Perguntas à procura de respostas (1)
Aqui vão algumas perguntas sobre a crise econômica. Quem tiver as respostas, não se acanhe. Depois virão mais perguntas. Quem tiver perguntas pode pôr nos comentários que eu vou reunindo.
1) Não era melhor o Lula falar menos sobre os efeitos da crise na economia brasileira? Ou você concorda com ele?
2) E se você tivesse vendido ações ou comprado dólar ontem?
3) Quantos especialistas que anteciparam a crise ainda vão aparecer?
4) Alguma ideologia vale uma depressão econômica mundial?
5) Apenas a compra de títulos podres dos bancos pelos governos resolve o problema?
6) Por que os “economistas de banco” estão recomendando que o governo brasileiro não tente evitar que a economia escape da crise?
7) Se a empresa é boa e opera num setor promissor, é hora de comprar ações dela?
8) Os sistemas de previsão econômica valem mais do que uma hipoteca subprime?
9) US$ 199 bilhões em reservas (US$ 1 bilhão já se foi entre sexta-feira e ontem) são suficientes para aguentar a atual turbulência?
10) Alan Greenspan é o “Maestro” ou o “Trapalhão”?
Autor: José Paulo Kupfer - Categoria(s): Blog Tags:
Foto: Edu Simões
Por que os analistas de corretoras e bancos, que falam sempre em nome da estrategia interna que interessa à empresa, nao podem ser responsabilizado pelo peixe que vendem?
1) Era melhor o Lula parar de falar sobre os efeitos da crise, e falar com o Bush: ensinar pra ele como é que funciona Medida Provisória, essa tecnologia nacional que seria tão adequada ao momento americano. Esses caras são amadores em matéria de Pacote, hem?
2) Acho que teria ganho dinheiro no próximo mês ou dois, mas perdido dinheiro nos 11 meses subsequentes.
3) Inúmeros. Junto com quadras do Nostradamus, inclusive.
4) Nenhuma. O que só corrobora a idéia de que, quando se juntam tantos políticos firmemente determinados a resolver uma situação, é melhor esconder a carteira.
5) Não. Nem somente a injeção de capital nos bancos. Problemas complexos nunca têm soluções simples.
6) Por quê o Banco Central só aumenta os juros sem parar?
7) Ainda não, porque a crise ainda vai corroer mais o preço dessas empresas boas. Daqui a pouco, sim.
9) USD 199 bi o mercado come com farinha.
10) Alan Greenspan é um Fanfarrão. A partir de ontem, merece ser chamado de “Senhor zero-dois”.
1) Não era melhor o Lula falar menos sobre os efeitos da crise na economia brasileira? Ou você concorda com ele?
O que o Lula está tentando apontar, penso eu, é que o momento é emblemático para a economia brasileira porque podemos estar à beira de uma virada para o mercado interno. Hoje por exemplo, temos uma demanda não suprimida de vários commodities (por exemplo, o aço). O esfriamento do mercado externo pode fortalecer o mercado interno e representar a virada definitiva para tirar o Brasil da situação de economia de exportação (que Caio Prado Júnior aponta como grande problema desde a “Formação do Brasil Contemporâneo”).
2) E se você tivesse vendido ações ou comprado dólar ontem?
Bom, a instabilidade do mercado financeiro não começou essa semana. Se eu tivesse feito isso ontem, saberia dos riscos que estava correndo.
3) Quantos especialistas que anteciparam a crise ainda vão aparecer?
Eu acho que a crise imobiliária não é uma causa, mas um sintoma. O Ron Paul falou durante todas as primárias sobre o fato do Fed estar “imprimindo dinheiro” (nas palavras dele). Acho que enquanto o governo americano não entender que as recomendações que o FMI fez ao governo brasileiro esse tempo todo deveriam se aplicar a ele também, a economia americana continuará numa espiral descendente. O modelo de o Fed imprimir dinheiro e “lavar” o dinheiro com títulos de dívida tem um limite, e acho que estamos muito próximos dele.
4) Alguma ideologia vale uma depressão econômica mundial?
Talvez esse seja o momento para o ressurgimento do liberalismo de verdade (ou como eles chamam, o liberarianismo) ascender novamente no cenário político americano (a repercussão da campanha do Ron Paul é um sintoma disso, penso eu). Mas o fato é, talvez o melhor remédio seja mesmo um bom tombo, para redefinir os parâmetros com base no setor produtivo de novo (acho que chega de capital fictício, né?).
5) Apenas a compra de títulos podres dos bancos pelos governos resolve o problema?
Pelo contrário. Acho que o pacote de 700b tinha uma intenção eleitoral perigosíssima, não adianta resolver o problema causado por dinheiro fictício usando dinheiro fictício.
7) Se a empresa é boa e opera num setor promissor, é hora de comprar ações dela?
Não é um tombo desse que vai acabar com a especulação, não existe “setor promissor” no meio de um furacão. Essa é a hora pra DayTrade, para quem tem capital e energia para isso.
9) US$ 199 bilhões em reservas (US$ 1 bilhão já se foi entre sexta-feira e ontem) são suficientes para aguentar a atual turbulência?
Eu acho sinceramente que é hora de diversificar as reservas. Seria um momento estratégico para estabelecer a negociação de outras moedas na bovespa, de preferência em ordem de relevância em comércio exterior, o dólar deve flutuar gigantescamente nos próximos meses (ou anos).
(ufa… não foram todas, mas foram quase…)
A crise se instalou quase que fatalmente no seio do sistema, apesar de nada ainda ter refletido na luta das classes há sinais claros de pânico e desnorteamento da burguesia, ao menos pelo que se vê na mídia nas declarações de “economista”, consultores e diligentes políticos, são cínicos fingidos ou papagaios imbecis.
A pergunta é: os movimentos recentes de fuga de capitais para os títulos do tesouro dos EUA são um “efeito manada” de burgueses que até agora não acreditavam nos fatos (contágio do sistema financeiro mundial pelo estouro da bolha imobiliária)?
Ou é uma ação consciente de capitalistas que reconhecem a redução da taxa de lucro(Marx) como tendencia irreversível do capital e optam pelo pragmatismo de se refugiar na segurança proporcionada pela hegemonia bélica norte americana?
Caso não seja nenhuma das alternativas anteriores, o que pode explicar o paradoxo da virada do capital do investimento em comodites ou em países com melhor balança comercial para os títulos de nano-rendimento dos EUA?
E a inflação decorrente da maciça injeção de liquidez no mercado vai surgir ou a recessão imporá um movimento deflacionário sobre os preços? E se isto ocorrer, haverá aumento do desemprego e fragilidade da classe trabalhadora em manter os postos de trabalho ou de manter o valor real do salário, isto não gerará um circulo vicioso tendente a depressão?
Como vai ficar a vida das pessoas reais que dependem do salário no fim do mês para sobreviver e, regra geral, de um carnê de crediário para os móveis e eletrodomésticos, um financiamento de 48 parcelas do carro, um hipoteca garantindo 20 anos do plano da casa própria ou, pior, o aluguel, o que será de boa parte da classe trabalhadora (que é a maior parte da população mundial) ?
Só uma pergunta.
Por que a ajuda não é dirigida aos que hipotecaram seus imóveis ao invéz de ser dirigida aos bancos? Não tem maracutaia por trás dessa ajuda aos bancos?
1 – O LULA de bobo não tem nada. Sabe muitissimo bem falar o que não pensa e esconder o que pensa. Jogar verde para colher ainda antes de amadurecer.Eu paqrticularmente acho que o Homewm conseguiu fazer o que fez justamente porque fala muito e exatamente o que o Brasileiro gosta de escutar, coisas ALOPRADAS. Fala muito em economia porque relativamente poucos entendem disso, éd confusa,ninguém pode apostar tudo, e dá margem para qualquer um falar, e os que houvem como nada sabem, acham que ele é o maior economista, sem nunca ter estudado essa matéria. Não se atraca em me4dicina, porque aí vale vida….. Dinheiro caqda um coloca onde quer. Agora os menos informados acham, mas não apostam parece mais um bando quer quer apenas ver o cirtco pegar fogo. E$u sou um tanto realista/pessimista, e por isso gostei da sua fraze ne4sses dias : O OTIMISTA É UM PE4SSIMISTA MAL INFORMADO. lógico que não dá outra. A`Maior piada ecpnomica que ouví foi nesses dias, o LULA proclamando o povo, gastar, se endividar que isso salva a economia do Brasil, que que é isso ? endividade, paga com que ? e isso ajuda ? Valha-me Deus. É brincadeira….. Quem não viu essa perdeu a melhor.
São perguntas muito procedentes, conexas entre si, cujas respostas por mais variadas, creio não vão ao amago da questão:
a) Acho que o pacote americano deveria mesmo ser rejeitado. Afinal quem investiu mal, tem de pagar o preço. Evidente que uma catástrofe não interessa a ninguém e, já que o probema está colocado e tem abrangencia mundial, não há muito a fazer a não ser ao menos tomar a iniciativa de acalmar o touro. Agora a medida em que os políticos americanos começam a rediscutir o que fazer, muito embora as perdas sejam enormes, tem-se a possibilidade de se chegar a algo mais maduro e que perdure de fato. O próprio governo não pode colocar dinheiro do contribuinte seja de qualquer país para salvar iniciativas que resultaram errado por quem nunca consultou o contribuinte. FEz-se uma farra, e, agora quem paga a conta é o trabalhador e o aposentado, pendurado em fundos de Pensão. Fica uma lição para os políticos brasileiros – ou seria utopia pensar que algum deles está interessado ?? – : discutir exaustivamente os projetos que o governo manda ao congresso. Se seguíssemos minimamene isso, teríamos um país melhor. E, porque não votar contra ? Porque não votar com a consciencia do mal ou bem que os assuntos que o governo propõe podem causar no tempo? Não temos congressitas que tenham uma mínima visão macro-economica ou social? Esses congressistas tem medo de dizerem não e perderem o cargo que a mulher ou seu apaniguado ocupam em algum serviço dito público ? Esse seria um momento bom para refletirmos, até porque o mundo não vai acabar, ao menos por conta dessa crise. Tivemos o embate da CPMF, que me lembro o único em que o bolso do contribuinte foi poupado, e, vamos acreditar que foi esse o motivo que levou ao encerramento de provisoriedade. Aumentou, e, muito a arrecadação e, ainda o presidente se lamenta de não te-la. Quando foi que alguém nesse país maravilhoso se preocupou de fato como se gasta o nosso dinheiro. Creio que se jogam mais do que será investido para salvar a jogatina.
b) Pra que existem mercados derivativos ? Não seria o caso de voltarmos aos primórdios dos tempos onde se vende apenas o que existe. Esses derivativos não seriam uma espécie de estelionato pra especulador ganhar dinheiro enquanto o universo trabalha. Sim o universo, pois os especuladores, sõ em número mínimo com assuntos que só servem pra eles.
Então o sistema retornaria a ter algum padrão – o ouro já foi um deles – onde o padrão que se aplicaria é o padrão de quem tem o produto, seja ele sojicultor, produtor de aço ou o que quer que fosse.
c) O nosso Bacen com sua fórmula única de aumentar juros, esquizofrenicamente sustentado para não causar pane nos agentes que estão brincando com derivativos. Será que não há outros modos de manter a economia andando sem sobressaltos, e, sem salvar um lado só do mundo. Ah, desde anteontem eles descobriram que tem mecanismos como o compulsório.
d) Acho que o presidente Lula tem feito um trabalho bem superior – não sou eleitor dele – ao que tivemos de FHC e outros melhor posicionados. Deixando de lado o marketing que faz, e, o faz muito bem, Ele tem se posicionado, pelo que se le em diversos blogs e alguns jornais, determinando aos seus ministros que busquem soluções que evitem um travamento da economia e crescimentos baixos. Deixemos de lado que Ele pretende, e tem todo o direito de fazer o sucessor, as posições que toma são pragmáticas, diferentes do discurso que profere como alegar que o problema é do Bush. Acho que Ele deveria usar o capital que tem para provar que é honesto, e, começar a dizer ao distinto público contribuinte que aí vem bomba. Porque vem, vem. Ninguém nem Ele sbe a dimensão, mas que vem, é claro que vem. Até o mais humilde eleitor dele sabe disso. Aliado a isso começar a tomar providencias, pois tem ainda quase 30 meses de governo, e, espero que Ele também não nos deixe uma conta pesada, como tem sido a praxe. Já vi presidente nosso falando no idioma do país pra onde viajava, mas não lembro dele ter trazido na mala grandes oportunidades de negócios. Então do que serviu ? Mostramos que não somos sub-desenvolvidos porque nosso presidente falava mais linguas ?? E, daí ? O país precisa de negócios, crescer, em todos os sentidos. Acho que o atual presidente faz bem em investir na auto-estima do brasileiro. Claro que exagera quando se compara analfabeto perante os demais presidentes que o antecederam. Aí vai uma opinião do ex-presidente Itamar Franco que ao questionarem o que ele tinha a dizer sobre uma queda ocorrida na época de seu governo: Uai, não vejo problemas, afinal 95% de nosso povo não é aplicador em bolsa. É isso: O mandato deve respeitar quem o deu.
e) E, afinal nós com empresas valiosíssimas, uma energia fantástica pra andar pra frente e, acabamos enroscados nessa hecatombe de mercados derivados.
f) Será que nos falta sorte, em muitos aspectos que quando não são nossos governantes a fazer bobagem, temos de pagar também pelas bobagens dos outros. Daí acho que foi importante a negativa do congresso americano ao pacote/Bush.
Tudo isso precisa ser melhor refletido. Dessa bomba nã vamos escapar, mas bem que poderíamos aproveitar o exemplo da discussão e do NÃO ao governo de plantão pra começarmos a resolver nossas pequenas mazelas. Porque grandes, isso só os que especulam são capazes de fazer e passa-la adiante.
É apenas uma opinião – Jair Lenzi
Resposta a todas as perguntas: Quem não aplica em ações ou dólar só deve se preocupar com a “pancada” que sobra em efeitos colaterais ao “povão” como sempre se arrumando um “Bode Expiatório”.
Alguma ideologia vale uma depressão econômica Mundial?
Alguem disse: ” a democracia é o melhor sistema, porque ainda não inventaram outro”. E eu digo, porque ainda não quiseram!
Trazendo isto para a economia, digo:
Já estava na hora de enterrar este monstrengo chamado “capitalismo selvagem”, pois tanto o capitalismo privado, quanto o de Estado, são duas porcarias, que já estavam podres, e deveriam estar enterrados há muito tempo.
Cabe agora aos cientistas políticos, intelectuais, jornalistas? (que pretenção!), e à inteligentcia, tentarem substituir o que já está na cova, e ajudem a jogar uma pá de cal em cima.
Até outra crise!
J. Simões
Observador do Observatório
Não é estranho tudo isso está acontecendo num momento histórico onde um homem negro ameaça conquistar o cargo de mais poderoso do mundo? Vejo armações em todas as direções desse problema.Os EUA precisam mostrar ao mundo quanta “bala” na agulha eles tem,novamente eles dizem menos indiretamente:”Vejam como vcs dependem das minhas decisões imperialistas”
e viva a economiaa de mercado,os investidores reais,logo viram o estado não salvou os vendilhões e as coisas vão andando,osprodutores sabem mais que os economistas,nunca esqueçam as contas em economia são zeradas.se muitos perderam alguns ganharam e se poucos perderam muitos podem ter ganhado
Lula mudo,resultaria em pânico. Imobilismo,é melhor postura.
Em momento de pânico,de ouvidos a si mesmo:seja oportunista,compre de quem vende(mal) e leia histórias em quadrinhos,ali ,os heróis vencem e são imortais.
um abraço a todos e viva a economia de mercado
A numero 3 – resposta: Milhares, eu até vou me candidatar para tal. Eu na ralidaqde tive uma visão a respeito, deixa isso pra lá quem vai acreditar ainda em gravidez virgem, e sem papapaiiii declarado. ESQUECE.
a 9 é um disparate Isso refresca por pouco tempo; algumas semanas, Alguns meses, fechando a mão pode chegar a um ano, mas ainda com boa dose de sorte. Melhor achar petroleo no fundo do galinheiro. E também se não tem preço, não tem valor, se não tem valor não vale nada e se não vale nada, não dá lucro, se não dá lucro, melhor deixar para depois da crise.
A respeito da 10 não posso falar nada : só porque não conheço o tal e nem sei que é .
OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE….
nao se esqueçam 1929 não é 2008
1 – Cautela e caldo de galinha… É melhor falar menos, ou falar através do pessoal da área técnica.
2 – Teria perdido um bom dinheiro, principalmente se fizesse as duas operações simultaneamente.
3 – Nesse particular estou com o Delfim Netto: No momento a opinião de um prêmio Nobel vale a mesmíssima coisa que a de um charlatão qualquer.
4 – Não, não vale.
5 – Não resolve. O buraco é bem mais embaixo.
6 – Porque alguns estão esperando o circo pegar fogo.
7 – O momento é bom para investir em empresas que aparentem um perfil expansionista de longo prazo.
8 – Valem a mesmíssima coisa.
9 – Depende da condução de um eventual respingo da crise por aqui. E também depende do dólar não derreter de vez. Para mim não faz o menor sentido uma alta do dólar em meio à crise. Ouro subindo, tudo bem. Mas dólar? E se os chineses e japoneses resolverem se livrar dos dólares? Quem vai segurar a cotação?
10 – Nem uma coisa nem outra. É ex-presidente do FED.
Ao Durval : Poder apostar, o preto OBAMA já é o presidente dos ESTADOS UNIDOS, DA AMERICA E DO MUNDO. O outro está perdido, esstá agora querendo se desvensilhar do Busch, depois de ter andado lado a lado enquanto a crize se gerou . Obama está eleito, não tem para ninguém. O Cara deu uma de joão sem braço e ganHou a presidência. Nossos parabe]ns O B A M A..
Zanella, caraca…. você escreve bem pra caramba. Deve entender de economia tanto quanto de ortografia.
José Paulo Kupfer,
Sou leigo e, portanto, darei respostas de leigo. Antes, uma pergunta: se minhas respostas fossem de um especialistas elas seriam mais confiáveis?
Vamos direto para a questão 10, respondendo-a com uma pergunta: pela crise da poupança nos Estados Unidos no final dos anos 80, Paul Volcker dever ser analisado e na avaliação do mandato dele que expirou em 87 ele deve ser visto como Fanfarão ou como Maestro?
A resposta para a questão 9 é que no ritmo dado ela nos garante pelo menos por 7 meses. O único problema é que um dos poucos indicadores objetivos (Eu sei que qualquer indicador econômico é ideológico, mas faço essas afirmações pelo prazer que ela proporcionam) para avaliar um bom governo e que eu utilizo afirma: “Governo bom faz reservas, governo ruim acaba com elas, ainda que seu saiba que reservas são para inglês vê, pois não faz sentido usá-las, até porque o uso delas é uma comprovação de má governo ” transformaria o governo Lula de um bom governo em mau governo.
A questão 8 é muito mais difícil. Precisaríamos saber quem está chamando a hipoteca de subprime: alguém utilizando um sistema de previsão econômica?
A questão 7 parece com a 8. A informação de que o setor é promissor foi obtida mediante um sistema de previsão econômica?
Continuando no percurso de baixo para cima vamos para a 6ª questão. Como pessoas intruídas, os economistas de banco acreditam que na crise surgem as oportunidades e essas eles não querem perder. Por outro lado que não é o oposto da via de regra a indagação surgiria também se eles tivessem dando o conselho inverso.
Em relação a 5ª questão você esqueceu de identificar de quem é o problema que a compra de títulos podres iria resolver.
A 4ª é fácil e creio que todos vão responder que não, ou como diria o Nixon, “agora somos todos keynesianos”
A questão 3 também é fácil. Muitos vão aparecer e a quantidade será diretamente proporcional à duração da crise.
Se eu tivesse comprado dólar ontem, certamente eu seria muito rico e estava apenas demonstrando o tamanho de minha riquesa e antecipando o Natal para alguns felizardos que ainda seriam menos felizes do que eu – se dinheiro traz felicidade – pois precisariam da minha boa ação para ganhar um pouco do dinheiro. E se eu tivesse antecipado o Natal, talvez estivesse praticando duas boas ações, pois além do presente haveria maior possibilidade de termos melhores condições de avalir quanto tempo a crise duraria.
Sobre a primeira questão eu faços as duas seguintes observações:
a) chegar ou não no Brasil independe da fala de Lula.;
b) Se chegar com Lula falando que ela não chegaria vão crucificar o Lula, mas crucificariam também se ele não falar.
c) eu tenho a tendência de ficar em cima do muro, assim não saberia qual seria a melhor postura: falar menos, ou falar mais, e se falar mais, falar que a crise vai chegar ou que ela não vai chegar? Continuo em cima do muro para responder sua questão em saber se eu concordo com Lula. Concordo com Lula em que? Que se deve falar muito? Que a crise não vai chegar ao Brasil?
Bem, fiz o que pude para responder às suas questões. Como sou leigo, sei que elas pouco valem e como praticamente não dei responsta creio que dificilmente poderei dizer lá na frente: “Eu não disse”. Se bem que essa frase normalmente é dita por quem não disse e não diz.
Clever Mendes de Oliviera
BH, 30/09/2008
Será que não está na hora de acabar com a farra especulativa e aplicar dinheiro na economia real e produtiva? Comprou comodities? Leva a comodities pra casa, comprou ações, leva as ações. Acabar que essa história de comprar ou vender a descoberto, acabar com essa história de opções, acabar com essa história de derivativos. Resumindo, colocar o dinheiro em coisas úteis à sociedade, e acabar de uma vez por todas com os espertalhões que cada vez mais aumentam a desigualdade social no mundo!
1) O Presidente Luís Inácio da Silva, o Lula, não falou demais. O motivo é simples:o Brasil é um país onde quase tudo está ainda por fazer, e uma crise externa faz o país compensar a diminuição de relações internacionais de sua economia com substuição de importações, obras de infra-estrutura. Foi assim nas Grandes Guerras e será assim agora.
2)Ações na área de infra-estrutura em geral (telefonia, transportes, construção) e energia devem aumentar de valor, pois o quadro que descreví na resposta à sua primeira pergunta favorece as empresas dessas áreas. Não compraria dólares, pois eles são apenas papéis pintados, e não papéis-moeda.
3)Algumas publicações de esquerda e sites já antecipavam a crise havia vários anos. Só para citar alguns: a revista Monthly Review e os excelentes sites Conterpunch e Resistir. Links: http://monthlyreview.org, http://conterpunch.org e http://resistir.info/.Porém,qualquer economista sabia que desde a queda do padrão ouro em 1971,quando os EUA deram o maior calote da História da humanidade, a permanência do sistema norte-americano de reciclagem de seu papel pintado subsistia apenas pelo formidável poder militar da super-potência capitalista.Um dia, nem a “diplomacia do porta-aviões” intimidaria os receptores forçados de dólares. Esse dia chegou.
4)As depressões são inevitáveis no capitalismo. Existe uma contradição entre a produção cada vez maior e a depauperação dos consumidores. Com tais crises, é desperdiçada uma quantidade quase incalculável de recursos naturais, horas de trabalho e capacidade intelectual dos trabalhadores. A verdadeira eficiência econômica estaria em um sistema econômico onde não houvesse a anarquia da produção. Este sistema, definitivamente, não é o capitalismo.
5)Não. Apenas joga o problema para a frente, quando ele voltará muito maior.É bom lembrar que os verdadeiros perdedores da crise são aqueles que estão perdendo suas casas.Quem ainda agüentar por algum tempo a reinflação das hipotecas que a “ajuda” aos banqueiros trará, vai sucumbir a uma verdadeira escravidão pela dívida.
6)Por interesse de seus patrões. É bom lembrar que até muito recentemente, a imprensa clamava pela “independência” do Banco Central. Esta tese é cara ao PSDB, e se José Serra tivesse vencido a eleição presidencial que disputou, hoje estaríamos assistindo os bancos brasileiros atolados na papelada dos sub-prime.
7)Respondida na pergunta 2.
8)Sim, se os economistas souberem de economia.Infelizmente, a ideologia dos “Chicago Boys” dominou os cursos de economia, e hoje os candidatos a economistas cursam “business”, e não economia. A economia política clássica teria previsto a crise. Porém, caras como Ricardo, Marx e Prebisch são desconhecidos para os “economistas” de hoje.
9)Sim, se o Henrique Meirelles não deteriorar as contas externas com o sua política cambial.
10)Alan Greenspan:”Ricardo, Keynes, Marx, Furtado, Prebisch? Quem são esses caras? Eu acredito na auto-regulamentação dos mercados, como preconizava Hayek! Este sim, foi um verdadeiro economista!”
Sinto muito pelos americanos, mais estamos na America do SUL, e não necessariamente temos que embarcar na dos gringos. Aquece o mercado interno, fomenta os pequenos negócios, facilita a vida de quem está produzindo e não precisaremos da CRISE! Se tiver alguém querendo quebrar PODE, foi só uma questão de má gestão.
QUEREM ALAVANCAR O MERCADO DE AÇÕES, MAS
COM RECURSOS DO TESOURO. E ESTÁ ACONTECENDO
Querer alavancar o mercado acionário com recursos do Tesouro americano, é um despropósito, mas vai acontecer. Mas parece que mais recursos do tesouro só irão capitalizar o sistema financeiro, para que os carteis se voltem contra o proprio Estado e o cidadão, manipulando o mercado de ações e de comodities. É muito bom ganhar no cassino com o dinheiro do povo, porque não se tem nada a perder, quando realmente se perde e nada a dividir, quando realmente se ganha.
Então, em resumo, estão querendo que o Tesouro americano tambem socialize os prejuizos nos pregãos das bolsas. Praticamente não falta nada de prejuizos para estatizar ou, se falta, é muito pouco.
E o povo continua na plateia e sem sabar porque está aplaudindo e pagando ingresso tão caro, para assistir um show tão medíocre e de várias reprises. Os exageros no mercado, então, continuarão. Esse é o capilatismo selvagem em que vivemos e que muitos governantes não querem mudar, para melhor.
COISA QUE NÃO ACREDITO É : Num Brasil Blindado
Não ví nada a respeito, e não sei porque, acho que seja para não assustar ninguém, mas você viu ou ouviu alguem dizer que o Brasil tem mais Multinacionais que o Chile, que a China e tudo o que começa com C . E se as matrizes de suas filiais que aquí estão tiverem problemas o Pipino entra onde…. no Brasil, e se uma meia duzia dessas gigantescas tiverem problemas é o suficiente para desequilibrar, é a conta. O Brasil tem uma estatal, uma Empresa(a vale) e uma meio,meio, a Votorantin e o resto é multi…. as firminhas brasileiras são tercerizadas e produzem, as multi montam e ditam os preços. e quando não temos a estatal para fornecer a gasolina no preço da do Japão, a mais cara do mundo só que a nossa ainda vem com mais uns 20% de impostos encima… e ninguém está falando nada; precisa ter coragem para se Achar,somos blidadados ou estamos na mão dos outros ??? E digo mais, se a crize pegar pra vale, vão tudo embora e os brasileiros ficam A VER NAVIOS. BLINDADOS OU MAL INFORMADOS, LUDUBRIADOS… OTIMISTAS OU MAL INFORMADOS….CONVENÇAMONOS que não é fácil como fazem o Lula, Matega e Outros, Que o Brasil deu um salto QUINTUPLO em seis anos, mas que quando se compara as coisas não passam de 2002… e então, precisa dizer mais algo ??? ou está de bom tamanho.
MAS JOÃOROCHA: Pergunto:
e no Brasil por acaso é doferenter?
eu tenho uma pergunta
ninguém se fala mais do AIG… e as outras seguradoras? estamos esperando relatório de algumas como berkshire…
no mercado segurador tem algo chamado operação de coseguro, quando seu limite operacional (mas normalmente é o técnico) é ultrapassado vc “passa” parte do seguro para outra seguradora(s) ou resseguradora. vamos lá então, se a AIG foi-se, alguma outra deve tar mau das pernas, ou não? Eu, como atuário estou com pé atrás e estou esperando alguma notícia sobre o assunto. Vc podia colocar uma pergunta dessa josé paulo,
e a possiível quebra dos fundos hedge? em?
abraços!
É isso aí minha gente, e ainda tem gente que continua querendo achar um jeito para essa coisa. Leia Marx, Leia Adorno, veja o que o capitalismo constrói, ou melhor destróier, submarinos nucleares, bomba xyzhjmln, tudo em cima das nossas cabeças alienadas…………
Apenas uma correção nos valores das reservas internacionais de acordo com o BACEN:
25/09/08 = US$ 206,050 Bilhões
26/09/08 = US$ 207,008 Bilhões
29/09/08 = US$ 207,901 Bilhões
Existe um velho ditado que diz ” o peixe morre pela boca”. No entanto quando estamos tratando de economia nao é muito recomendavel ficar sem dar suas alfinetadas, principalmente quando envolve o USA, pois eles nao perdem a oportunidade quando as coisas nao andam muito bem por aqui ( Brasil). Sendo assim, o Lula esta com a razao, porem acho que nao devemos apenas ficar olhando as “desgraças” dos outros, e agirmos antes, mostrando assim maturidade e confiabilidade.
Era melhor o Lula parar de falar qualquer coisa. Deus do céu. Depois que o cenário politico acalmou, Lula está que não se aguenta. Se julga o rei da cocada preta.
E olha que eu estou entre os 80% que acha Lula um bom governante. Mas que ele está insuportável, isso ele está.
Prezado Jornalista Kupfer
Como leitor de sua coluna/blog , penso que as suas respostas para serem minimamente reflexionadas precisam ter os reais fundamentos da Economia Brasileira colocados dentro do seu real contexto político (afinal, a moeda é- antes de mais nada- a mais profunda entidade política de um estado e objeto concretodo contrato social de Rosseau!).Por exemplo,é absolutamente claro que o processo inflacionário brasileiro nunca foi debelado e somente transferido para os outros parâmetros macro-econômicos tais como câmbio e taxa de juros,para ser melhor combatida-o que não foi feito corretamente pelos governos. As reservas de U$200.000.000.000. aparentemente nada mais que são do que lastros não soberanos para a manutenção dos” empréstimos externos” ,os quais agora vem como aplicações altamente voláteis na bôlsa,e não mais como deveriam vir!-dentro da segrança econômica de autênticos empréstimos de capital financeiros para a produção..As empresas de capital nacional (público)Brasileiras(Petrobrás,Embraer,Aeroportos,Centrais de Energia.Terras Agriculturàveis, O Mar Territorial, A Amazônia,A polícia Federal, As Forças Armadas,etc), estão todas sutilmente privatizadas através de reptícios mecanismos de abertura de mercado (maioria acionista e interreses em mãos de estrangeiros).Como você pode ver, permanece impossível fazer uma análise séria de problemas macro-econômicos em um sistema político-econômico absolutamente corrompido.É por isso que, muito provavelmente;o Congresso dos EUA irão economizar U$1.000.000.000.000 dos seus contribuintes e buscarão mecanismos sutis para a transferência(em parte legítima) desta barbárie financeira para aqueles membros da elite do terceiro mundo que tambem aproveitaram-se desta mega safadeza.Advinhe para quem vai sobrar esta “fatura”!:Eu acredito que a Lei da Evolução Biológica do mais apto do grande Biólogo Charles Darwin também aplica-se para as Sociedades ,agora no seu meio ambiente social( Virtudes e Vícios)
A 6 eu sei
simplesmente pq qualquer tentativa de escapar apenas estará atrasando os efeitos inevitaveis da crise sobre o Brasil com mais custo. Já adianto que a crise terá um efeito muito pequeno e seria menor ainda se o governo tivesse cumprido a sua lição de casa nos ultimos 5 anos e tivesse aumentado a participação da poupança pública na poupança total
direto ao assunto!
coisas basicas respostas simples a coisas que podemos fazer um monologo para tentar explicar ……mas enfim, sem dificuldade, tudo passa.
1- O Presidente Lula da ao povo o que este gosta de ouvir, se é acalmando e dizendo que não sofreremos nada ele faz bem o seu trabalho, melhor ele acalmando o povo do que colocando mais fogo ou que fique em silencio dando chance a que seu silencio seja a previsão de um desastre
2- De fato ontem comprei ações, a melhor hora de comprar é em período de crise, tudo fica baratinho e as coisas caem tanto que você compra coisas a preço de banana logo a crise passa e quem comprou hoje será o felizardo de amanha. Se não continuar a quebradeira, é claro, e como não sou nostradamus até lá daytrader com um tino afinado é uma ótima opção.
3- Tantos quantos precisarem reforçar algum ego ou justificar perdas.
4- Absolutamente, nenhuma.
5- Não se estanca um buraco em madeira podre com uma rolha, o problema é estrutural, longo prazo teremos mais quebra quebra.
6- É na turbulência que mudanças ocorrem, sejam elas boas ou ruins, normalmente quem vê vantagem em briga nunca tenta aparta-la! Mas será?
7- Sim, ainda mais agora. É crise minha gente hoje é dia de saldão! Todo mundo se livrando de coisas com medo da insegurança e querendo se tornar liquido, daqui a um mês ou um ano vão querer tudo de volta só que o preço não será o mesmo, quem quer vencer tem de ver oportunidades nas desgraças.
Onde está a moeda, que circulou na geração desta crise?Foi abduzida?Êste é o grande mistério? Pois o que se busca é o socorro através de moeda, não é mesmo? Para mim isto é um calote sôbre um calote. Ninguém encherga isto? É o advento de um novo sitema o NEOBANDITISMO.
O sistema está “raqueado”
Tem um chupa-cabra disfarçado de chupa-dolar por aí.
por q, o governo burch, não compra as ipotecas pobres dos maus empreendedores, dos intelectuais das nações unidas;
e começa a vender essa açoes pra longo praso!!!
se teu governo tem caixa pra financiar uma guerra, pra matar tantos inoçentes no irake, eles tem dinheiros pra resouver uma crise que foi provocado pelos intelectuais burrossss.
agora quero ver qual é o pais que vai mostrar quem é o inteligente
neste mundo, não deixando seu povo na pior, melhor na miséria.
agora o ditado existe, quem planta ,colhe…
a) Porquê diabos o mundo inteiro quer se livrar do dolar e os brasileiros estão comprando essa porcaria?
Na boa, eu Lula fazia como os iranianos, troca essa porqueira por euros que é mais negócio. Se fossemos nós nos afogando,eles fogavam bigorna pra gente se agarrar. Vende essa tranqueira!
b) Quanto tempo resta para o Dolar virar mico?
c) O que faz o playboizinho com porte de arma do bairro, quando a grana fácil do papai acaba?
States vão virar boca de fumo!! E vão invadir morro geral!!!
Acordei ouvindo em meus sonhos esta música:
Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar
Tonto de emoção
Com sofreguidão
Mil venturas previ
O teu corpo é luz, sedução
Poema divino cheio de esplendor
Teu sorriso prende, inebria, entontece
És fascinação, amor
Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar
Tonto de emoção
Com sofreguidão
Mil venturas previ
O teu corpo é luz, sedução
Poema divino cheio de esplendor
Teu sorriso prende, inebria, entontece
És fascinação, amor
Pior do que o que estamos fazendo com a natureza
Ao abraçarmos tão ávidamente esta cultura consumista
Pior do que o que estamos fazendo ao supervalorizarmos o banal
È O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O AMOR
PS. Acordei agora, 4:30, vou postar esta mensagem, no maior número de páginas que puder, até as 6:30, ao sair para o trabalho.
Consciente que poucos a lerão, e se lerem, pouca importância darão.
LULA continua insuperável
Pena que não tenhamos outras figuras públicas com sua envergadura e bagagem. Com seu testemunho e “confidência pública”, exibido pelo PIG como sinal de crise e fraqueza, ele plantou uma BELA e maravilhosa armadilha
No seu jogo de palavras ele FATURA de qualquer jeito
-se o país arrebentar, a crise veio do estrangeiro e da maior economia do mundo
-se o país aguentar, aguentou a MAIOR crise da história, e o país terá sobrevivido pelas medidas e políticas de seu governo
e convenhamos, sejamos neutros, o cara acaba tendo mesmo razão nos dois posicionamentos
Po…
Quando que os especialistas irão adimitir para o público leigo que dinheiro americano não tem valor algum ? Não vale nem papel impresso ?!?
Quando que os especialistas irão usar as palavras certas, e ao invés de dizer “salvar”, passarão a dizer “emprestar” ?!?
Quando que os especialistas irão vir até aqui e dizer que o FED de Federal só tem o nome, mas que não passa de um conglomerado de bancos privados ?!?
Que golpe fantástico !!!!
Como é fácil ganhar dinheiro nesse mundo quando se tem dinheiro !!!
Zé Paulo, bom dia! O luiz Ignácio até ontem parece que não sabia o que estava acontecendo de fato no mundo, ele não lê jornais Zé? Ele não procura se informar com mais pessoas além da sua equipe deseconômica? Não sei Zé Paulo, pelo teor de suas palavras as vezes chego a pensar que o Luiz é presidente de um outro país, são tantas bobagens, repetidas exaustivamente nos palanques de campanha, que ninguém mais ouve, pode até escutar por obrigatoriedade das circunstâncias, tipo petistas beneficiados e candidatos em mira de perder a eleição em seus municípios, no entanto ele tem quase 90% de aceitação ,e o pior é que não é no país que ele vive e sim aqui no nosso! Então tem que se tirar o chapéu pro cara, e tome mais quatro anos de Marta e etc…nas costas, com relação a politica econômica, o Meireles ao contrário do apedeuta é um homem econômico em palavras, parece aqueles camaradas que não torce pra time algum, a não ser por si mesmo, fala meia dúzia de palavras préviamente decoradas e comedidas e sai pela tangente, ao contrário do Mantega que fala, fala, fala…e não convence! Acho que nem ele sabe bem ao certo o que disse meia hora depois! E as vezes alguém dá um puxão de orelhas nele e no dia seguionte vem dizer que não era nada daquilo. Então Zé Paulo, vamos deixar um pouco o governo de lado e focar a crise, ela existe, está aí, já chegou, e seus efeitos já estão sendo sentidos pelos habitantes do nosso país, o Brasil de Fato e não de discursos, e enquando perdurar este período pré eleitoral, esqueça ações mais contundentes do governo, a máxima de agora é eleger o maior números de prefeito possíveis e nas cidades mais importantes econômicamente e politicamente deste Brasil, a ordem é fechar o cêrco! Passada as eleições vai dar pra sentir de fato, os efeitos colaterais da irresponsabilidade! Abraços fraternos e bom dia!
Osama Bin Laden derrubou Word Trade Center, ( terrorista)
E os americanos de turbante derrubou Wall Street (terrorista)
A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS É QUE UM MATA PELA EXPLOSÃO O OUTRO PELA FOME
O MUNDO NÃO ACABOU E NEM AS EMPRESAS SAUDÁVEIS
Fritado os ovos, vamos constatar nos balanços do terceiro trimestre q a rentabilidade das empresas saudáveis e em relação ao patrimonio líquido, não foram inferiores as dos trimestres do ano anterior.
Não se pode cobrar do governo uma infinidade de linhas de créditos para liberações irresponsáveis e que se transfomarão em créditos incobráveis.
Mesmo o Tesouro c/ uma dívida autorizada q chegará a USD 11,3 trilhão, os americanos ainda continuarão c/ a maior renda per capita do mundo, + com restrições de créditos para aqueles que realmente não podem pagar. Com essa dívida, os 300 milhões de americanos passaram a dever USD 37 mil cada um. Passaram a dever um PIB per capita anual.
Mas rolando essa fabulosa dívida sem jrs reais, os americanos não sofrerão pressão inflacionária e de credores.
Já aquí no Brasil, se os jrs reais de 7,75% fossem reduzidos para 2% ( dois por cento), ainda o maior do G-15, a redução anual em encargos e jrs representaria + de R$ 80 bilhões. E pq ñ se faz…
BOLSA DE VALORES NÃO É EMPRESA ESTATAL.
No mundo de hoje, não justifica tanto suspense para o funcionamento das atividades das bolsas, principalmente quando se busca atrela-la aos recursos do Tesouro Nacional, para a sobrevivencia e lucros exagerados.
A conclusão que se tira é a de que realmente as cinco principais bolsas mundiais estão, de fato, unificadas em comando e ação.
Como qualquer outro ramo de atividade, seja industrial, comercial e de serviços, a busca desenfreada de lucros fáceis tem um limite. E se houvesse um monitoramento e fiscalização permanente da CVM e Banco Central, com a aplicação de penalidades, o mercado acionário não sofreria tantas altas e baixas. Isso não faz parte de uma comercialização correta. Se essas movimentações fossem corretas e honestas, não haveria nenhuma razão para se usufruir de recursos do erário, como está acontecendo hoje e já aconteceu várias outras vezes. Moralizar o mercado financeiro deve ser a prioridade número Hum do G-15 ou G-20. Garantir lucros com recursos do Tesouro, é imoral.
OSAMA , OBAMA QUE PÉSSIMA CONHECIDENCIA PARA OS AMERICANOS.
SERA QUE O OBAMA NÃO É O OSAMA DISFARÇADO?
Temos aqui um exemplo típico de crise sistêmica e risco de contágio causado pela ganância, pela falta de marcos regulatórios, pela ausência de fiscalização das instituições bancárias por parte das autoridades monetárias, pela total irresponsabilidade na concessão de crédito. Após o estouro da bolha da Internet em 2002 os bancos se voltaram para o mercado de hipotecas como única alternativa de alavancagem de negócios. Miopia de marketing financeiro.Se o setor se volta-se para investimentos no setor de energia alternativa como bio-combustíveis,solar,eólica entre outros a economia americana não se veria nesta situação,estaria gerando empregos,o mercado de hipotecas não sofreria este revés e muitos mutuários não se veriam sem casa,sem dinheiro e sem emprego.Como a crise é sistêmica e a maioria das transações da economia real passa por bancos em termos de pagamentos e transferências, existe um risco muito grande da economia real ser afetada.Ao contrário de empresas, quando uma quebra ou se retira do mercado, outra concorrente vem e ocupa o espaço vago, não há crise de confiança da população.Os bancos não, a quebra de um banco ou sua saída de mercado contagia todo o setor o efeito dominó se alastra, levando a corrida aos bancos e a crise de liquidez. Sem dinheiro a relação comercial e financeira da sociedade é obstruída. Eu me pergunto se os acordos de Basiléia 1 e Basiléia 2 foram criados pelo Bancos Americanos e Europeus para a prevenção de riscos de contágio e blindagem de capital,não permitindo alavangens como as que o mercado americano praticou onde para cada 30 hipotecas captadas cada banco americano só tinha liquidez para honrar uma.Onde foi parar a relação capital/ ativo ou a formula de APR (ativo ponderado de risco) Nos Estados Unidos e na Europa para cada 100 unidades monetárias emprestadas o Banco deve ou deveria bloquear 08 unidades do seu capital, no Brasil este índice é de 11 unidades monetárias. Isso grosso modo é Basiléia, sem falar em compliance, regras a serem obedecidas visando preservar a imagem e a saúde da instituição. O pacote resolverá a crise de confiança?
Como diz Warren Buffet: ao se dirigir um carro não adianta só olhar para frente, o retrovisor trás segurança… Ou: não se faz um negócio bom com um cliente ruim…
Como dizia há anos para mim um grande chefe de mesa de câmbio brasileiro Antonio Carlos Rodrigues Silva Mazzali já falecido: Quem tem peito é galinha, dorme no pau e leva naquele lugar todo dia pelo galo…
Quanto ao Brasil,frente a diferença de demanda interna e crescimento do investimento,como fica ? O dólar sobe,atenua a queda dos preços e permite o aumento das exportações de forma mais competitiva..E as linhas de pré-export,os ACCs,os ACEs,os pré-pagamentos,os financiamentos de importações brasileiras,as cartas de crédito que precisam ser confirmadas?US$200 bilhões de reserva como diz o J.Kuepfer US$1 bilhão já foi para atender o mercado de câmbio.O Banco Central vai ter bala para bancar pré-exports e outras transaçõe até o fim da crise?Que banco vai financiar o Brasil e a que taxas por quais prazos?.E a inflação e o investimento? E o compulsório,juros e impostos?No cassino instalado conforme o Lula os americanos e europeus são os jogadores,a banca é a crise e o Brasil é a torcida dos jogadores.
Marco Antonio Martins Neves
2) E se tivesse comprado ontem (30/09)? Enquanto a crise durar, vai ser assim… Lembrando que a volatilidade alta é característica de bolsa caindo e dólar subindo. Não adianata achar que quando a Bovespa subir 6, 7 ou 8% as coisas vão ficar tranquilas. Isso só vai acontecer quando ela subir 0,5% por vários dias seguidos.
3) E quantos falaram que ela não aconteceria ainda vão se esconder?
4) Não.
5) Depende de que títulos estamos falando. Sem os CDSs (credit default swaps), nada feito…
6) Por que alguém ainda ouve os economistas de banco? Não foram eles que nos puseram aqui?
7) Depende do prazo de investimento…
9) Parece que sim… O problema é se começarem a aparecer novas Sadias e Aracruzes…
10) Um pouco dos dois…
O Lula faz de tudo para não sermos mega-colonia americana e aí os miliares da marinha põe tudo a perder . Não adianta . Temos que renovar os homens da Marinha . E pensar que a Marinha poderia comprar um Mercedês ou um Roll-Royce e está comprando coisa velha e em desuso da França e dos EUA . Comparativamente é como se comprasse sucata velha . Ou como diria o Collor . Carroça . A Marinha após conclusão para a compra de 26 aviões para compor a sua esquadrilha , optou por sucatas Americanas e Francesas . De quebra , entrou na concorrencia um Sueco . Os aviões SukoY , Mig , os melhores aviões do mundo incontestavelmente até mesmo pela OTAN , foram recusados . Se eu fosse o Lula cancela essa compra.
A Marinha está comprando sucata .
Vou adicionar mais algumas perguntas:
- será que o nosso Banco Central tem estofo para segurar a forte onda especulativa que o sistema bancário vai lançar após a crise?
- Até que ponto a economia brasileira esta dependente dos EUA, (segundo nossa informação hoje são só 28% das exportações para os EUA). O capital especulativo de wall street que já está dançando, quanta falta vai fazer no nosso crescimento sustentável?
- Quanto dessa crise é interna (USA) e quanto é externa (ASIA)?
Existem mais uma infinidade de dúvidas sobre o momento, o melhor conselho é o antigo cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém…
A definição de que eu mais gostei em referência a crise foi a do presidente Lula:
- Os EUA fizeram da globalização um cassino.
Sr. Kupfer,
Gostaria de acrescentar mais uma pergunta, a todas que já foram feita:
“Para lidar com o problema de baixa liquidez no mercado, o Banco Central vai aumentar a taxa básica de juros?”
ps: gostaria de parabenizar pela qualidade do blog e dos textos aqui postados.
Seguem algumas respostas:
1º – Na pior das hipoteses, o presidente não sabia de nada.
3º – Mais um monte, sempre com a história de que um dia a farra iria acabar.
4º – Não sei ao certo, mas acho que o que está acontecendo pode ser vinculado a teoria dos ciclos economicos de Schumpeter.
5º Não
6º Para subir os juros.
7º Sim, ams todo cuidado é pouco.
9º Não
10º Maestro, mas com diversos spallas.
Prezado Kupfer – E o Vaticano será que vai quebrar???
Saudações
Será que algum banco Brasileiro pode quebrar?
Acho bom o Presidente George Bush contratar o José Dirceu
( está lembrado do Mensalão ? !!!!!!!!). Com ele o pacote de
Us$ 700 bilhões seria aprovado em 24 horas.
Será que algum(s) congressista(s) americano ultra mega patriota preocupado com o pais não fez nenhuma fézinha na bolsa de 2ª feira pra cá?
“conhecidencia” foi de lascar…
Gostaria de acrescentar mais uma pergunta, a todas que já foram feita:
Porque o pacote americano prevê como principal alteração o respeito ao aumento do limite de depósitos bancários garantidos pelo governo – que passa de US$ 100 mil para US$ 250 mil e no Brasil, o instrumento semelhante – Fundo garantidor de Crédito – prevê o valor máximo, por instituição de R$ 60.000,00 (pouco mais de US$ 30 mil) por depositante ou aplicador independentemente do valor total e da distribuição em diferentes formas de depósito e aplicação?
Alguém deveria ligar para o Bush e oferecer o Cacciola para ajudar. Por que não? O homem é “expert” na área. Tenho certeza que resolveriamos dois problemas de uma vez., pois já que a coisa lá está bagunçada. O Cacciola na certa iria tirar um”coelho da cartola” e nós livraríamos desta despesa por aqui. O que os leitores acham da idéia?
Opinem por favor!
Tai! Gostei da sugestão da Maria Ferreira! O Cacciola poderia dar uma ajudona ao Bush. Não sei se ele resolveria o problema do FED, mas o dele próprio é certeza.
Só quero fazer uma perguntinha, simplesinha!
O Nacif poderia ajudar: O dólar há menos de um mês estava derretendo, havia uma grande preocupação das nações que tinha grandes “superavits” em dólar. O dólar estava capenga e agora encostou nos dois reis. O dólar ficou forte de uma hora para outra. Isto está com cara de “maracutaia” ou seja especulação.
Pelo “andar da carruagem”, é melhor começar a rezar, pois as negras nuvens que estão se formando no horizontes dá medo.
Aquele que tiver a situação sobre controle não deverá temer, mas ……….
1) Penso que o Lula tenta passar uma imagem de tranquilidade ao pais, visto que o crescimento atual se deve ao aumento de credito e endividamento da populacao esperancosa de um melhor porvir.
2) Com certeza teria sido ambas operacoes de risco, mas todos sabem que para cada onus a um bonus.
3) Possivelmente muitos, pois ainda acredito que haja ainda muitos pessoas sensatas e o observadoras da sociedade, que nao seguem a maioria como uma manada, ou como um grupo de cegos.
4) Acredito que nao, mas como ultimanente as ideologias estao mortas, e o Deus do momento é o dinheiro, o poder, a ganancia e a ambicao, talvez este susto nao seja de todo um grande mal, mas sim um despertar para a humanidade.
5) Nao, mas ajuda a nao quebrar a confianca no sistema por completo.
6) é fato historico que a america latina sempre buscou metodos poucos sensatos em momentos de crise, com governos que amam buscar solucoes magicas de um dia para outro, alem de dos lideres que buscam a gloria como salvadores da patria.
7) desde que ela nao dependa da exportacoes e de crescimento rapido, pois a competicao mundial vai ficar mais forte, visto que os chineses e europeus vao tentar transferir as vendas dos EUA para os brics.
9) Nao, pois se o governo usar as reservas, a divida do pais aumentara. nao esquecam que o governo esta guardando o dinheiro na carteira e nao pagou as dividas. Ele diz que tem o dinherio mas nao quitou divida, ela cresce todos os dias, ainda crescera mais com o juros externo aumentado. Alem dos juros internos terem aumentado a divida interna. Pagamos impostos altos para darmos aos ricos.
10) Acho que no final das contas, ninguem tem condicoes de julgar. Qual sera que teria sido nossas decisoes se estivessemos na pele dele?
att
Zé Paulo, depois de tudo que li sobre os aspectos periféricos e os mais contundentes a únicva conclusão que dá pra pensar é: A casa caiu, Zé ! E alguém sério e neutro precisa falar pro Luiz Ignácio! Dizer a ele por exemplo: A brincadeira acabou! Não dá mais pra levar adiante esta situação fazendo comparativos futebolescos. A coisa é séria Luiz, mais séria do que imaginávamos! Enquanto o presidente George W. Bush negociava desesperadamente com o seu Congresso um novo pacote de ajuda ao setor financeiro, você e o seu governo Luiz, deveriam se antecipar e tomar algumas atitudes: Por exemplo: Ao invés de ficar malhando o Yanke, você deveria torcer pelo êxito dessa negociação, uma vez que ficar criticando o cara é inútil , ele já pediu penico, o resto já independe da sua própria vontade. porém Luiz, ele sabe que sem uma intervenção oficial planejada, a crise será mais longa do que parece, acredite querido por tudo que li hoje ela certamente será! Estas operações de socorro serão menos eficientes e a correção será mais penosa não só nos EUA, mas em todo o mundo, incluído o nosso Brasil que tanto amamos, não é! Outro aspecto Luiz é que você deveria deixar de lado a prosopopéia de puleiro, ou palnque, não se trata mais de comícios para aumentar a sua popularidade, você deveria também, juntamente com sua equipe econômica, procurar estudar, com realismo, a melhor maneira de enfrentar as barreiras vindouras, estruturar melhor a nossa economia que não é blindada e você sabe, e procurar fazê-lo sem desarrumar a casa, e a economia nacional. O mais prudente, nesta altura, é esquecer este seu otimismo exagerado. Se o Presidente George W. Bush, e o Congresso americano produzirem um pacote razoável, poderão impedir uma quebradeira maior e facilitar um ajuste menos desordenado. Mesmo assim Luiz, a atividade econômica será afetada sobremaneira, e isto é inevitável querido, o mundo mercantil no planeta deverá sentir o impacto, e a economia global deverá perder um pouco o seu fôlego! E entenda isto é muito importante,: O Brasil e nenhum país estará imune! Olha Luiz, eu sei que se conselho se fosse bom não se dava e sim, se vendia, mas este é gratuíto, e acredito ser bom! neste momento aproveite para reavaliar seus colaboradores e se desfaça dos inválidos e dos despreparados, se livre destes que só estão aumentando a dívida interna, e o país empenhado inteiro agradece, petistas e não petistas, neste momento apenas brasileiros, e trabalhadores. Boa Sorte para você, e para nós e principalmente para o pais! São Os nossos verdadeiros votos: Manoel Ferreira e,Filhos e todos os demais brasileiros, que além de brasileiros são também patriotas! Não sei quanto a você Zé Paulo, é o que eu penso e só! E não sou futurólogo nem economista. Apenas já vivi em mares distantes e com muitos ventos adversos em minha vida!
Não comprendo porque o susto diante da crise que aí está, afinal há algum tempo que ela dá mostras de que estava a caminho. O que me preocupa é ver o governo afirmar com jeito de moço bom que “não devemos nos preocupar”. Para mim, ele quer dizer exatamente o contrário e o Sr. Henrique Meirelles não possui poder algum de convencimento. O conselho deveria ser outro: arrochem os cintos, pois o crédito sumiiu!
Está suposta crise realmente têm seus mentores, ou seja é uma crise elaborada a anos, ora vamos pensar um pouco qual a moeda que mais desvalorizou no mundo? R: Dolar. Quem cresceu mais? R: os paises chamados emergentes. Enquanto isto o Tio Sam, tenta reverter toda está situação voltando ao cenário mundial como o país mais forte, custe o que custar.
impressionante nosso governo internacional…..
foram isentos de IR os investidores estrangeiros na bolsa de valores de SP ,entraram com dolar a 3,30 ,3,00 2,80,etc (23.000ptos) e agora saem (nos 70.000ptos) com dolar a 1,70,1,80,1,90 belo lucro e sem imposto…e ainda quebram..vide Merryl linch,Morgan Stanley,etc….e arrebentam conosco…
Paulo, numa futurologia rapidinha, até onde poderá cair nossa moeda – em números – à curto prazo?
Continuo a espera da resposta das poupanças. O que vai acontecer?
O governo brasileiro precisa parar de dizer besteiras. A crise já nos atingiu e medidas sérias têm de ser adotadas AGORA. Entre elas, não se deve imaginar um novo aumento da Selic. Ou Meirelles acha que procedendo assim vai trazer de volta os dólares?
“In the long run, we’re all dead” (John M. Keynes).
Na sua opnião, acredita que essa operação “salva-bancos” poderá refletir positivamente na Bovespa até o final do ano, ou essa medida foi só pra dar uma segunda-feira de descanso? Um grande abraço.
Não era melhor o Kupfer ter intitulado esse artigo “Perguntas retóricas que vocês não precisam responder”???…..isso evitaria pelo menos o acúmulo de besteira nos comentários…e esse Zanella e o Paulo Elias são dois analfabetos funcionais.
BRASILEIRO PREVIU A CRISE HÁ VINTE ANOS! Sou professor universitário, nas áreas de Administração e Linguística. Há vinte anos acompanhei o trabalho de um dos mais brilhantes cientistas brasileiros, o Prof. Dr. Norberto da Rocha Keppe, então morando nos Estados Unidos, com greencard, convidado por um pesquisador americano para trabalhar e fazer pesquisas naquele país,na área de Psicanálise Psicossomática. Percebendo o despenhadeiro em que estava entrando o povo americano, escreveu dois livros: AMERICAN DECAY ( A Decadência do Povo Americano) e WORK AND CAPITAL ( Trabalho e Capital ), mostrando não só os perigos, mas propondo soluções. Quando foi convidado para fazer uma palestra sobre o assunto na UNIVERSIDADE DE YORK, na Inglaterra, foi detido no aeroporto JFK e teve que fugir dos Estados Unidos, pois corria risco de vida. A Mídia Brasileira ficou do lado dos americanos, liderados pelo pai do atual presidente,e nada fez. Não compreendo como ninguém levantou esta questão ainda e reconheceu o trabalho desse cientista. Acho que está na hora. Tenho acompanhado de longe o trabalho do Dr. Keppe e sei que continua suas pesquisas na Avenida Rebouças, em São Paulo. Uma boa chance para que o país peça desculpas! Posso garantir a seriedade do trabalho do Dr. Keppe.
Prezado Jornalista Kupfer
Como leitor de sua coluna/blog , penso que as suas respostas para serem minimamente reflexionadas precisam ter os reais fundamentos da Economia Brasileira colocados dentro do seu real contexto político (afinal, a moeda é- antes de mais nada- a mais profunda entidade política de um estado e objeto concreto do contrato social de Rosseau!).Por exemplo:é absolutamente claro que o processo inflacionário brasileiro nunca foi debelado e tão somente transferido para os outros parâmetros macro-econômicos tais como câmbio e taxa de juros,para ser melhor combatida do ponto de vista econômico-,o que não foi feito corretamente pelos governos. As reservas de U$200.000.000.000. aparentemente nada mais são do que lastros não soberanos para a manutenção dos” empréstimos externos” ,os quais agora vem como aplicações altamente voláteis na bolsa,e não mais como deveriam vir!-dentro da segurança econômica de autênticos empréstimos de capital financeiro para a produção..As empresas de capital nacional (público)brasileiras(Petrobrás,Embraer,Aeroportos,Centrais de Energia.Terras Agriculturáveis, O Mar Territorial, A Amazônia,A polícia Federal, As Forças Armadas,etc), estão todas sutilmente privatizadas através de reptícios mecanismos de abertura de mercado (maioria dos acionista e interêses economicos em mãos de estrangeiros).Como você pode ver, permanece impossível fazer uma análise séria de problemas macro-econômicos em um sistema político-econômico absolutamente corrompido.É por isso que, muito provavelmente;o Congresso dos EUA irão economizar U$1.000.000.000.000 dos seus contribuintes e buscarão mecanismos sutis para a transferência(em parte legítima) desta barbárie financeira para aqueles membros da elite do terceiro mundo que tambem aproveitaram-se desta mega safadeza.Advinhe para quem vai sobrar esta “fatura”!:Eu acredito que a Lei da Evolução Biológica do mais apto do grande Biólogo Charles Darwin também aplica-se para as Sociedades ,agora no seu meio ambiente social( Virtudes e Vícios)
Como o governo espera uma oferta maior de crédito, com os juros subindo do jeito que estão? Eles vão na contra-mão do Banco Central. o BC aumenta a taxa de juros, para conter o consumo desenfreado, e o governo procura “estatizar” bancos para aumentar a oferta de crédito ao consumidor.
Política só para “brasileiro” ver? É para falar: olha, estamos dando crédito para vocês. Mas. com esses juros? MAs uma vez o brasileiro é chamado de Burro, sem essas letras. Brincadeira, viu.
por que o lula não fala menos da crise no exterior e fala mais aos brasieliros trabalhadores em especial os agricultores,deixando-os mais tranquilos em relação ao seu trabalho ,pois , afinald é a estrutura do nosso pais .
SERÁ QUE DESSA VEZ OS EUROPEUS VÃO TOMAR FRENTE DESSE MERCADO TÃO CONFUSO? NÃO SERIA UMA MÁ IDEIA .O QUE VOCÊ?
Aposentadoria:durante 35 anos você contribue para o INSS,sem imposto de renda na fonte,formando um tipo de poupança que após a aposentadoria você retira em doses mensais.Nesta fase são taxadas com o imposto de renda mensais ou anuais. Se é uma poupança deveria sempre ser isenta de impostos e taxas.1)Issto não é inconstitucional? 2)Este empréstimo para o governo não deveria ter um rendimento financeiro?3)Este emprestimo ao governo não deveria na pior situação substituir o imposto.Aposentadoria não é renda?
Gostaria de saber se as nossas aplicações em VGBL previdencia privada em renda fixa corre algum risco de ser confiscada ou do governo tomar o nosso dinheiro como fer Cristina Kchiner,, me responda quais são os riscos que estamos correndo ,,,,,,,,,,,,,,, pois estou numa lpreocupação só e a poupança como fica?
Gostaria de saber como explicar e justificar, o comportamento estratégico defensivo- agressivo que as empresas utilizam nesses momentos e suas finalidades?
Quero que voçê me explique e justificaque, como uma estrategia bem desenvolvida pode ajudar uma empresa em momento de crise economica a suplantar dos concorrentes e expandir seu markting share? matéria: gestao mercadológica