POR QUE MICHAEL JORDAN É O MAIOR DE TODOS | Fábio Sormani

Publicidade

sábado, 28 de maio de 2011 NBA | 11:55

POR QUE MICHAEL JORDAN É O MAIOR DE TODOS

Compartilhe: Twitter

Vamos seguir discutindo esta declaração polêmica de Scottie Pippen, que disse que LeBron James pode vir a ser melhor que Michael Jordan e, com isso, tornar-se o maior jogador da história do basquete.

O que eu acho é que o que torna Michael Jordan incomparável é que ele caiu em uma franquia mediana e dominou a liga e o jogo.

Magic Johnson foi extraordinário, mas caiu no Lakers de Kareem Abdul-Jabbar e depois teve craques como James Worthy, por exemplo, a seu lado. Larry Bird caiu no Boston Celtics e jogou com Kevin McHale, Robert Parish e Nate Archibald. Bill Russell era do Celtics, numa época em que não havia o “salary cap” e podia-se contratar quem quisesse — e todos queriam jogar no Boston ou no Lakers.

Aí eu fico pensando: será que Magic Johnson teria sido campeão da NBA jogando no Cleveland ao lado de Mo Williams e Anthony Parker? Será que Larry Bird teria sido o que foi jogando ao lado de Daniel Gibson e Zydrunas Ilgauskas? Será que Bill Russell teria conquistado dez títulos ao lado de Sasha Pavlovic e J.J. Hickson?

Esta é a questão.

LBJ teve que procurar um Kareem, um McHale, o que Magic e Bird não tiveram. E ambos, Magic e Bird, caíram em times grandes.

LBJ e MJ não caíram. Ambos pousaram em times médios, talvez pequenos.

MJ conseguiu ser seis vezes campeão (poderia ter sido oito, todos nós concordamos, se ele não tivesse ido brincar de jogar beisebol). Fez de Scottie Pippen um jogador fantástico, eleito que foi para o time dos “50 Maiores Jogadores da NBA”.

E não me venham dizer que Pippen era gênio, porque outro dia eu disse aqui que Pippen era melhor que LeBron (insanidade minha, admito) e todos neste botequim me chamaram de louco e disseram que Pippen só foi o que foi por causa de Michael Jordan.

LBJ, ao contrário de MJ, não conseguiu ser campeão em uma franquia pequena e nem conseguiu criar um Scottie Pippen. Teve que procurar um apoio, que Magic, Bird e Russell sempre tiveram.

Só isso basta, a meu ver, para provar que esse tipo de comparação, entre Jordan e James, é incabível.

E o mesmo vale para Kobe Bryant. Kobe foi recrutado pelo Charlotte Hornets — hoje New Orleans. Se lá ele tivesse conquistado cinco títulos como ator principal, se lá ele tivesse criado um Scottie Pippen para ajudá-lo, aí sim eu iria pensar em compará-lo a MJ.

Mas não: Kobe foi para o Lakers, um time grande, e teve em seus primeiros anos de liga Shaquille O’Neal (um dos maiores de todos os tempos) a seu lado. Depois, sem Shaq, não ganhou nada e a franquia teve que ir atrás de Pau Gasol para ele ajudar Kobe a vencer.

No Lakers, isso mesmo, no Lakers, Kobe não conseguiu criar um Scottie Pippen. A franquia, repito, teve que comprar um Pippen no supermercado ao lado para ajudar Kobe a vencer, pois, volto a repetir, Kobe não conseguiu criar um Scottie Pippen para si.

Kobe, Magic e Bird sempre jogaram em times grandes. Sempre tiveram gente grande a seu lado. Ser campeão com a camisa de um time grande é muito mais fácil; ser campeão ao lado de craques é muito mais fácil.

LeBron teve que procurar apoio, como Magic teria que procurar para aflorar o Magic Johnson e o mesmo para Larry Bird, Bill Russell e Kobe Bryant. Todos teriam que fazer isso; Michael Jordan não precisou.

