iG
iBest BrTurbo

Publicidade

Publicidade
07/05/2009 - 13:36

O terrorismo do PPS

Por anarquista

Meu sogro é caseiro e roceiro de um sítio nas proximidades de Poços de Caldas.Uma pessoa sem alfabetização.É crente do Jornal Nacional e do ”zum zum zum” de quem faz coro.

Pro meu desgosto a Master me comunica: Meu pai tirou o dinheirinho dele da poupança( 1 200 reais) com medo de perde-lo.

Fiquei louco da vida e tentei explicar que aquele deputado que criou essa fantasia,não passava de um aproveitador. A Master é ”Malandra” e concordou,mas acrescentou: Agora está feito.

Pensava eu, que meu sogro era o único que acreditou na leviendade de um deputado e que ainda teve repercussão imensa na “”imprensa”” que forma opiniões de leigos.

Mas agora leio em letras garrafais no Uol:

“”Poupadores elevam saques da caderneta a quase R$ 1 bi em abril””

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u561917.shtml

Então fico pensando: Pode um cara desses ficar impune? Pra ser contra o governo( como eu) precisa destruir credibilidades ou inventar coisas?

Raul Jungmann precisava ser tão irresponsável assim?

Da Folha Online

Poupadores elevam saques da caderneta a quase R$ 1 bi em abril

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

A saída de recursos da caderneta de poupança aumentou em abril. Segundo dados do Banco Central, os saques superaram os depósitos em R$ 941,55 milhões no mês passado.

Esse foi o segundo mês consecutivo de retirada de recursos da poupança –em março, o resultado ficou negativo em R$ 846,8 milhões. Foi também o pior resultado desde abril de 2008, quando a poupança registrou uma saída de R$ 1,85 bilhão.

Nos últimos 12 meses, a poupança só havia registrado fuga de recursos em outubro (R$ 284 milhões), janeiro (R$ 486 milhões). Nos outros meses, o resultado estava positivo.

Nesse ano, a poupança já registra uma saída de R$ 1,523 bilhão. No mesmo período do ano passado, o resultado estava positivo em R$ 1,8 bilhão.

Autor: luisnassif - Categoria(s): Eleições Tags: , ,

Ver todas as notas

99 comentários para “O terrorismo do PPS”

  1. Ricardo disse:

    Olá,
    Anarca, lamento pelo teu sogro. Agora, até que ponto o déficit da poupança noticiado deve ser creditado à propaganda do PPS? Nem faz muito tempo que também tivemos estes movimentos sem que houvessem rumores, distorcidos ou não. Será que o desemprego tem algo a ver com isso?
    [ ]´s

    Desemprego gera indenização que segura as pontas por algum tempo.

  2. Foi uma irresponsabilidade sem tamanho do PPS. E endossada por esse Jungmann – que espero tenha mais prejuízo do que vantagem nessa postura.
    E é curioso. Todas as atitudes do PT – não sou fliado – são eleitoreiras. E essa safadeza irresponsável do PPS? É o quê?

  3. Luiz Eduardo Brandão disse:

    Que o PPS e o Jungmann foram de uma irresponsabilidade total, para dizer o mínimo, ao soltarem essa mentira de um confisco à Collor, isso não se discute. Mas a lerdeza do gov. em se decidir sobre que medidas vai tomar para evitar a fuga do capital especulativo para a poupança, também contribui para alimentar essa insegurança dos poupadores. A queda da taxa de juros, até leigo entende isso, iria mais cedo ou mais tarde suscitar esse problema da caderneta de poupança. Será possível que a área econômica, sabedora desse fato, já não tem preparado há algum tempo estudos apontando alternativas para enfrentar esse problema? Haja hesitação!

  4. Geraldo Costa disse:

    Ola Nassif,

    Cadê o PT pra pedir a cassação do elemento do PPS por causar pânico na população e no sistema financeiro?
    Cadê o Ministro da Fazenda ou da Justiça pedindo processo contra o desavergonhado deputado?
    Tá na hora de colocar o “elemento” na parede!! Ou exigir que o PPS se retrate publicamente em rede nacional dizendo que errou! abs e vamos ver!

