiming that the latest job figures prove the failure of Obama’s economic plan — something I dealt with in the Times. All of this follows on yesterday’s editorial asserting that the Minnesota senatorial election was stolen.

    All of this is par for the course; the WSJ editorial page has been like this for 35 years. Nonetheless, it got me wondering: what do these people really believe?

    I mean, they’re not stupid — life would be a lot easier if they were. So they know they’re not telling the truth. But they obviously believe that their dishonesty serves a higher truth — one that is, in effect, told only to Inner Party members, while the Outer Party makes do with prolefeed.

    The question is, what is that higher truth? What do these people really believe in?


    Pedro R. Roquete

  5. Carlos disse:

    Amigo Jorge
    Tenho duvidas de tal fato não tenha ocorrido.
    Primeiro informo de que não sou ptista, aliás, não voto em partido.

    Agora a dúvida quanto a não ter apresentado um projeto:
    Ontem ouvi trecho do discurso do Mercadante na tribuna do Senado e entendi que, quando da eleição para presidência, eles apresentaram um projeto que seria implementado pelo Tião Viana caso assumisse a presidencia.E este projeto tocava na reformulação administrativa de forma profunda.

    Estou enganado ?
    abraços

  6. foo disse:

    Sugestão:

    À exemplo do “Obameter”, criado para medir a quantidade de promessas cumpridas por Barack Obama ( ver http://www.politifact.com/truth-o-meter/promises/ ), poderíamos criar um Senadômetro, contendo todas as mudancas sugeridas pela FGV.

    A partir desta lista de mudancas teríamos uma pagina na web contendo:

    * Mudanca implementada (ex: eliminou 50 diretorias)
    * Mudanca parcialmente implementada (ex: eliminou 30 diretorias)
    * Mudanca “pro forma” (ex: eliminou 3 diretorias)
    * Sem acao concreta
    * Acao em sentido contrario (ex: 10 diretorias criadas)

    O que acham?

  7. arkx disse:

    o “fora Sarney” e o “fica Sarney” é uma falsa questão.

    mais uma das falsas questões que apenas dissimulam a verdadeira natureza do governo Lula: um governo a serviço da minoria (via BC) mas que concede alguns benefícios para a maioria (políticas sociais) e assim se legitima.

    com Sarney encurralado, e por tabela o PMDB e o próprio Senado, Lula e o PT dispunham de chance para alterar o chamado “modelo de governabilidade”.

    entretanto, ao invés de enquadrar Sarney, Lula preferiu, como sempre, enquadrar o PT, que, também como sempre, dócil e subserviente se deixou enquadrar.

    política é a capacidade de continuamente desequilibrar a correlação de forças, fazendo-a pender na direção desejada.

    1. Sarney estava sendo crucificado como bode expiatório de um Senado que dele, na sua grande maioria, em nada difere (principalmente os Virgílios e congêneres);

    2. Lula renova seu apoio a Sarney, mas a troco de quê? de manter uma “estabilidade política” que faz de Lula um refém voluntário dos mercados, via o BC neoliberal.

    3. acordos são necessários. acordos não são obrigatoriamente espúrios. acordos podem ser feitos com qualquer um. esta também é uma falsa questão. só que acordos devem ter bases claras e compromissos públicos! qual o acordo de Lula com Sarney? qual as bases da garantia de governabilidade que o PMDB é dito representar?

    4. PT desperdiça rara oportunidade para começar a atender a uma das demandas históricas do Brasil e reconduzir o Senado Federal às suas funções republicanas.

    Lula vai descaracterizar o PT até transformá-lo no neo-PMDB.

    apoiado e apoiando o velho oligarca regional Sarney, Lula se torna cada vez mais o supremo oligarca nacional.

    e a política brasileira se reduz a uma disputa entre gangues patrimonialistas pelo poder do Estado.

    o que nos resta? colocar um bottom na lapela com os dizeres: “sou Sarney! mas quem não é?”
    .

  8. foo disse:

    Pergunta:

    Por acaso o relatório da FGV coloca todas as sugestões em termos facilmente quantificáveis e verificáveis?

    Se for o caso, fica bem fácil criar o “senadômetro” para medir a velocidade de mudancas no Senado. (Ver post acima)

  9. Jorge Vieira disse:

    Uai, sõ, oxente, saravá mermão Jorge: Você não assistiu ontem o discurso de Mercadante no plenário do Senado. Êle propôs a reforma do senado lastreada numa lei, ainda a ser votada, que os petistas batizaram de Lei de Responsabilidade Administrativa e Financeira do Senado.
    Desta lei sai um Plano de Gestão do Senado a ser cumprido pela Mesa Diretora. Aí está o projeto global de reforma do Senado.
    E o mais interessante: essa lei serviria de base para a votação de uma outra lei que normatizaria o funcionamento de todas as Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais do país, inclusive a Câmara Federal.
    PS: o poder não emburrece. O poder tolhe, restringe, compromete, impede que seja colocado em prática o programa partidário. E por que? Muito simples. O PT não tem o poder. Quando muito tem 20% dele. E tem que fazer alianças com os demais 80% para sobreviver.
    Lembre-se: Collor só foi apeado do poder porque não fez alianças.

  10. Marcos disse:

    Santa ingenuidade, Batman.
    Jorge, acha mesmo que alguém (principalmente na mídia) está preocupado
    com a moralização do senado?
    As estripulias do Sarney, que não são poucas e em qualquer pais civilizado já o teriam condenado ao ostracismo, são café pequeno perto das estripulias do Gilmar.
    Pergunto a você: o que aconteceria se nessas mudanças que a politica dá, Gilmar se aliasse ao petismo?

  11. adauto disse:

    E eu espero este e outros chutes desde o primeiro dia do governo do pt, que se iniciou há 7 anos, e que nunca ocorreram.

    Alguém disse aí: Se o Lula dependesse do PT….qual Pt :o que foi embora com a coerência ou aquilo que ficou..?

  12. Cássio disse:

    O PT não chutou, pois não está mais no gramado. Deixou o jogo para os convidados, quer dizer, adversários e times maiores. E está cuidando da bilheteria e do marketing da “copa” de 2010!.

  13. José Ribeiro Jr disse:

    É uma gente que quer o bônus de ser governo, sem o ônus dessa posição. Pior: parece que têm vergonha de ser governo, como se isto fosse depreciativo. Suplicy, pessoa que semore admirei, tornou-se aparentemente um demagogo. Mercadante parece que só quer fazer papel de moço bom. Tião Viana é verdadeiro esquizofrênico, absolutamente fora da realidade. Delcídio Amaral só joga pra torcida, uma espécie de Alvaro Dias sem pankake, como diria José Simão. Por aí vai.

  14. foo disse:

    Acabei de conferir, e, para quem quiser ver, aqui está o relatório da FGV ao Senado:

    https://intranetsenado.senado.gov.br/ArqG/RelatorioFGV.pdf

    O relatório parece trazer um conjunto de sugestões bastante claro e fácilmente quantificável, Por exemplo:

    Proposições gerais da Consultoria Legislativa:

    * Extingue o Serviço de Apoio Administrativo e o Serviço de Apoio Técnico.

    Proposições gerais da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle:

    * Extingue o Serviço de Apoio Administrativo; e
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Apoio Técnico.

    Proposições gerais da Secretaria de Controle Interno:

    * Extingue as seguintes unidades: Gabinete, Assessoria Técnica, Serviço de Administração e Serviço de Apoio Técnico; e
    * Altera o nome da Secretaria de Controle Interno para Controladoria.

    Proposições gerais da Secretaria-Geral da Mesa:

    * Altera o nome de todas as Secretarias subordinadas para Departamento; e
    * Extingue a Assessoria Técnica e a Subsecretaria de Administração.

    Proposições da Subsecretaria de Administração:

    * Extingue a Subsecretaria de Administração; e
    * Extingue o Serviço de Recursos Humanos e Serviço de Apoio Logístico e Arquivo e o Gabinete.