Ele foi campeão em um time pequeno e criou um jogador fantástico para ajudá-lo a conquistar títulos e se transformar no maior jogador de basquete de todos os tempos. Quando alguém fizer o mesmo, volto a dizer, podemos pensar em compará-lo a MJ.

Como vimos, esse não é o caso de LeBron James.

Next question, please.

Notas relacionadas:

  1. O MAIOR DE TODOS
  2. MICHAEL JORDAN ETERNO
  3. MICHAEL JORDAN É INCOMPARÁVEL
Autor: Fábio Sormani Tags: , , , , , , , , ,

90 comentários | Comentar

  1. 50 Luiz Mauro - São paulo 28/05/2011 21:48

    Sormani.

    Você sempre inventa uma desculpa para defender o Michael Jordan…rs

    Kobe e Lebron são melhores atletas e jogadores que eles, no fundamento. E hoje jogam em uma liga muito melhor, de jogadores mais atléticos, melhores defesas, com astros mundiais e não apenas americanos.

    cuidado, que pela sua ótica, Maradona pode ser melhor que Pelé…

    Abs,

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:36

      Luiz
      Por quê? Não entendi.
      Abs.

  2. 49 Diogo 28/05/2011 20:35

    Vou colocar aqui uma opinião que li, em algum lugar que não me lembro, pode ter sido até aqui, mas que dizia que, se vc não considerar que Kobe pode alcançar um Jordan ou Lebron um Jordan, ou achar que outros joradores da história como Magic, Rusell, Kareen ou Bird não podem tambem ser comparados a tal, é um pensamento fraco e pouco criativo. O Pq? Por que cada um desses jogadores jogou um uma época diferente, com forças (prós e contras) diferentes e com dificuldade e facilidades diferentes. Como podemos saber se um ou outro jogador foi o melhor simplesmente por que ele dominou uma época, sendo que tantos outros tambem dominaram? É pouco produtivo ficar especulando sobre quem foi o melhor, por que a resposta não pode ser conhecida, devido a uma serie de variaveis infintamente complexas. O pelé foi o melhor? Como vamos saber, se jogou numa época diferente de hj. Se adotarmos a mentalidade de que ninguem foi/será melhor que Pelé, Jordan, ou qualquer outro “melhor”, viveremos num mundo mais pobre esportivamente!

    Responder
    • Denis_Brown 28/05/2011 23:13

      Interessante seu raciocínio…
      Parece que estamos “condenados” aos “gênios eternos”

      Abraços!

  3. 48 Eduardo Jovanelli 28/05/2011 20:20

    Analise perfeita Sormani, parabéns falou tudo!!! Assino embaixo em tudo o que vc disse.
    Parabéns Sormani, sempre disse que vc é um dos poucos jornalista esportivo desse país, pois os demais só falam de futebol e nem isso servem.
    Jordan é Jordan o pelé do basquete, Lebron gênio, Kobenganador!!!!!! sempre foi e sempre será enganador para mim.
    Abs.

    Responder
  4. 47 Herbert 28/05/2011 19:56

    Até entendo que Lebron é melhor que Pippen num aspecto geral. Mas será que a versatilidade do Pippen, seu jogo na defesa é igual ao de Lebron?
    Michael Jordan é o maior de todos. Seus números e seus títulos indivíduais mostram isso. 10 vezes cestinha, MVP e Defensor do ano na mesma temporada, mais de 3000 pontos num mesmo campeonato, mair cestinha dos playoffs e outros. Mas será que sem o Pippen ele teria conseguido seus 6 títulos?

    Como foi gênio, pode ser que sim, porém não podemos transformar o Pippen em coadjuvante naquelas conquistas dos Bulls.

    Abraço a todos

    Responder
  5. 46 Luis Carlos 28/05/2011 19:36

    Sormani, eu só não entendo uma coisa.

    Pq Bird foi melhor que Bryant?

    Abs.

    Responder
    • Salerme 29/05/2011 0:26

      Sormani,

      Fiquei curioso, porque realmente não li nunca você dizendo que Bird foi melhor que Bryant, mas sempre inferi isto de seus textos. Me desculpe a inconveniência, mas para você, quem foi melhor, Bryant ou Bird? Aliás, pensando na posição da quadra, Bryant foi o maior 2 da NBA, considerando que MJ não conta (acho que Bird era 3)?

      Abraços,

    • Fábio Sormani 28/05/2011 21:40

      Luis Carlos
      Eu nunca disse isso — ao que me lembro.
      Abs.

  6. 45 Daniel Mendes -BH. 28/05/2011 19:19

    O problema do Le Bron é que ele quis se acomodar ao máximo, já que via o Kobe mais acomodado que ele. Hj o basquete é uma grande festa, cara muda de franquia não tem amor a camisa e senta na almofada para ser campeão. Se quer ser campeão ao lado de cara bom tem que tomar atitude de homem sério e reduzir o próprio salário milionário. Quem faz isso? Outro fatopr importante é a sorte: ” O homem que disse que preferia ter sorte do que ser bom, se deu bem na vida…. as pessoas têm medo de admitir que uma parte muito grande de nossas vidas depende da sorte… é assustador pensar na quantidade de momentos que estão fora do nosso controle… há momentos em um jogo em que a bola acerta a rede e, por uma questão de segundos, ela pode passar ou voltar e cair do seu lado… COM UM POUCO DE SORTE ELA AVANÇA, E VOCÊ GANHA… ou não, e então você perde” . Fica a dica do excelente filme Match Point onde para mim a importancia da sorte fica clara. Exemplos de caras sortudos no esporte…..Michael Schumacher Messi e Tim Duncan. São azarados Ayrton Senna (morreu e teve adversários duros), Cristiano Ronaldo (um monstro que cumpre todos os fundamentos, mas deu azar de nascer junto do Messi e ter companhia pior na equipe onde joga) Dirk Nowitski (maior chutador da NBA atualmente, não jogou com Tony Parker e Ginobli).

    Responder
  7. 44 Filipe Vasconcelos 28/05/2011 19:00

    Fábio, essa discussão pra mim é inútil…Quem viu Michael Jordan jogar sabe do que eu estou falando…Mesmo se ele não tivesse todas as estatísticas a seu favor, ainda assim seria o melhor de todos os tempos…Como era bom ver esse cara jogar…perdi o número de vezes que ele derrotou indiana pacers a frações de segundos do fim….até hoje não me esqueço de uma jogada q ele sofreu falta e foi fazer os lances livres…acertou a primeira, acertou a segunda e dps jogou de proposito na tabela, pegou o rebote e fez a cesta…4 pontos e virada dos bulls!!!!!! Sensacional….kobe bryant, lebron james….parem com isso…vão pegar uns vídeos antigos…

    Responder
  8. 43 aloisio 28/05/2011 18:58

    Kobe ainda vai jogar basquete de alto nível por mais cinco anos. Com certeza vai igualar ou quebrar récordes de Jordan. Para comparar os dois vou esperar a aposentadoria de Kobe.
    Quanto a Lebron, não vejo como elechegar lá, porque seu jogo se baseia muito na sua força física, que vai diminuir com a idade. Já Jordan e Kobe são mais cerebrais, mais técnicos, o que levou o primeiro e levará o segundo a atuarem em alto nível até os 28 anos.
    Em tempo: 38 anos

    Responder
  9. 42 aloisio 28/05/2011 18:56

    Kobe ainda vai jogar basquete de alto nível por mais cinco anos. Com certeza vai igualar ou quebrar récordes de Jordan. Para comparar os dois vou esperar a aposentadoria de Kobe.
    Quanto a Lebron, não vejo como elechegar lá, porque seu jogo se baseia muito na sua força física, que vai diminuir com a idade. Já Jordan e Kobe são mais cerebrais, mais técnicos, o que levou o primeiro e levará o segundo a atuarem em alto nível até os 28 anos.

    Responder
  10. 41 Bruno 28/05/2011 18:39

    Fábio, eu assisto NBA desde 1996, é meu esporte favorito e concordo com vc em genero, número e grau.

    Me corrija se eu estiver errado, mas nestes últimos anos de NBA poucos foram os jogadores que chegaram em franquias medianas e as fizeram grandes. Dois que me lembro são Jordan e Duncan.

    Eu até estava torcendo para o Lebron ganhar um título, mas depois de ler esse seu texto eu vou virar casaca, vou torcer pelo Dallas, para que Dirk faça o que Jordan e Duncan fizeram, pegar franquia sem títulos e a transformar em campeã da NBA.

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:20

      Bruno
      Esse tema virou discussão nos EUA. O último gde jogador que ficou em uma cidade pequena foi Tim Duncan. Os outros cumprem seu primeiro contrato e acabam se mandando. Fala-se que Kevin Durant não está atrás dos holofotes e que ele pode ficar em OKC.
      Abs.

  11. 40 Marcio 28/05/2011 18:19

    Ola Sormani,

    Concordo com seu texto em genero numero e grau concordo com vc.
    Isto me veio uma comparacao, talvez o caso mais similar do MJ e Pippen como voce disse o Pippen foi alavancado criado pelo MJ, tudo isto numa franquia pequena, poderiamos dizer que o mesmo aconteceu no San Antonio quando o Tim Duncan chegou?? San Antonio era uma franquia pequena com um grande jogador David Robinson e assim que Tim Duncan chegou a franquia cresceu, ja ganhou titulo e mesmo depois que David Robinson saiu outros jogadores especialmente Tony Parker e Manu jogaram muito mas em especial por causa do Tim Duncan ou seja por causa de um jogar a franquina ficou enorme sem buscar outros jogadores.

    So par frisar nao estou comparando Tim Duncan com MJ mas sim a situacao do seu texto que foi muito similar.

    Vc concorda ??

    Abracos

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:22

      Marcio
      Sim, concordo. Timmy colocou o San Antonio no mapa da NBA.
      Abs.

  12. 39 Luiz 28/05/2011 18:11

    Sormani, mas o Bill Russell não caiu em um time grande, ele que criou o Boston Celtics e é o maior campeão: 11 títulos. É o único jogador que pode tentar ser comparado ao Jordan, concorda?

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:23

      Luiz
      Nos EUA mtos dizem que Bill Russell foi o segundo maior jogador da história da NBA.
      Abs.

  13. 38 Jean 28/05/2011 18:01

    Sormani, eu já tenho outro ponto de vista. Acho que o Jordan foi o maior de todos pelo simples fato de que ele revolucionou o basquete. Kobe e LBJ jogam o que jogam porque Jordan apareceu antes e criou um padrão a ser seguido. Além disso, podemos dizer que a NBA tem esse tamanho todo hoje porque Jordan existiu… carisma, profissionalismo além do talento incomparável. Outro dado interessante… a Nike não era nada até patrocinar Jordan, aí sim se tornou este gigante que conhecemos. A NBA na época de Jordan tinha audiência superior a NFL, e sabemos que depois de sua saída a liga teve que se reestruturar para não falir. Então, por todos estes motivos, Jordan é intocável.

    Responder
    • Igor W. 29/05/2011 19:50

      gostei Jean

    • D4n 29/05/2011 1:22

      Verdade Jean! Concordo plenamente com vc. A NBA ganhou outra dimensão após Magic e principalmente após Jordan. Jordan elevou o padrão desta liga a algo inimaginável!

    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:23

      Jean
      Ótima análise.
      Abs.

  14. 37 Ari C. Raimundo 28/05/2011 17:47

    Olá Fábio,

    Primeiramente vou dizer que não acho prudente a comparação de nenhum jogador na ativa com MJ. Nem Kobe e nem LeBron dominam o jogo da maneira que Jordan dominava (ponto final).

    Também não vejo LeBron e nem Kobe gritando (de forma construtiva) com seus companheiros conforme MJ fazia. Não vemos em nenhum jogador da atualidade a atitude de MJ em quadra. MJ nunca passaria pelo vexame que Kobe passou este ano (logo a comparação Kobe e Jordan termina aqui).

    Também não acho interessante também colocar a questão de time grande ou pequeno na pauta. LeBron colocou o Cleveland sozinho em uma final da NBA, e poderia ter feito isso nos últimos dois anos, mas não conseguiu (faltou maturidade).

    Acho que LeBron ainda tem muito a crescer, mas não o vejo sendo um MJ. Vejo LeBron sendo uma mistura entre Magic e Jordan, o que o torna mais especial do que os jogadores atuais. E é por isso que considero LeBron melhor do que Kobe mesmo sem anéis (na minha humilde opinião).

    Mas devo admitir que estou me surpreendendo cada dia mais com LBJ. Sua frieza nos momentos finais tem aparecido. Seu jogo é mais inteligente, ele não força as bolas, realiza bons passes e faz com que os outros jogadores joguem melhor (= o que MJ fez com Pippen e Rodman).

    Em relação ao Miami, é só verificar o que acontece com a equipe quando LeBron está no banco. É uma outra equipe, mesmo com Bosh e Wade em quadra. Isso mostra mais um ponto à favor.

    A parte defensiva de LeBron já considero questionável, contra Paul Pierce (um veterano) ele não mostrou a mesma força do que com Rose. Aliás, com Pierce ele não mostrou a mesma vontade de marcar, talvez se Pierce tivesse sido o MVP seria diferente.

    Abraços.

    Responder
  15. 36 augusto 28/05/2011 17:46

    M.J foi foda mas vamos ver durant , afinal time dele 100 x menor que o chicago porém essa historia time pequeno na nba , pode se levar muito a serio ? exemplo cavs quando lebron está por lah era time top 1 da nba em midia , hj não passa time qualquer . Mj não é considerado melhor magic pq ? pra mim a diferença minima .
    abraços

    Responder
  16. 35 Igor 28/05/2011 17:44

    Sormani
    Se o Miami for 5 vezes campeão como estamos pensando alto, Wade ganhasse 2 vezes MVP, LeBron tambem 2 vezes e para não dizer que não fez nada, Bosh ganhasse 1vez MVP. Não daria pra dizer que Wade foi mais jogador que LeBron, por ter ganho um título sozinho e ser mais habilidoso(não que LeBron não seja habilidoso, mas Wade sabe gingar mais), não seria melhor que James??? Pois acho que ambos se equivalem para o time e principalmente são decisivos.
    Abs.

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:25

      Igor
      Como eu disse, não é apenas o currículo que conta. Bola tb conta. LBJ joga mais que D-Wade.
      Abs.

  17. 34 Márcio Monteiro 28/05/2011 17:30

    Sormani
    Gostei de ver que levou em conta minha analise no post anterior, no seu texto atual so tem uma coisa que conta a favor de Jordan em relação aos jogadores citados ele tinha um grande Técnico Phil Jackson ( que buscou seu Jordan substituto pros Lakers , Kobe). Lebron não tem e nem teve um grande professor.
    Outras perguntas quantas franquias existiam na NBA na época, e quantos grandes jogadores capazes de rivalizar com Jordan existiam na época só lembro de dois Magic e Bird hoje a coisa é mais disputada tem Kobe, Wade, Dirk, Rose,Howard,Durant e por ai vai acho que muitos desses grande jogadores surgiram por conta do fenomeno que Jordan foi e ainda é, mas são uma disputa muito grande e dificulta pra que um desses se destaque não sei se Jordan conseguiria o destaque da época seria campeão tenho certeza mas não do jeito que foi !!!
    Agora quanto a comparações acho o estilo de jogo de James mais parecido com de Magic que com de Jordan.
    Magic (no post anterior disse que nunca tinha jogador mais completo que james mas vi sim) tambem é alto e jogava em todas as posições de armador ate pivô era habil rápido e inteligente so que era muito mais confiante que Lebron .
    A meu modo de ver Kobe e quem mais se aproxima de Jordan e James de Magic.

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 23:31

      Márcio
      Respeito, mas discordo. Na época do Jordan tinha Isiah Thomas, Joe Dumars, Magic, Worthy, Bird, McHale, Parish, Barkley, Miller, Mullin, Mourning, Robinson, Drexler, Ewing, Malone, Stockton. Jordan jogou numa época em que foi criada a maior seleção de basquete de todos os tempos: o Dream Team de Barcelona. Naquela época os jogadores eram melhores, acho que posso dizer que mto melhores se comparados com a atualidade. Shaq e Howard se valem do tamanho, tecnicamente são podem ser comparados a Ewing e Robinson, são fracos. Quem joga hj e pode ser comparado a eles é Duncan. Enfim, na época de Jordan era mto melhor o basquete.
      Abs.

  18. 33 PE12 28/05/2011 16:47

    Sormani,

    Nao me estarrece tanto o comentario do Pippen (mesmo achando precipitado) porque me parece meramente técnica a avaliação dele. Ou seja, ele estava citando as “ferramentas” que LBJ tem disponiveis em seu jogo. Ele faz medias 25-8-8 em suas estatisticas consistentemente, e se destaca ofensiva e defensivamente. Ele tem as ferramentas, talvez, para ser o mais completo jogador, mas nao necessariamente o melhor.
    Porque para ser o melhor, circunstancias, aspectos emocionais e psicologicos, e atitudes dentro e fora da quadra (como liderança), e conquistas, tambem entram na conta. Esses outros aspectos é que criam o mito (ex. Pelé) ou o “herói tragico” (ex. Maradona). O que LBJ será só o tempo dirá.
    Mas concordo com você que é improvavel que ele se torne o melhor da historia.

    Abs

    Responder
    • Fábio Sormani 28/05/2011 17:27

      PE12
      Gostei do comentário.
      Abs.

  19. 32 Rodrigo Fernandes 28/05/2011 15:49

    Dessa vez não concordo.

    Pelo que vc disse quer dizer que o Kobe não pode ser comparado ao MJ por não ter criado um Pippen,

    Mas me diga se Jordan conseguiria transformar o Smush, Sasha, Mo. Evans e outras porcarias que passaram pelo lakers um Pippen?

    Na minha opinião, Jordan NESSE ponto deu sorte de ter um jogador ao lado de potencial para se tornar o que se tornou, o que não obrigou o Bulls a comprar alguém para ser esse auxílio.

    Agora com relação ao time ser pequeno:

    Oras, se o Kobe estivesse destruindo no Charlote, provavelmente bons jogadores iriam querer se juntar a ele, o que é natural. O que ocorre hoje com o Miami que é um time pequeno mas que uniu 3 ótimos jogadores, o que atrai os FA para jogarem ao lado deles, o que acredito ser algo extremamente natural.

    Agora essa comparação Jordan x Kobe x Lebron é muito burra…

    Afinal, se todos tivessem jogado no mesmo período e nas mesmas posições ai sim poderiamos eleger o melhor, sem dúvidas!

    Agora separando por gerações, com certeza Jordan foi o melhor da dele, Kobe idem e Lebron caminha a passos largos para se tornar o melhor de sua geração.

    Se conquistar títulos significasse algo, Scalabrine seria melhor que K. Malone por exemplo…

    abços

    Responder
  20. 31 Rodrigo Paiva 28/05/2011 15:43

    O fato é que se o Lebron tivesse um Pippen em ohio, provavelmente teria seus anéis. Jordan no lugar do Lebron também não ganharia nada.

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. Última
  8. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios