iG
iBest BrTurbo

Publicidade

Publicidade
22/12/2008 - 10:09

A nova “classe média”

Muito interessante a entrevista do jornalista Rafael Pereira, na edição atual da revista Época, com o economista indiano Abhijit Banerjee (ler aqui). Banerjee, de 47 anos, é professor de economia internacional no MIT, e dirige o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab, centro de pesquisas e estudos da pobreza no mundo, da prestigiosa escola americana.

Banerjee conduziu, nos últimos anos, estudos abrangentes sobre a chamada “nova classe média” dos países emergentes – na verdade, a parcela da Humanidade que, com uma relativa ampliação do acesso à educação, conseguiu melhorar seu padrão de renda e, com a ampliação do sistema de crédito, chegar ao mercado consumidor, saindo da linha de pobreza.

Valer notar, em especial, a semelhança entre o tipo-padrão dessa nova “classe média” com as pessoas e famílias que ascenderam ao mercado, aqui no Brasil, nas últimas duas décadas e, com maior nitidez e aceleração, a partir do governo Lula.

Em tempo: a “classe média” de Banerjee é aquele conjunto que, no Brasil, a idéia antiga e convencional ainda classifica como “pobre”, numa confusão com a vasta parcela de “miseráveis”, cujas possibilidades e aspirações são muito mais modestas. Essa nova ”classe média” reúne viventes com renda pessoal média diária entre US$ 2 e US$ 10.  Favor não esquecer que, no Brasil, quem consegue ganhar US$ 10 por dia está entre os 20% mais ricos.

Segundo Banerjee, o sonho dessa “classe média”, de trabalhadores urbanos – ou de ”empreendedores” que, apesar do marketing e do discurso são mesmo trabalhadores por conta própria – é “manter o status e pagar as prestações em dia, ter uma TV e um veículo, que seria um carro compacto no Brasil e uma boa bicicleta na Índia, além de dinheiro para gastar nos problemas mais comuns de saúde”.

Mais uma vez – e pelas idéias e constatações de um economista indiano, na boa tradição intelectual que tem como ícone o Prêmio Nobel Amartya Sen -, somos lembrados de que o problema da pobreza faz tempo deixou de ser o de produção e se concentra na questão do acesso – renda, crédito, educação, saúde, segurança - aos bens e serviços já suficientemente produzidos para todos. Algo que o mercado, pelo menos sozinho, é incapaz de garantir.

 

Atualizado às 02:04, de 23/12/2008 (na última linha do quarto parágrafo é US$ 10 e não R$ 10, como antes estava grafado).

Autor: José Paulo Kupfer - Categoria(s): Blog Tags: , , ,

71 comentários para “A nova “classe média””

  1. Samuel Bruno disse:

    Mais um que se rende ao “Lulismo”. Louvar o nivelamento por baixo é fim. E quem consegue ganhar R$ 10,00 por dia só é rico de saúde (se tiver boa saúde), porque se tiver 3 dependentes, já entra do Bolsa Eleitor do seu amigo Lula.

  2. joão marcelo fonseca de oliveira disse:

    É isso aí.Enquanto não houver educação de qualidade para todos o nivel cultural das pessoas será baixo e poucos terão acesso a cultura.Quando digo todos digo todos mesmo pois mesmo entre pessoas de muita posse existe a estatistica de um baixo nível cultural.Abraço João Marcelo

  3. Povo sem educação e informação é assim mesmo. Eu ganho R$ 10,00 por dia, e comprei um vectra 2009 e moro em um apt de 3 dormitórios em Brasília. O pais é rico existem muita gente andando de carros acima de R$ 100.000,00. Isso mostra mostra que o pais é rico. AS PESSOAS SÃO “HONESTAS” VIVA O LULA E O BRASIL

  4. alvaro disse:

    Ô seu cronista: se não tem assunto, não fique falando bobeira. Consenso geral é de que não existe dignidade na pobreza. Ela, a pobreza, é redundamente aviltante.

  5. Julio César F. Santanna disse:

    Na verdade o conceito de “classe média” já era tão difuso antes, e pelo que se vê a tendência é que fique cada vez mais abrangente. Não apenas o conceito em si, mas também as pessoas que passam a ser consideradas como sendo da “classe média”, classe essa que em termos de Brasil tem muita pose e muita arrogância, mas dinheiro que é bom, tem cada vez menos. Na verdade, mesmo aqueles bem endinheirados muitas vezes nem se vestir direito sabem, têm um péssimo gosto e também uma bagagem cultural aquém do ideal.

  6. Fábio Forselini disse:

    Concordo com o cronista José Paulo Kupfer que há um surgimento de uma nova classe média em nosso país, todavia, essa nova “classe média” a meu ver está sendo sustentada pela antiga e real classe média desse país… e que há muito tempo vem pagando o pato… isto é, assumindo todo ônus tributário e financeiro desse país.

    E aproveitando o ensejo, quero parabenizar o cronista pelas suas boas exposições no “Jornal Gazeta” da TV Gazeta de São Paulo.

    Fábio Forselini
    Advogado Tributarista em Pato Branco-Pr.

  7. Samuel Bruno disse:

    José Paulo, vou copiar aqui parte do seu texto: “Favor não esquecer que, no Brasil, quem consegue ganhar R$ 10 por dia está entre os 20% mais ricos.” Veja que está escrito 10 reais.
    Eu procuro ter a mente aberta, mas confesso que são tantos adesistas, que talvez esteja confundindo adesismo com otimismo.
    De qualquer forma, peço desculpas, afinal se o senhor se ofendeu é porque não é Lulista, e isso faz muita diferença.
    Em tempo, retribuo os votos natalinos e de ano novo.

  8. desacreditado disse:

    concordo plenamente com o Alvaro, ganhando R$10,00 por dia, o vivente estara entre os 80 ?% da população mais miseravel do pais, que dignidade pode ter, como olhar para os filho ??, grandes coisas estar entre os 20% ou não, se não pode colocar comida no prato da familia, paga conta quem pode, idem para carros e outras .. se liga !!

  9. Alcides disse:

    Não querer adimitir que o Brasil é um pais emergente, é coisa da extrema direita ou extrema esquerda,ou seja aquele pequeno percentual que desaprova o governo Lula.O pior cego…

  10. Marco Aurélio disse:

    Não creio que seja o fato de se render ao ” Lulismo”, óbvio tbém
    que não devemos nivelar por baixo, entretanto, contra fatos não existem argumentos.
    Quanto ao comentário sobre a pobreza, a maior pobreza não é a da falta de recursos e sim a” pobreza de espirito”.
    Portanto, se estes dados indicam melhorias, parem para pensar no os outros presidentes que o antecederam, o que fizeram?
    Digo e repito, contra fatos não existem argumentos. E podem esperniar, esta clareando um terceiro mandato…

  11. Denis disse:

    Do que essa gente esta surpresa? A renda per capita brasileira é de uns USD 9.000 (considerando PPA).

    Ou seja USD 750 por mês nem 2.000 reais.

    Ou seja si fossemos um país igualitário os mais pobres ganhariam 1000 reais a classe media uns 2000 e os mais ricos uns 3.000 ou 4.000 reais, já que nos paises mais igualitários essa é mais ou menos as proporções.

    Mas esse tiozinhos aqui que concentram a renda ganhando 10.000 ou 15.000 reais por mês sem contar o 0,5% da população que vive andando de jatinho e têm renda astronômica CULPA O GOVERNO LULA, por ‘’somente ser capaz” de garantir com que as pessoas mais pobres que melhorem um pouquinho de vida podendo comer uma vez por dia, porque nos últimos anos conseguirem ficar com a renda extra do crescimento recente.

  12. josé paulo kupfer disse:

    Fabio,

    Obrigado pela participação e pelos elogios. Agradeço. Mas, nem por isso, vou deixar de discordar de você, ainda que você seja um especialista.

    O sistema tributário brasileiro é altamente regressivo, concorda?. Taxa menos a renda e muito mais o consumo – na contramão dos sistemas mais efetivos. Mesmo sem a CPMF tem muitas contribuições sobre faturamento, etc. etc.

    O resultado disso é que, em relação à renda, quem ganha menos paga, proporcionalmente, mais – uma distorção absoluta. A classe média, essa que conhecemos e da qual fazemos parte, não a “nova”, se sente, com razão, espoliada pela fisco. Mas, a verdade é que menos do que os da linha imediatamente de baixo.

    Há, inclusive, “privilégios” (por favor, me entenda) à essa nossa classe média. Por exemplo, abatimentos de despesas com médicos (saúde) e, ainda que com limites baixos, com escolas (educação). Os contribuintes dos estratos inferiores não têm o que abater no imposto nesses itens (só têm acesso ao SUS e à escola pública). OK, já são isentos, mas do ponto de vista do conceito tributário, não há isonomia aí.

    Enfim, a coisa é ruim demais, a ponto de todos terem razão. Talvez “pobres” e “médios” briguem enquanto os realmente ricos passam na flauta…

    Abrs. e Feliz Natal.

  13. Julio Barbosa disse:

    Belo artigo, eu me incluo nessa nova classe média, sou de família pobre, carioca, filho de nordestinos migrantes. Minha família sempre foi pobre, porém com um razoável padrão de vida. Morávamos em uma bela casa, mas no alto do morro, nunca nos faltou nada do bom e do melhor, nem comida, nem roupas, nem brinquedos. Meu pai era eletricista, seu salário nos garantia uma boa renda, e minha mãe dona-de-casa. Meus irmãos mais velhos começaram a trabalhar ainda adolescentes, não mpor necessidade mas porque queriam ter uma relativa independência. Eu comecei a trabalhar aos 14 anos como menor aprendiz em uma estatal, posteriormente acumulei diversas experiência profissionais. Hoje, aos 31 anos, sou formado em Letras por uma universidade pública, servidor público federal e professor de uma escola particular. Tenho uma renda de mais de R$ 5.000,00. Entretanto, mesmo antes de me formar há 2 anos, quando entrei para a universidade em 2002, já tive acesso a oportunidades que não teria se não tivesse investido nos estudos. Em suma, a melhor maneira de um indivíduo ter uma ascensão social digna é através da Educação, do acesso ao conhecimento. Todavia, não podemos deixar de lembrar dos esforços que o Governo Lula tem feito para diminuir os abismos e assimetrias sociais existentes no Brasil.

  14. josé paulo kupfer disse:

    Samuel Bruno,

    Deixa de pensar ping-pong, rapaz. Não aderi a lulismo nenhum. Nem “desaderi”. Só mencionei as melhorias das ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS e do período Lula, Essa nem era a parte importante do texto.

    Bom Natal e um Ano Novo de cabeça aberta, amigo..

    Abrs.

  15. Jose Francisco disse:

    Existe gente que quer ser otimista demais, tapando assim o sol com a peneira, ou pretende enganar demais os outras que acho que seria mais o caso do Brasil.
    Obviamente que, quem ganha entre US$ 2.00 e US$ 10.00 não é classe média nem aqui nem na Índia para ficar no exemplo do artigo. Aqui no Brasil, dizer-se que o cidadão é classe média a partir de um ganho diário de R$ 10,00 é querer chamar de trouxa aqueles que ganham essa quantia diária e até mesmo os outros que esta besteira ouvem, pois quem aufere este volume de dinheiro diariamente só pode consumir o básico do básico. Enfim esta “visão” faz parte da pregação neo-esquerdista para convencer os trouxas de que o Estado deve ser o chefe das benesses ao invés de através da educação todos poderem trabalhar e escolher seu consumo seja de que classe for.

  16. josé paulo kupfer disse:

    Desacreditado,

    Fui até olhar o que escrevi, depois de você dizer R$ 10. Eu escrevi US$ 10. Muita um pouco ou não muda?

    E olha, este nosso País tem renda tão concentrada, tão mal distribuída que é isso mesmo, chocante: gente com renda acima de R$ 2 mil está entre os 10% mais ricos…

    Pode acreditar….

    Bom Natal

  17. RBT disse:

    FAÇO DAS SUA AS MINHAS PALAVRAS….

    Enviado por: Denis

    Do que essa gente esta surpresa? A renda per capita brasileira é de uns USD 9.000 (considerando PPA).

    Ou seja USD 750 por mês nem 2.000 reais.

    Ou seja si fossemos um país igualitário os mais pobres ganhariam 1000 reais a classe media uns 2000 e os mais ricos uns 3.000 ou 4.000 reais, já que nos paises mais igualitários essa é mais ou menos as proporções.

    Mas esse tiozinhos aqui que concentram a renda ganhando 10.000 ou 15.000 reais por mês sem contar o 0,5% da população que vive andando de jatinho e têm renda astronômica CULPA O GOVERNO LULA, por ‘’somente ser capaz” de garantir com que as pessoas mais pobres que melhorem um pouquinho de vida podendo comer uma vez por dia, porque nos últimos anos conseguirem ficar com a renda extra do crescimento recente
    22/12/2008 – 13:57

    Enviado por: Julio César F. Santanna

    Na verdade o conceito de “classe média” já era tão difuso antes, e pelo que se vê a tendência é que fique cada vez mais abrangente. Não apenas o conceito em si, mas também as pessoas que passam a ser consideradas como sendo da “classe média”, classe essa que em termos de Brasil tem muita pose e muita arrogância, mas dinheiro que é bom, tem cada vez menos. Na verdade, mesmo aqueles bem endinheirados muitas vezes nem se vestir direito sabem, têm um péssimo gosto e também uma bagagem cultural aquém do ideal.

  18. Julio Barbosa disse:

    Para os idiotas que desrespeitaram o autor do artigo:

    O cara não fez nenhuma propaganda para o Governo Lula, apenas discorreu sobre um fenômeno sócio-econômico, seus imbecis!!!

    É por isso que a classe “mérdia” alta à qual vocês pertencem afunda cada vez mais, porque vocês são vulgares e idiotas!!!

