O dólar não está ficando mais forte, é o mundo que está mais fraco, diz André Perfeito | Guilherme Barros

Publicidade

quinta-feira, 22 de setembro de 2011 Finanças | 10:06

O dólar não está ficando mais forte, é o mundo que está mais fraco, diz André Perfeito

Compartilhe: Twitter

A decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em continuar sua estratégia de derrubar os juros futuros gerou um mal estar difícil na alma do investidor, segundo o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

“Ficou no ar uma sensação incômoda de que chegamos no limite do que a ponte entre o presente e o futuro (expressa na curva de juros) pode fazer por nós no presente. A impotência tomou conta do principal banco central do mundo”, diz o economista.

Para Perfeito, os juros longos caíram, mas o efeito não foi a retomada do ânimo no presente pela elevação da Eficiência Marginal do Capital – aquele cálculo onde o empresário pondera os rendimentos esperados das atividades disponíveis e aposta no investimento presente como espaço para o lucro futuro – e sim o vácuo de que nada pode ser feito. Os juros dos Treasuries de 10 e 30 anos despencaram com o anúncio.

“O dólar reagiu como este porto seguro num mundo onde tudo é fluido e se desmancha no ar. O dólar não está ficando mais forte, é o mundo que está mais fraco e com isto liquida-se o presente (fugindo para os ativos mais líquidos) em nome de um futuro que não está mais lá”, afirma.

Segundo ele, o incômodo com o presente não se dá apenas pela ineficácia das políticas econômicas, mas antes de tudo pela falta de liderança política. “Não há em nenhum dos dois lados do atlântico lideranças carismáticas e fortes o suficientes para dar sentido à um mundo que enfrenta desafios importantes.”

“O presidente norte-americano é apenas uma sombra do que foi no início do seu mandato e ele não tem mais o poder de organizar o espírito dos EUA – e da humanidade – para enfrentar o que é preciso”, diz Perfeito.

O economista afirma que, no Brasil, a taxa de desemprego manteve-se estável, mostrando que não há muito espaço para empregar mais na mesma velocidade. “As projeções de inflação devem disparar por conta do dólar em estado de pânico”.

“Gostaríamos de lembrar que apesar deste estouro da boiada do câmbio, esta situação tende a se normalizar e voltar para o fundamental: o Brasil ainda é visto como um destino interessante, logo os dólares voltarão”, diz.

Na opinião de Perfeito, “num ambiente de tanta incerteza talvez nossa autoridade monetária esteja pensando em parar o ciclo de afrouxamento monetário”.

Leia também:

Pacote dos EUA derruba bolsas de valores pelo mundo

Autor: Guilherme Barros Tags: , , , , ,

11 comentários | Comentar

  1. 11 paulo 27/09/2011 20:06

    quando os governos esta com muitos dolares em reserva e claro que o dolar nao pode cair tanto.e dai me diga se chegassem e falassem o dolar nao vale mais nada que caos.nos fizemos tantos sacrificios nao que quisessemos mas foram os governos que nos obrigaram ,como aqui no nosso pais.com esses juros .penso como pode os americamos devem todo seu pib e e ainda o dolar nao caiu .e claro, todos tem dolares . apoco os americamos anunciaram 400 mil de dolares para sua economia ,como e facil ter uma fabricar dolares ,

    Responder
  2. 10 Paulo Pessoa de Albuquerque 23/09/2011 10:53

    Lá vem aumentos de preços ….toda vez é isso o dolar sobe os preços aumentam e depois o
    dolar baixa e os preços se mantém….que país é esse.

    Responder
  3. 9 Alex 23/09/2011 8:09

    É cômica esta situação, quando o dolar sobe aqui, todos os preços disparam, quando ele abaixa, nada acontece. Será que existe algum economista no mundo que pode explicar logicamente esta situação? Duvido.

    Responder
  4. 8 Richard 22/09/2011 14:14

    O fato é que ninguém sabe de nada! Não existem fundamentos que justifique o que flutua na base da boataria, de ganancia e da maquiagem de numeros. Me lembro que no fim do ano passado, os pespertalhões previram através de gráficos e curvas mil, que a bolsa encerraria o ano em torno de 85 mil pontos. Lembram disso? Kd estes Herculanos Quintanilhas?
    Previsões de que o dolar desceria ladeira abaixo…kd? Todo mundo churtando a latinha, um dia após o outro pra ver até onde a coisa vai…

    Responder
  5. 7 André Alcântara 22/09/2011 12:57

    Já vi esse filme antes…

    “O Brasil é uma ilha de prosperidade em um mar de incertezas econômicas”
    General Ernesto Geisel

    Quebradeira, moratória e hiperinflação.

    Responder
    • Neco 22/09/2011 14:33

      Bobinho, não vivemos mais na era dos coronéis, nem reinado FHC, nem milico…
      Portanto, seu desejo não se realizará.

  6. 6 O Bigorna 22/09/2011 12:41

    Todo mundo sabe que o dollar e um papel pintado com cara de presidente, por enguanto não interessa a ninguem por o dollar a nocaute nem a China que tem uma montanha de Papagaio Empinado pelos Estados Unidos e por essa razão que os Estados Unidos e Mundo empurram com a barriga as desições que deveriam tomar a saber: O Capitalismo esta moribundo em breve vai acabar ai a coisa vai feder mesmo.

    Responder
  7. 5 henrique de oliveira 22/09/2011 12:14

    Dólar forte onde?
    O dólar esta caindo pelas beiradas , o governo dos EUA só esta rodadndo a maquininha de fazer dinheiro e vai empestiar o mundo com dinheiro podre.
    O tombo da proxima vez vai ser fatal para os yankes.

    Responder
  8. 4 Tomas Turbando 22/09/2011 12:07

    Em 25 de Julho o SR. PERFEITO previu que o dólar cairia a baixo de R$1,50 e que era necessária a intervenção do BC….kkkkkkkk

    Acreditar em Economista ou na Mãe Diná é a mesma coisa…. ninguém sabe de nada.

    Responder
  9. 3 wilson nogueira 22/09/2011 11:54

    ESTE SR. PERFEITO, É IMPERFEITO.
    SE O DOLAR NÃO ESTÁ MAIS FORTE, QUEM ESTÁ, O YUAN…O COMBALIDO EURO?
    OU O NOSSO GLORIOSO REAL??????
    GENTE, ACORDA, ATÉ A FAMILIA BIN LADEN TEM SUAS RESERVAS EM DOLAR
    AMERICANO……E OLHA QUE OS EUA ESTÃO FRACOS….
    IMAGINE SE ESTIVEREM + FORTES.
    EU TENHO MEO COFRINHO ( DE PORQUINHO) TUDO EM DOLAR…..AMERICANO…
    PARA GARANTIR NÉ, POIS COM A TURMA DA PETEZADA NO PODER……
    WILSON

    Responder
  10. 2 Mauro 22/09/2011 11:41

    Dolar é sempre dolar, precisa realmente substituir esse ministro MANTEIGA, e voltar a Zilda Cardoso de Mello.
    Quem sabe dará certo.?
    Vai melhorar !!

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios