iG
iBest BrTurbo

Publicidade

Publicidade
03/07/2009 - 10:02

Da cândida inocência dos analistas

Continuo não entendendo o raciocínio que se esconde por trás do sempre excelente texto de Dora Kramer.
Vamos à sua análise de hoje:

Sob custódia do Planalto

Dora Kramer,

Muito bem: o presidente Luiz Inácio da Silva intervém no Senado, faz de José Sarney um presidente tutelado pelo Palácio do Planalto, assume a custódia das lixeiras do Parlamento, submete o PT a um vexame ímpar e o que isso influi no processo da sucessão presidencial?

Ou, antes, o que a eleição de um presidente da República e a boa governança de um País têm a ver com a sustentação de um esquema político obsoleto e moralmente apodrecido?

A rigor, nada. Bem como a manobra não acrescenta um voto – podendo tirar muitos – a candidaturas governistas nem tampouco serve como garantia da adesão do PMDB à chapa com patrocínio oficial.

De que país Dora está falando? Deve ser da Inglaterra. Levando seu raciocínio ao extremo, FHC se apoiava em ACM, Luiz Eduardo Magalhães, Jader Barbalho por afinidade. E Lula se apoia em Sarney, Geddel e outros porque participam das partidas de futebol na Granja do Torto. Senado, CPIs, nunca foram fator de instabilidade política por aqui? O jogo acabou. Qual a intenção de Dora com esses argumentos que nada têm a ver com a realidade política do Brasil?

Não obstante, o argumento por trás dos movimentos do presidente Lula em defesa do presidente do Senado é o de que Lula age em prol da governabilidade e do êxito eleitoral de seus aliados em 2010.

Alega-se que o presidente da República atua no propósito de preservar a estabilidade política e de evitar uma “crise sem precedentes” no Senado que poderia “comprometer o restante do seu mandato”.

Crise sem precedentes o Senado vive há pelo menos oito anos, período em que assiste ao permanente questionamento público dos presidentes escolhidos pelo colegiado, já se vê, por critérios que não levam em conta normas de boa conduta.

Que é isso? Seria apenas uma marolinha. E se o Senado vive essa crise há 14 anos, porque Dora se apegou à demissão do atual presidente do Senado como saída e não à cobrança da implementação do projeto da FGV?

A intervenção explícita – de maneira nunca vista – do Poder Executivo, se influência tiver sobre a crise, será no seu agravamento. Quanto ao comprometimento do mandato de Lula, não é visível o motivo do receio.

Nunca vista? FHC se valeu de ACM, quando precisou. Quando o aliado exorbitou, defenestrou-se em dois tempos – em prol da governabilidade, sim – de uma maneira nunca vista.

São três as possibilidades de solução até agora apresentadas: a licença do presidente Sarney até a conclusão da investigação e desmonte das atividades da rede de ilicitudes montada ao longo dos últimos 14 anos; renúncia e realização de novas eleições; formação de um grupo suprapartidário para encaminhar as soluções, independentemente de Sarney sair ou ficar.

Objetiva e friamente nenhuma delas configura um problema.

Nem o Lobo Mau foi tão convincente assim, ao convencer Chapeuzinho a mudar o caminho (perdão pela comparação, já que nessa história só existem lobos e raposas).

Se Sarney pedir licença, assume o primeiro vice, Marconi Perillo, do PSDB. Alega-se que o governo “não aceita” entregar a presidência do Senado ao partido que será seu maior adversário em 2010 e que, ademais, Lula “detesta” Perillo.

Questão de gosto. Muita gente no Parlamento também deve “detestar” algum ministro do Executivo e nem por isso a nomeação de todos eles deixa de ser prerrogativa do presidente. No tocante à “entrega” do Senado à oposição, é de se perguntar por quê. Descontada a hipótese de o PSDB fazer a revolução, de que loucuras seria capaz o partido?

Não acredito! Por que razão FHC juntou todas suas forças contra a CPI do Fim do Mundo? Porque o poder desestabilizador de uma CPI é imenso. É óbvio até para os leitores da Dora que o Senado, sob controle da oposição, se transformaria em uma máquina de gerar uma CPI por semana, paralisando o país até as eleições.

(…) Se Sarney renunciar, realizam-se novas eleições. E daí? Realizaram-se várias. Em quantidade maior que as regulamentares de dois em dois anos, em função de vacâncias anteriores no curso do mandato. Seria apenas mais uma. Com a mesma dificuldade de sempre: ausência de nomes de consenso.

Desta vez só seria preciso cuidado redobrado no quesito folha corrida.

Que cuidado? Dora precisou escolher um campeão apenas e escolheu errado.

A terceira possibilidade – recusada, mas até agora a mais ponderada – é a do grupo suprapartidário. O PSDB apresentou a sugestão, o PT encampou, mas a Mesa Diretora recusou, também suprapartidariamente, com receio de perder poder.

Não teria, é verdade, o controle absoluto sobre as investigações e eventuais reformulações, mas manteria suas funções habituais. O grupo administraria a crise e a Mesa continuaria no comando do Senado.

Falar em perda de poder pontual, deste ou daquele, nessa altura é irrelevante, pois o nome do jogo é a recuperação de um poder já perdido coletivamente.

Ou o Senado percebe que trata da sua sobrevivência ou os grupos dominantes continuarão a reboque das conveniências do Palácio do Planalto. Hoje ou amanhã, seja Lula ou outro o presidente da República.

Ou o Senado continuará à reboque da mídia e da Dora. A transparência que virá tornará o Senado mais limpo – e também menos vulnerável aos jogos de manipulação da mídia.

Autor: luisnassif - Categoria(s): Eleições, Política Tags: , ,

111 comentários para “Da cândida inocência dos analistas”

  1. Victor Rodrigues disse:

    Pior foi o FHC dizendo na Folha uma deslavada mentira a esse respeito, dizendo que se Sarney saísse, haveria uma nova eleição pra presidente e o vice, portanto, não assumiria… E a Folha endossa a mentira de FHC http://is.gd/1mlwr Ele diz que Lula mente, e conta uma história da carochinha no lugar dessa ‘mentira’.

    Já a Folha, fica calada, não fala um tico na matéria sobre o que o FHC disse…

  2. Lula fez muito bem ao por ordem no galinheiro.
    Afinal de contas Arthur Virgílio que dava uma de galo, vê agora, não passa de um pinto
    E o pior de tudo, rejeitado

  3. irineu disse:

    Nesses quase dezesseis anos não mudou nada mesmo. Nem as moscas.

  4. Chico Silva disse:

    A Dora errou na data, a crise do Senado existe há 6 anos, 6 meses e 3 dias! Ou seja, desde a posse de Lula! Essa é a data real para ela, afinal as crises são criadas pela imprensa, que sabia desse grupo do Sarney que comandava o Senado.
    Infelizmente o governo tem que defender Sarney, vale mais queimar um pouco o PT agora do que perder o governo em 2010.
    E outra, todos falam que o Lula sacrifica o PT, que sacrificou na crise do mensalão, mas na eleição seguinte, o partido volta a crescer em numero de assentos no Parlamento, e será assim em 2010!

  5. Orides disse:

    Nassif, ver reduzir sua capacidade de criar crises, um dos seus últimos cartuchos de poder, amedronta a “mídia corporativa”.

    Perda de poder é perda de dinheiro. Precisa de um motivo melhor para entender o contorcionisno da Dora Kramer? Tá defendendo o seu.

  6. nassif:
    sabemos a quem serve a jornalista dora kramer.sabemos em quem ela vota e pra quem torce e distorce.ela ainda finge que não sabe quem é o perillo.até
    parece não viver em brasília,escrever para o “estadão” e ter uma certa estrada no jornalismo,seja lá o que signifique isso.
    romério

  7. Lee Santos disse:

    Pior do que essa análise da Dora, foi a opinião “O PT na vanguarda. do atraso ” do Clovis Rossi.O curioso é que muitas das coisas que um jornalista não deve fazer segundo o seu próprio livro “O que é jornalismo” estão lá belos e vistosos, como um munumento a sua contradição.

  8. João Maria Fernandes disse:

    “Crise sem precedentes o Senado vive há pelo menos oito anos”

    Simples assim Nassif, no reinado de Fernando Henrico Garboso não houve crise, nem no Senado da República, nem em Passa-e-Fica (RN) e nem em Cipó dos Anjos (interior do Ceará). O nome desse fenomeno: memória temporal seletiva. Freud, Lacan, Jung, Alexander Lowen ou Reich, algum deles deve explicar isso.

    Bom dia.

  9. Leo disse:

    Caro Nassif, quem nao tá entendo o raciocínia sou eu, mas o teu, que agora deu pra defender com unhas e dentes até os nefastos e aproveitadores aliados do governo.

    Defendo com unhas e dentes a estabilidade política que, infelizmente, depende dos nefastos e aproveitadores aliados do governo.

  10. Roberto São Paulo/SP disse:

    Creio que não seja bem assim.
    A oposição tinha uma posição tranquila no senado com Sarney e o PMDB bem distante do PT, diria com possibilidade até de ruptura, caso a candidatura Aécio se consolidasse.

    Por uma questão que se tornou pessoal, apesar das afinidades políticas, a candidatura Serra tentou afastar Sarney da presidência do senado.
    Sarney acuado e abandonado, se aproximou do PT e pediu ajuda, que encenou um desacordo para melhorar as negociações, já que é claro o interesse comum.

    Pode ser que Sarney desista e não queira mais se vingar de Serra, mas na presidência do senado Sarney com certeza não ajudará e se tiver que tomar uma posição será contra Serra, candidato ou não.

    A questão do Sarney, não é contra o PSDB ou com a oposição, e sim contra Serra, quase todos sabem disso.

    A muito tempo o PT de princípios não exite mais, hoje como quase todos os partidos do congresso o PT é essencialmente pragmático, atua e faz acordos de acordo com seus interesses.
    Recusar o pedido do PMDB e de Sarney, significaria entregar o Senado e o congresso nas mãos da oposição, pois cada senador tem um partido, que tem também tem representantes na câmara.
    Parece óbvio, mas tem gente que parece querer ignorar.
    Parece que só a oposição não sabe disso.

  11. vanda disse:

    Uê? num seria…..CONVENIÊNCIA dos analistas/patrão…

    (parodiando as manchetes imbecís do PIG)

  12. Marcelo Rezende disse:

    Muito boa a análise – não dá mais para acreditar em ninguém !

    Ainda vão inventar um “detetor de verdades” para ser acoplado a políticos, governadores e prefeitos, executivos, presidentes de empresas, secretários de órgãos públicos, jornalistas do PIG, advogados, juízes, …..

    Ou, talvez, incluir no curso do 1o grau ( em toda sua extensão ) a obrigatoriedade de alguma cadeira tipo “quem mentir vai para o inferno”,
    “ser ético é não ser fdp…………

  13. André C. P. Martins disse:

    O Sarney/PMDB representa o que temos de mais atrasado na política nacional. O FHC/Dantas/Gilmar representa o que de mais moderno temos na política nacional. De repente aquele bigode ficou tão simpático e cheio de candura.

  14. Ricardo disse:

    Casa de 4 milhões do Safra, o cara ta podendo, só cometeu crime eleitoral ao não declarar, mas o do castelo tambem não declarou e ficou por isso mesmo, esse congresso é mesmo um lixo.
    O certo é exigirmos a cassação de todos os que fizeram falcatruas, não importando quantos tenhamos que cassar nem de que lado estejam.
    Se não forem cassados agora , espero que o eleitor o faça em 2010.
    Amapa acabe com essa franquia politica dos Sarney .
    Do jeito que vai ficar com Sarney sem renunciar, Lula sera o novo presidente do senado.

  15. Ricardo Lopes disse:

    ” .. Não pode inscrever em sua biografia nenhuma grande mudança estrutural no Brasil. ”

    É isso mesmo, deixa tudo do jeito que tá !!

    Os mesmos “esquemas”, …. né Nassif.

  16. Guilherme Valença disse:

    Finalmente alguém questiona esta senhora. Parabéns, Nassif!
    A Band News FM há muito vem me irritando com seu reacionarismo boquirroto. Não aguento ouvir a senhora Dora, com o mediocre Boris Casoy, tentando me fazer de imbecil diariamente.
    O pior, aqui na minha Bahia, o maior jornal (A Tarde), compra sua coluna! Que tristeza.

  17. Vladimir disse:

    É verdade. O grande problema destes “analistas” é sempre desconhecer o Brasil e quererem,sempre,personificar o problema.
    Problemas estruturais podem ser resolvidos com a substituição do gerente mas,só a substituição não é garantia disto,no caso do senado então,é garantia de não mudança.
    Mudança,se houver,será fruto de um consenso político que,infelizmente,passará por perdão ao erros passados. Ainda será o menor custo para o país.

  18. luzete disse:

    A dona Dora quer que o governo Lula faça uma revolução. retire todos os podres que, ela e outros ajudantes de ordem da imprensa, sempre esconderam.

    ou ela não sabe que o Estado brasileiro é aparelhado, desde 1500, por um bando de inescrupulosos, os quais sempre foram preservados?

    ah, o PT tem o mensalão? ah, sim, grande escândalo! muito grande. e tudo começou com azeredo, e era muito maior… ah, bom, isto não interessa…

    ah, que saco, viu!

  19. maria ferreira disse:

    Policia Federal no Senado

    P.S.: Atentem para a última frase do artigo.
    O pedido de abertura de um inquérito para investigar a intermediação de empréstimos consignados a servidores do Congresso, formalizado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) ao ministro da Justiça, Tarso Genro, era tudo o que a Polícia Federal esperava. A resposta foi imediata: o órgão reforçou as investigações na denúncia em que aparece o nome do neto do senador, José Adriano Cordeiro Sarney, como também sugeriu que o presidente do Congresso indique um servidor apto a fornecer ao delegado que investiga o caso todos os documentos necessários para elucidar a farra dos empréstimos consignados. A deixa de Sarney vai retirar do caminho a burocracia que vinha sendo imposta pela Casa ao andamento das investigações. A PF não fala ainda em indiciamentos, mas é certo que vai intimar José Adriano a prestar esclarecimentos sobre o período em que atuou na intermediação de empréstimos.

    O delegado que investiga o caso já havia se queixado da demora no atendimento a pedidos sobre documentos contábeis básicos para se dimensionar o tamanho dos negócio intermediado por empresários entre instituições bancárias e servidores públicos. Trata-se de um nicho de empréstimos financeiros altamente atrativo por causa da garantia do desconto em folha de pagamento. Ao se render a pressão e pedir a investigação, Sarney também acabou voltando atrás. Logo que surgiram as primeiras suspeitas de irregularidades no Senado envolvendo os diretores, ele queria que o caso fosse apurado pela Polícia Legislativa, que pertence à Casa, está mais sujeita ao jogo corporativo e tem seu papel de polícia frequentemente questionado pelo Ministério Público.

    Para a Polícia Federal, a mudança de atitude de Sarney demonstra que agora há vontade política do Senado em facilitar as investigações. A polícia suspeita que o mesmo grupo que atuou no Senado possa ter intermediado também empréstimos consignados em folha na Câmara, Ministérios e em alguns órgãos do judiciários. Segundo uma fonte da polícia, as investigações ganham força e devem identificar em breve toda a cadeia de irregularidades. A polícia deve chegar também a dirigentes da Mesa Diretora do Senado.

    Fonte: Jornal do Brasil

  20. Carlos disse:

    Nassif,
    Dona Dora abusa dos malabarismos retóricos, os quais sempre procuram beneficiar os seus amigos tucanos,

  21. As cartadas são dadas e o jogo de empurra para o precipício continua. Tudo em nome da eleiçãod e 2010!
    Qaunto pior, melhor! Principalmente se a oposição ainda não tem nome.

  22. lucifer disse:

    A rainha do frevo e do maracatú, está excitadissima,porque Sarney ,não rebolou e não rebolará,ao ritmo tucano. Parece não se dar conta que a sustentação de Sarney se deve mais ao PMDB do que ao próprio PT. Aliás, o PMDB, reconheçamos, é fator de estabilidade parlamentar e de governabilidade do executivo.

  23. Junior,SP disse:

    Nassif,

    Pq quase que invariavelmente, ao defender atos do Lula é citado o governo FHC?
    “…FHC se apoiava em ACM, Luiz Eduardo Magalhães, Jader Barbalho por afinidade. E Lula se apoia em Sarney, Geddel e outros….”

    Era para isso que Lula queria ser tanto presidente? Era para fazer igual ao FHC?

    FHC é passado! O Brasil escolheu Lula. Ainda restam 18 meses para ele tentar fazer algo diferente, sem se respaldar em .agadas de FHC.

  24. Marcia disse:

    EU, que já vi muita coisa, beirando meus 50 anos, já com idade de ser avó, concordo com o comentário.

    Estão criticando Lula, mas não olham o passado tenebroso dos ex presidentes, que se aliaram a toda espécia de político.

  25. Arnobio Rocha disse:

    Nassif,

    é que este tipo, a maioria, para não dizer todos, são CÍNICOS, parecem que são donzelas que ao invés de entrar no palácio erraram de porta e caíram num bordel.

    É com muita tristeza que tenho que admitir que infelizmente tem que se fazer concessão à velha elite coronelista, hoje abrigada no PMDB e DEM, em particular porque em tese as forças “progressistas”(PT e PSDB) têm um cabo de guerra que não lhes permite de unir e fazer algo diferente, ao mesmo tempo eles , PT e PSDB, não tem projeto hegemônico e com maioria parlamentar que lhes permita prescindir de DEM E PMDB.

    O debate deveria ser: o quanto custa ao projeto de PT e PSDB fazer estas concessões? Em qual medida estas concessões descaracterizam seus próprios projetos? Ou, se ao repartir o poder com estas forças, os “progressistas” não acabam assumindo o pensamento o conservador?

    Arnobio

  26. WALDIR disse:

    O presidente LULA interveio no senado? Como?
    Faz parte da republica os poderes serem interdependentes.
    Exigir que LULA assuma uma posição de “to nem ai”, é algo que” o vestal da moralidade” gostaria.
    Imaginar que a classe politica não pensa nas eleições de 2010, sería ingenuidade.
    Sarney tutelado é algo dificil de aconteçer.
    Se houver eleições para a presidencia do senado, quem tem folha corrida limpa de acusações?
    Grupos dominantes “CONTINUARÃO” ao reboque. Então o senado é submisso ao executivo?

    Espero que o senado faça uma faxina profunda, todos os que devem , que o digam, assim a imprensa libera os arquivos guardados, para algo mais produtivo.

  27. Sérgio Lamarca Leite disse:

    Hoje O Globo está atacado, veja as notícias da 1ª página do site:
    “Lula viaja mais uma vez, agora para Paris”.
    “Temperamento de Dilma alarma aliados de Lula”.
    “PMDB ameaça deixar o governo e Dilma pressiona o PT”.

    Nunca vi uma oposição sistemática desta natureza, imagine só se os jornais americanos decidicem fazer este tipo de oposição no Estados Unidos. É tentar destabilizar continuamente o governo com reflexo em todo o país. Esta tradição golpista, só silenciada nos tempos da ditadura militar por pura conveniência (um pouco de medo também, imagine se o Roberto Marinho ou o Dr. Frias resolvesse dar uma de Carlos Lacerda? A ditadura sumia com eles) é um calço torto dentro de nossa sociedade. Ou a sociedade civil reage a este “instinto selvagem golpista” ou vamos ficar reféns destes capitães hereditários.

    Vejo que o termômetro da candidatura da Dilma está subindo, a grau de ataque ao governo é um indicador claro disso. A batalha começa muito antes. Ano que vem vamos ver um fato consumado.

  28. Luiz Oliveira disse:

    Alguém acredita no que escreve Dorita ?

  29. Cláudia disse:

    “… o que a eleição de um presidente da República e a boa governança de um País têm a ver com a sustentação de um esquema político obsoleto e moralmente apodrecido?”

    O que tem a ver a retirada de Sarney da presidência do Senado com a diluição de ‘ um esquema político obsoleto e moralmente apodrecido’?

  30. José Maia disse:

    A imprensa inventa que a atutude do presidente tem alguma coisa ver com 2010. Pura invenção. A atitude é necessária pela governabilidade. O PSDB quer mesmo é botar fogo e destruir a governabilidade. E Dora está ao seu serviço.

  31. mcn disse:

    Dora não é inocente, nem cândida. É arrogante e não reconhece o beco sem saída que se meteu, com apoio do jornal.

    Não quero ver jornais derrubando o presidente do Senado. Preciso sim, urgentemente, de um infográfico mostrando como é que cada um dos 81 senadores gastam juntos R$ 3 bilhões por ano. Quase 1/3 do orçamento anual do Bolsa-Família. Isso é que é escândalo.

    Aliás, o editor do Estadão infelizmente não esteve por aqui ontem e cometeu aquela manchete ridícula, do tipo: “apesar da crise, Lula recebe Ronaldo.” Que crise, cara-pálida?

  32. pablo Holmes disse:

    sinceramente, parece comentário de cabeça de planilha.
    Então um país se resume à política e à economia… ?
    Lula não fez mudança estrutural porque não resolveu os problemas dessas duas áreas sensíveis…?
    Um governo que reduziu a miséria em números que variam, conforme se faça a medida, de 15 a 25% não realizou uma mudança estrutural?
    Mudança estrutural só se dá quando há crescimento?
    Esse tipo de leitura de sociedades complexas, sempre bastante unilateral, é além de ultrapassado contraproducente. A solução do brasil, a panacéia do desenvolvimento, não está só no crescimento. Não está na reforma política. Nem mesmo no mero combate, sempre de alguma maneira superficial, à corrupção. A ausênsia de um Estado de Direito entre nós, com todas as consequencias que isso tem para o desenvolvimento econômico, é um problema ligado à existência de uma massa considerável de pessoas simplesmente excluídas de todos os sistemas que costumam ter pretensões de exclusividade e unilateralidade, cada um a seu modo. Exclusão quer dizer falta de participação na economia de mercado, na educação, no acesso aos benefícios da ciência, do conhecimento, da saúde, na política e no direito.
    Nenhuma solução unilateral resolve o problema, mas apenas um conjunto delas. Crescimento não resolve o problema de exclusão do acesso à educação (olhemos o caso do brasil até 1950, ou o caso da ìndia), à política (o caso da china é mais que clássico), à saúde (nada melhor que os EUA para ilustrar isso aqui).
    Precisamos urgentemente parar de pensar como economistas. Isso, o que é óbvio, sem desprezar o papel central, mas não mais central que os outros, da economia. Nesse sentido, a mudança da agenda brasileira (não só da política), mas de vários sistemas, para uma agenda da inclusão é sim uma mudança estrutural. É a primeira vez que o centro da agenda se torna o problema da exclusão, o grande problema não só do Brasil, mas de toda a sociedade mundial de hoje.

  33. tomás angelo disse:

    Dora Kramer só tem dois probleminhos:(1) o texto é muito chato. Eu nunca consegui ler sua coluna inteira que dava azia no meio. Se tirassem metade do espaço reservado a ela, seria melhor. (2) o conteúdo é geralmente ridículo, como vc teve oportunidade de expor. Tirando isso, tá tudo bem.

  34. bene disse:

    Começou a limpeza? Mainardi já saiu, agora vejo esta notícia:

    “Expedito Filho deixa Veja para assumir a Máquina da Notícia em Brasília”

    Quanto tempo resta ao esgoto?

  35. FRANCISCO SÁVIO DE ALENCAR SOBREIRA disse:

    SE QUISSESEM APURAR E DEPURAR O SENADO, TERIAM QUE EXIGIR: FORA SARNEY, FORA ARTHUR CONFESSO VIRGÍLIO, FORA EFRAIM MORAIS, FORA HERÁCLITO FORTES…. ETC, ETC, ETC….. É TUDO COISA PAUTADA PELA IMPRENSA GOLPITAS A MANDO DO SERRA!!!!!!

  36. Calvin disse:

    “Por que razão FHC juntou todas suas forças contra a CPI do Fim do Mundo? Porque o poder desestabilizador de uma CPI é imenso.”

    Houveram 21 CPIs no governo FHC, inclusive a CPI do PROER

    “Ou o Senado continuará aa reboque da mídia…”

    O que é isso? Imprensa? Bem, no final, como sempre aqui, a culpa é dela, né?

  37. EDSON MEDEIROS disse:

    Do blog do NOBLAT

    Enviado por Ricardo Noblat -
    2.7.2009
    | 16h55m

    Pergunta que não quer calar

    Sarney disse que esperava a volta de Lula para ir conversar com ele sobre o seu destino. Ora, Sarney é presidente de um poder independente ou mero serviçal de outro?
    ———————————————————————–

    Por mim mesmo

    Pergunta que não quer calar

    Jornalista empregado na Globo é independente ou mero serviçal dos conceitos de Ali Kamel ?

  38. Então Lula “não pode inscrever em sua biografia nenhuma grande mudança estrutural no Brasil”?

    Lula rompeu com 500 anos de poder das elites brancas racistas. Isso definitivamente é uma mudança estrutural e tanto!

  39. Fabiana disse:

    FHC apoiar Jader, ACM etc não surpreende. Já no caso do PT, que sempre afirmou ser possível fazer política de maneira diferente, o questionamento é pertinente. O governo do PT sempre disse que agiria diferente de um governo do PSDB…parece que não.

  40. Marat disse:

    Dora é eleitora e cabo-eleitoral dos partidos de oposição, não obstante as falcatruas advindas deles, está mais do que claro. Jornalismo é quase inexistente no Brasil. Mino tem razão!!!

  41. Roberto G disse:

    O processo político brasileiro está virando cada vez mais uma briga de torcida. É grave q alguém q ganhe para fazer análises políticas isentas se permita deslizes como os q o Nassif aponta. Mas talvez mais produtivo tentar entender pq a deontologia profissional está sendo obliterada do q “enfiar o dedo na cara” dos analistas, por mais q tenhamos vontade de fazê-lo. A dinâmica gerada a partir dos escândalos de 2005 acabou criando uma nova identidade no jornalismo profissional alojado nos grandes órgãos q lhes atribui o monopólio de construção da realidade. Cada vez mais questionados, os profissionais reagem exacerbando as tendências indesejáveis q ajudaram a desencadear (é claro q não foram só eles, temos de considerar pelo menos as disputas internas no Judiciário e no espaço político). Historicamente, esse processo não é novidade (quem gosta de história pode ler “As três Ordens ou o imaginário do feudalismo” de Georges Duby). E quem imagina q isso vai parar por aqui pode esperar exatamente o contrário. A “guerra da imprensa” provavelmente vai esquentar muito até as eleições de 2010. Eleger o candidato da oposição será um objetivo central na tentativa de manter a hegemonia profissional no espaço da mídia. Inclusive, esse desiderato coincide apenas parcialmente com a estratégia política da oposição. Se os peessedebistas e demos não forem suficientemente radicais, serão cobrados e empurrados pela mídia.
    Tentei essa análise, ainda baseado no q aconteceu até as eelições de 2006, em dois textos q estão disponíveis. Para quem quiser dar uma olhada:

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0011-52582008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    e

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0102-69922008000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  42. Coisas interessantes sobre os desdobramentos de ontem da crise do senado. http://bit.ly/7AJws

    Ou em meu Twitter: http://twitter.com/lilnetto

  43. jose xiri de souza disse:

    Muito bem Nassif

  44. Jorge disse:

    o PT bobeou nessa crise. Devia ter apresentado um projeto global de reforma do senado. fico espantado com o declínio da capacidade analítica dos parlamentares petistas e mesmo de prefeitos e governadores. A geração dos anos 1990 era muito mais arguta e pró ativa. O poder emburrece.

  45. RildoGuedes disse:

    A crise no Senado.
    Enquanto não for resolvida a questão de financiamento das campanhas políticas, um dos esteios da perpetuação dos partidos políticos com “P” maiúsculo, ela não será debelada. Por um motivo muito simples: todos os titulares de mandatos parlamentares, em todas as esferas governamentais do país, portanto, em todos os parlamentos (Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais), continuam em estado de permanente campanha. Para tanto, necessitam de fundos públicos para manterem suas atividades em suas bases e na sede do parlamento. Por isso, têm sido “criadas”, ao longo do tempo, diversas formas de “administração” desses fundos. Presentemente, os Senadores dispõem de recursos para pagamentos de passagens aéreas, contratação de assessores, manutenção de seus escritórios, franquias postais, telefônicas etc. Tais recursos estão devidamente registrados nos respectivos orçamentos públicos. Logo, o empenho, liquidação e pagamento das correspondentes rubricas ficam dependentes do impulso promovido pelo parlamentar. Em síntese, a despesa está dada. Integra a manutenção do Poder Legislativo. Qual o problema se o parlamentar não obtém o melhor retorno? Por exemplo, se o assessor não for um sobrinho e, sim, no limite, um técnico escolhido mediante avaliação de currículos, qual o “ganho” para a sociedade, vez que o esforço do escolhido é direcionado para o parlamentar a quem presta seus serviços?
    A verdade é que a crise produzida pelo PIG através das suas várias facções somente assume essa proporção porque o seus integrantes e respectivos representados desejam, no íntimo, a reconstituição dos feudos, ou, mais modernamente, a instituição de um Estado patrimonialista, cujas regras eleitorais facilitem a eleição majoritária de seus membros. Aliás, a permissão para que pessoas físicas e jurídicas financiem a campanha de determinado candidato, independentemente do partido a que está filiado, se insere no processo da “facilitação” eleitoral, a qual, acompanhada das benesses orçamentárias descritas acima, constitui elementos substanciais para a perpetuação dos caciques.
    Eu, na plenitude dos meus 67 anos, e vários amigos estamos enojados! Por isso, caro Nassif, considero suas intervenções (que acompanho diariamente) corajosas e salutares porque demonstra que há evidente manipulação com o intuito de desviar e desvirtuar a atenção da opinião pública. Creio, até, que os manipuladores devem ficar contentes quando alguém de peso as refuta: está vendo chefe, o blefe está surtindo efeito! Abraços, Rildo. (03/07/09).

  46. Um ano sabático cai muito bem para qualquer profissional rever suas idéias, estudar, viver em outro país, exercer outra atividade, etc. Pena não ser uma prática habitual no Brasil.
    Não conheço a jornalista Dora Kramer, mas recomendaria a ela que pensasse na possibilidade de se afastar um pouco do redemoinho político para melhorar sua capacidade de análise.

  47. Marco Vitis disse:

    Dora Kramer faz parte dos propagandistas a serviço do grupo político de direita, que tem Serra como candidato.

    A hipócrita crise do Senado tem só um objetivo: desestabilizar o governo Lula no seu último ano.

  48. Gera disse:

    Depois de ler os que os analistas, jornalistas e formadores de opinião(?) escrevem contra Sarney, Lula e o PT, não sei qual é o mais cândido e inocente, quem escreve ou quem pergunta? rsss

  49. João Saboia Jr disse:

    Vou reafirmar o que venho escrevendo desde o início dessa crise
    A grande mídia esta minando o Sarney para que o facilitar a candidatura Serra.
    Não há nada nessas reportagens tem a ver com indignação, decência, limpeza, é só a cortina para desgastar a parcela do PMDB que esta com Lula e fortalecer o PMDB Serrista de Jarbas Vasconcellos, Pedro Simon, Michel Temer.

  50. carlos quintela disse:

    De tudo isso fica uma única certeza: A KRAMER NÃO COMPENSA!!!

  51. Hamilton disse:

    Hipocrisia pura. Dora é uma das especialistas.
    Até o assistente do assistente do Zelão da padaria já sabe quem são as figurinhas do jornalismo brasileiro partidário (e golpista), embora insistam em fazer pose de imparcial.
    Paladinos da moralidade – apenas nas aparências -, honestos seriam se dissessem que apoiam tais e tais por causa disso e daquilo. Ocorre que o “disso” e o “daquilo” são inconfessáveis e exalam péssimo odor.

  52. Maria Izabel L. Silva disse:

    Ontem eu vi na Globo News o Senador Cristovão Buarque acusando o presidente Lula de interferir nas decisões internas do Senado. Também acusou o Presidente Lula de receber e conversar com o Sarney. Ora. Desde quando é proibido o Presidente da Republica conversar, receber e apoiar o Presidente do Senado??? O pior é que Lula negou que tenha recebido e conversado com o Sarney. Mas emendou. Se for procurado, vai atender ao Presidente do Senado. A grande imprensa golpista, leia-se Dora Kramer, agora tirou essa da cartola, ou seja, Lula não pode nem conversar com o Sarney por que isso já configura intervenção!!! Pior, sabe quem saiu em defesa dos Presidentes da Republica e do Senado??? O senador Heraclito Fortes. Isso mesmo. Agora o senador do DEM adota uma posição conciliatória. Isso só reforça a excelente analise e materia da revista Carta Capital ” o sanado acoelhado” . Recomendo.

  53. Ricardo disse:

    Tudo no Brasil é desculpa para nada mudar.

  54. Jorge Nogueira Rebolla disse:

    Eu acho que o Brasil esta perdendo uma grande oportunidade de iniciar um processo de mudança na política. O apoio amplo, geral e irrestrito do lula a sir ney é uma afronta a quem deseja o mínimo de moralidade dos nossos homens PÚBLICOS. As intrigas político-eleitorais palacianas do atual governo nada devem as anteriores. Neste caso nós estamos presenciando todos os vícios e males possíveis na prática política. Quem diria que o combativo sindicalista não passaria de um mero articulador de conchavos.
    Firmemente assentado no topo da sua popularidade o lula tem capital para procurar outras soluções que não a que encampou. Seria tão difícil forçar um acordo com a renúncia coletiva de toda a mesa diretora do senado e a realização de novas eleições? Para agradar ao pmdb manteria-se o princípio da proporcionalidade, sem que o tião viana tentasse novamente com o apoio dos tucanos a cadeira da presidência.
    Acredito que uma nova eleição em que os candidatos não tivessem ocupados cargos anteriormente na administração da casa, poderia ser até chapa única proporcional ao tamanho das bancadas; o afastamento de todos os funcionários em cargo de comissão no senado; o cancelamento de todos os atos secretos e uma auditoria do TCU, acompanhada pelo MPF, seria uma resposta satisfatória aos cidadãos.
    O que ficou claro neste episódio é que o pt possui apenas um esquema para permanecer no poder, que se dane o resto. Para isto ele é capaz de atropelar todos os princípios que defendeu e humilhar todos os seus membros que ainda guardavam o mínimo traço de decência, vide o mercadante, o pusilanime.
    No tempo em que ainda era simpatizante e eleitor do pt fiquei muito p… quando o brizola, o velho caudilho, disse que o lula para ser presidente da república era capaz de pisar no pescoço da mãe, no entanto vemos que a frase foi profética, lula para manter os seus apaniguados no poder pisa em qualquer pescoço, principalmente no da cidadania.

  55. Gustavo Garcia disse:

    Aiaiai… A Dora não se conforma por não conseguirem derrubar o Sarney. Fica ridícula a falta de contato com a realidade. Já que não conseguiram, que tal agora também apontar as mazelas dos outros senadores?

  56. simone disse:

    Simples: esse será o móvel da campanha de 2010: associar Lula, por falta de assunto, aos escândalos do Congresso: de Severino, Renan e Sarney.
    Basta colocar um retratinho do Lula sorridente ao lado desses vetustos parlamentares. Ao modo medieval de educação de analfabetos, associar imagens é suficiente para passar a informação.
    No festival de baixarias, reinará a velha matriz da campanha eleitoral, sob os auspícios da mídia: lacerdismo, vassourinhas, caçada aos marajás, mensalão, castelos, combustível dos jatinhos. Tudo culpa do Lula, porque “aconteceu” no período do seu governo!
    Se a colunista estivesse interessada na regularidade da aplicação do dinheiro público, informaria sobre as contratatações no período FHC, lembraria dos demos, antigos e atuais aliados do PSDB.
    Quem responde pela burocracia do Senado? E há quanto tempo? Há uma secretaria para esses assuntos? Os atos secretos têm assinatura? Quem administra a dita cuja?
    Será que a mãe do Virgílio foi a única privilegiada com tratamento de saúde? Quanto custou isso? Essa proteção à parentela não poderia ter se estendido ao financiamento da educação de filhos de senadores no exterior?
    Essas campanhas pela moralidade pública só servem para fazer arquivos de imagens, para serem disparadas no momento oportuno.

    E Dora, tadinha, já tá mostrando serviço. Ela não consegue controlar a sua paixão por FHC!

  57. “Se Sarney pedir licença, assume o primeiro vice, Marconi Perillo, do PSDB.”

    Imediatamente a fórmula Arthur Virgilio vai ser posta em prática.

    Lembrem-se que a fórmula Artur Virgílio já foi denunciada nos blogs e consiste e em criar uma CPI por dia e parar o país até as eleições.

    Talvez tenham dado a dica para a Dora Kramer para que transformasse em matéria jornalistica.

    O que a Dora não sabia era que toda a blogosfera já tem conhecimento do pensamento do homem de U$ 10.000 (dez mil dólares).

    Que o Nassif usou nesse argumento.

    Recado à Dora Kramer: Dora, antigamento, quando o jornalismo era coisa séria, jornalistas formavam opiniões. Agora, pegar uma idéia que todos já conhecem e jogar num artigo pensando que a moçada aqui da frente do computador ainda não havia lido, é querer transformar os internautas em idiotas. Conte outra, Dora!

  58. Vivi disse:

    Os Animais e a Peste

    Em certo ano terrível de peste entre os animais, o leão, mais apreensivo, consultou um macaco de barbas brancas.

    - Esta peste é um castigo do céu – respondeu o macaco – e o remédio é aplacarmos a cólera divina sacrificando aos deuses um de nós.

    - Qual? – perguntou o leão.

    - O mais carregado de crimes.

    O leão fechou os olhos, concentrou-se e, depois duma pausa, disse aos súditos reunidos em redor:

    - Amigos! É fora de dúvida que quem deve sacrificar-se sou eu. Cometi grandes crimes, matei centenas de veados, devorei inúmeras ovelhas e até vários pastores. Ofereço-me, pois, para o acrifício necessário ao bem comum.

    A raposa adiantou-se e disse:

    - Acho conveniente ouvir a confissão das outras feras. Porque, para mim, nada do que Vossa Majestade alegou constitui crime. São coisas que até que honram o nosso virtuosíssimo rei Leão.

    Grandes aplausos abafaram as últimas palavras da bajuladora e o leão foi posto de lado como impróprio para o sacrifício.

    Apresentou-se em seguida o tigre e repete-se a cena. Acusa-se de mil crimes, mas a raposa mostra que também ele era um anjo de inocência.

    E o mesmo aconteceu com todas as outras feras.

    Nisto chega a vez do burro. Adianta-se o pobre animal e diz:

    - A consciência só me acusa de haver comido uma folha de couve da horta do senhor vigário.

    Os animais entreolharam-se. Era muito sério aquilo. A raposa toma a palavra:

    - Eis amigos, o grande criminoso! Tão horrível o que ele nos conta, que é inútil prosseguirmos na investigação. A vítima a sacrificar-se aos deuses não pode ser outra porque não pode haver crime maior do que furtar a sacratíssima couve do senhor vigário.

    Toda a bicharada concordou e o triste burro foi unanimamente eleito para o sacrifício.

    Moral da História:
    Aos poderosos, tudo se desculpa…
    Aos miseráveis, nada se perdoa.

    Monteiro Lobato

  59. Cesar A disse:

    Nassif ,

    A mais de um ano se fala que esta se montando uma frente de midia contra o candidato indicado pelo planalto, alguns jornalistas foram demitidos com as mais incriveis justificativas, Sergio Rezende saiu da CBN por que não tinha perfil carioca, outros foram contratados, Noblat pelo Globo por exemplo.

    Esse tipo de manobra deve colocar os jornalistas diante de um dilema, escolhem o lado ou talvez percam o emprego, não tem muita gente que tenha prestigio suficiente para conseguir se manter imparcial, ser imparcial passou a ser perigoso.

    Esta ficando cada vez mais claro perceber quem esta cedendo as pressões e tentando fazer sem parecer que esta fazendo, geralmente apelando para a indignação moral, mas como ter essa indignação vivendo a anos nesse ambiente e com essas pessoas?! Ninguem é lanterninha de cinema pornô e não sabe o que esta passando.

    O que aconteceu agora foi mais um lance na disputa sucessoria, o passado impede Sarney de apoiar uma das candidaturas, então ele tem de sair, vai na prateleira e enche o carrinho com os pecados disponiveis para fazer ele deixar a presidencia do senado, e o vice dele é do PSDB, chega ser uma ofensa a inteligência isso.

    O plano aparentemente não funcionou, então vamos para o plano B, colar toda a imundice no Lula, já que alguma coisa tem de se tirar desse movimento todo, por que o que se tem até agora deve ser o profundo sentimento de retaliação do grupo do Sarney contra o grupo que inventou a manobra.

    Ninguem é santo nessa história toda, mas acreditar que uma revolução francesa ocorrerá no senado é querer demais, e se isso ocorresse o desfecho seria o mesmo, com os radicais piorando ainda mais tudo. O que existe de fato aqui é um grupo usando artificios de denuncismo, como o PT fazia mas sem ter o aparato de midia que o PSDB tem. O pior disso tudo é ver qua se antes de conseguir chegar ao poder um grupo baseia sua atuação politica somente na chantagem e favorecimento explicitos imagine depois?

  60. Jedeão disse:

    A Dora percebeu a jogada desastrada de seu time.
    O PSDB chutou forte e deu o passe errado.
    Lula pegou a bola de graça e fez o gol.
    A atuação do PSDB o afastou do PMDB.
    O gol de Lula uniu o PMDB ao vacilante PT.
    O lance foi excelente para Dilma e terrível para Serra.
    O resultado será importante para o final do campeonato (2010).
    A Dora e a torcida organizada (PIG) teve participação ativa no lance.
    Como o drible de Lula foi brusco, Dora ficou atordoada.
    Agora tenta atabalhoadamente minimizar o lance.
    Pura dor de cotovelo.

  61. Orlando Varêda disse:

    QUANDO ACM, JADER E RENAN, SÃO BONS PARA BOA GOVERNANÇA

    A senhora Dora Kramer desde algum tempo, vive dilema que, via de regra, acomete adolescentes. Não sei se decorrente do papel que desempenha como“menina do Jô,” onde com outras jovens jornalistas(?) protagonizam semanalmente, sob a batuta do engraçado Clown, momentos deploráveis de mau gosto e de preconceito explícito à guisa de fazer humor.

    Tenho notado que a antiga analista política, está a se bandear do ativismo polítco partidário de suas cronicas, para um formato mais humorístico,suponho, respeitando contratos. Devemos reconhecer, que se trata de decisão corajosa, não conheço seus motivos, mas, os respeito.

    O Nassif, não deixa por menos,quando admirado, pergunta “De que país Dora está falando? Deve ser da Inglaterra.” Realmente, é engraçado como agem em uníssono a equipe tucana. Mesmo em pensamento, a afinação é quase perfeita, o diabo é o repertório repetitivo e de tamática insossa.

    Enquanto isso, a banda do metalúRgico, apresenta um som mais colorido, matizado com muita diversidade criativa. Tudo bem que o refinamento europeu não esta habituado ao que chamam de ruídos. O quê fazer? Nada, é bom que assim seja, toquemos o barco.

    Abraços. Orlando

  62. H. A. S. disse:

    Nassif, acompanho seu blog e me identifico muito com seu pensamento. Até concordo com você no que diz respeito à governabilidade do país. Mas acho que há um bom tempo ela praticamente inexiste no sentido mais amplo da palavra. Seja isso pelos partidos políticos brasileiros que não possuem um projeto definido para o país, seja pela dinâmica da política brasileira que infelizmente funciona à base da troca de favores ou MPs. Também, fundamentalmente, pela política econômica que vem desde o real. Tudo se torna subordinado à estabilidade monetária, ficando todas as decisões, em última instância, sob o crivo de um BC extremamente conservador.

  63. chris disse:

    ” Defendo com unhas e dentes a estabilidade política que, infelizmente, depende dos nefastos e aproveitadores aliados do governo.”

    Com esta frase você sintetiza muito bem o que o que norteia (ou parece nortear) o comportamento deplorável do Lula quanto ao apoio ao Sarney. É de dar nojo! Esta “complacência” está mais para promiscuidade, conveniência! Como encarar alguém que nos disse para não ter medo “da mudança” e logo em seguida começa agir em consonância com tudo (e todos) que criticava anteriormente? É mesmo “tudo em nome da governabilidade” ou “não sei como fazer diferente para melhorar”?

    Não consigo concordar com a tese de que os fins justificam os meios. Pelo menos, gostaria de vislumbrar uma luz no fim do túnel, do tipo: está muito ruim agora, mas estamos caminhando através de tais e tais medidas para construir uma sociedade cujos representantes sejam gente descente, de palavra. Cujos representantes representem de fato o povo, respeitem as leis, paguem seus impostos. Seria cômico se não fosse trágico ter que mostrar o óbvio.

    Essa nossa “democracia” está parecendo um magnífico monumento cujas estruturas estão apoiadas num pântano. O Povo apóia Lula por causa dos programas sociais? Ora, vamos então adotar uma ditadura que “distribua” ainda mais renda pelos programas sociais e feche aquele circo do congresso que só dá prejuízo à nação. É só botar um ditador simpático, que fale bobagens para se identificar como o povão e não entre em conflito com os interesses de banqueiros, os donos de empreiteiras, ou qualquer um desses grupos que ficam bancando os nossos “representantes” para, no final das contas, eles fazerem o que o patrão manda. Quanto dinheiro nós não iríamos economizar em eleições inúteis. Afinal, os caras se elegem para depois fazer o que quiser, não tem que dar satisfação ao eleitor. E a desculpa da tal “fiscalização” da oposição? Ahh, no final, tudo vira conchavo…ou, quem sabe, eles ficam jogando m. no ventilador, puxando o tapete um do outro.

    Que se dane se a Dora Kramer foi ingênua ou dissimulada! Será que EU é que sou a ingênua aqui por fazer questão de as autoridades (de qualquer partido) tenham um comportamento ético? Ainda prefiro a clareza da honestidade à esperteza dos manipuladores de plantão. Será que vamos eternamente ter que nos conformar de que caminhar do modo correto é uma utopia, que a democracia é apenas um engodo?

  64. orlando disse:

    É uma vergonha o que vemos,ouvimos e sabemos a cada dia sobra o que acontece nos corredores do senado Brasileiro.A começar pelo presidente da casa,Sr.Sarney,que reperesenta o que de pior tivemos no Brasil nos ultimos 30 anos.O que fez esse homem para o Brasil,o que fez para o seu estado.Escritor? de que? presidente? de que? estadista? de que?.
    Ele simboliza o atraso,o coronelismo,aquele que manda bater,como aconteceu com o reporter do CQC,e acima de tudo um certo nojo de saber que ainda temos gente como esse homem na política,e no comando de alguma coisa.Fora com ele.

  65. Zé da Silva Brasileiro disse:

    A impressão que fica da cobertura da mídia brasileira é que o senado é um templo onde moram uma prostituta e oitenta vestais. Os “demos” não sabiam que José Sarney era José Sarney, o Joseph Fouché brasileiro, quando o apoiaram para a presidência do senado. O Belzebú enganou os inocentes “demos”. Agora eles estão se sentindo como “donzelas” enganadas por um sedutor. Expulsa a prostituta de Babilônia a moralidade voltará a reinar e seremos todos felizes…

  66. João Batista disse:

    O estilo da Dona Dora é assim meio cipoal… no entanto dá pra descortinar pelo que ela torce.

  67. Igor disse:

    Nassif, você devia parar de defender o indefensável…. acaba perdendo sua credibilidade assim…. a intervenção do Lula neste episódio, e em vários outros envolvendo corrupção no Brasil, é vergonhoso e deveria ser o suficiente para fazer com que Lula sumisse da vida pública se vivêssemos em uma país sério (… o que implicaria que fôssemos tabém um povo sério…)

  68. Nanaco disse:

    Esquece essa mulher, Nassif.

    Ela só fala besteira. Ela e o comparsa interlocutor, o Casoy. O Senhor das Abóboras.

  69. jb disse:

    Nassif,

    Pelo seu raciocínio, pela estabilidade política, VALE TUDO. Seu principal argumento não resiste a qualquer teste moral. Não Nassif, pouca me importa quem vá assumir a presidência do Senado. Se o próximo presidente tiver pobres, o senado pode colocá-lo para fora também. É interessante o PT pensar em estabilidade política e cobrar os tucanos por isso. Quando FHC era presidente eles não deram um minuto de trégua. Seus tentáculos nos mais diversos órgãos pediram 1001 CPIs, etc e ninguém nunca se preocupou com isso. Então, acho muito suspeita essa preocupação geral pela estabilidade política.
    JB.

  70. Cafu disse:

    “A raiz da crise reside no fundo do poço que separa o que já morreu do que não nasceu ainda” assim escreveu Gramsci. Se a mudança for pra valer, e para melhor, bem-vinda, Dona Crise! Até que enfim, a senhora chegou.
    O Senado brasileiro parece certos casais em estado terminal do relacionamento, paralisados pelo medo da mudança e suas conseqüências (inclusive, sem desejo de mudança verdadeira, pois ela implica em assumir responsabilidades, perder vantagens e regalias e transformar valores e atitudes), mas também incapazes de impedir a imensa insatisfação gerada pelo acúmulo de erros e desajustes do presente e do passado. Estopins de intermináveis “barracos” e troca de acusações. Constrangedor. Horrível de se ver.
    “Não consigo viver com você, não consigo viver sem você” é o lema. Isso divide, imobiliza, obseda e gera ressentimentos cada vez maiores porque a tendência é culpar o outro para livrar a própria cara ou justificar o injustificável. Um poço sem fundo onde cada um projeta as mazelas no outro ou no casamento, e , dessa forma, a estrutura e a dinâmica de funcionamento seguem inalteradas.
    Todos sabemos que não há vítimas, só sujeitos responsáveis por motivações, atos e omissões.
    Tomara que o desagradável espetáculo que estamos testemunhando empurre, nem que seja na marra,a Casa para uma faxina profunda, e não os “banhos de gato” com perfume francês de sempre (griffe ACM, Arruda, Luiz Estevão, Renan, Sarney, Agaciel…). É hora de tirar os esqueletos do armário, enterrá-los de vez, levantar o tapete, varrer o lixo, sacudir a poeira, desentupir as privadas (afinal a coisa é pública!), descartar o anacrônico, consertar os vazamentos e os curtos circuitos, abrir as janelas, arejar, deixar o sol entrar neste mundo cheios de sótãos e porões entulhados de atos secretos e de recalques intocáveis. Não existe faxina sem caos ou bagunça momentânea. Qualquer dona de casa sabe disso.
    Melhor enfrentar as catacumbas do que fazer o jogo de aparências, maquilar os problemas para manter tudo igual, empurrar com a barriga porque é um vespeiro perigoso, prosseguir na hipocrisia cínica de fazer vista grossa pros malfeitos dos amigos e descer o cacete nos mesmos malfeitos dos inimigos.
    A República tem maturidade suficiente para encarar de frente esse espinhoso desafio e a democracia brasileira sairá muito mais fortalecida e renovada se pegar o touro pelos chifres.
    Bacana essa idéia do projeto da FGV. Não se pode deixar os ovos aos cuidados das raposas.

  71. O LULA salvou o mandato do CHAVES E DO EVO MORALES.
    POR QUE NÃO PODE SALVAR O MANDATO DO ALIADO SARNEY???
    ESSA “JORNALISTA” E O FHC ACHAM QUE O BRASIL É A HONDURAS !!!
    QUEREM GANHAR NO TAPETÃO, POIS ESTÃO COM MEDO DA VITÓRIA DA DILMA.

  72. João Motta disse:

    Sarney é indefensável, sempre. O resto é lero lero. A posição do PT é vergonhosa, um governo que depende de Sarney para existir…não dá.

  73. José Ribeiro Jr disse:

    O senador Alvaro Dias disse que Lula “interviu” no Senado… E olha que ele, Alvaro Dias, se diz professor, imagine se não fosse. Talvez tenha aprendido a conjugar verbos pelos livros do governo de São Paulo. Deve ser isso.

  74. Marcelo de Matos disse:

    O Ricardo Kotscho, em seu Balaio, faz uma ótima análise do que está acontecendono Senado. Vale a pena conferir.

  75. Gustavo disse:

    Defendo com unhas e dentes a estabilidade política que, infelizmente, depende dos nefastos e aproveitadores aliados do governo.

    Fins não justificam os meios.

    Será que é tão difícil conseguir unir estabilidade política sem corruptos e aproveitadores?

    Acho que é possível.

  76. Marcia disse:

    LN,

    A direita, em qualquer lugar do mundo tem o mesmo comportamento.

    Parte para a desqualificação de todos que não toquem na mesma banda.

    É uma grande falta de caráter, inclusive.

  77. Antonio Carlos Silva disse:

    Põ Nassif, aqui neste espaço (como em todos outros blog’s) tem uma galera envenenadíssimo pelo PIG, será que é difícil entender que é impossível a governabilidade sem o apoio dos PMDBestas, especialmente no senado ? .

    Será que este pessoal acha que nós temos uma maioria de políticos (em todos os parlamentos) com um nível de polidez e honestidade do parlamendo sueco ? .

    Sds.

  78. Juliano Guilherme disse:

    O Lula recebe o Corinthias, e o pig o acusa de não estar nem aí para a crise. O Lula reune-se com o PT e determina apoio ao Sarney, e então, ele entreveio indevidamente no Senado. O que quer a mídia? Respondo, que o Lula faça o que ela, mídia, quer que ele faça. Ou seja, encampar seu discurso moralista seletivo. Romper com Sarney, perdendo o apoio do PMDB e entregando o Senado de lambuja para a oposição. Querias, Dora, querias. Se tem um político no páis que não é refem da mídia, este é o Lula. PS: Realmente, como notaram outros comentaristas, ela se entregou ao dizer que a crise tem 8 anos. Escancarou, né?

  79. Michel disse:

    Em rigor, aconselha-se aos operadores da língua portuguesa que evitem a expressão “a rigor”.

  80. Este relativismo de opinião é que me faz feliz. Sem isto , me respondam, como os espertalhões iriam tapear os trouxas ?

    Falando sério, o dinheiro é nosso verdadeiro amor, traí-lo é pecado capital.

  81. Alexandre Leite disse:

    Mas eu não me canso de dizer que o maior problemas de nossos analistas é a falta de memória, isso pra não dizer algo mais grave.

    Parece que não lembram da guerra que foi a eleição do Senado para a sucessão de ACM e sua briga com Jáder Barbalho.

    Vamos lembrar que:
    em 8 anos de governo FHC, nenhum tucano presidiu a casa;
    em 6 anos e meio de governo Lula, o PT presidiu a casa por 3 meses;

    Mas para essa turma, todos os problemas do Senado começaram em 2003. É a versão da mídia para o “nucaantesnahistoriadessepais”

  82. Marcia disse:

    03/07/2009 – 15:41

    Enviado por: Antonio Carlos Silva

    Põ Nassif, aqui neste espaço (como em todos outros blog’s) tem uma galera envenenadíssimo pelo PIG, será que é difícil entender que é impossível a governabilidade sem o apoio dos PMDBestas, especialmente no senado ? .

    Será que este pessoal acha que nós temos uma maioria de políticos (em todos os parlamentos) com um nível de polidez e honestidade do parlamendo sueco ? .

    Sds.

    Caro ntonio Carlos, concordo com vc.

  83. Julião disse:

    É simplesmente ridiculo sustentar um presidente legislativo no cargo sob o argumento da governabilidade… é o último flutuador para tentar se agarrar no mar de lama que estamos.
    Esqueçam logo esta bobagem e desejem que TODOS sejam pegos.

  84. Maria disse:

    Nassif
    Por falar em analistas, o que significa essa saída na Veja?
    “Expedito Filho deixa Veja para assumir a Máquina da Notícia em Brasília”
    Está mudando alguma coisa?

  85. Alexandre Leite disse:

    chris
    “Com esta frase você sintetiza muito bem o que o que norteia (ou parece nortear) o comportamento deplorável do Lula quanto ao apoio ao Sarney.”
    ……………………………………………………………….

    chris, será que vc poderia dar uma solução para o problema da governabilidade? Ou seria melhor o PT entregar logo a presidência para os tucanos, já que não consegue governar sem o PMDB? Lembre que os tucanos nunca governaram sem o PMDB.

  86. Luciano Prado disse:

    Por que a imprensa silencia diante das graves informações – já constatadas – envolvendo o senador Arthur Virgílio (caso do empréstimo tomado a Agaciel, o repasse da dinheirama para a doença da mãe e o caso do assessor alienígena) e o presidente do STF, Gilmar Mendes no caso da farsa do grampo sem áudio?

    Que imprensa é essa que seleciona ou faz que não vê diante dos podres dos “amigos” poderosos?

  87. Não liberou por que ?

    #

    Seu comentário está aguardando moderação.
    03/07/2009 – 16:18 Enviado por: Alexandre Weber- Santos/S.P.

    Este relativismo de opinião é que me faz feliz. Sem isto , me respondam, como os espertalhões iriam tapear os trouxas ?

    Falando sério, o dinheiro é nosso verdadeiro amor, traí-lo é pecado capital.

    Perguntei para o Hal, ele pediu desculpas mas disse que é assim mesmo.

  88. Orlando Varêda disse:

    NÃO GOSTO DE CIRURGIÃO. TENHO HORROR A SANGUE

    Os Senadores são os bandidos, especialmente o Sarney. Brademos todos, são impuros, pecadores desonestos, sonegadores de impostos, indisciplinados no trânsito, colocam dinheiro em paraiso fiscal, compram programas de computador pirata, olham com cobiça a mulher, ou, homem do proximo. Tudo isso se agravou com a chegada do PT ao poder.

    Pois, os esquerdistas entendem, que, os fins justificam os meios. Sendo assim, temos que escolher para nos governar homens que não tenham fins e, vivam apenas para os meios de que dispõe e, sejam puros. As mulheres devem guardar a virgindade para o casamento, os homens, castos, abstêmio, não tabagista e saudável, preferentemente cristão. Nesta toada ultrapassaremos o primeiro mundo nos quisitos: moral e bons costumes. Amém.

    Abraços. Orlando

  89. Marco Antonio disse:

    Bom, vamos seguir o raciocínio da Dora de ontem, para interpretar o Senador Arthur Virgílio. Ele disse que vai ressarcir o Senado do tratamento de sua mãe. Ora, se era direito dela, não há necessidade do ressarcimento. Se não era, o ressarcimento não encobre a irregularidade.

    O Senador afirmou que irá se desfazer de imóveis para efetuar o tal pagamento ao Senado. Ora, segundo informado, não consta imóveis de suas declarações de renda. Assim, restam somente poucas hipóteses: a) O Senador mentiu em suas declarações, logo ou cometeu sonegação, ou houve um descuido, mesmo caso do Sarney que ele tanto combate b) O Senador mentiu ao dizer que pretende efetuar o ressarcimento. Logo, sua palavra não merece crédito. Tampouco suas acusações.

    Assim, mesmo que o Senador Arthur Virgílio fizesse uma ” vaquinha” entre amigos, como alegou ter feito para pagar Agaciel Maia, ainda haveria contradição entre o informado e os fatos reais. Não ocorreu a Dora fazer um paralelo entre as situações de acusados e acusadores, para concluir que a crise é geral e antiga, razão pela qual não é a troca de Presidentes que vai moralizar o Senado? Ou a intenção não é moralizar a casa, mas desmoralizar alguns moradores?

  90. Fabiano Duarte disse:

    Castro Alves, ao se referir, indignado, contra a situação edionda e sórdida em que viviam os escravos, no Brasil, retrata, nos seus versos a horrivel situação da realidade do povo brasileiro atualmente, bradando:”Povo, povo infeliz, povo mártir eterno. Tu és do cativeiro o Prometeu moderno” … Enquanto os seculares donos do poder no Brasil estão engalfinhados numa luta de vida ou morte para se apropriarem,através de pseudo “eleições democráticas”, pois os escolhidos pelo povo enganado, são sempr aqueles que possuem muito dinheiro ou são testas de ferro de empresários, banqueiros,construtoras, amigos íntimos da mídia golpista, etc., este mesmo povo vive excluído e luta para ser gente, para ser reconhecido como cidadão livre, sujeito de direitos e deveres. Como na escravidão secular, o povo brasileiro precisa acordar e fazer uma verdadeira revolução democrática e acho que por meio do voto esta situação não vai mudar. Odeio ditadura millitar,pois já tivemos muitas no Brasil e elas não resolveram a histórica situação de injustiça e de desigualdade em que se encontram os brasileiros e esta nossa sociedade foi construída pelo capitalismo e pelas elites capitalistas que são hegemônicas.

  91. Célvio Brasil Girão disse:

    Nassif:
    Estou contigo e não abro quando diz: “Defendo com unhas e dentes a estabilidade política que, infelizmente, depende dos nefastos e aproveitadores aliados do governo.”
    Abs Célvio

  92. Índio Tupi disse:

    Aqui do Alto Xingu, os índios aconselham a lerem a revista “Margem Esquerda”, N. 13 (Boitempo Editorial). Tem vários artigos muito interessantes sobre a crise financeira.

  93. Tomaz Braga disse:

    Ela esperneou na coluna inteira, que é grande, vai de fora a fora. Em todos os parágrafos ela só esperneou. Tá no direito dela.

  94. Hélio Silva disse:

    Dora Kramer, na verdade, torcia para que o PT fizesse uma besteira, coisa de amador, como chutar Sarney para a lata de lixo que é Congresso Nacional, achando e torcendo para que o PMDB, 100%, aderisse de vez aos tucanos em 2010. É pura hipocrisia desses analistas de política como Kramer. Hoje, aposto que se fosse com os tucanos, aí eles escreveriam que o governo era exímio articulador.

  95. Marat disse:

    Perguntas
    1) É notório que Sarney não é, digamos, um exemplo de honestidade. Mas isso já é sabido há pelo menos 25 anos. Por que só agora, só agora, estão cobrando o cidadão?
    2) Por que os “meios de comunicação” não agiram com os outros políticos, que faziam (e fazem) o mesmo que o Sarney, na época de FHC?
    3) Por que os “meios de comunicação” de SP não apontam as inúmeras bobagens de Serra e Kassab, como se ambos fossem exemplo de competência e denodo?
    4) Por que defende-se tanto os senadores do PSDB e PFL, mesmo sabendo que muitos ali, a exemplo de Sarney, não primam pela honestidade?

  96. Ademir Gebara disse:

    Talvez fosse boa idéia tentarmos pensar fora da bi-polaridade PT X PSDB. Afinal porque temos que subordinar nossa capacidade de análise a esse pressuposto? Talvez também pudessemos pensar o texto de Dora em uma perspectiva de longo prazo. Será que os personagens mencionados nos comentários, e no texto de Dora, resistiriam a uma análise de mais longo prazo onde PTB e UDN, desculpem, PT e PSDB fossem X e Y? Como ficariam Lula, PMDB, Sir Ney, FHC, Artur Virgulino e etc….

  97. Roberto São Paulo/SP disse:

    Creio que Presidente Lula está apenas ajudando os senadores do PT a dar uma resposta a sua base eleitoral pelo apoio dado a Sarney e ao PMDB neste momento da crise do Senado.
    Muitos deles irão er que enfrentar os eleitores nas próximas eleições.
    E o Presidente Lula tem a aprovação de quase 80% da população.

    É loucura imaginar que Presidente faça alguma coisa seu consultar a sua base partidária ou que a base partidária do PT faça alguma coisa sem consultar o Presidente Lula, ainda mais com mais de 80% de aprovação.

    O PT está sem alternativas se bandonar Sarney, entrega o comamndo senado para o PSDB e para DEM, o que não é vantagem nenhuma, muito pelo contrário.

  98. Rubens disse:

    “Seinfeld” foi uma das melhores séries de TV. Nela havia um personagem
    hilário, rei das abobrinhas, confuso, chamado Kramer. Mas, este sim, realmente cândido.

  99. Mário de Oliveira disse:

    Saiu no PHA,
    “O ZÉ SERRA REDUZIU O ICMS DE 25% pra 7% MAS PRA QUEM COMPRA IATES”.

    Il Capo do PSDB cria o “Bolsa-Famiglia”
    Depois de chamar o Bolsa-família de Bolsa-esmola O PSDB criou o “Bolsa-Iate”
    Grande abraço
    Mário de Oliveira

  100. Roberto São Paulo/SP disse:

    Lula diz a petistas que afastamento de Sarney amplia crise no Senado e no País
    Último Segundo do iG,atualizada às 13:30 03/07 – Severino Motta, repórter em Brasília
    ………………….Ainda no processo de apoio a Sarney, o PT espera recuperar parte do poder perdido na eleição da Mesa Diretora do Senado, quando o senador Tião Viana (PT-AC) foi derrotado. A proposta de reforma administrativa e da criação de uma Lei de Responsabilidade Administrativa e Fiscal faziam parte da plataforma de Tião.

    Eles ainda vão pressionar Sarney para que o colégio permanente de líderes seja criado e tenha funcionamento pleno. Assim, mesmo sem ter cargo de destaque na Mesa, o PT vai poder participar das decisões políticas da Casa.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/07/03/lula+diz+a+petistas+que+afastamento+de+sarney+amplia+crise+no+senado+e+no+pais+7086941.htm

  101. André Oliveira disse:

    Mas quem é essa Dora Kramer??

  102. Roberto São Paulo/SP disse:

    31/01/2009
    Lula sai do confronto do Congresso como derrotado
    Escrito por Josias de Souza às 20h09, BLOG Josias de Souza, 31/01/2009

    Não importa o resultado. Vença quem vencer, Lula sairá da guerra em que se converteu a troca de comando no Legislativo com o semblante da derrota.
    No presidencialismo à brasileira, tisnado pela hipertrofia do Executivo, é usual que o Planalto meta-se em disputas que deveriam ser exclusivas do Congresso……………………………….
    http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2009-01-25_2009-01-31.html

  103. Roberto São Paulo/SP disse:

    Desde que virou presidente, Lula mostra deferência a Sarney
    Maurício Savarese, Do UOL Notícias, Em São Paulo

    Poucas décadas depois de tê-lo chamado de “ladrão”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje tem o senador José Sarney (PMDB-AP) como um “amigo leal”, nas suas palavras. Sarney, hoje alvo de uma série de denúncias de irregularidades, consegue o que deseja do petista desde a campanha que o elegeu para o Palácio do Planalto em 2002. Visitas, indicações e demonstrações de apoio político não faltaram ao presidente do Senado, agora pressionado por denúncias de favorecimento a parentes e assessores e que corre risco de ser forçado a deixar o cargo…………….

    ………Nos últimos anos, Lula transformou Sarney em um dos seus principais conselheiros políticos. Indicou dois aliados do ex-presidente da República para o Ministério das Minas e Energia (Silas Rondeau, derrubado por denúncias de corrupção, e o atual, Edison Lobão), além de outros para autarquias e postos de segundo e terceiro escalões. A filha dele, Roseana, hoje governadora do Maranhão, tornou-se líder do governo no Congresso e candidata apoiada pelo petista nas eleições estaduais de 2006 apesar de ser membra do arquirrival DEM………………….

    http://noticias.uol.com.br/politica/2009/07/03/ult5773u1590.jhtm

  104. Roberto São Paulo/SP disse:

    24/01/2009
    Disputas na Câmara e Senado viram ensaio de 2010
    Escrito por Josias de Souza às 04h42, Blog do Josias de Souza, 24/01/2009

    …………..Em conversa com o ministro José Múcio, coordenador político de Lula, o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, resumiu o drama do tucanato.
    Guerra disse a Múcio que Tião faria mais pela recuperação da imagem do Senado do que Sarney. Mas indagou: “Quem vai ficar com a gente em 2010, o PMDB ou o PT?”

    Fechado com a candidatura presidencial de Serra, o também oposicionista DEM planeja despejar votos em Sarney. E empenha-se para arrastar o PSDB para a empreitada.
    Na última segunda (19), Serra recebeu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB).

    O presidenciável tucano derramou-se em elogios ao petista Tião Viana. Três dias antes, Serra conversara, pelo telefone, com o próprio Tião. Combinaram um encontro.

    Serra é desafeto de Sarney. Desentenderam-se em 2002, ano em que uma operação da PF transformara em pó a candidatura presidencial de Rosena Sarney.
    Pai da ex-presidenciável, Sarney enxergara as digitais de Serra na operação policial.
    A despeito das negativas, a relação entre os dois desandou.
    Na Câmara, Serra ajudou a empurrar o PSDB para dentro da campanha de Michel Temer, candidato do PMDB à presidência da Casa…………………..

    ………..Bornhausen ficou de conversar com FHC, presidente de honra do tucanato. Ficou de acionar também o prefeito ‘demo’ Gilberto Kassab, unha e cutícula com Serra.
    Tenta-se armar um cerco a Serra, para convencê-lo de que é melhor ter no Senado um Sarney aberto ao diálogo com a oposição do que um Tião incondicionalmente alinhado ao Planalto……………..

    http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2009-01-18_2009-01-24.html

  105. Golmir disse:

    Nassif, concordo em tudo contigo. Infelizmente, no momento atual, é preferivel apoiar um ex- Velha UDN (Sarney,…) do que a Nova UDN(PSDB, DEM,…). Basta lembrar o estrago que Carlos Lacerda junto com algumas Doras Kramer produziram na época.

  106. Essa senhora não merece a menor atenção! Aliás, quem é ela mesmo? Como não leio o PIG há anos, continuo sem saber quem é e nem faço questão de saber!

  107. Roberto São Paulo/SP disse:

    Lula joga a “bóia” e salva Sarney, por enquanto
    03/07/2009 – 19:01 – Reuters, divulgado pelo Último Segundo do iG.
    Edição Carmen Munari
    Tudo depende agora dos desdobramentos da crise e da fidelidade de aliados.

    “Se tiver que sair, ele sai. Não está apegado (ao cargo), mas não acho que isso vai acontecer”, disse à Reuters a filha e governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), antes mesmo do encontro do pai com o presidente da República.

    O PT transformou-se em bóia para José Sarney, jogada a pedido de Lula para salvar o aliado. Foi por intervenção do presidente que seu partido não abandonou o barco nos últimos dois dias.

    “Sem o PT, não dá”, afirma um auxiliar do peemedebista…………….

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/07/03/analise+lula+joga+a+boia+e+salva+sarney+por+enquanto+7111901.html

  108. Ivanisa disse:

    Orlando,
    “Enquanto isso, a banda do metalúRgico, apresenta um som mais colorido, matizado com muita diversidade criativa. Tudo bem que o refinamento europeu não esta habituado ao que chamam de ruídos.”
    Não sei porque a Inglaterra entrou no samba. Inglaterra não é mais a mesma. Não há ruídos, pelo contrário, há sirenes descontroladas e estridentes da polícia, dos serviços emergenciais de saúde e dos bombeiros. Nos shows de rock a moçada de 16 anos está lançando garrafas uns nos outros. Nas ruas, os policiais vivem atrás de jovens, com todo o carinho (ponto para a polícia londrina), que circulam pelo centro de Londres e bebem até cair nas esquinas dos pubs, do lado de fora, porque não podem fumar do lado de dentro. Grupos de meninas circulam aos gritos, atravessam ruas de maneira arriscada, caem nas calçadas e riem até não poder mais. De que Inglaterra está se falando? É claro que há os alemães, os irlandeses, os escoceses, os russos. Não comento o comportamento dos indianos, dos africanos e dos árabes, porque são os mais educados devido a anos de discriminação social. Porém é preciso tirar o chapéu para o permanente humor inglês. Isso eles não perdem para ninguém. Quanto à Dora… Nassif, foi bom ter colado o comentário do Jorge. O debate provoca a discussão das contradições do texto e dos comentários. Importante é sempre levar em conta os argumentos, mesmo que se tenha dúvidas sobre a origem do pensamento. Com isso fortalece-se a postura mais analítica e menos sanguínea.

  109. tonico disse:

    “Excelente Dora Kramer”(?).Excelente de quê?Presta atenção na foto dela..
    Excelente assessora do PSDB,acho que seria.

  110. Marco Antonio disse:

    Será que foram essas contradições de Dora quanto a ver pecados inexpurgáveis em desafetos e confiança absoluta nos aliados que levaram à idéia do roteiro do premiado ( e chato) ” Kramer X Kramer?”

  111. Ivanisa disse:

    Falando em análise, até mesmo em função do post da Irene, é bom que se diga que quando prevalece a lógica do mercado e não do Estado, as pessoas se tornam e se veem como mercadoria. E os jovens são os primeiros a apontar, a sinalizar em seu comportamento social. Não é possível fulanizar culpando Tony Blair e seus antecessores que privatizaram os serviços públicos ou Gorbachev que atendeu a demanda pela diversidade do capital, mas que a falta de Estado cria um anarquismo sem perspectiva de longo prazo, cria. O que resta é uma polícia mais humana ou menos. É preciso analisar sob a ótica do capital e seu efeito perverso sobre o tecido social. Isso me leva de volta ao Brasil que, diante de uma perspectiva histórica se ocupa com a lógica eleitoral. Ah, esse Brasil! Ah, esse povo brasileiro! Nosso povo merece governantes generosos, solidários, éticos, que não se apequenem diante de intereses privados. Nosso povo merece um Estado que redistribua a renda e a riqueza, que redistribua a terra e proteja a riqueza ambiental e que não se submeta acriticamente à lógica do mercado financeiro nem local nem internacional. E os nosso jovens precisam com urgência ter acesso ao ensino público em todos os níveis, ter acesso a uma educação que represente a nossa riqueza cultural. O Ministério da Educação tem sido escrupuloso em respeito à adesão voluntária de Estados e Municípios. Em outros tempos, o UNICEF reunia todos os governadores e agendava um pacto de compromisso. O UNICEF é uma agência, o governo federal foi eleito e tem a aprovação de 60 a 80% de brasileiros (mantenho a faixa, em virtude de polêmicas na leitura dos resultados das pesquisas). O governo federal tem autoridade suficiente para tornar a educação de nossas crianças e jovens uma agenda prioritária e fundamental.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório






Voltar ao topo