  5. Rutger Hauer disse:

    Sapatada nele!

  6. luzete disse:

    Não posso deixar de comentar.

    Anarquista: se vc viesse falando prô sogro a verdade mesmo, certamente ele já estaria prevenido e não teria caído nesta coisa canalha que a “oposição” (e isto é oposição? isto tem nome: é terrorismo moral, prá quem já perdeu a moral faz tempo) aprontou.

    mais um tiro no próprio pé. e é da mesma cepa daquilo que a folha praticou com a “ficha” montada contra a ministra dilma. lendo a dica do jorge furtado não se tem mais dúvida. ela foi montada e tudo indica que no andar de cima, como alguém apontou.

  7. andre disse:

    Entendo que foi uma atitude ardilosa e mau carter do Dep Raul Jungmana e do PPS, mas entendo também que os administradores da poupança e órgão de comunicação do Executivo deveriam ter agido de forma proativa e evitado, ou ao menos minorado os danos de tal ação politico-partidária. Ação primeiro e Reação em seguida, mas muitoe menos lamentação pós fato.
    Relembra ainda a “doença” da ministra… Vai aguardar o dano e tentar remediar depois?

  8. Contador disse:

    Eu já tirei o meu dinheiro da poupança.

  9. Ivan Moraes disse:

    “Pode um cara desses ficar impune?”: garantia judicial de impunidade eh garantida.

    Mesmo.

  10. Gilson disse:

    A grande maioria dos brasileiros é pobre, que tem na caderneta de poupança a única forma de proteger suas economias. Isso é cultura brasileira que vem do período inflacionário. Caderneta de poupança é algo sagrado, igual a família. Ninguém põe a mão ou fala contra impunemente.

    O problema é o dinheiro dos fundos que estão migrando para poupança? Então o problema não está na poupança e sim nos fundos. Ou não?
    Porque não fazer mudanças nos fundos? Sabe como é??? Bom é que…bom…acontece…

    Não. Não sei não. Mexer na poupança = Collor. Qualquer outra explicação é embromação. Fazer o que? o povo não acredita na palavra dos políticos.
    Que se faça mudança na remuneração dos fundos. É difícil? É. Problema de quem assumiu a responsabilidade de governar para o povo.

  11. fabio disse:

    Refresque minha memória. O Raul Jung… já tinha proferido suas asneiras em Março? Ou será que é mesmo uma tendência de retirada de poupança em tempos difíceis?

  12. fabio disse:

    Ou os incentivos de aumento de consumo pelo governo também ajudaram?

  13. basílio disse:

    1) – Março de 2009:
    Raul Jungmann não consegue suspender ação
    O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, negou liminar para o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) . O juiz aceitou Ação Civil Pública contra ele por improbidade administrativa.
    O processo é referente à época em que Jungmann foi ministro da Reforma Agrária.
    2) – Raul Jungmann (PPS-PE)
    Data de nascimento: 03/04/1952
    Bens declarados (em 2006): R$ 67.296,65
    Votos em 2006: 88.757 – 2,12% dos votos válidos
    Perfil
    Nascido em Recife (PE), é consultor de empresas e está no segundo mandato consecutivo na Câmara.
    Foi secretário de Planejamento do Governo em Recife (1990/1991), presidiu o Ibama (1995/1996) e o Incra (1996/1999). Foi ministro Extraordinário de Política Fundiária (1996/1999) e do Desenvolvimento Agrário (1999/2002) durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
    Foi filiado ao MDB, ao PPS e ao PMDB até 2003, quando retornou ao PPS.
    link: http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=19867
    3) – BENS DECLARADOS: R$ 67.296,65 !!!
    Alguém acredita nisso, num cara que foi secretário de governo, presidente do Ibama, do Incra, 2 vezes ministro e deputado federal, tem só esse patrimônio modesto?
    4) – Qual a credibilidade desse sujeito?

  14. Sandro Machado disse:

    Meus Deus, como este deputado, este partido que se diz socialista, e seu líder maior de nome Roberto, podem ser tão mesquinhos, baixos, pilantras, ao ponto de fazer uma coisa desta, pelo simples fato de ser anti – Lula e principalmente, anti – PT. Tenha dó. Como é que esta mídia leva sério esta gente? Lamentável, principalmente porque é o povo humilde que está tirando o seu suado dinheirinho da poupança, pode ter cetreza. Abraço.

  15. Andrea Cysneiros disse:

    Acho que o governo errou em não fazer um pronunciamento à nação exlpicando o absurdo das declarações infundadas do dep. Jungmann.

  16. Rafael disse:

    Totalmente condenável o comportamento do PPS. Só porque o governo utiliza a exaustão a demagogia e o populismo, não dá o direito a esse partido de fazer o mesmo. O feio é perder, comportamento recorrente do LUla e do PT, não pode ser regra padrão.

  17. JB Costa disse:

    Já cantei a pedra aqui: Judiciário neles! Se vivéssemos em priscas eras(é o novo!), a pena para essa dupla Jugmann/Freire seria arrancar tôco de jurema com a mão aqui no nosso sertão dos Inhamuns.
    Com uma semana essa gente contaria até um milhão antes de vomitar suas mentiras em rede de TV para enganar o povo.

  18. Juliano Guilherme disse:

    Pois é Anarquista, saia dessas más companias e junta-se aos bons. Agora o idiota do Jungmann acha que o dano que causou ao governo, compensa o que causará à credibilidade do próprio partido. Sim, porque depois que as pessoas verem que o governo não confiscou poupança nenhum, o que ele acha que vai acontecer? Alguém vai acreditar em qualquer coisa que o alguém do partido falar?

  19. Aldo Cardoso disse:

    Por que não uma pesquisa junto a esses poupadores pra saber as causas que os levaram a sacar suas economias? Depois, constatado que esse falso alarme do PPS foi o causador das retiradas, então seria o caso do Ministério Público ou Procuradoria da Fazenda Nacional, TSE, Governo etc. propor a ação legal que o caso requer contra esses anti-pátria, porém, antes disso, o que o próprio Governo fez até agora para neutralizar o mal provocado por esses suínos no caráter?

  20. Orides disse:

    Precisar, é claro que não precisava!

    Mas o PPS e seus componentes não conseguem: há um bom tempo que eles não tem responsabilidade alguma!.

    Mas essa é uma bomba de efeito contrário. Nas eleiições a gente dá o troco, inclusive digulgando o máximo entre os prejudicados.

  21. Edmilson Fidelis disse:

    Mas não é isto que eles queriam?

    Se o governo (Lula) não explica é porque vai fazer o que insinuaram.

    Se o governo (Lula) explica e desmente é porque está querendo esconder alguma coisa com o desmentido.

    Para se acusar não é preciso provas, para se defender são necessárias milhares.

    Esta é a lógica.

    E prejuizo?

    Bem. Às favas o prejuizo. Não é meu!

    Isto é o complemennto da lógica deles.

    E como disse um deputado:

    “- Estou me lixando para a opinião pública.”

    “- Voces batem, mas a gente se reelege.”

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=3&id={BA71820C-4E02-4A17-BE77-B2C6152946DB}

  22. Luiz Pereira disse:

    Nassif,

    O título do post está errado. O terrorismo não é do PPS apenas, é do PPS, do PSDB e do DEM. Tem muita gente falando do PPS, mas uma coisa precisa ficar muito clara: o PPS não age sozinho, é apenas um mero capacho do PSDB e do DEM. DUVIDO, repito, DUVIDO que o PPS tenha feito aquele programa sem consultar o PSDB e o DEM e sem contar com a concordância deles. Nesta trinca de “ouro”, o PPS é o responsável pelo traballho sujo, em troca de algumas migalhas.

    Como disse antes, duvido que os caciques de PSDB e DEM não tenham tomado conhecimento prévio de tudo. É mais uma prova da face “estadista” de FHC e seu grupo de “patriotas” que fazem tudo pelo bem do país.

  23. Francisco Ornellas disse:

    Vamos espalhar a história?

  24. mclane disse:

    07/05/2009 – 14:18 Enviado por: Gilson

    ‘Mexer na poupança = Collor. Qualquer outra explicação é embromação. Fazer o que? o povo não acredita na palavra dos políticos.’

    Perfeito. Com um precedente desses, quem vai se deixar enganar mais uma vez?

    Deixo uma pergunta: o alerta irresponsável de Jungmann seria o causador direto dessa fuga da poupança? Ainda: o mesmo alerta serviu ou não para o governo rever sua proposta de mudança?

  25. Chico Pedro disse:

    Que patife!

  26. Jandilson disse:

    O próprio governo também contribui uma vez que seus representantes ficam fazendo comentários sobre mudança sendo que ainda está em estudos…

  27. Diléo Galon disse:

    Anarca!
    O PPS virou refúgio dos ex-PFL e que desdenham da ética e da moralidade.
    Veja o que o presidente da câmara de Joinville(a maior cidade de SC), vereador Sandro Silva, apronta:
    http://gazetadejoinville.blogspot.com/2009/05/juarez-e-sandro-silva-sao-campeoes-no.html

  28. Wandhklêysson disse:

    È bom ou ruim?

    Se o sujeito tirou o dinheiro da poupança e colocou no colchão é muito ruim, mas se comprou uma geladeira ou um colchão novo é ótimo na conjuntura econômica atual. E o que falta na poupança pode ser compensado pelos saques dos fundos de renda fixa que ocorrem com a queda nos juros SELIC.

    Viajei? Quem tiver acesso a dados econométricos pode validar ou rejeitar a minha “tese”.

    Só sei que Lula é um sujeito de sorte, é o nosso Forrest Gump, ajudado até pela oposição que tenta ocupar o lugar deixado vago pelo PT>

  29. Tio Almir da Bahia disse:

    Se fosse eu, eu mexeria sim na poupança: daria 10% a mais na taxa para os pequenos e sobretaxaria em 10% os rentistas…

  30. Carlos disse:

    Nassif

    Seria interessante saber o perfil dessas retiradas da poupança. Que poupadores, de que faixas, pertencem os que fizeram as retiradas. Somente assim teremos melhores condições de análise.

  31. Daniel disse:

    Nassif, no final ele até acabou ajudando a economia porque muitos que tiraram o dinheiro devem estar gastando em bens de consumo. O tiro pode ter saído pela “culatra”, do Jungmann…rsrsrs

  32. Daniel Campos disse:

    Algumas perguntas pertinentes:

    1) Alguém saberia dizer quanto que o Brasil têm investido em cadernetas de poupança?

    2) O que jungmann ganha com isso? Mais uma tentativa de “sabotar o Brasil para se apresentar como salvador de pátria” ou pura estupidez?

    3) O que se faz quando se precisa de justiça mas a justiça do país simplesmente não funciona?

  33. Marcelo de Matos disse:

    O PT, ao que tudo indica, já pediu a suspensão da indigitada propaganda na televisão e no rádio. Caberia ao TSE ter a mesma celeridade que mostrou quando respondeu à consulta do DEM sobre fidelidade partidária, suspendendo-a de pronto. Já me manifestei aqui no blog sobre essa propaganda. Não sei se é admitido repetir: “O deputado federal Raul Jungmann, do PPS, aparece em um anúncio eleitoral do partido dizendo que Lula mexerá na poupança como o fez Collor. Os mais novos não sabem o que ocorreu naquela época. Havia excesso de liquidez no mercado e uma medida de choque era inevitável. Collor trabalhou em sigilo sua idéia de confiscar a poupança. Até especialistas em finanças, como Paulo Henrique Amorim e Joelmir Betting, então comentaristas da Globo, foram pegos de surpresa. Collor submeteu o plano à apreciação de seu guru Mário Henrique Simonsen. Para não perder a viagem, pediu-lhe que sugerisse um nome para o ministério da fazenda. Simonsen sugeriu dois: Pérsio Arida e Daniel Dantas, segundo ele, dois garotos prodígio. Nenhum deles aceitou a missão. Coube a Zélia Cardoso de Mello a macheza que faltou aos dois. Eu perdi dinheiro na época. Vendi um terreno na Vila Andrade, próximo ao Morumbi, e comprei um Voyage. O restante dava para comprar outro Voyage e sobraria dinheiro, mas, ficou preso na poupança. Quando retirei, deu para comprar um vídeo cassete Sharp. Não condeno Collor pelo que fez. Pelo contrário, só posso enaltecer sua coragem. A irresponsabilidade de governos anteriores levaria o país à bancarrota. A situação da economia atual, porém, nada tem a ver com a daquela época. O anúncio que está sendo feito por Jungman na TV é uma fraude. Termina dizendo que o PPS é um partido decente. Pode até ser, mas, o anúncio é indecente. Cabe à Justiça Eleitoral tirá-lo do ar o quanto antes”.

  34. DKRC disse:

    Nassif,

    Henrique Meirelles sobre os problemas que os juros baixos podem trazer:

    “O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje que o Brasil já enfrenta os “problemas” causados pela queda recente dos juros, por ser uma sociedade acostumada a viver com taxas em níveis altos. ”
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u561435.shtml

    Só gostaria de saber que sociedade é essa a qual ele se refere…

  35. nira disse:

    Olha, eu acredito que, qualquer que seja a alteração a ser feita pelo governo, ainda haverá a possibilidade de alguém do PPS dizer que a medida seria pior se não houvesse o alerta do partido. É o que dá o pessoal do ministério da fazenda desandar a falar sobre o que não está definido. Agora, por exemplo, há a indefinição sobre o que seria o tal “pequeno poupador”. E tome especulação.
    Abs

  36. Cesar T disse:

    Vamos analisar sob outro prisma:

    Uma jogada genial do governo em conluio com o PPS para incrementar a economia, pois esse dinheiro vai direto para o consumo (troca de eletrodomésticos ou pequenas reformas) e não para comprar doletas e enviar ao exterior como era feito antigamente.

  37. Fabricio Vasselai disse:

    A despeito de não se gostar da campanha manipulatória do PPS sobre as tais mudanças na poupança, não sei se é possível imputar a ela essa movimentação de retirada de R$ 1 bilhão. Pode ser um movimento mais ligado à crise em si, já que segundo o jornal Valor Econômico, é o terceiro mês no ano em que os saques superam os depósitos:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/05/07/poupanca+tem+resgate+liquido+de+recursos+em+abril+5989927.html

  38. m.m disse:

    Esse “terrorismo verbal” do PPS não caracteriza crime contra o Sistema Financeiro Nacional? Quem diria que o outrora glorioso, Partidão cheio dos melhores quadros da esquerda brasileira fosse se converter em partido de aluguel. Prestes deve se remoer no túmulo. E a “puritana” e “ética” Soninha? Quer eleger o candidato que está “governando “e não fazendo campanha. A massacrante propaganda do governo estadual na mídia é o grande exemplo do candidato que está “governando’!

  39. Nilson Damole disse:

    Anarquista,

    É irresponsabilidade do PPS? Sim. Mas quem deixou um responsável falar primeiro foi o Governo.

    Entendo sua posição e concordo que alarma social é crime.
    Mas lembre-se que bom senso e inteligência mostra quem tem.

    Essa coisas só acontecem onde não há planejamento. Ou será uma surpresa a queda dos juros?
    Qualquer curso de Comunicação que se prese mostra que há canais formais e informais de comunicação. E onde o formal não vai o informal toma conta.

    Com a palavra o Presidente Lula.

  40. Nanaco disse:

    Jungmann nem merece assunto.

    Acho que muito desses resgates podem ter a ver com desemprego / oportunidades de compra (como as do IPI, p.ex.). Suponho.

    E PPS lá movimenta alguma coisa? De todos, este é o partido que menos faz sentido. Completamente esquizofrênico.

Voltar ao topo