NÃO É POSSÍVEL…
SÃO PAULO (mas é provável) – Recebi, e vendo o peixe como comprei, porque há anos cancelei minha assinatura de “Playboy”. Consta que foi publicada uma reportagem sobre os 60 anos da Porsche. E a foto que ilustra a abertura da matéria é de uma… Ferrari!
Será possível que ninguém na revista percebeu? Será possível que nenhum estagiário é capaz de de diferenciar um Porsche de uma Ferrari? Será que é todo mundo cego, ninguém viu o cavalinho rampante na lateral? Será que só porque está escrito “Porsche” na placa dos boxes o cara que publicou a foto não teve a menor dúvida? Será que nem o vermelho do carrão levou alguém a desconfiar de que alguma cagada estava prestes a acontecer? Será que ninguém pensou em, pelo menos, consultar alguém na “4 Rodas”?
E será que saiu assim mesmo na revista? Como disse, estou vendendo o peixe do jeitinho mesmo que comprei. Se alguém aí tem a “Playboy”, comprada “por causa daquela entrevista”, por favor confira.
Porque nós, colecionadores de VWs, estamos irritadíssimos com esse terrível equívoco. Detestamos ter nossos carros confundidos com essas variações de Fiat 147.
No mês que vem, vamos ver se a revista assume o erro. Porque essa foi demais.
Autor: Flavio Gomes - Categoria(s): Carros, Imprensa Tags: Ferrari, Playboy, Porsche

Erro imperdoável !!
O Veloz passou correndo no Shopping Villa-Lobos, pegou a revista e levou para o Enzo e o Ferdinand.
Ganhou moral com eles, mas teve de explicar o que a Ferrari fazia numa reportagem da Porsche, e nisso o McQueen chega e vê a baranga na capa.
Se teve jabá da Importadora ou não, já era.
Eu da Ferrari não perdia o gancho, e dava uns trocos ainda para o idiota responsável.
Aos que compram a revista, cuidado. Um dia desses, vocês podem abrir o poster e perceber que a moça fotografada tem um “detalhe” a mais… Afinal, se eles não enxergam o logo da Ferrari daquele tamanho, por que enxergariam um… bom, deixa pra lá.
Por que a culpa sempre é do estagiário ??
Com o final do texto então, ficou pior….
Hehehe.
Vi a revista no cabeleireiro esses dias, mas confesso que não reparei na foto…
Bando de FDP……o pior é que é o McQueen…..
Como confundir na época o Gulf azul com essa rossa…..
Ai….meu Prozac…..cadê……
Sério mesmo, nunca tinha visto uma bobagem tão grande em uma revista deste nível.
Pior de tudo é que as fotos da Mulher Melancia, que é a capa do mês, estão um LIXO…
Normal, normal…..pegam os caras da seção de culinária ou moda para escrever sobre carros!!!!! Aliás, poucos os jornalistas automotivos que se salvam nesse país, é muito comum vermos teste sendo escritos sem o mínimo interesse ou para lá de superficiais , é tal de opcional aqui, frios números acolá, e o drive do carro que 99% nunca irão dirigir fica sempre em vigésimo plano….é francamente ruim o nível dos jornalistas nesse segmento (com algumas exceções claro, mas nunca ao nível de José Luiz Vieira da finada motor 3).
Até a minha mãe, que é uma péssima conhecedora de carros veria que aquilo é uma Ferrari. Essas revistas da Editora Abril já foram beeeeeeeem melhores…
E se vc reparar na legenda da foto diz: Steve McQueen com seu porsche 917 nas filmagens das 24h de Le Mans, em 1971 (acho que é isso)
Foi a Playboy que há pouco tempo “tirou” o umbigo de uma mulher no Photoshop?
Se foi, sem surpresas…
Gómes, Explica ao povo que esta publicação está muito acostumada com photoshop, deram “uma arrumada” na foto que tinham a disposição e saiu isso aí.
Mas que o Diretor Geral da tal publicação. se é que é isso, merecia uma porrada isso merecia.
Vai ver e um porche mesmo, patrocinado pela ferrari…….
No fundo, no fundo, a Porsche sempre quis ser uma Ferrari…elementar meu Caro Gomes…
One commment: PUT A KEEP ARE YOU…. essa foi de doer e estamos esperando a demissão de todos os envolvidos..
É sim Caíque…vai acreditando nisso…..até porque quem sifu sempre em Le Mans foi a Ferrari…primeiro com os Ford GT 40 e depois com os 917 e outros que vieram depois….até o regulamento mudaram para ver se outro carro ganhava…
Somente 17 vitórias em Le Mans…fora o resto.Na F-1 o motor Porsche entrou, ganhou e saiu.Paris Dakar…2 anos duas vitórias….A propósito,a Porsche é dona de tudo(VW,Audi,Bugatti,Seat….)e não a Fiat que é dona dela…
E tem mais, a Ferrari está na contramão!
No filme (e acredito que até hoje), o boxe ficava à direita da pista, não à esquerda como na foto.
Zero pra playboy!
Se eles confundem Ferrari com o Porsche , então confundir a Juliana Paes com o Nick Bichinha é uma passo….
Eu ia sugerir par avocê colocar um estagia’rio apra indexar o arquivo do blog, mas acho melhor esquecer o assunto.
PS: o Steve está perdoado porque esta é uma foto promocional do filme Le Mans (era um cartaz de porta de cinema) ; a famosa liberdade criativa de roliudi…já o estagiário deveria limpar os vidros do prédio da marginal para aprender. Ah, será que o NAssif viu está?
@Thiago Alves
A culpa é sempre do estagiário por padrão. Isso é fato.
Ai depois disso, vai-se atrás de saber quem foi que mandou o estagiário fazer. Mas por procedimento, primeiro culpa-se o estagiário.
Digo mais, estagiário não é gente. hahahaha
Normal pra uma revista que algum tempo atras, de tanto “Photoshopar” a foto da modelo, sumiram com o umbigo dela….
Acredita Gomes?
O que poderia se esperar de uma editora que publica “Quatro Rodas”??? Uma revista que chegou até a publicar diagramas de abertura de válvulas de Alfa 1750, e que hoje só tem o nome igual…
Zero pra Abril!!!
Saudades de JLV…
as fotos do Porche: http://www.khulsey.com/stockphotography/porsche_917k_le-mans_1971.html
bem diferentes da ferrari.
très bizzarre!!! cadê a revisão??? Se foi por conta do autor é um erro grotesco vale saber quem foi o luminar que escolheu a foto. Se o editor passou a pauta para um desconhecedor da matéria é algo como se pedir a um setorista de futebol discorrer sobre a questão da mudança de direção na OSESP. Como diz o velho ditado “escolha suas leituras para ter informações reais…” Para não fazer ca#@da poderia colocar uma foto de um fusca e dizer que tudo começou com ele. Era óbvio mas a imagem seria correspondente à realidade.
Até as piadinhas no final da revista são repetidas pelo menos 2 vezes ao ano. E olha que eu sei disso porque leio ou vejo esta revista no barbeiro nas 02 unicas vezes que visito o dito profissional. Explica-se, sou careca.
Realmente deprimente! Um erro ridículo! Revista de quinta categoria!
FG, estou montando um blog com essas mancadas jornalísticas, o Gornalismo ( http://www.gornalismo.blogspot.com )
Posso usá-la, dando o seu crédito?
O detalhe é que o cavalinho com o fundo amarelo está na frente do “porsche”.
Flávio, o estagiário da Playboy, felizmente, não teve parte na matéria. As responsabilidades dele são outras – eu o conheço.
O autor da matéria é um conhecido no meio, Fernando Valeika de Barros. O mesmo que chamou a BMW Z4 de V6 durante todo o texto.
Eric,
Eu sei disso e o Porsche seria (é) o meu esportivo predileto para eu comprar, se tivesse grana…claro.
Em Le Mans pra mim só MATRA, o resto é lixo.
Essa foi antológica.
Vai ser daltonico assim lá nos…
Tem gente que fala mal do Galvão, mas é porque não sabe como eram as transmissões de corridas de F1 na década de setenta. Lembro uma vez que o cara conseguiu confundir uma Ferrari (do Clay Regazzonni) com uma BRM. Confundir uma Ferrari com qualquer coisa não dá…
Pior do que ser culpa do estagiário é alguém aprovar isso. Esses dias eu peguei um erro de português numa matéria da Globo.com:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL342736-4840,00-FIFA+VETA+RECURSOS+TECNOLOGICOS+NO+FUTEBOL.html
Ao invés de comprimento (medida), escreveram cumprimento (saudação). Erro grosseiro, que está virando comum.
E tem mais uma, nas cenas foram usados Lola adaptados como Ferrari e Porsche, a equipe de filmagem chamava de Lolari e Porschola.
Putz! É caso de oftalmologista mesmo! Confundir azul com vermelho é soda… nem estagiários (ou “estagiotários” como a gente dizia no Colegial Técnico) não se fazem mais como antigamente…
Mico da década!
Se for verdade, não é mico, é King Kong!
Claro que a Playboy é craque em Photoshop! Saiu com fotos da Hortência, Ida (voley) e por fim do tribufú da mulher melancia!
lembro que nas fotos da luiza tomé, ela apareceu no ensaio com 2 umbigos diferentes……
e isso acontece sempre….aquelas reportagens carros dos sonhos etc e tal…. nunca acertam as informações sobre os Corvettes.
Caro Flávio:
Mandei uma mensagem para a Playboy no dia 13/06. às 12:25 H, informando o erro. Recebi , no dia 16/06, às 11:48 H, uma resposta da revista, que transcrevo abaixo:
Obrigado, Ricardo,
Você tem razão. Foi uma pisada na bola bem feia. Vamos publicar uma errata.
Abraços
Bruno Lazaretti
PLAYBOY
Estou mandando uma cópia das mensagens para você.
Ricardo Cunha
Thiago,
Estagiário serve para outra coisa além de levar a culpa???
Depois dessa ” perola de imagem ” só usando a dos macaquinhos ( Não vejo, não ouço, não falo e agora não leio ! ).
De mediocridade em mediocridade a evolução do “jornalismo brasileiro”, bem como o país .
Quem disse que leitura é cultura, deveira completar com ” mas cuidado com o que você lê ! “
A legenda é: Steve McQueen com o seu Porsche 917 nas filmagens do épico As 24 Horas de Le Mans, em 1971
O nome do cidadão que assina a matéria é Fernando Valeika de Barros.
Jornalistas, alertem-o. Apesar de ser ferrarista e como a maioria das pessoas, meu sonho de consumo eh uma delas, essa foi ridícula.
Tem uma matéria que saiu anos atrás em uma outra, sobre a Ferrari. Vou lá procurar pra ver se acho a foto de algum Porsche, ou Lambo
então você também compra playboy por causa das entrevistas. pôxa, até que enfim encontrei uma prova que possa fazer minha mulher passar a acreditar na seriedade de minhas intenções em busca perene de informação e cultura. obrigado, fg!
eh eh eh como já disse um blogueiro abaixo todo porsche no fundo sonha em ser Ferrari!!!!!
Caro FG:
Normal…: depois do Fitti-Porsche, tentaram ganhar com a Ferra-Porsche…
Amigo Flávio,
Os estágiários do mundo irã se unir contra você.
Haaaaaa Bom Grande Caique…..
Achei que por um momento estava defendendo as rossas…..
Quanto a Matra….sei que foi o ronco mais bonito de longe na mulsanne….
Acho que, ao invés de uma retratação, vão publicar algo como:
“Em mais um sensacional furo de nossa reportagem, descobrimos que a Porsche adquiriu o controle acionário da Ferrari, em uma operação secreta, em Abril de 2008. A foto por nós publicada foi uma forma sub-reptícia de divulgar este fato”
Enquanto isso, em alguma lugar no além…
Enzo:
“Chupa essa Ferdinand maledeto!!! hahaha”
Ferdinand:
“Italianinho cagado…” retruca o alemão.r.s..
Matéria por Fernando Valeika de Barros. Anota esse nome e nunca mais leia uma matéria escrita por ele. Inaceitável!!
Sabe por que os estagiários sempre levam a culpa? Porque só eles trabalham…
olha porque os caras comeram bola na materia da porsche…
http://playboy.abril.com.br/blog/playblog/
assim nao da pra concentrar!
Flavio, olha só por que os caras deram essa bola fora: http://playboy.abril.com.br/blog/playblog/
Por que a culpa sempre é do estagiário ?? [2]
Li em um dos posts anteriores que o “autor” da proeza que assina a matéria é o Fernando Waleika de Barros que já foi diretor da Playboy. Vale lembrar que a primeira edição da F1 Racing lançada no Brasil e que tinha vários erros que não passariam por alguém especializado ou mesmo um aficionado bem informado, também foi feita por ele. Apenas para efeito memória.
Não é só a PlayBoy que dá esses vacilos. A Quatro Rodas que é “especializada “, dá uns foras vez ou outra. Só lembrando uma, publicaram uma foto de Niki Lauda em 1975, sob chuva, dizendo que a foto seria de 77, ano do bi-campeonato do austríaco. Dei uma lida também no livro do Lemyr Martins – Os Arquivos da F1 – E tem umas falhas bem destacadas nele. Tudo da Abril.
Realmente o fim da picada. Carro montado com restos de Fusca foi boa… até parece que o cara estava no Brasil.
Flavio,
Nunca dei tanto credito , nem para a Playboy , nem para a 4Rodas, mas essa foi de doer .
Eu como um adorador dos veiculos alemães me sinto humilhado.
Um Abraço
Eu vi a revista, saiu assim mesmo.
Quando eu vi, não acreditei! A logo da Ferrari enorme na lateral do carro e me colocam que é um Porsche, putz… sem comentários…
Vergonha. Ignorância sem tamanho.
“É compreensível, os caras da Playboy ficam vendo mulheres gostosas o dia inteiro e depois misturam estação na cabeça”. Mas, então não deveriam falar de coisas sérias, como a comemoração dos 60 anos de Porsche, ainda mais confundindo-o com uma Ferrari 512 S. É gafe das maiores e mereceria uma retratação pública.
O Fernando Valeika de Barros sempre faz materias sobre moda.
Não sei porque cismou de assinar essa matéria.
Atualmente as revistas estão cheias de erros, principalmente as tratam de carros antigos.
Mas a Playboy não precisava caprichar tanto no “chimpanzé”.
No fundo no fundo, ficou legal uma foto da Ferrari para homenagear os 60 anos da Porsche…
Poderiamos comemorar tomando umas Brahmas da Antarctica (sorry, Matheus).
Vi a revista. Realmente foi essa vergonha que vocês estão dizendo. O pior é que o autor da matéria se diz um jornalista especializado no assunto e também escreve para a 4 Rodas. É lamentável. Eu sei porque leio as duas. Quer dizer, lia.
Não é possivel…
Deve ser sacanagem…. coisa de revista que nem mulher pelada consegue mostrar…
Hum, nao entendi o porque da ironia em relacao a prestigiosa industria autobilistica de Torino. Alguns automoveis tao amados nao tem DNA de Torino antes de nascerem no Leste ? Mas concordo com voce, bom mesmo è Ingolstadt e nao Torino.
Depois de ver o escapamento da sucata italiana quebrar na ultima prova de F1 ainda somos obrigados a conviver com a troca de nossa identidade de sangue azul com esse veículo de quinta categoria..tenha dó de novo !!!
Isto é que é literalmente trocar as bolas, também para quem já fez ensaio fotográfico com o Roberta Close espera-se tudo. Deviam arder na bancada do Inferno.
Sucata italiana essa que bota 30 segundos no lixo alemão e japonês com o escape quebrado.
Eric,
Além de mais respeito aos mais velhos e, portanto, mais sábios, você deveria reverenciar a Ferrari, por fomentar na Porsche a vontade de vencê-la.
Como diria Vinicius de Moraes, um carro, como uma mulher, tem de ter algo além da perfeição: tem de falhar, de errar, para atingir a dimensão humana.
Essas coisas alemãs seguem o verbete “utilitário” ao pé da letra.
Funcionam muito bem, não falham, não quebram, tem muita tecnologia, mas são apenas autômatos, uma coisa.
Ferrari é uma paixão, não uma coisa.
Morra de inveja e aprenda com os mais velhos.
Brandão…..
Olha….respeito sim os mais velhos,nem por isso mais sábios é porque o carro “ultilitário”que eu sou apaixonado como outros que aqui escrevem desde 1964 tem a mesma silhueta,portanto,um clássico e nunca precisou se globalizar com “design japones”.
Não discuto que a Ferrari é uma lenda,uma paixão.
Não discuto também que Porsche é um Porsche é um Porsche.
é Brands, mas dá para explicar porque a Ferrari usou a patente da Porche nos anéis sicronizados da 312P?
É isso aí Brandão.
Corretíssimo.
Acrescento:
Tem também que saber envelhecer com serenidade, desfilando sua experiência e despertando boas invejas.
Os outros vão direto para a reciclagem.
Com a já excelente competência germânica.
A única excessão admitida é a tecnologia 2 T.
Não quer dizer que não teria uma, podendo.
Quem não quer na garagem um ‘utilitário’ que não dá oficina?
Meu filho de 13 anos olhou a fotografia e comentou: “Isto é uma Ferrari e não um Porsche”
A Playboy é especializada em mulher. Outros assuntos são questionáveis e duvidosos.
Um pouco de cultura agora…
A 13 de Junho de 1970 disputou-se a 38ª edição das 24 Horas de Le mans – circuito de 13.469 km. Nesta edição, apenas 7 viaturas cruzaram a linha de chegada, das 51 que iniciaram a prova, tendo sido vencedor o Porsche 917 K inscrito pela Porsche KG Salzburg, com o número 23, e conduzido pela dupla Hans Herrmann e Richard Attwood.
A Ferrari fez alinhar, entre a sua equipa oficial e os seus clientes, onze modelos 512S, todos equipados com um bloco V12 de 5 litros. Depois de lhe termos apresentado em Maio dois desses participantes (Ferrari 512S Ecurie Francorchamps, 5º classificado e Ferrari 512S SpA Ferrari, abandono por acidente), trazemos-lhe mais cinco modelos 512S, presentes nesse ano em la Sarthe.
Começamos pela viatura pilotada pelos norte-americanos Ronnie Bucknum e Sam Posey, com o número 11, inscrita pela NART- North American Racing Team (châssis n° 1014), e que foi o melhor representante da Ferrari tendo-se classificado no quarto lugar final. Seguem-se duas viaturas da Scuderia Filipinetti, com o número 14, Joakim Bonnier e Reine Wisell, e com o número15, Mike Parkes e Herbert Müller. Por último, dois modelos inscritos pela equipa SpA Ferrari SEFAC, com o número 5 Jacky Ickx e Peter Schetty, e com o número 7 Derek Bell e Ronnie Peterson. Nenhuma destas viaturas terminou a corrida.
é, é uma Ferrari mesmo…
Brandão …
não se deve discutir religião …
você é xiíta radical com relação as Ferraris …
mas eu continuo fiel ao Porsche , e claro, ao motor a ar …
mas sem exageros pois não vivemos mais sob a lei da inquisição …
Vitão…
Sem contar que quem inventou uma caixa de marchas com anel sincronizado foi Ferdinand Ford,Ferdinand Ferrari ou Ferdinand Porsche???
Ao +Rafael+volte ao mundo real….estamos discutindo Porsche VS Ferrari….
A Renault(vixe…..)já foi campea em cima da Ferrari na F-1 várias vezes….
E o que brinco tem a ver com orelha? Quantas vezes a Porsche tomou pau de Lancia no WRC. isso não tira mérito nenhum da marca.
Se você fala o que quer escuta o que não quer. Fique feliz com o seu plástico alemão e deixem os carros vermelhos vencerem no domingo em paz.
+Rafael+
Em qual planeta você viu Porsche no WRC…..ou no Gruppe B???Quando terminaram o carro em 1985,a categoria estava acabada.
Tanto que só para não perder viagem fomos ao Dakar…..e ganhamos de 911….2 anos seguidos….eita….Paris Dakar de 911????
É isso mesmo…..
A propósito,na F-1 eu torço para o Massa e seu Fiat….não tem outra opção…
Eu vivo no planeta Terra.
Se você não sabe a Porsche competiu no Mundial de Rally com o porsche 911. E o Lancia Stratos foi tri mundial, o Delta S4 foi campeão e o HF Integrale também. Então antes de vir falar que carro italiano quebra você tem que respeitar os italianos que foram campeões mundias do WRC, coisa que a Porsche nunca foi.
Aliás o Lancia Stratos usava um V6 da Ferrari Dino.
Mais informações sobre o Porsches de Rally:
http://www.rallye-info.com/carmake_profile.asp?make=25
Tá bom Rafael…..
só copiei uma frase do link que VOCÊ mandou e nem vou me dar o trabalho de traduzir…..
1, the 911 was the only Porsche that was ever any use in rallying and 2, they were only really interested in the Monte Carlo and Safari, of which only at Monte Carlo they could score victories.
Chega vai…..
Ahhh só mais uma coisa….todos os Porsches que aí correram eram de equipes não oficiais…..
14 Makes and Team World Championship (1964, 1969, 1970, 1971, 1976, 1977, 1978, 1979, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1994)
8 Long Distance World Championship
3 IMSA Supercar-Series (1991, 1992, 1993)
6 German Racing Championship (1977, 1979, 1982, 1983, 1984, 1985)
20 European Hill Climbing Championship
20 Daytona 24 Hours (1968, 1970, 1971, 1973, 1975, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1989, 1991, 1995, 2003)
15 IMSA Supercar-Race (USA)
16 24 Hours of Le Mans (1970, 1971, 1976, 1977, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1994, 1996, 1997, 1998)
18 12 Hours of Sebring (1960, 1968, 1971, 1973, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 2008)
11 Targa Florio (1956, 1959, 1960, 1963, 1964, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970, 1973)
4 Rallye Monte Carlo (1968, 1969, 1970, 1978)ou seja,quando quis,ganhou.
2 Paris-Dakar Rally (1984, 1986)
Ai na F-1,correu 3 anos e foi tricampeão(84,85 e 86)
Sorry…
E mais uma coisa: equipe não oficial por não oficial, um Ford Escort MKII já foi Campeão Mundial de Rally em uma equipe não oficial em 81! Tomar pau de Escort é feio né!
Sinceramente, se vc pretende escrever um livro com falhas editoriais deveria trabalhar um pouquinho q seja dentro de uma editora p/ talvez aprender alguma coisa.
Queridos sou produtora e não conheço nenhum dos envolvidos, mas trabalho com a abril há muitos anos e seria útil vcs saberem que hoje em dia, em função da vaidade dos garotinhos que saem da faculdade de arte ou jornalismo um jornalista freela não recebe mais os textos finais, o que antigamente impedia um bocado de erros.
Provavelmente vários de vcs não tenham a menor noção do que é fechar uma revista e por isso não sabem que existem várias pessoas no processo inclusive várias vaidosas e limitadas como tantos que escreveram algumas asneiras acima.
Olha gente hoje em dia é muito difícil trabalhar em uma grande editora, pq tem uma molecada vaidosa e limitada, por tanto antes de massacrar o trabalho de uma pessoa pensem um pouco pq seja em qual área for vcs tbm podem errar, cuidado com a inveja e o tipo de seres humanos que vcs estão se tornando.
O autor do texto acima, se precisar entender como funciona uma revista pode entrar em contato comigo que lhe ensinarei, e um toque quem coloca a imagem na revista normalmente é o editor de arte ok.
RESPOSTA DO FG
Já trabalhei na Abril. Era novinho. E já sabia distinguir uma Ferrari de um Porsche…
O que eu vejo é que cada vez o nível da Playboy cai mais e sendo assim não podemos tê-la como referência de nada………
E muito boas os comentários acima!
Parabéns à todos!
Onde já se viu confundir um Porsche com uma Ferrari 512S.
Tem uma frase que eu gosto muito: Existem carros e existem Porsche! Os Porsches são superiores. Os carro alemães são inquestionavelmente melhores. E confundir uma Ferrari com um Porsche é obsceno.
Engraçado eu dizer isso, mas essa italianinha ai parece um Porsche 904. Depois confiram no google imagens. Abçs.