  19. Belchior Augustus disse:

    Que textozinho ridículo….

    além de ter as idéias confusas chamar um pai q ganha R$ 600,00 e sustenta a família de rico… é simplesmente ridículo.

  20. ismael disse:

    Sr Jose Paulo Kupfer,como uds pode ver a maioria das pessoas que aqui tem opinado,eles tem acesso a INTERNET,
    possivelmente curso superior, uma vida mais fplgada que a maioria da população, e pensam que somente ter educação e o maximo, porem tanbem digo,que a educação e muito importante e que nao adianta atacar que a educação e ruim porque nunca sera uma escola ou faculdade que faça um excelente professional,e o prfeeional que tem que adorar o que escolheu para seu propio bienestar,mais como voçe pode verificar aqui mesmo tem gente que tendo um QI mais acima da meia NÃO sabem interpretar sua analises do que voçe escreveu.Gostei do tema e esta muito adaptado para a anlisses feita parabens a voçe.

  21. Não sou fâ do presidente Lula, mas, acho que com todo certeza, êle é o menos ruim de todos os civìs. Só precisa investir mais em saúde e educação de verdade.É fato concreto que muita gente melhorou de vida. Quem está reclamando é porque vivia
    mamando e agora tem que produzir. Vamos trabalhar que a vida melhora.
    Roque cordeiro

  22. Denis disse:

    Muita gente aqui fala de educação, mas não tem a mínima familiaridade com termos simples econômicos, quando se fala de USD 10,00 é percapito, em uma família de 4 pessoas 40 dólares diários.

    Em paises ricos USD 10,00 percapito diário é a linha da pobreza, em paises pobres USD 1,00 linha de indigência, USD 2,00 linha de pobreza.

    Na Espanha a grande maioria da população tem renda de 1000 euros, os mais ricos que tem sueldazos como eles falam ganham 3.000 ou 4.000 euros, é outra realidade, mas para vermos o que é um pais pouco desigual ( a renda percapita é de 23.000 euros), ou seja, muita gente que aqui critica o governo deveria viver com muitooo menos.

  23. Guilherme disse:

    A nova classe médio é um fenômeno que vem realmente acontecendo alguns anos, e é muito fácil perceber isso nos corredores de faculdade, nos centros da cidades e outros lugares.
    Não podemos ser radicais e dizer que isso, que este crescimento, não tem seus beneficios. Claro que os tem e estes vão além de discursos pró-direita ou pró-esquerda. A questão é humana.
    Só que, sendo uma questão humana não há como não se indignar pois a forma encontrada para o “enriquecimento” da população é o maior acesso a uma educação que não forma pessoas, forma algo que ainda não sei o que é (talvez consumidores), uma linha de crédito baseado em um dinheiro irreal, empobrecimento da antiga classe média, maior alienenação vinda da industria cultural e a continua exploração das elites.
    Ou seja, o preço do enriquecimento da população não é caro somente para aqueles que os pagam, é caro para todos. Este enriquecimento traz consigo novos valores (ou inversão de valores), consumir passa a ser uma regra, não mais uma opção.
    O mercado, o capitalismo, o dinheiro se tornou um entidade ainda mais poderosa que um dia fora Jeová….
    Hoje, teme-se muito mais não poder comprar aquele ultimo celular cheio das “coisas”, que praticamente fala sozinho, do que o medo do fogo do inferno.

  24. jr disse:

    R$ 10,00 por dia rico no Brasil???? Peraí o salario minimo esta em torno de R$ 420,00 (media SP),.
    Agora questiono qual pai de familia consegue manter uma familia decentemente com isso hj em dia, (Vive no aperto), e são muitos.
    É exatamente aí que o autor deveria fazer a tal comparação em relação aos 20% mais ricos.
    Acredito que mesmo que quisesse mencionar $10,00 por dia seria um salario de aprendiz.
    Considerando tambem que integrantes de classe media são em sua maioria donos de ME com media de 10 empregados, e um patrimonio minimo de 500.000,00, isso dentro da situãção do país.
    Hj existem duas classes media : a Alta (ex acima) e a baixa todos os demais com rda media familiar de 3.000,00.

  25. Juliano Morona disse:

    Classes sociais:

    Miserável: aquele que tem certeza que não tem nada nem no início e no final do mês
    Pobre: aquele que tem certeza que vai faltar no final do mês
    Médio: aquele que acha que vai sobrar no final mês, por isso está normalmente endividado
    Rico: aquele que precisa fazer conta somente no início do mês
    Milionário: aquele que não sabe o que é iníco ou final do mês

  26. Guilherme Cardoso disse:

    Penso faltar muito embasamento ao autor do texto, jornalista de formação, para poder afirmar que existe dignidade na pobreza. Também ao incerir dados como aos que ganham 300,oo reais/mês são os 20% mais ricos, de onde tirou isso?? Qual sua fonte?? Mesmo no conceito de classes é pobre em sua construção academica e intelectual. Por fim reproduz um discurso elitista, burguês e deformado sobre ascensão social e dignidade humana. Sem mais…

  27. Dr. Daniel F disse:

    10,00 por dia ? Classe média? Nossa, então os meus pais q

  28. Thales Victor disse:

    O país está hoje dividido em praticamente duas correntes que brigam constantemente defendendo ou atacando o governo LULA. Procuro me informar sobre os motivs das duas. Consegui me posocionar na seguinte opinião. O governo LULA tem parte do seu sucesso em algumas poucas realizações que foram iniciadas em governos anteriores. Mas é ingável a competência que ele teve para consolidar a melhor distribuição de renda no Brasil, entre outras tantas melhorias. LULA não é Deus, e tanto ele quanto seu governo são formados de pessoas que erram e acertam. Nos cabe fiscalizar e cobrar sempre e também reconhecer e apoiar.

  29. Thales Victor disse:

    O brasileiro é especialista em reclamar e cobrar sempre dos outros. A parte dele dificilmente ele faz. Não querendo generalizar. Observo sempre o seguinte: em relação à educação todos cobram do PRESIDENTE mais investimento em educação. Mas do que adianta se o brasileiro gosta mesmo é de novela, carnaval, pagode, cachaça… Em alguns momento acho que os políticos é que estão certos. Pensando bem, cada um que critica, o dia que tiver oportunidade de ser eleito para algum cargo, ia querer trabalhar mesmo por uma população que só quer saber de samba e cachaça? O cara faz mesmo é cuidar de adiantar o dele. rss.

  30. Ney disse:

    O nosso amigo aí que enviou o comentário “Malandro – Sou classe média” disse que ganha os míseros R$10,00 ao dia e mora em um ap de 3 dormitórios e possui um vectra 09. Nem aqui nem na China meu amigo. Com R$3.000,00 ao mês você teria no máximo um vectra 99 e um ap de quarto e sala (ainda mais em Brasília). Por favor, sem mentiras por aqui. Não vamos iludir ninguém.

  31. Viktor disse:

    QUE DESINFORMAÇÃO É ESTA?
    “No Brasil, quem consegue ganhar R$ 10 por dia está entre os 20% mais ricos”. De onde saiu isto? A Medida Provisória 421/2008 de 29.02.2008, afirma que o salário mínimo é de R% 415,00. Ora, quem ganha R$ 10,00 por dia, ganha R% 300,00 por mês — MENOS QUE O SALÁRIO MÍNIMO — então, se estivesse certo que quem ganha R$ 10 por dia está entre os 20% mais ricos, disto implica que: 80% dos que ganham alguma salário GANHAM MENOS QUE O MÍNIMO, se estão registrados, isto é ilegal, se não têm carteira assinada, então 80% dos trabalhadores do país estão na informalidade. Em resumo, a notícia acima só pode estar completamente errada.

  32. emerson disse:

    Olá! Boa tarde Sr. João Paulo.
    Eu tenho esposa e 1 filha.
    Acompanhe:
    Renda Familiar bruta:R$ 4.200,00
    Renda Familiar LÍQUIDA: R$ 2.900,00(R$ 1.300,00 de encargos, hein?)
    Despesas:
    Prestação Apto 2 dorms(50m2)= R$ 450,00
    Condomínio= R$ 300,00
    Escola da minha filha de 2 anos = R$400,00
    Compras de supermercado mensal(incluindo Fraldas,lenços umed.,leite)=R$ 320,00
    Luz=R$ 60,00
    Combustível para o nosso “pois é” ano 95= R$ 250,00(mensal)
    Telefone:R$ 150,00
    Acordos de dívidas de empréstimo que fui obrigado a fazer qdo minha esposa ficou 2 anos desempregada= R$1.000,00 (mensal)
    Total: R$2.930,00
    Obs: não computei o $ do pãozinho de todo dia, roupas pra minha filha(pq não compro pra mim faz tempo) e os raros passeios no Shopping Center, que ultimamente é a única diversão que consigo dar a minha filha.
    Faz 3 anos que não sei o que é uma viagem, tbém.
    Talvez eu e minha família figure na lista dos ricos em Pernambuco, Alagoas,Ceará, Tocantins, Amazonas(isso no interior). Porque nas capitais, principalmente em SP, R$ 10,00/dia, vc não faz praticamente NADA. Vc não VIVE. Como alguém que não ganha o suficiente pra VIVER pode ser considerado rico?
    Talvez mtos aqui nessa coluna, achem que estou chorando de barriga cheia. Mas a idéia que estou tentando passar é a de que não basta simplesmente receber o salário, encher a barriga da família, pagar luz, gás, telefone e acabou. Sou parte dos 20% dos ricos no Brasil. Não é assim. É hipocrisia acreditar nisso.
    O rico trabalha muito(qdo não é deputado, vereador,rsss), ganha um ótimo dinheiro, paga suas contas, passeia, se diverte, dá ótima educação e saúde pros seus familiares, compra roupas, enfim, VIVE. Há anos atrás, antes dessa parafernália que aconteceu na vida de todo mundo que foi o Plano Real, classe média era isso. O que consideramos o Rico hoje. E não existia essa facilidade de crédito que existe hj. Os juros eram altíssimos. A classe média tinha $$ pra VIVER, e hj ela se tem, é bem controlado. Eu mesmo, que nunca fui classe média, pagava meus estudos, viajava bastante, toda semana batia ponto no Clube que eu era sócio, nadava, jogava, me divertia, tinha carro todo equipado. VIVIA.
    É pra isso que eu chamo a atenção. O Rico ele VIVE. Endividado continua dentro dos 80% restantes da população, os POBRES.

  33. luiz c.l. botelho disse:

    Caro Kupfer e “bloogers”
    Tenho a opinião de que o grande problema brasileiro ainda é a nossa concepção de Estado.Existe uma néscia e mafiosa tentativa dos grupos políticos e seus financiadores de apoderarem-se dos sucessos -muitas das vêzes passageiro-de políticas de Estado para o fim único de continuar ,muitas das vêzes-,corruptos projetos de poder. Podemos reduzir em uma única sentença o grande entrave da modernização do Estado Brasileiro para um real progresso social e uma real liderança geopolítica na AL e consequente importancia da sociedade brasileira no Mundo Desenvolvido. O Povo Brasileiro-especialmente as suas elites econômicas- ainda consideram suportável( e até um saudável direito natural de “vencedor”), a prática sistêmica da falsidade ideológica ( política , militar, educacional, financeira-comercial,etc…) para o cometimento puro e simples do crime de peculato em todos os níveis da estrutura governamental e sob os olhares complacentes das estruturas institucionais do Estado Brasileiro (a corrupção no Brasil).Exemplos abundam: Pre-Sal, Cotas em Universidades Públicas sem a contrapartida do fundamental apoio financeiro para os estudantes(ao menos para as caras passagens de ônibus),Não fortalecimento de fronteira brasileira interna terrestre(já que prováveis conflitos militares no contexto militar brasileiro serão todos travados em termos convencionais/2ª guerra mundial)., Empréstimo do BNDES a Madereiras e projetos predadores de agrobussines na Amazônia, (vejam noticiários na imprensa), etc….Ainda vivemos efetivamente e na prárica sob a triste égide intelectual e ideológica dos canônes da “modernização” do Marquês de Pombal do século xvii-xviii para a Monarquia e o Estado Português da Época.Trabalho Sério e Honesto é preciso, Projetos Políticos de Poder puro e simples, não!.

  34. William Miranda disse:

    Gostaria de enaltecer que o “Fábio Forsenili de Pato Branco” era anti-Lula, rsrsrs.
    Podem reclamar, dizer oque quiserem, mas a verdade é que muitos brasileiros estão consumindo oque antes nao se via, qtos pais tem a oportunidade de dar leite todos os dias a seus filhos? Quem reclama, critica sem fundamento e sem fins construtivos, nao passam de um “tipinho playboy”, que não temem faltar algo pra si ou a sua família, pois tem quem lhes garante….!

    William – Guarapuava – Pr.

  35. julio disse:

    nem discuto,isso não muda nunca.RICO cada vez mais RICO,POBRE cada vez mais pobre.Enquanto dependermos dos humanos entre aspas será sempre assim,só mesmo Deus voltando.

  36. ANDRÉ disse:

    CONCORDO QUE ESTA MELHORANDO , TEM UMA COISA QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER, É QUE : TEM PESSOAS QUE DIZ QUE A EDUCAÇÃO É QUE MUDA A VIDA DE UMA PESSOA .
    TUDO BEM , EM PARTES MUDA SIM , MAS É PRECISO LEMBRAR QUE PIOR QUE A FALTA DE EDUCAÇÃO , ESTA A CORRUPÇÃO .
    ESSE DETALHE POUCA PESSOA COMENTA .
    É ISSO QUE EU NÃO ENTENDO .

  37. saldini disse:

    Ola kupfer
    Vcs me van a disculpar mais me parese mais uma vesteira que coisa seria pois falar que R$ 300,00 se converte em consumidor potencial da um tempo , e o probema e que tem pesoas que querem apareser de qualquer jeito

  38. paulo disse:

    R$10,00 ou S$10,00 pode corrigir,trabalho como autônomo,não
    tenho vale transporte nem vale refeição,o valor que para o amigo me colocaria na classe média,gasto só com passagem e alimentação,digo com convicção quem ganha R$10,00 por dia
    no Brasil só pertence a uma classe,a dos miseráveis.

  39. Airton disse:

    Senão vejamos; com um salário mínimo você paga prestação da casa própria, não importa o m2, automovel, não importa o ano desde que tenha pagar IPVA, combustivel, manutenção, colegio de apenas um filho e tudo que envolve, vestuário, alimentação de todos, se você consegue é porque você tem uma renda extra trabalhando como mágico !

  40. Luiza disse:

    Kupfer, corrige o texto, vc colocou R$ 10, quando disse que são os 20% mais ricos.
    De resto, liga não… a maioria das pessoas não conhece e não quer conhecer a realidade brasileira.
    Se não não vai poder se fazer de vítima o tempo todo.
    Eu já quase apanhei quando disse isso que vc está dizendo e que são dados do IBGE…
    Por essas e outras que manipula-se à vontade.
    Somos um país de povo pobre e ninguém quer fazer sua parte para mudar isso, principalmente quem tem poder de manipular para continuar se beneficiando.

  41. josé paulo kupfer disse:

    Pessoal,

    Nosa, errei mesmo, desculpem. É US$ 10…Mas eui acho que mesmo assim poucos vão acreditar. Pois é…. Podem checar…Não é muito fácil, tem de fazer algumas operações, mas com os dados disponíveis – IBGE, IPea, FGV (Centro de Estudos Sociais) – chegarão lá…

    Abrs.

  42. José Paulo Kupfer disse:

    Pessoal,

    Sei que é difícil aceitar a realidade. Ainda quando eu erro no texto e algun erram ao ler o texto. Não disse que com US$ 10 por dia o cidadão é rico. Disse que está entre os 20% MAIS ricos – um conceito relativo, certinho?.

    Escrevi (corrigido os R$ 10 para US$ 10): “Favor não esquecer que, no Brasil, quem consegue ganhar US$ 10 por dia está entre os 20% mais ricos.

    Peço, mais uma vez, desculpas pela confusão num assunto tão confuso e chocante.

    Abrs

  43. patriota de coração disse:

    <Meu amigo, vc tem toda a razão.
    O brasil é um pais maravilhoso e grandioso, mas a cabeça da maioria dos brasileiros, é muito pobre e cheia de fantasias.
    Mais do que cultura, o povo precisa mesmo, é botar os pés no, e deixar as frustraçoes e as manias de aparecer na latrina.
    Tem que existir gente como vc ,para despertar esses brasileiros que dormem em falsas realidades.
    Parabens.

  44. gilberto jesus ferraz disse:

    É estranho que muito se fala de quanto os brasileiros pagam de impostos, mas e quanto nós estamos pagando de juros, imbutidos ou não, ninguém se preocupa porque quem realmente detém o dinheiro só se interessa que os pobres mortais ganhem um pouco mais, para pagar um pouco mais de juros. Vamos discutir juros, lucros de instituições bancárias, financiamentes a classe média com juros diluídos em 30 anos para pagar, este governo é mais um refém do dono do mercadinho que vende fiado, mas cobra um jurinho, no final, pagando direitinho ganha uma branquinha com carqueja.

  45. joão sardinha disse:

    Enquanto a imprensa mundial isenta coloca o nosso presidente como a 18a. pessoa mais influente(Newsweek) do mundo, a imprensa pequena comandada pelo Estadinho, vive torcendo contra ele e o pior torcendo contra o Brasil. A crise está no auge, em tempos passados deveriamos estar amargando uma terrível recessão, o desemprego e a quebradeira certamente já estariam fazenda milhões de vítimas, no entanto, ainda temos queda dea inflação, o desemprego nunca esteve tão baixo, as reservas continuam altas e os investimentos públicos podem garantir dias melhores. O presidente está otimista e luta até as últimas forças para manter o país com auto estima elevada e confiante, como deve fazer um chefe de estado. Do outro lado, um jornaleco, outrora grande, vítima da censura militar, hoje tenta subverter a verdade, espalhando o pânico ao invés de combatê-lo, tentanto trazer o pessímismo na hora que precisamos ser os mais otimistas, ou seja, um jornaleco que acha que o Brasil não acordou e que vai na onda de jornalistas ranzinzas e ultrapassados que não enxergam pelo radicalismo e incompetência que o país mudou e já é uma grande nação.

  46. Antonio César disse:

    Muito triste saber que US$ 10 por dia significa alguma coisa de bom. Tenho 2 filhos, ganho mais que isso e até hoje não consegui dar nenhum presente que eles me pediram, não porque sou mal administrador, mas ganhando cerca R$ 850, DUVIDO.

  47. josé paulo kupfer disse:

    Antonio Cesar,

    US$ 10 por dia não significa nada de bom. Significa de ruim. É uma renda pequena e, se essa renda entra nos 20% MAIS ricos, significa que a pobreza e a miséria são IMENSAS. Não só não é bom como é uma vergonha!

    Abrs

  48. Fernando disse:

    São 10 Dólares estadunidenses/dia pessoais, sem contar dependentes….
    Por isso que está chamando o Bolsa Família de “Bolsa Eleitor do seu amigo Lula”… Não entende nada…

  49. Hélio Franco disse:

    Meu caro Kupfer, eu posso acompanhar esse fenômeno mencionado em seu texto aqui mesmo onde moro: Valparaíso de Goiás, situada na fronteira com o Distrito Federal. Esse é um dos 15 municípios que mais crescem no país atualmente, e tem passado por um processo de intenso desenvolvimento de uns três anos para cá.
    Nesse período foram inaugurados mais ou menos cinco lojas de grandes redes de eletrodomésticos, três supermercados de grande porte, duas concessionárias de veículos (mais umas cinco lojas de carros usados) e até faculdade.
    É palpável esse movimento de “prosperização” da economia em Valparaíso, que até há uns anos era apenas uma “cidade-dormitório” de uma massa de cidadãos que todo dia se deslocava para o trabalho no Distrito Federal. Isso, os empregados e “bicos”, porque uma parte considerável estava desempregada.
    Agora em dezembro, o shopping center, até então bem modesto, inaugurou uma filial das Lojas Americanas, outra da Marisa, e ainda vêm mais duas filiais de grandes redes para o centro de compras, que agora vive lotado de gente.
    Tudo isso representa emprego para a população antes desempregada e sem perspectivas, e que agora vê seus filhos se tornarem os primeiros em gerações a freqüentarem faculdade, graças ao Prouni. Esses meninos também têm a chance de fazer vestibular para dois campi da Universidade de Brasília que foram inaugurados em duas cidades periféricas do Distrito Federal (Gama e Taguatinga), por conta da elevação do número de vagas nas federais públicas prevista no Reuni.
    Sem contar as escolas técnicas que vêm sendo construídas em todo o Brasil – e o Distrito Federal também terá uma. O projeto de criação de Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico foi aprovado recentemente no Congresso, e vai à sanção presidencial, e cada unidade da Federação terá uma dessas instituições.
    Nós costumamos ter a visão limitada pelos preconceitos e por isso às vezes perdemos a noção do macro. O processo que nós observamos no Brasil é semelhante ao vivido em outros países emergentes. O Estado não só redistribui a renda, mas também fortalece o mercado interno com programas sociais como os que formam o Fome Zero, fazendo esse investimento voltar para a economia real, num ciclo que propiciou a ascensão social de 20 milhões de pessoas nos últimos anos e de quebra ainda nos tornou menos vulneráveis às oscilações externas.
    É evidente que ainda há muito a ser feito. E muitos resultados desse conjunto de políticas que este governo vem adotando virão apenas a médio e longo prazo. Um jovem leva quatro anos para se formar numa faculdade, ou dois num curso técnico.
    Hoje, já há carência de engenheiros e de outros profissionais de alta qualificação, por conta do aquecimento da economia, e essa massa de profissionais começa a ser formada agora, para só no próximo governo ingressar no mercado de trabalho.
    O ponto chave de sua análise é a idéia de acesso, que obviamente não será proporcionado pelo “deus-mercado”, como foi muito bem lembrado. A modernização do Estado brasileiro passa necessariamente por essa reflexão, e a crise do sub-prime, com seus desdobramentos, nos mostra que a antiga idéia do Estado mínimo fracassou.
    Nos resta agora buscar o equilíbrio entre o Estado provedor e as condições necessárias para a expansão dos investimentos e a manutenção do desenvolvimento econômico de forma sustentável. Mas tudo isso se dará de maneira menos traumática se soubermos prover acesso aos serviços básicos à toda a população. Crescendo a base, toda a pirâmida ficará mais bem fortalecida.
    Saudações e um bom Natal a todos.

  50. Geraldo Santos disse:

    Não podemos negar que há hoje no Brasil uma “Classe Média” emergente. As evidências demonstram que isso é um fato. Tivemos grandes avanços e o governo Lula foi o que mais realizou inclusão social. Aos que falam mal desse governo, não se esqueçam que estivemos por décadas margulhados no caos, enquanto vigorava uma política dominada historicamente, pela elite. O país está crescendo, o governo FHC foi a base , Lula o continuador do trabalho árduo, que ninguém, nem os que criticam conseguiram realizar.

  51. MULLA disse:

    É um absurdo!! sua praia é a economia estrangeira, vai falar besteira em outro canto. O brasileiro continua pobre e ferrado, a diferença é que o MULA concedeu uma maior abertura das linhas de crédito para o pobre comprar TV de LCDC parcelada em 200 x, mesmo que ele não tenha sinal digital em casa. Então eu faço parte do 20% mais ricos???? que instituto soberbo fez esta pesquisa??? quanto pagaram para manipular o resultado??

  52. Oda Nobunaga disse:

    Caro Kupfer, eu comecei a acompanhar seus comentários há um certo tempo e a primeira vez que o vi foi no jornal da Gazeta. A apresentadora Maria Lydia apresentou uma matéria sobre uma política de incentivo do governo Lula à construção civil e você entrou em cena para comentar. Ela( Maria Lydia) parecia esperar
    que você caísse de pau no tal projeto, mas ao invés disso, fez elogios (parecia estar constrangido). Isso foi só impressão ou aconteceu mesmo?

  53. Viktor disse:

    J. P. Kupfer,
    Você corrigiu para US$ 10. Também lembrou que que ganha isto está entre os 20% mais ricos. Até falou de relatividade.
    Que palavrinha chata esta, não é mesmo? Relatividade. Ainda mais, relatividade da riqueza. Ou, dito de outro modo, acho que deveríamos dizer que quem ganha 10 dólares por dia está entre os 20% MENOS POBRES. Porque, quem ganha isto não é rico, não. Os comentários acima demonstram isto, até quem ganha este valor é apenas isto, menos pobre. Não faz parte de classe rica alguma. Agora, Kupfer, na legitimidade do termo riqueza, qual a porcentagem no Brasil real, verdadeiro pode ser considerada rica? Ou seja, ganhando pelo menos R$ 20 mil por mês?

  54. Thiago Mello disse:

    Mas brasileiro é um povinho de merda mesmo… O texto não tem nada a ver com direita e esquerda, é apenas uma comparação entre o estudo do Banerjee, paralelo ao de Sen, e a realidade brasileira. Como uma melhora no acesso aos “bens primários” impacta positivamente na distribuição de renda. Vocês deviam ler o texto com mais atenção e parar de polarizar tudo o que lêem entre bem e mal, deus e diabo, pt e psdb.

  55. josé paulo kupfer disse:

    Viktor,

    Pode dizer MENOS pobre ou mais rico, para mim, tanto faz porque o fato só indica uma ENORME pobreza e ainda muita miséria. O fato de uma renda tão baixa ainda assim ser, relativamente, tão alta, não faz ninguém viver melhor – mas mostra que precisamos fazer muito e com menos preconceito e ideologia barata para mudar a situação.

    Não tive tempo, infelizmente, de pesquisar, mas, na minha memória, aparece a informação de que com essa renda aí de R$ 20 mil, o cidadão deve estar entre o 1% mais rico ou até menos. Esse 1% mais rico, se não me engano, responde por mais da metade da renda.

    Alguém aí que tenha a informação não quer nos ajudar?

    Abrs.

  56. josé paulo kupfer disse:

    Thiago Mello,

    Muitíssimo obrigado. É um conforto e uma vitóriar perceber que o que a gente quer dizer tem gente que consegue entender.

    Bom Natal.

    Abrs.

  57. daniel disse:

    prezado sr.

    em gral, tem muita gente maliciosa, tudo mundo, e digo politicos, empresarios, e anexos,querem a reforma do sistema tributario brasileiro.
    mais da boca para fora, pois nenguem faz nada para mudar.
    e so , si vc. me permite, PAPO FURADO.

    quanto mais complexa a tributacao , melhor para tudo mundo.

    ate para o recaudador.

    e o povo que soporte tudo isso, ja que os povos tem os governantes que eles merecem.

  58. Fernando César disse:

    J. Kupfer,
    Boa tarde.
    Muitos comentários aqui postados apresentam três erros capitais na análise do texto: extrapolação, redução e contradição.Não sei qual é o pior.

    ps: Não fique aborrecido com os “interpretes”.

    Abrs.

  59. Fernando César disse:

    J. Kupfer,

    O problema não é conseguir entender;e sim, querer entender.

  60. julio Silveira disse:

    Como diz o meu amigo,Yves Thréard ,WWW.lefigaro.com.« La France est une République indivisible (…). Elle assure l’égalité devant la loi de tous les citoyens sans distinction d’origine, de race ou de religion. »
    Sendo Josias um crítico contundente dos hábitos dos políticos brasileiros, por certo, não pactua das práticas por estes adotadas durante os seus mandatos, sendo assim jamais irá usar do mesmo “modus operandi”,assim como não deixará seu espaço em branco,sabendo que existem milhares de jovens jornalistas precisando de um espaço para dar a conhecer suas idéias e ideais.
    Portanto aos milhares de jovens jornalistas recém-formados, mandem seus textos para o eminente jornalista, pois tenham á certeza que o mesmo não se negará a proporcionar uma oportunidade aos seus colegas de mostrarem-se para o mercado.
    Um forte abraço ao jornalista, e que este tenha o descanso, que ás merecidas férias podem proporcionar.

  61. Nilson Damole disse:

    José Paulo,
    Feliz natal e próspero ano de 2009 para você sua família e os leitores do Blog!
    Grato pela boa opção de leitura durante 2008.
    Saudações
    Nilson

  62. Fernando César disse:

    J. Kupfer,

    Feliz Natal para você, sua família e aos nossos amigos leitores.
    Grato pela oportunidade de participar em um dos melhores blogs do país.

    Abraços fraternos,
    Fernando César

  63. Proftel disse:

    Olha Kupfer, um ano e meio atrás me colocaram pra fazer o cadastramento da presença do “Bolsa Escola Federal”.
    Nos três primeiros bimestres xinguei pra caramba, sou Técnico em Hardware e não digitador, como não havia mais ninguém pra fazer o serviço sobrou pra mim.
    Bom, passei a chamar “Bolsa Esmola”, reclamar a cada período (eu passava 4 dias em casa trabalhando das oito às dez da noite, usando minha conexão, meu computador e a energia elétria (fora o desgaste do equipamento) pra cadastrar 50 e poucas escolas,
    Volta e meia escapava um que na dúvida eu excluía do sistema, no bimestre seguinte a diretora ou secretária da escola vinha explicar que a situação da família era essa ou aquela e que estavam passando necessidade por conta da falta do dinheiro.
    Meu, caí na real, com um click do mouse estava privando de uma (pra mim merreca) grana que faz falta à quem não tem porra nenhuma.
    Bom, pelo meu IP você pode saber onde estou, de boa.
    Só deixo esse depoimento, nem quero saber quem é o presidente, sei d’uma coisa, há gente pobre mas, muito mais pobre do que vocês imaginam nesse País.
    De boa, só isso.

    :-)

  64. argo disse:

    “Só deixo esse depoimento, nem quero saber quem é o presidente, sei d’uma coisa, há gente pobre mas, muito mais pobre do que vocês imaginam nesse País.”

    Profitel, é a pura verdade o que você escreveu. Moro no interior de Pernambuco, pobre eu também, mas não miserável como muitos CIDADÃOS BRASILEIROS, gente esquecida da maior parte dos bem-aquinhoados, daqueles que só sabem reclamar do governo, que só olham para o próprio umbigo.

    Bem, de qualquer forma, após o governo Lula, a situação melhorou, e muito. Só o fato de constantemente se ter que enfrentar fila nos supermercados já demonstra isso. Todo o resto é frescurite política, debates inócuos – nocivos, até.

  65. Roberto disse:

    classe media ou pobreza , não importa o brasil e brasileiros não pensa no futuro so sabe gastar com porcarias ,tv, celular,carro 1000, computador , praque computador pobre não sabe nem escrever a mão com uma caneta bic,e claro que a situacão melhorou para o pobre antes ele andava de jegue agora ele anda de carro 1000 ,e dorme com uma bliblia de dez anos pra pagar,por isso meu amigo eu digo o brasil e pais pra se ganhar dinheiro a hora e agora,brasileiro compra qualquer merda financiada.

  66. JOAO DA ROCHA disse:

    Os chinêses não serão os culpados pela inflação e pela crise mundial. A CHINA ALIMENTA 20% DA POPULAÇÃO MUNDIAL ( O BRASIL , 3%) E NÃO DEIXA QUE OS ALIMENTOS DESCONTROLEM OS PRÊÇOS E PREJUDIQUE OS POBRES, COM JUROS DESCABIDOS.

    Os especuladores cartelizados internacionais, achavam que podiam fazer com a China, o que já fizeram e ainda fazem com o México, com a Argentina, Russia e o Brasil, determinando ataques permanentes à moeda, inflacionando os produtos, manipulando as Bolsas de Ações e de Mercadorias. Embora os Analistas INDEPENDENTES (!!!) continuem torcendo para Inflação Alta, partindo da China, as previsões satánicas não estão se concretizaram. Os chineses controlaram a Inflação, concentraram esforços na Produção e no EMPREGO, Espancaram as facilidades para o Capital Volátil e a Receita deu certo, como também está dando certo nos países que a adotaram, como União Europeéia, Estados Unidos, Inglaterra e uma infinidade de países. E o Brasil continua ministrando remédios caríssimos e errrados, para os seus pacientes e aumentando o universo de doentes, com gastos desnecessários e com recursos do Tesouro que poderiam estar sendo injetados em atividades produtivas geradoras e distribuidoras de riquesas e redutoras das desigualdades sociais. Vejam o que dizem os chineses:
    ” PIB dos primeiros três trimestres da China cresceu 9,9%

    2008-12-24 14:32:49 cri

    O diretor da Comissão para o Desenvolvimento e Reforma do Estado da China, Zhang Ping, disse hoje (24) que o PIB dos primeiros três trimestres da China teve um aumento de 9,9%, mostrando a tendência estável de crescimento.

    Zhang Ping fez tal afirmação em seu relatório sobre a situação da fase média da concretização do 11º programa qüinqüenal (2006-2010) da economia nacional e desenvolvimento social da China.

    Zhang Ping assinalou que a realização do programa foi geralmente boa. Nos últimos dois anos e meio, o número total de novos empregos nas cidades e aldeias foi de 30,28 milhões, cumprindo 67% do objetivo previsto. Até o fim de junho deste ano, o seguro para idosos já cobria 210 milhões de pessoas, alcançando 73% da meta prevista. O novo modelo de tratamento médico cooperativo rural beneficiou toda a população rural do país, cumprindo antecipadamente o objetivo. Nestes dois anos, o rendimento médio dos habitantes urbanos e rurais cresceu 11,3% e o aumento anual do rendimento dos habitantes rurais foi de 8,4%, maior em comparação com o aumento previsto de 5%.

    Zhang Ping ponderou que, com o agravamento da crise financeira internacional, a concretização do programa nos próximos dois anos vai encontrar graves desafios. Ele disse que é preciso planejar o mais cedo possível as medidas de estímulo à economia para os próximos anos e elaborar políticas de manutenção do aumento estável do comércio exterior.”
    Enquanto isso, em cada 1% de juros de nossa dívida de R$ 1,4 trilhão, o Brasil paga anualmente o montante de R$ 14 bilhões, mais do que o total de investimentos de recursos do Tesouro em um PAC anual. O mundo está precisando de alimentos, a FAO compra mais de US$ 30 bilhões em alimentos anualmente e o Brasil poderia ser um grande fornecedor Direto para esse organismo e de GOVERNOS, sem a intermediação de corretores e com isso garantir maior prêço mínimo para os Produtores e não para os especuladores improdutivos. Somos o maior celeiro do mundo, mas ainda temos inflação que culpa e penaliza a falta do ARROZ e do FEIJÃO, por isso. Está faltando planejamento para evitar esses erros primários, quando temos a melhor diversidade climática do mundo. Não podemos ficar nos “inchando ” com elogios baratos implantados na Imprensa internacional, mas partir para a ação de verdade.

  67. Marcelo disse:

    Senhores,

    Um feliz Natal para todos e que todos os nosso desejos se realizem!

    Um abraço,

    Marcelo

  68. Dinha disse:

    Kupfer,

    Em que pese o respeito ao trabalho do economista indiano Abhijit Banerjee, penso que ele foi bastante infeliz ao rotular esse novo grupo populacional identificado como “nova classe média”.
    Essa confusão na nomenclatura utilizada gerou boa parte dos comentários indignados por aqui.
    Mais correto seria “nova classe pobre” (o pobre com um pouquinho mais de acesso a alguns pequenos bens de consumo e com renda um pouco superior ao “literalmente pobre”).
    Sob outro aspecto, por óbvio que nenhum de seus leitores com inteligência pode considerar que alguém com renda de 10 reais ou mesmo 10 dólares diários seja “classe média”.
    A tradiicional classe média no Brasil está em gradativo processo de extinção. Restarão os pobres (os novos ou os antigos) e os ricos ou novos ricos e milionários.
    A concentração de renda é um problema grave e aliada à injusta política tributária nacional vem causando o “empobrecimento” de muitos.
    Hoje em dia, a conversa entre os ”mortais” é sobre tentar não empobrecer. É sobre encontrar maneiras de sobreviver sem cair para “antiga classe pobre” ou “segunda divisão” como ouvi por aí. Não se fala mais em crescer, em tentar “subir na vida”. Percebeu a que ponto chegamos?

  69. Maria disse:

    Para os otimistas, realistas e principalmente para os pessimistas, esse artigo que acabei de ler.

    “Alberto Tamer – O Estado SP

    É Natal, é dia de paz, é dia para ser feliz. Nada de notícias desagradáveis que perturbem a nossa festa familiar. Nada dos números sombrios que povoam a coluna desde outubro.

    Mas será mesmo possível ficar tranqüilo com a recessão que fustiga o mundo? Sim. É só olhar para o que ocorre lá fora e o que ocorre aqui, no Brasil.

    Nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, na Rússia, na Finlândia, em todo o Leste Eurpeu, tudo vai mal. Economias entram em recessão, o comércio entre os países definha, o desemprego aumenta de forma assustadora. Ninguém confia em ninguém porque ninguém sabe o que vai acontecer num futuro que já está aí.

    Aqui, sem dúvida alguma, o quadro é outro. E vejam bem que nem usei o advérbio “ainda”, que geralmente levanta restrições.

    Sim, estamos indo até bem em meio à tempestade que pressagia furacões selvagens que arrasam as economias mais sólidas.

    Quem afirma isso, agora, não é mais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sempre otimista, ou seus ministros, mas o Banco Central. Sim, o Banco Central realista que conseguiu manter-se isento na onda de afirmações e desmentidos sobre a invulnerabilidade da economia nacional. Ele foi sempre muito severo, sempre disse e agiu como tinha de agir, não mentiu nem uma vez.

    Pelo contrário, desdisse a todos no governo que, com suas previsões ligeiras, incluindo as do Lula, classificavam como marola as ondas gigantescas que se formavam lá fora. E agora desdiz, mais uma vez, ao prever um crescimento menor do que o governo projeta para 2009.

    Sempre pediu, pregou e agiu com realismo.

    Pois é, o Banco Central que está dizendo agora que nossa economia será afetada, sim, vai crescer menos, mas está conseguindo reagir bem. Nós e a China. Ninguém mais.

    Nós podemos crescer 2,3%, ao contrário do que afirma o governo, mas os outros beiram crescimento zero.

    O relatório do último trimestre do Banco Central não chega a ser otimista, mas afasta qualquer pessimismo prematuro. Não foi um ano festivo, mas não foi também trágico. Tivemos três trimestres bons e estamos tendo um quarto apenas regular. É isso o que dizem os técnicos do Banco Central.

    2,2 MILHÕES DE EMPREGOS

    Afinal, foram criados no País, 2,2 milhões de empregos até novembro, enquanto nos Estados Unidos estão perdendo quase 2 milhões.

    Aqui, foram fechadas 40 mil vagas em novembro. Nos Estados Unidos, foram 550 mil só em um mês.O mercado interno lá e na Europa recua há meses jogando a economia na recessão. Aqui, ainda está aquecido. Sei que comparações como essa não adiantam muito, mas revelam que temos, neste momento, uma economia mais resistente.

    Tudo indica que vamos ser menos feridos pela crise que se alastra mundo afora, mas podemos evitar a recessão.

    ESPÍRITO DE NATAL? NÃO

    Talvez o leitor mais crítico possa achar que estou contaminado pelo espírito de Natal, que vejo tudo sob o olhar das estrelas que iluminam o presépio de Jesus. Sei que encontram, nas entrelinhas, algumas contradições com colunas anteriores, mas estou sendo sincero com vocês.

    Nosso Natal será um Natal mais feliz se compararmos com outros que o mundo está vivendo, imerso no desemprego crescente, na recessão. Posso afirmar que está sendo um bom Natal. Há sombras que se aproximam, mas estamos preparados para que não escureçam tanto nosso futuro.

    Pode parecer pouco, mas é muito.

    FELIZ NATAL, LEITOR AMIGO!

    Por isso, leitor, estou tranqüilo ao dizer que há riscos sim, mas estamos bem, muito mesmo se pensarmos como poderíamos estar, se nada tivesse sido feito.

    Não vou dizer que estamos bem porque poderíamos estar pior. Não, não.

    Estamos bem porque você, leitor, vem sustentando a demanda interna, e você, empresário, investe menos, mas não deixou de investir. Há cautela, sim, mas há confiança também em que, juntos, vamos superar o que pode vir. Confiança em que poderemos enfrentar esta crise e nos sairmos bem.

    Por isso, leitor amigo e fiel, que tem me acompanhado nestes 15 anos de coluna pelos caminhos de Londres, Paris, Genebra, Bruxelas, estou tranqüilo ao desejar a você e à sua familia,muita paz e alegria neste Natal em que se renovam a fé e a esperança no nosso futuro, no futuro do Brasil.

    Seja Feliz , meu amigo.

    Muito feliz.”

  70. Proftel disse:

    Argo,

    Como já falei no post acima (e o seu comentário também foi escolhido pelo Kupfer, dê uma olhada), foi mais um desabafo.
    Fico feliz por você também ser um otimista e acreditar que nosso país tem jeito, sua constatação fará muita gente pensar.

    :-)

  71. Cris Andreense disse:

    Quem acha que receber mais de 10 dólares ao dia não leva alguém à classe média , não sabe o que é não ter 35 reais para pagar um bujão de gás ou deixar uma criança arder de febre porque não tem 5 reais para pagar um antitérmico na farmácia.
    A classe média é aquela que consegue viver com dignidade . E, para isso, 300 dólares ao mês é mais que suficiente (vivi toda a minha juventude com menos que isso).

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório






Voltar ao topo