Tribuna Livre
A proposta é manter livre e aceso o debate da economia, como no cotidiano do blog. É com vocês…
Autor: José Paulo Kupfer - Categoria(s): Blog Tags:A proposta é manter livre e aceso o debate da economia, como no cotidiano do blog. É com vocês…
Autor: José Paulo Kupfer - Categoria(s): Blog Tags:Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Prezado Kupfer
Sendo correntista do BB, e portanto utilizando cartões para a movimentação da minha conta (salário!) , venho me deparado com um protocolo do BB que não me parece ser seguro como projetado : Você sabe que não existem meias-senhas -ou são senhas completas ou não.Entretanto as senhas completas , são formadas de um código alfa ( 06 letras fornecidas “aleatóriamente pelo Banco) e um código numérico(também formado de seis números ,agora escolhidos pelo correntista).Eis que para os cartões com “CHIP”, a movimentação da conta só se faz com o código alfa das 06 letras!-uma temeridade em minha opinião, já que para utilizar os cartões sem Chip na movimentação da conta, faz-se necessário todo o protocolo da senha completa alfa-numérica (6 letras adicionadas dos 6 números), e portanto parecendo ser mais seguro ao correntista.Penso que uma das coisas mais sagradas em um Estado de Direito é o completo direito dos cidadãos em terem totalmente assegurado o devido sigilo bancário de suas movimentações financeiras ,somente quebrado via autorização judiciária.E a senha completa me parece ser um importante passo na manutenção deste Direito Individual Pétreo Constitucional.
JPK boas ferias, aproveite bastante para descansar, arejar a cabeça, para voltar com muitas ideias.
Gostaria de aproveitar o blog e discutir com meus colegas, pontos que acho importante, visto que o processo eleitoral ta chegando e esta mais do que na hora de começarmos a discutir ideias para levarmos o Brasil de vez em direção ao desenvolvimento.
Para acender o debate, gostaria de perguntar aos defensores INCONDICIONAIS do presidente Lula (prestem atenção na palavra incondicional), pois faz toda diferença. Os motivos que os fazem defenderem e apoiarem TANTO a atual gestão.
Fiz alguns levantamentos do que aconteceu na economia mundial de 1994 ate 2008 (considerei 1994, simplesmente pelo fato de ter sido governado por dois partidos diferentes e não ter polemica) e a partir dai gostaria que começasse a nossa discussão:
1) Neste período o MUNDO cresceu 2,3 vezes, (o PIB mundial era U$ 26 tri e passou para U$ 60 tri.)
2) O Brasil cresceu 2,9 vezes
3) A China cresceu 8 vezes
4) A Russia e India (juntas) cresceram 4 vezes, ou seja, daqui ha pouco o BRIC vai ser só RIC, visto que somos os piores.
5) O USA cresceu 2 vezes.
6) A Europa (na verdade o grupo formado pela Alemanha, França, Inglaterra, Italia e Espanha) cresceu 2,1 vezes.
7) O JAPAO, desnecessario citar, andou de lado.
Tivemos neste período um crescimento razoável, mas muito mais impulsionado pelo crescimento mundial do que talvez por méritos próprios. Se o mundo não tivesse crescido 2,3 vezes, qual teria sido o nosso crescimento…… Resposta dificil, mas acho que todos concordam, que menor do que os 2,9 vezes que tivemos.
Então depois de ouvir as respostas dos meus colegas, gostaria de propor se não é hora de começarmos a discutir as IDEIAS para sairmos deste ritmo e CRESCERMOS num ritmo mais acelerado, cobrando estas ideias dos nossos candidatos, independente de quem seja.
Antes de terminar, quero deixar claro, que não tenho nada contra o presidente Lula, nem contra o PT, nem sou aliado do PSDB. Reconheço muita virtude na atual administração, como a distribuição, embora modesta de renda e a politica externa, mas estes pontos, não me fazem ser fa incondicional de partido algum, até porque ainda temos um longo caminho pela frente que precisa ser discutido e trabalhado.
Caro Alberto,
Não sou fã incondicional do Lula ou do PT.