    Proposições da Secretaria de Apoio a Conselhos e Órgãos do Parlamento:

    * Extingue o Gabinete e a Assessoria Técnica.

    Proposições da Secretaria de Coordenação Legislativa do Senado Federal:

    * Extingue o Gabinete:
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado Federal; e
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Estatística, Conferência e Revisão.

    Proposições da Secretaria de Coordenação Legislativa do Congresso Nacional:

    * Extingue o Gabinete.

    Proposições da Secretaria de Comissões:

    * Extingue o Gabinete.

    Proposições da Secretaria de Taquigrafia:

    * Extingue o Gabinete e o Serviço de Apoio Técnico-Administrativo;
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Registro e Apoio a Reuniões de Comissões;
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Registro Taquigráfico do Plenário;
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Supervisão Taquigráfica do Plenário; e
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Revisão Taquigráfica do Plenário.

    Proposições da Secretaria de Ata:

    * Extingue o Gabinete;
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Redação do Expediente do Senado; e
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Redação da Ordem do dia do Senado.

    Proposições da Secretaria de Expediente:

    * Extingue o Gabinete;
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Publicações Oficiais; e
    * Extingue o Gabinete da Subsecretaria de Elaboração de Autógrafos e Redação Oficial.

    E por aí vai.

    O documento tem 122 páginas, e inclui até mesmo a Lei que, se aprovada, implementaria todas estas mudancas.

    O que o Senado precisa fazer é assinar logo esta Lei — um golpe duro e rápido para colocar um fim nesta agonia.

  15. paulo disse:

    Também ouvi o mesmo trecho do discurso do Mercadante a que o Carlos (12:47) se refere.
    Porque não aprofundar?
    Parece que é mais fácil´só criticando, né?

  16. lucifer disse:

    Se política fosse futebol…

  17. Zilda disse:

    Concordo com você, Jorge. O PT já teve participação brilhante no Congresso.

  18. josé adailton disse:

    De um leitor da Folha que muitos julgarão como um agente da direita disfarçado:

    “Sou do tempo em que os militantes do PT, todos muito jovens, em surradas calças jeans, gritavam pelas ruas: “Fora Sarney!”. Hoje, engravatados e encarapitados em polpudos cargos do governo, exclamam em suntuosos gabinetes: “Fica, companheiro Sarney!”. Os tempos mudam -ou será que são as pessoas que mudam?”

  19. Cesar A disse:

    O PT colocou o pé na armadilha e tirou! se entra nessa de tirar o Sarney entrega um aliado aos lobos e deixa o outro lado a vontade para negociar.

    Reformas se fazem com pessoas, praticas e ideias, ser totalmente dogmático nesse caso significa prescindir de pessoas, no caso os aliados, e daria em nada… não tem como estabelecer uma revolução francesa no senado, na prática o PT ia sacrificar a aliança, satisfazer a midia e nada mudaria, é mais facil o Sarney implementar as reformas, algumas na verdade, que qualquer outro… alguem acredita que o vice do PSDB ia fazer alguma coisa?????

  20. Vladimir disse:

    O PT de hoje é o resultado de nossa cultura política. O PT somente se viabilizou eleitoralmente a partir do momento que aderiu a esta cultura.
    O crescimento do partido piorou em muito o seus quadros e,hoje,o resultado é este analisado. O poder não emburrece,ele corrompe e,fica muito dificil acreditarmos em grandes mudanças enquanto não conseguirmos mudar nossa cultura política que passa,necessariamente,por uma melhoria na educação e na democratização das informações.
    Se as informações já conseguem desfazer-se das amarrras da mídia tradicional,a educação,com um todo,ainda tem um grande caminho a ser percorrido.
    assim,teremos que nos contentar com o governo do possível e,neste contexto,o presidente Lula tem se saido acima da média.

  21. branco velho disse:

    Boa esta de o poder emburrece. Mas é por que existem compensações.

  22. Julião disse:

    Este post é uma piada. Alguém aí tem a ilusão que o PT quer outra coisa a não ser manter tudo como está?
    Os próprios jornalistas amigos do governo estão encampando a tese e arrebanhando seguidores para pedir pro Sarney ficar sob a tese de que, ruim com ele, pior sem ele… vai que a Dilma passe a correr riscos não é mesmo!?

  23. É fato. “O Poder emburrece”. Efeito colateral da “vida fácil” no parlamento, etc. Afastamento da realidade vivenciada por nós, que estamos na luta diária pela sobrevivência… pena. Pena… basta escutar a “Voz do Brasil”. Raras vozes, como a de IDELI SALVATI nos representam. O resto, nem fala. E quando fala, geralmente é abobrinha.
    Uma lástima!

  24. Jorge Nogueira Rebolla disse:

    Uma coisa que notei nos últimos tempos foi que os sites e blogs que apoiam o governo lula passaram a se utilizar dos métodos que tanto condenam no tal do pig.
    O caso sir ney é emblemático. Tornou-se o novo paradigma para os lulo-petistas. Enquanto a grande imprensa segue na linha de atingir o baixo ventre do lulismo, independente da análise dos fatos ser ou não condizente com a realidade ou mesmo se existiu o próprio fato.
    A corrente governista criou um mito, o golpismo, como se no Brasil existisse a mais remota possibilidade do afastamento do grande líder. Após o valerioduto lulo-petista (o tucano não entra neste comentário, por ter sido estadual e limitado) não ter enfraquecido o aparelho estatal controlado pelos pt e aliados e nem a governabilidade o que seria necessário para ejetar o supremo soba da cadeira? Nem um p.c.farias redivivo. Este mito agora é diariamente alimentado com análises que se bem observadas não contém nada, apenas um partidarismo tosco. A queda de sir ney, pelo conjunto da obra, causaria um efeito dominó atingindo o mandato do amado líder? A resposta é não! O risco seria uma vingança encabeçada pela proba dupla sir ney-caos lheiros, que no máximo se limitaria ao pequeno varejo, visto que o pmdb não correria o risco de deixar os seus senadores o alijar do governo e ficar sem verbas públicas para manejar, remanejar e utilizar em benefícios dos seus líderes estaduais e locais em período eleitoral.
    Não sei se existe uma secretaria petista da verdade que controla o que e como é publicado, mas parece que sim, porque a abordagem e o tom dos defensores do governo esta cada dia mais parecido e todos passaram a repercutir entre si os artigos. Parece aquele velho esquema veja-tvs-jornais, outra semelhança como o “pig”.
    Quando se iniciou este processo? Com a consolidação da candidatura de dilma carochinha, aquele que é uma ótima contadora de estórias do pac. A partir daí qualquer crítica aos administradores da repúbica ou uma análise divergente da oficial sobre as estatísticas passaram a ser combatidas em “ordem unida”. Tirem do pac a execução das obras tocadas pela Petrobras e pela iniciativa privada, o que resta? Papel, muito papel e um investimento público nos mesmos patamares da média do governo fhc. O pac não é nada mais nada menos que um novo avança Brasil!
    A grande ânsia dos periféricos do aparelho governista em alimentar o chamado golpismo e encabrestar os seus simpatizantes. Torna-los imunizados aos desmandos e conchavos do centro do poder, evitando assim que qualquer escândalo político possa representar a perda de votos. Tudo em nome do projeto de poder materializado na candidatura de dilma carochinha.

  25. Geurgetown F. Araujo disse:

    Caro Jorge, espere um pouco, ainda não é hora e quem vai chutar para o gol será o próprio Lula. Veja no meu blog uma reportagem extraída do JB: ttp://apolitesca.blogspot.com/2009/06/reforma-politica-em-pauta.html

  26. Tio-avô disse:

    Caro Jorge
    Concordo que o gol estava aberto, podemos acrescentar, ainda, que o goleiro estava desmaiado.

  27. arkx disse:

    ->.”O PT não tem o poder. Quando muito tem 20% dele”

    o PT nasceu como um partido eminentemente NÃO parlamentar e apoiado no movimento social e de massas.

    por algum tempo o PT rejeitava qualquer tipo de participação parlamentar!

    aos poucos ficou claro que era necessário uma combinação, um ponto de equilíbrio entre a atuação extra-parlamentar e a no parlamento – de modo que uma reforçasse a outra.

    com o passar dos anos, o PT se institucionalizou e abandonou quase que completamente a via não parlamentar, apoiada nos movimentos sociais.

    ao chegar ao poder, tendo aberto mão da perspectiva do poder popular, o PT agora usa como justificativa para sua inércia e capitulkação que não dispõe de poder algum!

    é uma ilusão infantil e um erro primário supor que o Congresso irá espontaneamente e de muito bom grado aprovar uma lei para reforma a si próprio!

    a reforma do congresso será conduzida e só se viabilizará se houver pressão popular!

    o governo Lula só conseguirá algum avanço estrutural em atender a demanda histórica por mudanças no Brasil se estiver apoiado no poder popular.

    e poder popular é fortalecer os movimentos sociais. e não utlizados e submetê-los a um projeto de mera permanência no poder, como faz Lula.

    se o PT não desejar sucumbir de vez como um neo_PMDB a serviço do apoio a Sarney, o PT não tem outra saída a não ser se reconciliar com suas origens e raízes.

    é das ruas que sairá uma reforma do Congresso. e não de conchavos de gabinetes e acordos palacianos.
    .

  28. antonio francisco disse:

    Minha impressão é a de que Mercadante só queria aparecer mesmo. Nada do que ele disse era inédito. Holofote, e nada mais.

  29. Carlos disse:

    Achei o audio no site do Senado.
    Acessem o icone “audio, logo no inicio da primeira parte ele(Mercadante) comenta.

    http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=93021&codAplicativo=2

  30. Rodrigo C. disse:

    O poder não emburrece, acomoda. Uma vez conquistado, o pragmatismo faz com que se esqueça dos escrúpulos (às favas com eles) e passa-se a adotar o que seja mais conveniente para mantê-lo. O PT que pediu a licença de Sarney era o velho PT de guerra (o pré-2003). A recuada foi feita depois que eles se conscientizaram da “m****” (entre aspas, claro) que fizeram. É mais uma prova do Homem Cordial de Sérgio Buarque.

  31. arkx disse:

    a política brasileira está emparedada em falsas questões:

    - lulistas x anti-lulistas;

    - Dilma x Serra;

    - Aécio e Ciro, Sarney e Virgílio;

    - PT e PSDB;

    todos mais ou menos se equivalem. nenhum possui de fato um projeto estratégico para o Brasil.

    qual a alternativa?

    apoiadores acríticos de Lula não querem alternativa alguma. desejam que tudo fique como está.

    para estes, a única proposta para 2010 é que o sucessor de Lula prossiga perenemente mantendo o pacto entre Copom e Bolsa Família. mas este pacto, assim como um modelo de governabilidade do qual Sarney se tornou o grande esteio, tem data de validade.

    é impossível esticar indefinidamente a corda do orçamento para o lado dos juros e para o lado das políticas sociais, sem que ela se rompa.

    já os apoiadores críticos de Lula costumam argumentar que na falta de alternativa é melhor (ou menos pior) Dilma do que um retorno do tucanato com Serra.

    qual a alternativa?

    na verdade, esta era a pergunta que se fazia no movimento de massas pela redemocratização do Brasil, que teve seu início com a retomada do movimento estudantil em 1977, seguido das greves no ABC, a partir de 1978.

    na época, alguns se questionavam e muitos criticavam:

    - tudo bem! vamos derrubar a ditadura! mas quem colocaremos no lugar? qual as opções? Tancredo? Ulysses? saírão os militares. mas tudo continuará mais ou menos na mesma, no que tange ao cerne dos problemas sociais brasileiros..

    ocorre que as alternativas políticas não são pré existentes ao processo que as enseja e que as forja.

    foi através da luta pela redemocratizaçào que novas lideranças surgiram: entre elas, o maior líder trabalhador que o Brasil já teve: Luis Inácio da Silva.

    Lula e o PT como alternativas políticas para o Brasil surgiram através da luta pela redemocratização.

    é quando a sociedade se põe em movimento e se organiza que ela mesma gera as alternativas necessárias e viáveis para sua transformação.
    .

  32. Wellington disse:

    O poder não emburrece ele amolece….infelizmente no Brasil, como não temos um Projeto de País, ficamos só nas “bravatas”.

  33. julio disse:

    eu fico cada vez mais assustado com a desenvoltura de certos argumentos. qual a legitimidade do pt ou de qualquer outro partido politico para, de forma isolada, apresentar uma proposta destas que vc sugere? a menos é claro que o PT tenha se tornado O ESTADO e ninguém tenha me avisado. ainda vivemos numa democracia em que a representatividade se dá através dos partidos políticos. existem vários partidos que tb contam ou não? você imagina a reação dos outros partidos a essa tentativa absurda de um partido, ainda mais esse que tradicionalmente pensa primeiro em seu próprio bem estar e depois, só depois, no país, de submeter o senado aos seus próprios designos? Nassif tens noção do absurdo que defendes?

  34. Gama Aires disse:

    “O poder emburrece”-CONCORDO PLENAMENTE.

  35. julio disse:

    outro tema corrente é extinção do senado. ocorre que extinguir o senado pressupõe a extinção ou alteração do pacto federativo.o senado não existe por obra e graça de algum político, que em fim de mandato, quiz criar um locos privilegiado para observar a cena política. enfim, nosso estado é uma federação e não existe federação sem senado. extinguir o senado seria o mesmo que criar um estado unitário, portanto sem estados e sem assembléias legislativas, (confesso que nessa parte acho tentador), e os muncípios, continuariam a ser entes federativos? resumindo, todo problema complexo tem sempre uma solução simples e errada.

  36. L@!r M@r+3$ disse:

    O PT só quer ficar bonito na foto. Deixa tudo de ruim pro Lula e a blindagem pessoal dele. Quero ver quando for com a presidente Dilma que não tem essa “facilidade” que o Lula tem… com o PT como aliado, cai em 1 ano.

  37. Legal disse:

    O melhor projeto pra reforma do Senado e a adocao de um congresso unicameral. De cara, nos livrariamos de 10081 parasitas.

  38. Tereza Ramos disse:

    Fica espantado com o declínio da capacidade analítica dos parlamentares petistas e mesmo de prefeitos e governadores? Mas são os mesmos caras!

  39. rubens goyatá campante disse:

    O PT, para chegar ao poder, chancelou – na prática, embora o negue no discurso – o padrão patrimonialista de funcionamento do Estado brasileiro. Não é só a reforma do Senado que o PT falhou em apresentar, é a reforma política como um todo.

  40. Tony disse:

    03/07/2009 – 13:13 Enviado por: josé adailton

    Não são agentes de direita, são míopes políticos sem nenhum senso crítico, análise de interesses em jogo e conhecimento da informação correta

  41. Cesar T disse:

    Num aparte ao Sen.Mercadante ontem, o Sen Heráclito disse de alto e bom som; não nos iludamos com essa crise, o que esta por traz dela é uma disputa politica, e deu uma dica; o vice Pres.da República esta com a saude debilitada, o Pres.da câmara estara em campanha, deu a entender que o pres.do Senado poderia eventualmente assumir a presidencia da República.

  42. Ivan Bispo disse:

    Cooooisa de aloprado. Só pode ser.

  43. Ivan Luiz Colossi de Arruda disse:

    O Marcos (12:59), você quer nos assombrar? Você está aventando a possiblidade de, por conta de se livrar a cara dos mensaleiros, o perseguidor do Protógenes seria um potencial aliado do partido dos trambiqueiros?
    Se os mensaleiros forem absolvidos, daí sim isso aqui vai pegar fogo. Não é pelo tanto que sugaram das torneiras do Azeredoduto tucano e sim por terem sido uns patos e caído na armação tucana. Os mensaleiros não diferem em nada de um Arthur Virgílio, Agripino et caterva. Para nós hoje todos são iguais, direita, esquerda, PIG. Só nos sobrou o ministério público. E alguns blogs. Até os políticos mais honestos estão chamuscados por conta dos decretos secretos. Temos controladorias que não controlam e tribunais de contas que não fiscalizam nem auditam. Mas, seus conselheiros, possuem tantos bens quanto todos esses senadores e deputados que fazem do congresso um circo e estão se lixando para a platéia. Se o nosso futuro está sempre sendo decidido em lojas, que os lojistas dêem uma maneirada pois nem conselho de ética, à luz de princípios éticos, não está sendo possível compor. Inclusive do poderzão que até perseguir delegado e juiz honestos está se prestando.

  44. Pirata do Rio disse:

    O que empobrece a geração 90 é a corrupção, o descalabro a falta de vergonha na cara.Na verdade falta é HOMEM, só tem ladrão sem respeito a ninguem nem a propria história, nem ao Brasil…esse mercadante é um capacho usado pra ser pisado pelo Lula,só vale isso…

  45. Hamilton Viana disse:

    O poder não emburrece O PODER CORROMPE, dizia Montesquieu.

  46. Orides disse:

    Se não tiveram a inspiração, é porque não a mereceram.

  47. Juliano Guilherme disse:

    O PT principalmente no Senado, só chuta a bola contra o próprio gol, com a exceção da Ideli. Sorte que o artilheiro Lula compensa fazendo gols a favor e o Virgilio decreta a vitória do governo fazendo golaços contra.

  48. bruno disse:

    Os senadores do PT apresentaram nesta quinta-feira (2) no plenário do Senado as propostas para superar a crise administrativa e política pela qual passa a Casa. O líder do partido e do Bloco de Apoio ao Governo, Aloizio Mercadante (SP), fez um discurso na tribuna, onde explicou o que precisa ser feito para reformar a estrutura administrativa da Casa. A posição anunciada é resultado de três reuniões realizadas pelos senadores da bancada e de um encontro com o presidente José Sarney na manhã de quarta-feira.

    O PT defende o fortalecimento do colégio de líderes, a criação de uma comissão especial para fazer uma lei de responsabilidade administrativa e fiscal, além de outros procedimentos para a redução das despesas e a melhoria da governança do Senado, como a extinção do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Interlegis e do Serviço de Assistência Médica do Senado (SAMS). Veja os detalhes apresentados pelo líder.

    Mandato para Diretor
    Mercadante propôs que os futuros diretores do Senado tenham mandato de dois anos e que, antes de assumir o cargo, passem por sabatina dos senadores. Essa medida, sugerida ao presidente Sarney no começo da crise, já valerá para o novo diretor-geral. “Mesmo depois da eleição, quando apresentei a proposta simples de mandato fixo para o diretor, fui duramente atacado neste plenário. Bastava falar na possibilidade de substituir Agaciel Maia que imediatamente uma reação aparecia. Digo mais uma vez, essa crise não é do PT”, disse.
    Para Mercadante, “não é justo que nossa bancada seja cobrada por uma responsabilidade que ela não tem. Não administramos esta Casa. Não estivemos à frente da primeira secretaria. Não me parece uma boa atitude da bancada dos Democratas. Eles elegeram o primeiro secretário da Mesa Diretora durante todo o período que estive nesta Casa”.
    Lei de Responsabilidade
    Na próxima semana a bancada do PT apresentará o projeto de Lei de Responsabilidade Administrativa e Financeira para o Senado. O senador Tião Viana está coordenando esse trabalho.”Estamos nos inspirando em experiências internacionais exitosas. Nós que fazemos tantas leis, por que não faríamos uma boa lei para autorregulação, para o controle democrático, para redução de despesas, para eficiência desta Casa? Temos que ter metas de redução de funcionários. Este País não pode assistir a uma Casa com 81 Senadores com oito mil, nove mil, dez mil servidores. Isso não é justo com essa crise, com os impostos que as pessoas pagam. Não há como justificar. Não podemos discutir se o funcionário é mordomo ou motorista, não pode receber R$12.000,00. Essa é a questão. Temos que enfrentar o problema administrativo”, afirmou.
    Viana disse que no Senado existem funcionários exemplares, competentes, eficientes, dedicados –, mas a estrutura administrativa ganhou vida própria, o corporativismo, a falta de transparência, a falta de controle, geraram essas distorções que aí estão. “Temos que enfrentar isso com determinação, fixar um limite de gastos com pessoal, uma meta de redução progressiva, enxugar a máquina, aumentar a eficiência, desmontar estruturas”, enfatizou.
    Para ele, a lei responsabilidade administrativa e financeira pode ser um novo padrão para o parlamento em geral no Brasil. E isso estabeleceria regras de controle, procedimentos, fixação de limites para gastos com pessoal, para outras despesas que seguramente podem influenciar muito a mudança de qualidade no parlamento.
    “Essa lei pode ser tratada numa comissão especial pela natureza específica. Podemos mandar para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Podemos mandar esse projeto de lei para a Comissão de Fiscalização e Controle. Para algumas matérias, há prerrogativa da Mesa e da presidência de constituir uma comissão específica. Acho que, nesta questão, mereceria essa reflexão. Por quê? Para aprofundar o debate. Quer dizer, a Mesa vai continuar governando, ela tem responsabilidade parlamentar, administrativa, mas a formulação de uma lei não é competência da Mesa”, disse..

  49. aparecido porto disse:

    uma coisa é o PT na oposião, outra coisa é o PT no governo…. enfim, são todos farinha do mesmo saco, até quando ?????

  50. enquanto isso,o pobretão Arthur Virgílio do Carmo não dispõe de imóveis para vender e pagar as suas contas ao senado.é o que consta da declaração dele de 2006.mais estranho:é proprietário de uma BMW comprada
    com financiamento(e põe estranho nisso).e ele tinha dito de um pagamento feito ao Agaciel com dinheiro de devolução de IR.mais estranho:ele não
    recebe devoluções há alguns anos.
    alguém se interessaria pela peça “a estranha vida de arthur do carmo” ?

    romério

  51. João Paladino disse:

    Disse tudo Jorge, sintético e objetivo.

  52. Fabio disse:

    Depois de ter lido todos estes comentários, cheguei à seguinte conclusão: APAGA A LUZ E VAMOS TODOS PRA CASA!!!

  53. Alexandre Leite disse:

    Rubens goyatá campante
    “O PT, para chegar ao poder, chancelou – na prática, embora o negue no discurso – o padrão patrimonialista de funcionamento do Estado brasileiro.”

    …………………………………………………………………..

    Não vejo que ele negue, mas que use a desculpa, nem sempre esfarrapada, de que não teve força política para não chancelar. Nem sempre esfarrapada, pois o que se pode fazer de fato com apenas 13 senadores num universo de 81?

    A eleição do Tião Viana, em aliança improvável com o PSDB, tinha como mote de campanha todos esses males que estão sendo desnudados hoje. O Tião Viana afirma que formou sua proposta nos 3 meses que presidiu interinamente o Senado.

    Se é verdade ou não, acho que nunca saberemos.

  54. Marçal Antonio Sartori disse:

    O Poder, (”Pudê”) não emburrece; ele corrompe. Por isso é fácil fazer oposição. O que o PSDB faz agora, o PT fazia antes. Apenas se vestia de vestal da verdade, mas o que queriam mesmo era o “PUDÊ”. “E la nave và”.

  55. Jorge Braga disse:

    Mas eles apresentaram, não?

  56. Neves disse:

    Calma. Menos, põe bastante menos nisso aí.
    O pessoal pensa que estamos na Suiça. Ou na terra do Tio Sam, onde em meses um pilantra pega cana de um século e meio pela fente. Aqui se leva meses para entregar uma intimação.
    Sem Sarney, o PT perde de W.O.
    O Imortal sabia disso e nunca se preocupou com esse flanco.
    Leio que ele declarou que ‘jamais’ cometeria a baixeza de sair atirando. Imagina, isso é coisa de JAGUNÇO, não para um político de sua estirpe, da sua estatura, um ex-Presidente da República, um refinado homem de letras.
    Jagunço se contrata. ISTO É, pode-se vazar pela imprensa informações sobre seus adversários.
    Foi o mata-leão aplicado no praticante de jiu-jitsu.
    Sarney não pode vir a público nesta hora em socorro do cupincha Agaciel em apuros. Envia-lhe advogados, promete amparar viúvas e filhos, e lhe deseja bastante coragem que sairá desta. Como a primeira condenação não sai antes de cinco anos, e cabe uns vinte recursos, a lista de Agaciel fica a disposição de quem envia o amparo.
    No patrimônio de Sarney existe a República. É isto que significa ser Dono do Poder.

  57. Fábio Lúcio disse:

    E não é só o PT que perde a chance de fazer algo. Essa bola está aí redondinha para qualquer um. Ninguém quer chutar. Olhaí quicando:
    * Acabar com a suplência sem voto, um escândalo que ocupa um terço do Senado
    * Acabar com plano de saude vitalício para parentes de senadores (quem não é eleito não tem que ter plano de saúde vitálício, creio que nem que é eleito deveria)
    * Acabar com passagem aérea para quem não é do gabinete do eleito
    * Reduzir urgentemente o número de diretorias
    * Ampliar os poderes da corregedoria, com características independentes, com um corregedor não-senador com mandato próprio e independente do mandato dos senadores.
    * Obrigatoriedade de publicar todos os atos do Senado (é ridículo exigir isso, pois deveria ser óbvio)
    * Criar restrições para que o Senador utilize o cargo só como escada (exigir o cumprimento de um percentual do mandato, ou proibir de concorrer enquanto fizer parte de alguma comissão, ou proibir de abandonar o mandato para concorrer a alguns cargos, ou ainda quando um senador abandonar o cargo para ser candidato, não assume o suplente, e sim alguém de outro partido etc).
    Vocês devem ter inúmeroas outras sugestões, e nós nem lá estamos.

  58. Neves disse:

    Faltou dizer.
    Seria contra. O gol escancarado era o do PT.

  59. simone disse:

    Se a participação do PT no escândalo do caixa do 2 do mensalão foi condenável, é bom lembrar que a situação foi largamente exposta pela imprensa do país. O fato é indefensável – Dirceu é inesquecível na pena correta de Mino Carta -, especialmente diante da imagem idílica que o partido construiu como partido de oposição durantes as campanhas eleitorais.
    Os mais ferozes críticos dessa posição foram seus próprios militantes, desde os que debandaram do partido ao invés de rever seus papéis de evangélicos ou cruzados, aos que lutam pela sua reconstrução no reino dos mortais.
    No entanto, o argumento de imputar ao partido, sem maioria no Congresso ( porque assim o povo brasileiro, esse soberano, decidiu nas urnas), a propriedade de todas as mazelas da república é falso e estéril.
    Que diabo de lógica capenga é essa que permite ao Virgílio afirmar que utilizou um caixa 2 durante a sua campanha no Amazonas e pedir uma CPI do caixa 2 dos partidos políticos? É a mesma lógica que o autoriza dizer que fez e aconteceu com o dinheiro público? Qual a questão, aí? Não seria porque seu discurso fica na sombra, protegido pela mídia, enquanto qualquer expressão do Lula é tratada como ridícula e imprópria? Qual a importância de dar voz ao FHC, como avalista das expressões que o PRESIDENTE utiliza, a não fazer esquecer que a figura de um ex-presidente envolvido até os ossos com os escândalos do Congresso? De que fato da realidade essa utoridade concedida foi extraída?
    Não é caso de esperteza política de quem acusa o governo de usar o Senado para garantir alianças à vista das eleições de 2010 e faz exatamente isso ao jogar Sarney às feras, protegendo o DEM, partido do prefeito de São Paulo e aliado do PSDB?
    Fechar o Senado, dissolver os partidos, negar ao presidente a estatura de estadista que possui, destruir a PETROBRÁS, mentir ou ocultar informações para a sociedade tem qual propósito?
    Outra coisa: EM QUE ESFERA DO UNIVERSO O PODER É DISPENSÁVEL PARA QUE HAJA TRANSFORMAÇÃO OU LIBERDADE DE ALTERNATIVAS?
    O post permitiu que encontrasse na web o discurso do Mercadante, o do Suplicy ( pedindo as reformas administrativas no Senado), o da Dilma ( confirmando a atuação da 1ª Secretária na casa) , acrescentando detalhes sobre aquela intituição que desconhecia. Sou carioca, e aqui PT é Lula, o que me obriga a um esforço para refletir sobre a atuação do partido na esfera nacional, com exceção das atuações do Minc e do Biscaia.
    Nas próximas eleições que a Dilma possa estar acompanhada da necessária maioria, pois o voto evita domínios absolutos, no Congresso. Isso melhora as chances de mudanças e aumenta a responsabilidade do governo, mas não garante a ausência de conflitos, nem a “cura” da corrupção. Vide o Obama às voltas com seu partido.

  60. evandro condé disse:

    Nassif, você fala da “cândida inocência dos analistas”. Acreditas que o PT tem interesse em mudar as regras do jogo? Realmente, estás o próprio inocente cor de rosa.

  61. O poder não torna uma pessoa burra. Ele apenas acaba gradualmente revelando o caráter de alguns que o disputam e conquistam. Como anda o debate de idéias no Senado, na Câmara ou mesmo no Executivo?

  62. Índio Tupi disse:

    Aqui do Alto Xingu, os índios recomendam, em vez de perderem tempo com isso, lerem “A Crise Estrutural do Capital”, de István Mészáros (Boitempo Editorial).

  63. Roberto Amaral disse:

    Nossa!

    Tem gente que ainda acredita no velho discurso ético do PT??!!!

    Eu acreditei muito, até que após elegê-los, eles entraram no mesmo saco de todos os outros, aliando-se e agora defendendo com unhas e dentes aqueles que tanto taxavam de ladrões.

  64. Jotapê disse:

    Mais hipocrisia?

    CHEGA!!!!

    O PT, o velho PT, desminlinguiu-se qdo chegou ao poder. O PT de hoje é igualzinho ao PSDB, sem tirar uma vírgula.

    Quanto ao Senado….bem, aí já é outra a história.

    Abaixo dos senadores é que o bicho pega!
    Esses (os de baixo), que formam poderosa máfia que domina as entranhas da instituição, não foram sufragados. Portanto, lá estão e lá permanecerão, independente de que não se reelejam nenhum dos atuais “honóribus senatóribus”.

    Projetinhos dirigidos a uma partezinha do todo nada resolvem – “se o gol fosse feito, seria apenas para tirar o zero do placar, porque é partida perdida”.

    Projeto de verdade seria a reforma TOTAL, a esperada reforma política.

    Quanto ao caso Sarney (!), que não é flor que se cheire, melhor é deixar ele lá. Determinados “lugares” quando mexidos exalam conhecido mau-odor.

  65. Nonato Amorim disse:

    Nassif & Amigos, vcs acham que um projeto de reforma do combalido

    Senado teria alguma repercussão na mídia, principalmente vindo do PT?

    Francamente, penso que não teria o mínimo destaque.

    Jorge, não é uma avaliação excessivamente simplista? Até me lembram as

    placas “não pise na grama”, em que os cidadãos lêem e pisam na placa.

    Abs.

  66. Roberto São Paulo/SP disse:

    Lula diz a petistas que afastamento de Sarney amplia crise no Senado e no País
    Último Segundo do iG,atualizada às 13:30 03/07 – Severino Motta, repórter em Brasília
    ………………….Ainda no processo de apoio a Sarney, o PT espera recuperar parte do poder perdido na eleição da Mesa Diretora do Senado, quando o senador Tião Viana (PT-AC) foi derrotado. A proposta de reforma administrativa e da criação de uma Lei de Responsabilidade Administrativa e Fiscal faziam parte da plataforma de Tião.

    Eles ainda vão pressionar Sarney para que o colégio permanente de líderes seja criado e tenha funcionamento pleno. Assim, mesmo sem ter cargo de destaque na Mesa, o PT vai poder participar das decisões políticas da Casa.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/07/03/lula+diz+a+petistas+que+afastamento+de+sarney+amplia+crise+no+senado+e+no+pais+7086941.html

  67. Marc disse:

    Concordo totalmente.

    Os partidos politicos em geral estão apostando corrida em matéria de mediocridade. Sorte do PT que os tucanos e demos tem sido mais “eficientes” nesta tarefa.

  68. masc disse:

    Pelo que o “foo” nos informa sobre algumas medidas sugeridas pela FGV para a reforma do Senado, faltou só sugerir “extingue-se o Senado” .

    Eu assinaria embaixo, sem nenhum sentimento de revolta contra os senadores. Até, sugiro perdoar e esquecer, anistiar mesmo, todas a mutretas passadas e presentes. Seria um alívio e o Brasil poderia, enfim, começar a resolver seus verdadeiros problemas.

    Para qualquer governante é muito mais fácil ter o controle sobre o Senado que sobre o parlamento. Esse é o segredo que o Lula não quer revelar, e os petistas não querem compreender.

  69. Edmar Roberto Prandini disse:

    Parabéns, Simone. Grande texto!!!

    A corrupção, gostaria de chamar a atenção de todos os colegas comentaristas, assim como a fraude, a difamação, o roubo, etc… são crimes. Devem ser tratados no âmbito judicial, nos marcos do combalido sistema judiciário que possuímos.

    Outra coisa é a política.

    É impressionante como há pessoas que parecem aderir uma espécie de P.S.E (partido da suposta ética), quando a análise do poder executivo, dos jogos da mídia, das casas parlamentares, deveria manter-se vigilante ao significado político dos fatos.

    É evidente o “udenismo” da postura política que os setores conservadores, a mídia inclusa, assumiu: converter todos os embates em enfrentamentos “éticos”, abstraindo-os de sua origem.

    Não podemos fazer a mesma leitura dos acontecimentos. Seria rebaixarmos a inteligibilidade da conjuntura e reproduzir o discurso unitário que resta à oposição em sua tentativa desesperada de impedir nova derrota eleitoral, inclusive com fortes perspectivas de ampliação da representação mais democrática e progressista.

    Do ponto de vista da ênfase no desenvolvimento social e econômico, todos observamos significativa melhora no segundo mandato de Lula comparado ao primeiro. Ou não?

    O momento francamente favorável e otimista que o país estava vivendo no ano passado foi interrompido pela intensidade gravíssima da crise internacional. Já viram o tamanho da queda dos PIBs europeus e norte-americanos?

    A oposição e a mídia tem apenas essa chance de tentar evitar que o Lula chegue ao final do mandato com uma quase unanimidade nacional, que alavancaria um crescimento eleitoral forte da representação parlamentar do PT, do PC do B e do PSB (inclusive no Senado) e a eleição da Dilma.

    O cenário de retomada da economia causa pânico na oposição. Se não tiverem conseguido impregnar a imagem udenista e impingí-la ao governo, o risco de uma derrota eleitoral estrondosa é alto.

    Por isso esse comportamento bruto, incoerente. Virgilio se auto-incrimina, mas é automaticamente perdoado, como se não houvesse problema algum nos erros que cometeu e, como se o pedido de perdão já o convertesse em uma espécie de Santo Agostinho, que desfrutou dos prazeres mundanos antes de ingressar nas fileiras da santidade.

    Longe de mim defender o Sarney. Mas, o jogo é mais pesado do que esse. Sou obrigado a admitir: Lula está jogando o xadrez corretamente, gostemos ou não.

  70. altamiro souza disse:

    pois é, o gol estava escancarado, o tião viana e o pt tentaram, mas a maioria patrimonialista não deixou.
    Pena, né.

    Esqueceram de analisar o poder dos outros, certamente fortissimo, senão não estaríamos discutindo isso.

    Mas a hegemonia deles já não é a mesma.

    Ao contrário de muitos, acho que o pt faz o que é possível, assim como o lula, o verdadeiro estadista…

    Pois como dizia o milllor, o brasil não é para amadores.

  71. Roberto São Paulo/SP disse:

    Creio que o PT de ve apresentar o proposta de refroma na próxima semana.
    No momento está em negociação dos termos do projeto de reforma do senado a ser elaborada pelo senador Tião Viana.

  72. arkx disse:

    ->.”Longe de mim defender o Sarney. Mas, o jogo é mais pesado do que esse. Sou obrigado a admitir: Lula está jogando o xadrez corretamente, gostemos ou não.”

    ora, Prandini

    prá que se envergonhar: você é Sarney desde criancinha!

    todos são Sarney! Sarney é Lula! Lula é Sarney! Lula é o Brasil! o Brasil é Lula! o Brasil é Sarney! Sarney é Sarney! o Brasil é o Brasil!

    o Brasil não nos quer! está farto de nós!

    o mal que Lula causa ao Brasil é cada vez mais irreparável.

    veja o que um outro defensor de Lula postou num dos tópicos sobre Sarney. admire o jogo jogado do xadrez:

    ->.”Se o demônio fosse presidente do Senado (me refiro a Satanás, não ao PFL) e apoiasse o governo Lula, o PT teria que defender o demônio.”

    é isto! disse tudo! enfim, todas as máscaras no chão!

    se o demônio ele próprio apoiar Lula, o PT, a Esquerda e todos os brasileiros tem que defender o demônio!

    faltou explicar o principal: o que levaria o demônio a apoiar Lula? que tipo de pacto Lula fez com o demônio para ser apoiado por ele?

    após 6 anos e meio de Lula, após Lula trair 23 anos de luta do PT, eis a questão: apoiar ou apoiar o demônio.

    e que cada apoiador de Lula passe a exibir um bottom: “sou Sarney! mas quem não é”

    cada um por si. Deus contra todos. e que ninguém consiga se salvar.
    .

  73. Maria Dirce disse:

    Acorda presidente Lula, o Sarney vai te afundar em uma região abissal, o que os tucanos estão adorando e fazendo campanha política em cima dessa desastrosa defesa tua.Sarney esta ressuscitando segurando em vc, o que pra ele ter sobrevida vc morre politicamente , se afaste desse coronel do Maranhão, não combina falar dos pobres pro mundo tendo Sarney ao lado!!!!!!!!!!!!!!!!

  74. Edmar Roberto Prandini disse:

    Pois é Arkx,

    Sempre é muito bom debater com você, porque não se pode descuidar de uma expressão.

    Meu argumento baseava-se em que a lógica sob qual deveríamos estar analisando os acontecimentos deve ser a lógica política e não ética. Apontei isso como uma manifestação de um “udenismo” em que a ética é evidentemente manipulada pelos segmentos conservadores. A segunda premissa foi de que o cenário da crise internacional abriu uma janela de oportunidade para o renascimento da oposição, com a interrupção do fluxo de expansão da economia, do emprego, dos salários e dos demais indicadores sociais. A conclusão foi que Lula está jogando corretamente o xadrez.

    É evidente, ele não quer o Quércia liderando o PMDB no apoio a Serra na eleição de 2010. Ele não quer os “coronéis” coesos no alinhamento com o DEM em 2010.

    Arkx,

    Assim fiz o chamado para que não entremos no jogo do neo-udenismo abstraindo da política para interpretar o cenário no campo da ética, te peço que não remeta o debate para a esfera da ficção e da religião.

    Não se trata de vermos Deus e o Diabo na Terra do Sol nem de lermos o Auto da Compadecida. Valiosos para nos ajudar a pensar e enriquecer os substratos de nossa argumentação, não resolvem o encaminhamento da ação cotidiana pela mudança e pela transformação social.

  75. Edmar Roberto Prandini disse:

    Arkx,

    Concordo 100% com você neste outro comentário seu:


    ocorre que as alternativas políticas não são pré existentes ao processo que as enseja e que as forja.

    foi através da luta pela redemocratizaçào que novas lideranças surgiram: entre elas, o maior líder trabalhador que o Brasil já teve: Luis Inácio da Silva.

    Lula e o PT como alternativas políticas para o Brasil surgiram através da luta pela redemocratização.

    é quando a sociedade se põe em movimento e se organiza que ela mesma gera as alternativas necessárias e viáveis para sua transformação.

    E defendo a redução do Bolsa COPOM, o aumento do Bolsa Família, a Reforma Agrária, etc, no que concordamos, com certeza!

    Grande abraço!

  76. arkx disse:

    Edmar

    você deu uma volta danada e não disse o principal:

    - se o demônio fosse o presidente do Senado e apoiasse Lula, você apoiaria o demônio?

    - sendo Sarney o presidente do Senado e Sarney apoiando Lula, você apóia Sarney?

    não é uma questão ética apenas. é uma opção eminentemente política!

    dizem muitos aqui neste Blog do Nassif, que Lula faz o governo possível. não posso concordar. para mim, é evidente que Lula consegue o impossível:

    fazer com o PT e a Esquerda apoie Sarney!
    .
    p.s.: o problema de pactos com o demônio é supor com arrogância ingênua que é possível enganar o demônio.
    ..

  77. arkx disse:

    recordo-me que por algum tempo esta área de comentários do Blog do Nassif contou a participação de alguém que se apresentava sob o nick de “Economista”.

    todos os comentários dele eram em defesa do neoliberalismo, da ortodoxia do BC, do Copom com suas metas de inflação e juros altos. e assim por diante…

    o “Economista” sempre aplaudiu o BC neoliberal de Lula como uma ilha de competência no mar de um governo dominado pela incapacidade de gestão.

    pois bem. veio a crise global.

    e a partir de então, nunca mais o “Economista” deu as caras… sumiu!! desapareceu! nenhuma análise. nenhuma proposta. nenhuma solução.

    defender e aplaudir equívocos é muito fácil. quando vem a crise, o absolutamente raro é alguém que analise os erros, apresente propostas e aponte soluções para que a crise possa ser superada com o mínimo de danos. e, mais importante, que os erros não sejam repetidos.

    espero que o mesmo não ocorra agora com esta legião de apoiadores de Lula, aplaudindo os erros de um modelo de governabilidade e de uma política econômica que nos conduzirão fatalmente a uma crise.
    ..

  78. Ivanisa disse:

    Arkx, estou muito impressionada com suas análises. Você tem acuidade e muita militância ativa e reflexiva. Bom, muito bom!

  79. Edmar Roberto Prandini disse:

    Em geral, apresento-me como iconoclasta. E você já sabe disso.

    Não se trata de apoiar ou não apoiar. Estamos procurando analisar o cenário e compreender as implicações de cada um dos movimentos.

    A meu ver, o que está em questão, e nisto concordo com o Nassif, é o cenário de consolidação da candidatura Serra. Isto, com certeza não apoio. E procurarei, com os parcos meios de que disponho, combater.

    Lamentei muitíssimo que o Viana não tenha ganho a presidência do Senado. Mas, temos que considerar que o papel a que tem se prestado o Senado é de baluarte da oposição. Desestabilizar seus dirigentes que não coadunem com o projeto Serra é a tática que importa para eles.

  80. Ivanisa disse:

    Edmar,
    Concordo com você sobre a análise da conjuntura política, porém… você há de convir que se o PT relesse o artigo de Perseu Abramo de 1995 se daria conta de que está no fio da navalha. Confio que outros setores do PT estejam debatendo e formulando um discurso combativo e vibrante que leve os jovens a recuperarem seu gosto pela política. Ao analisarmos o Executivo e o Legislativo recaímos no labirinto da burocratização e da operacionalização de um programa de governo e de sua sustentação. Há aqueles que se ocupam disso, outros não podem perder de vista a mobilização social e ampliação da democracia, senão ou somos governistas ou somos anti-governistas. São coisas diferentes. Entendo que um blog é um espaço para a discussão crítica sobre meios teóricos e práticos de avançar na agenda política, gerando desconforto para o governo através de pressão. Não concordo em reduzirmos a discussão política a uma mera discussão moral. Mas também não concordo em reduzirmos a discussão política a uma mera discussão eleitoral. Há senadores do PT e outros que não são do PT que se dispõem a debater grandes questões, mas para isso precisam ganhar mais visibilidade, o que significa ocupar posições mais relevantes. E é aí que o jogo precisa virar. Mais visibilidade para vanguardear propostas e debates que produzam iniciativas efetivas na ruptura da desigualdade social. Com um movimento social forte e independente e com centrais sindicais vigilantes e críticas é possível criar condições para o governo arriscar posições de caráter mais coerente com o projeto político-ideológico do PT.

  81. sergio ruiz disse:

    Tem hora que o PT é de uma ingenuidade pior que criança.

  82. Edmar Roberto Prandini disse:

    Ivanisa,

    Como sempre, perfeita!

    Não há que investir em nenhum tipo de reducionismo. A esfera do debate ético é um, do debate eleitoral é outro e da discussão política de fundo é uma terceira, e, certamente a mais relevante.

    Neste sentido, estou completamente alinhado àqueles que defendem o fortalecimento das instâncias de democracia direta e participativa, a audiência aos movimentos sociais, aos sindicatos e centrais sindicais.

    Estou em absoluta concordância com você neste, especialmente destacando este trecho:

    “…se dispõem a debater grandes questões, mas para isso precisam ganhar mais visibilidade, o que significa ocupar posições mais relevantes. E é aí que o jogo precisa virar. Mais visibilidade para vanguardear propostas e debates que produzam iniciativas efetivas na ruptura da desigualdade social. Com um movimento social forte e independente e com centrais sindicais vigilantes e críticas é possível criar condições para o governo arriscar posições de caráter mais coerente com o projeto político-ideológico do PT”.

  83. arkx disse:

    Edmar e Ivanisa

    o problema não está no acordo com Sarney e o PMDB. acordos fazem parte da política. a questão são as bases em que os acordos são firmados. e se compromissos públicos são assumidos!

    o grande ponto é o foco da política: se restrita ao parlamento ou se fundamentada no movimento social.

    atuação parlamentar e democracia participativa não são excludentes. é perfeitamente possível conjugar a via parlamentar com o movimento de massas.

    para percorrer o caminho do aprofundamento da democracia, as duas pernas precisam se equilibrar uma na outra, em movimento alternado mas contínuo.

    não compreender esta necessidade tem sido um dos maiores erros históricos das esquerdas.

    a crise global e seus inevitáveis reflexos no Brasil – principalmente com as grande empresas afetadas e precisando da ajuda do governo, via empréstimos do BNDES e desonerações variadas – criam uma rara oportunidade para a formação de um inédito arco de forças progressistas em torno de uma proposta de desenvolvimento com inclusão social.

    o cenário externo favorece o Brasil não apenas no aspecto econômico. também no político: Obama, G-20, BRIC.

    enquanto o debate político estiver polarizado entre Lula x grande mídia, entre Dilma x Serra, entre lulistas x anti-lulistas, será impossível qualquer sucesso na formação, então sim, de um grande acordo nacional sob a bandeira do desenvolvimento e da inclusão social (um visto como condição necessária do outro).

    este pacto seria um novo “modelo de governabilidade” com “garantia de estabilidade política”.

    tudo e todos que não passassem por ele (como a grande mídia e a quase totalidade do PSDB) cairiam no ostracismo político, isolados e sem qualquer possibilidade de retaliação.

    teríamos então, como povo e nação, dado um passo irrevogável em nossa História.
    .

    “O governo Lula terá de se equilibrar num estreitíssimo fio da navalha. Por um lado, deve evitar a cooptação pelo atual status quo, por outro, não pode sucumbir às tentações voluntaristas de ir muito além do que nos permite a atual correlação de forças.”

    Carlos Nelson Coutinho
    O estreito fio da navalha
    02/2003
    .

  84. arkx disse:

    “É importante que fique claro, de resto, que – se a desfavorável correlação de forças impõe a um governo de esquerda a aceitação dos “contratos” feitos pelos governos anteriores – é impossível construir um “novo modelo econômico” sem criar as condições para que “contratos” deste tipo se tornem desnecessários.

    Se Lula e o PT centram suas propostas na necessidade de retomar o paradigma da produção, de tomar como eixo central a geração de empregos e a distribuição de renda, e, ao mesmo tempo, se enfatizam que o modelo neoliberal é responsável pelas mazelas que nos atormentam, então não é possível deixar de dizer, com toda clareza, que o respeito aos “contratos” não passa de um mal necessário.

    Não podemos de modo algum sucumbir à tentação de fazer da necessidade (temporária!) uma virtude (permanente!).

    Se isso desgraçadamente ocorre o risco com que se defronta hoje um governo de esquerda no Brasil não mais seria o de ser derrubado por um golpe militar: seria o risco – talvez ainda mais grave! – de ser cooptado objetivamente (ou seja, independentemente da vontade e da intenção subjetiva de seus componentes) pelo modelo neoliberal dos setores mais reacionários das classes dominantes nacionais e internacionais.

    Em outras palavras: se esta cooptação ocorresse, teríamos entre nós uma enésima “revolução passiva”, isto é, mais um movimento no qual – com pequenos e inessenciais retoques “sociais” – seria conservado essencialmente o atual status quo.”

    Carlos Nelson Coutinho
    O estreito fio da navalha
    02/2003
    .

  85. Julio disse:

    A um ano da eleicao nao sei se seria hora do PT radicalizar e partir pro confronto direto com toda a direita, ainda mais nesse assunto de romper com o velho coronelismo e a politicagem. E um assunto onde o discurso nao renderia muito; se fosse pra radicalizar, melhor num assunto mais propicio, como revolucionar a educacao, ou algum projeto radical interessante. Comprometer a governabilidade sem beneficio nenhum, somente pra ficar na foto como anti-coronelista, sendo que deixar Sarney se lascar nao acabaria com o corolelismo e a politicagem. Os congressistas da esquerda podiam apresentar projetos sem parar, deixando a oposicao ocupada em criticar os projetos histericamente. Assim a oposicao ficaria sem tempo de criar inqueritos. Nao sei se e impressao minha, acho que anos atras o congresso era mais ativo que senado, aparecia mais que o senado e havia bons deputados de esquerda dando a tonica dos discursos. Hoje parece que os deputados andam apagados.

  86. Julio disse:

    ops, no comentario acima, quando dizia congresso queria dizer a Camara dos Deputados.

  87. Neves disse:

    Edmar,

    “o cenário da crise internacional abriu uma janela de oportunidade para o renascimento da oposição, com a interrupção do fluxo de expansão da economia, do emprego, dos salários e dos demais indicadores sociais”.

    Veja o paradoxo, A esperança da oposição demo-tucana é que se abra uma crise econômica no Brasil. Faltam quinze meses para as eleições de 2010. Resta para eles que a marolinha se transforme num tsunami e derrube a elevada popularidade de Lula. Terá que ser um queda econômica danada, brusca e intensa, suficiente para liquidar os duzentos bilhões de dólares da reserva internacional.

    Sendo assim, forças liberais e conservadoras demo-tucanas, com forte ligações ao poder econômico, ficarão na torcida para que a economia brasileira se exploda. É um caso patético na direita mundial. Faz apostas na crise geral do capitalismo como a ultraesquerda. As operações para desestabilizar instituições vão nessa linha.

    Depois reclamam quando digo que Lula tem a oposição que pediu a Deus. Toda virulência dela é desespero pela falta de discurso consistente. Ela não tem alternativa para ofertar ao neoliberalismo. A superação deste terá de vir pela esquerda, ou será uma nova barbárie.

  88. Edmar Roberto Prandini disse:

    Neves,

    Obrigado pelo diálogo, que agradecer e reconhecer que é perfeito seu comentário!

    Decorrem algumas observações:

    a) O governo, sem nenhuma mirabolância, adotou uma série de medidas impactantes e exitosas para a frenagem dos impactos dramáticos da crise sobre o nível de atividade, o emprego e os salários. A atividade caiu menos do que em outros países, enquanto o emprego apenas reduziu seu ritmo de expansão. Houve um momento agudo de demissões em dezembro de 2008, mas mantém-se o estoque positivo e crescente;

    b) A retomada do início do segundo trimestre, que deve incrementar-se a partir da metade do ano, causa desespero na oposição, que vê-se sem fôlego para discursar;

    Vai piorar a falta de fôlego, em função do que apresento abaixo:

    c) Medidas como o projeto “Minha Casa, MInha Vida”, em que o investimento na ativação da economia faz-se pela lógica da inclusão social e redução das desigualdades, embutindo a redistribuição de renda (via subsídio direto aos mais pobres = Bolsa Habitação?) mudam o perfil do projeto de “desenvolvimento” com que o país lidou desde sempre. Vão tentar denegrir esse programa, apontar-lhe erros, equívos e ineficácias. No primeiro mês, já vinham dizendo que o programa tinha sido ineficaz porque poucas casas já havam sido contratadas… Agora que já foram contratadas mais de 80 mil em apenas 3 meses, continuam dizendo que é ineficaz… e quando foram 500 mil ainda dirão que é ineficaz… porque a realidade não importa.

    d) A iniciativa direcionada às micro e pequenas empresas, ainda em detalhamento, de implantação dos fundos garantidores de crédito, de primeiro e segundo piso (garantias diretas e garantias através de sociedades garantidoras de crédito), inserem-se nessa lógica da mudança do perfil do desenvolvimento. Assemelha-se ao significado da expansão acelerada do PRONAF no primeiro governo Lula, quando a agricultura familiar ganhou um fortíssimo estímulo, representado pela expansão da disponibilidade de crédito em quase dez vezes, comparativamente ao final do governo FHC;

    e) Lula sustenta o reajuste do funcionalismo federal;

    d) Pretende o rejauste do Bolsa Família.

    O motor do desenvolvimento econômico, que todos dizem estar no “mercado interno” deixa a abstração e encontra eco numa opção sociológica. O mercado interno que deve ser ativado corresponde às camadas sociais de mais baixa renda. É essa a opção que o governo está fazendo e os impactos objetivos dessas medidas tem sensibilidade imediata, não permitindo sobrevida ao discurso neoliberal.

    A ainda altíssima taxa SELIC segue tendendo à queda, de modo que os ganhos exclusivamente financeiros dos setores rentistas tendem à redução. Ainda serão volumes fantásticos, sem dúvida, mas, o país, está sim sainda do crise melhor do que entrou.

  89. arkx disse:

    Edmar

    não vou polemizar com vc. vou fazer tão somente uma observação:

    - tanto o seu raciocínio (cfe. exposto acima ao Neves) como as medidas tomadas pelo governo são pautadas por uma disputa política de caráter eleitoral.

    não são medidas inseridas numa estratégia de superação do atual modelo econômico (por exe. cfe. texto citado acima).

    antes da crise global, o governo sustentava que ela não aconteceria. agora, o governo dá como certo que em 2010 a crise global estará definitivamente no passado.

    leitura do comportamento recente da economia dos EUA aponta em direção contrária.

    mas como sempre os “estrategistas’ do governo preferem olhar para suas próprias expectativas, ao invés de se debruçarem sobre as complexidades do mundo real.
    .

  90. Calvin disse:

    Edmar Roberto Prandini, em que país vc vive? Não viu o estudo do IPEA e FGV COMPROVANDO que o Bolsa Família, se tivesse sido implantado há 20 anos, NÃO teria havido mobilidade social? Ou seja, os pobres continuariam pobres?

  91. Agnaldo Antonio Perez Nogueira disse:

    É pessoal da indignação as coisas só melhorarão quando a sociedade de forma organizada pressionar para que haja leis de limitação do gerenciamento político no setor público. Aqui no país “Capitalista” emergente todos enriquecem as expensas do herário público, políticos, empreiteiras e toda sorte de ladrão. È a espoliação do Estado pelos partidos e empresários. E há quem tenha receio do Socialismo.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório






Voltar ao topo