iG
iBest BrTurbo

Publicidade

Publicidade
29/10/2008 - 20:02

O Fed contra o dólar valorizado

Nesse mundo virado de cabeça para baixo, apareceu alguém para ficar com o mico do real. E é nada menos do que o Federal Reserve.

O banco central americano vai trocar uma linha de US$ 30 bilhões por reais, sem condicionantes ou restrições de espécie alguma. Com isso, o BC brasileiro aumenta a bala já anunciada para enfrentar ataques ao real de US$ 50 bilhões para US$ 80 bilhões. O dinheiro ficará disponível até abril. México, Coréia do Sul e Cingapura também receberam do Fed linhas do mesmo valor, em troca de suas moedas.

A razão da “generosidade” do Fed não está sendo escamoteada. Trata-se de evitar uma valorização excessiva do dólar e, no mesmo pacote, do iene. As duas moedas-âncoras estão aspirando os recursos do desmonte global de posições alavancadas.

Como escrevi na segunda-feira (Real, de objeto de desejo a mico) o Brasil, com suas taxas de juros exorbitantes e sua moeda supervalorizada, atraiu enorme massa de capital de arbitragem. O real e papéis de empresas brasileiras, sobretudo os originários de lançamentos iniciais (IPO) recentes, passaram a figurar entre as vítimas preferenciais da queima de ativos.

Daí a escalada do dólar no mercado cambial brasileiro. Agora, a tendência, pelo menos no curto prazo, é de que as cotações se acalmem e se acomodem nas vizinhanças dos R$ 2 por dólar.

Há diversos aspectos interessantes na nova intervenção do Fed, que conta com o apoio dos bancos centrais dos países desenvolvidos. Um deles é a novidade da medida. Intervenções nos mercados monetários são raras - no caso do Brasil, é inédita. A última vez que o Fed atuou desse modo, para socorrer o euro, ocorreu em 2000. Antes disso, houve outra, em 1998, na crise da Ásia.

Outro aspecto que chama a atenção é o contraste da atuação do Fed com a do BC brasileiro. Enquanto aqui a valorização do real foi tenazmente perseguida e alegremente louvada, lá a valorização do dólar é tratada com uma maldição a ser exorcizada com todos os instrumentos, inclusive a troca de dólares por moedas inconversíveis, como é o caso do real.

Várias conclusões estão à disposição. Uma, quase uma constatação, é que os ortodoxos de lá não são tão ortodoxos quanto os daqui. Outra, é que, vai ver, os nossos ortodoxos é que estão certos e os de lá, coitados, são, como arrotam nosos ortodoxos, tão desqualificados quantos os que aqui cansaram de criticar a valorização excessiva do real. 

Autor: José Paulo Kupfer - Categoria(s): Blog Tags:

111 comentários para “O Fed contra o dólar valorizado”

  1. Carlos N Mendes disse:

    Hummm… O que me ocorre é, para alguma coisa ser barata, outra tem que ser cara. Para uma moeda estar valorizada, deve estar valorizada em relação a outras moedas. Resumindo : nesse negócio de moeda barata / moeda valorizada, alguém SEMPRE acaba pagando o mico. Difícil achar dentro dessa tal economia valorizada algo que seja bom para todos; olhando aqui de fora, parece apenas jogo do esperto tentando enquadrar seus otários.

  2. João disse:

    Dúvida não há. caro Carlos Mendes… Capitalismo não é solução de nada… Esse negócio de que a economia tem que crescer, senão vira resseção? Isto é balela? Se todos crescem, qual é a graça? Só que se alguém cresce é sempre em detrimento de alguém, ou seja, SEMPRE EM DETRIMENTO DOS MAIS POBRES, sejam pessoas ou países… Não existe crescimento global, até porque não haveria parâmetros se todos – UTOPICAMENTE – crescesssem.

  3. Paulo Pereira disse:

    Eu prefiro a recessão capitalista, que a resseçao dos pseudos socialistas/petistas,que escrevem como o “grande estadista, salvador da África e da america latrina”.

  4. perfeito disse:

    Após o término desta crise acredito que o dolar vai ser o mico.

  5. Benedito Lemes disse:

    Sinto muito Sr. Jose Paulo, mas chamar a nossa moeda de mico é um desrespeito ao que é nosso, principalmente um símbolo nacional que é usado como troca de trabalho e riquezas. Além do mais, ao que me parece, quem foi o grande gerador do problema é o dólar e os Estados Unidos. Inclusive, nesta crise, a sorte dos americanos é que a Europa levou um tombo com os papéis podres dos americanos e acabou provocando uma fuga de capital das instituições financeiras e a isso deve-se a valorização do dólar. Uma situação artificial que, ao se acomodar, vai mostrar a enorme fraqueza do dólar, neste caso, o “mico” que o Sr diz vai ser uma salvação para os americanos.

    Em suma, nós os brasileiros não podemos deixar de valorizar as nossas coisas, e, principalmente respeitá-las para que tenhamos sucesso nos objetivos de sermos uma grande Nação.

  6. sergio disse:

    Disse tudo e não falou nada.

  7. eduardo disse:

    esse pAULO pEREIRA só pode ser filhinho de papai que nunca na vida pregou um prego numa barra de sabão. Comente sobre a economia e não sobre o outro internauta. Parece que só sabe falar para criticar, seu pseudo intelectojumental.

  8. Junior disse:

    eduardo@29/10/2008 – 21:20:
    “esse pAULO pEREIRA só pode ser filhinho de papai que nunca na vida pregou um prego numa barra de sabão. Comente sobre a economia e não sobre o outro internauta. Parece que só sabe falar para criticar, seu pseudo intelectojumental.”

    E você, está comentando sobre o que mesmo?

  9. gepeto disse:

    Com Serra virtualmente eleito eles esperam a privatização da Petrobras e Bco Brasil e CEF, de preferencia como os tucanos fizeram com as estatais paulistas -de graça e já saneada.

  10. M.A.P disse:

    Caro jornalista
    Essas caras não são ordodoxos , porra nenhuma, eles são é vendidos.

  11. Adriano disse:

    Chamar o Real de mico….realmente isso é uma colocação temerosa. Fiquei curioso sobre qual a moeda que esse Editorzinho recebe…seria em moedas do tio patinhas???
    Por isso que esse País num vai….pessoas sem instrução formando opinião…Que absurdo.

  12. Ferreira disse:

    Vamos deixar de querer santificar o Lula e pedir para o mesmo cair na real para não ficar querendo engabelar ou deixar de engabelar àqueles que só enxergam numa única direção; idolatrar o seu guru Lula.

  13. Rogerio disse:

    O criador da crise tem que pagar o preço, então nada de espanto nessa hora. Os americanos tem muitos tiros culatra pra gastar! Aprendam com eles!

  14. Rogerio disse:

    Quem prefere a recessão capitalista, precisa urgentemente mudar de país. Sai for urucubaca!!!

  15. Rogerio disse:

    Quem prefere a recessão capitalista, precisa urgentemente mudar de país. Sai fora urucubaca!!!

  16. Claudiane disse:

    Muito me envergonha pessoas como o jornalista Jose, com um nome tao comum brasileiro, chamar de mico o nome da moeda com a qual sobrevive, pois sem esse “mico”, como e que esse ser anti-nacionalista compra o “pao vosso de cada dia”? O nosso pais nao e melhor justamente por nele haver pessoas que se envergonham da patria amada, nesse caso nossa moeda que, bem ou mal, e nossa economia. E agora, Jose?

  17. luciano ferraz disse:

    Boa Noite a todos, as noticias que tenho por aqui e que em meados de 2009 a moeda do NAFTA o AMERO substituira a moda DOLLAR e custara cerca de 0,16 centavos de Amero por 1,00 Dollar, nao sei isto e verdade , ou seja quem tiver dollar e bom trocar por outra moeda , rapido , um grande abraco a todos.

  18. Slater disse:

    Srs… independente da Visão de cada um.. um negócio é certo, americano não entra para perder grana, e “não prega prego sem estopa”. Se está disponibilizando esta “mixaria” pra nós… o futuro dirá……. Roots!

  19. virginiamaria disse:

    Ferreira, tó com Lula os USA fizeram um cassino com o mundo capitalista, e agora está pagando um preço alto. Cada bloco economico deve se libertar desse dominio e andar com segurança pelo mundo globalisado, apesar deles tambem fazerem parte desse mundo .

  20. Jose Gomes da Silva disse:

    Os fãs de Serra já dão como eleito o Vampiro da Paulicéia, só porque ele conseguiu eleger seu Igor Kasabicha para prefeito.

  21. josé paulo kupfer disse:

    Caríssimos Benedito e Adriano,

    Obrigado pela participação. Mas discordo de vocês. Moeda não é símbolo nacional.

    Pela lei 5.700, de 1o. de setembro de 1971, são símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

    Já pensaram se moeda fosse símbolo nacional? Quantas já tivemos?

    Já pensaram quando a inflação era de 80%, que símbolo nacional mais maltratado seria a moeda? Com tal inflação vocês se guardariam maços desse “símbolo nacional” debaixo do colchão?

    Moeda é uma imposição. Há uma lei que obriga a circulação de uma moeda no País, hoje denominada real. Sem essa lei, vocês guardariam reais em casa

    Enfim, moeda é apenas meio de troca, unidade de conta e, quando pode, reserva de valor.

    Benedito, desculpe, mas o real não é “nossas coisas”, como são o samba, a morena bonita lá da roça, o bonde que parece uma carroça, o prestamista, o vigarista, e outras bossas, como dizia Noel Rosa, no clásico “Coisas Nossas”, isso sim são “nossas coisas”.

    Adriano,

    Na minha idade e com a minha circunferência, ser chamado de “Editorzinho” pode ser até uma falta de educação e de civilidade no debate de sua parte, mas eu recebi como elogio.

    Abrs.

  22. plano brasil disse:

    Engraçado ontem e hoje as Bolsas Brasileiras operaram em Alta, mostrando a força em retomar os prejuízos!A midia de modo geral(inclusive o comentarista) festeja com a desvalorização do real para os exportadores lucrarem com o U$ valorizado em prejuízo da Nação!Claro não querem, nem acreditam no Brasil como Potência são sim ORTODOXOS COLONIALISTAS!Pois bem esses AMANTES dos exportadores gostam tanto do Dolar, pois bem, vão morar nos EUA e deixem os brasileiros cuidarem do Brasil!Vão nada querem é moleza!Lá especulador e sonegador vão em cana e não saem…….

  23. Jose Gomes da Silva disse:

    Zé Paulo é judeu, judeu não tem pátria de nascimento, só a da raiz, e fala do seu assunto preferido: dinheiro.

  24. Sandra disse:

    Enviado por: João – [... Esse negócio de que a economia tem que crescer, senão vira resseção? ...]
    Marcar a alternativa correta:
    (1) – resseção ;
    (2) – ressessão ;
    (3) – receção ;
    (4) – recessão ;
    (5) – resceção ;
    (6) – nenhuma das anteriores

  25. plano brasil disse:

    …em suma, tem muitos “brasileiros” torcendo pra voltar a inflação, agiotagem, a desvalorização da MOEDA NACIONAL, o quebra-quebra, etc…, pois são ricos(muito mesmo) e sabem que não serão atingidos, porém em detrimento da miséria e pobreza de milhões!Quem são esses brasileiros?A a escoria que a migrou para o Brasil, e foram bem recebidos e cospem no prato que comeram!

  26. josé paulo kupfer disse:

    José Gomes da Silva,

    Você passou dos limites e agrediu a lei do meu País, o Brasil, Você um criminoso. Um ser indigno, racista.

    Mas eu, embora tenha esse direito, não vou excluir seu comentário calhorda, nojento. Nem recorrer à Polícia e à Justiça para enquadrá-lo na lei brasileira.

    Não vou nem excluir seu comentário vil porque, acima de tudo, acredito na democracia e no debate honesto de idéias para que meu País, o Brasil, seja o melhor para mim, meus filhos e todos os meus conterrâneos. Inclusive você e seus filhos.

  27. Lá da Bahia disse:

    - Bom, eu acho que achar tanto assim não é muito bom.
    Vai que um dos meus achados seja um revés e aí complicaria todo o meu acarbouço de achados que segue com muita sorte!
    É bom saber que a economia brasileira “encontou pela pimeira vez” um fundo, não de cheque, reservas, nem monetário, mas, um fundo positivo. Um verdadeiro fundo positivo de poço, ou seja, quando a realidade manda recados a tão inteligente sociedade não entende, quando as mazelas “violências sociais” batem a vossa porta, sociedade busca desculpa. Mas fazer o que se somos o “Brazil” do individualismo, que apenas estendemos as mãos quando sentimos que nossa pele pode ser alcançada por fogo. Vamos fazer carnaval, cachaça e quem sabe exportar algumas pessoas.

  28. Luiz Inácio Collor da Silva disse:

    A discussão é sobre moedas, mas sempre vêm um “iluminado” para lamentar as privatizações, como se as estatais não fossem ineficientes muito em função de indicações políticas.
    Assim como a democracia é uma droga, mas é menos pior dos regimes, o capitalismo é outra porcaria, mas anos-luz das utopias socialistas, pois os seres humanos são diferentes em suas necessidades e compromissos. No mundo real, o poder corrompe (os Petistas podem explicar isto muito bem, vítimas que foram das beneditas, berzoinis, professorluizinho, delubio e outros vermes).
    A recessão é inevitável, como o pôr do sol. Mas custo acreditar que a moral dos Estados Unidos como nação séria volte ao patamar anterior, depois desta crise causada pela irresponsabilidade do banqueiros e congressistas, pela ganância inescrupulosa de seus banqueiros, verdadeiros trambiqueiros em mais alto grau. Como pode existir um sistema bancário, enorme, paralelo, sem nenhuma fiscalização?

  29. José Paulo, você acha que o Brasil tem condições de continuar sua política de investimentos do PAC? Ou tudo está comprometido? Temo que muitas obras iniciadas acabem virando fantasmas.
    http://www.embaixadoressiao.blogspot.com

  30. Lomanto disse:

    Cara, sinceramente, empresário Brasileiro critica tanto o Governo, mas o bixinho sonega sem limite!Comprei um produto por 400,00, meu fornecedor declarou em nota 79,00 reais!Então, ele ainda critica os políticos, chamando de ladrões!Quem será???

  31. Simas disse:

    Engraçado… A “combinação” não era manter um lastro em ouro, em contra-partida ao dolar?…
    O De Gaule já não contestou essa sacanagem e exigiu o tal ouro, em troca dos seus dólares?
    Espera! A grana sem valor algum, pq não guardou a equivalência em ouro estocada, não é o tal papel esverdeado?
    Estou bolado, seu jornalista?… Ou não seria você o mico verdadeiro… (risos)
    Mto engraçado os jornalistas, tipo especialistas… Sabem de um tudo. Mas, não dispensam a orientação de seus patrões. É o q parece.
    Saudações

  32. José Paulo Kupfer disse:

    Sóstenis,

    Na minha opinião, em se tratando de investimentos públicos, o governo não só tem condições como deveria manter o planejado e o anunciado.

    Abrs.

  33. Lá da Bahia disse:

    Por favor alguém faça mais um comentário eu, particularmente, não queria que, o meu fosse o último.

  34. joao disse:

    por favor, recessão. não é com “ss”.

  35. Mozart Sampaio Paraguassu disse:

    É óbvio que é de interesse dos Estados Unidos manter o dolar desvalorizado, pois assim nós continuaremos comprando seus produtos! com o dolar valorizado nós teriamos que comprar da China que insiste em manter a sua moeda desvalorizada, o que tem sido uma contenda constante com os Estados Unidos… ou teriamos que comprar da nossa propria industria, que, de acordo com a administração Lula, causaria inflação. Durma com um barulho desse! Para resolver esse problema de inflação, na minha opinião, a única coisa que teriamos que fazer seria baixar os juros e aplicar esta economia(de bilhões de reais) na infraestrutura do país, mantendo o escoamento dos nossos produtos que neste caso aumentaria a nossa produção e, por conseguinte empregaria milhões de Brasileiros na industria, em construção de rodagens, estradas de ferro, aeroportos, etc. tornando assim uma bola de neve positiva na nossa economia!

  36. Alvaro Taja disse:

    Acredito ser o grande momento da atuação do nosso governo em tirar proveito não somente de sua situação de crescimento economico, como também de não deixar passar a oportunidade de pelo menos uma vez levar vantagem na crise.
    Essas reuniões e convites para o brasil participar da cupula de crise mundial pode ser como disse o companheiro “uma armadilha” para se aproveitar do ufanismo do Lula para não permitir que enxergue nossa excelente oportunidade.

  37. Warrior for Freedom disse:

    Que dureza, heim JP? :-( Tem cada uma que dá até náusea.

    Receba a minha solidariedade, meu caro.

    Abrs

  38. conceição disse:

    Realmente é difícil engolir que aquele homem baixinho,gorduchinho,nordestino de origem ,acabado de se formar “paulista” ,“corintiano” e sem formação universitária,pudesse possuirtamanha capacidade”comprovada” de conduzir esta Nação;não precisou vender uma FEPASA,BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO,COSIPA,VASP,ENGESA… E AINDA economizou,até aqui,DUZENTOS BILHÕES DE DOLARES(AFORA OS 50 QUE ACABOU DE GANHAR). DÓI, É VERDADE,pois eu também acreditava que a nossa classe média é que tinha condições “intelectuais” de dar rumo sociais dignos para este país.
    Mas não aconteceu isto porque nos faltou “colhão”,”brio”,”brasilidade”,”vergonha na cara” como também “humildade” de saber que,antes do governo LULA,tivemos muitas oportunidades de “virar a mesa”, e não o fizemos.
    Não sou “PT”,mas tenho que admitir,sem endeuzar,que os esforços do governo LULA tem sido ,no mínimo ,extraordinários em todos os níveis e que são reconhecidamente voltados para o desenvolvimento do nosso povo e do nosso país; ter inveja disto só nos trará maior vergonha.

  39. Rodrigo disse:

    Marx deveria se revirando no túmulo ou deveria estar quietinho? respondam os que entende de “mais valia” e vejamos aonde os senhores realmente entende do que está acontecendo ou apenas gostam de avaliar a opinião dos outros em detrimento dos fatos. bom raciocínio a todos.

  40. targinosilva disse:

    Não sou economista. Nada entendo de economia.
    A mim, me parece que uma das causas dessa crise é a alta concentração de renda nas grandes empresas.
    Às vezes me pergunto quanto representa a folha de pagamento no faturamento dessas empresas? Não estariam elas sendo vitimas do seu próprio veneno. Concentrando recursos e deixando o consumidor de mãos vazias? Que fazer com tanto dinheiro acumulado? Comprar papeis de outras empresas?
    São os assalariados do mundo inteiro que puxam o consumo, que propiciam o lucro.
    Não estaria ai uma contradição? Um sistema destinado a quebrar por falta de irrigação?

  41. cesar disse:

    gostei do artigo, seu autor tem curriculun.

    pena que alguns dos debatentes perderam o foco.

    melhor se não perdessem também o respeito, até porque, este é um espaço aberto e educação é para todos.
    Abrs.

  42. Ricardo disse:

    Tenho que reconhecer que até aqui o governo Lula conduziu o país muito bem nesta crise. A economia real nada sofreu ainda, neste mês de outubro, que nem acabou, já vendi bem mais que em outubro do ano passado. E como (boa) consequência da valorização do dólar, tenho vendido mais produtos nacionais (que geram empregos aqui) do que importados. Consumidores dos importados estão migrando para os nacionais, por conta da alta dos preços. Acredito que isso seja bom para o país.

  43. luiz disse:

    Não vejo nenhum mico, mas sim a tentativa de controlar a supervalorização do dolar e manter a balança comercial e a industria dos Estados Unidos forte (Vendas de produtos para outros paises favoravel) . Que neste caso não é bom também para os Estados Unidos, se o dolar ficar muito valorizado frente a outras moedas. Por que? Vou colocar de forma bem simples. Voce mora no Brasil e trabalhou durante 2 anos, ajuntando um dinheirinho para comprar um MP7 ou um Celular importado dos Estados Unidos, que custa $ 400 (quatrocentos dolar) $ 400 x R$ 2,14 = R$ 856,00 no dolar de hoje (R$ 2,14) .
    E vamos dizer que neste mes, no dia 25 voce conseguiu economizar R$ 20,00 do seu salario para comprar o produto citados acima(dos seus sonhos). Mas vamos supor que neste dia o dolar subiu para R$ 2,60. Xiiiiiiiii, melou. Porque o dolar subiu, então o que custava R$ 856,00 passará a custar $$ 400 x R$ 2,60 = R$ 1040,00. Se voce vinha ajuntando R$ 20,00 por mês, vai ter que ajuntar mais R$ 20,00 durante 9 meses para completar os R$ 1040,00, se o dolar permanecer cotado à R$ 2,60. Então o seu sonho esta sendo adiado para quase 1 ano depois. Se o dolar cair, por exemplo para 1,90 x $ 400 = R$ 760,00 voce vai se dar bem e vai até sobrar um dinheirinho = R$ 96,00. Para voce sair com a princesa, tomar uma Gelada, etc… Mas se subir mais ainda, o seu sonho vai ficando cada vez mais distante.
    Bem neste caso estamos falando de 1 ou 2 produtos descartaveis que podemos passar sem eles. Mas agora imagine. Quantos milhões de pessoas tem este mesmo sonho, de comprar este produto importado dos Estados Unidos, ou qualquer outro pais, mas que esta cotado em dolar.
    Bem vamos realizar outro raciocinio. Vamos supor que estes produtos são fabricados por algumas industrias dos Estados Unidos, esta certo. Vamos supor também que estes produtos vendem mensalmente 100.000 peças, sendo 70.000 no Brasil e 30.000 vendido dentro dos Estados Unidos. Agora é que vem o principal. Se o Brasil deixar de comprar 70.000 peças porque o dolar esta supervalorizado frente ao real, lembrem-se do exemplo acima da economia guardada todos os meses. Os Brasileiros iram deixar de comprar. Conclusão a empresa americana vai deixar de vender 70.000 peças por mês ao Brasil.
    Pronto esta industria esta quebrada, vai demitir praticamente 70% dos seus empregados, porque os Brasileiros são os principais clientes, que não conseguem comprar os produtos desta empresa porque o dolar esta alto. Fudeu.

    Estamos falando de 1 ou 2 produtos Eletrônicos, agora imaginem, varias industrias de biscoitos, bebidas, remedios, algodão, Materiais medicos, Comida, Computador, Automoveis, Motos, etc……………………………………. Se as vendas deles cairem para o Brasil ou qualquer outro pais importante no contexto mundial, porque não conseguem comprar por causa do valor do dolar muito alto para quem esta comprando os produtos, eles estão ferrados. A economia deles vai para o saco, não digo em meses, mais em um curto espaço de tempo. É a mesma coisa que pode acontecer com o seu salario, se voce vai ao mercado comprar uma cervejinha que custa R$ 2,00 e agora custa R$ 4,00, por causa do dolar alto, voce esta ferrado. Vai ter que cortar o consumo da “gelada”. Agora imagina se for comida, remedio, bengala, muleta, cueca, calcinha, Camisinha, Viagra, dentadura, etc… e um um montão de buginganga. Estas industrias iram vender menos por causa do dolar alto, o que significa desemprego, significa menos gente comprando, menos industrias produzindo, porque as pessoas não tem dinheiro, por causa do dolar muito caro.

    Então com as medidas que os Americanos estão adotando, eles além de tentar controlar o mercado financeiro, evitando que as açoes das empresas se desvalorizem, estão tentando evitar o que coloquei acima. O dolar fique muito valorizado e afete as industrias e a economia como um todo. Evitar que as ações das empresas se desvalorizem quer dizer., elas passarem a não valer nada. Exemplo, no primeiro exemplo da empresa de MP7 e Celular, se elas perderem todas aquelas vendas para o Brasil, ela esta quebrada. Vamos supor que voce comprou um pedacinho desta empresa, no caso ações na bolsa de valor. E vamos supor que cada ação valia R$ 20,00 antes das vendas dos produtos MP7 e Celular cairem 70% para o Brasil. E vamos supor que voce comprou retirou R$ 1000,00 do seu FGTS e aplicou em ações desta empresa. Comprou 50 ações. Imagina que se as vendas cairam para o Brasil em 70%, devido o dolar alto para os Brasileiros, as ações iram se desvalorizar. ninguem vai querer , ou acreditar que esta empresa venha a se recuperar. É como se o dirigente desta empresa fosse um bebado, chega todos os dias bebados na empresa. Quem acredita em um dirigente de uma empresa bebado. É a mesma coisa. Se estas ações cairem para R$ 5,00 depois da queda nas vendas para o Brasil, voce perdeu, R$ 750,00.
    Neste caso a empresa perde seu valor no mercado, quer dizer se ela for vendida vai custar muito barato para quem se interessar em compra-la. Se houver interessado, se não houver, ocorre o que ocorreu com os bancos Americanos quebram. Quer dizer não é uma jogada como muita gente pensa, o cara que comprou ações e a empresa quebram mesmo. Em 1929, houve uma quebradeira geral em todo o mundo. Nesta epoca neguinho até pulou do vigesimo (20) andar de edificios porque apostaram em empresas que perderam o valor de suas ações da noite para o dia e os que compraram estas ações perderam tudo. Nem sempre é uma jogada para ganhar dinheiro como muitos pensam. Se perde tudo mesmo. É como apostar em uma corrida de Formula 1 que o Massa vai ganhar e no fim ganha o Hamilton. Quem apostou no Massa, se Fu, Fu, Fu……

    No caso de varias empresas com os mesmos problemas acima
    pode causar o que eles chamam de recessão mundial, devido alguns desajustes. Resumindo quem tem mais de 23 anos sabe o que é uma recessão que resulta em desemprego brutal em diversos setores. E muitas vezes com um misto de inflação. Quem acompanhou todos os governos desde 1980 sabe também muito bem destes efeitos. Tentei resumir o que sei de forma simples. Na verdade tentei explicar mostrando que na realidade alguem administrou mal a economia em algum lugar. Assim como voce administra o seus gastos mensais. Neste caso foram os Americanos que criaram falsos ricos, o que eu chamo, financiando casas e apartamentos em 30 anos. Neste espaço de tempo muita gente se enrolou e não conseguiu pagar suas casas, carros, etc…O que eles chamam da crise das hipotecas Americanas. A mesma besteiras estava começando a ocorrer aqui, os bancos e industrias financiando carros e casas em 72x, depois isto com certeza iria para 120,240,360, etc…. Neste espaço de tempo muita gente perde o emprego, bate o carro (O seguro não paga porque o cara ainda não terminou de pagar), tem o carro roubado, etc… O mesmo se dá com uma casa financiada em prazos muito longo. Muita gente perde. Então acho que esta crise em parte é excelente para frear o consumo para quem não pode consumir e criar endividamento (falsos ricos, pobre classe media com carrões mais devendo milhares de prestações), amenizar o efeito estufa, amenizar a arrogância, porque o cara que nunca possui, se for hipocrita, se torna mais hipocrita ainda, desumano, massacra o seu proximo por causa de um bem material. Bem acho que é isso!

  44. Junior disse:

    Caro targinosilva, sou economista e concordo com você.

  45. Roberto disse:

    Caro jornalista José Paulo, o senhor já escreveu coisas melhores. To começando a achar que o senhor votou no fumando gaybeira…

  46. Jose Gomes da Silva disse:

    Eu não ofendi ninguem, ser judeu é uma situação normal, ter amor a patria judaica e suas tradições é um dogma de todos os judeus, até as datas de ano novo e outros feriados são diferentes dos demais povos, não vejo nada de anormal ser judeu ou ser chamado de judeu, nem de ser negro, ou indio, ou japones ou arabe, e não é nenhuma mentira ou ofensa ou racismo, o judeu é judeu antes de ser brasileiro, italiano, grego ou americano, e não menti quando disse que seu assunto preferido é o dinheiro, voce escreve sobre economia, negócios e dinheiro,SHALOM.

  47. pegalez disse:

    Segundo seu curriculuin, vc não para em nenhum emprego, sai de uma mídia pra outra , quem é vc?
    Falar besteiras vejo que vc fala.Quer emprego na Globo ou na Folha de São Paulo?

  48. Jorge disse:

    tem um ai que falou d ejudeu,e o povo mais nacionalista que existe,vc que falou deve ser nazista,ou fascista ou esquerdista,ataca aterra deles,mexe com eles para vc ver o que acontece,mexe com apatria deles,eles o pegaram onde vc se esconder.

  49. Ezio José disse:

    Não entendo por que tanta preocupação, tantos comentários discordantes. Se fosse nos governos anteriores, aqueles diplomados da elite e mais um pouco, deveriamos ficar até amedrontados, se tivesse tempo pra isso. Lembro-me que bastava um espirro de crise fora do nosso território transmitido em primeira mão pela Rede Globo e no outro dia, com todos gripados, já era editada as medidas provisórias ferrando o povo. O governo atual tem uma boa equipe e tem boas intenções pelo nosso país. É um patriota que só sabe falar a língua brasileira e que ama o Brasil e seu povo.

  50. Jorge disse:

    quem falou dos judeus foi jose gomes da silva

  51. Jorge disse:

    O que vc falou sobre negocios,dinheiro e economia,isto foi a desculpa que hitler deu para fazer o exterminio

  52. Lourival disse:

    Vou sair um pouquinho do contexto,para uma reflexão.

    Um dia, ouvi algo que chamou-me a atenção, alguém dizendo para outra pessoa :-
    Alguém pergunta> Sabe outra pessoa para que existêm as doenças e mortes ?
    Outra pessoa responde> Não alguém,não tenho a mínima idéia !
    Alguém explica:- Para que hája equilíbrio natural entre os seres vivos!… imagine se niguém ficasse doente e/ou morresse?…dá p/
    calcular quantos seríamos hoje?…entre:- homens,mulheres,crianças,animais de todas as espécies…etc.
    Pense?…desde os primordios até hoje em dia:- por quantas guerras já passou a humanidade? pestes?catastrofes?calamidades? Epdemias?Fomes?…

    Parando um pouco a minha reflexão. Doque estávamos falando mesmo? Há, a crise !

  53. Rafael Araujo Novaes Coutinho disse:

    Essa crise não será para sempre . Como ficará as exportação americana com as moedas vizinhas desvalorizadas

  54. Antonio disse:

    E tanta besteira que dar dó. Será que se o presidente desse país fosse a rapaziada do psdb, alguem seria besta em escrever alguma coisa contra eles e seu governo? são Paulo que o diga, o serrinha e sua tropa midi´tica protegeu até que reelegeu sua pulga, filha antecessora da escabrosa DITAdura.. ô povinho sem pátria, são esses que torcem para o mal. Outra pergunta,nessa crise se fosse na era tucana como estaria o nosso querido brasil? quantas veses já tinham recorido ao FMI? ou melhor, esse seria o mote perfeito para vender a amazônia , pq era só o que restava, com a desculpa esfarrapada que era para salvar a a nossa economia……. pode????????? OU NINGUEM PENSOU NISSO AINDA? SE FOR ANALISAR BEM O LULINHA DÁ DE 1.0000000000000 A ZERO NESSA CALHORDAGEM TODA DA EXTREMA DIREITA E SOBRA. COMO DISSERAM : inveja mata, mas eu afirmo: compromisso com o povo, apenas alguns têm, o governo lula que o diga. Uma apostinha que ele reelegerá seu sucessor? mesmo com a inveja das elites descaradas.

  55. vanderlei disse:

    80 bi, parece muita grana e, pela ida do Br. ao Fed buscar uns trocos (entrou no cheque especial), acho que a marola vai virar um pé-de-vento ou coisa pior; ainda, no reverso da moeda, um tufão.

  56. cesar disse:

    concordo com o vanderlei.

    Espero que BR e USA, não morram abraçados. Ops. acho que querem que participemos do rombo da dívida deles. Porque iriam nos querer nesta hora…

  57. Rei disse:

    É só não comprar nada até passar tudo isso, tenho certeza que os preços baixa, já pensou em uma greve de não pagar ipva, conta de luz, não recolher impostos não comprar carro nem nada???

  58. Rei disse:

    Perda Total (PT) cade o gaz , paga-se quanto hoje???

  59. O Crítico disse:

    JOSE GOMES DA SILVA, VOCÊ É UM VERME, UM BOSSAL. CONSEGUIU INVADIR UM ESPAÇO DE DEBATE ECONÔMICO E AGREDIR HOMOSEXUAIS E JUDEUS. A SUA EXISTÊNCIA PRECONCEITUOSA TEM COMO ÚNICA UTILIDADE O FATO DE NOS MANTER ALERTAS QUE OUTROS DA SUA RAÇA (MENOR) AINDA ESTÃO POR AÍ, E SE CRESCEREM PODEM DAR TRABALHO.
    AI SE FOSSE NO MEU BLOG…O TEU EMAIL E IP IAM DIRETO PRA PF. O JPK É REALMENTE UM SER SUPERIOR POR TOLERAR ISSO…
    O CRÍTICO
    PS: HETERO BEM RESOLVIDO, KARDECISTA (IMPERFEITO, CONSUMIDO PELA INDIGNAÇÃO A ESTE SUJEITO ABOMINÁVEL)

  60. Lourival disse:

    Há, esqueci de mencionar na minha reflexão:-Mesmo passando toda sorte de desgraças,faça uma contabilidade agora,sem contar os que estam nascendo e/ou morrendo no mesmo momento em que estiver contabilizando, e veja o saldo. E todos fazem parte desta mesma crise e, passando esta,qual será a crise do amanhã ?… oquê estaremos debatendo neste blogue?
    Solução para a crise da falta de água no planeta?…Falta de alimentos para a população?…outras crises,guerras,fomes,etc,etc e etc…

  61. Fernando Blanco disse:

    Prezado José Paulo e comentáristas,

    Este espaço já foi mais bem frequentado…mas sigamos em frente e levantemos o nível.

    Independente da matiz ideológica, o swap foi bom para o Brasil, pois aumenta a musculatura do BC contra ataques ao real. Acho que isto não foi citado no texto, mas a nossa moeda tem sido alvo de especulação por conta daqueles que querem colocar em ‘corner’ a turma que está entubada nas operações com derivativos.

    Mudando de assunto, hoje a Caixa noticiou que colocará à disposição R$ 3 bilhões para construtoras com problemas e o nosso Papai “Lula” Noel (com todo respeito à sua autoridade constituída), disse que irá também ajudar o setor automotivo, financeiras, etc.

    De onde vai sair tanta grana, minha gente? E onde ela estava?

    Abraços,
    Fernando Blanco
    http://blogdocredito.wordpress.com

  62. Robson Carvalho disse:

    Caros,
    Estou espantado com tanta agressividade, temos aqui radicais de esquerda, de direita, homófobos e até nazistas. Baixaria total, são todos uns desqualificados. Nem vou emitir opinião sobre o tema central pois nesse momento vocês precisam mais é de um esculacho mesmo.
    Paspalhos!

  63. Maurício Giovani disse:

    Existe um mico sim! Aquele da propaganda da Tigre.

  64. Gilsomar R. Leonardo disse:

    Meu caro Sr. da economia José Paulo, é simplesmente vergonhosa a forma que você criticou a nossa moeda colocando como pseudônimo de mico, olha … vc deveria ter mais respeito por seu país, sabemos que aqui não somos muito de hastiar bandeiras em nossos jardins como meio nacionalista, reconheça meu caro comentarista que o papel do banco central tem sido de grande valia para conter a crise que afetou outros paíse de forma muito mais feroz…. Pessoas iguais a você não são analistas ou coisa parecida são apenas especuladores engravatados que vê nesta roleta russa de revolver americano a oportunidade ideal de obterem lucros enquanto outros trabalham a duras penas para manterem a família, vc deveria ser processado por desrespeito não somente a nossa moeda mais sim por desrespeito a nosso país. Olha se o dólar sobe(valoriza) sabe o que acontece? Com vc nada…. pois não vai faltar caviar em sua mesa mais na de muitos brasileiros talvez falte por falta de liquidez do mercado americano e pela alta dos produtos que geralmente seguem a trajetória do dólar o pão de cada dia… Você é a vergonha do IG.

  65. Vidomar disse:

    Caro José Paulo Kupfer,

    Sei que você é pelo pluralismo de idéias, mas faça-nos um grande favor: Processe esse infeliz desse José Gomes da Silva (o desgraçado tinha que ter o meu sobrenome). Se não for pela homofobia, se não for pelo anti-semitismo, que seja pela burrice. Depois de dizer as suas asnices, dar os seus coices, ele ainda me sai com “Eu não ofendi ninguém”. É burro, burro, burro que até dá raiva.

    Quanto ao assunto da matéria, acho que o pessoal não entendeu que chamar o real de mico não é ofensa ao País, nem ao povo brasileiro, nem ao Presidente Lula (de quem gosto muito). Como a reportagem explica, os americanos, em benefício próprio, tomaram a atitude pouco convencional de comprar uma moeda sobrevalorizada, que tem boas chances de perder valor.

    Um abraço!

  66. Jayme Lago disse:

    Parabéns Sr. José Paulo

    Grato pela notícia e a informação, que são ótimas para o Brasil. Mas sinceramente, espero que essa bolha de sabão passe rápido. E que o Brasil esteja cada vez mais forte e seriamente administrado para atravessar bem essa e as futuras.

    Sds.
    Jayme

  67. Gabriel Lemos disse:

    Sr. José Paulo
    Assisto-o sempre que posso na TV Gazeta e noto que seus comentários têem sidos muito mais felizes e acertados do que outros comentaristas.
    Parabenizo-o pela respeitabilidade que demonstra a inteligência dos telespectadores.
    Vem a ser um pouco estranha a divulgação desta notícia nesta hora, haja vista que sempre houve a troca de moedas entre Bancos Centrais, nenhuma novidade, talvez o valor.
    O que venho percebendo é que estão citando o Brasil em várias ocasiões, acima da normalidade de outras ocasiões e devem ter razões, além de começarem a verem nosso país com “outros” olhos.
    “Para o executivo Warren Buffett, considerado o homem mais rico do mundo segundo a revista “Forbes”, o real é uma boa opção para os investidores e poderá, no futuro, valer mais do que o dólar.”
    Isto foi declarado em maio deste ano. E não é mero acaso.

  68. Celso C. Larcher Filho disse:

    Não consigo entender como um Banco Central que fixa uma taxa de juros acima de 13% para frear a inflação, diminuiu a taxa de redesconto dos bancos para que se facilite o crédito, pois sobraria mais dinheiro para isso. Não sei se o Governo quer ajudar os bancos ou se quer endividar o povo a deixar todos com um crédito consiguinado e sem poder comprar mais nada com a renda mínima nas mãos e aí sim frear o consumo.

  69. Paulo Dantas disse:

    Neste mundo globalizado, os americanos estão é guardando um pouco de dinherio dos outros países, para quando acabar o deles, poderem gastar os dos outros.

  70. Fudêncio... disse:

    Creio que muitos estão torcendo é para que o Brasil seja fortemente afetado e que vivamos as mazelas decorrentes. A princípio, de onde vem os ”comentários”, sou levado a crer que querem atingir diretamente o nosso governo federal e, em especial, ao presidente Lula. Está ocorrendo uma especulação interna, baseando-se principalmente em ”terrorismo”, visando unicamente dividendos individuais, inclusive eleitorais/partidários.

    Agora me cabe dizer, ao amigo Fernando Blanco, que tive as mesmas indagações sobre a origem de dinheiro quanto houve a avalanche de privatizações, em especial em SP, onde o governo federal, de fhc, que se dizia praticamente falido, assim como o estado de SP, conseguiram uma verdadeira fortuna para as privatizações através, pasmem, do BNDES, um banco federal. Como conseguiram se o governo não tinha dinheiro? E se tinha dinheiro porque vender o patrimônio vultuoso que tinha a preço tão baixo? Adminstrativamente falando, por exemplo, não seria melhor ter contratado profissionais qualificados para administrarem as então estatais lucrativas, como a Vale do Rio Doce, e ter conseguido o mesmo êxito que a Vale tem hoje? Afinal quem comprou (?) e que levou TODAS as jazidas de ”brinde”, pois não tiveram que pagar por elas, não é nenhum gênio. Muitos apoiaram as privatizações (?) por acreditarem nas mentiras alardeadas pela imprensa vendida. As empresas não ERAM defiticarias, ESTAVAM deficitárias. Estavam devido a incompetências dos apadrinhados daquele governo corrupto, que não sabiam nem administrar o próprio quintal da casa deles.

    E mais um detalhe Fernando Blanco: tanto o governo federal (fhc) quanto o de SP (covas/alckmin) terminaram os seus mandatos devendo mais do que quando iniciaram e sem realizar investimentos que justificassem.

  71. Augusto disse:

    O que ocorre na verdade nesse ninho de encrenca que se envolvel o mundo ultimamente é o gagamento não de mico pelo USA ou os demais, já que realmente quem paga algo é a população destes países envolvidos na crise, não somente com uma tx de juros de mais de 13 como a desvalorização da moeda e aumento substâncial no valor dos produtos ou agregados importados. Só quero saber até quando o BC vai ter dólar pra queimar pra tentar fazer a moeda desvalorizar frente ao real.
    As intervenções nada ajudam nos indíces da Bovespa nem tiraram a desconfiança do investidor no mercado interno. Quanto ao Fed,,,,acho que ele vai continuar brincando de vai-não-vai e expecular para tentar salvar o que sobrou dos EUA. Só espero que a paciência do mercado internacional não acabe muito depressa nem que o Fed dê um passo em falso,,,pq aí a merda vai ficar geral.

  72. Augusto disse:

    Como disse o Sr Targino Silva anteriormente, só complementando,,,,,me parece que as empresas passaram o seu tempo brincando ou apostando demais, seria correto dizer, com dinheiro emprestado dos bancos que agora em momento de crise tenta fazer acreditar seus clientes que nada mudou e que os efeitos da crise não estão sendo sentidos pelos bancos privados que como empresas multinacionais, têm papéis de outros bancos que foram frequentemente abalados com a crise, e voltando ao assunto confiança dos clientes, dizer que nada mudou é tentar além de tudo convencer que agora após o baque, o crédito será muito mais seletivo,,,,,quero mesmo ver daqui a algum tempo como agirão empresas de crédito como a BMG e Finasa que aceitavam até papel de pão como comprovante de renda e emprestavam dinheiro….por enquanto o mundo vira os seus últimos copos de crise,,,,,agora e como sempre, virá o pior, a hora do café amargo nos BC’s, já que como sabemos a ressaca é maior e mais duradoura,,,,além de exigir medidas mais extremas.
    Duvido que durante algum tempo os americanos continuarão com aquela baboseira de país inabalável e terra da alegria e prosperidade,,,,,,já era o sonho americano,,,,,,agora enqanto o povo dorme em carros,,,,,só sonha com o fim disso tudo para trabalhar mais alguns anos e comprar outra casa,,,,,como a que tiveram que se desfazer,,,,por estupidez do governo e ingenuidade dos bancos.
    A lingua que se fala agora já é outra,,,,,mandarim,,,,,,todo mundo rumo à china,,,,,,ai dos papéis hipervinculados com os bancos e empresas americanas,,,,,,,,,ai,,,,,ai,,,,,,,ai

  73. Sérgio Campos disse:

    Sr. Paulo Pereira, a sua opinião é que é uma latrina!

  74. Romanelli disse:

    Nossa, que noite agitada a passada não?

    Ressaca de dia das bruxas? ..só pode ser

    Penso que os EUA não querem ver seus clientes e satélites em dificuldade

    Acho que querem oferecer o dólar justamente quando os “viciados” tentam buscar alternativas para a droga …se é que me entendem

    REAL desvalorizado é exportação no pedaço ..e importação declinante …logo …não é negócio “brimo”

    Negócio mesmo é eles pagarem 1% pra financiarem sua dívida, 20 vezes maior que a nossa …nossa que paga 13,75% pra ser rodada. Dívida dum país com perspectiva, paz, controle das contas internas, perspectivas, reservas de água e energia …mas que tem um Banco Central que nem te conto…

    NOSSOS BANCOS não nasceram pra financiar RISCO, produção e consumo …nasceram pra emprestar pro Estado, feito refém e sempre alquebrado, de 4 ….ou pra se valerem de empréstimos com taxas de AGIOTAS, empréstimos garantidíssimos como pra aposentado, funcionário publico, carro e cartão de crédito de 5% de comissão (pra venda a vista)

    Agora sobre uma questão delicada …NÂO gosto de falar de POVO, Nação e país, mas não dá pra evitar, há sim diferenças sutis

    SEI que há diferenças …diferenças cultuadas, lembradas, esfregadas na cara dos diferentes …diferenças ABSURDAMENTE INSIGNIFICANTES, mas que se agigantam quando anabolizadas por medos e preconceitos ..destes, que se “justificam”, pra se proteger, se apartar, se fazer diferente, segregar, dominar

    Em meu país, BRASIL , que ainda acho, não chega a ser uma Nação (bastando-se observar da indiferença frente as diferenças econômico-sociais), EU já fui segregado, apartado, mesmo que de forma sutil. Tratado como diferente por Sicilianos, Japoneses, Chineses, Coreanos, JUDEUS, Franceses e Alemães …estes, do que vi e senti, do que lembro …inclusive até por negros …é uma MERDx mesmo

  75. jpdasilva disse:

    JPK vc é a favor do que disse o belluzo no roda viva de que é contrário à redução dos públicos? Que essa redução poderia causar uma recessão?

  76. jpdasilva disse:

    corrigindo: redução dos gastos públicos..

  77. Argo disse:

    J.P.K escreveu:

    “Na minha idade e com a minha circunferência, ser chamado de “Editorzinho” pode ser até uma falta de educação e de civilidade no debate de sua parte, mas eu recebi como elogio.” (este, então, fez-me começar o dia com todo humor necessário para enfrentá-lo)

    ————–

    “Mas eu, embora tenha esse direito, não vou excluir seu comentário calhorda, nojento.”

    ————–

    “Não vou nem excluir seu comentário vil porque, acima de tudo, acredito na democracia e no debate honesto de idéias para que meu País, o Brasil, seja o melhor para mim, meus filhos e todos os meus conterrâneos. Inclusive você e seus filhos.”

    ————–

    Aí estão alguns dos motivos pelos quais fiquei viciado no Blog do JPK. Sua grandeza me atraiu, desde o princípio. Mesmo que não houvesse opiniões sensatas dele – JPK -, nem intervenções extremamente elucidativas de outros – sem citar nomes, todos tem opiniões que vale a pena refletir, mesmo que algumas não mereçam a imortalidade -, só essa elegância em tratar com esses “pequenos homens” já mereceria todos os nossos aplausos.

    Sem chegar a comparar-me com ele – claro -, tento fazer em meu pequeno recanto algo de parecido, tudo é publicado, mesmo agressões; quem as profere é diminuído, quem as mantém se engrandece.

    Parabéns pela sua posição, preclaro jornalista.

  78. Anderson DeMoura disse:

    Moro nos Estados Unidos ha´5 anos e quando o barril de petroleo tem baixa no mundo aqui nos vemos o preco abaixar na bomba imediatamente, assim como outros produtos e energia.
    Estive no Brasil na semana passada e nao vi nenhum decrescimo de precos em nada, principalmente em combustivel.
    Pelo contrario, o preco das coisas la estao mais altos comparados com os daqui em praticamente tudo. PORQUE???

  79. Padula disse:

    Então, neste bau tem coisas ? para ofertas deste porte.
    O que está por vir ?

  80. Romanelli disse:

    DEMOURA

    em compensação praticamente há 5 anos que NÂO vemos aumento na bomba …e os que tiveram passaram muuuuito longe da crise do petróleo, foram pontuais e sazonais

    como se Vê, ficando aí vc perdeu muita coisa

  81. Marcelo disse:

    Rapaz! Vida de jornalista blogueiro não é mole não…
    Vale mais a pena ignorar. Evita males no coração.
    Abrs!

  82. Leandro Modé disse:

    Zé,
    Você é um ‘craque’. Um craque carioca, diria. Fosse um jogador de futebol, seria uma mescla do Romário com o Zico. Do primeiro, tem a malandragem para sair das divididas. Do segundo, a elegância para conduzir a bola sem se deixar atropelar pelos brucutus. Acho que você não se chateará pelo fato de nenhum dos dois ter vestido a camisa do Flu, não é? rs
    Um abração,
    Leandro.

  83. Leandro Modé disse:

    Falha nossa, né.
    Romário, evidentemente, jogou no Flu, onde, se não me engano, não ganhou nenhum título. rs

  84. Argo disse:

    Com juros de 13% a.a, ainda achei pequena a oferta do FED. Já imaginaram investir 100 bilhões de dólares a uma taxa 12% superior a deles? Com o pré-sal como garantia e a IV Frota reativada e nas proximidades?

    É tão óbvio…

  85. JOAOROCHA disse:

    ESPECULADORES CONTINUAM GANHANDO OS COMBATES
    E OS GOVERNANTES DESFALCANDO O TESOURO.

    ESSA EUFORIA DE DIZER QUE TEM DOLAR � VONTADE PARA DISTRIBUIR A ESPECULADORES, N�O DEIXA DE SER UM GRANDE ATRATIVO PARA O CAPITAL VOL�TIL INTERNACIONAL. COM CERTEZA, OS OPERADORES DOS CARTEIS FINANCEIROS INTERNACIONAIS ,COM TANTO DOLAR DISPONIVEL NO BRAZIL E JUROS ATRATIVOS, TER�O AQUI A SUA BASE E PORTO SEGURO. O BRAZIL NAO DEVERIA ESTAR PREPARANDO CAIXA COM RECURSOS DO POVO PARA O CAPITAL DE CASSINO, MAS PARA UMA INFINIDADE DE INVESTIMENTOS QUE DEVERIAM SER PRIORIZADOS. ESSE MOMENTO NOS LEMBRA A LIBERA��O DOS US 22 BILHOES DO FMI PARA QUE O NOSSO PAIS PRIORIZASSE MAIS DE USD 15 BILHOES PARA PAGAMENTO DE JUROS AOS CARTEIS COM BASE EM WALL STREET. MESMO COM INFLA��O ABAIXO DE 10%, O TESOURO PAGAVA JRS REAIS DE + DE 30%. A CULTURA DO NOSSO BC E ENDOSSADA PELO TESOURO, � A DE SEMPRE TRANSFERIR PARA OS ESPECULADORES, RECURSOS DO POVO QUE DEVERIAM SER APLICADOS EM BENEFICIO DO PROPRIO POVO. OS JRS REAIS DE + DE 40 PAISES PASSARAM PARA MENOS DE 2% AA. AQUI CONTINUA EM 7,75%, QUASE 400% A MAIS.

    O CORTE D JUROS REAIS SER� EM MAIS DE 40 PAISES, INCLUSIVE EM PARAISOS FISCAIS COMO CINGAPURA. ESSA EUFORIA DE JRS BAIXOS PODERIA TER CHEGADO AO BRASIL, MESMO SE O GOVERNO BANCASSE JRS REAIS D 4% E NOMINAIS DE 10%, PARA CONTINUAR NA LIDERAN�A DOS JRS REAIS MAIS ALTOS DO PLANETA. ACHO Q ESSES US 30 BI � EST�O CHEGANDO PARA APLICA��O EM INVESTIMENTOS PRIORIT�RIOS, Q GERAM EMPREGOS E RIQUEZAS, + PARA IR PARA OS ALFORJES DOS ESPECULADORES INTERNACIONAIS. E SE TEMOS + DE US 200 BI EM RESERVAS, ESSA OPERA�AO SWAP ERA DESNECESSARIA. O GOVERNO DEVE SABER AGORA, Q O PAIS FICOU TOTALMENTE ISOLADO E DISTANTE DESSAS MENORES TAXAS REAIS DE JRS( 2% ) E SOFRER� ATAQUES ORDENADOS E PERMANENTES NA NOSSA MOEDA. MAIS DE 40 PAISES DEIXARAM SE SER ATRATIVO PARA OS ESPECULADORES E O BRASIL PASSOU A SER A PRIORIDADE NUMERO UM DESSE CASSINO. BUSCAR DINHEIRO L� FORA PARA TRANSFERIR PARA JUROS, ENCARGOS FINANCEIROS E VARIA��O DA MOEDA, BENEFICIA A QUEM ? AINDA H� TEMPO PARA O BR ENTRAR NA ONDA DO JURO BAIXO, DOS PAISES + RICOS

  86. Swamoro Songhay disse:

    Em suma a tese da blindagem e do descolamento, foi confrontada pelos fatos. O R$, na realidade, sofreu uma maxidesvalorização comandada pelo mercado. Não se fala abertamente, porém, parece que houve um “ataque” contra o R$. Caso o BC permanecesse a utilizar reservas para deter a arrancada do US$, o risco delas serem exauridas rapidamente aumentaria. Assim, as linhas do Fed e do FMI são garantias contra tal “ataque” e visam proteger o R$ de virar pó, como diziam que ocorreu em 1999 e que não ocorreria mais, diziam as forças vencedoras do pleito em 2002. Aliás, mesmo sem as condicionantes, a linha do Fed, principalmente mostra que não havia realmente nada de novo implantado na economia que possibilitasse a alardeada blindagem frente aos efeitos da crise no lado real da economia do país.

  87. Argo disse:

    O que não dá para continuar calmo é sobre a questão dos juros. 10 em 10 comentários que leio são favoráveis à baixa (a exceção seria para quem tem muito dinheiro investido neles). Será possível que todo mundo esteja errado, só o banqueiro Meireles esteja correto?

  88. Benedito Lemes disse:

    Entendo suas palavras, mas, num momento de crise, a midia tem um papel fundamental sobre a população para manter a tranquilidade dos mercados financeiros e principalmente, na economia real.
    Seu artigo bem que poderia ser enfático de outra maneira, ou seja, a importância do Real e o Brasil no mundo globalizado, afinal, num momento desse, termos esse tipo de negócio com a maior economia do mundo não deixa de ser um ótimo exemplo.

    Sei que a moeda não símbolo nacional, mas deveria ser, justamente porque todas as outras se sustentam por causa da primeira, isto é, sem estabilidade financeira (moeda), não há porque ter outros símbolos. Vimos a maior potência militar ruir (União Soviética) cair, sem nenhum tiro, só com a derrocada da economia.

    Agora, chamar o nosso “Real” de “mico” é chamar todos os brasileiros de “otários”, justamente porque quem pega “mico” é otário.

  89. Argo disse:

    Caro Benedito

    Sei não… todos, claro que não, seria generalização, mas que estamos a caminho de sermos considerados os maiores otários do planeta, ah, isso estamos.

    É simplesmente estarrecedor estarmos com juros de 13,75%! Toda a humanidade em peso está certa e nós errados? Ou esses dirigentes só fazem isso por sermos trouxas?

    Abraços!,

  90. Argo disse:

    “…termos esse tipo de negócio com a maior economia do mundo não deixa de ser um ótimo exemplo.”

    Benedito

    A esmola, vinda de um país que sempre se pautou por explorar todos os demais, está boa demais…

  91. Lucinei disse:

    Receba a minha solidariedade também, Kupfer. O bom debate deve ser preservado e valorizado. Tem um pessoal que discute com o fígado, com o intestino… Bem que poderiam ter mais autocontrole.

  92. José Paulo Kupfer disse:

    Benedito,

    Desculpe a insistência, mas moeda é meio de pagamento e reserva de valor financeiro. . É instrumento de operação de mercado – e só.

    Seu raciocínio nos levaria a almejar uma moeda nacional mais forte possível, mais valorizada o possível em relação às demais. Isso, normalmente, leva a crises externas e, ao contrário do que você e eu almejamos, à dependência do País ao exterior.

    Você não lembra dos tempos do FMI, no governo FHC, pós-Real? Nossa moeda era “forte”. Você lembra no que deu?

    Abrs.

  93. José Paulo Kupfer disse:

    Benedito,

    Enfim, quando, nos tempos recentes, o mercado cambial ameaçou explodir, mais uma vez, isso significava tentativa de se livrar dos reais e correr para o dólar. A analogia com o mico é essa – a carta a qual todos querem se livrar.

    Só isso.

    Abrs.

  94. Romanelli disse:

    O governo teorizou rápido

    Disse que vai ajudar a construção civil, a indústria automobilística e agricultura, que não vai paralisar o PAC, que não abandonará o exportador, o social e as etapas conquistadas, como aumento real do SM e o crédito miúdo, tipo consignado . Quer mais ? Conseguiu até o tal fundo soberano

    resta a prática…

    E aqui ainda vemos a unica verdade verdadeira, que é esta taxa exorbitante oferecida “expontaneamente” por este BC esquizofrênico, que não sabe o que quer e pra que serve …se quer dar liquidez ou travar, se servir ao BRASIL e a seus contribuintes esquecidos, ou a uma minoria sempre lembrada

    Triste vermos países menores que nós, 8a economia, com menos risco e mais perspectiva (em energia, água e comida, mercados) financiarem suas dívidas com taxas negativas

    …aqui, nem peço tanto, NÃO GOSTO DE DESARRANJOS, só uma taxa mais edificante, não esta de 13,75%, de traficante

    Particularmente acho que seremos afetados no comércio exterior.

    Pelo lado ruim, no volume das exportações.

    Pelo lado bom, com menos conta petróleo, menos importação de bagulho (pelo volume e preço).

    Pelo lado “indiferente”, com a manutenção do receitamento do agro-negócio (menos preço US$, mais cambio, c/volume similar)

    Ajeitar o Conta corrente também dará trabalho

    e o balanço de pagtos então? Principalmente agora que o tal capital produtivo sublimou

    Não acho que vem recessão. Não se o BC ajudar e o Estado efetivamente atuar. Agora, até pro mercado local algum desaquecimento, mesmo que localizado, pode ser esperado

    É difícil dizer …tem muita torcida . Com certeza não me sinto a vontade em prever cambio a R$ 3,00, muito menos a R$ 1,50

    Parece certo a queda, pelo efeito pobreza, do consumo de ítens mais caros

    Tb acho certo dizer que NÃO vem nenhum surto inflacionário ?! …diferente de realinhamentos sazonais e pontuais

    e ao final só pra lembrar e refletir, cada 1% na SELIC, grosso modo poderia representar R$ 10 bi dirigidos ao crédito ou ao investimento, pra produção, consumo e emprego, sem no entanto afetarmos a saúde e a administração das demais contas públicas ..não é incrível ?

  95. Benedito Lemes disse:

    Caro Kupfer

    Tudo bem! Eu entendo, voce é muito gentil.

    Muito obrigado pelas respostas!!!

    Abrs.

  96. Carlos disse:

    Bom, acho muito bom para o Brasil trocar real por dólar, alias, o fed até que poderia tb trocar meus reais por dólar, quem sabe daqui um mes o real se valorize e eu ganhe algum que essa valorização..

  97. luiz.C.L.Botelho disse:

    Prezado Jornalista Kupfer
    Como leitor de sua coluna/blog , penso que as suas respostas para serem reflexionadas precisam ter os fundamentos da Economia Brasileira colocados dentro do seu real contexto político (afinal, a moeda deveria ser- antes de mais nada-; a mais profunda entidade política de um estado e objeto concreto do contrato social dos seus integrantes( a propósito:você se lembra da observação de um dos personagens dos “Simpsons” sobre o” excesso de coloridos”das nossas notas?).Por exemplo:é absolutamente claro que o processo inflacionário brasileiro nunca foi debelado e tão somente transferido para os outros parâmetros macro-econômicos tais como câmbio e taxa de juros.É por isso que torna-se tão difícil implementar( alem da retórica da triste figura vice-presidencial) uma política consistente de diminuição de taxas de juros pelo BC. As reservas de U$200.000.000.000. Aparentemente nada mais são do que lastros não soberanos para a manutenção dos” empréstimos externos” ,os quais agora vem como aplicações altamente voláteis na bolsa,e não mais como deveriam vir!-dentro da segurança econômica de autênticos empréstimos de capital financeiro para a produção..As empresas de capital nacional público e privado brasileiras estão todas sutilmente na dependência dos mecanismos corrompidos do mercado acionário globalizado .Como você pode ver, permanece impossível fazer uma análise séria de problemas macro-econômicos em um sistema político-econômico altamente volátil e contaminado por interesses eleitoreiros.É por isso que, muito provavelmente, os EUA irão buscar mecanismos sutis para a transferência de parte considerável dos seus altamente preocupantes problemas financeiros para o terceiro mundo ,os quais-especialmente através de estímulos governamentais- também aproveitaram-se desta supervalorização de ativos (commodities e ações:Vale,Petrobras,etc)

  98. Carlos disse:

    Vamos fazer umas continhas simples, de adição e subtração, 1 real=2,11, U$ 30.000.000.000,00 = R$ 63.300.000.000,00,
    se daqui alguns meses o real tiver a R$1,90 ai o governo vai ter que comprar o real denovo agora a R$ 57.000.000.000,00, fazendo a diferença, temos R$ 6.300.000.000,00, bom ai fica no bolso dos americanos uns U$ 3.315.789.473.68

  99. Angelo Frizzo disse:

    Que deve ter algum golpe, isso não tenham dúvida. Mas picaretagem é picaretagem, principalmente bolsas, bancos e similares. Já estamos acostumados.

  100. KARBURÊ disse:

    Enviado por: Benedito Lemes -29/10 as 21,15 horas.

    Quem que disse para você que nossa moeda é simbolo nacional.

    Nunca vi na minha vida dizer que moeda é simbolo nacional de qualquer país.

    Simbolo Nacional para mim é a Bandeira e o Hino Nacional.

    Moeda papel não é para escrever, sujar, rasgar, mas dizer que ele é simbolo nacional.

    Aí ja é demais.

  101. Benedito Lemes disse:

    Caro Karburê

    Simbolos Nacional, definidos por lei, são a Bandeira, as Armas, o Hino e o Selo. No entanto, tudo aquilo que represente um país passa a ser um símbolo e, independente de ser definidos por lei, não deixa de ser um símbolo, afinal, no caso da moeda, o Real, é um símbolo da moeda do Brasil, onde quer que esteja ou quem a tenha posse, não deixa de remeter ao nome do Brasil.

    Veja o exemplo dos Simbolo Nacional que voce citou, esqueceu-se das Armas e o Selo. E como voce deve ser uma pessoa culta e cometeu esta falha, imagine a grande maioria da população… E se fizer uma pesquisa, perceberás que todos responderão que a moeda do Brasil é o Real.

    Volto a dizer, sem a estabilidade econômica de um país, sustentada pela moeda, não há Símbolo algum que realmente seja respeitado como Símbolo. Economia quebrada, não há Símbolos e nem tão pouco pátria, apenas mercenários e a lei é a dos mais fortes, ou seja, a lei do cão.

  102. cunhamre disse:

    Excelente o comentário do Luiz, postado em 29/10 às 23:18.

    Simples e didático. Muitos “papas do assunto” não sabem expor com a clareza e lógica – são os ” bons” de plantão.

    Também concordo com as opiniões de alguns comentaristas: o Real não é mico; é nossa moeda. Se não merecer nosso respeito ou for sempre motivo de idéias jocosas – quem as valorizará ? só o G.Soros? Até me parece que o “mico” tem a ver com o LULA.
    Tive aulas na FGV, e lá ouvi de prof. que o Meirelles , o Fraga são excelentes profissionais e sabem o que fazem- e não têm partidos.

  103. Ana disse:

    Boa tarde José Paulo,

    Sou leitora do seu blog e convido-o para conhecer o meu: http//diretoparaoaltar.arteblog.com.br/

    É um espaço sem grandes pretensões, dedicado sobretudo à minha paixão pelo cinema,pela arte de atuar e pelas letras. Pode dar uma passadinha por lá que eu sei que vc vai curtir. É um local para recarregar as baterias ; ) ( olha a pretensão ; )

    E como dizia Manuel Bandeira sob licença poética, apareça sempre para tomar um suco de alegria, ou de tristeza, qdo for o caso…

    Abraço da Ana Beatriz

  104. Moa disse:

    Esse bobão do Lula dizendo: Crise? Pergunte ao Bush”. Mesmo que seja por interesse o FED não tem ideologia e sim trabalho técnico e enfiou dólares no nosso traseiro. O Presidente calado já está falando muito.

  105. KARBURÊ disse:

    Enviado por: Benedito Lemes

    Eu não disse nada de mais, somente que a moeda não é simbolo nacional.

    E ela com certeza não é simbolo nacional mesmo.

    Alem de não ser o simbolo nacional que você quer que seja, não vale nada fora do Brasil.

  106. bom dia sr .José Paulo Kpfer , eu queria saber uma coisa pelos comentário que vi o senhor acha que ainda melhor o brasileiro investir na compra de dolar?até aonde pode ser vantagem?ou se deve sempre investir mesmo sendo pequenos valores.
    obrigado
    MARCELO LEITE BARCELOS

  107. José Paulo Kupfer disse:

    Marcelo,

    Eu, pessoalmente, não acho que dólar seja um investimento para pessoas comuns. Se o gosto for grande, talvez algum fundo cambial, desde que a taxa de administração não seja alta, pode ser o caso. Além disso, se há uma viagem para os EUA ou país fora da União Européia (aí é melhor comprar euros) no horizonte, é razoável comprar a moeda que terá de ser usada na viagem. No momento, com as incertezas presentes, e a gangorra nas cotações, eu compraria aos poucos, tentando fazer um dólar médio mais favorável.

    Abrs.

  108. Benedito Lemes disse:

    12/11/2008 – 17:24 Enviado por: KARBURÊ

    “Alem de não ser o simbolo nacional que você quer que seja, não vale nada fora do Brasil.”

    Caro Karburê

    Não posso afirmar sobre o momento presente, mas no primeiro semestre, precisamente até julho/2008, fonte Banco Central, o Real ocupava a 3ª (terceira) posição no volume de negociação de moeda no mundo, perdendo apenas para o Dólar americano e o Euro, o que comprova o seu valor no exterior.
    O momento está nebuloso, o grande perigo está na valorização do Dólar, risco de provocar grandes perdas a quem esteja depositanto confiança neste ativo, afinal, a economia dos Estados Unidos estão em “frangalhos” e não há nenhum sinal de que o Governo de lá (EUA) estão aptos para resolver os enormes déficits e a eventual capacidade de honrar a dívida pública. Quem apostar no Dólar vai levar um “tombo” muito maior. É esperar para ver…

  109. KARBURÊ disse:

    Enviado por: Benedito Lemes

    Se eu comprar qualquer mercadoria no exterior , se eu não pagar adiantado em U$ eles não mandam a mercadoria.

    Para a economia dos EUA ficar em frangalhos vai demorar um século.

  110. nOMo disse:

    Arautos do apocalipse agindo novamente, trabalhando para demos e tucanos, a serviço do rei fernandinho e seus príncipes… Desde o primeiro mandato de fhc que os ricos se municiaram para esta crise, com privatizações e bolha das bolsas. AGORA QUE ACABARAM OS LUCROS, VOLTAM-SE PARA SOCIALIZAR OS PREJUÍZOS… Bilhões de dólares da bolsa-elite para salvar as especulações. E ainda tem bobos que criticam as bolsas-miséria/fome que existem por aqui…

  111. KARBURÊ disse:

    Enviado por: nOMo.

    Você deve ser adorador do Rei.

    A Petrobrás de 2002 a 2008 – admitiram 25 mil empregados.

    Em setembro 9.9% de aumento, acompanhado de 80% de bonificaçãodo valor dos salários, e isso com crise mundial.

    As empresas privatizadas cresceram, o Lucro estrodosamente diminuiram, e os cabides de empregos acabaram.

    Você deve ser empregado público, porque se fosse empregado de empresa privada como eu não falava isso.

    PT “P” ( partido dos trabalhadores públicos).

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório






Voltar ao topo