DETALHES MÓRBIDOS
SÃO PAULO (que fim de feira…) - Enquanto as notícias pipocam aqui e ali, alguns detalhes que foram surgindo nas últimas horas sobre a saída da Honda da F-1. Começando pela convocação de todos os funcionários em Brackley, depois que a alta direção (leia-se Nick Fry e Ross Brawn) foi avisada, no meio da tarde, de que haveria um anúncio oficial no início da tarde de sexta, horário do Japão. Imediatamente foram chamados aqueles que estavam na fábrica e, às 18h de Londres, foi feita a comunicação a todos de que dali a algumas horas, em Tóquio, a montadora iria revelar que está deixando a categoria.
Mais: a Honda não pretende sequer fornecer motores, ao contrário do que se imaginava quando começaram a eclodir os boatos sobre o fim da equipe. Ao que parece, os japoneses se mandam de mala e cuia. Alguns funcionários, que estavam de férias em outros países, foram avisados pelo telefone. O time será colocado à venda, mas se aparecer alguém disposto a pegar o abacaxi, leva até de graça. Caso contrário, fecham-se as portas, e pronto.
A Honda prometeu a Fry e Brawn suporte financeiro por três meses, caso o time queira continuar testando e desenvolvendo alguma coisa. Depois disso, tchau. Imediatamente Brawn iniciou contatos com a Ferrari, para saber se há alguma possibilidade de arranjar uns motores, agora que os italianos deixaram de fornecer para a Force India (que se associou à McLaren e à Mercedes).
A imprensa inglesa especula, também, que lá perto de Brackley, na sede do Subaru World Rally Team em Banbury, adorável cidadezinha onde muitas vezes jantei em fins de semana de GP da Inglaterra, David Richards puxou o extrato da conta no banco para ver se sobrou algum neste fim de ano. A idéia da Prodrive não foi de todo abandonada. E ele foi chefe da BAR, antecessora da Honda, quando a equipe merecia ser chamada como tal — quando a Honda comprou o time inteiro, a maionese desandou. Se o precinho for bom, em vezes, por que não?
Aqui no Brasil, a Petrobras se prepara para economizar alguns milhõezinhos. O patrocínio e fornecimento de gasolina foram fechados com a Honda, uma montadora. Não com um suposto time independente. Já era. Rasga o contrato e pronto. Se bobear, leva algum de multa.
Segunda-feira, acredita-se, Fry e Brawn voam para Tóquio (com milhas, provavelmente) para conversar com a cúpula hondiana. Vão ouvir o que já sabem: vendam esta merda. Se não tiver ninguém interessado, podem dar para quem quiser. Não brincamos mais.
E é nessas horas que Max Mosley estufa o peito, e com razão. Quando ele dizia, anos atrás, que a F-1 não podia ficar refém das montadoras, que decidem seus destinos no esporte à luz de balanços anuais, estava mais do que certo. Quando ele dizia que era preciso estimular as equipes independentes, ajudá-las, cortar os custos, também.
A Honda é a primeira a desertar. A Toyota pode seguir o mesmo caminho. A Renault, entra ano, sai ano, tem sua permanência colocada em dúvida. E assim caminha a humanidade. Gastam os tubos. Quando chega a conta e é preciso economizar, fecham e foda-se.
Autor: Flavio Gomes - Categoria(s): F-1 Tags: Honda
FG
Parece que a sexta-feira ja chegou no Japão. Bom agora o Primeiro sobrinho tem que descolar alguma coisa, por que pelo que você escreveu, vai sobrar poucos times na F1 em 2009.
No fim o Max Mosley é que tava certo! como vc diz!
Grande desculpa mesmo a crise mundial. Se a Honda tivesse ganho uma ou outra prova, tivesse ficado entre as cinco primeiras equipes do campeonato, estaria fechando as portas?
Sabemos que esta decisão não foi tomada de uma hora para outra. Com orçamentos limitados a no máximo cem milhões, teríamos uma categoria muito competitiva, sem perda de qualidade. Seriam tantas equipes que teria fila para arrumar uma vaga na categoria e no Grid, além de novas “F1″, que eventualmente surgiriam, com os que ficariam de fora.
Eu dou metade do meu 13º pelo time, mas eu quero ser piloto… como o motor fica atras mesmo, é so meter um de fuscão e a viatura ta prota pra Austrália…
Pois é. Crise financeira e mercado automobilístico em sérias dificuldades. O resultado é este aí: uma montadora, que não está nem aí com o aspecto esportivo da coisa, caindo fora da F-1. O problema é se for apenas a primeira. A saída para categoria é mesmo incentivar times independentes.
De qualquer forma, a Honda não vai fazer falta, pelo menos na esfera esportiva. Depois que assumiu o posto da BAR, tudo o que conseguiu foi gastar rios de dinheiro em carros lentos e feios.
Os caras são rapidinhos. Qdo. pipocou a crise, 3 dias depois já estavam dando coletivas em Manaus. Será que nessas a coisa ecoa no fornecimento de motores na Indy?
Diante dessa história toda da Honda, só tenho uma coisa a dizer:
“FERRARI, CONTRATA LOGO O ROSS BRAWN, ‘PELAMORDEDEUS’!!!!!!!!!!!!
Meu deus, acabei de chegar no hotel depois de um dia de trabalho, acesso o portal Grande Prêmio e leio isto!
AINDA ESTOU ASSUSTADO, QUE COISA! QUE SAÍDA MAIS LASTIMÁVEL!
Flavio,
Podemos entender que a Ferrari, Mclaren e BMW estao nesse barco tambem , eu digo, com queda de vendas se baixa investimentos e comecam a rolar cabecas ?
Como sempre na crise , se da bem quem tem dinheiro assim o David Richards se tiver seus trocos podera comprar o elefante verde da honda e seguir.
Ahi com certeza ate pro Button sobraria por que pelo que eu me lembro ele tinha se desentendido com o Richards na epoca da BAR.
Esta tragica mas comica essa historia, pode ser a Reposta do BArrichello nao //
” Ja que vcs precisam de Patrocinio e escolheram o Senna, que fiquem sem equipe”….
No fim o Rubinho deu mais que sorte, por que quem nao queria ele ficou pior ainda.
Tomala Barbon !!!!!
Se Ross Brawn tiver interesse posso fornecer motores VW 2000, refrigerados a ar, com ignição hall e dupla carburação solex 40. Não conto mais por causa dos outros fornecedores…
o Button perdeu o emprego!
Lamentável….
Se for barato porque a Lada não compra?
E isso é só o começo: Não vou me surpreender se outras abandonarem o barco, o mar não tá pra peixe em lugar algum do mundo. Não é marolinha, é tsunami dos brabos como nunca se viu.
Assim como as montadoras precisam se reinventar, talvez tenha chegado a hora da F1 fazer o mesmo. Está caro demais, fresco demais, nojento demais e chato demais. Qualquer pecinha custa um zilhão de dólares, qualquer desenvolvimentozinho outro tanto.
Bons tempos da Cosworth que equipava 3/4 dos grid. Dos garagistas como Tyrrel e muitos outros. Precisa mesmo é implodir tudo isso que (não) nos acostumamos nos últimos vinte ou trinta anos, pensar diferente e criar algo melhor.
Li em algum blog por aí que a quantidade de pessoas olhando telas de plasma em qualquer equipe de hoje é maior que toda a equipe Brabham do campeonato de 1966. E não duvido.
Superestruturas carésimas, com orçamentos indecentes pra gerar um espetáculo pífio. Tá tudo errado.
Um grid com 20 carros já triste e chato. Com 18 então vai ficar mais triste ainda. Vai parecer o grid da MotoGP. Se não me engano, são apenas 18 motos.
Queimem os FITS, CIVICS e os ACCORDS!!!
Como disse o Trajano no Linha de Passe de Segunda-Feira, tá na hora de colocar um “Ponto Zero”!
Tem que trazer mais equipes de garagem…
Mais carros por equipes, as quais quiserem!
Cada carro com seu patrocínio, viabilizando empresas menores patrocinarem pelo menos um carro da equipe, ao invés de uma empresa grande ter que enfiar toneladas de dólares para dois carros…
As montadoras diferentemente dos times independentes estão na categoria só pela propaganda e não por paixão ao esporte. Realmente, o Max tinha razão. Infelizmente nada foi feito em todos estes anos para ajudar estas equipes pequenas. E agora a categoria fica bastante ameaçada com um grid inferior a 20 carros, vai ficar parecendo treino. Verdadeiramente uma pena, ficamos todos muito tristes com isto e saudosos dos tempos em que havia seletiva e 26 carros no grid.
Tem que facilitar as coisas pras equipes da GP2 conseguirem pular pra F1, dando um grande salto de qualidade nelas e sem aumentar demais os custos…
acho que está na hora do mais grandioso projeto do leste ser colocado em prática. Lada na F-1!
Diego, se fossem 18 competitivos, melhor do que 30 figurativos.
Fernando Passos, acho que essa realmente pode ser uma saída: mais carros de uma equipe, cada um com seus patrocinadores. Ou libera logo a venda de todo o conjunto (chassi+motor+câmbio) entre as equipes, e aí quem tem patrocínio compra o que for melhor.
Marca de cigarro vai começar a fazer falta no circo. Puta negócio besta essa proibição. Pra marca de cigarro não tem crise, eles trabalham com vício.
Podiam colocar mais carros por equipe… tipo uns 4 carros, sendo 2 pilotos fixos, nos moldes de hoje em dia, que disputariam o campeonato mundial de pilotos, e outros 2 que mudariam a cada 2 etapas, por exemplo, com carros com patrocinadores diferentes da equipe original, a fim de trazer mais dinheiro de patrocinio.
Tipo, no Brasil a petrobras pode patrocinar o Di Grassi num carro da BMW, e a Embratel o Bruno Senna.
Na Malasia, poderiam colocar um piloto local em algum carro, com patrocinios locais, de empresas que não conseguiriam colocar patrocinio em um F1 atualmente.
Seria uma maneira de trazer patrocinios e dinheiro pra F1, e mais pilotos podem mostrar trabalho, colocar pilotos de testes pra correr, e testar pilotos da GP2 ou outra categorias. Não iriam aumentar muito o custo, pq os carros ja estão feitos.
Sei la.. o trem ta ficando tão feio que eles tem que pensar em alguma coisa! Se o custo é alto, então tente trazer mais retorno!
Pois é, o tarado Mosley tem razão! Já tava na hora da Honda tomar vergonha na cara, admita-se. Quando uma equipe é melhor na forma independente do que quando representa uma das mais prestigiadas empresas do mundo? Juro que já gastei algum tempo tentando entender a absurda incompetência que domina Brackley.
A Toyota é a próxima, estrutura caríssima, um enorme peso do mercado americano no faturamento… É de se rezar para que continuem pelo menos fornecendo os motores para Sir Frank.
Na minha opinião de expectador e antigo fã da formula 1, as fabricas de automoveis estão perdendo o interesse na F1 devido as constantes modificações nos carros exigidas pelos cartolas que nela mandam , as fabricas que usavam a F1 como laboratorio para o desenvolvimento de novas tecnologias , deixaram de faze-lo pois todo ano têm que se preocupar com novos regulamentos para diminuir a velocidade dos carros , fato que tornou a F1 já a algum tempo , uma corrida monotona sem grandes pegas e sem grandes ultrapassagens ,virando na pista um grande carrosel , é a unica corrida que se ganha nos pit-stops e não na pista , que deveria ser o local adequado para uma boa disputa automobilistica.
A política da Honda sempre foi muito errada. Correr sem patrocínio é pura burrice!
O melhor exemplo talvez seja a Renault. Quando trocou de presidente, o brasileiro Carlos Gosh, até então presidente apenas da Nissan, se mostrou ferrenho opositor a manutenção da equipe de F1. Mas a Renault continuou no circo, não pq ele passou a gostar da F1, mas, simplesmente, pq viu em números que a equipe era rentável.
A Renault sempre teve uma política de gastos controlados e um staff técnico super competente que sabe gastar muito bem cada centavo do seu orçamento, enfim, é uma equipe que dá lucro, e se dá lucro, não há pq abandonar a equipe que ainda traz de bandeja um forte retorno publicitário em nível mundial para a marca.
A própria Toyota não tem o mesmo prejuízo anual que a Honda, pois possui patrocinadores na carenagem que ajudam a pagar a conta.
Das montadoras não tradicionais (leia-se, exceto Ferrari) a mais comprometida e obscecada com a F1 é a BMW, depois vem a Renault. As outras podem entrar e sair a qualquer tempo. Quem ganha com isso ? As independentes, só elas podem comemorar.
Fato é que hoje temos 2 equipes a venda: Toro e Honda.
Os interessados? Quem sabe David Richard e o velho Paul Stoddart (que tal uma campanha volta Minardi?).
Tô em choque! Não pensei que a Honda chegasse a este ponto. Mas era de se esperar. Afinal, a escola de Management do Japão é impiedosa. Não deu certo? Hara-Kiri.
Concordo 250% com o Cerega, a m.e.r.d.a tá só começando. Aviso aos navegantes: não abram carnês, nem nas Casas Bahia, nem no Magazine Luiza. O quê vem por aí é Phoda, assim mesmo, com maiúscula e Ph.
A idéia do Nadson é boa, limitação de custos. Se for possível achar uma forma de controlar isto, seria uma saída. Mas implicaria em auditoria externa e independente(?), o que sempre levantaria suspeitas.
Acho que estamos acompanhando um momento tristemente histórico: a morte de uma categoria. Graças a Max e Bernie…
Deveriam tomar lições no automobilismo americano. Pode “não servir nem prá fazê morcilha”, como se diz no interior, mas os autódromos e os grids estão sempre cheios.
Quanto a mim, só me resta procurar outra equipe para torcer…
QUEM É GÊNIO DESSA HISTÓRIA TODA?
RESPONDO: John Button, o papai do Jenson.
ELE foi o único que, na euforia da disputa do título no Brasil, proferiu a frase genial: “Deixa essa merda queimar”.
E queimou.
Vou ser sincero. A corridinha de KART das estrelas foi mto mais emocionante doq as corridas da F 1 !!!1
Sugiro que as corridas sejam de KART, motorização igal, tdo igual !!! Vai ser mega disputado !!!
Rubinho de ve estar rindo mtooooooooooooooo ele tava qse demitido e agora ve a escuderia falindo uhauhauhauha
Mas o Max Mosley morde e assopra, ou seja, quer cortar custo e fica inventando moda.
Ele mudou a regra dos motores passando de V-10 para V-8. Quantos milhões não foram gastos no desenvolvimento de novos motores!?.
E agora vem o tal KERS. Quantos milhões de verdinhas não estão sendo gastos nessa engenhoca.
Outro detalhe: até o calendário montado por ele, prejudica a logística das equipes, aumentando os custos. Agora até menos, pq na América parece que o único país que vai sediar uma corrida vai ser o Brasil.
Antes era um zigue-zague danado. Começava na Austrália, ia pra Europa, vinha pra América, voltava pra Europa, ia pra Ásia, voltava pra Europa e terminava no Brasil.
Estas regras que ele cria, só fazem aumentar os custos das equipes e nem sempre funciona para o espetáculo, pq as equipes grandes vão continuar a ser grandes, as médias passando pra pequenas e as pequenas quebrando e deixando a F-1.
O gato subiu no telhado….
Quer dizer, subiu há uns 3 anos já. Agora caiu do galho.
Nessas se o Button já estava mesmo de contarto assinado, como se falava, vai entrar numa bela grana.
Essa história de globalização, crise afetando todos no estalar dos dedos e tal tem acelerado minha sensação de “estou ficando velho mesmo”…
Quem diria que a Honda ralaria assim?
Acabei de fazer 31 e “já” sinto um saudosismo gigante. Putz.
Que coisa!
É para assustar mesmo , acho que ainda pode aparecer mais surpresas ,o efeito é como um dominó ,vem mais coisas por aí.
Deveriam reunir amanhã e repensar já para 2009 ,esquece esse KERS ,já que vão ter que gastar muito dinheiro para desenvolver esse treco ,ainda.
Mesma coisa com os espoilers e aerofolios ,adota-se um modelo padrão para todos ,muitas horas de túnel de vento serão economizados ,adota-se um limitador de giros nos motores (+- 15000).
Porque se o próximo campeonato começar com muito definível entre os participantes ,não será surpresa outros times abandonarem o barco ,pois ninguém vai querer gastar rios de dinheiro para concertar um projeto errado.
Todo o planejamento para 2009 foi feito antes da crise , ela agora é uma realidade.
É as coisas ficaram feias para os pilotos brasileiros interessados na vaga da Honda. Mas apenas na Mclaren e Ferrari é que temos a segurança que entra ano sai ano elas estarão lá. Por que somente essas duas e mais a Williams são equipes de corridas em suas essências.
Meu Deus o Rubinho afundou mesmo a Honda!!!
Caralho! Tem alguma informação sobre a reunião da FOTA que possa ter influenciado nessa bomba?
E o velho ditado parece prevalecer, quando o problema não tem solução, done. Problema resolvido.
Isso só é uma prova que Aguri Suzuki era O homem na Honda. Ele com 1/10 do orçamento, operava milagres com aquela estrutura atrasada.
E foi a MESMA Honda que cortou a torneira ao invés de ter feito o contrário. Quem sabe a situação hoje não seria outra.
Nick Fry, Rubens Barrichello foram os homens que ajudaram a afundar a Honda.
Concordo com o Fernando Passos…
Acho que essa saída servirá de alerta para que a F1 seja remodelada por completo.
Se aquela idéia de BAR de ter dois carros com patrocínios diferentes tivesse sido aprovada, hoje todas as equipes teriam carros diferentes, até a Ferrari!
Chega dessa parafernalha eletronica que torra milhares e milhares de doletas, deixem os carros mais puros, mesma que a velocidade caia, mas que valorize os pilotos…
Não querem igualar os motores?
Limitem os custos!
Exijam carros mais baratos…
Paguem salários menores (quem não vai querer correr numa F1?)
Daqui a pouco teremos 12 carros na pista e arquibancadas vazias…
Prefiro mil vezes uma fórmula 1 com independentes do que com um monte de famintos por lucro.
Prefiro ver um Force India ou uma Williams andando lá atrás, se matando, mas com vontade de permanecer apesar de tudo, do que uma fabricante brincando de gastar dinheiro enquanto pode.
E agora José?
A crise afetou, o sucesso minguou e a grana acabou.
Que venham Richards e companhia!
A honda antes de ser montadora eh uma empresa, e uma empresa para seguir viva precisa dar lucro, senao jah era. Para eles desligarem a equipe de f1 eh q o buraco tah muito grande, tao fazendo isso pq senao amanha nao vai ter nada mais.
Bruno talvez tenha q correr pra gp2 e achar uma equipe, barrichello, o diabo q foge da cruz da aposentadoria, vai pra casa brincar de kart, acabou a unica chance remota q ele tinha.
Excelente texto Flavio.
Clap, clap, clap, palmas para Mosley, aonde vai parar a F1 desse jeito. E os caras reclamando das regras do ano que vem, se bobearem vão ter que fazer motor a etanol e plantar cana no quintal de casa.
Honda e Toyota não dão o braço a torçer uma pra outra, agora que a Honda cedeu primeiro a Toyota se entrega tambem, é questão de tempo, a não ser que o Tio Bernie tire dinheiro do próprio bolso pra bancar os carros ano que vem.
Saudades do GP dos EUA de 2005 hehehe, vergonha F1!!
O c.. do Domenicalli a essas alturas nao passa nem agulha!
Com o Ross Brawn de volta no mercado e depois das cagadas que custaram o campeonato do Massa, nao sei se ele continua como chefe de equipe no ano que vem.
Nunca fumei nem sequer tive vontade de fumar e muito menos pretendo algum dia fumar, mas que era bom os tempos dos carros da Marlboro, John Player Special, Camel etc, ah como era! O tempo da propaganda descarada, claro. A verdade é essa! Infelizmente. Falta o dinheiro pesado dos cigarros! Dinheiro nunca foi problema para a indústria de cigarros, nem em tempos de crise, pois aí é que se fumam mais, acredito. Não sou a favor do patrocínio da indústria cigarro. Só achava um barato os coloridos carros dessa época.
Quer saber… já vai tarde!
O velho Max sabia o que falava… vão ser obrigados a rever seus conceitos… toma Bernie!
mais um pouco… toma, toma, toma Bernie… velho gagá! Preocupado com frescurinha de medalha e isso e aquilo e o mundo caindo.
Daqui a pouco só tem GP no Oriente Médio… as pistas da Europa estão saindo devagarinho pelas portas dos fundos…
A próxima coisa pra F1 melhorar de vez é esse “velhaco” se aposentar de vez.
[]s
Concordo com o comentário do Ceregatti e com você Flavio. A Fórmula um deixou de ser romântica e verdadeira, é verdade que desde sempre a F1 foi um grande negócio, mas antes era tão diferente, com menos tecnologia e sem esse domínio das montadoras, tinham destaque os números nos carros, como você mesmo disse a um tempo atrás, os carros eram mais bonitos, os garagistas tinham destaque, na verdade as pessoas tinham destaque, como Colin Chapman era visto como um gênio e sua Lotus vencia corridas e campeonatos. Os pilotos davam mais entrevistas e falavam assim como pensavam, não tratavam os jornalistas como se fossem moscas perturbadoras mas criavam novas amizades, hoje dão entrevistas como uma obrigação, dão um sorriso porque o patrocinador pediu, são simpáticos porque é bom para tal marca.
Agora parece que tudo gira em torno das marcas, do alto orçamento e da mega estrutura da Toyota, da Honda e da Renault. Daí eles colocam um cara que não entende porra nenhuma de carros lá e acham que com dinheiro vão ganhar campeonatos.
É senhores…
A tábua de salvação esse ano são as alterações tecnicas…
Se depois desse ano o campeonato não ficar mais equilibrado – digo, distribuido mais equalitariamente, com mais equipes disputando a ponta – o final da F1 vai ser trágico…
Rubinho deve estar se acabando de chorar…
Bruno Senna deve ta recolhendo os cacos, não deve nem saber da onde veio a pancada…
Button… ah… esse nem falta vai fazer…
Formula 1 vai acabar, antes que todos imaginam…
É ou não é pra se abrir duma coisa dessas? Ahahahah.
Estamos assistindo de camarote o começo do fim da categoria. As montadoras não querem o motor único. Mas no final das contas, vão sair e deixar o rombo!
É uma tendência… ou ninguém tinha ouvido antes que a honda já pensava em sair da F1? Isso é notícia antiga!! E quem nunca ouviu que a Willians passa por uma grave crise financeira? E quem nunca ouviu que a Toro Rosso vai ser vendida pra lá sabe-se quem? E quem nunca ouviu que a Fiat está numa descendente? Sério: Motor único (deixa o Alonso se aposentar) + sistema de medalhas (com pontos pras demais posições) = nova F1.
Que saudades da pré-qualificação, que eu ficava torcendo pro Gugelmin e pro Moreno conseguirem se classificar. Tudo bem que eram muitas equipes, mas e daí? Hoje, temos uma Fórmula Um reduzida demais, parece piada.
Gomes, é o fim da F1…
Alemanha (Mercedes, Bmw) e França (Renault) tb já estação em recessão mundial…
Até mais.
Gomes, no regulamento da F1 não tem uma clausula q o minimo de carros alinhados no GRID deve ser de 20 e no maximo 24 carros para poder ser valido o campeonato mundial????
Como vai ser resolvido o rojãooooo se me parece q termos apenas 18 sobreviventes ate o fim do ano????
Pois eu no lugar da Toyota mandaria o Trulli de volta pra Italia e contrataria o Sato, nessa hora um japones na Toyota com a Honda na pindaiba seria uma jogada de marketing fantastica.
Passou pela minha cabeça, imagina como está agora o Jenson Button, que tinha sua vaga garantida para a temporada do ano que vem. E agora Button?
Sinceramente, fico até com um pouco de pena dele. Deve estar perdendo o sono.
voces lembram da Lotus, Tyrrel, Surtees, March e outras mais que corriam todas com os motores cosworth e não tinham o dedo das fábricas? só a ferrari tinha o seu motor. E foram campeonatos emocionantes. Os pilotos corriam porque gostavam e não faturavam a babilônia de agora. Os chefes eram os donos das equipes e eles amavam o que faziam (Colin Chapmann, Ken Tyrrel, etc).
Flário ogostei muito do que vc escreveu, mas adorei o: essa merda e foda-se kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parabéns! Muito bom! eh isso mesmo, fecha essa merda! Pena que Bruno Senna não vai correr, mas quem sabe em 2010. Valeu!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ainda estou rindo até agora, vedam esta merda. foda-se! nota 10.
Não me surpreende a forma de agir da Honda. No inicio década de 90 ele possuíam o melhor motor instalado no melhor carro e para conduzí-lo, o melhor piloto. Assim mesmo abandonaram a F1 sem olhar pra trás.
Acho que venho sendo influenciado pelo saudosismo dos amigos blogueiros em relação à Copersucar, e acredito que esse seria uma oportunidade única para voltarmos a ter uma equipe brasileira na F1.
Se David Richards espera conseguir um descontão na compra de equipe, certamente a Petrobrás pode pegá-la a preço de banana, se beneficiando do contrato citado pelo FG.
Uma equipe brasileira, com Rubinho e Bruno! Com certeza isso ia agradar a todos nós, principais consumidores da grande estatal tupiniquim.
Flavinho, alguma notícia sobre o fornecimento de motores para a Indy? Se os caras desistirem por lá, fecham as portas, já que fornecem motor para a papagaiada toda…
Não se surpreendam com as coisas acontecendo “de repente”. Esse é o estilo; chupar a laranja com gosto e jogar o bagaço fora sem remorsos.
Sei o que falo porque já fiz parte da “família”.
Eu hein, melhor o Massa correr atrás do título ano que vem ja antes que a F1 vire história.
Mais uma equipe indo para o espaço!!!
É triste ver como a f1 ta indo para o espaço por causa das montadoras. li os comentário é impressionante.
li e repito Max Mosley tinha razão
FG,
Será que o BNDES não empresta um pouco p/ aproveitarmos a liquidação da Honda?
Como já foi comentado antes do final da temporada 2008, os candidados a pilotos devem buscar patrocinadores… A coisa só tá ficando mais generalizada.
De repente, a Piquet GP2 consegue um upgrade com essa oportunidade.
Abs,
Earth dreams. O que aconteceu?
O clima é de velório mesmo.
Lá no fundo do grid, ela agonizava, mas quando era perguntada apenas dizia “tô bem, tudo jóia”. Mas a velhinha estava com uma doença em estágio avançado. Nem seus netos (pelo menos os atuais) Button e Barrichello se davam conta que esta senhora estava por um fio.
O primeiro continuou próximo até sua morte.
O segundo (por acaso apenas) estava meio distante mas marcou uma visitinha para a próxima semana. Tarde demais. Vovó Honda morreu.
Deixará para Button a lembrança dos elogios que sempre recebeu, mesmo sem merecer tanto por isso.
Para Barrichello, deixará a lembrança da longevidade de seus GPs.
Muitos agora podem dizer apenas “Deus sabe o que faz” ou simplesmente “descansou”, deixando órfãos seus atuais filhos Brawn e Fry, o fuinha.
Mas a vovó também não deixou herança pra ninguém.
Vai-se embora uma espécie de jovem-senhora, com uma história bonita, um coração (motor) que vai deixar saudades especialmente nos brasileiros quando de seu caso com Lord Dennis na dácada de 80, e uma mensagem que alerta as futuras gerações sobre nossa Terra.
Suas comadres Toyota, Renault, BMW agora estâo sozinhas para os encontros quinzenais aos domingos e começam a ver a morte mais de perto, real e poruqe não cruel.
Sua lápide, sem luxo, apenas os dizeres óbvios “The Dream is Over”.
Fosse primeiro de abril eu ligaria para o Pantano prá avisar: “a Honda vai te contratar!”
Eu acho que já vi esse filme, ou seria um remake?
Foi mais ou menos assim no início dos anos 80, com os motores turbo, com a Renault e BMW jogando pesado e gastando muita grana. Quando os resultados não apareceram da forma que deviam (e uma crise mundial de brinde), a Renault e a Alfa caíram fora sem muitas explicações. A BMW também picou a mula tempos depois.
E, na boa, a F1 nunca mais foi a mesma. Só se deram bem desde então as “garagens do futuro” como McLaren e Williams e a Ferrari com a Fiat por trás. Ah, e a Renault – que voltou e pode cair fora de novo, se novamente continuar mordendo o pó.
Êêê, fofocalhada…
Quando li esta notícia a primeira coisa que pensei foi no velho Mosley. O cabra conhece do babado. A primeira nuvem negra no horizonte e as montadoras correm, como ele sempre profetizou.
Muito certo ele em querer que as equipes reduzam custo.
Seria esperar um milagre estes os donos de equipe que continuam se reunirem para tantar viabilizar uma drástica economia no circo???
Vejam o hoje acontece com a super vencedora Willians, é lastimável. Uma equipe idependente do jeito que ela está.
Acho que neste quesito grana curta tio Bernie não coopera. O cara arranca o pelo de quem quiser ter os rápidos carrinhos correndo perto de sua casa.
Abraço,
Paulo
Com as montadoras americanas batendo as portas do Congresso Americano esmolando uns trocados de bilhões de dólares. A crise ameaçando a Europa, leia-se Mercedes e Fiat. Não ficaria surpreso em ver o fim das montadoras na F1, que passaria a ser uma GP2 de luxo, com equipes independentes, sendo a RBR e Williams os membros mais fortes. Sinceramente, talvez fosse o fim desta monotonia de Ferrari e McLaren, que muitos sabemos, a custas de fraudes esportivas ( a deste ano, foi desenvolverem o motor durante o ano, o que era proibido).
E viva a nova F-1.
LADA F1 Team já…mas nada de usar esses carros toscos, tem q refazer tdo com tecnologia russa e tocar o barco, FG na F1 uhahuahauhau.
Mas que o Button agora deve estar tenso, ah deve hahaha, e o Di Grassi rindo bastante.
Mas é ai que eu vejo que a Indy (no caso, a CART) sempre esteve a frente da F1,com relação a competitividade…
os carros não eram tããããããããão tecnológicos? não mesmo.
Tinha 4, até 5 marcas de chassi e umas 6 ou 7 de motor para você comprar e montar a trambuzana q quisesse? Opa, na hora!
Podia ter lay-out diferente nos 2 carros da equipe? Certeza, tudo era válido. E todos lembramos como era bacana a categoria.
Mesmo a atual Indy tem tido idéias boas e que funcionam, mantendo certas coisas que já vem de anos…
Bom, por outro lado, seria a maior de todas as ironias: A FIA sempre blindou a F1 de toda e qualquer ameaça por qualquer outra categoria…Que o digam ITC, Grupo C de Carros Esporte…e agora vê a “queridinha” indo pro buraco…
Não sou contra a F1, somente acho que o mundo do automobilismo de ponta não se resume a uma só categoria…
Que situação é essa na F1?
Espero que este acontecimento sirva para os pensantes da categoria (principalmente o Bernie Esclerosado) tente colocar a cabeça no lugar e procurar a ter idéias realmente concretas para melhorar a F1.
A solução mais imediata é o Richards se juntar com o Ross Brawn e tentar fechar um contrato com a Ferrari. MAs é bom que procure patrocínio forte também, já que até nisso a HOnda foi incapaz de fazer, preferindo essa besteira de carro ecológico.
Quanto ao Bruno, teve um azar monstro, porque a outra vaga na Toro Rosso, está com vestibular e o Berger não está mais lá no comando da equipe para tentar trazer o Sena. Sobrou ainda para a Petrobrás, que estava certa de continuar na categoria e agora vai ficar de fora, pois a Willians não vai querer voltar com o fornecimento. Tem mais é que entrar na justiça para amenizar o prejuízo.
Fala Flávio…sempre visito seu blog !
Pra mim o Rubinho tinha que arrumar emprego de motorista, isso mesmo, motorista do PACE CAR rsskakakakak…coitado, brincadeira, Flávio, vc sabe que pra mim, bom, não só pra mim, mais muitas pessoas falam, de todos os pilotos que já haviam passado na F1, antes da saida do nosso querido alemão SCHUMI, o piloto que mais conseguia acompanhar o alemão era o Rubinho….era o piloto que mais sabia, após o alemão..mais tb não podemos esquecer que o cara foi muitoooo bom ! rss
Valeu amigo…abraço, Fernando
Caro Flavinho,,e amigos do Blig do Gomes ; nos anos 89/90/91 eu participei do Campeonato de Endurande para carros de turismo de série ( Stock Cars ) nos EE.UU e Canadá, pela equipe Addison Honda com apoio semi-oficial da Honda Canadá- os carros que pilotei Honda Civic Si , Honda CRX e Honda Acura eram muito competitivos e super resistentes- vencemos varias provas,, mais repentinamente a Honda Canadá resolveu retirar o apoio financeiro que dava às concessionarias autorizadas que tinham equipes de corridas causando assim o desaparecimento de mais de 10 ” times ” que preparavam os carros e davam um retorno espetacular na midia escrita . falada e televisada la na America do Norte e tambem aqui no Brasil em função dos bons resultados por mim obtidos la na terra do “tio San” abraços do Luiz Evandro ” Águia”
Que risadinha é essa? Ahh…do Luca di Grassi……
Se o Rubinho tivesse atendido os pedidos de jogar o carro no Hamilton no GP do Brasil, a Ferrari bancava
O cidadão que bolou esse negócio de Earth Dreams, de correr sem patrocínio deve agora comprar um Hummer V8 só de raiva, e vai poluir o Japão todinho!
Eu ia comprar um CR-V esta semana, só por causa disso não vou mais.
Vou importar um Yugo já que ele está parando de ser fabricado e curtir o pior carro de todos os tempos.
Um time com David Richards, Ross Brawn, motores Ferrari…
Até que pode ser boa essa história da Honda sair…
Isso quer dizer que se Rubinho quiser andar de Honda em 2009, só numa CG 125 mesmo!
FURO DE REPORTAGEM! RUBINHO É AVISADO PELA HONDA….
http://pilotodefuga.com/wp-content/uploads/2008/05/barrichello_chora.jpg
Eu vejo nuvens negras à frente!
Acho bem feito p/ a F1…colocar o dinheiro acima da disputa isso que dá!
Vejam tdo na F1 é caro…ingresso pra ficar o dia inteiro no sol ( Setor G – Brasil ), uma fortuna. Aerofólio de um carro, uma vergonha o preço. Capacete do piloto…carissimo e o Jenson Button usou 3 diferentes num unico fim de semana….aí vai pro buraco mesmo!
Ps: Tio Frank Williams nunca blefa meu povo…sempre tem uma carta na manga.
Seria o inicio do fim da F1? Esse ano ja vimos uma equipe fechar, ja rolaram alguns boatos que a Ferrari poderia deixar a F1 pelos mesmo motivos que a Honda, ja vimos a venda da STR, e por fim, vimos tbm que a coisa precisa de um gerenciamento de gastos.. A crise envolvendo ta ai.. estampada na F1, e tomara que eu esteja errado, mas do jeito q as coisas vao, poucos “malucos” vao qrer investir na F1, e a tendencia é a coisa fechar.. masss, vamos ver no q vai dá!
estou chocado… !!!!
Tudo isso é culpa do ……………………. EUA.
PQP, o que uns carnes de casa que não foram pagos não fizeram com o mundo heim???!!! eta globalizacao!! FUDEU vou ter que ver NASCAR!!
E assim será……. O Tio Ross vai arrumar motor com o roedor de unha Tio Jean, vai arrumar uma verba para o ano, bota o Rubinho para correr de graça ou quase isso e depois vende ganhando algum ainda. Todos ficam felizes, Rubinho andando de F1, Tio Ross colocando mais uns no bolso e a Honda aliviada por se livrar da bomba.
Talvez seja a hora de se repensar em toda esta dinheirama gasta em contratos de pilotos, MotorHomes…
A essência do automobilismo para mim é a busca de velocidade e não de tecnologia. Nos anos 70 e 80 não se chegavam nem perto do que existe hoje em tecnologia e as corridas eram bem mais interessantes. Acho que está na hora da F1 se preocupar mais com isso.
Se vc limita o orçamento de uma equipe de F1 em 150, 200 milhões, isso fará com que as equipes gastem no que realmente interesse que é buscar soluções para se ganhar mais velocidade e não inventar o que nós iremos usar nos nossos carros daqui a 30 anos.
Muitos podem dizer que a essência da F1 é justamente isso, eu penso o contrário, penso que o que interessa para quem assiste uma corrida é ver ultrapassagens, pilotos segurando os carros nos braços e não no computador, são pilotos buscando no volante e nos pedais aqueles milésimos de segundo que hoje são buscados em túneis de vento e borracha de pneus.
Também, outro grande erro da F1 foi dar as costas ao EUA. Gostemos deles ou não, eles ainda são a maior potencial mundial e você não pode ter um campeonato esportivo rentável dando as costas a este mercado. O Bernie só enxergava a China pela frente.
O pior e que isso aconteceu simplesmente porque eles não queriam pagar o que o Bernie queria impor, foi assim com Indianápolis e também com o circuito do Canadá.
Acho que o correto seria o Bernie fazer o seguinte para salvar a F1:
1 – Engolir seu orgulho e oferecer de graça o GP dos EUA, talvez até uns 2, aceitar o Canadá de volta e que sabe até o México
2 – Baixar um pacotão dizendo que as equipes a partir de 2010 terão que reduzir seus orçamentos em 20% a cada ano até a F1 voltar a ter um custo viável.
3 – Dividir mais os lucros da F1. Para ele as coisas estão às mil maravilhas porque a única coisa que ele faz é botar dinheiro no bolso das transmissões, compra de GPs, etc.
4 – Oferecer incentivos para que equipes menores ganhe mais e se tornem viáveis. Tipo subsidiar motores, oferecer ajuda técnica, diminuir a dependência tecnológica
Agora me pergunto! Será que o Bernie fará qualquer uma destas coisas? Te garanto que não. Para ele equipes são substituíveis e o que importa é o seu lucro.
No dia que ele começar a perder isso ele aí sim verá a merda que fez.
The “ONE” DREAM is over.
Depois de pegar de volta os 50% investidos na Toro Rosso o Berger podia passar lá na honda e comprá-la. Pode ganhar um desconto e ainda voltar a correr.
1) A Honda sempre faltou entender que automobilismo é piloto, tanto é que quando fazia só motores vencia corridas; depois quando quis que engenheiros ganhassem corridas fazendo carros foi essa desgraça
2) Até hoje foi apenas marketing negativo a volta da Honda, tanto o FG só se referia a HOnda como carroça… Poxa gastar 400 milhões e ser chamado de carroça é foda.
3) Vamos conhecer essa volta como folclorica… ‘o dia q a honda montou um carro, fez campanha ambiental e dispensou patrocinios e…. virou carroça!
4) É muito melhor p/Honda gastar 40 milhões e dominar uma categoria como a Indy, WTCC, os Daytona Prototipos q os 400 milhões na f-1 sem vencer
5) Ela podia dar 100 milhões p/Williams q ela faria um carro campeão
6) Esse negócio de Earthdreams vendia era muito Toyota eletrico nos EUA!
A culpa disso tudo é do Nick Fry…
Flavio,
mais uma vez o texto foi brilhante (em conjunto com o Vitor Martins).
Voltando à temporada 2009 da vaca magra para a F1:
associando esta notícia com eventos e declarações recentes vindas da Honda tenho a certeza que esta decisão já era premeditada. Segundo todas as declarações recentes nem Button nem Barrichello estavam confirmados para 2009. Durante o ano de 2008 até para a Danika Patrick foi prometido teste no final do ano. Vamos acabar descobrindo que os testes da Honda com o grande Di Grassi e com o Senninha Sobrinho e os resultados de 2 anos com Button e Barrichello eram para avaliação de vagas na Indy. O que deve estar realmente pesando como objetivo global da a Honda no momento (em termos de estratégia global de negócios) é a oportunidade de comer mais market share nos USA com a derrocada local das grandes americanas. A Honda anunciou queda nas vendas nos USA mas a queda foi menor que a da Chrysler, GM e Ford. Mesmo na crise (com todas tendo quedas no maior mercado do mundo) a queda da Honda foi a menor. Vamos ver mais a frente, mas tenho quase certeza que esta verba saída da F1 será direcionada ao marketing no mercado americano (via Indy e outras). E se a Petrobras for junto pode se dar bem, pois lá é etanol.
Marca de cigarro vai começar a fazer falta no circo. Puta negócio besta essa proibição. Pra marca de cigarro não tem crise, eles trabalham com vício.
kkk concordo com vc… esperta eh a ferrari que continua com a marlboro
Nesse blog, meteram o pau,literalmente , no Max Mosley e, agora é o cara que tem toda a razão no que se refere a F1.
Não se discute a preferencia sexual de quem quer que seja.
O que foi dito a respeito do cidadão Max Mosley , foi pura sandice.
Eu acho que o caminho para a Formula 1 voltar a ser o que era é simplicidade: parar com os megaeventos, megaequipes, etc: voltar ao que sempre foi buscar o melhor carro+piloto através do uso de tecnologia com segurança. Uma solução é colocar um fator orçamento como peso na classificação: quer gastar U$400MM? Beleza, mas a sua vitória vale 5 pontos ao invés de 10. A equipe que gastar U$100MM não ganha nunca, mas se chegar em 8 ganha 3 pontos ao invés de 1.
Quero ver se a galera não se enquadra… É utópico, mas que ia ser divertido, ia.
Edie Jordan e Paul Stodart bem que poderiam voltar à F-1 comprando a massa falida da Honda. Tenho saudade dos garagistas. Aliás, a Honda é originária da Tyrrel.
Bem lembrado o comentário do Ceregatti. Pensei nisso quando falaram dos motores padrão.
As equipes chiaram pra valer com essa estória.
Mas no passado o vencedor Cosworth não deixou nenhuma equipe sem motor bom pra competir. E inclusive havia mais equipes interessadas em disputar do que vagas propriamente ditas. A Cosworth fabricava um standard que recebia um tempero na equipe para ganhar umas dezenas de cavalos a mais. Pensei que essa estória de motor padrão de hoje poderia ser um equipamento parcial onde as equipe colocassem os seus cabeçotes, controles e alimentação. E isso seria o diferencial tecnológico num valor mais atraente.
Pela matéria do GP concluo duas coisas significativas. O mercado americano, isoladamente falando, tem muita expressão para a Honda, mais do que parece. E F1 não é mais uma coisa de custo-beneficio na exposição da marca. O gasto não trará nenhum retorno e não necessáriamente para a Honda, mas muito provavelmente para qualquer montadora.
Parece que a F1 chegou num nivel de excelencia máximo, do tipo não há mais o que aproveitar, não justifica mais. E esse anuncio da Honda, embora motivado tambem por condições muito particulares, pode fazer os outros pensarem se realmente vale a pena continuar, levando-se em consideração a conjuntura atual. Se mais alguma sair vai começar o fim da F1 de hoje.
Lembrei agora do patrocinio Martini no mundial de marcas da década de 70. Tomara que voltem na F1 os patrocinios de cigarros, bebidas, perfumes, roupas e sabe-se lá mais o que. Foda-se o que patrocina desde que os pneus derretam até sair pedaços.
Além disso há uma coisa que eu acho dificil de aceitar. Porque a F1 precisa de motores que girem 20000 rpm´s? Passaram a maior parte da existencia com motores que giravam pouco mais da metade disso. E havia muito mais competitividade do que há hoje.
Esse episódio só deixa claro como água algo que todos já tinham reparado: a total falta de organização e comando nessa equipe. E pensar que compraram a BAR para esta se tornar equipe de ponta (de certo modo conseguiram, pena que o grid não é invertido).
O que mudou em dois dias? Não foi anteontem que chamaram o Rubinho pra testes? E antes? Não tinham um projeto de longo prazo e até contrataram o Brawn? Não estavam decididos a investir no KERS e aproveitar todas as mudanças pra se tornarem vencedores? A culpa é da crise, dirão. Mas essa crise já estava aí antes dos seus vestibulares ridículos. O que mudou?
O que mudou mesmo foi o instável humor da cúpula japonesa, que uma hora quer uma coisa, outra hora quer outra, e assim não chega a lugar nenhum. Esses últimos anos foram um desfile de incompetência jamais visto. É com um desfecho deprimente para uma equipe que supostamente não era dirigida por amadores.
cara F….
gomes vc e um figura.
viajar de milhas e foda!
Será que não rola uma equipe B da Ferrari?
Lorenzo, genial!!!
Já vai tarde! A F1 é para apaixonados por carros, e não para meia dúzia de japoneses que só olham o extrato.
Fico triste pelos brasileiros que perdem a vaga, sem nem mesmo disputá-la até o fim. Também me entristece ver a F1 com menos carros.
Carro verde não ganha corrida (eu sei, existem exceções).
Como muitos já disseram, o Max Mosley estava certo. Espero que a moda não pegue…
uma coisa que o zé clemente falou, sobre os motores de 20000rpm’s, concordo plenamente.
Acho que o primeiro passo pra baratear a categoria é limitar a quantidade de giros pra 11000rpm ou menos, aí gastariam muito menos pra balancear pistões e virabrequims a ponto de que o carro gire sem parar (se não tivessem limitadores, aposto que já estaríamos pra lá dos 23000rpm, imagina o ronco horrível disso)…
Depois pensar em câmbio não robotizado, sistema de injeção de combustível padrão etc…
E a Audi subiu no telhado da Le Mans Series também. O R15 TDI vai pro museu antes de ir pra pista.
LADA poderia comprar esses cacos da Honda e montar a LADA F1 Team. Já nasceria uma equipe vencedora!
vamos ver se a Fiat, mercedes, bmw, renault e toyota vao se segurar… porem a honda sair até faz sentido, a equipe é um desastre… é ruim para a imagem da montadora honda.
Essa Honda é cheia de onda. Lembra bastante o Felipe Massa, ou seja, só tem muito é propaganda!
Saudades da Minardi, Ligier, Lottus, Larrousse, Tyrrel, March, Pacific, Sintec, Jordan, Errows, Forti-Corse, Benettom, Tollemam, Lola, Brabham, Stwart, Prost, Sauber, etc.
Grid da F 1 dentro de uns 3 anos:
Equipes: ATS, Hesketh, Williams, Fittipaldi, Surtees, Ligier, Arrows, Piquet-Sports, e por aí vai….
Pois bem, quando a Ferrari “sacaneava” o Rubinho, rolavam por aí aqueles maisl idiotas de “proteste! Não compre uma Ferrari”.
Agora quero ver nego dizer “proteste! Não compre um Honda”, por deixar o Rubinho fora da F1 e travar a entrada do Senna na F1…Será que as pessoas se arriscam a deixar os Fits e Civics de lado?
Lada F1 Team já!
n consigo entender pq o mundo todo depende tanto dos estados unidos. td q acontece la, afeta a populacao mundial
bom flavio,
este ano, é o quadragesimo aniversario da 1a. saida da honda da formula 1. em 1968, honda e cooper cairam fora, prometendo voltar em 1970. tb o motivo alegado foi problemas financeiros, mas na realidade, foi absoluta falta de resultados……..por incompetencia……….
abraços
To comprando, ofereço uma CG 82. Já tenho duas caixas de ferramentas que uso no kart, acho que dá continuar chegando em último na temporada 2010. É só ligar,( pode ligar a cobrar).
aguardo
Nao concordo que o Mosley esteja certo.
Se nao tivesse criado tantas regras estapafurdias, tanto para o carro, mas especialmente para motores, onde proibiu todo o desenvolvimento tecnologico e obriga os times a extrair o maximo de motores que nao podem contar com quase nada do mais moderno nos motores de rua, a coisa poderia ser diferente.
Eduardo Correa esta certo, Max e Bernie e seu plano de nascarizacao da F1 eh o problema. Para ser bem sincero, nao sei como as montadoras se sujeitam a tanto….
Tá, o espaço é F1. Mas… o medo é maior.
“O mundo vai parar? Corram para as colinas.”
Na F1, que se acione o terceiro carro de cada equipe pra dar uma “inflada” no grid com (muito) menos gasto que para introduzir novas equipes de uma hora para outra.
Na “vida real”, parar de fazer “carnê” (consumir, construir, plantar) só vai fazer o que tememos acontecer de vez.
Já vai tarde. Empacou a carreira do Button, por exemplo, só pra não mencionar o Barrichello. Me impressiona que os executivos-tartaruga japoneses tomaram a decisão tão rapidamente. Taí os CEOs da vida, com qualquer tremor do chão, botam o rabinho no meio das pernas e se escondem no buraco mais próximo. As montadoras japonesas não tinham o mercado americano há alguns anos. Foram lá, lucraram, encheram a burra. Agora esse lucro diminuiu, se cagam todos. Baita executivos, vão pra baixo da saia da mãe de vocês e deixem os homens de verdade na pista.
Bom, pelo menos o Rubinho não precisa mais ficar justificando sua saida da F-1.
Acabou o empregador, acabou o emprego. È finito…
Tô começando a ficar com pena da “crise”. Tudo agora é jogado nas costas da coitada. A japonesada ficou anos torrando yenes e administrando de uma maneira absolutamente incompetente da equipe Honda. Estavam doidos pra arranjar um bom motivo pra pular fora e evitar mais um vexame no próximo ano, mas a tal “sabedoria nipônica” é tão lerda, que demoraram meses pra descobrir que a “crise” seria uma boa desculpa. Agora, sem Honda, a Toyota vai aproveitar a deixa da “crise’ e deve pular fora também. Mas a F1 sobrevive com ou sem elas. A Petrobrás é que poderia aproveitar e “redirecionar os investimentos publicitários” para o automobilismo regional daqui, né? Aliás, bastaria cortar estes “investimentos’ e jogar aqui a grana que deve receber de indenização da Honda…
O Rubinho quebrou a Honda….
rsrsrs.
Belíssimo fim de carreira.
Como fica o emprego daquele monte de engenheiro que foi trabalhar na Honda? Coitados!!
Vai tarde.
Mais um reflexo da crise mundial. Só que quando o esporte perde pelo dinheiro e os interesses financeiros, todo um mundo de torcedores que somente querem amar aquilo que torcem se vem numa sinuca de bico: desistir de ser torcedor ou mudar de time?
Muito legal o seu blog. O meu: http://www.zabazuba.com
Se eu mandasse alguma coisa na F-1, liberaria três carros por equipe no ano que vem e foda-se. Já imaginaram 27 carros classificando em um final de semana???
pra começar, loucura correr dois anos sem patrocínio nenhum! eis a vingança da Natureza!! podiam de raiva agora, fechar contrato com uma Madereira.
Segundo, isso dá medo, nessa idéia de padronizar motores, e de uma marca só…se as montadoras começam a sair, não tem mais pq não botar a idéia em pratica.
Que todo munto tá quebrado, é verdade. O que eu acho estranho é o que a Honda F-1 tem a ver com os EUA. Desde quando o mercado americano ou o próprio amerciano prestam atenção na F-1? Se for pra pensar assim, a conclusão é que a Honda F-1 nunca teve qualquer importância para o mercado, seja para o bem ou para o mal.
GENTE, PARECE COISA DE LOUCO. MARCAM TREINO PARA JEREZ E AINDA CHAMAM O RUBINHO. TUDO CERTO. CALENDÁRIO DE TREINOS. CARRO NOVO. AI COMO DE REPENTE UDA TUDO. ISTO ESTAVA NO SCRIPT? ACHO QUE NÃO. TODO MUNDO ESTAVA VENDO A CRISE COMO ALGO QUE PUDESSE SER PASSADA BATIDA. ACERTA DAQUI E DALI E NO FINAL DÁ PRA TOCAR TODO O PROJETO. ACONTECE QUE O BURACO TÁ FICANDO TÃO GRANDE E FUNDO QUE O ALERTA VERMELHO FICOU MAIS VERMELHO AINDA. ENTÃO VIRAM QUE VAI DURAR E DURAR. ISTO SERVE DE ALERTA PARA TODOS.O MUNDO JÁ NÃO ESTÁ TODO NAS MÃOS DOS RICOS. TODO MUNDO VAI TER QUE CONTRIBUIR. TUDO VAI RENASCER DAS CINZAS PORQUE OS CRITÉRIOS DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS VAI TER QUE SER MUDADO. ACREDITO ATÉ QUE QUANDO PASSAR A TEMPESTADE A BONANZA VIRÁ PARA BENEFICIAR MUITO MAIS PESSOAS E A FORMULA 1 TERÁ NOVAMENTE A FORÇA DOS BONS PILOTOS.
ANDREA MODA!
Pois é, a F1 está entrando em decadência . Agora essas medidas loucas do Bernie como motor único para todas as equipes vão ganhar muita força .
Que façam de tudo pra salvar a categoria , nossa vida vai ser muito mais chata se ela acabar .
Algo está errado com uma categoria em que os pilotos tem aviões para ir aos autódromos mas não tem carros para pilotar.
A Honda é a primeira, mas Toyota e Renault podem seguir a idéia de economizar 500 milhoes num ano.
Você consumidor de carros prefere comprar um carro bom barato e econômico ou bancar a vida boa dos pilotos e dirigentes de fornula 1 ?
Eu adoro quando administradores tem bom senso e tomam providências pragmáticas. Parabéns para a Honda
O caminho da formula 1 está equivocado ao meu ver. Aquilo é para entreter . Estão eliminando os pequenos e médios.
A Formula 1 é terreno do Frank Williams e não do Carlos Ghosn, só que estão eliminando os Frank Williams da F1
Ja vai tarde! Se tivesse investido na Williams (com motores) estaria em outro patamar.
Se la vie!.
Podem arrumar um novo patrão, alguns patrocinadores, diminuir o salário de todo mundo e numa dessa, o Rubens pode até se dar bem. Se topar diminuir os ganhos. já que agora nem o Button tá garantido. Se aparecer comprador, são duas vagas, e não uma como antes.
Que venham os cigarros, e os remédios. Vão ter que nivelar por baixo, promover as equipes da GP2 para a fórmula 1. Ou cada equipe colocar mais um carro na pista, com patrocinador independente.
Petrobras F-1 Racing? Team Brazil?
Já que a Petrobrás já tinha contrato com a equipe…
Já que vamos ter eleição para presidente em 2010, e o PT vai precisar fazer caixa…
Já que esse é um tipo de investimento publicitário coerente com a empresa…
A Petrobrás bem que podia comprar a equipe!
Vamos começar a gastar o pré-sal, gente!
Vamos garantir emprego para os brasileiros (desculpe, Button. Vai pedir pra Shell!)
Vamos mostrar ao mundo que já somos capazes!
Chamem o Ricardo Divilla!
PETROBRÁS TEAM BRAZIL já!!!!
Muito estranha essa historinha da crise para debandar da F1… A Honda gastou mais de 1 bilhao de dolares em 3 anos pra nada! Simplesmente despejou dinheiro na F1 pra nada! Nunca foram comprometidos com porra nenhuma; apenas com o marketing da montadora com as palhaçadas ecologicas. Ficaram dois anos com isso e viram que nao surtia mais efeito. Para isso teriam que fazer uma coisa que nao sabem: carros de corrida! Por isso sairam. Dinheiro nao eh problema, idependente da crise. As vendas cairam este mes, mas a Honda batera recorde de vendas este ano! Isso foi pura ladainha pra boi dormir… Gostaria que algum jornalista fizesse uma materia mostrando os numeros da montadora no ano passado e como vao fechar este ano. Pq vc nao faz isso Flavio Gomes?
A Honda se afundou no momento em que decidiu comprar a BAR. Qdo cada uma tinha sua parte, estava tudo bem pq a Honda apenas fornecia os motores e a equipe possuia seuas patrocinadores e uma equipe enxuta e competente. A Honda so fez besteira: colocou uma porrada de gente que nao tinha ideia do que estava fazendo em lugares chaves para dizer que a equipe era 100% japonesa… ridiculo! A Honda tinha que ser apenas fornecedora de motores…
E nao vao deixar de ser a unica fornecedora de motores da Indy?
Isso eh tudo ladainha! A Redbull ta ai com duas equipes!
Nao creio que a Toyota saia pq tem visibilidade na F1… Eles nao tem muita vontade de ganhar, mas nao chutam o balde… Possuem patrocinios para ajudar financeiramente e podem enxugar um pouco a equipe, alem de ter dois pilotos que nao possuem salarios elevados…
Seria um sonho se a Petrobras comprasse a equipe por preço de banana e desse uma geral! Primeiro mandando o Fry pro espaço que esse cara eh extremamente incompetente!
A Petrobras poderia fazer algum esquema com o Richards e o Brown.
Petrobras – Ferrari com Rubens e Bruno! heheheheh
Flavio, so uma correçao:
Vc disse “vendam esta merda”
Eu diria: “vendam esta merda verde!”
…a culpa eh toda do Flavio Gomes….malhou tanto a Honda, veja no que deu!
FG,
gastei um bom verbo em outro site sobre essa questão, por isso vou ser mais economico aqui,
1.Mosley e Bernie estão muito preocupados???hahaha, coitados eu não sabia que eles não eram tão gananciosos e só pensavam em grana, que na verdade a real preocupação com as montadoras não tinha nada a haver com comprometimento e marketing e sim com a real possibilidade de aumentar a divisão da grana, pois montadoras tem mais poder que independentes
2. não li nenhum comentário acima e não quero ser injusto, até porque aqui a frequencia são de torcedores mais esclarecidos, mas amigos a enxurrada de torcedores ignorantes dos principios do esporte nos ultimos anos é que alimenta toda essa empafia que Bernie tem na hora de falar com um Deus todo poderoso, entra quem ele quer, tanto em circuitos como em equipes e sabe o que ajuda a todo esse poder desvairado, milhões de torcedores ignorantes que engrassam as audiencias televisas ao redor do mundo, ingnorantes que compram uma F1 de m…. e deixam a nós sem voz nem razão para mudar nada, afinal a maioria vence, não é assim numa democracia (antes que me acusem não sou favoravel a ditaduras) mas como escreveu um filosofo (Russell no caso) uma bosta dita pela maioria não deixa de ser uma bosta só porque é democrático, assim a humanidade vem caminhando nos ultimos anos não só no mundo esportivo, mazelas são impostas a sociedade em nome do “mercado” e nós aceitamos docemente pois é democrático
3. por mim gostaria agora que o castelo do baixinho caisse de vez, a Toyota a Renault e a Ferrari deviam aproveitar o exemplo da Honda e cair fora também, aí eu quero ver ele continuar desprezando as independentes
abs
Mário Salustiano
Então Mosley vai poder distribuir chibatadas à vontade…
Ainda mais com a idéia do motor 1.8 turbo. Vai ser o que, os AP que o Gomv tanto odeia?
“vão viajar com milhas” é pacabá.
Culpa do Sr. Niki Fry, este cara é muito Fraco….
Tá, mas mesmo com a Honda saindo, a equipe deve continuar, com outro dono… Nesse caso o Rubinho e o Button poderiam continuar na F1… Ou não?
Viva o Profeta Max Mosley .
E o que vou fazer de minha manhãs e madrugadas sem F1?
Deus salve a F1
A Honda só fez merda dasde q voltou a F1, conseguiu sepultar a carreira de dois bons pilotos, gastou um horror de grana por nada. Que vá embora!
O Nick Fry eh ridiculo!
E tem gente escrevendo q o Rubinho quebrou a Honda…como pode ser tao babaca. A Honda eh q quebrou o Rubinho E o Button…
Se a equipe não for vendida, e não conseguir alinhar no grid na Austrália, contrata o Ross Brawn, para dirigir a tua equipe, e fazer as estratégias de corridas pra ti e o “69″. Pode ser que ganha uma corrida em 2009!
QUEIMEM OS CIVICS!!!!!!!!!!
MAS ESTÁ CERTO, HONDA QUER ECONOMIZAR DINHEIRO E FAZER UMA JOGADA DE MARKETING, DIZER QUE ESTÁ CORTANDO NA CARNE PARA MANTER A EMPRESA VIVA!
BARICHELLO TEM AGORA COMPANHIA NA RUA DA AMARGURA DOS DESEMPREGADOS: BUTTON E O RESTO DA EQUIPE.
BRUNO SENNA MAL CONSEGUIU UMA CHANCE DE EMPREGO E ESTÁ TOTALMENTE FORA NOVAMENTE.
QUEREMOS MINARDI DE VOLTA!
Lembrando, a Petrobras pode montar uma equipe, COM DINHEIRO PUBLICO, ja que ela correu para a CAixa Economica, Banco do Brasil e BNDES para pegar empréstimos…a crise pegou a todos!!!
Toro Rosso nao muda o nome… Quer dizer Redbull em italiano heheheh
Mauro, belo comentario! Concordo em quase tudo. So nao concordo em considerar a Ferrari como montadora. Acho que seria algo como um hibrido pq a Ferrari nao usa recursos da FIAT e depende de seus patrocinadores tb para viver, fora que esta a muitos anos na F1. Nao pode ser colocada como a BMW, Toyota, Honda…..
O Cristiano falou; A F1 com motores ARGH turbo , é jóia.
É o dinheiro falando alto!
Estamos no ápice de tudo!
A F-1 vai ficar mais pobre! Culpa do Presidente da Entidade!
Regado a Champanhe, Caviar, Putas.
Chamou a atenção das Grandes Montadoras (dinheiro entrando)
para o investimento na F-1 e esquecendo das pequenas equipes que eram a alma da F-1. A Willians é uma das poucas equipes sobreviventes.
Dêem uma chance das equipes da GP2 colocar uns carros na F-1. Antigamente a F-1 aceitava carros da F-2. Deixem que um país coloque um carro em um prova ou duas. Com pilotos de testes de outras escuderias correrem nela.
Vamos a situação atual.
HONDA – NÃO CORRERÁ EM 2009 E NÃO FORNECERÁ MOTOR
SE ALGUMA EMPRESÁRIO COMPRAR. QUEM FORNECERÁ O MOTOR?
FERRARI – DEVE CONTINUAR, AINDA NÃO ACEITOU A DECISÃO DE PADRONIZAR SEUS MOTORES.
BMW SAUBER – AINDA TÊM DINHEIRO PARA INVESTIR NA F-1
RENAULT – ALGUNS ANOS ATRÁS, SEUS DIRIGENTES DISSERAM QUE TINHA A POSSIBILIDADE DE DEIXAR A CATEGORIA.
WILLIANS – ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DIFICIL. EQUIPE QUE NÃO TÊM INVESTIMENTO DE UMA GRANDE MONTADORA. OBS: UTILIZARÁ MOTOR TOYOTA EM 2009. SE A MONTADORA TOYOTA SAIR DA F-1. QUEM FORNECERÁ O MOTOR?
TOYOTA – PODERÁ DEIXAR A F-1 ASSIM COMO FEZ A HONDA.
MCLAREN – ALÉM DA FORÇA DO MOTOR MERCEDES, TÊM ÓTIMOS PILOTOS, CHOVE DINHEIRO NA ESCUDERIA. (QUE CRISE?)
REDBULL – TAMBÉM CHOVE DINHEIRO E A FORÇA DO MOTOR RENAULT
TORO ROSSO – DEVE MUDAR DE NOME.
FORCE INDIA – O DINHEIRO TAMBÉM FALA ALTO E TERÁ MOTOR MERCEDES.
RESTA SABER SE A PRODRIVE ENTRARÁ NA F-1 ANO QUE VÊM E O RETORNO DA MINARDI.
QUEM SABE NÃO É HORA DA PETROBRÁS COMPRAR A EQUIPE HONDA E INVESTIR NOS PILOTOS BRASILEIRO BRUNO SENNA, LUCAS DI GRASSI E BARRICHELLO E SER MAIS UMA EQUIPE BRASILEIRA NA F-1.
COMO EU JÁ DISSE AQUI ANTES
BARRICHELLO, PILOTO EXPERIENTE QUE PASSARÁ EXPERIÊNCIA PARA BRUNO SENNA E LUCAS DI GRASSI. UM DOS DOIS SERÁ O PILOTO DE TESTES DA EQUIPE.
É HORA DA P… DESSES DIRIGENTES QUE SÓ COMEM DINHEIRO FAZEREM ALGO PARA MUDAR A F-1, PARECE A CBA PÔ!
A CRISE ESTÁ TÃO SÉRIA, MAS AGORA É A HORA DE FAZER GRANDES INVESTIMENTOS.
VOU CRIAR MINHA PRÓPRIA EQUIPE FICTÍCIA DE F-1
RSF TEAM BRAZIL F1
MOTOR
AUDI
PILOTOS
BRUNO SENNA E LUCAS DI GRASSI
SE A PETROBRÁS QUISER INVESTIR EM MIM ESTOU AGUARDANDO PROPOSTAS.
E VOCÊS?
QUE NOME VOCÊ DARIA PARA SUA EQUIPE DE F-1 FICTÍCIA?
O GOMES ME VEIO UMA IDÉIA BRILHANTE EM MENTE E POR FAVOR, ME AJUDE A PASSAR ESTA NOTÍCIA ADIANTE, NÃO VOU COBRAR NADA POR ISSO
SE A FAMÍLIA SENNA ENTRAR EM CONTATO COM A AUDI!
O AYRTON SENNA TINHA ESTREITAS LIGAÇÕES COM A AUDI
Peguei um trecho do texto de um site explicando a situação
Uma joint venture entre a Senna Import e a alemã Audi AG, a Audi Senna é a importadora oficial dos veículos e peças de reposição da Audi para todo o mercado brasileiro, detendo expressivo market share em seu segmento.
Atualmente, cerca de 63 mil unidades circulam por nossas avenidas e estradas.
Seria ótimo para a AUDI entrar na F-1 investindo em Bruno Senna e tendo patrocínio da PETROBRÁS.
Têm coisa melhor que isso, só dois disto!
Achei que a Petrobrás iria fornecer combustíveis para a Toyota.
De repente caem as vendas globais em 40%. Coisa inédita (nao no Brasil, claro). Que CEO sensato manteria meio-bi na F1? Ainda mais um investimento sem o retorno de imagem imaginado com esse pouco rendimento. A margem destes caras é apertada, o foco agora é sobreviver.
Torço para que um dia voltem.
Saudade do tempo em que F-3, F2 e F1 eram carros construidos praticamente em oficinas artezanais, por mecânicos e pilotos (que metiam a mão na graxa, sim senhor), imperava a camaradagem, o ESPORTE é que era importante. Aí, uma meia-dúzia de iluminados (com hífen, porque EU quero, não sei se tá certo) achou que era uma boa ganhar MUITA grana com isso, já que atraia muitos espectadores e reunia uma multidão de aficionados.
É o que se vê hoje. Só se fala em dinheiro, dólar pra cá, dólar pra lá, piloto virou milionário, contratos fantásticos, muita publicidade, muito marketing, e o pobre do esporte ficou em segundo plano. Por mim, gostaria era de ver um grid com trinta “carreteras” iguais as do Camilo Cristópharo, Chico Landi, Andreattas, etc…onde se sentia emoção de verdade, e não uma guerra onde se tem que vencer a qualquer preço.
GOMES
ESQUEÇA A AUDI, ELA SAIU DA ALMS (VOU CHORAR)
QUEM SERÁ A PRÓXIMA!
SERÁ QUE A PRÓXIMA É A SUBARU NO RALLY?
SERÁ QUE TODAS SAIRÃO?
É CRISE GERAL, TUDO PÁRA!
Estranho não é Gomes?
Mal falei para a AUDI entrar na F-1 com o pé direito e ela sai da ALMS!
Caramba!
E eu falei da Subaru! VAmos ver
Roberto, você é retardado?
Sua idéia foi tão brilhante que você mudou os rumos da crise mundial. Os Senna nem acreditaram como não tiveram essa idéia tão estupenda antes. Parabéns campeão!
Troféu joinha pra você.
Flávio,
Como dizia o sem graça, “rei” da omissão, o mercado dá jeito, mas é o inverso do que ele pregava. Os ricaços nunca dividiram os lucros e agora vão rapar o tacho e cair fora. F%$$$#-se, que vão, e as viúvas moderninhas que chorem, amantes da alta tecnologia, que só tem acesso para operá-las, mas nunca para partilhar de sua essência, agora podem ir se acostumando que a coisa vai ser na base do improviso mesmo, artística, criativa, bem do jeito que Nelsão gostava.
Vejam a noticia:
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/12/08/fiat_nao_pode_continuar_sem_fusao_diz_presidente-586890999.asp
A FIAT (FERRARI) portanto não esta nada bem. Das 6 grandes
montadoras, que podem e talvez sobrevivam a crise econômica mundial, metade não se interressa por F1. Sem uma drástica redução de custos que viabilize a F1 até as equipes grandes não terão condições de continuar correndo.