Há uma diferença aí no crescimento levando em conta o intervalo de tempo citado por você (94-08). Vamos dizer que até determinada época o país praticamente andou de lado, o salário mínimo foi o menor da nossa história e a nossa dívida interna alcançou patamar de “nunca na história desse paiz”.
Vendemos a CVRD, o Loyd brasileiro faliu, quebramos nossa indústria naval, quase zeramos a nossa frota movida a combustível alternativo, tivemos uma política de sucateamento da Petrobras (venda de ativos, P-36, vazamento na baia de Guanabara, vazamento em refinaría no sul do país), redução dos quadros do funcionalismo (de forma absurda, para eles pouco importava se o contribuinte era atendido ou não). Nessa época alguns grupos prosperaram. Principalmente aqueles que eram amigos do Rei. Você pode lembrar que foi aprovada a reeleição mas qual reforma realmente importante, como a tributária que teria evitado o crescimento da dívida pública como foi observado, foi implementada? Eu chamaria esse período brasileiro de período TEFLON brasileiro (aquele em que nada pega).
O segundo período é de revolução. É um ponto de inflexão onde vamos escolher entre romper com os mandatários da ditadura ou escolher uma visão de país, não de feudo . Brigar contra os interesses desse pessoal não é tarefa simples, não vai ser alcançada em período de tempo curto. Mas, sinceramente acredito, que todo esse borbulhar de denúncias, escândalos, intrigas e rompimento da mídia é o sinal de que o antigo equilíbrio está se rompendo.
Vamos torcer para que a nova realidade nos brinde com mais igualdade e democracia e que para aqueles que usam a política para atenderem a seus anseios privados passem a fazer parte, cada vez mais, do nosso passado.
Amém.
Caro Marcelo,
Acho que isto que eh importante, comecamos a discutir as ideias, sem fanatismos politicos.
Concordo com seu ponto de vista, quando fala que o periodo de 1994-2008 teve um periodo que andamos de lado. So procurei pegar um periodo “neutro”, ou seja, que englobasse ambas as gestoes para nao polemizar. Mas o mais importante disto, eh relatar que nosso crescimento ta muito proximo do crescimento mundial, talvez com excessao 2007-2008.
Ja nao concordo com vc, quando diz da industria naval. Nao foi sucateada na gestao anterior, visto que ja estava sucateada ha muito tempo, agora a gestao anterior nao fez nada para consertar eh verdade e isto eh um dos pontos favoraveis da atual gestao, como outros pontos tambem.
Ja a CVRD, este vai ser um ponto que nunca chegaremos a um consenso, pois a “VALE” que conhecemos hoje, ja nao eh mais a mesma de antes. A empresa teve um crescimento gigantesco nas maos da iniciativa privada, emprega muito mais gente e eh uma das poucas empresas nacionais, compradora de empresas no mercado internacional. Nunca saberemos como ela estaria hoje, nas maos do governo, brigando na consolidacao do mercado minerador mundial.
Mas me parece tambem dificil fugir do debate, a estabilidade alcancada pelo pais, onde viramos uma opcao bastante interessante de investimento estrangeiro, que na verdade eh o que tem nos propiciado o crescimento.
Privatizacao de telefonia, mesmo com todos os defeitos, que precisam ser consertados, como esquecer do pessimo servico que tinhamos antes.
Como tambem eh inegavel os avancos da Lei de responsabilidade fiscal, que acabou com a farra da gastanca publica. Lembra-se como era complicado vender qualquer produto para orgao publico. Todos fornecedores colocavam o preco la em cima, pois sabiam que iam demorar para receber.
E a privatizacao dos bancos estaduais, que serviam de mecanismo de gastanca de seus governadores.
Agora nao quero levar isto para um debate politico PT X PSDB. Reconheco varios pontos positivos da atual gestao, como principalmente sua politica internacional, onde o presidente Lula vende a imagem do Brasil no exterior como nenhum outro presidente da historia.
Do jeito que as coisas estão, é bem capaz do nosso Kupfer sair e voltar de férias, encontrando o mesmo cenário…. A la Lampeduza…tudo mudando pra continuar exatamente como é!
Pensar apenas em crescimento do PIB e’ falta de inteligencia. A outros fatores importantes de se observar que diz muito mais que o crescimento do PIB. Um dado relevente e’ a diminuicao da desigualdade.
O EUA e a europa talvez nao tenha mais que crescer. Sua populacao ja tem bem estar suficiente!!! Para que crescer mais se o planeta ja nao alguenta mais tanto desenvolvimento!!Quando se chega em um certo patamar a outras coisas mais importante do que crescimento do PIB. Reclamam que o Japao anda de lado a 2 decadas. Mas sera que o japao precise crescer mais? Paises precisam se preparar para alcancar um grau de desemvolvimento e depois estacionar. E e’ o que o Canada esta fazendo.O canada tem planos para parar de crecer apartir do ano 2020. E o pais esta se preparando para quando chegar este momento.
A diminuicao da desigualdade, por exemplo, e’ mais importante que crescimento do PIB.
Alberto
Comungo mais ou menos das mesmas idéias do Marcelo. Acrescentaria uma coisa que o atual governo está trazendo à população pobre: esperança. Como também sou pobre (não paupérrimo, digamos) sinto bem isso, juntamente com muitos colegas meus.
Felizmente (paradoxamente) ainda falta muito coisa a fazer. Assim, ninguém para, todos continuam a trabalhar, a buscar saídas, a se desenvolver.
—————-
Finalizando, um trecho de um comentário do Lula:
{De acordo com Lula, quando a continuidade da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não foi aprovada pelo Congresso, o governo perdeu R$ 40 bilhões que usaria na saúde. “Mas não vi ninguém reduzir do preço (a alíquota de) 0,38% da CPMF” disse Lula. }
É por aí…
Luiz parabens pelas suas observacoes, acho uma visao muita moderna do mundo. Concordo plenamente com a ideia de parar de crescer, depois de um certo nivel de desenvolvimento alcancado, por exemplo: Canada, Suecia, etc…
Mas infelizmente, o nosso pais esta longe, mas muito longe deste patamar. Acho importantissimo crescermos e muito, mas com distribuicao de renda e valorizacao do TRABALHO. Quando comecei este bate-papo mencionando o crescimento do pais, acho que de forma nenhuma pode ser tratado como coisa secundaria, dando mais importancia a distribuicao de renda. As DUAS coisas tem que ser analisadas juntas, senao vira aquela estoria de preferir perder um braco ou uma perna, ou seja, vamos sempre optar pelo menos pior.
Nao queria tornar esta oportunidade de debate num tema politico, com preferencias por este ou aquele partido. Mas te confesso que apoio incondicional a atual gestao me incomoda um pouco, pois ainda temos muito o que caminhar e parece que foi tudo perfeito e nada de errado aconteceu.
Que tal comecarmos a discussao por ai. O que ficou faltando, quais sao os projetos que o pais precisa para crescer e se modernizar?
Vamos discutir infra-estrutura, educacao (pontos fracos das ultimas gestoes) e uma serie de assuntos para levarmos adiante, aproveitando o momento politico e sabermos o que cobrar das pessoas, ANTES de assumirem suas cadeiras.
Alberto
Principalmente, educação. Só que o problema principal é dinheiro. Assim, passa por um ponto bem importante que é o quanto o governo tem de despender de juros para rolar a dívida.
Acredito que se aumentando – mas aumentando, mesmo – os salários dos professores já se equacionaria uns 90% do problema. Em contrapartida se exigiria dos mesmos, ao menos, que fizessem curso superior. Daria, digamos, uns 5 anos de tolerância para adequação de cada um. Não creio que seria difícil – pagar-se-ia, digamos, 2.000,00 a quem não fosse – ainda – graduado; 3.000,0 aos graduados, 4.000,00 aos mestres, 5.000,00 aos doutores (os valores são só exemplificações).
Seria tarefa para estadistas, haja visto que seu retorno só viria daqui a uns 20 anos, suponho.
Outro ponto que resultaria da diminuição do que se paga de juros, seria aumentar o nível de emprego. Simples: as estradas estão esburacadas? Contrate-se os que estão desempregados para consertá-las. Contrate-se pessoas para construir presídios. Melhore-se o judiciário. É simples de resolver, só é trabalhoso e requer tempo, requer pessoas que pensem no país, não na próxima eleição.
Mudando um pouco o assunto, é impressionante como certos caras são tolerantes com certas coisas. Um post bonzinho para um crime tão hediondo!!!
http://www.deuslovult.org/2009/06/23/pedofilia-e-hipocrisia/#comment-11220
Caro Argo
Concordo com vc, educacao seria grandes partes dos nossos problemas. So nao concordo que o problema eh falta de dinheiro, nem que o problema sejam juros elevados.
Primeiro ponto com relacao a educacao eh o seguinte: tenho 43 anos e estudei em escola publica todo meu ensino basico e fundamental (antigo primario e ginasio), com educacao de primeira, melhor do que muitas escolas particulares de hoje. Naquela epoca que eramos muito mais pobres conseguiamos dar uma educacao de qualidade e hoje nao conseguimos. A pergunta eh, a questao eh so dinheiro, competencia ou ambos?
Quando o governo quis, arranjou bilhoes para o programa “bolsa familia”, porque nao faz o mesmo com a educacao???????? Porque a educacao eh sempre relevada neste pais?
Vamos falar de infra-estrutura. Na epoca dos militares, construiu-se uma infinidade de obras, que hoje estamos usufruindo e naquela epoca tambem nao tinhamos dinheiro. Qual foi o grande projeto de infra-estrutura dos ultimos governos?????
Sao por estas questoes, que nao passo um cheque em branco para esta administracao nem para nenhuma outra administracao que este pais teve. Nunca ouvirao de mim, que esta administracao eh excelente, otima ou boa. Apenas uma administracao que teve muitos meritos, mas relegou muitas coisas importantes para o pais. E la se foram mais 8 anos…..
Alberto
Tenho 53 e, mais do que voce, talvez, sou do tempo em que escola boa era escola pública. Nas particulares o lema era PPP (Papai Pagou, Passou). Não cheguei a concluir o curso superior, mas meus irmãos o fizeram, sem cursinho, sem nada, só com o que aprenderam no segundo grau (científico, na época).
Só que, hoje em dia, está existindo uma cobrança muito grande de consumismo, muito mais que na minha época. Então, é-se impossível fazer com que só a vocação resolva – como na minha época, onde muitos professores meus tinham outros empregos (o de matemática era engenheiro, o de ciências, médico, e por aí vai) e corriam como loucos para conseguir não chegar atrasados às aulas.
Tudo hoje é o deus-dinheiro, o deus-mercado, o deus-consumo, portanto, tem que se começar é do dinheiro mesmo – feliz ou infelizmente fica ao critério de cada um.
OK, ja que educação ta dificil, vamos tentar debater, infra-estrutura, que acho um ponto fraco do nosso país e que precisamos investir pesadamente agora.
Quais foram as obras realizadas nos ultimos governos e quais sao as nossas prioridades. Como fazer para alcança-las…..
Para o Marcelo, fiz um levantamento do crescimento, considerando então o periodo de 2006/2008:
1) O PIB do MUNDO cresceu 26%, reduzido pelo crescimento baixo dos EUA (8%) e Japão (13%) que juntos representam 1/3 da riqueza mundial.
2) O BRASIL cresceu 47%
3) A CHINA cresceu 67%
4) A EUROPA cresceu 45% (aqui considerei apenas Alemanha, França, Inglaterra, Italia e Espanha). Economias maduras como vc citou, com praticamente o mesmo desempenho nosso.
5) A Russia e India cresceram 55%
Como vc ve, se considerar um periodo menor, também não estamos muito fora da curva. Julgo importante discutirmos tais questões para separarmos o joio do trigo, ou seja, o que foi mérito nosso e o que foi carona no crescimento mundial.
Foi comentado também sobre a CVRD, não tenho os dados da empresa, mas vou tentar fazer um levantamento das informações e comparar a empresa antes e depois de ser vendida.
Tenho um levantamento da EMBRAER, os dados não são precisos, pois arredondo todos, mas são bem próximos da realidade:
1) Numero de empregados, chegou a ter 12 mil, na epoca que foi vendida tinha 3.200 e fechou 2008 com mais de 23 mil.
2) Sua carteira de pedidos saiu de U$ 1 bi em 1994 para mais de U$ 20 bi em 2008
3) Suas vendas eram U$ 440 milhoes em 1994 e passaram para U$ 10.400 milhões em 2008.
Vou tentar fazer o mesmo levantamento da Vale, mas acho que não deve ser muito diferente do que aconteceu. Ou seja, as empresas que foram vendidas, não sao mais as mesmas empresas de hoje, tiveram um salto de qualidade muito grande, onde julgo que trouxeram muito mais beneficios para o país, via numero de brasileiros empregados e tributos pagos, do que se tivessem continuado na administração publica. Pelo menos este é o meu ponto de vista, mas posso estar errado e gostaria que alguem me mostrasse o outro lado da moeda.
Caro Alberto,
Compare também com a petrobras. No período (06-08) colocado por você a comparação se deu com o resto do mundo? E com o Brasil do período anterior? Leve em consideração que a contração do PIB no quarto trimestre de 2008 não impediu que o país crescesse mais de 5%, ou seja, se não houvesse a crise teríamos crescido algo em torno de 7% naquele ano.
Comparar os números de empresas como embraer assim sem nenhum histórico reduz o valor do enunciado. Lembre que naquele tempo a política foi demitir e baratear os ativos. Provavelmente os 3200 funcionários citados da embraer pré-privatização era um número bem aquém do necessário para tocar a empresa.
As telefônicas então… As companhias não podiam investir em pleno momento da era da digitalização. Ficou muito fácil mostrar um “ganho de eficiência” quando se transforma uma central telefônica em 100 centrais…
Os seus dados estão apoiados em conseitos esquizofrênicos, culpam o crescimento mundial pelo sucesso do atual governo e dão todos os créditos do crescimento das companhias citadas por você para a privatização…
Assim fica difícil discutir contigo.
Desculpa Marcelo, nao queria ofender.
Apenas coloquei numeros para discutir, pois na minha opiniao os numeros falam por si so. Coloquei um periodo longo, vc questionou, coloquei um periodo mais curto, vc questionou.
Jamais disse que a atual gestao nao tem meritos e reconheco varios deles, mas tambem reconheco varios meritos da gestao anterior, como a estabilidade alcancada, que fez com que o fluxo de investimentos estrangeiros neste pais crescesse vertiginosamente, o que eh um dos fatores do nosso crescimento.
Agora a discussao com vc esta caminhando para um lado muito politico, o que eu sou totalmente contra, pois tanto o seu PT quanto o PSDB de outros tantos, tiveram erros e acertos e as politicas na sua essencia, sao muito parecidas. Agora se vc quiser saber minha opiniao pessoal, acho que o primeiro mandato de FHC foi muito bom e o segundo catastrofico, enquanto que o Lula, na minha opiniao, teve dois regulares mandatos. Pois ambos se esqueceram de planejar o pais no longo prazo e continuamos sendo um exportador de commodities.
E outro motivo para estamos muito melhores, eh porque a China, cresce absurdamente e vem demandando boa parte destes nossos produtos. O que eu estou apostando com qualquer um, eh se cresceriamos neste ritmo, se nao tivessemos a China por tras, demandando tudo o que estamos produzindo, pois continuamos produzindo as mesmas coisas de antes.
Obvio que nao podemos esquecer da distribuicao de renda alcancada neste governo, o que tambem tem propiciado nosso crescimento, mas este eh o “tripe” do crescimento do pais nestes ultimos anos.
Agora discutir telefonia………
Não querendo mudar o foco do blog que é economia, olho para o que está acontecendo ou aconteceu no senado com seus atos secretos e fico aparvalhado frente a inanição do povo brasileiro que não toma uma atitude para:
a) recuperar o danos financeiro possivelmente causados pelos senhores senadores.
Fico fazendo um link com a economia e me perguntando quantos hospitais ou casas populares poderiam ter sido contruídas com todo esse sequestro ao dinheiro público proporcionado por esse políticos.
Acho que a culpa é do povo mesmo pois simplesmente prefere ficar vendo novelas ou discutindo futebol e não protesta diante disso.
Acho que é necessário educar as nossas criança em relação à proteção do bem público para que ao menos nosso futuro seja mais promissor
Investbizu, concordo 100% com vc. Ficamos olhando tudo parados. Nem o executivo e judiciario tem moral para fazer alguma coisa e nos, apenas olhamos parados…….
Ja Marcelo, me desculpe se os numeros apresentados, não foram exatamente o que vc esperava. Gostaria ainda de salientar o seguinte:
1) Quando comparei o periodo 2006-2008, foi vc quem disse que o periodo anterior era muito longo. Ja com relação a crise mundial, afetou a economia de todos os países. Concordo com vc quando disse que talvez cresceriamos 7% no ano anterior, mas o mundo todo iria crescer mais também.
2) Se colocar os dados da Petrobras nesta análise, os numeros pioram muito, visto que a houve nitidamente uma mudança na gestão da empresa entre as duas administrações. Na gestao FHC era mais voltada ao aspecto corporativo, ou seja, subiu o preço do petróleo, aumenta o preço da gasolina, o que na verdade era bom para a empresa e ruim para a população. Na atual gestão, o aspecto era outro e a empresa foi usada como ferramenta de controle de preço da gasolina, em outras palavras, o preço do petroleo subiu para U$ 150 o barril e o preço da gasolina praticamente não subiu no pais, isto por sua vez é ruim para a empresa e bom para a população. Nao estou aqui de forma nenhuma dizendo que esta ou aquela gestão é melhor.
3) Ja as telefonicas, não podiam investir…………Porque não, o que as impedia de investir, mas não na gestao FHC, o que as impedia de investir antes……….que fez com que tivessemos um dos piores serviços do mundo na epoca…..
Perde-se muito tempo com “ideologias”, nitidamente vc é mais favorável a participação do governo na economia e eu sou menos favoravel do que isto. Acho que a participação do goveno brasileiro na economia ja ta de bom tamanho. Embora seja favoravel ao goveno investir em setores estrategicos, viabilizar o negocio e depois vende-lo para a iniciativa privada.
Agora, não coloque palavras na minha boca. So acho e te mostrei com numeros, que o nosso crescimento ta muito colado com o crescimento mundial, nao estamos sendo uma ilha de crescimento como a China e India. E é aí que nos dois discordamos, pois não quero fechar os olhos para isto e achar que esta tudo resolvido, temos o melhor governo da nossa historia. Reconheço inumeros méritos desta gestão, mas dai a passar cheque em branco para eles, como se isto fosse o suficiente, infelizmente, para mim não é. Gostaria que tivessem feito mais, tanto o Lula, quanto o FHC.
As obras do governo Lula :
1) Transposição do Rio São Francisco . Polêmica e inconsistente.
2) PAC – segundo relatórios oficiais do governo e conforme palavras da própria Dilma , apenas 3% foi concluido .
3) Bolsa Família – Programa do governo FHC foi modificado por Lula .
4) Compra do AeroLula – avião presidencial .
5) Não vejo mais nada .
Conclusão : É muito pouco para um governo que ficou sete anos no governo , visto que até mesmo a estabilização da moeda (vide inflação) veio pelas mão do ex-presidente Itamar.
No mais é esperar que outro Presidente assuma em 2010, para que possamos obter mais conquistas. Essas do atual governo , tiveram muito confete, muitas coisas inexplicadas, e muito gasto com propaganda .
Vou ser breve e continuar batendo na mesma tecla . A única política atual do governo Lula que merece destaque é a politica externa . Lula volta a elogiar as eleições no Irã. Por incrivel que pareça , as eleições no Irã foram mais corretas do que as eleições de Bush , quando os votos não contados na California e em outros Estados Americanos sumiram e apareceram na contagem a favor de Bush . Depois veio o que todo mundo sabe de cor e salteado . Brasileiros tendo que sofrer humilhações nos EUA , presos em Guantanamo, etc.
Não vou ter saudades de Lula . Principalmente quando o governo insiste em prejudicar a parcela que deu suor , sangue e lágrimas por este país . Estou falando dos aposentados , e de quem está para se aposentar . Não preciso dizer mais nada .
“Contra os fatos não há o que se discutir ” – Palavras de um importante jurista brasileiro .
testando
Boas férias Kuper !