iG
iBest BrTurbo

Publicidade

Publicidade
04/07/2009 - 13:06

PEDE PRA SAIR

SÃO PAULO (cada vez mais doido) – Todo mundo tem direito a opiniões, a achar o que quiser de quem for. Mas, em alguns casos, flertar com o inaceitável é… inaceitável. Bernie Ecclestone fez elogios a Hitler em entrevista ao seriíssimo “The Times”. Hitler era um debilóide assassino. Mas tem seus seguidores até hoje. OK. São pessoas desprezíveis. Mas, pelo menos, assumem o nazismo como doutrina. Por mim, poderiam todos morrer assados em fornos iguais aos que vi em Dachau, mas como o mundo é felizmente civilizado em alguns lugares, eles não são assados — são apenas processados e, às vezes, condenados quando espancam outras pessoas, na falta de outra coisa a fazer.

Bernie, no entanto, não se assume nazista. Enrustido, assopra fazendo um elogio aqui e morde com uma crítica ali, a tática mais elementar de despiste, no fundo uma escrotidão. Quando se trata de Hitler e do nazismo, não há meio-termo. Há questões em que só há um lado para defender — como no apartheid, na  tortura, na escravidão, no tráfico de drogas. Nessas coisas, e em muitas outras, o máximo que minha civilidade permite é respeitar o direito que todos têm, de novo, de pensar o que quiserem. O que me dá o direito igual de não respeitar o que pensam e achá-los todos, os que escolhem o lado errado, uns merdas.

Em certas questões, quem está do outro lado não tem desculpa. Bernie não tem desculpa.

Autor: Flavio Gomes - Categoria(s): F-1 Tags:

138 comentários para “PEDE PRA SAIR”

  1. Guga. disse:

    Já passou da hora de Bernie e Max saírem.

  2. Eugenio Fuzikawa disse:

    Disse tudo, sem nada a acrescentar.

    Abraço

    Eugenio

  3. Imperador Ricardo disse:

    Concordo com voce… o Hitler é TOP 10 em materia de tirania e escrotice… juntos estão o Fidel Castro, Stalim, Mao Tse Tung e toda a laia escrota da Africa que tentou “comunizar” o continente negro… disparando uma série de guerras que mataram centenas de milhares de pessoas…

    A unica diferença de Hitler para o Stalin era a forma de matar… um “grelhava”… o outro congelava!!!

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi

  4. Alex Melo disse:

    Boa tarde amigo Flávio.

    Existe uma célebre frase de Martin Luther King que diz: “Não lamentamos tanto os crimes dos perversos, quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos.”

    Realmente, não dá para se calar diante de tamanha sandice.

    Um forte abraço.

    Alex Melo

  5. EDU H@RMEL disse:

    Bernardo Ecclepedra nazista e Max “Chicotinho” Mosley (lembrando que as moçoilas do famoso filmete estavam de nazygirls também), dirigenta da FIcAm – Federação Internacional de cArtas marcadas: tá na hora destes dois malas peguerem suas malas de $$ e sumirem do mapa.

    Mosley que vá levar chicotadas de quem quiser ou receba para tal e o baixinho que se afogue em uma poça de lama…

  6. Paulo Mina disse:

    Esse cara é um babaca!
    Ele e o Max tem que sumir do mapa.

  7. Marco disse:

    Cada um pensa o que quer, mas não dá para sair dizendo tudo o que se pensa, muito menos para o mundo inteiro ouvir (ou ler, como foi neste caso), ainda mais quando se trata de um assunto delicado como este. Bernie escolheu muito mal o exemplo para ilustrar o que estava falando. A hipocrisia de não se admitir nazista e, pior ainda, a falta de noção de defender o suposto “lado bom” de algo tão medonho quanto o regime totalitário de Hitler, talvez sejam indícios de que é chegada a hora do velhinho começar a pensar na aposentadoria… e, quem sabe, numa psicoterapia.

  8. disse:

    Pode internar! A Slavica e as filhas cantaram a bola antes.

  9. hugo disse:

    Por essas declarações, da pra se entender o por que de.

    1- Ter existido por tanto tempo, F-1 na África do Sul.

    2 – O filho dele ter morrido de overdose.

  10. Peixe disse:

    Essa foi demais!
    Por aí dá pra ver a mentalidade desse cara, e o Max Mosley provavelmente nao deve pensar muito diferente, visto o tipo de orgia que ele gosta de participar…

    Sem palavras…

  11. Eduardo Canalonga disse:

    Já disse várias vezes em outros posts, já passou da hora dessa velharada (Max, Bernie, Whrithing – sei lá se é assim que se escreve) sair da F1, não só da F1 como do comando de qualquer que seja a categoria.
    Reconheço que eles fizeram muito pela F1 e pelo automobilismo mundial, mas a hora deles acabou.
    É absolutamente ridículo quando a TV mostra a sala da FIA numa transmissão, parece um asilo com um monte de velhinho assistindo Silvio Santos no domingo.
    Sei que um dia vou ficar velho também (assim espero) mas peço à Deus que me dê 2 coisas:
    Lucidêz para me retirar na hora em que estiver sendo indesejado ou indesejável e força para me limpar sozinho.

    FORA velharada!!!
    FG para presidência da FIA

  12. Leonardo disse:

    Mas não era o Max chegado numa “dominação nazista”?

  13. Helder disse:

    Bernie + Mosley = |Ridicularização da F1 atual.

  14. Lucius disse:

    Ditador é tudo igual: Fidel, Chaves, Stalin, Hitler, Napoleão…

  15. hugo disse:

    Ops, confundi o Bernie com Max que perdeu o filho.

    Mas tudo bem, são todos farinha do mesmo saco.

    Imagina o ódio que deve dar nesse cara, ver o Hamilton Ganhando um campeonato mundial.

    Ou vir ao Brasil acompanhar um GP.

  16. Pequim disse:

    Obrigado Bernie, por tudo que vc fez pela F1.
    Mas tá na hora de cuidar dos netos, vai descansar e não gasta nosso tempo com esse monte de asneiras.

    Ah… toma um comprimidinho azul, chama seu mano Max “Chicotinho” e vão brincar de suruba a vontade, e deixar o mundo em paz.

    Passou do tempo….

  17. porsche 917 disse:

    É, o mundo anda esquisito mesmo; um judeu elogiando um nazista !

  18. JBCarneiro disse:

    Com certeza os dois compartilham o “chicotinho”.

    São dois ditadores dispostos a tudo por dinheiro e poder.

    A FOTA está absolutamente certa.
    A F1 precisa ser salva não da crise economica mundial mas sim destes dois ditadores. O que ela arrecada não permite que entre em crise.

    A F1 precisa livrar-se imediatamente destes dois “tranqueiras”.

    Parece que do Max estão se livrando.

    O difícil será livrar-se do Hittler britanico, Bernnie Ecclestone.

  19. Seven disse:

    Corte da FIA não, Corte de Haia para ele.

  20. Rodrigo Tossato disse:

    É isso mesmo…

  21. Sergio disse:

    Lindo texto esse de 2007, Flavio. Por isso e outras que tô sempre por aqui. Pena que ao mesmo tempo em que os bons tornam-sem melhores, o mal nunca morre e se traveste de “gente importante”.

  22. Josiel Barreto disse:

    Apenas uma realidade. Como a história é perversa.

    O que os nazistas fizeram com os judeus na segunda guerra mundial é o MESMO que os judeus fazem com os palestinos hoje.

    Margilazados ontem, margilazam hoje. São farinha do mesmo saco!!!!!!!!!!

  23. Marcelo Stern disse:

    Caro Gomes,

    é isso, sem tirar nem por.
    Meios-termos são coisa de quem se locupleta, se beneficia ou se omite.
    Deveria ser um absurdo ainda falar em nazi-babaquismo nos dias de hoje, mas já que ainda tem animais que gostam disso, cabe aos bons mostrar que eles estão errados.
    Que a ideia de poder do Bernie passa perigosamente perto de uma ditadura, não havia dúvidas, mas daí a defender Hitler, vai uma grande, enorme, gigantesca distância.

    Parabéns pela clareza do seu ponto de vista.

  24. Leo disse:

    Falei que a esclerose tá afetando esse ser humano. Chegou a hora da F-1 mudar todo o seu comando…

    Tá na hora de pedir uma intervenção para o velho de peruca.

  25. Murilo disse:

    Escrotice ( se é que existe isso ), melhor ser surdo e cego do que ler a opinião de senhores como bernie, escrito com b minúsculo propositadamente, como o seu tamanho e sua inteligência!

  26. Rogério Magalhães disse:

    E ao contrário do Tio Bernie, eu acho ditadores a excrescência-mor do mundo, gente abjeta que merecia o fogo eterno do inferno. Gente escrota como Hitler, Mussolini, Franco, Salazar, Kadafi, Stalin, Mao, Fidel, Chaves, a milicaiada toda do Brasil e por aí vai. Ou seja, isso vale tanto para os retrógrados de direita quanto aos atrasados de esquerda… ditadores são sempre uma merda e vou sempre criticá-los com todas as forças…

  27. Rodrigo Dutra disse:

    Não sou nazista, não apoio o nazismo ou coisa parecida. Mas acho simplesmente ridículo a forma que ele é abordado, é um dogma, nunca está aberto a qualquer tipo de discussão, acaba que a gente só conhece a história escrita por um dos lados, lamentável.

  28. Rogerio BH disse:

    Flavio,
    Parabens pelo post.
    É isso aí. Tinham que “bater forte” nele agora.
    Como disse um comentário…seria caso de alguma corte internacional….
    FIM DE BERNIE E MAX!!!

  29. Arnold disse:

    Hitler foi um dos piores seres humanos na face terra com certeza.
    Agora uma coisa tem que tirar o chapéu pro cara sim : Ele conseguiu colocar na cabeça das pessoas suas idéias, idéias loucas. E isso foi e é tão forte que ainda hoje, quase 70 anos, tem gente que acredita e prega seus ideiais, vide o que o Tio Bernie acabou de declarar…e isso é que mais me assombra.

  30. Mellotone disse:

    Bernie, vai se phoder, feladaputa!

  31. Levi Davet disse:

    A pergunta que não quer calar… Depois desse absurdo, haverá prova na Alemanha?

  32. Mark Kweirotz disse:

    De um idiota, deve se esperar qualquer coisa.
    Lamentável

  33. Alexandre Agapito disse:

    Este mundo jamais poderá ser governardo por uma só pessoa, é por isso que as ditaduras não funcionam, todos nós temos aptidões que se completam quando trabalhamos em conjunto…A liberdade é o que há de mais rico no ser humano (depois do amor, acho) e ele sempre lutará por ela !
    Se não fossem tantas ditaduras na História o mundo seria bem mais desenvolvido…um dia será !

  34. Mark Kweirotz disse:

    Todas as fotos que tirei da camara de gas de Dachau queimaram, creio que por causa do azulejo branco das paredes (que me lembre era azulejo branco).

    Ainda bem, nem sei o que me deu na hora, que resolvi tirar tres fotos.

    O guia dizia que a camara de gas de Dachau nunca foi usada, o que duvido.

    Todas as pessoas deveriam visitar Dachau, para ver de perto o quanto o nazismo foi pavaoroso. As fotos dos fornos sairam, mas não lembro onde guardei e se guardei.

  35. Tiago S. disse:

    Eu acho que o Bernie fala muito pouco, no caso da Fota e da FIA eu vi poucas declarações dele. Mas se for pra abrir a bora pra falar merda é melhor ficar queto.
    Já assistiram Operação Valkiria (Valkyrie)?

  36. Fernando Carvalho disse:

    Eu só queria saber onde este comentário sem propósito do Sr.Bernie estava inserido ???
    Pois sabemos que ele é extremamente ” hábil ” nas palavras e nos atos….
    Bom se falou este monte de ” Mer..” que assuma !!!

  37. MSM disse:

    Esses dois tem que ser tirados da F1 de qualquer jeito. Não dá mais para suportar as idéias viciadas destas peças. Câmara de gás para os dois.

  38. Rodrigo Font disse:

    FG,
    O tema ,os personagens,o autor entre outras coisas, são desprezíveis…
    Vc poderia ter resumido o assunto a apenas uma linha…
    Indiferença total…

    Vamos falar sobre “Ferrari Day” em Cheste-ESP, neste ano( evento este, que nunca saiu da Italia),assim como, o Santander bancando a Scuderia em 2010 e Fernandão pilotando a italianada para repetir a “Era Schumacher” !!!!!!

  39. Mark Kweirotz disse:

    Não concordo também que ele seja digno de admiração por causa do que ele fez com a F-1.

    A F1 se tornou o que é graças a inúmeros contratos de gaveta, com cláusulas obscuras, cuja coercitividade se assenta na ameaça, na intimaidação e na coação.

    Diante disso, grande “M” ele ter feito a F-1 como ela é hoje. Quantas pessoas esse escroque deve ter prejudicado para fazer da F-1 o que ela é hoje? Aliás, quase sempre, escroques e déspotas prosperam no mundo capitalista (não estou fazendo propaganda anti capitalista, isso é apenas um fato).

  40. Gil Queiroz disse:

    Velho idiota e palhaço, queria ver ele falar isso se tivesse sido torturado e preso num campo de concentração ou que tivesse sua família por lá aos cuidados do tal de Hitler. Hitler foi simplesmente um louco que levou um plano de exterminação à humanidade e não merece nem mesmo ser lembrado, e ainda, o covarde se suicidou antes de ser preso na 2ª Guerra. Porque então não foi homem e fez as coisas acontecerem, porque não enfrentou seu julgamento como verdadeiro líder? Nem conheço o tal de Bernie, mas que vá a ponte que partiu… Movimento de Indignação contra Neonazistas.

  41. jbchaves disse:

    É…dá medo, mas partindo de onde partiu já era de se esperar…Fora!!!!

  42. Marilia Compagnoni Martins disse:

    Não li o Times, mas sim o texto da Folha Online, e até agora não consigo entender como o cara arranjou um pretexto pra falar de Hitler.

    E tb não sei o q tanta gente enxerga de liderança em Hitler, o cara pode ter sido um líder de uma Alemanha falida, mas será que hoje ele valeria alguma coisa? Tenho cá minhas dúvidas

  43. Dionisio disse:

    Debilódes, todos. Seguidores de Hitler e de Lenin. Pq, vc sabe, aschacinas do Lenin não são lá muito divulgadas,,,

  44. Luiz disse:

    Última coisa que se poderia esperar de um inglês! Bastard!

  45. rafael jorgens disse:

    Mais um nazista, sifilítico, FIADUMA PUTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    (esse nacional socialismo é de doer os ossos).

  46. victor freire disse:

    rapaz, eu sou contra a pena de morte, mas de ditador eu não tenho pena, entre eles hitler, mussolini, saddam hussein, pinochet, pol pot, videla, galtieri, hugo banzer, os líderes do apartheid…

  47. Rodrigo Toledo disse:

    Faz tempo que não deixo nenhum comentário aqui, mas esse post realmente merece parabéns, excelente, direto.

    Parabéns mais uma vez para o apaixonado por Lada!

    Abs

  48. lucifer disse:

    Todo ditador é igual, Hitler, Maomé, ,Jesus Cristo,Cristóvão Colombo, Santos Dumont,Buda,Madre Tereza,Caetano,Gil,Betânia,Vicente Celestino,Pol Poth,Bush,FHC,Carlitos,Pato Donald,Monica, e a humanidade.

  49. Roberto disse:

    Inaceitável um cara desses controlando a f1.
    Em outros tempos meus, boicote certo.

  50. keune disse:

    que post mais facista.

    cada um com a sua opinião sobre o que quiser. ressaltar o fato de que hitler foi uma pessoa com grandes habilidades nao implica em aprovar holocaustos.

  51. Clezio Soares da Foonseca disse:

    Pior que um ditador é uma multidão de seguidores, pois com um dá pra dar cabo e esquecer, agora com os demais…

  52. A F1 virou Campeonado Carioca. Já tem até seu Eurico e seu Caixa D’água!

  53. ALEX B. disse:

    Se alguem ainda tinha alguma duvida sobre a caduquice do tio Bernie…
    Vai ver ele tava junto com o tarado na orgia sado-nazista…
    Tchau procês, facistas!!

  54. Andre Broniski disse:

    É inaceitável que pessoas “públicas” deem esse tipo de declaração. Agora entendo por que Bernie e Max se dão tão bem. Vai ver se o Bernie não era uma das nazygirls também.

  55. Jason Vôngoli disse:

    Começo a crer que essa simpatia pelo Adolfo é pré-requisito para ser manda-chuva da F-1.

    Lembram do Ballestre? Fora membro do frente jovem de Vichy e, depois, da SS francesa…

  56. Leandro disse:

    Vindo de quem veio não me surpreende, é só olharem como ele mandou e desmandou na F1 nos ultimos 20 anos. Além disso, acabou com qualquer categoria que pudesse rivalizar com a F1, ainda que não fosse, necessariamente rival, vide a FIndy (Cart), a ITC, o Mundial de Esportes Prototipos, o WRC (está muito fraco)…

  57. Victor disse:

    O Bernie não é nazista, é autoritário, seria o primeiro caso de um JUDEU ser nazista.
    Ele fala essas merdas filosóficas para se manter na mídia e mandar recados, intramuros canta bem diferente, só fala e pensa em grana.
    Bernie é o maior gênio que o automobilismo produziu, deixou todo mundo rico e organizou a zona que era. Por que não mandam ele embora? Simples, precisam dele, ele sae fazer as coisas.

  58. Mauricio disse:

    Por essas e outras que a F1 enoja cada vez mais gente.
    Ô mundinho podre esse de Bernie, Max, Briatore, Dennis etc etc

  59. Miguel disse:

    De quem a F1 está nas mãos??? Max chicotinho e Bernie Nazi!!!! Credo!!! Sem contar qdo tínhamos F1 na Africa do Sul na época do apartheid!!!!! Q NOJO!!!!!!!!!!!!!!!!

  60. Andre Decourt disse:

    Um se fantasia de Nazi numa suruba e o outro diz publicamente que admira o louco e nefasto Hitler, e ainda que prefere ditaduras…..

    Acho que hora de pegarmos esses dois cidadãos, junto com o papa e mandar para algum país bem legal, tipo Coréia do Norte

  61. Luis disse:

    Carne processada não parece muito viva quando vejo no supermercado…
    Mas o Bernie não conhece muito sobre história. O Hitler era bem ativo quanto às convicções nazistas, e o Saddam abraçava completamente à causa de seus pares, de manter um governo sunita em um país repleto de xiitas e curdos.

  62. Lionel disse:

    Parabéns ao Flavio pela esplanação do tema….
    Ou Vc é ou não é …e 99,99999% da população do mundo é contra Hitler…LÓGICO…
    Mas ai acho que Bernie foi bem infeliz falando isso …
    é que Ele é amigo de Max à mais de 30 anos…e está desgostoso de ver seu amigo caindo no buraco..aí saiu em defeza falando isso…parece que tentou concertar falando da Margareth Tacher também…dizendo que era mão de ferro e conduziu bem a Inglaterra …ou seja quiz dizer que seu amigo Max hagindo com mãos de ferro não estava tão errado…
    Muito perigoso falar isso ..tentando ajudar o amigo…pode cair dentro do buraco que o Max já esta …..vamos aguardar os acontecimentos….
    abraços Lionel

  63. regi nat rock disse:

    Fiquei tão surpreso com o post que fui atrás da noticia para entender o contexto.
    Tio Bernie foi terrivelmente infeliz no exemplo, mas DENTRO DO CONTEXTO, ele foi coerente na explicação.
    Antes que alguém martele a mim, deixo bem claro que abomino completamente o que o fuher vez, ou mandando ou sendo omisso ou permitindo, pouco importa.
    Merece mil vezes o fim que teve.
    Ironicamente, ele citou também o Sadan, como a única pessoa que mantinha unido ( sabe-se a que preço) o Iraque. Quem estuda história sabe que aquilo é uma colcha de retalhos de varias etnias, inimigas entre si, até a morte. Basta acompanhar o que tem acontecido por lá;
    Aquilo não tem conserto nem a médio prazo e os ianques só se deram conta agora.
    Enfim, o post é da cagada do Tio Bernie, mas eu entendi que a comparação diz respeito ao fato de que – ELE – tio Bernie, o Todo Poderoso, conseguiu amarrar esse bando de narcisistas , inimigos – alguns – entre si, todos dentro do mesmo saco e mantendo algum tipo de equilíbrio, proporciondo a todos, ganhos fabulosos à custa de nós todos, aficionados.
    E como ele tem o “pudê” assumiu seu lado Tirano, o que ao fim e ao cabo, é a caracteristica de qualquer detentor de “pudê”, em qualquer país do planetinha. Todos se acham os “MESSIÂNICOS escolhidos” por Deus, para indicar o caminho aos deslumbrados.

    NENHUM DELES VALE ABSOLUTAMENTE NADA!

    De Herodes até Chaves, para ficarmos apenas em nossa era, nenhum teve final feliz.

    Ainda bem.

  64. Iam Cantarino disse:

    Oi Flavio,

    Sou grande admirador teu e de tuas palavras.
    Sou israelense, minha avó era judia e alemã e lutou na 2ª Guerra pelo exército britânico da Palestina, dirigindo caminhões no Egito enquanto seu pai ficou 3 anos num campo de concentração em Terezín (depois meu bisavô escreveu um texto de 20 pág. sobre a história – se quiser te envio cópia em inglês.)

    Apesar de tudo isso, o que mais me surpreende nas palavras de Bernie é o fato de ele elogiar Thatcher, e não Hitler. Se considerarmos que a teoria dele parte de que o ditador foi forçado a cometer as atrocidades (teoria que eu dificilmente acho que seja possível), temos que entender que Hitler tirou a Alemanha de uma situação pósguerra miserável e a colocou no topo da Europa (aí entra a viagem, de que grupos radicais teriam forçado a crueldade e pra se manter ele deixou).

    Com esse exemplo de ditadura rigorosíssima e recente, Bernie argumenta o mesmo tipo de governo para a FIA.
    E, francamente, eu considero o despotismo uma forma de governo bastante democrática, desde que seja esclarecida (aí entra a minha viagem, de que um dia isso poderia ser possível entre humanos). Pois assim funcionam os cães, lobos, macacos e mamíferos em geral – e não podemos considerá-los injustos. Cruéis até são, mas não injustos. Isso não significa que seja a melhor opção de governo. As formigas são anarquistas e autodisciplinadas, coisa que não funcionaria no âmbito humano.

    Mas se Mosley usar suas habilidades ditatoriais em prol do Reino Unido, sem invadir nem incomodar ninguém (como Bernie destaca), não vejo motivos para Max ser pior do que um Blair, Brown e essa Thatcher, que era uma direitista de merda. Pois a melhor forma da ditadura é aquela que não tende pra esquerda nem pra direita, fica no centro. O que raras vezes aconteceu, principalmente com alguns faraós.

    Essa é minha visão resumida, queria escrever mais, mas aí vc vai se cansar e não vai poder me responder. E meu sonho na internet é que eu receba uma Resposta do FG!

    RESPOSTA DO FG:

    Se escrevesse mais, eu leria também.

  65. Iam Cantarino disse:

    corrigindo, minha vó é! Está superativa, morando em Tel Aviv, e vem em agosto nos visitar!

  66. ARNÓBIO SANTEIRO disse:

    Na verdade ele expressa a vontade e a sede que tem pelo poder… Poder para mandar matar aqueles que se levantaram contra ele, no episódio recente da F1.
    Defender Hitler, em qualquer aspecto da vida dele, é desprezível e na prática é a defesa do próprio nazismo, da intolerância, da privação da liberdade, da mortandade que ele (Hitler) foi o responsável… Tão Criminoso quanto ele, são aqueles que o admiram. Infelizmente esse ancião demente não sairá e se não houver opositor continuará sua sanha de poder e quem sabe até consiga seguidores para fazer aquilo que ele deseja, assim como conseguiu o personagem que ele admira… Oxalá tenha o mesmo destino dele.

  67. Luiz Eduardo disse:

    Nunca foi flor que se cheire, mas agora passou todos os limites. Grande babaca. Hora de pegar o boné, o Max e sumir do mapa.

  68. Humberto Corradi disse:

    Depois de uma declaração dessa deveria ser banido da f1. Todas as equipes, pilotos e patrocinadores deveriam boicotar tudo até esse animal sair.

    valeu

  69. Luciano Rizzi - Sertãozinho - SP disse:

    Este senhor com esta declaração é um berne mesmo.

  70. Arlindo disse:

    Começo a achar que a FOTA tinha razão em criar uma nova categoria…

  71. Clezio Soares da Fonseca disse:

    Toda hora que vejo esta matéria, me vem a vontade de repudiar
    esses tronchos babacas. Schindler e Wallenberg deveriam servir
    de exemplos de lutas e conquistas, não essas bestas de tiranos
    que felizmentes estão nos quintos dos infernos ardendo em brasas.

  72. fe disse:

    Todo radicalismo me assusta. Hittler era radical, algumas dietas, outras seitas, e assim caminha a humanidade. Ainda que cada um tenha direito e liberdade de ter uma opinião, cada lider deve ser eleito e mantido no cargo se suas opiniões forem aprovadas pela maioria. Pelo visto (gracias!) não é o caso.

  73. Eduardo Cruz disse:

    Só complementando o que você disse: Pede pra sair, e deixa a chave da bagaça na portaria. Vê se não volta nunca mais, e não precisa mandar notícia, porque ninguém vai sentir falta.

  74. Gustavo disse:

    Imperador Ricardo Colocar Fidel nesse meio e estar falando a mesma asneira q o outro la ..

  75. Andre Luis disse:

    Cada vez que leio as declarações de alguém sobre o nazismo, ainda mais um europeu lamento muito o fato dos EUA não terem lançado as duas bombas por lá.
    Aí sim, gostaria de ver algum demente falando alguma coisa. As bombas cairam no Japão, a guerra acabou mas a mentalidade de alguns europeus parece ser a mesmo de 50 anos atrás. Quase foram varridos da terra por AH e mesmo assim elogiam o cidadão.

  76. Sinésio disse:

    Colmecei a simpatizar com o Ecclestone. Sempre aparecem uns jornalistas idiotas para falar mal do Hitler, enquanto babam os ovos do bush, de longe o pior terrorista, assassino, genocida e canalha de toda a história da humanidade, e que está aí, solto, vivo e riquíssimo. E vem falar nessa josta de holoconto, que nada mais é que o holocausto real multiplicado por vinte e cinco pelos “coitadinhos” dos agiotas, usurários e avarentos, vendilhões das próprias famílias, e pelos americanos, para se colocarem no “comando” do mundo. E só fizeram merda. O maior crime de Hitler foi ter perdido a guerra, caso contrário teria incontáveis monumentos, porque era competente mesmo, e Churchil e o imbecil do presidente ianque da época estariam sendo execrados. E de mais a mais, o holocausto foi patrocinado em grande parte pelos judeus ricos, que desejavam acabar com os deficientes e com os pé-rapados. Ah, e também com os viados, e nisso estavam certos. Esse jornalista que não fique acreditando em contos de bruxas dos judeus, instigadores do ódio e praticantes de inúmeros holocaustos e massacres.

    RESPOSTA DO FG:

    Aviso à Polícia Federal: se precisarem do endereço de e-mail e do IP, eu tenho. Recado ao hospício: vocês precisam controlar esses caras quando eles estão ao computador.

  77. Daniel disse:

    Só pode estar senil…
    O prazo de validade da dupla Max-Bernie já venceu faz tempo.

    Alem disso, a próxima corrida vai ser na… Alemanha!!

  78. Mauri Pereira disse:

    Esse negócio de automobilismo é algo absolutamente dispensável,ainda mais quando aparece um imbecil do calibre desse Bernie que aproveita a visibilidade que o pseudoesporte que comanda dar para falar asneiras.Esporte é algo mais nobre que um bando de riquinhos correndo pra ver quem ganha mais uns milhõeszinhos para ostentar no mundinho medíocre em que vivem.
    Se as fórmulas que tem pelo mundo simplesmente desaparecessem não ia fazer falta.

  79. Dr. Racer-X disse:

    Para mim está ESCLEROSADO! ; )

  80. Mauricio Sullivan disse:

    bom, por mais nojento e desprezivel que tenha sido tudo o que foi feito por Hitler, o fato é que não tem como negar que alguém que consegue manipular toda uma população é um genio, infelizmente uma genialidade desperdiçada e que acabou se tornando inutil e nociso para a sociedade. Quanto a Bernie e Max “chicotinho” que saiam porque tudo tem prazo de validade e que a Fia explique a historia mal contada da Manor.

  81. Flavio Costa disse:

    É uma besta! Pensa que é eterno…

  82. Daniel disse:

    Já estamos acertando protestos para o GP de formula 1 aqui no Brasil, vamos tdos para SP para protestar, nossa comunidade aqui já fechou questão. ou esse cara sai da F1 ou vai ter problemas.

  83. André Jirus disse:

    Este Sr faz jus a seguinte frase: ” Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida ” .

    Parabéns pelo post FG !

  84. Ramón Portal disse:

    Quando se fala do nazifascismo as pessoas tendem a perder a cabeça e o bom senso. Não imagino que Bernie tivesse elogiado Hitler num sentido amplo incluindo a política racista do projeto “solução final” e outras idiossinsias ou, idiotices mesmo. MAS, é indiscutível a capacidade organizadora da política levada à efeito a partir de 1933 pelo nacional socialismo, que em menos de uma década tirou a Alemanha da vergonha e dos escombros da primeira guerra e da mega inflação, para ser um dos países mais desenvolvidos de então. Construiu autobahns incríveis que se mantem até hoje (comparem com qualquer dessas nossas rodovias suicidas daqui…). Elevou o moral de seus cidadãos, criou empregos, organizou o caos e constituiu a maior força aérea, um exército moderno, uma marinha com o de melhor do mundo. Aviões a jato surgiram das pranchetas, um arquiteto genial (admirado até pelos americanos no pós guerra) desenhou prédios incríveis e geriu as forças armadas de modo eficiente até mesmo durante a derrocada da Alemanha ao final. Ferdinand Porsche desenhou o carro do povo, da família alemã, que resiste até hoje sem ter desenho “datado”… Os Jogos Olímpicos foram filmados por Leni Riefenstahl de modo tão moderno e criativo que até hoje não se estuda fotografia ou cinema sem levar em conta seu trabalho. Assim, se conheço a eficiência de Bernie desde sempre no mundo da F1, só posso crer que era a isso que se referia: a capacidade organizacional e a seriedade dos projetos técnicos do regime alemão dos 30″s. O resto é firula de gente “corretista”, horrorizada com a realidade do mundo. Gente incapaz de separar fatos, de fatos. Gente fixada na idéia de suáticas, torturas, fornos crematórios e genocídio, que é uma faceta completamente à parte – e explicável pela realidade do mundo de então. Como se nos Gulags da ditadura do proletariado stalinista, não ocorressem horrores tão o mais escabrosos!… Não se deve confundir momentos históricos. O pensamento político da época não diferia lá muito em outros países. Alemanha foi levada ao extertor dessa realidade pela condição social e política do momento e pelas condições psicológicas de um povo que foi diminuído, usurpado e humilhado com a derrota na guerra anterior. Lembrem que Getúlio, na mesma época deportou judeus que foram parar nos fornos – todavia foi herói dos “trabalhadores do Brasil!” e ainda hoje é herói nacional brazuca e serve de inspiração até mesmo ao nosso Grande Pai molusco… Things change e a história pode sempre ser contada com nuances maiores aqui e acolá de acordo com o interesse do momento histórico…

  85. Renato Gonzales disse:

    Pois é, é aquela história Flávio:

    1) Hitler foi um monstro assassino que cometeu crimes inaceitáveis? Sem dúvida nenhuma. Não dá para engolir inteiramente uma ideologia que prega contra outros povos e raças, faz perseguições, constrói campos de concentração, etc.

    2) Mas é possível tentar entender o que Bernie tentou dizer. Lembrem-se de como estava a Alemanha pós-Primeira Guerra (destruída e humilhada pelo Tratado de Versalhes) e como ficou durante o governo nazista (uma potência mundial que daí sim extrapolou ao querer outros territórios, ao criar uma ideologia estúpida de “raça superior”, etc).

    Ocorre que o regime teve sim aspectos muito interessantes (o resgate da autoconfiança do povo alemão, a melhora na economia). Evidentemente, na soma geral é inegável que deixou um legado terrível para a humanidade.

    Mas a questão é que qualquer pessoa que elogie esses aspectos “mais toleráveis” do nazismo já é classificada como anti-semita ou etc. Não é bem assim. Toda situação tem seu lado bom e ruim.

    Na minha opinião, que se condene (muito!) Hitler pelos graves erros cometidos (e o banho de sangue que causou); mas que se entenda o contexto em que ele estava e o que fez para reerguer seu país.

    Foi longe demais? Foi, assim como muitos outros povos e nações na História (Roma, Império Napoleônico, etc).

    É isso, todo momento histórico permite múltiplas interpretações. Eu defendo uma leitura equilibrada dos fatos. Não dá para radicalizar, até porque o personagem em questão mostrou que isso é inaceitável…

    Abraços.

  86. Pedro Jungbluth disse:

    Respeito o direito a opinião, não a opinião em si. Teoricamente, quanto mais esclarecida uma pessoa, mais ela compreende opiniões diferentes.
    Discordo do autolitarismo, portanto não poderia apoiar as idéias do Ecclestone, mas entendo o atalho que alguns tomam para chegar nesse tipo de opinião. ecclestone defende o autoritarimso como uma boa forma de se chegar a um objetivo.
    Concordo, mas o que não concordo é sobre o objetivo. O objetivo de um ditador ´sempre pessoal. Na democracia o que se tenta é tornar o objetivo uma mescla do que todos querem. A democracia, ao meu ver, é uma maneira de seguir o objetivo de todos.

    Já numa ditadura, é fácil conseguir ser mais rico, mais forte, mais rápido. O objetivo é concentrado, então é mais direto.
    Mas a definição desse objetivo que sempre atropela os indivíduos e seus direitos. Nada é superior ao direito de um indivíduo. Podemos discutir sobre quais são esses direitos e como se equilibram eles com deveres, mas jamais devemos tirar os direitos de alguns em nome de alguma maioria. É contra minha visão individuaista do mundo. Sou um indivíduo, me vejo assim acima da minha classe cor ou sexo, defendo meus direitos de indivíduo.

    Ecclestone é um tolo, uma pessoa muito limitada. Possue dinheiro que jamais vai conseguir gastar, e ao invés de tentar gastar tendo um estilo de vida maravilhoso, conhecendo o mundo e explorando suas possibilidades individuais e espirituais, ele faz o que? Vai todo final de semana em corrida de F1 e gasta 100% do seu tempo armando para manter a F1 o mais lucrativa possivel.
    Ele quer ser rico pelo número da plha de dinheiro, não por que pretenda gastar. Ve o dinheiro como um fim, não como um meio, não é capaz de expandir a natureza da sua vida e evoluir como indivíduo.

    Ora, se o sujeito é limitado ao ver os seus próprios direitos como indivíduo de maneira curta, lógico que suas opíniões mais profundas sobre a vida e a sociedade não passam de pura estupidez.
    Nem vou entrar no mérito de Hitler em si ou de como uma pessoa pública pode ou não emitir opiniões assim. Não quero discutir isso e deixo as opiniões do Gomes em paz sobre a segunda questão, e sobre a primeira… Oh assunto batido!

  87. HM disse:

    esses caras gostam de uma polemica haha..

  88. Vitor disse:

    Max não tem competência nem como pai, que teve um filho morto por overdose, imagine permanecer no topo da FIA, já passou sua hora!!!
    Quanto ao Eclestone… quanta infelicidade… o dinheiro corrompeu seus miolos… isso é o absurdo que um ser humano pode fazer em troca de dinheiro. Tá na hora das equipes formarem uma liga independente e deixarem os ratos tomarem conta do resto!

    AUTOMOBILISMO É ESPORTE! E ESPORTE É VIDA!!!!!!

  89. José Benedito Vizioli Libório disse:

    Sabe, Flávio, essa verdadeira demonstração de estupidez do Bernie me indigna mas não me assusta. Tanto ele como o tal do Mosley compõe um cenário de poder absoluto que não se coaduna com o espírito que nós acreditamos ser mais adequado para a vida em sociedade.
    O poder inebria, dá um t…. danado e as pessoas perdem a noção da realidade. Falta mesmo esses caras darem uma passada num campo de concentrção como vc fez! Aí, espera-se que é diferente….
    Abraços e parabéns pelo artigo!

  90. jefe rodolfo disse:

    Já não bastava a crise que viveu a F1 com tantos jogos de interesses, mostrando o quanto as pessoas podem ser egoístas, egocêntricas e autoritárias?

    Espero que no dia do GP do Brasil, alguém extenda uma faixa mandando esses dirigentes da F1 para o lugar que merecem. Sugiro: DAR O RABO NO TOPO DO EVEREST.

    Também seria legal ver na TV a polícia federal prendendo esse simpatizante de Hitler para prestar alguns esclarecimentos.

  91. Contra todos disse:

    Hitler era um assassino e deve sempre ser lembrado como tal.

    Mas também é verdade que a história é escrita pelos vencedores.

    A suástica era a bandeira da Alemanha quando perdeu a guerra. Hoje, é proibida. Afinal, a história é escrita pelos vencedores.

    Mas não esqueçamos que “alguns países” mataram tantas ou mais pessoas ao longo da história e não vejo ninguém condenar a doutrina da liberdade como uma seita assassina. O que ela de fato – assim como o nazismo, mas de forma mais dissimulada por essência – também é.

    Na Segunda Guerra Mundial, tínhamos três forças: o capitalismo, o nacionalismo e o comunismo. Todos mataram. Só os dois últimos levaram a (justa) fama.

  92. André disse:

    Na Segunda Guerra Mundial morreram seis milhões de pessoas nos campos de concentração (milhares de ciganos, homossexuais, comunistas, testemunhas de jeová, etc). Hoje, no Oriente Médio, Israel promove um holocausto contra os palestinos. O Bispo Desmond Tutu comparou a situação em Gaza com os bantustões do apartheid.
    O mundo precisa de paz !

  93. Ramón Portal disse:

    Engraçado também notar na maioria dos comentários um EVIDENTE – explícito mesmo – preconceito contra pessoas de mais idade. Isso é recorrente e foi anotado recentemente em pesquisa sobre agressividade em escolas públicas de segundo grau. Essa idéis ridícula de que “velhos” têm que sair da frente e “dar lugar” para a cambada ruidosa e inconsequente dos mais jovens… Curioso que TODOS os regimes autoritários sempre flertaram – e alimentaram – esse ódio latente contra o que veio antes. No Camboja, hordas de crianças executavam friamente os mais velhos das aldeias para “renovar”. O tal “progressismo” das esquerdas… Todavia não existe cultura sólida e consequente que não se baseie no respeito à experiência de quem viveu mais. Ainda mais num Brasil cujas escolas hoje mal ensinam a somar e dividir, ou até escrever um simples bilhete… Benie Eclestone é unanimemente incençado como aquele que manteve a F1 como o ápice do esporte-motor no mundo. Não à toa é dono de uma fortuna que angariou com suas habilidades organizacionais (claro que deve ter gente “jovem” aí, achando que tem que “socializar” o circo e “fazer justiça social” contra as malvadas empresas milionárias multi-naciomais… Quem sabe, até, privatizar o esporte…rsrs… ). Mas a meu ver a infelicidade política de alguns argumentos da fala do “velho” Bernie, em nada retira sua acuidade e nem invalida a possibilidade de se compreender o alvo a que foram dirigidas tais invectivas…

  94. Ramón Portal disse:

    Ridículo querer que o Bernie “saia” da F1, como quer o tal de Daniel aí acima. Ora, a F1 É ele! Nada seria sem ele. Ele a levou ao pináculo do esporte motor como é hoje. F1 não é uma democracia nem um Estado democrático – e nem deve ser. Bernie é o genio financista e organizador que nos proporciona o espetáculo há decadas. Quer “democracia” vai para a Venezuela, para Cuba, para a Coréia do Norte, para o Irã…

  95. CorredorX disse:

    PQP, que baixinho mais escroto! O outro lá, não contente em f**** com as p**** em trajes nazistas em meio a atos degradantes, quase f**** a F-1. Agora me vem esse pigmeu escroto com essas opiniões esquizofrênicas. Ainda bem que ambos já estão bem velhos e não vão durar muito no comando.

  96. Guilherme Kind disse:

    P/ Imperador Ricardo: Cara, antes de incluir Fidel Castro nesta lista tenta regular um pouco a propaganda norte americana (essa sim não muito diferente de Hitler e seus asceclas) que foi animalescamente enfiada em sua cabeça durante meio ceculo (no minimo). Não digo isto para defender com unhas e dentes o ex-governante Cubano, mas só te pesso para ler um pouco algo que não seja influenciado pelo desespero norte americano de maldizer e destruir tudo que se põe em seu caminho de dominação, Cuba é um ponto estrategico (comercial e militarmente) para os EUA e Fidel se colocou a frente disto destituindo um presidente que chegou ao extremo de fazer seu discurso de posse em frente a seus eleitores em ingles!!!! Literalmente para americano ver… sem mais.

  97. Mario Mesquita disse:

    Li todos os posts. Gostei de umas coisas e outras muito loucas mas de tudo penso:

    1 – Satanizar o Nazismo simplifica tudo, varre-se o resto pra debaixo do tapete, como se outras ditaduras nao tivessem feito o mesmo.

    2 – Os judeus foram martirizados pelos que os elegeram inimigos, mas fazem coisa parecida com que eles veem como inimigos hoje. Não aprenderam nada ou no dos outros é refresco…

    3 – Fidel foi ditador que tirou outro ditador, mas é um caso a parte pois fez coisas que aqui ate hoje nao se resolvem: Saude, educacao, etc. Ate onde se sabe nao encheu o rabo de dinheiro com isso e vai morrer na sua amada Cuba, nao na europa gastando em cassinos e Ferraris, como o juiz lalau, por exemplo.

    4 – Escolher entre diatudura e democracia é discussao interminavel. No regime militar o pais cresceu 8, 10% ao ano – o milagre brasileiro – e hoje quando se ve no que se tornou a nossa democracia, as vezes se pensa que era melhor deixar como estava.

    5 – Os americanos se arrogam de paladinos da democracia, mas patrocinam ditaduras e genocidios mundo afora, de acordo com as suas conveniencias.

    Bom, o mundo só vai mudar de verdade quando houver uma verdadeira revolucao nos coracoes humanos. Quando hover um sistema justo para todos, coisa que talvez nunca aconteca.

    Por fim, o que nao falta é nazista enrustido. Mas o pior de todos são os neonazis do Brasil. Como pode num país mestico, existir uma doutrina de pureza racial, é ridiculo. Que bom que aqui é tudo misturado! Outro detalhe é que na Alemanha nazista, gente como Bernie, explorador dos outros, ia puxar uma bela cadeia…

  98. Fernando Antunes disse:

    Realmente! O nazismo é ridículo e Hitler era ridículo! Só que eu acho que o Bernie queria mais fazer uma defesa dos regimes totalitários do que um elogio ao nazismo. Em um mundo essencialmente democrático isso parece uma besteira.

    Mas a verdade é que regimes totalitários tem suas vantagens sim. A própria Alemanha cresceu economicamente com Hitler. O problema é que, assim como todo sistema político, ele degenera. E quando isso acontece, o totalitarismo se torna muito mais prejudicial do que qualquer outra forma de governo. Está aí a história do nazismo pra mostrar as barbáries que um tirano pode cometer.

    Só pra finalizar. Assino em baixo! Esse povo que fica babando ovo de um cara como Hitler é tudo um bando de merda mesmo!

  99. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Os paradoxos da democracia….temos que dar o direito a todos se expressarem, mesmo os que são contra a democracia.Estranho, mas inevitável.
    Me espanta então os que conseguem separar campos de extermínio de autobans.Estranho e desanimador.
    O ditador em questão realizou um grande progresso, 50 anos em 5….e daí?Valeu a pena?
    Não temos mais déspotas esclarecidos, pois os tempos são outros….ainda bem e assim espero.

  100. Natal disse:

    Agora tá explicada a parceria com o Max, ele também deve curtir meninas fantasiadas de nazistas com chicotinhos…

    Abraço,
    Natal.

  101. Eduardo Azeredo disse:

    Eu li alguns trechos da entrevista e o Bernie foi bem sensato no que disse. E ele não foi apenas de elogios para o Hitler, também fez críticas. Muito mais que uma apologia me pareceu uma análise de um regime.

    E cá entre nós, um judeu nazista é um pouco esquisito, não?

  102. Valmir Passos disse:

    É de dar nojo. Esses dois gagás já estão fazendo hora extra na terra!!

  103. Ridson disse:

    ei Gomes, divulgando aqui o blog mais uma vez…post falando sobre ecclestone e o totalitarismo, puxando a verve historica do blog para analisar essa gafe.
    Cito lá vc e o Victor Martins..gosto do seu blog, sempre acompanho. Também vou procurar analisar como Ecclestone chegou a esse posto, quem ele eliminou e quem o apoiou nessa empreitada.

    Só faço a ressalva: Homens que ascendem como líderes totalitários não chegam lá sozinhos. Sempre têm alguém que os apoiam, pessoas com os mesmos pensamentos e/ou pessoas que vêem neles a possibilidade de tomarem vantagem no processo.
    Confiram lá se acharem pertinente.

  104. Ramón Portal disse:

    Quem dera alguns jovens aqui tivessem um milésimo da acuidade e vitalidade de Bernie… Se ele está fazendo “hora extra”, não sei o que alguns de seus críticos estão fazendo. Nada?… Antes de opinar não custaria nada fazer um pesquisa rápida sobre quem é e o que faz o sujeito…

  105. Iam Cantarino disse:

    Obrigado pela resposta, confesso que temia uma represália satírica.

    Eu sei que leria tudo mesmo se eu escrevesse mais, mas comentei que talvez não tivesse saco de me responder. Só que agora quem não tem paciência de digitar sou eu.

    Continuo sempre aguardando seus ótimos textos aparecerem na tela, é um prazer lê-lo e concordar (como em 95% dos casos), mas tô achando que dá mais satisfação encontrar argumentos pra discordar.

  106. Manfred W. disse:

    `Pois é,Gomes,a Fórmula 1 virou uma novela…Primeiro foi o “núcleo” indiano com a Force Índia,e agora o núcleo do Hospício…

  107. evandro garcia disse:

    por isso que foi o primeiro a sair em defesa do mosley quando ele foi lá no bordéu apanhar na bunda de chicote das prostitutas vestidas de soldados nazistas,um cara que declara que hitler era um exemplo pro mundo realmente só pode ta maluco mesmo,só que este não pode ser destituido do poder porque é o dono da FOM (formula one managenement),a dona do nome formula 1,pois é galera infelizmente tem dono,embora achei que o publico fossem os donos.

  108. Leonardo Lago disse:

    O texto de Dachau é de 2003?

    Lembro de ter lido ele no Lance!, cuidando do caixa da loja de cosméticos da minha mãe, como fazia aos sábados. Acho que comprava o jornal esportivo para me esconder atrás de suas folhas, impedindo que os clientes me pedissem opinião sobre cremes, esmaltes e maquiagens.

    Já faz mais de 5 anos! Na época eu era calouro de Direito na UFSC, agora estou formado e trabalhando no TJ daqui. E não passo mais os fins de semana no caixa da loja da velha.

  109. Alessandro Silva disse:

    Chega desses dois nazistas filhos da p#%*+}@!!!
    Será que já não enrriqueceram o suficiente? Caiam fora! Vão procurar sua turma! Vão pra longe!
    Acho que eles deviam mesmo seguir o exemplo do filho do Max: morrer!

  110. Júlio disse:

    Todo mundo tem o direito de ter uma opinião, e de tê-la respeitada, afinal, democracia é isso!!

    O que me intriga é a intolerância que existe quando se toca em certos assuntos, sem entender o contexto. Em nenhum momento percebi ele defendendo o holocausto provocado por Hitler, e sim sua forma de gestão. É a velha mania de generalizar e fazer tempestade em copo d’agua, tsc, tsc.

    Hoje, mocinhos e bandidos, em sua forma mais pura, não existem mais, principalmente na política. Ao invés de ficarem defendendo um ou outro, sejam mais críticos, e aprendam a analisar prós e contras de todos antes de emitir qualquer tipo de opinião…

    Sempre vi sistemas totalitários com grande receio, não há como convencer todas as pessoas a pensarem da mesma forma, muito menos pela força… mas tenho grandes ressalvas com relação aos atuais regimes democráticos que, de maneira bem mais sutil, acaba tendo as mesmas intenções totalitárias de tempos atrás…

  111. Cristiano Azevedo disse:

    A culpa é do Bernie.

  112. Daniel disse:

    Hitler teve êxito em liderar a Alemanha porque sabia manipular um bando de otários, tipo “alguns” dos que comentaram acima, que acreditam que o Bernie e o Max estão transformando os bastidores da F1 em algo abominável. ACORDEM!!! Os bastidores da F1 sempre foram comandados por caciques desse tipo, assim como o sistema financeiro, a igreja, a FIFA, e por aí vai.

  113. David disse:

    Como dizia o comercial da Folha:
    http://www.youtube.com/watch?v=xmbM8XGMZxI
    É possível contar um monte de mentira dizendo só a verdade.

  114. Haroldo disse:

    Ele deveria ser alvo de investigação policial, no mínimo deve patrocinar (ou ser patrocinador ) de tais ideais nazistas, porque com a cultura que ele passa para o mundo, não foi atoa a propaganda que ele plantou com esta declaração. Não confundam isso com idade(ou velhice), o tempo traz mais sabedoria, para o bem ou para o mal. PEDE PARA SAIR é ótima!

  115. Marcelo disse:

    PQP, agora ele se superou…. Em nada o gagá Bernie lembra aquele cara, lá de tras, da Brabhan Lembra????
    Pois é parece que ele o Mr. Xikotinho piraram de vez…
    Será que esses caras passaram a vida toda enganando todo mundo??? Que o mundo enxergue isso e coloquem esses loucos pra fora desse esporte fantástico que é o automobilismo…

  116. Haroldo disse:

    Só mais 1 coisa…a página é sua , voce coloca as fotos que quiser…mas mesmo por conta da já infeliz menção do Sr. Bernie, a foto do ditador é de péssimo gosto neste seu ótimo site.

  117. Haroldo disse:

    suástica idem.

  118. Ricardo disse:

    Nao entendo pq falar de Hittler tenha que ser sempre considerado um mal. Pelo que li na declaracao dele, ele nao apoiou incondicionalmente o Hittle, mas sim elogiou a capacidade dele de movimentar multidoes e fazer as coisas rolarem (isso é fato inegavel). Claro, vc pode usar este poder para o bem ou para o mal, e me pareceu que o Ecclestone admitiu que Hittler se perdeu e fez a coisa para o lado ruim. Posso ter entendido mal as declaracaos dele, mas isso tambem nao me faz um adorador de Hittler.
    Isso nao quer dizer que o Ecclestone seja um adorador de Hittler e nem vai fazer a terceira guerra mundial em nome do ditador alemao.
    Ele tambem esta certo ao afirmar que foi errado tirar Saddan do iraque. Bem ou mal, ele conseguia controlar o pais (nao que tudo estivesse bem, e nao estava). Mas hoje, depois da guerra a coisa esta bem pior. Depois da guerra? Ela ja acabou? Nao é o que parece… Hoje morre muito mais gente lá do que na era de Saddan. Mais uma vez; nao sou fã de Saddan nem apoiava o regime ditatorial dele.

    Outro fato que achei tosco: lembram quando o filho do principe charles se fantasiou de Hittler numa festa? Quase mataram o cara de tanta critica. Opa.. nao era uma festa a fantasia? Isso por um acaso significa que ele é adorador de Hittle e endossa todo o mal que ele fez? Claro que nao.
    Acho sim, que devemos sempre relembrar os grandes e crueis ditadores para que não deixemos que isso aconteça novamente. Nao será empurrando a história para debaixo do tapete que vamos evitar problemas no futuro.
    Basta olhar os bailes de carnaval aqui no Brasil e veremos muitas mascaras de Saddan, Bin Laden e muitos outros ditadores crueis que mataram muito mais gente do que o proprio Hittler.

    Pq ninguem fala nada sobre Mao Tse-Tung?? Esse matou 3,5 vezes mais gente que o Hittler. Nao é pouco não… Mas até carro em concurso de frase ja ganharam com ele. O refresco TANG premiou a seguinte frase: Se Mao Tse-Tung, bom tem que ser TANG.
    Convenhamos, foi bem criativa, hehehehe. Mas teria sido vencedora uma frase com o nome de Hittler? Duvido. Pois Hittler tem muito mais fama negativa. Politicamente Hittler está fudido. hehehe.

    De acordo com o professor americano Rudolph J. Rummel, que dedicou sua vida a estudar o que chama de democídio, a morte causada pelo estado, os ditadores que mais mataram pessoas na história são:

    1 – Mao Tse-Tung (1893-1976) – 77 milhões
    Líder do partido comunista chinês, instaurou um regime de terror no país e matou milhões em várias campanhas revolucionárias. Na década de 1950, provocou, com uma tosca tentativa de reforma agrária, a maior onda de fome da história.

    2 – Joseph Stalin (1879-1953) – 43 milhões
    Psicopata notório, assumiu o poder na União Soviética em 1928. Deixou de lado os ideais socialistas e instaurou uma das ditaduras mais sanguinárias das que se tem notícia, além de promover intencionalmente a fome na Ucrânia.

    3 – Adolf Hitler (1889-1945) – 21 milhões
    Eleito na Alemanha, se tornou ditador em seguida e iniciou a Segunda Guerra Mundial, na qual promoveu o assassinato em massa de judeus, homossexuais, ciganos, rivais políticos, deficientes físicos e mentais, e outras minorias.

    4 – Kublai Khan (1215-1294) – 19 milhões
    Neto de Genghis Khan, atacou a China e inaugurou o império da dinastia mongol, provocando guerras em várias partes da Ásia. Seus soldados eram conhecidos por atos cruéis, como estupros coletivos e castração de rivais.

    5 – Imperatriz Cixi (1835-1908) – 12 milhões
    Mãe do imperador Tongzhi, acabou assumindo e poder em uma época de muitas rebeliões e levantes populares. Reprimiu todos de forma rígida.

    6 – Leopoldo II (1835-1909) – 10 milhões
    O rei belga promoveu uma matança discriminada de africanos durante o século XIX e introduziu a prática de decepar membros de rivais, barbárie corriqueira nas guerras civis africanas dos séculos XX e XXI.

    7 – Chiang Kai-Shek (1887-1975) – 10 milhões
    General que comandou o governo nacionalista da China na guerra civil daquele país, entre 1928-49. Depois de derrotado, fugiu para Taiwan, onde continuou a matança.

    8 – Genghis Khan (Mongólia, 1162-1227) – 4 milhões
    Liderou os mongóis por aventuras militares que culminaram com a morte de milhões de pessoas em toda a Ásia.

    9 – Hideki Tojo (1884-1948) – 4 milhões
    Primeiro-ministro do Japão entre 1941 e 1944, comandou as forças japonesas na Manchúria antes da Segunda Guerra Mundial

    10 – Pol Pot (1925-1998) – 2 milhões
    Comandante do governo comunista do Camboja entre 1971 e 1975, matou quase a metade da população de seu país.

    Ricardo.

  119. ed disse:

    este berne é um verme da pior especie não é a toa que em portugues berne é vrme que ataca animais bicho que aparece atraves das mosca varejeira nazista sem vergonha covarde que atacou povos inocentes e desarmado sem chance para se defender destes alemães ordinarios como foi hitler no mundo fora com esta mosaca de boi

  120. Marcelo disse:

    Fiz um comentário e fui ler os posts… o do Mario Mesquita é perfeito… me dê licença e assino seu comentário tb…

  121. ed disse:

    é muito simples em resolver esta situação não ligue a tv para ver as corridas não pagar ingresso para ver as corridas quero ver se estes idiotas ainda vão ficar com papo furado se achando que é deus ou dono do mundo . todos que se acharan donos do mundo ou deus tiverran um final muito horroroso somos nos que matemos os eventos seja as corridas futebol temos que deixar pessoas como ricardo tixeira ou bernie max tomar conta do mundo sendo que omundo é de todos

  122. jose vicente firme disse:

    Seria muito bom que todos os governos contrario a opinião do ancião da FOM, não permitisse a entrada dele em seus territórios. Daqui alguns anos poderá aparecer a suástica estampada em algum bólido.
    vicente

  123. marcelo disse:

    Esses velhacos que foram capazes de aniquilar etnias inteiras, de jogar suas nações umas contra as outras, de soterrar rios por pepitas, de dizerem-se porta-vozes de um certo deus enquanto abusam de crianças e extorquem pobres etc etc, só podem estar em lenta extinção. Oxalá!!
    Os novos tempos agora são de informação massiva, das desmistificações, de entendimento, do inicio do fim dos velhos movimentos já descontextualizados, carregados de ódios ancestrais e ressentimentos nutridos por esses que aos poucos vão sendo enterrados.
    XÔ neles…
    abs!

  124. Por que não saiu meu coment[ário falando sobre a gênese do Bernie?

    RESPOSTA DO FG:

    Provavelmente porque eu não gostei.

  125. Ainnem Agon disse:

    Podem criticar a Segunda Guerra que Hitler causou, mas hoje em dia gozamos dos resultados que o sangue derramado lá atrás pagou: temos aviões avançadíssimos, carros estupendos, fomos para a Lua, temos Internet e informação infinita à disposição. Tudo isso são produtos que os cientistas alemães desenvolveram para Hitler. Quem estudar um pouquinho da tecnologia da Segunda Guerra vai entender para onde foram os cientistas alemães (Oppelheimer, … ) após o final da guerra.

    Sem a megalomania de Hitler, estaríamos ainda voando em aviões a pistão.

  126. IDM disse:

    Não há como defender o que o regime nazista fez com seus presos – nada justifica a tortura e o tratamento dados a judeus e outras etnias. CONTUDO é uma SIMPLIFICAÇÃO TOLA confundir elogios à capacidade de mobilização social da pessoa Adolf Hitler com o regime que ele conduziu. Não sei – e não me interessa – o que o Bernie quis dizer, sequer li a entrevista original – e não lerei. O ponto é: elogiar a capacidade de Hitler de fazer (capacidade de agência, agency theory) não faz de Bernie um nazista, muito menos enrustido. Ao contrário dos ilustres repórteres esportivos que cobrem a F1, nunca nem vi o Bernie ao vivo, quanto mais conversei com ele sobre o que quer que seja. Talvez ele tenha deixado escapar, ao longo desses anos, vários elogios ao regime nazista, sei lá. Mas se isso nunca aconteceu, rotulá-lo de nazista por conta dessas declarações ao The Times transparece fúria tola e juvenil.

  127. José Alves disse:

    Qualquer ditador e qualquer fascista é a mesma merd…..
    O Bernie é o ditador da F1 há mais de trinta anos, claro que os ídolos dele são ditadores, e lembrando que Jesus (nascido judeu), disse haver bons e maus judeus (os maus se vendem por dinheiro, antes e agora), o Bernie é um mau Judeu, e maluco.

  128. Ismael disse:

    Caro Sr.(?) de nome estranho logo acima: MELHOR SERIA VIAJAR NOS BELOS AVIÔES A HÉLICE DO QUE TER PASSADO POR MAIS UMA GUERRA INÚTIL INICIADA POR DEMENTES.
    Internet???? preferia ver jornal como nos bons tempos e nunca ter havido esta ou outra guerrinha de malucos. A “modernidade não vale a vida de milhões de pessoas, mas logicamente o Sr. não tinha familia lá, não é mesmo?
    Fora Bernie, fora Max Chicote, fora…

  129. Na minha época de butequeiro rockeiro, bons tempos aliás, estava num bar em SBC ouvindo uma banda muito doida tocando. Eis que entram 2 moleques vestidos 1/2 punk e com símbolos nazistas por todos os lados. O bar inteiro ficou cabreiro com os moleques. Ninguém se conhecia, mas todos se entenderam nessa hora. Eis que um cabeludo levanta e foi discutir com os moleques, eu já fui logo atrás e em questão de segundos começou a pancadaria. Nunca dei tanto soco em alguém como nesse dia.

    Não é covardia, não senhores. Esse é o tratamento que se deve dar a quem sustenta o nazismo dentro de si. Porrada. Sempre que encontro um neo-nazista pego o que tiver na mão e arrebento no sujeito. Seja uma garrafa, ou um carro.

    Ah se eu fosse piloto da F1!!!!!

  130. Felipe disse:

    Depois de todos esses comentários eu percebi que o mundo não tem mais jeito mesmo. A formula 1 já era, a paz mundial já era. Por favor, me dêem licença que eu vou me matar!!!!!!!!!!!!!!!!

  131. Lionel disse:

    Só mais um esclarecimento para o pessoal que que esta pedindo a cabeça do Bernie ( que acho que já se arrependeu de ter falado tantas besteiras….)
    Bernie não é empregado….como seu amigo Max é da FIA….
    Bernie é dono da FOM…..( e para quem não sabe era quase dono da FIA também à alguns anos atráz …ai quando o Governo Britânico e mais um monte de caras fortes forçaram ele vender seus direitos ….mas ficou com a FOM e ai exigiu que seus direitos valessem por 100 anos pois estava abrindo mão de UMA GRANA PRETA e que foi Ele que conseguiu….devido a sua genialidade …AI TODOS CONCORDARAM…..
    BERNIE É GENIO ….sabe que pode falar besteiras…
    Por isso não adianta fazer boicote em Interlagos no GP Brasil….É PURA PERDA DE TEMPO….
    SÓ existe uma possibilidade dele sair…
    Seria a FROTA ter ido em frente com um campeonato sozinho e sem usar o nome Formula 1…..do contrariu é tudo dele…
    e não canso de falar Ele ficou rico…mas sempre pois muito dinheiro dele nas equipes e continua pondo sem parar…é Ele que arruma patrocinios bons para as equipes quando estão em baixa…
    Bem diferente de seu amigo MAX….( que esta tirando em vez de por….risos….) por isso vamos ter Bernie até Ele morrer…..já Bernie só mais 3 meses….
    abraços
    Lionel

  132. Rick disse:

    Hitler fez coisas péssimas e outras geniais, tem todo direito de ser esculachado pelo que fez de ruim e aplaudido pelo que fez de bom. Pior é querer fuzilar e dizer que é proibido dizer tal coisa, praticamente fazer o mesmo procedimento de intimidação e censura que era pregado pelo tipo de pessoa por quem estão lutando contra. Pra mim, esse negócio de não ter meio-termo não cola, é querer impor uma regra para uma discussão. É limitar. Com todo respeito.

  133. valter prieto disse:

    A idade é implacável. Bernie está gagá. Paciência com o velhinho.

  134. Rafael disse:

    ufa, achei que o Gomes ia defener de novo o Max!

  135. Eduardo disse:

    Nada ver o que você falou. Hitler tinha inumeras habilidades. Qualquer demente percebe isso. Seus maiores inimigos perceberam.

    O que foi incrivelmente mau-carater foi ele ter elogiado ditaduras, isso sim mostra seu lado dominador, e se for nazista, é nesse comentario que ele mais transparece. Constatar que Hitler foi habil é uma conclusão inevitável. Ele era, e ai do inimigo que não percebesse sua incrivel habilidade e se antecipasse á ela. Entendeu?

    O assombroso aí foi o apreço dele por ditaduras, não a constatação obvia de que ”Hitler fazia as coisas acontecerem”

    E é bem bobinha essas fotos do nazismo no site, fazendo tempestade em copo d’agua. Acho que uma foto da foice e do martelo sim elucidariam melhor a parte podre do comentario do Bernie.

    O curso de jornalismo não deve ser muito dificil de concluir…

  136. Alessandro disse:

    Há certamente pessoas com as mais variadas opiniões possíveis, inclusive que defendam a ditadura militar, o nacionalismo, a segregação racial entre outros.

    Como ditadura militar podemos citar como exemplos Saddam Russein, Adolf Hitler, os governos da ditadura militar , entre outros.

    No Nacionalismo a História dá conta de Adolf Hitler como um indivíduo que pouco se lixava com as demais nações. Queria que o seu país crescesse, mesmo que em detrimento ou prejuízo de outros povos. Aliás esse é um dos elementos que o Nacionalismo pode herdar. Em outras palavras, o Nacionalismo é algo mais forte que o Patriotismo. O Patriotismo representa o amor à Pátria, nada mais que isso. Já o Nacionalismo apresenta um amor cego que leva alguém a querer enxergar apenas a sua própria pátria como algo que deva ser valorizada. Assim, tivemos o Nazismo na Alemanha, o Fascismo na Itália, entre outros.

    Como segregadores raciais temos como grandes exemplos Adolf Hitler e Saddam Russein. Não à toa Hitler procurava dominar territórios, povos, nações. Não à toa a forma de Saddam governar só implicava em dano aos curdos e xiitas, embora estes formassem a maioria dos iraquianos. Que governo é esse que só enxergava defeitos nos curdos e xiitas, mas não via nada de pecaminoso nas atitudes dos sunitas???? Será que as suas etnias, as suas origens eram tão nefastas em relação às dos sunitas????? Bem, embora os sunitas compunham apenas uma minoria do Iraque, Saddam Russein era de descendência sunita. Ora a diferença entre os sunitas e aquelas outras duas etnias era, fora as suas origens, as tradições, sobretudo de cunho religioso. A Democracia prega o respeito, o Autoritarismo, o desrespeito.

    Mas o mais interessante é que vocês puderam observar esses dois indivíduos em quase todas as más classes que aqui expus. A diferença é que Saddam Russein não tinha o poder para combater grandes nações; por isso se limitava a combater contra o ínfimo país Kuwait, menor que muitas cidades do Brasil, além do Irã, por meio de uma guerra cujo cessar-fogo foi decidido sem a definição de um vencedor. Posso não provar seu Nacionalismo, mas que esperar de um indivíduo que discriminava raças predominantes em sua própria Pátria????? Certas nações guerreiam umas contra as outras, mas Saddam guerreava contra o próprio povo, um racismo manifesto dentro do seu próprio país.

    Então qual é a vantagem de um sistema autocrata em relação a um democrático???? Seria a liberdade de tentar dominar povos, que nem Hitler, sem um senado para impedir suas debilóides atitudes???? Tornar povos em escravos, nações em colônias, para enriquecer a sua pátria da melhor forma possível???? Seria a ditadura militar, criando um “milagre econômico” à base da contração de dívida externa e escondendo isso dos olhos da sociedade por achar que ela não tem direito de opinar e nem criticar?????

    Quando me lembro de ditadura militar, lembro-me de um outro termo muito mais comum nela que em qualquer outro sistema de governo: GOLPE DE ESTADO. Os militares eram tão a favor do seu sistema de governo, que eram uns matando os outros PELO PODER. Mas que isso???? Se os sistemas deles davam certo, por que matavam uns aos outros para tomar o poder???? Por que não se estabelecia uma eleição ao invés de tomar o poder matando???? Até na troca de poder não podia haver democracia???? Até a troca de poder mostrava o símbolo do militarismo, que era a violência????

    Podemos, contudo, observar que, apesar do momentâno “milagre” do governo militar, antes mesmo que esse período chegasse ao fim, os ricos se tornaram mais ricos e os pobres mais pobres ainda, aumentando consideravelmente as desigualdades sociais, evidenciando cada vez mais a má distribuição de renda per capita. Então observamos que para alguns o milagre econômico surtiu um belo efeito capitalista, impulsionado sobretudo pela dívida externa, que mais tarde se tornaria um dos grandes pesadelos dos presidentes sucessores. O País passou a produzir para pagar não a essência, o principal de uma dívida, mas os seus juros e correções monetárias (acessórios de uma dívida).

    Mas dizer que o Brasil cresceu durante o período da ditadura militar apenas com base na dívida externa não é verdade. Além da dívida externa, tivemos a abertura do País para o capital estrangeiro, onde várias multinacionais se instalaram em nosso território. Pequenas e médias empresas nacionais perderam seu espaço para empresas estrangeiras e a má distribuição de renda social se agravou muito mais. As empresas tentavam resistir à sobrevivência através da inflação, que por outro lado corroia o bolso do consumidor.

    Mas o Autoritarismo funciona no mundo dos negócios sim!!! Funcionava no mundo dos antigos Senhores Feudais, que utilizavam a mão-de-obra gratuita de seus escravos para, com sua AUTORIDADE, conseguir atingir seus objetivos gananciosos!!!! O Autoritarismo funciona no mundo dos negócios sim!!! Funcionava e ainda funciona em certos países onde as empresas e fazendeiros mandam e desmandam, sem o abrigo de leis trabalhistas, leis essas que restringiriam ou inibiriam o excesso de autoridade daqueles que só pensam em capital e renda e pouco se lixam para os seus empregados. O Autoritarismo teria de tudo para erguer mais ainda a Alemanha como potência mundial, não fosse a derrota de Hitler. Se os seus desígnios pudessem ser concretizados, certamente teríamos uma Alemanha Senhora do Mundo, e as outras nações seriam suas ADORADAS COLÔNIAS. A ONU, que exerce, de certa forma, função democrata em questões mundiais, seria transformada em um de seus quartéis ou zonas de concentração a favor do império germânico. Não é o comunismo ou socialismo superior ao capitalismo; se assim o fosse a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas não teriam se desintegrado e abraçado o capitalismo. O problema está na área egocêntrica daqueles que aproveitam o capitalismo para satisfazer apenas o seu Eu e, NESSE CASO, Hitler era PERFEITO, afinal, à base de corrupção ou não, Alemanha se desenvolvia. Os valores do bem-estar, da ciência, da tecnologia e da mordomia certamente estariam acima da decência, da sobriedade e da Justiça e, isso, acredito, fosse o mais interessante para os alemães, pois estes eram guiados por outro cego e quando os liderados seguem um líder cego, logo se fazem cegos também e caem todos no mesmo poço de lodo. Morto o líder, os cegos recuperaram a sua visão e, para mim, enxergar o mundo de forma honesta e agir como gente honesta é melhor que vender a sua alma para a desonestidade a troco de rios de dinheiro.

    Não entendo bem o propósito de Bernie, se era apenas defender o Sr. Max Mosley ou se ele mesmo estava se declarando autoritarista, conivente e a favor das decisões unilaterais tomadas pelo presidente da FIA. De qualquer modo, não há justificativas para tamanha baboseira.

  137. André disse:

    Vc poderia incluir nas questões com só um lado para defender a revolução comunista de 1917 que exterminou e destruiu a vida de milhões de pessoas. O experimento social mais sangrento do século XX.

  138. Daniel L disse:

    Gostaria de compreender o mecanismo psicológico que faz um sujeito como Flávio Gomes ser tão veemente contra Hitler e, ao mesmo tempo, defender assassinos comunistas incondicionalmente.

    Gostaria de saber.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório






Voltar ao topo