BASQUETE NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA. BOSTON E PHILADELPHIA MOSTRAM ISSO | Fábio Sormani

Publicidade

quinta-feira, 24 de maio de 2012 NBA, outras | 10:27

BASQUETE NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA. BOSTON E PHILADELPHIA MOSTRAM ISSO

Compartilhe: Twitter

Basquete não é uma ciência exata como muitos jornalistas desinformados gostam de pregar quando vão dar exemplos do tipo: “Ah, se futebol fosse igual basquete, onde o melhor sempre ganha…” Estamos, claro, cansados de ler e ouvir essas patacoadas. Sabemos que não é assim. No basquete tem zebra (e várias) e digo que mesmo em melhor de sete surpresas podem acontecer.

Escrevo isso porque estou de olho nesta série entre Boston e Philadelphia (foto Getty Images). O Sixers, a gente bem sabe, só está onde está porque pegou um Chicago estropiado. Derrick Rose se lesionou no primeiro jogo e Joakim Noah no terceiro de uma série que teve seis embates. Não fossem as contusões e o Bulls teria passado pelo Phillies talvez em cinco jogos. A lógica dizia isso.

O Boston está penando contra um adversário que se classificou em oitavo lugar numa conferência reconhecidamente mais fraca e que passou adiante na competição pelos motivos expostos acima. Então, eu pergunto: que chances o C’s teria diante do Miami, por exemplo, numa provável final do Leste? Eu ouso responder: se o time do sul da Flórida se classificar para a decisão da conferência, a chance do Celtics é contar com um bloqueio de LeBron James.

Ontem eu conversei por telefone com Zé Boquinha, comentarista dos canais ESPN. Disse-me ele: “Se o LeBron jogar o que sabe e o que pode, ninguém segura o Miami”. Aí eu disse que concordava e que tinha até proposto no blog que se isso realmente acontecer, LBJ coloca muitos anéis nos dedos e, por conta disso, eu o colocaria na seleção da NBA de todos os tempos no lugar de Larry Bird. “Não há menor dúvida disso: LeBron tem muito mais recursos do que Bird. O problema é que ele não tem os colhões que Bird tinha”.

Assim como Zé Boquinha, eu também acho o Miami um time fortíssimo. Mas o Boston não é — pelo menos não demonstrou até o momento. O C’s é um time muito irregular e que até agora não conseguiu fechar uma série diante de um adversário que só está na festa porque entrou de penetra. E não vai aqui nenhum menosprezo ao Philadelphia, apenas uma constatação dos fatos. Ou alguém aqui ousaria colocar o Sixers como favorito na série diante do Bulls ou mesmo ao título da conferência? Creio que ninguém levantaria o braço neste botequim.

Mas o Sixers está vivo aproveitando-se das brechas que surgem. Primeiro, as lesões do Bulls; agora, a irregularidade do Boston. O sétimo e último jogo deste confronto será amanhã. Não acredito que alguém vai levantar o braço e dizer que aposta no Sixers. Dizer que “acha” que o Sixers leva não vale. Tem que cravar, colocando grana na parada, pois se não houver grana na parada, não há perda, e apostar assim é fácil, pois se errar fica por isso mesmo. Quero ver alguém entrar num site de apostas e colocar grana no Sixers, grana alta, daquelas que machucam o bolso se for perdida.

Pois é disso que eu falo. Desde que começou este enfrentamento, não apareceu ninguém, que eu me lembre, apostando no Sixers. E mesmo assim, o Boston está penando diante deste adversário bem mais frágil. Então, eu volto a perguntar: que chances teria o Boston diante de um Miami numa provável final do Leste?

As chances do Boston seriam as mesmas de o Philadelphia eliminá-lo sábado à noite e a mesma do Indiana diante do Miami. Elas existem, a gente bem sabe disso, porque o basquete, ao contrário do que muitos jornalistas desinformados gostam de pregar, tem zebra sim senhor. Mesmo em uma série melhor de sete, eu acrescento, lembrando o título do Dallas na temporada passada, que pra mim, que não sou desinformado, foi uma surpresa muito grande. Pra mim e pra muitos, diga-se. Basta fazer uma busca na internet e ler os artigos de jornalistas sobre a decisão do título do ano passado.

