NET Promete TV Digital 3D Ainda em 2010 | LiGado em Série, com Bruno Carvalho
iG

Publicidade

Publicidade
16/02/2010 - 00:01

NET Promete TV Digital 3D Ainda em 2010

Compartilhe: Twitter

comment1270O padrão HDTV mal foi definido no Brasil, especialmente nas TVs por assinatura que possuem poucas opções de canais e preços exorbitantes, e já se fala no lançamento da nova tecnologia de transmissão HDTV 3D. Quem promete é a NET em parceria com a Rede Globo, que diz que irá trazer a novidade para o país até o final deste ano. O sistema sequer foi oficialmente lançado lá fora e ainda existem pouquíssimos aparelhos de TVs compatíveis – sim, será necessário ter um novo equipamento. O 3D se popularizou rapidamente nos cinemas graças a grandes sucessos de bilheteria como o de Avatar e a própria NET prevê um investimento de R$ 200 milhões para entrar neste “filão”. Por enquanto apenas dois canais nos EUA anunciaram as transmissões em 3D: o Discovery Channel e o ESPN, este, inclusive, irá transmitir a Copa do Mundo já neste formato. Durante os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro a Globo realizou testes que envolveram a captação de imagens com câmeras especiais, além de um severo trabalho de pré-produção. Para visualizar o efeito, o assinante terá que possuir os óculos especiais que deverão acompanhar os novos aparelhos. Por enquanto preços das TVs ou do serviço ainda não estão disponíveis.

Testemunha Ocular

comment1274A leitora do LiGado em Série e estudante de medicina Taynara Barreto esteve na primeira exibição-teste da TV digital 3D no Hotel Fasano no Rio de Janeiro e relatou pra nós em primeira mão que “apesar de ser bastante experimental, a nova tecnologia é incrível“. Ela ficou maravilhada pela qualidade e pelos detalhes que o 3D proporcionou nos desfiles. Sobre os óculos, ela contou que eles não a incomodaram nem um pouco e que são “bem estilosos“. Questionamos se ela vislumbraria assistir TV em 3D 24 horas por dia e ela disse que apesar de não ser cansativo, preferiria assistir apenas os principais eventos neste formato, além de filmes e séries: “não consigo ainda imaginar a programação inteira em 3D como, por exemplo, um telejornal“, completou. A NET ainda não divulgou quando o sistema batizado de “NET HD 3D” estará disponível para todo o país.

Com informações de Daniel Castro e Assessoria NET. Foto por Taynara Barreto (Margareth Barreto e Karen Martins na imagem).

Autor: Bruno Carvalho - Categoria(s): Canais Tags: , , , ,

Ver todas as notas

18 comentários para “NET Promete TV Digital 3D Ainda em 2010”

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by bcarvalho: Agora no Blog – NET Promete TV Digital 3D Ainda em 2010 http://bit.ly/9R71SG...

  2. Alex Santos disse:

    Tenho uma dúvida quanto a esses óculos 3D. E quem já usa óculos pra miupia, por exemplo? como faz? Bota um por cima do outro? eheeheh

  3. JM disse:

    é um negócio beem experimental mesmo, e existem precauções a serem tomadas e ponderações a serem feitas, não é só sair colocando óculos escuro na cara de todo mundo. não acho que vai chegar a ser algo popular entre a massa tão cedo, acho que vai ser uma coisa mais elitista, como a TV por assinatura ainda é até hoje.

  4. Roberta B. Araujo disse:

    Olha, eu li um artigo no blog da SuperInteressante chamado “A farsa da TV 3d” que diz que na verdade não seria necessário uma tv nova. Se os fabricantes quisessem bastaria uma espécie de adaptador, um chip, ligado ao player de blu-ray 3d.

    Quem tivesse um PS3, por exemplo, poderia comprar só o adaptador e os óculos. Segundo o site o tal do chip custa 10 dólares e os óculos custam um pouco mais, mas a tv será (no início) uns 2000 dólares mais cara.

    Eu não entendo nada disso, mas o artigo me pareceu bastante convicente!

    • Rodrigo Pill disse:

      É quase isso, tem uma explicação mais óbvia pro 3D, mas ninguém quer deixar de lucrar com a tecnologia, né? Conversei com alguns engenheiros de sistema da NET em uma linguagem técnica e consegui captar muito bem o que é uma televisão 3D. Não vou ficar aqui tentando especular para surgirem mais especulações, mas é mais simples e mais idiota do que todos imaginam. Creio que um conversor irá demorar muito para ser lançado. Acho que eles vão querer lucrar muito, antes disso acontecer.

    • Rodrigo Pill disse:

      Quem vai lucrar serão as fabricantes de TV, só para deixar bem esclarecido.

  5. Jonas Moraes disse:

    Já fiz algumas pesquisas sobre o assunto, e já vou adiantando que para usufruir de todos recursos 3D é necessário sim de uma TV com tal tecnologia. E de fato ainda é algo novo, mas é bom esquecer a história de óculos, pois a Sony já tem planos (e as concorrentes também) para colocar no mercado em 2011 (em algumas hipóteses final de 2010) TV com recursos 3D sem o uso de óculos. Óculos vai ser coisa do passado, é praticamente algo que nasce morto. Aliás, imagina uma casa cheia de visitas, como arranjar óculos para todos?

    • Jonas, por enquanto as TVs já disponíveis no mercado (excluindo os protótipos ainda não comercializados) necessitam sim do óculos.

    • Rodrigo Pill disse:

      Eu estive no evento da NET também, mas resolvi comentar para adicionar ao ao assunto. Existem sim televisores que não precisam de óculos, são os chamados “barreira de paralaxe”.

    • Rodrigo Pill disse:

      Bruno, devido a sua atualização tive que adicionar alguns detalhes. Nenhuma televisão 3D está oficialmente sendo vendida, ou seja, não estão no mercado ainda. As TVs na maioria das vezes são oferecidas pelas fabricantes ou até mesmo pelas detentoras da patente, quando a empresa vende o “produto/tecnologia” 3D, ela oferece alguns televisores para testes. Por enquanto os televisores já estão sendo fabricados, mas em curta escala. A sensação do momento é o 3D polarizado, vide os filmes 3D (Avatar), onde os cinemas estão adotando tal tecnologia, não desmerecendo a tecnologia da “barreira de paralaxe”, que também está no mesmo nível do 3D polarizado, só que é uma questão de adaptação. A melhor tecnologia para as residências prevalecerá a que dará mais benefícios, foi a mesma disputa do HD DVD e do Blu-ray há pouco tempo, onde o Blu-ray venceu pelo que ele oferece.

  6. Ale Rocha disse:

    É verdade. Na Campus Party de 2009, a Philips demonstrou uma TV que exibia imagens 3D sem a necessidade de óculos.

  7. Maurilio disse:

    A NET devia se preocupar em terminar o processo HD no Brasil inteiro…minha cidade, Franca (300.000 habitantes), sequer tem o sinal digital…ainda estamos naquele primeiro plano analogico…guia de programação, compra de pay-per-view pelo controle remoto, nem isso tem aqui ainda.

  8. Jonas Moraes disse:

    É verdade Bruno, mas por isso que talvez seja melhor não bancar o entusiasta e esperar a tecnologia amadurecer. Pois em breve os óculos que estarão sendo comercializados serão defasados.

  9. Jeff disse:

    A Net não tem nenhum canal novo faz tanto tempo; fico pensando como eles acham que vão dar conta de uma tecnologia qie ainda nem amadureceu, como já foi dito aqui.

  10. Gustavo disse:

    Gente a net não tem uma otima qualidade de full Hd e pensa em 3D????? rsrsrsrs

  11. waleska alves da silva disse:

    gostaria de saber se canais como disney channek, disney xd, nicklodian passam em 3d

  12. LiGado em Série, com Bruno Carvalho – o blog de séries e TV do iG! » NET Promete TV Digital 3D Ainda em 2010

  13. htypwOPF disse:

    [url=http://www.2LPK9Y273BI78C0sj9UJll.com/]htypwOPF[/url]
    htypwOPF
    htypwOPF http://www.2LPK9Y273BI78C0sj9UJll.com/

  14. LiGado em Série, com Bruno Carvalho – o blog de séries e TV do iG! » NET Promete TV Digital 3D Ainda em 2010

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo