Publicidade
07/11/2008 - 09:54

VISÕES DA DECISÃO (2)

CAXAMBU (molhou, enxuga) - A segunda coluna do dia é a minha, variação sobre tema já abordado no dia mesmo da decisão do Mundial, em Interlagos. Texto que também dá uma passadinha em tema incômodo para alguns: o mau comportamento dos torcedores no autódromo, domingo passado.

Falando nisso, a pedido de um blogueiro que já não vou mais lembrar quem é, aproveitem o espaço para falar (os que foram, claro) sobre idas e vindas ao circuito, alegrias e tristezas, dificuldades e supresas nas arquibancadas. O pessoal do autódromo (Seixas e Chico) e a turma da Interpro, que promove a corrida, vive passando aqui para dar uma espiada. Então, se querem dar algum recado, elogiar ou criticar, aproveitem.

Enviado por: Flavio Gomes - Categoria: Colunas Warm Up Tags relacionadas: ,

109 comentários para "VISÕES DA DECISÃO (2)"

  1. 07/11/2008 - 10:04 Enviado por: Fabio Mantovani

    Falou tudo, FG.

    Mas imagine se em Interlagos só tivessem ido aqueles que conhecem à fundo o esporte, tem espírito esportivo, respeitam os adversários, etc, etc, teríamos umas 2000 pessoas lá “enchendo” o autódromo.

    Faz parte.

  2. 07/11/2008 - 10:05 Enviado por: Mandrake

    Somos um povo mal educado, infelizmente.

    É a nossa herança da ditadura militar: destruir a Educação para tornar a massa mais manipulável.

    O Glock merecia uma medalha. Não fosse a ousadia dele em permanecer com os pneus de pista seca não teríamos tido aquela emoção toda no finalzinho da prova.

    Quem definiu a parada foi São Pedro, que apertou a chuva na última volta. Ficou com pena do Hamilton, que não merecia perder mais um título por tudo que fez nestes dois anos.

    Acredito que Massa estará mais forte em 2009 e poderemos comemorar seu título no GP Brasil, mesmo sendo a penúltima prova do campeonato.

  3. 07/11/2008 - 10:08 Enviado por: Nelson Luiz Carneiro

    No setor G, bem na direita, fim da reta oposta, não ouvi nada contra Hamilton. Nem um FDP que fosse. Nada. Muito menos algo racista. Mas do meu lado tinha um cara igualzinho ao Trulli…

  4. 07/11/2008 - 10:10 Enviado por: Thiago Marinho

    Flávio,
    Acho que o lance da platéia em vaiar é coisa de torcedor mesmo, no momento quente, ao menos ninguém invadiu a pista pra bater no Hamilton ou no Glock, etc …
    É que nem se você for ver o jogo da Lusa e ela perder no último minuto, ou levar um gol de empate, sei lá, claro que primeiro voce irá xingar ( e muito ) seu time, o juíz, o bandeirinha, o Estevam, o cara do outro time que fez o gol, é coisa de torcedor nem pode se levar a sério …
    O que importa mesmo foi o Massa ter dado uma aula de como se comportar, como você bem mesmo citou, de como ele soube perder, mesmo que por dentro ele estivesse estraçalhado !
    Sem querer provocar, já provocando e mesmonão gostando do tão famoso “se …”, imagina se fosse o Barrichello ??? Será que ele teria a mesma atitude ? Iria chorar feito uma bezerra desmamada ???
    Enfim, é isso aí … acabou 2008 ( pra F1 é claro) e esperar 2009 …
    Ps.: Não sei se você viu Flávio, mas o vídeo oficial do site da F1 de Interlagos está muito, mas muito legal mesmo, editaram show de bola, cenas dos boxes do Hamilton e do Massa, muito legal mesmo, segue o link abaixo e para quem quiser ver eu recomendo, demora para carregar, mas pelo menos vai direto e sem ficar parando !!!
    http://www.formula1.com/services/play_video.html

  5. 07/11/2008 - 10:10 Enviado por: Celso Vedovato

    Perfeita sua coluna Flávio.
    Será que as pessoas não entendem que Glock tentou na verdade tirar o título de Hamilton e não, ajudá-lo a ganhar. Quase conseguiu.
    Claro que não era exatamente essa a intenção do alemão, ele queria junto com a Toyota, ganhar posições em estratégia ousada, o que seria um feito a comemorar em final de temporada para começar 2009 com mais moral.
    Ainda sobre intenções ou se preferirem continuar com as teorias da conspiração, lembremos que desde de Monza, Glock estava com Hamilton atravessado na garganta, dando inclusive declarações ásperas sobre o inglês.
    Abraço e bom final de semana entre os simpáticos e eternos DKW´s

  6. 07/11/2008 - 10:16 Enviado por: Fernando Assis

    Sobrou pro coitado do Glock….
    Parabéns Massa…

  7. 07/11/2008 - 10:21 Enviado por: Rodrigo T. Lamonato

    Minhas críticas são muito simples.

    Por que pagando mais de 400 reais para assistir a prova num domingo o amadorismo nas lanchonetes é tão gigantesco?

    Por que um evento deste porte não tem uma estrutura melhor de atendimento ao público, e me cobra 7,00 reais por um pedaço muito meia boca de pizza e 10 por um lanche de microondas que vende no supermercado?

    Isso é exploração, e se os administradores do autódromo lerem isso, eu os convido para um dia tomarem um lanche comigo na arquibancada - eu não pago.

    Somos tratado literalmente como gado. E isso é um absurdo.

    O público comparece em massa, lota as arquibancadas, mesmo na sexta-feira tinha uma quantidade considerável de pessoas, e ainda assim a comida é lamentável.

    Eu pergunto: será que nenhum estabelecimento mais conhecido e minimamente preparado não aceita comparecer ao GP Brasil para comercializar a alimentação? Eu duvido.

    E mais, também seria de excelente tom que a oportunidade de vender e aparecer no GP com sua marca não fosse aproveitada como uma chance para explorar o público. Comi o suficiente para não desmaiar, e depois que saí do autódromo é que fui realmente me alimentar. Horrível.

    E não é a primeira vez. Fui em 1997, 2000, 2006, 2007 e 2008. Sempre a mesma palhaçada.

    Os administradores tem meus parabéns por tudo o mais. Banheiros acessíveis e minimamente limpos, o que já é raro por essas bandas, e o autódromo estava lindo.

    Mas para quem paga, e paga caro, sempre é esse drama.

    O estranho é que para quem vai de graça, “pagando de gatão” nos camarotes, só falta talquinho no bumbum…

  8. 07/11/2008 - 10:30 Enviado por: fe

    Flávio

    eu fui para Interlagos! Ganhei os covites em cima da hora, nos 46 do segundo tempo. No sábado, folgada, acordei tarde e cheguei tarde ao autódromo (10 horas). Mas, como sou mulher (pequena e sozinha) achei um lugarzinho bem bacana.

    Logo que eu sentei, vieram 2 senhores e um sentou ao meu lado, e outro logo abaixo. E a conversa entre eles era de matar de rir. O de cima era o próprio caipira sabidão e o outro, o amigo que não sabia de nada. Assim que sentaram, o susto: como eles ia saber o que estava acontcendo, se ninguém dizia? (o sistema de som era uma coisa, digamos… que ninguém ouvia) E agora? o sabidão falou: calma, eu vou ler agora o livrinho que eles deram na entrada e deve ter uma indicação das equipes e dos carros. E começou a buscar as infromações. O que estava embaixo, grita: olha, olha, é o Rubinho!! O sabidão responde: fulano, como vc é ignorante! Assim é demais! Vc não está vendo que aquele carro é um Honda, olha aqui no livrinho! Aquele não é o Rubinho! O mais humilde fala: amigo, por isso mesmo! O Rubinho está na Honda…

    E por ai foi a conversa.

    No mais, a minha reclamação eram os banheiros… Eca um milhão de vezes! Sujos, com fila, os homens invadindo os banheiros femininos (e sem trancar as portas!). Eca.

  9. 07/11/2008 - 10:31 Enviado por: Ubaldir Jr.

    Ótima coluna como sempre. É nessas horas que se separa o joio do trigo em termos dos torcedores do automobilismo. Os que entendem razoavelmente em nenhum momento entram na sandice de inventar teorias da conspiração que fizeram com que a Toyota ordenasse que Glock reduzisse o ritmo pra entregar a posição para o Hamilton. Já os que não entendem bulhufas, imediatamente partiram para a ladainha de que a Toyota entregou o título para a Mc Laren.
    A bobagem é tanta, que se houvesse uma intenção destas não seria muito fácil a Toyota mandar Glock e Trulli irem para os boxes como todo mundo e colocar pneus de chuva sem dar a menor bandeira? Chega a ser risível o chororô dessa parte da torcida.
    O que fica pra quem entende algo do esporte é a imagem de uma decisão fantástica, fruto de uma conjunção de fatores improvável que só acontece uma vez a cada 50 anos. Quem gosta do esporte de verdade soube aproveitar a oportunidade de ser testemunha de um momento tão belo e improvável do esporte.
    Abraços a todos.

  10. 07/11/2008 - 10:32 Enviado por: Paulo

    O comentário do Sr. Rodrigo T. Lamonato reflete minha opinião também!

    Só gostaria de acrescentar que uma cobertura no setor G seria mto bem vinda!

  11. 07/11/2008 - 10:37 Enviado por: Squa

    Como dica, o link abaixo tem vídeos sensacionais com o resumo de todas as corridas da temporada, com ótima resolução. Acompanhei o ano todo este site, os vídeos ficam prontos lá pela quarta-feira depois da corrida.

    http://www.formula1.com/services/play_video.html

  12. 07/11/2008 - 10:40 Enviado por: Ubaldir Jr.

    E saindo totalmente do assunto, meu Atlético Goianiense subiu pra série “B” ontem!!!!!!!!!!!!! Pra quem não sabe, o Atlético aqui em Goiás é uma espécie de “Portuguesa do cerrado”. Por isso simpatizo tanto com a causa do Gomes quanto ao seu time. Seu como ele sofre. kkkkk
    Viva o Dragão!!!!

  13. 07/11/2008 - 10:42 Enviado por: Squa

    O grande corno do ano chama-se Federico Uguzzoni

  14. 07/11/2008 - 10:42 Enviado por: Renan do Nascimento

    Pôxa Flavio, lamentável essa atitude de alguns torcedores. Mas no setor G, no começo da reta oposta, o pessoal ficou mto desapontado, mas apaludiram o Hamilton qdo este passou com o seu carro. E essa de acusar o Glock é dose, até pq ele criticou o Lewis depois da corrida de Monza.

  15. 07/11/2008 - 10:42 Enviado por: David - São Pedro da Aldeia RJ

    Olá pessoal, esta foi a minha 5ª ida à um GP de F1, entre Jacarepaguá e Interlagos. Sou do estado do Rio, mas a infraestrutura de SP dá de 10X0 na do Rio. Sempre achei que em Interlagos falta policiamento, nas filas e nas arquibancadas. Os poucos PM´s que estavam lá eram bastantes educados e pareciam estar preparados para lá estarem, mas eram poucos.
    Sempre tem uns caras que não sabem beber e comçam a achar que são mais homens que os outros….
    Fórmula 1 é o máximo!!!!!!!!!!!!
    Abraços.

  16. 07/11/2008 - 10:43 Enviado por:

    Gozado é se o Timo tivesse se esguelado, arrebentado o carro no S após a bandeirada, em poucos segundos seria herói Nacional e e provocaria aquelas brigas idiotas na imprensa européia. Foi justo assim.

  17. 07/11/2008 - 10:44 Enviado por: Eric

    Eu sou meio velhaco de F1….desde 1988 vou assistir.
    Entre treinos e corridas,fui todos os anos.Já são 20.
    Setor A e Setor G e ultimamente nos “official guest”.
    Debutei em Jacarépagua com 11 anos de idade.

    Sempre foi assim TODOS os autódromos.

    Antes de reclamarem do banheiro sujo,critiquem aqueles FDP que mijam fora do vaso,jogam papéis no chão,cagam e não dão a descarga….e quando eu ia no setor G ou no A aqui em SP,simples….eu levava lanchinho de salame e queijo(ou o que vc preferir)…..quem sabe se todos levarem lanches de casa os “exploradores”(lei da oferta e procura)não baixam seus preços….

    Fui no Official Guest de graça,mas não escapei do estacionamento nas imediações de R$ 50 paus….fazer o que….é o momento,paga quem quer,ué….igual as camisetas oficiais,bonés e assim vai….

    E o ingresso é caro no mundo inteiro e garanto que Monza,Spa,Silverstone não é muito diferente para quem vai nas arquibancadas…..mas a educação do povo é melhor e se torna mais agradável a permanencia no autódromo.

  18. 07/11/2008 - 10:47 Enviado por: Leandro

    Muito boa a coluna, Flávio, e realmente decepcionante o comportamento desses imbecis (não são torcedores), que só aparecem quando tem algum brasileiro “representando o país” em condições de ganhar, com certeza fazem parte da turma que “nunca mais” ia ver corrida de F1 após a morte de Senna. Só uma pergunta: e se fosse o Barrichello que estivesse no lugar do Glock?

  19. 07/11/2008 - 10:49 Enviado por: luiz

    Seguinte: a corrida foi mais ou menos o esperado. Massa na frente e o Hamilton com o fiofó apertado lembrando do ano anterior. Minha bronca é contra a organização. Pelo que é oferecido a entrada é caríssima. Eu ficava no setor G que é pior que arquibancada de futebol. Tem até mané com megafone no último volume desde a entrada (sete horas) até a saída (sabe-se lá quando). Há um corredor para entrar e sair, uma passarela horrenda tal e coisa. Se estourar a boiada alguém morre.
    Neste ano fiquei no setor A e não é diferente. Banheiros fétidos, tudo caro e manés querendo aparecer mais que os pilotos.
    Já avisei meu filho (meu “sócio” no amor à F-1) que só vou no ano que vem se ganhar o ingresso.
    Para finalizar: você reparou nos claros, principalmente nos setores de ingressos de cortesia? Pois é…..

  20. 07/11/2008 - 10:50 Enviado por: A. ROQUE

    Flavinho,

    Bela coluna. Tenho amigos que até hoje afirmam que foi marmelada de Glock e da Toyota, mas…bola pra frente.

    Acho que consegui expressar bastante do que senti nestes dias em interlagos neste texto:

    http://blogdaggoo.blogspot.com/2008/11/coluna-do-roque-lgrimas-incontidas.html

    Abraços,

  21. 07/11/2008 - 10:55 Enviado por: Eric

    E eu gostaria também de parabenizar os administradores aqui publicamente.

    O autódromo ficou lindo,de novo.

    Até a grama parecia mais verde…..show de bola.

    Parabéns Roberto Seixas e Chico Rosa.

  22. 07/11/2008 - 11:05 Enviado por: Marcelo dos Santos

    Mania de se apropriar das vitórias e relegar as derrotas. Tantos pilotos passaram sem resultados, ou com resultados “insatisfatórios” (veja se alguém se apropria dos vice-campeontados do Barrichelo), e ninguém diz que foi o povo brasileiro que perdeu. É muito irracional mesmo.
    Pensam que os pilotos são funcionários de alguma autarquia e recebem seus salários dos cofres públicos?

  23. 07/11/2008 - 11:13 Enviado por: Lucas Paulo

    Pelo que estão dizendo, ainda bem que não fui a Interlagos… Quem sabe ano que vem, né?

    Quanto à coluna, pelo menos para mim, o Glock foi o herói da prova! Graças a ele tivemos a disputa por título mais emocionante já vista na F1. Interlagos deveria erguer uma estátua do alemão na Junção.
    Mas que, se eu estivesse em Interlagos, eu xingaria o Glock e o Hamilton, claro que eu xingaria… Pelo menos uma vaiazinha, só pra não deixar passar em branco. Quem tem que ser politicamente correto é o Massa! E foi muito legal ver a festa da torcida no autódromo. Isso não acontece na maioria dos circuitos do Tilke… Será que ele projeta a torcida também?

  24. 07/11/2008 - 11:14 Enviado por: Acir

    Já fui a Interlagos várias vezes, este ano não estive lá infelizmente, mas o pior que existe no autódromo são os banheiros… uma vergonha…. sempre fico no setor “A” onde os ingressos custem em torno de R$ 450,00……. por um preço desses a gente não ter sequer onde fazer as necessidades decentemente é uma vergonha.

  25. 07/11/2008 - 11:15 Enviado por: Paulo Berger

    Oi Flávio;

    O título do Hamilton é muito merecido e arrisco dizer que para o Massa foi até melhor perder, porque além de dar um show de esportividade ensinado até a sua torcida a se comportar, saiu maior e mais fortalecido da disputa e estará mais preparado para enfrentar a maior concorrência em 2009 (Alonso/Vettel/Hamilton/Kimi/Kubica). Ora, não é assim que se forma um campeão, tirando a melhor lição das derrotas também? Veja que com suas atitudes, ele já ganhou a equipe para si. Por outro lado, já imaginou que dupla vc faria junto com o Edgar de Mello Filho comentando F1 na internet? Por favor, traga o mestre de volta.
    Abraço.

  26. 07/11/2008 - 11:20 Enviado por: Claudio Ceregatti

    Simples assim: Autódromo de primeiro mundo e povo de terceiro.
    Nas várias F1 que vi ao vivo, desde os anos 70, sempre me surpreendi com o tal “comportamento de manada” da multidão, é um fenomeno inexplicável.
    Vi cenas impressionantes de absoluta ignorancia, de pessoas comuns transformando-se em selvagens.
    Mas isso não é privilégio de brasileiros.
    Vide os holligans ingleses e seus congeneres argentinos, norte-americanos, franceses e muitos outros por aí.
    Não é um mal tupiniquim, a multidão é sempre burra. E não importa o saldo bancário, pois quem pode pagar os ingressos da F1 não é exatamente duro ou miserável.
    E o que não falta são os tais líderes de torcida, os puxadores dos absurdos. Sempre tem um palhaço-mor comandando a plebe.
    Exatamente como o RB fez (ou tentou fazer) na festa da Ferrari, puxando aquele coro infeliz movido a álcool e notória falta de bom senso (devidamente ridicularizado pelos tres do programa Limite da ESPN, hilário).
    O que fizeram no Brasil é lamentável e constrangedor. Vergonhoso para um país que se auto-intitula “cordial”.
    Cordial o escambau. Somos um povo medíocre, comandado por safados, propositadamente ignorante e com um sorriso desdentado e patético nesse “rosto cordial”.

  27. 07/11/2008 - 11:30 Enviado por: Sergio CJr

    Concordo com o amigo Rodrigo Lamonato…

    A primeira vez que fui, em 2001, fiquei no setor A, no “S” do Senna. Arquibancada organizada, coberta, mas na hora de comer, era uma fila interminável para se comprar água e um lanche bem ralé do Bob´s a preços absurdos.

    Já em 2006 fui de convidado numa das arquibancadas VIPs, a poucos metros do setor que fiquei em 2001 e, fiquei surpreso… Ótima organização, melhor localização, arquibancada acarpetada e, quando, inocente, peguei a carteira para ir na parte de trás comprar comida, percebi que era tudo a vontade. Salgados, doces, bebidas, tudo sem miséria.

    Dois mundos completamente diferentes a poucos metros um do outro.

  28. 07/11/2008 - 11:31 Enviado por: Perestroika é pré-história

    Me poupe, né Flávio! Torcedor age da mesma em qualquer lugar do mundo. Poder ser o VIP ou aquele que tá na arquibancada, a paixão é a mesma. Ou tu acha que os ingleses não iam fazer a mesma coisa com o Massa, se a corrida decisiva fosse na Inglaterra e o Hamilton fosse o vice-campeão? Imagia um GP da Alemanha e o Schummacher perdendo o título nos ultimos 500 metros, imagina a vaia e a frustração da torcida! Quando tu vai assistir ao jogos da Portuguesa, tu não dá uma vaiadinha no time adversario?

  29. 07/11/2008 - 11:38 Enviado por: JMN

    Como diriam os Titãs: “Não sou brasileiro… não sou de lugar nenhum”

    É uma lástima pertencer a um país tão grosseiro. Como se já não bastasse as vaias no PAN do Rio em plena prova de ginástica! Agora essa. Porra! Pelo que eu saiba brasileiro nenhum foi vaiado na Inglaterra, na Alemanha, acho que nem o Senna na França depois de ter tirado o título do Proist.

    Sempre repito o que meu conterrâneo Graciliano Ramos disse em seu romance “Angústia”:

    “Minha pátria era a vila perdida no alto da serra, onde a chuva caía numa neblina que escondia tudo. Se eu tivesse ficado ali, ignoraria o resto do mundo.”

    Há mais civilização onde os “civilizados” não chegaram.

  30. 07/11/2008 - 11:50 Enviado por: andre

    Unico detalhe.

    O comentario sobre o quao cavalheiro Felipe foi nao deveria estar em parenteses.

  31. 07/11/2008 - 11:53 Enviado por: Mario

    Flavio, existiu alguma explicação para as BMW’s não andarem nada em interlagos? O que aconteceu com uma equipe que andou o ano todo no pelotão da frente e em interlagos o kubica nem largou entre os dez primeiros? Eu achei estranho… Um abraço!

  32. 07/11/2008 - 11:54 Enviado por: Luiz Felipe

    No sábado lá no setor G teve situações tensas….teve gente q foi retirada pela polícia e cantorias d nível z, qlq mulher tinha a moral afetada e todos eram humilhados por certas “pessoas”.
    No treino classificatório fiquei na região do bandeirão da ferrari, tava até divertido até começarem com aquela história d “senta, senta”..já estava sentado na arquibancada disconfortável há horas e nem pra ver a f1 eu podia ficar d pé? foi oq “os donos do pedaço” acharam..enquanto os outros sentaram eu quis assistir d pé e, logo começaram os xingamentos e ameaças-nem liguei- logo depois umas bolinhas d papel….para sorte d todos minha mãe estava no meu lado e me impediu d tirar satisfações, por muito poucos ñ tivemos cenas d pugilato, por mais calmo q eu seja já ñ aguentava nem poder assistir o treino em paz.

    No domingo já foi bem melhor, fui para parte superior d outro bloco da arquibancada e lá se podia ficar em pé, sentar e assistir como toda a tranquilidade possível tudo q acontecia na pista…fiquei cercado por um grupo muito legal d pessoas, gremistas, torcedores do inter, mineiros, paulistas, mulheres bonitas e estrangeiros, tudo na maior paz. No sábado eu tinha decidido nunca mais comprar ingresso pro setor G, mas depois do domingo eu vi q é possível assistir corrida lá.

  33. 07/11/2008 - 12:05 Enviado por: burros

    Lota todo ano, porque eles iriam se preocupar em fazer algo decente? É difícil colocar 5 opções de comida lá dentro a um preço justo?

  34. 07/11/2008 - 12:08 Enviado por: Luiz Eduardo

    Não se pode esquecer que aquilo era um evento esportivo, decisão de campeonato do qual um dos pretendentes era brasileiro. Não era um evento diplomático com protocolo a ser seguido. Invertendo-se a situação, tivesse sido a corrida na Inglaterra, não acredito que teria sido melhor em qualquer aspecto. Provavelmente, ao invés de vips hostilizarem o Glock, seria a imprensa inglesa a fazê-lo. Mas, tanto lá como cá, só quem não conhece um pouco de automobilismo seria capaz disso.

  35. 07/11/2008 - 12:12 Enviado por: Cassius Clay Regazzoni

    Flávio,

    Olha, aproveitando a deixa, para mim que amo o meu país o brasileiro tem um defeito imperdoável: “quando se trata de defender seus direitos, fazer um sacrifício, é um tremendo idiota”.

    Digo isso, porque só sendo muito idiota para ir a Interlagos pagando ingressos que vão de R$ 400,00 a R$ 10.000,00 para ser tratado que nem bosta.

    Já fui em shows (Red Hot Chili Peppers e U2) e Copa do Mundo (Alemanha 2006, assisti todos os jogos do Brasil) em outros países e posso afirmar com toda certeza: nenhum público paga tão caro e é tão maltratado quanto o brasileiro.

    O pessoal da Interpro ganha tubos de dinheiro com uma praça esportiva pública (que é do povo de São Paulo) e não dá nada em troca ao pessoal do entorno do autódromo e ao público que sustenta seus lucros.

    O mínimo que um lugar civilizado teria de ter seria a garantia de lugar marcado (já que a numeração, apesar de existir, não é respeitada), banheiros decentes e comida e bebida com fácil acesso, e isso é fácil de garantir com um custo baixíssimo, mas não, o pessoal continua tratando o público igual gado.

    Quanto ao lugar numerado, ele até já existe e em 2007 eu consegui sentar em meu lugar no treino de sábado, mas na corrida quase fui linchado pelo pessoal que passa a noite na fila e gritou em alto e bom som: “acordou tarde, tomou café, vai assistir a corrida em pé”. Isso, com a Polícia Militar de São Paulo assistindo a tudo como se não estivesse lá (esperar o que de uma Polícia que mata reféns).

    Os lugares são numerados e estão lá, porém a organização não fornece segurança para que você possa sentar em seu lugar, que é tomado por um babaca que dormiu na fila e acha isso muito legal, dizem ser tradição em interlagos. Porque será que isso não me surpreeende? Na Alemanha, em Dortmund, vi um cara ser preso por não querer sair do lugar do outro e criar confusão, além disso, a FIFA tinha centenas de pessoas apenas para indicar seu lugar no estádio, aqui, o cara é enganado pela organização e se acha no direito de fuder outras pessoas ao invés de cobrar de quem lhe enganou.

    A reclamação dos ladrões de lugar até tem algum sentido, pois a organização do evento (Interpro), quando vende os ingressos, não dá o direito de visualização do lugar que você está adquirindo, impedindo por exemplo que grupos de pessoas possam sentar juntos, porém, isso não justifica a atitude ilícita de roubar algo que não é seu e ainda se sentir no direito de agredir o dono do lugar apenas porque você é um babaca que adora se embebedar e passar a noite em uma fila.

    OU SEJA, SOMOS MALTRATADOS PORQUE CONCORDAMOS EM ENCHER O BOLSO DA INTERPRO DE GRANA PARA RECEBERMOS EM TROCA UM SERVIÇO DE MERDA, E AINDA POR CIMA ACHAMOS QUE DEVEMOS FERRAR O DONO DO LUGAR PORQUE ELE SE ACHA NO DIREITO DE CHEGAR FALTANDO 2 HORAS PARA O COMEÇO DA CORRIDA!!!

    Qual é a solução? Simples, não ir a mais ao GP de Interlagos enquanto os organizadores não garantirem conforto e segurança para o público e entrar com ações nos juizados especiais contra a Interpro (eu fiz e perdi, mas eles gastaram grana com advogados).

    É o que eu me prometi (vou a um GP na Europa de 3 em 3 anos mas não piso mais em Interlagos), mas com certeza milhares de manés continuarão a encher o bolso do pessoal da INTERPRO enquanto pagam centenas de reais para serem tratados como otários e roubam o lugar alheio achando isso bonito e tradicional.

    Esse é o problema dos brasileiros, não sabem agir com solidariedade, como um grupo, buscando o interesse comum, cada uma age por si e está pouco se lixando para o resto.

    P.S. Tenho certeza que vários leitores irão defender os ladrões de lugares e dizer que a culpa é só da organização (Interpro), o que só confirmará minha opinião.

  36. 07/11/2008 - 12:17 Enviado por: Rodrigo Lara

    Flávio, bom dia.

    Também ouvi muitos xingamentos o Glock. Me irritei de início - pensei, inclusive, em escrever sobre o assunto. Desisti, contudo, ao chegar à conclusão de que uma final de campeonato, como a de domingo, reúne muitos dos chamados “gorduras”. É gente que se achar no direito de dar palpite, mas que não viu nenhuma corrida durante o ano, não acordou de madrugada e não lê sobre o assunto.

    Já o comportamento da torcida eu encaro como algo natural. Ela é passional ao extremo, então acho que nem vale a pena pedir racionalidade.

    Ótima coluna.

    Abraços

  37. 07/11/2008 - 12:18 Enviado por: Rodrigo Lara

    Acima, leia “xingamentos ao Glock”

  38. 07/11/2008 - 12:21 Enviado por: Jonathas Nascimento

    Flávio,
    O seu depoimento é o retrado de nosso país. Fico envergonhado so saber que esses ‘picaretas’ que vão de graça ao evento - quase todos com bolsos e contas bancárias polpudas e que deveriam ser obrigados a pagar - se comportem como animais irracionais. São esses os caras que conduzem a nossa economia, empregam, aumentam impostos com seus lobbys em Brasília, sonegam impostos, e depois colocam a culpa no governo que eles mesmos sustentam, e no povo, é claro. Dá nojo! Tenho medo do que possam fazer ao pobre do Glock no ano que vem. Parabéns pela coerência. Adorei o título da matéria!

  39. 07/11/2008 - 12:21 Enviado por: Eric Py

    Eu estava numa Laje onde todos os anos eu e um grupo de amigos(q nos cansamos de passar raiva dentro do autórdromo como o torcedor Rodrigo T. Lamonato) assitimos a corrida com tela de LCD, Churrasco, Chopp, queima de fogos e tudo mais.
    Esta Laje é exatamente atrás do Palco montado para o evento dos Fus.. Porsches e dali foi possivel ver o exato momento da ultrapassgem de Hamilton sobre Glock. Foi possivel perceber o motor aparentemente “rateando” de forma estranha, mas depois da confirmação do tipo de pneus q ele usava naquele momento, identificamos que não era o motor rateando e sim o carro “distracionando” com a falta de aderência. E ainda é possivel ver nas imagens q após a pssagem de Kubica ele fazia tamanho malabarismo para manter o carro na pista. Foi um Herói. Eu tb cheguei aqui na empresa na segunda e me espantei com pessoas q gostam de acompanhar automobilismo me dizerem “Q palhaçada!”. Eu indaguei se a pessoa não estava louca! Deu o meu parecer, inclusive utlizando os dados das contas feitas pelo FG em seu blog. O carra parou e disse “vc tem razão.. fiquei cego depois daquela corrida”. Torcida é assim mesmo, e ainda contamos aqui no Brasil com o UFANISMO da transmissão q dá uma “apimentada” nos ânimos do torcedor.

  40. 07/11/2008 - 12:22 Enviado por: andre

    O saldo no final e positivo.

    Acho que Felipe mesmo com um segundo lugar no campeonato coloca o Brasil no cenario novamente.

    Elegante, competente e sincero. Merece a nossa torcida. Ano que vem vamos buscar este titulo e ver Felipe massacrar Kimi novamante, como diz Reginaldo Leme em sua coluna. Tambem impecavel ao citar a mediocirdade da corrida de Hamilton. Hamilton que parecia time de footbal com a vantagem do empate na final e derepente toma um 3×1, 2×1 por jogar so na defesa.

    Um adendo. O titulo e nosso sim Flavio, ou melhor seria nosso, afinal foi pra torcida que Felipe andou ate a ponta do podio bateu a mao no peito e apontou. E o reconhecimento da necessidade de dar alegria a uma nacao que sofre com desemprego, corrupcao, chupins, e a necessidade do brasileiro de ter com o que se orgulhar perante um mundo qua ainda nos ve com inferioridade. Orgulho que Senna tambem entendia bem. Sem torcida nao tem Formula 1, nao tem Volei, nao tem Football. O titulo e nosso e eu teria o prazer de falar aqui onde moro que eu fui campeao neste.

    Palavras de meu instrutor ao entrar em minha classe nesta semana. “Gostaria de parabenizar os brasileiros pela vitoria no GP bo Brasil, foi a corrida mais incrivel que assisti na minha vida” . Incrivel e inseperado vindo de pessoas que nem sequer seguem a Formula 1 ou as vezes nem sabem em que continente o Brasil se encontrar.

    Perdemos um titulo. Ganhamos um campeao.

  41. 07/11/2008 - 12:30 Enviado por: Luciano Falkowski

    Entre sexta e domingo dormi 4.5hs. Sexta reunião com o pessoal (reunimos amigos de todo o Brasil), fomos dormir perto das 2, e 5 eu já estava em pé (mesmo o combinado tendo sido 6:30 na frente do hotel), para assistir ao quali. Nos acomodamos bem, na placa de 50m (reta oposta, na Geral).

    Após, hotel, dormimos 1h, e fomos à Granja. 29 karts no grid, atual campeão brasileiro correndo conosco (Johilton Filho, da Birel), Thiago Mendes (correu Copa Petrobrás de kart em 2004, e deu um pau no Bruno Senna de 2 tempos em Interlagos em 2005. Botou 0.5s no guri.) dentre outros bons pilotos (ex campeão paranaense de kart, contemporâneos de Vitor Meira de Brasília, etc), nos divertimos e fomos direto para a fila. 11:45 chegamos. Noite em claro. 6:30 abrem os portões, e entramos.

    Sol, chuva, vento. Conseguimos um bom lugar no autódromo, com boa vista da pista (aos organizadores: a arquibancada que colocaram em frente ao S do Senna é uma SACANAGEM!). Os problemas só passaram a ocorrer a partir das 11hs da manhã. Os bonitões que acordam tarde, tomam café no hotel, querem chegar e sentar nos melhores lugares, onde a turma vira a noite na fila pra conseguir. Obviamente que são escorraçados. Mas um belo policial teve a idéia de liberar o último degrau das arquibancadas, aquele que é exclusivo para a passagem. Conseguimos tirar os ‘brincalhões’ de lá, e nos acomodamos melhor. Após, várias discussões, mas felizmente a polícia é coerente e sabia quem realmente havia passado a noite na fila e quem havia chegado tarde e ainda queria sentar na janela…

    Em resumo: falta organização no setor G. Mudam as regras a qualquer momento (liberação do último degrau + escadas), prejudicam quem esteve lá a noite inteira. Ou os assentos numerados funcionam, ou vendam menos ingressos para esse setor, para evitar esse tipo de confusão.

    Ano que vem abro o bolso e vou para um setor mais caro. Onde posso dormir, chegar no autódromo as 8h da manhã e ter uma boa visão das pista.

  42. 07/11/2008 - 12:34 Enviado por: Marcos

    De uma forma geral o brasileiro não sabe torcer realmente, independente do esporte. Quando algum compatriota ganha, logo soltam fraser do tipo: “o brasileiro é um vencedor”. Já quando perdem, botam a culpa em alguém ou ridicularizam o esportista.

    Essa mentalidade de torcer apenas pelo vencedor deve ser alguma forma de compensar a baixa auto-estima de uma parte dos brasileiros, que no final de contas não passam de palhaços…

    E outra, boa parte da mídia devia parar com essa história de “brasileiro tem de torcer para os brasileiros”.

  43. 07/11/2008 - 12:50 Enviado por: Luiz Augusto

    Vou na mesma do Nelson !!! Lá no setor G, fim da reta oposta, havia a torcida pelo Massa, lógico !!! Qdo o Hamilton passava alguns parcos dedos médios se estendiam, nada de anormal !!! Mas após o fim da corrida, não vi ninguém ter surtos psicóticos e lançar toda categoria de impropéries ao Lewis ou ao Glock !! Vai ver que por estar cercado de pessoas que acompanham a F1, todos sabedores que Massa não perdera o título naquela curva, todos estavam “tranquilos” !!! Mas lá com a turma do “convite VIP” o Glock e o Hamilton devem ter sofrido, afinal de contas, essa turma deve ter aprendido que o cara do carrinho vermelho com capacete amarelo é o brasileiro e como um alemão idiota deixou o cara do carrinho prateado com capacete amarelo ganhar o campeonato ?!?!?!? Nada diferente dos compradores de remédio do Paddock da Stock Car !!!!! Vibram qdo o carro q tem escrito a mesma coisa da camiseta dele passa ……. quem tá lá dentro dirigindo ?!?!? Aí tá querendo demais !!!!!
    Voltando ao que interessa, toda essa emoção das últimas voltas só foi negativa pq acabou “ofuscando” a vitória do Massa !!!!
    Mas voltarei em 18/10/2009 para, quem sabe, vibrar com o primeiro título do Massa !!!!
    Abraço a todos

  44. 07/11/2008 - 12:56 Enviado por: Rodrigo Dutra

    Brasileiro tem por habito além de torcer por um dos lados ofender o outro, não é exclusividade da F1, ou de um adversário negro.

    Alguma vezes fui assistir umas partidas de volei aqui em Florianópolis, e a torcida simplesmente vaiava toda vez que o adversário ia fazer um saque. Isso que o povo daqui é conhecido como um povo educado…

    Acho lamentável, uma falta de espirito esportivo absurda. Macacos provavelmente mostrariam mais educação expostos a mesma situação

  45. 07/11/2008 - 13:11 Enviado por: Carlão

    Só agora pude perceber e entender os comentários e ataques infames ao Glock. Alguém e não sei como passou a informação/sensação de que o glock estivera na frente do Hamilton desde a largada, “entregando” a posição e dando o título ao inglês. Confusão? intencional ou não penso que o drama reside aí. Abraços.

  46. 07/11/2008 - 13:22 Enviado por: Alex

    tenho que concordar com todos, o coitado do Glock poderia ter saido de INterlagos como heroi, de Braços dados com o Vettel, mas infelizmente a chuva apertou justo naquele trechinho, e se Glock tivesse parado pra trocar pneu nem emoção teria, além da chuva, pneus pra pista seca será que ninguém lembra que aquele trecho da pista é em aclive.
    Massa fez o que tinha que fazer e se tronou um dos maiores pilotos brasileiros da história, ou alguém se lembra de algum outro piloto brasileiro que fez três poles seguidas no Brasil e ganhou as três, isso mesmo porque a de 2007, só deixou o Raikkonen passar pra ser campeão.
    abraço a todos.
    Flávio seu espaço é otimo, apesar de muitas vezes discordar de suas opiniões, mas é por isso que fica tão bom

  47. 07/11/2008 - 13:41 Enviado por: Alexandre Dumas R

    K.C.T. Rubinho conseguiu o que queria… prejudicar o Massa, pelo menos em relação ao Schumacher…

    Esse Rubinho nunca valeu PN, não sei como alguém defende!

  48. 07/11/2008 - 13:43 Enviado por: splashandgopenalty

    Tão absurdo e ridículo quanto acreditar ou só imaginar a possibilidade de “ajuda” por parte da Toyota para favorecer a MacLaren contra o Felipe é querer discutir ou debater isso.A situação é lógica e óbvia:Timo Glock não tinha condições de guiar seu carro com pneus de pista seca no molhado com pouca tração.O fato dele e do Vettel terem sido cruciais para as rápidas mudanças de situação na corrida foi mera coincidência,feliz para o Hamilton,infeliz para o Felipe.Simples assim.Isso,claro,não sou eu quem está falando,e sim os fatos que todo mundo viu em tempo real.Qualquer coisa q diferir disso é choro de perdedor inconformado.

  49. 07/11/2008 - 13:51 Enviado por: fe

    Flávio

    eu estive no setor G de Interlagos sábdo e domingo. Em nenhum momento eu vi a torcida usar xingamentos preconceitosos contra Hamilton.
    E posso afirmar, também, que não vi/ouvi falta de educação da torcida. Nada estranho em um ambiente predominatemente masculino. Homens, em geral, têm uma forma peculiar de exibir suas emoções. Vai dizer que você nunca presenciou o encontro de 2 amigos: muitas vezes um fala para o outro “e ai, seu viado, quanto tempo!”. Isso, naquele cenário, não é pejorativo nem quer dizer que o amigo seja homosexual.
    Ou você fala para o seu amigo: “oi querido! quanto tempo que eu não te vejo! que saudades!” - duvido.
    Seria muito estranho que a torcida não se inflamasse, e até utilizasse palavras de baixo calão - afinal, na torcia “de verdade” (não nos setores VIP) a torcida era majoritariamente masculina.
    Não vi gente correndo atrás do H, jogando coisas no atleta, ou utilizando de xingamentos francamente pejorativos e agressivos. Torcer cada uma torce para quem quer e como pode.
    Até concordo com você que, de repente, o Brasil ficou vermelho Ferrari e torcendo “desde crinacinha” para “o melhor piloto do mundo”, o Massa. Título nosso? bobagem ímpar (dos torcedores).

  50. 07/11/2008 - 14:04 Enviado por: Roberto Martinez

    Quanto ao autódromo, só elogios.
    Quanto ao comportamento de muitos (não todos , ainda bem), lamentável e vergonhoso.
    É duro, mas tenho que admitir que até nossos “hermanos” , com toda arrogância e prepotência peculiar que lhes são comuns, não fazem isso.

  51. 07/11/2008 - 14:05 Enviado por: Alexandre

    Flávio, o pessoal que frequenta o autódromo tem uma educação acima do nível do brasileiro médio, em função do preço do ingresso, e, quando de graça, ter sido dado pela influência da pessoa junto a algum patrocinador. Mas depois que o almofadinha sobe as arquibancadas, mais precisamente nos setores D e G, que já fui, os caras viram bestas ! Insultam todo mundo, mexem com as mulheres, não permitem que as pessoas se locomovam, um horror. O que falta ? Estrutura de evento ! O pessoal do GP do Brasil somente se preocupa com o Padock. O resto fica largado - não existem monitores nas arquibancadas, não existem orientadores, não existe estrutura de auxílio se alguém passar mal, a comida é cara e uma porcaria, os banheiros nem se fala. Como sempre, as autoridades públicas não dão a mínima pra forma que as pessoas estão sendo tratadas em eventos deste porte (vide os perrengues dos torcedores no Morumbi, Canindé, Palestra…).

    Abraços !

  52. 07/11/2008 - 14:05 Enviado por: Arthur

    O Autódromo de Interlagos estava lindo. Era de encher de orgulho olhar para aquela estrutura toda, com reformas e tudo mais, e saber que aquilo estava acontecedo no Brasil.

    MONOPÓLIO
    O ruim é o comercio monopolizado de bebidas dentro do autódromo. Pois você não pode entrar nem com um copo de água fechado. Foi surpresa ver centenas de bebidas como Gatorade, refrigerante e água mineral sendo jogados e desperdiçados antes de passar pela roleta.

    TRANSPORTE
    Nota 10 para o transporte até Interlagos, por meio do trêm. Tanto na ida quanto na volta, foi super rápido e tranqüilo.

    ORGANIZAÇÂO
    A abertura dos portões meia hora antes do previsto,às 6h30, ajudou a não se formar filas quilométricas. Muito bom.

  53. 07/11/2008 - 14:07 Enviado por: marcos andre rj

    PARA VER ESTA PROVA FOI UMA VERDADEIRA AVENTURA, FUI DE ULTIMA HORA E SEM INGRESSO E OS GENTIS CAMBISTAS ESTAVAM VENDENDO O SETOR G POR 1.000 ATÉ 1.200 OS OUTROS VARIAVAM ATÉ 2.500. ESPEREI ATÉ O ULTIMO MOMENTO MAS ELES PREFERIAM PERDER O INGRESSO DO QUE VENDER PELO MENOS AO PREÇO DE TABELA.

    FIQUEI CONVERSANDO COM UM PM NA ENTRADA DO SETOR D, PAPINHO FURADO …PARA NA VERDADE VER SE CONSEGUIA ENTRAR POR INTERMEDIO DELE ….E QUANDO FALTAVAM 10 MIN PARA A LARGADA VEIO UM CARINHA LÁ DE DENTRO (TORCEDOR) E ME CHAMOU DISSE Q UM AMIGO GANHOU UM VIP E PEDIU PARA ELE VENDER O INGRESSO, RESULTADO COMPREI POR 200,00 PRATAS . CORRI PARA A ARQUIBANCADA ME ACOMODEI E CAIU AQUELE PÉ D`AGUA. O RESTO TODO MUNDO JA SABE… ONDE EU ESTAVA A GALERA COMEMOROU MUITO E CONFRATERNIZOU OS SEGUNDOS EM QUE FOMOS CAMPEÕES MUNDIAS …TINHA GENTE CHORANDO , GENTE ESCANDO ALAMBRADO …FOMOS Á LOUCURA POR 30 SEGUNDOS.

    RECLAMAR…REALMENTE SÓ DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO…7,00 POR UM SANDUBA RUIM E 4,50 POR UMA LATINA DE REFRI SCHIN…HAJA MARGEM DE LUCRO…

    DO RESTO TUDO MUITO MUITO ORGANIZADO…O SERVIÇO DE TRANSPORTE EXCELENTE , MESMO EU TENDO CHEGADO POR GUARULHOS AS CONEXÕES DE ONIBUS FORMA PERFEITAS.

  54. 07/11/2008 - 14:16 Enviado por: Alexandre Armani

    Em geral, as torcidas são ignorantes, no calor do jogo (ou da corrida) falam qualquer bobagem, sem critérios e porque estão fortalecidas pelo grupo. A iniciativa pertence a poucos ignorantes e o resto, mais ignorante ainda, apenas imita o líder.
    Na minha opinião, que sou “viciado” nesse esporte, ambos mereciam ser campeões, mas o Massa merecia mais, a Ferrari é que falhou, e agora não adianta culpar o Glock, ou o cara do pirulito, é trabalhar o futuro para não repetir os erros do passado, como fizeram McLaren e Hamilton.
    O pior de tudo é ter que esperar até o final de março para assistir corrida de F1.

  55. 07/11/2008 - 14:18 Enviado por: Rodrigo Tossato

    Glock…quando ele vir para cá o ano que vem, tem que dar uma Glock para o Glock, ele fez o ímpossível em Interlagos e ainda reclamam…guiou pra cacete, foi carojaso de bancar o pneu para seco quando estava chvendo e no asfauto abrasivo de Interlagos…queriam mais o que???

  56. 07/11/2008 - 14:20 Enviado por: Rodney

    A mídia incentivou essa busca por vilões. O Odinei Edosn, no Grupo Bandeirantes de Rádio, que ficava perguntando “que que aconteceu com o Timo Glock?”. Até aí, tudo bem. Não satisfeito com as explicações de Cacá Bueno e do Luis Fernando Ramos, ele soltou um insinuante “merece investigação”. Investigação de quem, cara-pálida? Da FIA? Quem empunha microfones tem a responsabilidade de evitar esse tipo de clima.

    Taí o aúdio: http://www.goear.com/listen.php?v=6e29b31

  57. 07/11/2008 - 14:27 Enviado por: Hélio Carreira

    Realmente Flávio,

    É Coisa típica de quem não entende patavina de nada, como foi dito.
    E eu acho muito engraçado a frenesi desse povinho(os vips) , mexendo o gelo do Wisky com os dedos nas áreas vips do autódromo e filosofando sobre nada, hostilizar o piloto que quase ajudou e não atrapalhou.

    Abraços Flávio

  58. 07/11/2008 - 14:29 Enviado por: Hélio Carreira

    ” O Frenesi”
    Desculpem

  59. 07/11/2008 - 14:43 Enviado por: Márcio Queiroz de Sousa

    Boa tarde.

    Vou a f1 desde 1999 todos os anos sem faltar um,mas que somos tratados como lixo não podemos negar ,vendem mais ingressos do cabem no autodromo(setor a) para se pegar um lugar que de par assistir a corrida tem-se que pegar fila de madrugada pois nao exstem assentos numerados e olha que não é nenhum ingresso de futebol de r$20,00 e sim quase R$500,00 para os 3 dias a cerveja alé de quente custa R$4,00 a lata, e não é cerveja ,é nova schin.Este ano venderam um iogurte da vigor de 200ml por R$3,00 ,sou dono de um mercado e a mesma garrafa de iogurte vendo por R$0,79 sem ser em promoção preço normal mesmo,os banheiros quimicos não sei qual o dia que o colocam lá mas desde sexta feira fica parecendo um deposito de merda e mijo não limpam um dia sequer no domingo no fim da corrida e impossivel de usá-lo.

    Eu só nao sei porque ainda vou lá todo ano deve ser doença mesmo.

  60. 07/11/2008 - 14:46 Enviado por: Peixe Virtual

    Vixe, deu p ver as vaiaspela tv, na mesma hora comentei em casa q brasileiro nao sabe perder, sao tudo teleguiado pela globo/gaviao, q transforma uma competiçao esportiiva em questao de honra nacional.

    deu até vergonha.
    o q custa aplaudir um titulo merecido com civilidade.

  61. 07/11/2008 - 14:51 Enviado por: revelador.'.

    Esse ano foi show, a fila na A andou rápido, muito policiamento, sem trânsito pois os ônibus foram desviados….. a organização da prova em conjunto com CET e PM estão de parabéns!
    Nota zero para os atrasados que discutiram (com direito ao tradicional: você sabe com quem está falando seu guarda???) com a polícia por insistirem em sentar nas escadarias da arquibancada, coisa que os bombeiros não autorizaram de jeito algum por motivos de segurança; e nota 10 para a quantidade de quiosques de alimentação, onde raramente se formavam filas…..

  62. 07/11/2008 - 14:58 Enviado por: Acarloz

    Concordo !

    Massa amadureceu

    A torcida não amadureceu…

    Porém não somos os únicos, Hamilton foi xingado pelos espanhois, que assumiram uma posição racista e repugnante, fato que não se repetiu aqui, onde foi campeão em cima de um brasileiro.

    Estamos mais educados que os espanhois, ora.

    Abraços

  63. 07/11/2008 - 15:21 Enviado por: Pedro Migão

    Boa tarde a todos.

    O dono da Force India colocou os brigões para fora…

  64. 07/11/2008 - 15:22 Enviado por: Maurício Freitas

    Flávio,

    O blogueiro que fez o pedido para comentários sobre o autòdromo fui eu, no que me sinto honrado pela lembrança da idéia.

    O fato dos estrangeiros ficarem melindrados com as vaias, nada mais é do que o desconhecimento quanto à forma como os torcedores agem aqui no Brasil. Chegaram até a dizer que foi por racismo, o que é grossa bobagem. Alain Prost, Nigell Mansell, Balestre e muitos outros branquelos também foram vaiados. A seleção da Argentina então, nem se fala. Nélson Rodrigues dizia que “o Maracanã vaia até minuto de silêncio”. A vaia aqui no Brasil pode não ser bonita ou educada mas, admitamos, não tem nada de pessoal.

    Eu não costumo vaiar, mas não me impressiono com as vaias.

    Há algo relevante sobre a corrida de Fórmula 1 que não foi comentado em lugar nenhume que para mim foi uma das melhores novidades desta corrida: o acesso ao autódromo.

    Eu, como freqüentador habitual de Interlagos, sempre sofri nos dias de corrida de Fórmula 1. Os bolsões de estacionamento são distantes e se o torcedor chegava cedo demais, ainda não havia ônibus para ir até o autódromo, sendo obrigado a caminhar até lá e não pouco.

    Agora, este ano, veio o trem. Foi uma maravilha! Eu, por exemplo, vim de Sorocaba, deixei meu carro no estacionamento do Shopping Eldorado e peguei o trem na estação “Rebouças” atravessando a passarela sobre a Marginal Pinheiros. O trêm é excelente, novo, com ar-condicionado e som ambiente. A paisagem está surpreendentemente bonita, eu quase não acreditava no que via. Só o rio Pinheiros, totalmente negro a estraga.

    Chegando à estação Autódromo, basta descer, caminhar aproximadamente 600 metros e já está em Interlagos. E a volta também foi rápida.

    Freqüento Interlagos desde 1978 e esta foi a primeira vez que eu vi uma melhoria realmente significativa para o público.

    Creio que isto é algo relevante para ser divulgado, até porque facilita a ida do público ao autódromo em outras categorias, ajudando a popularizar o automobilismo. Tem muita gente que não vai até Interlagos porque é longe à beça e os estacionamentos nas redondezas em dias de corridas são uma verdadeira exploração. Hoje, basta pegar o trem e o metrô e chegar até lá com conforto e rapidez.

    Na próxima corrida que eu for, a de Superclassic, não irei de trem, mas de carro, com meu Santana 1987, placas 6969, que é para engrossar a torcida do seu Lada #69.

  65. 07/11/2008 - 15:23 Enviado por: Jobson

    Excelente Flávio Gomes, e em momento nenhum Felipe Massa declarou que foi roubado, injustiçado ou coisa do tipo. Diferente de seus pseudos-torcedores.
    Como você falou Gomes:

    “Era como se Glock tivesse arrancado dessas pessoas, e não de Felipe, o título mundial. “Esse alemão filho da puta não deixou a gente ser campeão”, foi frase que também ouvi. “A gente” quem, cara-pálida?”

    E aqui frases de Felipe Massa:

    “As coisas mudaram totalmente a nosso favor no fim da corrida. E logo depois mudaram totalmente de novo, contra nós. Infelizmente, essas coisas acontecem.”

    “Isso é o esporte, faz parte do esporte. Mas a gente tem de ser orgulhoso e comemorar o que a gente fez hoje.”

    “Vencer a corrida e o campeonato de construtores tem de nos deixar orgulhosos. Quem sabe no futuro as coisas aconteçam de outro jeito, a nosso favor.”

    “Sei como vencer, sei como perder, é um dia a mais na minha vida. É assim que as coisas acontecem.”

  66. 07/11/2008 - 15:49 Enviado por: Alexandre Santiago

    Infelizmente o que aconteceu em Interlagos nada mais é do que o comportamento normal dos conterrâneos por aqui.
    Este é o mesmo povo que baixa música de graça na internet, que compra software pirata, filmes piratas, sonega imposto, que não sabe pedir licença e tão pouco dizer obrigado ou desculpe.
    Não é o dinheiro que traz educação e sim a criação.
    Conheço muitos pobres que sabem se portar como pessoas direitos.
    Nosso país não tem civilidade e aqui vivemos todos cada um para si. Taí o trânsito que não me deixa mentir, com todo mundo passando em cima de todo mundo e dane-se quem está do lado.
    São os mesmos que reclamam que os políticos são corruptos e depois pagam uma ‘cervejinha’ para se livrar de uma multa.
    Que fazem gato da internet do vizinho e por ai vai.
    Povinho que se acha que tem todos os direitos do mundo, mas não tem um pingo de dever.
    Esse é o país que vivemos, aonde é cada um para si e Deus… para si também.

    Todo mundo deveria ter uma oportunidade de conhecer um lugar no mundo aonde existe respeito e civilidade, para ver o quanto nosso país é mal educado e egoísta.

    Fiquei com vergonha de ser brasileiro domingo em Interlagos. E detalhe, quem viu a corrida pela ITV, sabe, tal falta de educação foi mostrada à todo mundo.

    Brasil, um país de tolos.

  67. 07/11/2008 - 15:54 Enviado por: Danilo

    Flávio:

    como dito por Mandrake, essa catimba faz parte de nossa cultura, pode não ser da maioria de nós, mais é da maioria do povo(ão). No prgrama limite de terça feira passada você disso algo parecido como “catimbar assim em estádio tudo bem” não me recordo, mas, a maioria dos que foram lá, tem essa “cultura” da catimba por causa do futebol também. É essa catimba que dá um “gás” extra pro piloto da casa. Não sei se isso aconteceria só num G.P do Brasil, mais creio eu que aconteceria em qualquer país Sul-Americano. Mais uma coisa eu concordo plenamente, não aplaudir o Hamilton é muito baixo, me supreendeu ninguém ter feito alguma “brincadeira” ou “piada” racista.

    Um Abraçovsk!

  68. 07/11/2008 - 15:54 Enviado por: edu

    excelente coluna. mais uma.
    gosto de sua imparcialidade, sem perder a brasilidade e o bom senso.

  69. 07/11/2008 - 15:55 Enviado por: Eduardo Buchholz

    Flávio, penso que os que estão fazendo munto carnaval sobre o ocorrido durante o fim de semana do GP.

    Torcida: Não é a primeira vez que vou e não é a primeira vez que vejo a torcida escolher alguém para pegar no pé. Esse ano, obviamente foi o Hamilton (ano passado até faixas com “chupa Alonso” estavam em Interlagos). Durante o fim de semana eu dei vaia (como se ele tivesse escutado), xinguei (como se tivesse ouvido), mostrei meu dedo médio (como se tivesse visto) e, por algum momento, todo mundo que lá estva cavou uma vaguinha no inferno ao falar “nego safado” ou “nego fdp”. Porém em nenhum momento isso foi algo pessoal com o grande piloto e, merecidamente, campeão Lewis Hamilton, isso tudo foi coisa “do jogo” tanto que não escutei vaias ao piloto após a corrida e sim aplausos, como eu também fiz. Não vi mas fiquei sabendo sobre o que aconteceu com humoristas e o Hamilton, acho que jogar um gato preto é uma grande palhaçada (lado negativo da palavra) assim como foram ridiculas as faixas de “Bate nele Rubinho”, mas nada disso foi algo preconceituoso e sim uma tentativa de secar ou tirar a concentração do inglês.

    O que deve falar é que os amantes da velocidade fizeram o mesmo que eu, ou quase tudo, mas demos parabéns ao campeão. Os galvinistas (arroz de festa que estavam lá por que um brasileiro disputava o título, mas sequer sabia quantos pontos tinha o felipe ou quantas vitórias teve o mesmo durante a temporada e também nem sabiam o motivo que levou o Hamilton ao sexto lugar) de plantão que vaiaram o inglês após a corrida ou que xingaram o bom piloto Timo Glock. Vale lembrar que, geralmente, os que ficam no puxadinho de Interlagos (muito bonito) são galvinistas e estão pouco ligando ao que significa a F1 para todos os outros, essa classe de “torcedor” também estava presente em outros setores, mas nos mais populares eles não se criaram.

    Estrutura: Passo um ano inteiro para ir ao GP, pago caro pra sair de Fortaleza e também não me importo de ter que ir na madrugada ao circuto (3:30 estava lá nesse ano), acho até isso isso faz parte do clima que tem o fim de semana, porém, como já falaram anteriormente, as lanchonetes são péssimas e caras, e outra ponto negativo é o fato de sexta feira, dia que faz parte da agenda do grande prêmio, não tem o sistema de transporte, esse ano tive que andar mais de um quilometro subindo uma grande ladeira até chegar ao Setor A saindo da estação autodromo. Quanto ao resto eu dou meus parabéns, somos bem tratados.

    POR FAVOR, COLOQUEM TRANSPORTE OFICIAL NA SEXTA FEIRA!

  70. 07/11/2008 - 16:23 Enviado por: Fábio Dalri

    Excelente coluna FG!

    Abraço!

  71. 07/11/2008 - 16:24 Enviado por: Rafael Morales

    Caro Flavio,

    vou ao GP Brasil desde 1990, adoro automobilismo e não vi nenhuma atitude deselegante em relação à Lewis Hamilton na arquibancada G. Torcemos contra ele, pois afinal queriamos a vitória de Massa. Lewis, inclusive, foi aplaudido por alguns, talvez até a maioria, quando seu carro passou em frente a arquibancada. Xingar o Glock é pura burrice e estupidez vitaminada pelo ufanismo global. Acho que isso deve ficar muito claro, de onde estive, não houve nada de desrespeitoso em relaçao a nenhum dos pilotos. Se houve não foi na arquibancada G.

  72. 07/11/2008 - 16:32 Enviado por: Bugre

    É a nona vez que vou no setor G e a coisa não muda. As lanchonetes aproveitam para fazer o lucro do ano em 3 dias de festa, já que nós, paspalhos, temos que passar 10 horas dentro do autódromo. R$10,00 por um cheseburguersinho ridículo é pior do que tomar um tapa na cara. R$4,00 por uma Schin-Cola? Eu tomei água do carro-pipa, pois me recusei a tomar uma porcaria dessas por esse preço. Sem falar da cerveja. Se fosse Skol ou Brahma eu até tomaria por R$4,00 a lata. São atitudes de abutres como estes empresários que estragam a coisa. Tenho certeza de que se o lanche custasse R$5,00 ninguém se preocuparia em levar na mochila um pacote de pão com presunto e queijo.

    Acontece a mesma coisa nos aeroportos do Brasil. Empresários acham que quem viaja de avião merece pagar muito mais pelas coisas. Aí a Casa do Pão de Queijo cobra R$7,00 por um salgado que no shopping custa R$3,00. Como brasileiro odeia argentino, vou contar só pra provocar: no aeroporto de Buenos Aires, eu almocei um filé a parmegiana caprichado, com refri gratis e paguei R$12,00.

    Outro problema recorrente no GP é a falta de lugares marcados. O descaso dos organizadores de eventos no Brasil é vergonhoso. A lei existe, mas cumprir…. O torcedor deveria ter a possibilidade de escolher o lugar como num teatro e assim não precisar dormir na fila para pegar um lugar bom. Acabaria também com a chateação dos caras que chegam em cima da hora e querem sentar no seu lugar, lá no topo da arquibancada. É difícil? Acho que é incompetência.

    Este ano o policiamento foi ridículo também. Normalmente a tropa de choque trabalha no domingo, justamente para evitar as brigas causadas pelo povo que chega as 14h e quer sentar junto com o pessoal que dormiu na fila. Mas este ano estavam lá os alunos da Academia do Barro Branco, que as 12h do domingo abandonaram as arquibancadas pois não tinham mais condições de controlar o povo. Deixaram para nós mesmo resolvermos o problema.

    Outra coisa que deveria ter era um placar tipo o de Indianápolis, para a gente acompanhar as posições da corrida e do treino. Tenho certeza que não custa muito. Qualquer time de futebol meia boca tem placar eletrônico em seu estádio.

    Poderiam proibir de cantar o hino tembém. Ou ao menos colocar o som no autodromo na hora certa. Eu ouví o hino dos EUA inteirinho na premiação do americano da F-BMW, alto e claro. Mas só peguei a metade final da coisa hedionda que a Fafá fez com nosso hino.

  73. 07/11/2008 - 16:35 Enviado por: Kleber

    Concordo com o amigo Rodrigo Lamonato. Serviço de alimentação realmente deixou a desejar. É a primeira vez que vou ao autódromo, já esperava preços abusivos mas nem tanto.

    Outra coisa.. pra quem foi ao setor G, porque apenas uma rampa de acesso dá catraca à arquibancada? Será que não tem como montar pelo menos mais uma, na saída foi um empurra empurra tremendo. No sábado fiquei 2h na fila para retirar o ingresso na bilheteria, porque não mandam os benditos ingressos pelo correio e cobram a carteirinha de estudante na catraca??
    De resto tudo muito bom, autódromo limpo, bonito, e é uma pena mesmo que os “vips” que estão c&@*$^&@ndo para a F1 vão lá apenas para aparecer na emissora galáctica, tenham cadeirinhas, e sombrinha e aguinha e todos os inhas possíveis, enquanto o “gado” que gosta de F1 paga 400mangos para ir para a arquibancada tem que gastar mais uns 15 reais para comer um pão com carne de microondas e tomar um copo de agua.

    Sobre a corrida, sem comentários tudo muito bom… principalmente o final, infelizmente não deu pro Massa esse ano, mas pelo menos a decisão foi justa, honesta e na pista e não no tapetão.

  74. 07/11/2008 - 16:44 Enviado por: Johedy Kuczkowski

    Boa tarde Flavio

    Me diz uma coisa?
    quem vai pra ver F1, numa porra de ala VIP, sabe alguma coisa de corridas? Sabe nada meu querido, sabe apenas esbanjar os outros. pensam que são os bam bam bans da festa. coitados.
    xingaram um coitado, que nao teve culpa nenhuma….dai dizem que é tradicao de brasileiro, achar culpados….dizem que é tradiçao esse xingamento de torcedores….Isso é tradiçao para pessoas idiotas, que pensam que sao os melhores, coisa de gente ignorante, gente sem educaçao……
    coloquem na cabeça, o Massa perdeu o campeonato nas duas primeira provas q nao pontuou, no motor que explodiu, na mangueira voadora, quando nao colocaram combustivel, quando ele pensou que andava na chuva e nao teve capacidade de pedir prar trocarem os pneus, e mais alguns percalsos que nao quero lembrar…….
    pessoal…quem vive de passado é museu

  75. 07/11/2008 - 17:01 Enviado por: HC

    Eu estive em interlagos pela primeira vez na vida neste domingo.

    Achei a comida cara, como já foi comentado.

    Mas o problema principal está na disputa por um lugar na arquibancada.
    É desumano obrigar as pessoas a passarem a noite anterior em pé numa calçada para conseguir um lugar decente.
    E aí, o pessoal q chega “em cima da hora” pára nas escadas e a convivência se torna mais complicada ainda.

    Ocorre superlotação?
    Se sim, é um problema grave.
    Se não, é mais fácil de resolver.

    Eu fiquei no setor A.

    O setor é grande demais.
    Se a arquibancada fosse mais dividida, em pedaços pequenos, e o ingresso valesse para cada pedaço, com separação do preço de acordo com a posição no circuito, resolveria o problema.

    OU

    Se existisse uma fiscalização séria e forte sobre numeração do ingresso e colocação de cada pessoa no seu lugar numerado, também resolveria o problema.

    Aí estão duas formas de resolver a questão.
    Só precisa de competência e vontade.

  76. 07/11/2008 - 17:19 Enviado por: Paulo

    Odeio quando sou obrigado a concordar integralmente com o FG… :(

  77. 07/11/2008 - 17:32 Enviado por: Samuel Lincoln M Barrocas

    Flávio, eu concordo plenamente com o que você postou nesta coluna.

    Também fiquei muito p*** da vida com Glock, mas depois vi que não havia razão para isso, porque ele não foi culpado de nada.

    Eu também não dei valor às agressões à equipe Toyota e a Glock, mas o que eu mais reprovei foram as vaias da torcida a Lewis Hamilton, um cara que sempre se referiu aos brasileiros com muita simpatia e elegância, inclusive quando afirma que o seu maior ídolo é Senna.

    Felipe também está de parabéns, pela grande temporada (6 vitórias) e pela atitude depois da corrida. Na verdade, ele e Hamilton estão de parabéns.

    Abraços

    Samuel

  78. 07/11/2008 - 17:33 Enviado por: Telson

    uma coluna sobre o Glock? assunto morto!

  79. 07/11/2008 - 17:35 Enviado por: Vinicius SS

    Desculpa pessoal, mas querer que o pessoal presente ao autodromo enteda imediatamente o que se passou quando mesmo aqueles que viram pela tv (logo, viram melhor) ficaram sem entender, é um pouco demais não?
    Concordo que daí partir pra agressão verbal é descabido, mas dizer “O pessoal não entendeu que o glock nos deu esperança” já é abusar da paciência alheia pois até o Flávio levou um tempo fazendo as contas e a gente outro tempo lendo e analisando.
    Aos santinhos de plantão, vão catar coquinho… Eu morri de raiva do glock na hora… Dúvida que todos os outros levaram na esportiva.

  80. 07/11/2008 - 17:40 Enviado por: JOSE

    Estive em Jacarepaguá de 1985 a 1989.
    preço dos ingressos +- U$ 100

    Em Interlagos de 1990 a 2002.
    preço dos ingressos +- U$ 200

    1) Não tem comparação, Interlagos com Jacarepaguá….sem comentários, mas o preço dobrou…
    2) Sempre fui no Setor A e a cada ano chegando mais cedo, acho que na ultima vez, em 2002, pegamos a fila as 23:00hs do sábado. Tem gente que acampa logo que acabam os treinos de sábado… Parei por causa disso. Não tenho mais idade pra virar uma noite na fila e mais uma manha inteira.
    Ano passado, numeraram os lugares, mas ninguém respeita…é uma vergonha …
    Quem reinvidica o lugar, ouve um ” ACORDA CEDO!!! “.

    Entendo que o estatuto do torcedor não está sendo respeitado !!!

    QUANDO É QUE ALGÚEM VAI TOMAR UMA PROVIDENCIA

  81. 07/11/2008 - 18:15 Enviado por: Augusto Dufloth

    Compareci ao autódromo por 17 anos. Tenho que afirmar que a infra-estrutura do josé carlos pace melhorou MUITO nos últimos anos. Claro que ainda tem empecilhos da exploração alimentícia, mas isso é algo que temos esperança que isso mude um dia.

    Quanto ao pessoal da Interpro, tenho um carinho especial por eles, por terem proporcionado alguns momentos mágicos.

    No mais, FG já disse tudo sobre o desrespeito da torcida perante o campeão.

  82. 07/11/2008 - 18:41 Enviado por: Érico Calixto

    Off-topic: Parabéns pelos recordes de audiência alcançados pelo site. É justo para um site bem trabalhado e confiável sediado no Brasil, ou seja, muito longe do centro europeu e da esmagadora maioria dos GPs e eventos automotivos importantes disputados durante o ano.

    No fim da matéria há um comentário sobre o crescimento da audiência no ano que vem com mudanças a serem adotadas no site. Aproveito o gancho para deixar uma sugestão de mudança: Criar um Ranking GP a partir de notas dadas pelos internautas. Cada visitante cadastrado poderia deixar dar suas notas, de zero a dez e com uma nota “não se aplica”, esta para ser dada a pilotos tão azarados na corrida que nem mesmo poderiam receber qualquer nota, como na ocasiões e que alguém é eliminado na primeira curva por culpa de cagadas dos outros. E também seria bom se houvesse como comentar as notícias, mas isso já é outra sugestão.

    É isso.

  83. 07/11/2008 - 18:56 Enviado por: Bruno Panhoca

    Se é para ter um culpado, que seja o safety car. Se ele tivesse dado uma volta a menos no inicio da prova, quando a chuva apertou no final, Glock ja teria cruzado a linha, com Hamilton em 6º.

  84. 07/11/2008 - 19:15 Enviado por:

    Que saudades dos Chess Alfonso e hamburger do tempo da Arca!

  85. 07/11/2008 - 19:16 Enviado por: Arthur

    Flávio, suas observações foram oportunas e sensatas. Porém, acho que faltou falar que esse comportamento, execrável, é insuflado pela forma como a Rede Globo enfrenta coberturas esportivas, tentando nos convencer a todos de que a vitória não é do piloto, mas dos brasileiros.

  86. 07/11/2008 - 20:10 Enviado por: Mirtes

    Sobre as vaias

    Para aqueles que acham que isso e tipicamente brasileiro, para aqueles que estao morrendo de vergonha de ser brasileiro, para aqueles que usam esse tipo de episodio como desculpa para falar mal de brasileiros em geral (e do Brasil):

    Venham ver corrida ou futebol na Europa, nas mesmas circunstancias, e verao como nao existe essa bobagem de 1. mundo coisissima nenhuma. Torcedor e tudo igual em qualquer parte do mundo.

    Aos admiradores da superioridade europeia *a-ham* venham ver um jogo de futebol com hooligans na tribuna; experimentem ir a Italia ou a Espanha. Ah, nao esquecam que certos orgaos de imprensa aqui sao tao “marrons” e ufanistas quanto alguns no Brasil.

    Esse comportamento nao e louvavel, porem nao e o fim do mundo e muito menos exclusivo de brasileiros!

    Sobre precos

    Terei que desembolsar 219 euros ate 31 de dezembro deste ano para Nürburgring ano que vem, para os tres dias, e isso porque sou membro do ADAC (Allgemeine Deutsche Automobil Club), quaisquer outros gastos sao adicionais. As instalacoes e organizacao sao excelentes, entretanto nao acho isso uma bagatela, nao! F1 e cara mesmo, infelizmente…

  87. 07/11/2008 - 20:28 Enviado por: Bruno

    Prezado Flávio, este ano foi o 8 ano que visito o autódromo. tenho 25 anos, e frequentei com meu pai em 1993, 1994. Depois da morte do Ayrton, meu pai se encheu o saco e não quis mais ir. Comecei a trabalhar, e logo estava de volta as corridas. Vale salientar que sempre fiquei no setor no final da reta dos boxes (M). A partir de 2003 tenho ficado no setor D . Minhas ponderações são as seguintes: excelente local para ver a corrida, além disso o sistema que a FIA ‘(ou sei lá quem ) implementou é espetacular, aquela tevezinha com os tempos, cameras dos boxes, pilotos etc, todas as informações possiveis tinha naquele negócio. (preço R$ 230,00 sabado e domingo) O único problema era a falta de infraestrutura para um almoço ou até mesmo um lanche rápido. sanduíches prontos, ruins, e caros. Acredito que o ponto a melhorar seria este. de resto estava excelente, a torcida numa animação só, tinha ingleses, franceses, alemaes, italianos frenéticos, tinha até 3 bancários da Martinica, pode acreditar. Não reparei, em nenhum momento ofensas racistas a quem quer que seja. Muito Bom. Parabéns pela cobertura. Abraço Bruno

  88. 07/11/2008 - 21:08 Enviado por: Junior.

    Curva de baixa sem pressão aerodinamica para ajudar náo tinha como segurar. Mas o anjo da guarda do Lewis foi o cara de azul que insistiu para que ele colocasse o volante no carro no patio fechado apos a corrida.O cara parecia brasileiro pois se comunicou atraves de sinais.Talvez seria um motivo para desclaficassão como disse o Galvão Bueno “ele tem que colocar o volante de volta o regulamento obriga.”

  89. 07/11/2008 - 21:39 Enviado por: Roberto Zuquim-SC

    Quanto ao “molhou, enxuga”, paciência, caldo de galinha e Minas Gerais são recomendados.
    Bom fim de semana!

  90. 07/11/2008 - 22:03 Enviado por: ANTONIO JUNIOR

    Povo educado:

    Alemanha extremamente educada, especialmente com judeus..
    Americanos…idem com os japoneses…
    Ingleses e sua guerra santa…
    e etc…
    Brasil…ah! a gente aprende

  91. 07/11/2008 - 22:19 Enviado por: Adriano

    Mas que frescurinha é essa hein FG, ora, os ingleses vão a um jog ode futebol na Bélgica e matam mais de 100 pessoas, são impedidos de ingressar em diversos países e tu acha tudo normalzinho. Aí, só porque o pessoal dá uma desabafada, chama um alemão de vendido e tal, você vem tomar as dores, autódromos e estádios são territórios livres para serem frequentadods por pesssoas para torcerem, revelarem emoções e tudo o mais. Quanto ao gato preto, aquilo é só uma brincadeirinha, você sabe muito bem disso, no momento de humilhar o Barrichello aqui no Brasil você achou super engraçado. Quer saber, europeu tá pouxo se lixando pra o que nós pensamos, aquilo foi uma certo entre a Toyota e a Maclaren, vai impedir as pessoas de dizerem isso é? ora, foi uma moleza, o car aencostou o carro e deixou todo mundo passar e temos que dizer que ele é muito gente boa. Isso já aconteceu antes com a própria Maclaren e a Williams, naquela vez você ia reprovar porque foi pra barrar o Schumacher, lembra aquela corrida que o Schumi bateu de propósito no Villeneuve mas o canadense acabou campeão? pois é, aconteceu o combinemos tanto que no fim o cara abriu pro outro ganhar a corrida. Olha, você está super feliz, torcia claramente pelo Hamilton, parabéns pra você, mas dá um desconto, deixa o povo em paz, deixa o povo extravasar, dizer o que pensa, o que sofre. Já pensou se a polícia inglesa tivesse dado o direito ao Jean Charles de dizer quem ele era sem dar 10 tiros na cabeça dele antes? inglês é muuuitoo bonzinho!

  92. 07/11/2008 - 22:25 Enviado por: Badoer

    Gomes, vou reforçar o coro dos lugares ‘erradamente’ marcados.

    Fui em 2007 e um dos motivos de não ter ido esse ano foi essa chateação.
    A maioria das arquibancadas é grande, permitindo vários angulos de visão. Se o torcedor não pode escolher o lugar no momento da compra, não é justo chegar na hora e aceitar o que a ’sorte’ o reservou. Ainda mais quando estamos em grupos grandes, onde a graça é ficar todos juntos.

    Srs organizadores, não me venham com o papo de que “Deve prevalecer o bom senso”. Se o lugar for bom, vai ter encrenca. Como infelizmente presenciei.

    A solução é muito simples: Espalhar placas na entrada de cada setor (bilingues, pros gringos também entenderem) dizendo: ” QUERIDOS TORCEDORES, BEM VINDOS ! A NUMERAÇÃO DOS LUGARES É LIVRE, ESCOLHAM A QUE MAIS GOSTAREM E DIVIRTAM-SE ! (…E TRAGAM MAIS AMIGOS NO ANO QUE VEM !) ”

    só isso !
    abraço

  93. 07/11/2008 - 22:39 Enviado por: Danilo Martiniano

    Estive no Setor A e a emoção foi muito grande!! Estava felicíssimo com a kangaroo em mãos, já estávamos pulando e gritando, já tinha rasgado a capa de chuva (pior que logo após a corrida tomei o maior banho de chuva da minha vida, e olhe que fui direto para garulhos, molhado dos pés à cabeça) quando vi hamilton passando glock… não deu para segurar a decepção. Massa dominou, venceu a corrida e foi extremamente competente e esportivo, contudo no final ficamos com um gosto amargo na boca…

    O negócio é esperar para o ano que vem. Torço para que Massa faça uma boa temporada.

    Até mais.

  94. 07/11/2008 - 23:21 Enviado por: Kyna

    Falou muito bem, Flavio. Depois reclamam que o país é de 3º mundo, mas tambem, com algumas “cabeças” que se tem, não tem como melhorar.

    Sobrou p/ o Glock, o cara perdeu tração ou coisa do tipo, so isso. Se querem desconfiar de marmelada, que falem com a STR, esta tem motor Ferrari e não apertou mais o Massa por conta de um contrato de motores…

  95. 07/11/2008 - 23:47 Enviado por: Tiago S.

    só pra não passar em branco que li na net, hoje dia 7 completam exatamente 15 anos da última vitória do Senna, corrida que também marcou a despedida das pistas do Prost. Notícia que me encheu os olhos quando li, logo não podia deixar passar em branco.
    Abraço

  96. 07/11/2008 - 23:53 Enviado por: Wanderley

    Flavio, muita coisa já foi dita aí em cima. Frequento Interlagos desde 77 e gente vai na F1 por teimosia mesmo. Também já estive em Silverstone e as únicas coisas boas são a alimentação e os lugares marcados.
    Agora sobre a torcida, pelo menos no setor A, não tem o que reclamar. Ninguém citou, mas estava perto da “tribuna” da marca de whiskey que patrocina a Mc Laren e durante o hino nacional o “dj da festa” ficou falando bem alto, em inglês, e uma banda de gaitas de fole ficou tocando. Total falta de respeito deles, isto sim.

  97. 08/11/2008 - 01:15 Enviado por: A.C. Junior

    Sugiro aos amigos que defendem o pobre do Glock que assistam um vídeo de qualquer prova da Copa Fusca ou da Spyder disputada em Interlagos (qualquer um, mesmo) e ver o que acontece quando se disputa a posição na curva da junção. Até mesmo o piloto mais grosso sabe o que fazer para não entregar de bandeja a posição: é só fazer a curva sem tomada, ficando à esquerda. Se o bonitão tentar passar por fora, dá para fazer duas coisas: ir freando junto até quase parar o carro (e depois os dois aceleram junto e aí é dificil passar pois os dois estão com a mesma aderência) ou então basta fazer a curva por dentro e “espanar” o atrevido para fora e seguir em frente. Se o Glock tivesse feito isso, não teria passado por otário e o Hamilton estaria até agora tentando sair lá de “baixo” (para quem não sabe, ali tem um mega desnível). O Glock virou 1:44 de Fórmula 1, os caras da Speed viram 2:25 na chuva, com pneus lixados de Kombi (GPS3) - e com um carro que não passa de 160 km na reta e no seco vira 2:08 !! Ou seja, quase um minuto a mais do que o Fórmula 1. Ora, faz favor…defender o cara (Glock) é que nem defender batom na cueca, seja lá o estado dos pneus. O fato é que Interlagos não é para qualquer um. E o Hamilton que o diga. Tem muito truque nas nossas curvas…, mas poucos sabem disso. E quem acha que sabe, vira alto, muito alto. Para concluir: todos tomaram um passeio do Massa. E vão continuar tomando e fritando pneus (vide Hamilton esse ano e o próprio Schumi no ano passado (esse pelo menos se redimiu e passou o Raikonnen em bela ultrapassagem no S do Senna. Em compensação, o grande campeão cansou de errar no Laranjinha. Sou Massa e não abro, o moleque acelera!!! Aguardem 2009. O massacre vai continuar…para calar a boca do Ron Dennis que já está dizendo que o Hamilton vai ultrapassar o Schumacher. Quem viver verá. Pelo menos é a minha opinião.

  98. 08/11/2008 - 07:54 Enviado por: Bugre

    Esqueci de citar uma coisa muito boa. O acesso ao autodromo por ônibus expresso da CET. Muito bom, veículos novos e preço justo (R$15,00 ida e volta para a estação de metrô Jabaquara).

  99. 08/11/2008 - 09:39 Enviado por: Adilson

    Falou bonito, FG !

    Esse é o mesmo povo que pregra cultura e moralidade, mas ultrapassa pela direita, se acha “o esperto” quando consegue ver o radar e não tomar uma multa, apesar de estar muito acima da velocidade; não perde um capítulo do BBB, não lê nem 1 livro durante o ano, acha que a Globo é a dona da verdade, acha o máximo ganhar uns trocados burlando a Receita Federal inventando recibos falsos… A lista é grande, vou parando por aqui.

    Ao invés de meter o pau em países da Europa que tem mais do que 500 anos de história, deveriam aprender com eles. Não são o que são à toa, educação é a base de (quase) tudo.

    Abraços.

  100. 08/11/2008 - 09:45 Enviado por: Adilson

    apenas um adendo ao comentário do ANTONIO JUNIOR

    quem será que aprende com quem ? Basta dar uma olhadinha no que o Brasil fez na Guerra do Paraguai (184-1870) , bem antes de Alemães e Americanos….

    Sugiro uma pesquisa e reflexão. Abraço.

  101. 08/11/2008 - 13:35 Enviado por: ANTONIO JUNIOR

    É verdade Adilson… mas nessa época ainda éramos uma mistura de tudo que não presta dos europeus…
    estamos melhorando…ainda temos Floresta e água…Ah! até eles resolverem acabar com isso também…
    E quem sabe aprendemos automobilismo também…talvez até gostemos de algo melhor que corrida de “estoque” e DKW…piada gostar disso

  102. 08/11/2008 - 14:22 Enviado por: JBCarneiro

    O pior torcedor do brasileiro é um piloto de Formula 1. Duvidei quando lí pela primeira vez mas, agora, depois de tantas confirmações, realmente performance do Rubinho na festa da Ferrari foi péssima. O empresário de Schumacher só estranhou Massa ter entrado no bote furado do Barrichello. O próprio Schumi diz que perdoa felipe e atribui o fato a muita bebida alcoólica. Ros Brown deve ter dito: “mais uma vez o Barrichello chutou o paú da barraca”. Difícil conseguir vaga para o ano que vem…

  103. 08/11/2008 - 17:44 Enviado por: Josaurelio

    Vc disse na coluna do Grande Premio que ‘no Brasil sempre tem que ter um cilpado’. Não é extamente assim. Sempre tem que ter um culpado e NUNCA SOMOS NOS.

  104. 08/11/2008 - 21:39 Enviado por: Side Show Bob

    Acho ótima essa teoria da conspiração envolvendo Glock-Hamilton-Toyota-Mercedes.

    Lembra até aquela que a Seleção Brasileira de Futebol teria entregue o jogo para a Seleção Gaulesa na Copa da França, e ainda por ordem da Nike, que curiosamente era patrocinadora da Seleção Tapúia.

    Parece que os Brasileiros não assistem ou apreciam Fórmula 1, apreciam um esporte onde um representante da Banânia possa emprestar sua vitória ao resto do povinho.

    Aquele velho sintoma de falta de caráter: “nós ganhamos, fulano perdeu.”

  105. 09/11/2008 - 03:05 Enviado por: Lionel

    Primeiro deixa Eu elogiar os comentários de Rodrigo T.Lamonato,Mandrake,Fabio Mantovani,Badoer…segundo o Flavio pediu para dar comentários e esses foram divididos em duas partes chingamentos aos pilotos e melhorias do Autódromo…quanto à chingamentos gostei de vêr que Hamilton não foi chingado…vaiar acho tudo bem….inclusive foi aplaudido quando ganhou….quanto a melhorias …FALTA MUITO disseram que gastaram 20 milhões acontece que nos Estados Unidos fizeram um belíssimo autodromo com 10 milhôes…porisso obrigado ao Gomes por colocar em pauta…Êles a turma do prefeito Kibe …Olha se vão fazer é outra estória…só gostaria que ficasse registrado que quem vai na Corrida é tudo classe média alta …e esse pessoal VOTA ….E COBRA …ATÉ GALVÃO BUENO COMENTOU ESTÁ NA HORA DE AMPLIAR O AUTODROMO….sugestões :comprar todas favelas em volta …fazer arquibancadas dessentes com banheiros dessentes….estacionamentos baratos…tudo isso dá PARA FAZER COM 20 milhões e SOBRA DINHEIRO….só queria que os donos do NOSSO DINHEIRO soubessem quem NÓS sabemos ……um abraço à todos Lionel

  106. 09/11/2008 - 10:25 Enviado por: Cristiano Seixas

    Flavinho os fatos não mentem jamais:
    1) Para os que acreditam em teoria da conspiração, vale lembrar que em Monza Hamilton quase tirou Glock da pista em uma manobra bem desleal, então porque o alemão da Toyota haveria de entregar o ouro bem na hora deicisiva em Interlagos ???
    2) Vettel só conseguiu ultrapassar Hamilton na Junção porque este fora atrapalhado por Kubica que era… retardatário !!! Já imaginaram se ele vai para cima do Massa naquela condição, acredito que nosso narrador teria reclamado a bessa !!!
    3) Realmente não é nada legal o pessoal do paddock, ou como prefiro classificar “os fresquinhos” que ganham convites para ir ao GP mas não entendem bulhufas de F1 terem proferido palavras não muito simpáticas a Glock e a Hamilton, mas lembro que no começo do ano em Barcelona alguns imbecis também encheram o saco de Hamilton e nada aconteceu.

    Flavinho vc mesmo já escreveu um artigo dizendo que a F1 não dá a mínima para esse lance.

  107. 10/11/2008 - 18:41 Enviado por: Ednei Ap. Santulo Jr.

    Atrasado aproveito para concordar com o fato do povo brasieiro - e quando falo povo não me refiro ao “povão” não, mas incluo as pessoas de todas as classes - ser extremamente mal-educado. Foi assim com o presidente Lula na abertura do Pan, foi assim durante todo o Pan-americano em 2007, principalmente nas provas de atletismo. Em Interlagos, o que se viu mais uma vez foi esse triste comportamento de quem não sabe perder e, acima de tudo, ser humilde. E dizem que haverá uma Copa do Mundo nesse país em 2014. Ainda torço para que isso não aconteça porque o povo brasileiro não merece. Eis duas coisas bem possíveis de se acontecer: jogos da Argentina lotados de brasileiros que lá estarão com o único intuito de vaiar os argentinos, começando pelo hino nacional. Brasil eliminado: invasão de campo à caça dos jogadores e do técnico responsáveis pela derrota. Por essas e por outras é que sou brasileiro sem um pingo de orgulho, embora com muito amor.

  108. 10/11/2008 - 19:04 Enviado por: Matheus

    No domingo eu desliguei o radio por que nao guentava mais ouvir os ataques a Hamilton ( tanta besteira q falavam). Acredito q isso tenha uma certa influencia, a propria imprensa incitou a torcida a ter tal comportamento. Menos o GP claro.

  109. 11/11/2008 - 18:47 Enviado por: marco Azevedo

    Apenas uma dúvida cruel -não entendo porque os pilotos de pneus “de chuva” perderam em torno de 0,5 da penúltima
    volta pra última, enquanto os de pneus “slip” perderam em
    torno de 18 segundos. no GP Brasil.

Deixe um comentário