E por conta da zebra, o Sixers pode chegar à final e o Pacers também. E por conta da zebra, o Boston pode bater o Miami se ambos decidirem o título. E por conta da zebra, o Celtics pode ser campeão da NBA num cotejo diante de San Antonio ou Oklahoma City.

Ao contrário do que muitos jornalistas desinformados gostam de pregar, o basquete tem zebra. E agora ela deu pra dar as caras em séries melhor de sete, o que até então era impensável.

Notas relacionadas:

  1. BOSTON E CHICAGO, DUELO PARTICULAR NO LESTE
  2. KOBE “SENTE” O JOGO E O LAKERS GANHA COM ISSO
  3. BOSTON E LAKERS: DUAS DECEPÇÕES DA RODADA DE ONTEM DA NBA
Autor: Fábio Sormani Tags: , ,

40 comentários | Comentar

  1. 20 Vitor 24/05/2012 14:08

    Sormani,

    A NBA tem zebra como em qualquer outro esporte. Nesse quesito, sempre lembro do Denver de 94, quando virou a série contra o Sonics, mesmo o Nuggets passando em 8º.

    E eu queria saber, caso o Shaq virasse o GM do Magic, http://hangtime.blogs.nba.com/2012/05/24/say-hello-to-the-big-executive/?ls=iref%3Anbahpt1

    As coisas por lá melhorariam?

    Abs.

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 19:04

      Vitor
      Não dá pra saber. Mas nem sempre um gde jogador se torna um gde executivo. Mas há exemplos bons, claro.
      Abs.

  2. 19 Gilian 24/05/2012 13:51

    Eu sinceramente não entendo o que acontece com as pessoas que escrevem sobre NBA nesse pais!
    Todos os sites e blogs falam que o C’s é um time de velhos, que precisa se renovar, que não é possível construir a equipe em volta de Rajon, que Garnett e Ray não servem mais pra nada, que o banco é um lixo e várias outras coisas.
    Ai agora ficam falando que o Boston é favorito pra vencer, que esta penando pra vencer o 76ers e não sei o que. Mas caramba, não é o Celtics um time velho e ultrapassado, um projeto de 3 anos que esta durando 5?

    Porque falam que Boston é um time ruim e o classificam como favorito diante do 76ers que é um time jovem e com uma das melhores defesas da liga!

    Sejam coerentes!

    Responder
  3. 18 Salerme 24/05/2012 13:44

    Engraçado, a notícia do Lakers Brasil (que li agora) não bate com a notícia do Lakers Nation, onde li que a preferência do D-Will seria ficar no Brooklyn mas, caso optasse por sair, sua preferência seria assinar um sign and trade para ir para o Lakers. Não creio que tal tipo de contrato tenha que, necessariamente, passar pelos Nets. A informação que li diz que há vários times querendo o Gasol, então não seria impossível fazer uma triangulação sem ter que passar pelos Nets. Mas não entendo das regras contratuais para cravar nada.

    Seria possível, Sormani, o D-Will assinar um sign and trade com o Houston, por exemplo, e ser imediatamente trocado pelo Pau GAsol?

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 18:36

      Salerme
      Sim, seria, por que não? Realmente, neste momento a gente tem que conviver com a especulação. Eu mesmo já li várias versões sobre o D-Will.
      Abs.

  4. 17 Salerme 24/05/2012 13:40

    Sormani,

    De fato, esporte nenhum é ciência exata. Me lembro que a Maureen Maggi, na última olimpíada, falou para a filha que traria a medalha de prata, provavelmente por causa da portuguesa que todos esperavam ser campeã. A portuguesa queimou vários saltos, não passou às finais da prova e a Maureen foi campeã. Mas o mais engraçado foi que, durante a entrevista da Maureen na pista, ligaram para sua filha (devia ter 3 ou 4 anos, no máximo) que reclamou com a mãe porque queria a medalha de prata que a mãe prometera!

    Enfim, este é apenas um dos inumeros casos dos esportes. Basquete, que é um jogo coletivo, é um esporte ainda mais incerto porque times são compostos de homens. E homens têm bons e maus dias. Não acho que o time do Philadelphia teria chances contra um Bulls inteiro, mas o imponderável apareceu. O time do Boston me parece muito melhor que o da Pennsylvania, mas está aí ralando para tentar ganhar no 7º jogo. E é isto que torna o esporte tão bonito!

    Abraços,

    Responder
  5. 16 ricardo reis 24/05/2012 13:31

    Fui no ginasio dois jogos dessa serie, o massacre do jogo 3 e a grande vitoria ontem. Concordo com voce, o Boston e mais time, mas desde essa temporada o Sixers e um time dificil de ganhar. A defesa nao desiste nunca e mantem o time no jogo mesmo nos interminaveis minutos que o time nao marca nenhum ponto. Estou muito orgulhoso dos Sixers, eles ja sao “overachievers”

    Mas agora, jogo 7, daria 60% Boston, 40% Sixers. Serio, nao e mais que isso. Ray Allen e um non factor dos C’s, Paul Pierce e muito bem marcado pelo Iguodala, Garnett ta jogando muito, mas nao ta sendo suficiente. Resta o Rondo, se ele joga bem desequilibra a disputa. Do lado dos Sixer nenhuma estrela, mas o time tem pelo menos 8-9 jogadores que mantem o nivel e isso equilibra um pouco, o banco do Boston e muito fraco.

    PS: O ginasio tava num clima ontem que nunca tinha visto antes. o Allen Iverson entrou em quadra pra entregar a bola do jogo e inflamou todo mundo. O Garnett andou falando mal da torcida dos Sixers e levou vaia o jogo todo. E uma baita festa, pena que nao fazem algo similar no futebol, seria muito mais legal.

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 19:02

      Ricardo
      Mto bacana o seu relato. Participe mais, este botequim é nosso.
      Abs.

  6. 15 Juninho Stockler 24/05/2012 13:08

    Sormani,
    O Philadelphia deste ano é igual, clone, irmao gemio do Memphis da temporada passada.
    está fazendo a mesma coisa até aqui. Mas acho eu q a corda vai arrebentar pro time da Pensilvania.

    Responder
  7. 14 João Mickael 24/05/2012 12:39

    Prezado Fábio

    No basquete não existem zebras no jogo, ao contrário do futebol, o time que tem mais volume de jogo, defender melhor ganha, até hoje não vi um único jogo em que o time que jogou melhor perdeu o jogo, falo do jogo em si, não dos elencos, favoritismo no papel, Philadelphia ganhou porque jogou melhor, simples assim, assim como Dallas ano passado, as vezes o favorito no papel não demonstra na quadra.

    Att

    João Mickael

    Responder
  8. 13 Thállis 24/05/2012 12:12

    Sormani, li no site Lakers Brasil que o Lakers vai com tudo pra cima de D12 e Deron Willams. Falou q pode trocar Bynum, Blake e Ebanks pelo Super Homem de Orlando e Gasol e Sessions pelo armador de Brooklyn. O que vc acha? Abçs

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 12:58

      Thállis
      Se tudo isso acontecer o Lakers é candidatíssimo ao título da próxima temporada.
      Abs.

  9. 12 stomacom 24/05/2012 12:07

    Estou torcendo pro Celtics passar… Daria um jogo e tanto com o Miami…!!

    Esse sim ia dar briga….!

    Responder
  10. 11 Gabriel 24/05/2012 12:03

    Acho que existe uma confusão entre jogar melhor e ser melhor. Ser melhor é uma coisa; jogar melhor é outra. No futebol, pode-se jogar pior que o adversário e vencer; no basquete não. Vence quem joga melhor, mas não necessariamente quem é melhor (e os exemplos estão aí: Dallas x Miami – quem é melhor? Miami! Quem jogou melhor? Dallas! Deu Dallas).
    Ou seja, existem zebras no basquete porque um time inferior tecnicamente ganha de um superior, mas para isso tem necessariamente de jogar melhor que seu oponente. Isso não acontece no futebol. Essa é a questão, ao meu ver.

    Responder
    • Antonio 25/05/2012 10:00

      Falou tudo Gabriel, é exatamente isso.

    • Fábio Sormani 24/05/2012 12:52

      Gabriel
      E coincide com a minha opinião, já manifestada aqui em outras oportunidades.
      Abs.

  11. 10 Thiago B. 24/05/2012 11:59

    Sormani…

    Nos últimos playoffs, quando o San Antonio foi eliminado pelo Memphis, você escreveu uma coluna falando que não existia zebra:

    http://colunistas.ig.com.br/fabiosormani/2011/04/30/uma-geracao-que-chega-ao-fim-e-outra-que-nasce-e-um-treinador-que-merece-ouvir-fora-popovich/

    Não sei se vc lembra disso, ou se escreveu essa coluna num tom irônico…rs

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 12:51

      Thiago
      Os fatos me fizeram mudar de opinião.
      Abs.

  12. 9 Pablo 24/05/2012 11:58

    Bom, eu não apostei no Sixers, mas disse que o Boston ia penar porque simplesmente o time está frouxo desde o início da temporada. Vai pra final, mas jogasse ele na conferência Oeste, não teria passado da primeira rodada dos Play-offs. E o Miami, mesmo sem o Bosch, vai despachar o Boston na próxima série. Só para cair, creio eu, diante do Oklahoma na final.

    Responder
  13. 8 Renato de Souza 24/05/2012 11:23

    Sormani,

    não me recordo de você ter mencionado neste botequim: qual a final que você acha ser a mais interessante ou esperada: Miami X Thunder ou Miami X Spurs?

    ABRS

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 12:50

      Renato
      Eu gostaria que fosse Indiana x SAS, com os dois brasileiros na final. De resto, qqr uma.
      Abs.

  14. 7 FaBio Alexandre 24/05/2012 11:07

    Baixo rendimento ontem de Rajon Rondo

    fico abaixo de 10 assistencias…não lembro qual foi a ultima vez que isso aconteceu…não vi o jogo só posso falar pelo recap e box score….mas que suas palavras sejam ouvidas que o Celtics passem do Phylly e provavelmente do Miami e a zebra de as caras de novo fazendo o C’ ser campeão em cima do Spurs minha preferencia….

    vi no Recap quem deu as caras ontem no jogo do Phylly…Allen Iverson depois de MJ foi umas das minhas grandes inspirações no basquete mesmo não tento titulos…(na era pós Jordan 98 a 2003 ele e KG pra mim foram os melhores) ai depois vieram LeBron, Wade, Kobe (como protagonista). e por ai vai….mas AI foi pra mim um dos melhores de todos os tempos….sou fã do cara mesmo.

    abraco

    Responder
    • Fábio Sormani 24/05/2012 11:11

      FaBio
      Diante do Atlanta, no último jogo da série de playoff, Rajon deu oito assistências.
      Abs.

  15. 6 Bruna 24/05/2012 11:07

    sormani o boston é muito irregular e seus principais jogadores estão sentindo a idade com jogos muito fisicos .

    Responder
  16. 5 Diogo 24/05/2012 10:59

    Sormani, bom dia. Saberia me informar quais os resultados dos confrontos entre Miami e 76ers na temporada regular? pergunto isso pq, mesmo tendo conciencia da grande inferioridade dos 76ers tenho pra mim que eles tem caracteristicas que dariam trabalho ao pessoal da florida. por exemplo: tem Iguodala que seria um otimo marcador contra James. Mesmo pensando nisso, nunca cravaria nada do geneo, hehehehe.

    Responder
    • Diogo Vincenzi 24/05/2012 23:07

      Ih Sormani, leu isso aonde cara? Miami fez 4 – 0 na temporada regular esse ano contra o 76ers Tá lá no NBA.com.

      Abs

    • Fábio Sormani 24/05/2012 11:09

      Diogo
      O Philadelphia venceu o confronto em 2-1 na fase de classificação.
      Abs.

  17. 4 Luiz Fernando 24/05/2012 10:57

    Perfeito Sormani, é isso mesmo….
    Na minha opinião, o Boston ainda não fechou essa série pq o Ray Ray (no momento tá mais pra Ron-Ron ) me parece estar na bacia das almas em razão dos tornozelos….ele não tem conseguido se desvencilhar da marcação pro chute de três….nota-se claramente que toda vez, na cruzada, ele diminui muito a passada no momento de se posicionar e tentar receber a bola, e nisso ele perde muito tempo, e o marcador encosta, e aí babau, pq ele não consegue mais bater pra dentro como antigamente….sem contar a dificuldade que ele tem tido na defesa (ontem cagaram na cabeça dele!!!)
    Some-se a isso o joelho baleado do Pierce, mais a ausência recente do Bradley, que ajuda sobremaneira na defesa, e um banco fraco….
    Dá Boston com certeza amanhã, mas sem nenhuma chance de ganhar do Miami (talvez nem do Pacers).
    PS: O Boquinha é tão mal humorado no telefone quanto nas transmissões da ESPN?
    Abraço,

    Responder
    • Carlos Solrac 26/05/2012 2:57

      Na ESPN não sei porque cargas d’água todo comentarista é mal humarado deve ser atribuição do perfil do cargo. kkkkk

    • Fábio Sormani 24/05/2012 11:08

      Luiz
      Zé Boquinha é uma das pessoas mais bacanas que eu já conheci.
      Abs.

  18. 3 Teobaldo 24/05/2012 10:54

    Sempre fui cético em relação às possibilidades do meu Celtics e tenho a absoluta certeza que ele só chegou até aqui (3 x 3 na semi-final de conferência) em função da quebradeira do Bulls. Concordo que, com Lebron em forma, o Heat ainda é o favorito ao título, principalmente por acreditar que o caminho dele até a final, será menos desgastante. Na série que o Heat disputa com os Pacers, uma derrota deste último por 4 x 2 já está de muito bom tamanho e contra Celtics ou Philla, a varredura será inevitável, o que permitirá ao Heat um maior prazo para descansar os principais jogadores. E acredito, também, que a “briga” entre Spurs X Thunder (muita força física do primeiro e muita velocidade do segundo) acabará em 7 jogos, o que também favorecerá o Heat.

    Claro, tudo num planto teórico.

    No mais…. GO CELTICS!!!

    Responder
  19. 2 Rodrigo 24/05/2012 10:53

    Sormani mas você está verificando como está o time do Boston fisicamente?! O time tem apenas KG, Rondo e Bass de forma saudável. O próprio Bass está muito irregular, está muito longe daquele que jogava depois da parada da ASG quando estava muito bem defensivamente. Ray está com lesão no tornozelo; Pierce com uma torção no joelho; Bradley com o ombro deslocado; Greg com uma lesão crônica no pé; Pietrus com joelho lesionado também. A base defensiva está comprometida com tanta gente lesionada e jogando no sacrifício. O time está penando pois está sofrendo com lesões e mais lesões. Acho que todo mundo esquece que temos apenas um pivô de ofício no roster. Não teve nenhuma franquia na temporada que sofreu mais com as lesões do que o Boston. Não sei o que pode acontecer daqui pra frente mas lembro que o Boston bateu o Miami por 3 x 1 na regular e esse time sabe como marcar Wade e Lebron. O problema é a condição física desses que eu citei. Mas o time já me surpreendeu muito nessa temporada. ABRAÇOS

    Responder
    • Paulo Campos 24/05/2012 13:25

      O bulls sofreu mais com lesão do que o finado Celtics…

    • Bruna 24/05/2012 11:09

      isso de ki boston venceu na temporada o miami 3 vezes n serve de parametro pq regular é uma coisa playoffs é outra.

  20. 1 Robson 24/05/2012 10:52

    Belo post Sormani ,resumiu o que a maioria dos fãs da nba estão sentindo no momento.

    Responder
  21. Fábio Sormani 24/05/2012 23:28

    Diogo
    Não entendi.
    Abs.

    Responder
  22. Rodrigo 24/05/2012 14:27

    Concordo com o que o Rodrigo falou: o Boston já ganhou na temporada regular e isso é fato e utilizando as mesmas palavras que a Bruna disse: isso de ki boston venceu na temporada o miami 3 vezes n serve de parametro pq regular é uma coisa playoffs é …..posso dizer que nos playoffs normalmente quem dá as cartas quando precisa é o Boston pois não é o maior campeão na NBA à toa….
    No resto só podemos apreciar um bom basquete e que vença o melhor time e não o melhor plantel teoricamente…..

    Responder
  23. Fábio Sormani 24/05/2012 11:12

    Bruna
    Concordo com vc.
    Abs.

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios