POR QUE MICHAEL JORDAN É O MAIOR DE TODOS
Vamos seguir discutindo esta declaração polêmica de Scottie Pippen, que disse que LeBron James pode vir a ser melhor que Michael Jordan e, com isso, tornar-se o maior jogador da história do basquete.
O que eu acho é que o que torna Michael Jordan incomparável é que ele caiu em uma franquia mediana e dominou a liga e o jogo.
Magic Johnson foi extraordinário, mas caiu no Lakers de Kareem Abdul-Jabbar e depois teve craques como James Worthy, por exemplo, a seu lado. Larry Bird caiu no Boston Celtics e jogou com Kevin McHale, Robert Parish e Nate Archibald. Bill Russell era do Celtics, numa época em que não havia o “salary cap” e podia-se contratar quem quisesse — e todos queriam jogar no Boston ou no Lakers.
Aí eu fico pensando: será que Magic Johnson teria sido campeão da NBA jogando no Cleveland ao lado de Mo Williams e Anthony Parker? Será que Larry Bird teria sido o que foi jogando ao lado de Daniel Gibson e Zydrunas Ilgauskas? Será que Bill Russell teria conquistado dez títulos ao lado de Sasha Pavlovic e J.J. Hickson?
Esta é a questão.
LBJ teve que procurar um Kareem, um McHale, o que Magic e Bird não tiveram. E ambos, Magic e Bird, caíram em times grandes.
LBJ e MJ não caíram. Ambos pousaram em times médios, talvez pequenos.
MJ conseguiu ser seis vezes campeão (poderia ter sido oito, todos nós concordamos, se ele não tivesse ido brincar de jogar beisebol). Fez de Scottie Pippen um jogador fantástico, eleito que foi para o time dos “50 Maiores Jogadores da NBA”.
E não me venham dizer que Pippen era gênio, porque outro dia eu disse aqui que Pippen era melhor que LeBron (insanidade minha, admito) e todos neste botequim me chamaram de louco e disseram que Pippen só foi o que foi por causa de Michael Jordan.
LBJ, ao contrário de MJ, não conseguiu ser campeão em uma franquia pequena e nem conseguiu criar um Scottie Pippen. Teve que procurar um apoio, que Magic, Bird e Russell sempre tiveram.
Só isso basta, a meu ver, para provar que esse tipo de comparação, entre Jordan e James, é incabível.
E o mesmo vale para Kobe Bryant. Kobe foi recrutado pelo Charlotte Hornets — hoje New Orleans. Se lá ele tivesse conquistado cinco títulos como ator principal, se lá ele tivesse criado um Scottie Pippen para ajudá-lo, aí sim eu iria pensar em compará-lo a MJ.
Mas não: Kobe foi para o Lakers, um time grande, e teve em seus primeiros anos de liga Shaquille O’Neal (um dos maiores de todos os tempos) a seu lado. Depois, sem Shaq, não ganhou nada e a franquia teve que ir atrás de Pau Gasol para ele ajudar Kobe a vencer.
No Lakers, isso mesmo, no Lakers, Kobe não conseguiu criar um Scottie Pippen. A franquia, repito, teve que comprar um Pippen no supermercado ao lado para ajudar Kobe a vencer, pois, volto a repetir, Kobe não conseguiu criar um Scottie Pippen para si.
Kobe, Magic e Bird sempre jogaram em times grandes. Sempre tiveram gente grande a seu lado. Ser campeão com a camisa de um time grande é muito mais fácil; ser campeão ao lado de craques é muito mais fácil.
LeBron teve que procurar apoio, como Magic teria que procurar para aflorar o Magic Johnson e o mesmo para Larry Bird, Bill Russell e Kobe Bryant. Todos teriam que fazer isso; Michael Jordan não precisou.
Ele foi campeão em um time pequeno e criou um jogador fantástico para ajudá-lo a conquistar títulos e se transformar no maior jogador de basquete de todos os tempos. Quando alguém fizer o mesmo, volto a dizer, podemos pensar em compará-lo a MJ.
Como vimos, esse não é o caso de LeBron James.
Next question, please.
Notas relacionadas:
90 comentários | Comentar
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
10 Pierre 25/09/2012 16:05
Deixei de acompanhar a NBA depois que o Jordan aposentou, mas uma coisa não me sai da memória. A diferença entre Jordan e os outros jogadores, é que, Jordan voava, os outros não. Belo post.
9 Rafael 10/07/2012 5:25
Jordan foi o maior atletas de todos os tempos; Pelé só recebeu este título devido ao apelo mundial do seu esporte – o futebol. Se o basquete tivesse a mesma abrangência vocês iriam ver como o Maior Atleta do Século XX [e continua ainda imbatível neste séc. XXI] o Jordan.
É simples se constatar.., procure se fazer a seguinte pergunta: Quem chegou mais próximo da perfeição em seus esportes: Pelé no futebol, ou o Jordan no basquetebol?
Pra mim a resposta é clara.., quanto a vocês..
Abraços a todos.
8 marcos 01/07/2012 23:20
lebron é melhor q wade e kobe juntos
7 Anônimo 13/04/2012 1:41
jordam e jordam tem pra ninguem nao mano
6 hugoo 11/02/2012 23:36
Numca lebron vai ser melhor qe pipen
5 Beto Barsotti 28/01/2012 13:44
Fabinho que bom te encontrar ..Concordo plenamente com vc…abrazo a todos no Brasil.
Fábio Sormani 28/01/2012 14:22
Betinho
Tudo bem??? Ainda em Assunção? Que saudades! Não tem vindo ao Brasil?
Abs.
4 Caue Fígaro 16/08/2011 11:21
Concordo Mj ainda é incomparavel ….
3 Paulo A 31/05/2011 17:27
Sormani, vou contribuir com a discussão.
Lebron tem mais exuberância física, mas nem tanto, em comparação com o jovem michael. No ataque Lebron se destaca mais fisicamente, mas na defesa MJ era muito mais aplicado, chegando a estar possuído.
MJ foi mais efetivo no ataque e na defesa que LBJ, até este momento.
MJ teve mais estilo.
Lebron impressiona mas não encanta como MJ.
MJ tinha muito mais recursos, sempre apresentou todos, apenas com o passar do tempo foi desenvolvendo os que se ajustavam melhor a idade (Inteligência de gênio).
E uma coisa é ter força, velocidade e técnica exuberantes; outra é ser senhor de todos os espaços.
2 Leonardo 31/05/2011 2:55
Sormani, Jordan = Pele
Magic = Maradona
Kobe=Ronaldo
LeBron=Zico
Pra mim e por ai.
Abraco, belissima explicacao!
1 Giancarlo Câmara 30/05/2011 21:07
Como foi que Michael Jordan fez Scott Pippen? Como procedeu tal fato, ele o treinava pessoalmente desde os primeiros toques na redonda quando era criança? Ou vem de algo mais antigo e com ares de escândalo? Sem piadas, como você faz um jogador? Não querendo diminuir os feitos de Jordan, mas Scott Pippen não possui méritos próprios? Era um robô que era controlado mentalmente por Jordan? E Phil Jackson só esperava Jordan explicar e adestrar o time, principalmente Pippen? Ficou meia estranha está afirmação que Jordan fez Pippen.
Fábio Sormani 30/05/2011 21:34
Giancarlo
Boa pergunta; vale um texto no futuro.
Abs.
0 itzak shylock 30/05/2011 16:00
JORDAN, THE GREATEST !!!
E não só pelos feitos e títulos ……………….. mas da forma que foi !!!!
Pra se avaliar … tem de ter em mente q tudo é fonte pra avaliação. Numeros são ótimos mas não é tudo …………………… Vc tem razao, jordan conseguiu o que cosneguiu e é o melhor. Mas mais do que isso ……………………… ele fez o que fez de uam forma inigualável !!!
Sua junção de força, físico, mente …………….. foi inigualável, ainda mais se comparando ao período.
Jordan, pra sempre o maior ……………… Kobe o igualou em tecnica mas está ha muito atraz em mente e físico. E isso, um jogador de uma geração muito mais forte que a d ejordan ( hoje o mais cabeçudo da nba consegue enterrar em cima de todo mundo ).
Se surgir outro jordan em 40 anos será um milagre, mesmo pq o esporte está se transformando em abreração física e financeira.
-1 Banana Joe 30/05/2011 10:31
hum…não sei.
Pegar um time de meia-bocas e levar ao título da NBA acho que só o Jordan fez.
O Bulls pensou que faria o mesmo com o DRose esse ano e deu o que deu.
Magic, embora em outro estilo, talvez fosse tão bom quanto o Jordan, mas esse último era seguramente mais decisivo nos segundos finais.
Quanto a Lebron primeiro ele tem que se firmar como melhor jogador da atualidade por umas três ou quatro temporadas, sendo incomparavelmente melhor que DH, Kobe, DRose e etc e depois talvez possa almejar chegar aonde chegou o Air Jordan, que nos anos 90 foi imbatível por quase uma década!
-2 Renzo 30/05/2011 9:25
Parabéns, Sormani.
Simples, objetivo, irrefutável.
Contra fatos não há argumentos.
-3 russell 30/05/2011 8:22
Caro Estefano,
Claro que sabia sobre a morte do pai de Michael – sem dúvida uma perda imensa. Mas já vimos muitos exemplos de jogadores que perderam pais e irmãs (Brian Shaw) ou filhos (Lamar Odom) e nem por isso pararam de jogar. Por tanto ele parou por que quis…Achou necessário, e eu respeito isso.
Quanto ao time de Boston ele foi formado em outras circunstancias, mas você acha que os jogadores não estavam a par do que estava sendo feito e que eles torceram pra isso dar certo tanto quanto o esse TRIO de Miami. Eles fizeram isso com menos barulho. O Miami teve que trocar um monte de jogadores para caber dentro do SALARY CAP – já que 2/3 da folha foram para o TRIO.
Enfim, continuo achando o Lebron um baita jogador, mas que pra ganhar um titulo(s) teve que tomar uma decisão que com certeza vai acabar mudando em muito a maneira de como os jogadores vão pensar daqui por diante. Não consigo imaginar Jordan indo jogar nos Lakers antes de ganhar seus titulos e nem o Isaiah indo jogar nos Celtics antes dos dois títulos. Eles queriam jogar e ganhar contra os melhores e não ter os melhores em volta pra ganhar dos “mais fracos”. Qual a graça nisso?
-4 Angola 30/05/2011 7:03
Vossas comaparações é uma desgraça! Por favor ñ comparem tamanho do time, pq ninguem é culpado de te mas dinheiro, outra coisa todo mundo diz que kobe ganhou graças a shaq, tbem aceito agora que shaq ganhou antes?
acho MJ,KB,LBJ são grande jogadores e até jordan fica melhores de todos os tempos, mas ninguem me tira o folego com KB ele é o mais fantastico.
-5 Igor W. 29/05/2011 19:39
Sormani,
Discordo de seu critério de levantar uma franquia fraca para a escolha do melhor, uma vez que o alcance de um atleta em erguer um time é muito difícil de estimar, pois mesmo sendo gênio mas com um técnico fraco e um manager incompetente com um time recheado de jogadores mediocres como era o caso do Cavaliers, será que Jordan daria futuro diferente nas finais? Eu sinceramente não sei responder.
Em todo caso eu vejo que oq Le’Bron agregava ao time era abismal, mas penso não ser culpa dele que o entorno seja “loser”, é só ver oq aconteceu com eles nesta temporada.
Outro ponto de análise é: se LeBron escolhesse ir, não pra Miami, mas Chicago, essa linha de análise aumentaria em sobremedida o fator LeBron, olhemos oq foi o Bulls ano passado e este, quando trouxe um técnico competente e fez os jogadores jogarem, Rose, o MVP de 2011 que carregou o time seria sub-avaliado e todos diriam que ele era o Pipen de LeBron, que James o fez jogar mais…
Ou seja, existem inúmeras variantes difíceis de mensurar mas que não são contemplados em sua análise “cartesiana”.
Mas reconheço que este é um tema que envolve paixão, mesmo que não a notemos, e procuramos argumentos para justificar nossas escolhas, ou derrubar a dos outros. Razões subjetivas influem nossas escolhas e buscamos uma racionalidade falha para defende-las.
Abraço
Igor W. 29/05/2011 20:12
PS1: qdo Jordan foi brincar com bastão o Bulls avançaram nos playoffs sem ele e Pipen chegou a ser eleito All Star MVP, já o Cavaliers…
PS2: li várias vezes argumentos que o basquete da era de Jordan era melhor e, portanto, mais difícil pra brilhar, contudo os craques citados eram, em sua maioria, contemporâneos de MJ no início de sua carreira (onde o seu jogo físico era marcante) e coincidia com a fase descendente dos grandes adversários.
PS3: creio que “malandramente” o peso de Phill Jackson está sendo negligenciado, talvez com M.Brown no Lakers poderemos fazer várias comparações.
PS4: nunca afirmei que LeBron é melhor que Jordan, só estou contra-argumentando oq considero análises falíveis.
Abraço.
-6 Gustavo Santos 29/05/2011 14:54
Pessoal que compara LBJ com MJ, geralmente não assistiu NBA da época de MJ. MJ ganhou títulos sobre Magic Jonhson, James Worthy, Clyde Drexler, Charles Barkley, Karl Malone, John Stockton e por aí vai. Enfim pra mim quem faz esse tipo de comparação é ignorante quando o assunto é basquete.
Igor W. 29/05/2011 19:41
Legal, então você, o guardião da sabedoria, desqualifica os demais que não estão no seu elevado nível de conhecimento, parabéns pelos seus argumentos, agregaram bastante.
-7 Gilbercley 29/05/2011 11:52
Pra que fique claro, não tô defendendo Lebrom melhor, ou coisa parecida, até pq pra mim, sou mais Wade.
MAS
Essa história de jogador insuperável é a maior lenda do mundo dos esportes. Me expliquem uma coisa: Jordan e Pelé são humanos? COM CERTEZA SÃO… SEM ESSA COISA DE EXTRATERRESTRE.
AS MÃES DELES TEM O VENTRE DE MARIA MÃE DE JESUS? OU O DNA PERFEITO DA HUMANIDADE? NÃO
JORDAN, PELÉ, FEDERER, SAMPRAS, SENNA, MARADONA, SÃO DE UMA LINHAGEM SUPERIOR? NÃO
Todas as repostas são pra afirmar q É COMPLETAMENTE POSSÍVEL QUE APAREÇA UM CARA SUPERIOR A JORDAN, A PELÉ OU OUTRO GÊNIO DO ESPORTE. Completamente possível. São humanos, tiveram feitos inenarráveis, mas todo dia surge novos gênios do esporte.
Claro q pra isso precisam conquistar títulos. Ter feitos q virem lendas, ter marketing e carisma.
ESSA COISA DE JORDAN E PELÉ TEM A MAIORIA ABSOLUTA DE FEITOS VERÍDICOS E UMA PITADA DE AUMENTO TAMBÉM. Muita gente q não viu o Jordan jogar só de ouvir falar o nome dele já diz… JORDAN É INCOMPARÁVEL, É EXTRATERRESTRE É O PELÉ DO BASQUETE. Eu vi o Jordan jogar, vi uns poucos jogos do Pelé em gravações, e foram explêndidos sim, mas não inalcansáveis, até agora os deuses dos seus esportes. Menção a Maradona e uma porrada de outros jogadores da NBA, que muitos até tiveram números melhores q Jordan por exemplo.
Mas me respondam uma coisa, se Messi e Lebron por exemplo, ganharem uma porrada de títulos, terem números como vem tendo e jogarem o q sabem, e ainda evoluirem seus jogos, nem precisa tanto.
ELES TEM CONDIÇÕES DE SEREM SUPERIORES?
EU SINCERAMENTE, MESMO NÃO SENDO DEFENSOR DESSES CARAS. CREIO Q SIM
E outra época surgirá outro melhor e outro… é a lei básica da humanidade e do esporte, feitos sendo superados. Difícil é ganhar 8, 9 ou mais títulos da NBA, como alguém aí tem.
São tantas particularidades q não cabem num post só.
Fábio Sormani 29/05/2011 13:30
Gilbercley
Gostei de seu comentário. Pra vc que não viu Pelé jogar (e eu vi, e mto), pra se ter uma ideia de como ele era, eu receito: coloque no liquidificador o Messi e o Ronaldo Fenômeno. A mistura disso dá algo próximo a Pelé.
Abs.
-8 Paulo Makay 29/05/2011 11:35
Fala Sormani . Nem publica isso ok .
Eu estava vendo um VHS aqui em casa do programa super técnico . Vc estava lá falando que técnico brasileiro é retrógrado , preguiçoso , não estuda e não sabe falar inglês . hahaha LOL
No programa seguinte o DUNGA está ofendido perguntando o nome desse rapaz ( o seu ) … O prelúdio de uma saga . Bom teria algum problema eu colocar esse video editado no youtube ? Abraços
Fábio Sormani 29/05/2011 13:31
Paulo
Acho que foi com o Zagallo, não com o Dunga. Entro em contato com vc, pois quero ver o vídeo.
Abs.
-9 João 29/05/2011 11:25
Uma curiosidade de alguém de 21 anos:
Há 25 anos, quando Jordan engatinhava no basquete, havia algum jogador que era considerado indiscutivelmente o melhor de todos os tempos. Do mesmo modo como é feito com Jordan atualmente.
Abraço
Fábio Sormani 29/05/2011 13:36
João
Ao que me lembre, não.
Abs.
-10 João 29/05/2011 11:15
Sormani,
Você não acha muito relativo dizer que Jordan criou Pippen?
Não dá pra desmerecer o talento do Pippen.
No seu ponto de vista o Shaq criou o Kobe?!!
Fábio Sormani 29/05/2011 13:37
João
Não.
Abs.
-11 Marcio Roveda 29/05/2011 10:42
… Mas que ele è ocara isso é Michael Jordan obirgado, valeu….
-12 Marcio Roveda 29/05/2011 10:42
Bem, todos tem razão, porém épocas diferentes treinos físicas táticas e politicas e times “eu acredito que comparar seja algo desnecessário e pouco proveitoso”, mas isso da pano pra manga para mídia então como não realizar tal debate… e sim ver o legado deixado por este ou aquele Monstro (atleta) fez pelo seu esporte (movimentos técnicos, táticos treinos etc…)sabe-se que não adianta eu treinar como o MJ que não serei como ele e sim buscar o que de melhor me serve… Mas que ele è ocara isso é Michael Jordan obirgado, valeu….
-13 Marcio Roveda 29/05/2011 10:40
Bem, todos tem razão, porém épocas diferentes treinos físicas táticas e politicas e times “eu acredito que comparar seja algo desnecessário e pouco proveitoso”, mas isso da pano pra manga para mídia então como não realizar tal debate… e sim ver o legado deixado por este ou aquele Monstro (atleta) fez pelo seu esporte (movimentos técnicos, táticos treinos etc…)sabe-se que não adianta eu treinar como o MJ que não serei como ele e sim buscar o que de melhor me serve…
-14 Anônimo 29/05/2011 10:17
Tem que falar do Tim Duncan também, pegou um time mediano que sequer havia chegado a uma final da nba, e conseguiu vencer 4 títulos como o franchise player do time !!!
-15 Kazuhiro Matsuzaka 29/05/2011 9:43
O Kareem Abdul-Jabbar foi muuuuuuito melhor que o Jordan, Bird, Magic, Pippen, Kobe, Wilt Chamberlain e LBJ.
Kareem é o Pelé do basquetebol, o maior pontuador da NBA de todos os tempos!!!!!!
19 vezes NBA All-Star player, simplesmente fantástico!!!!!
-16 Thiago Esdras 29/05/2011 9:11
Por favor para com isso
Magic se tivesse caido no chicago teria ganhado tbm
maior genio q ja vi jogar
Jordan ta no mesmo nivel
quer dizer q pq i chicago era um time pequeno por isso vou declarar ele mehor
nao nao
se fosse assim oq dizer do primeiro ano do magic???
quando jogou de pivo(acho q ele era armador neh???? ahhh)
no ultimo jogo da serie
pq a estrela do time machucou
e se nao me engano(e nao me engano msm)
foi eleito MVP dos playoffs
isso sim conta a favor de escolher quem foi melhor
Agora tenho ate do LBJ pq comparalo com qualquer um deles (MJ, Magic,Bird…)
e imposivel!!!!!
eu prefiro o Wade no meu time anho mais jogador q LBJ
abs
anonimo 01/07/2012 23:15
a vééioo
O Wade é melhorr q o LBJ
a Vai comentar Baisebol
-17 Paulo 29/05/2011 8:42
Bom dia Sormani !
Sem dúvida, foi a melhor explanação que já vi que explica porque MJ é o maior jogador de basquete de todos os tempos. Aproveitando a questão , vc acha que ele é o maior atleta de todos os tempos? Só um detalhe porque acho isso. Nenhum atleta, em nehuma modalidade jogou o que ele jogou aos 35 anos..Nem Pelé..
Fábio Sormani 29/05/2011 13:40
Paulo
Pelé foi maior que Jordan.
Abs.
-18 alfredo vasconcelos 29/05/2011 8:34
A NBA de Hoje, com leandrinhos, nenes e spliters, será muiiiiiiiito mais fácil pra MJ.
-19 André 6-3-3 29/05/2011 8:15
Ora bolas, grande Sormani, na minha opinião estamos discutindo o ’sexo dos anjos’ com essa questão.
Como você bem disse: não há comparação. Ainda.
Jordan teve ajuda mínima para suas conquistas.
Wade ganhou 2006 sozinho.
LeBron ainda nada.
E digo mais: se o Heat ganhar os próximos 5 títulos seguidos temos que avaliar o desempenho de LeBron e Wade. Pra mim Wade está na frente de LeBron na história.
-20 renato 29/05/2011 1:36
qdo se fala q trouxeram gasol pro kobe poder ganhar de novo, falam como se gasol fosse do nível de kareen, worthy… gasol é mto bom, mas não é um shaq, um DH…
concordo com o q disseram aí q bird tinha um elenco mais fraco q magic pra jogar.
o q acha sormani?
-21 D4n 29/05/2011 1:13
Ahhh… Assim como vc Sormani, adoro estas discussões… Hehehe.
-22 D4n 29/05/2011 1:02
Se MJ, KB, Magic e Bird tivessem jogado hoje nos Cavs de LBJ, eles terminariam a carreira como Karl Malone e John Stockton: Sem anéis!
LBJ pode ser mala, mas burro ele não é! Ficar se matando num time sem graça, com jogadores e torcida sem graça em uma cidade patética como Cleveland não dá né pessoal. Califórnia e a Florida são os melhores lugares dos EUA. Lugares de belas praias, mulheres bonitas, natureza e clima maravilhoso. Achar um absurdo que James tenha trocado os Cavs por Miami, seria o mesmo que torcer o nariz quando um jogador genial de futebol que jogasse por exemplo em um time como o Bragantino em uma pequena cidade do interior, sem tradição e torcida, trocasse o mesmo por um time grande de SP ou Europa. LBJ está certíssimo, assim como Kevin Garnett que foi jogar em um lugar de tradição, com companheiros, time e torcida muito mais divertidos! Se LBJ tivesse sido recrutado no inicio da carreira por um time como Lakers ou Celtics, a muito que ele já seria considerado o melhor do mundo. Mas chegar a um nível de MJ acho muitíssimo improvável. Mesmo que Jordan tivesse jogado no Cavs no lugar de LBJ, com anel ou sem anel, seria o maior! Ele é o maior não pelos anéis, mas sim pelo gênio que era. MJ e Magic Johnson tinham algo que não vi em nenhum outro craque: magia!
Agora tem uns parceiros aqui que acompanham este botiquim e a NBA como se tivessem caído de paraquedas. Dizer que não da para comparar a geração de MJ com a de LBJ e KB com o argumento que na época de MJ as coisas eram mais fáceis, que tinham menos times bons, que não haviam a quantidade de estrangeiros bons que tem hoje, o jogo era inferior tática e fisicamente… Vcs que usam esse argumento, parecem achar que MJ jogou nos anos 50 e 60. Pelo contrário, ele jogou recentemente, foi contemporâneo de Kobe por varias temporadas! E mais, a época que a NBA teve mais times bons, melhores jogadores (a maioria dos 50 Hall da Fama) foi na geração de Jordan. Estrangeiros craques hoje: Nowitzki, Ginobili, Parker, Gasol, Nash e etc… o restante dos estrangeiros são medianos e não elevam em nada o nível da liga. Vejam o Toronto, o time mais recheado de estrangeiros, um lixo… Sem contar que o jogo hoje é bem mais soft que na época de Jordan. Hoje não se permite mais contato fisico e tem equipes ruins demais. Queria ver LBJ e KB jogando na geração anterior e ver como eles se sairiam com o duro contato fisico permitido naquela época.
Agora voltando ao LBJ… o que ralmente falta para ele é carisma. Como diz o pessoal aqui na América do Norte: Lebron douche bag! Ao contrario de Jordan e Magic, não gosto de Kobe e Lebron como pessoas, gosto mesmo é do basquete maravilhoso deles. Eles são extremamente arrogantes e complicados. Porém ao contrário de Jordan e Kobe, falta a LBJ carisma.
Abs
André Camargo 29/05/2011 18:30
Desculpe pela intromissão, mas o melhor dos EUA é New York amigo, o cidade linda “).. rsrs.
Fábio Sormani 29/05/2011 13:44
D4n
Exatamente! Me estranha algumas pessoas dizerem que não dá para comparar kobe e MJ pq jogaram em épocas diferentes. Como assim? Foram contemporâneos, como vc mesmo disse.
Abs.
-23 Vitor Santos Cavalcante 29/05/2011 1:02
O fato é: Lebron agora já não tem mais desculpas para não levar esse título (já não tem mais, gooden, mo williams, jamison nem pavlovic e sim Wade e Bosh). Se perder, a opinião de Pippen é para ser enterrada e silenciada para sempre.
-24 Vitor Santos Cavalcante 29/05/2011 0:45
Lebron James chegou a uma final de NBA jogando ao lado de Gibson e Gooden. Perdeu para o Spurs no AUGE dessa dinastia (com Parker, Ginobilli e Duncan voando). Perdeu para o Boston Celtics, o Big Four duas vezes. Isso tudo porque (até esta temporada) nunca tinha tido um jogador como Pippen ao seu lado, que o ajudasse a carregar o fardo de uma franquia e o peso de um anel.
.
Contudo, acho que é cedo para uma comparação entre os dois, Jordan está no topo e talvez permaneça lá para sempre. Porém, se um jogador exatamente como Jordan ou o próprio surgisse hoje, provavelmente seria ainda o melhor jogador da Liga, só que precisando de mais ajuda para ganhar um anel, já que a NBA, assim como o futebol e outros esportes estão mais EQUILIBRADOS do que nunca! Já não existem mais bobos, e a liga está extremamente física. Igual seria se um Pelé aparecesse em nossa difícil contemporaneidade. Concorda? Então Jordan talvez permaneça no topo para sempre, intocável.
-25 Fábio Rodrigues 29/05/2011 0:03
Olá Sormani,
Tem uma coisa que todos aqui estão esquecendo de citar:
O jogo do Lebron é totalmente físico, agora ele tem 27 anos (é isso?)..o ponto forte dele nao é arremesso de longa e média distancia e sim aquelas infiltrações que ele sai atropelando todo mundo sofre a falta e ainda faz a cesta…na defesa tb é físico..corre demais e pula demais, e qdo ele tiver 32,33,34 anos?..ele vai conseguir fazer isso tudo?..se ele tivesse a idade e todas as contusões que o Kobe teve nesses ultimos anos e mesmo assim conseguiu ser campeão, será q o jogo dele não é limitado sem toda essa potencia física?..sem falar no MJ que com 34,35 anos…com 40 graus de febre fez o q fez naquele jogo contra o Jazz..e o MJ nao era só infiltração e enterradas…longe disso..é esperar pra ver né
Abraço!
Fábio Sormani 29/05/2011 13:49
Fábio
Este é o ponto central da discussão: será que LBJ vai ter um jogo técnico como MJ e KB tiveram qdo perderam a potência física?
Abs.
-26 Rafael 28/05/2011 23:33
Sormani, voce fala do Kobe porem se o LBj é tão bom assim porque ele teve que ir para um time se juntando a outros 3 grandes jogadores??? Lembro tambem que um post voce falou que Lakers, Celtics serem campeoes era facil por causa que tinha bons jogadores, camisa. O que voce diz a respeito do Miami que precisou juntar 3 isso mesmo 3 jogadores de selecao para ganhar algo???
Igor W. 29/05/2011 19:45
C.B é bom mas não é grande no nível de Wade e LBJ, nem pensar
Fábio Sormani 29/05/2011 13:50
Rafael
A resposta está no texto.
Abs.
-27 Du 28/05/2011 23:00
Sormani..seu texto foi genial…parabens
peco desculpas, mas estou sem acentuacao no meu pc..
Com relacao ao Diogo, q respeito a opiniao (dizendo que fica dificil comparar jogadores de epocaas diferentes)… mas se assim for, digamos que Jordan jogou em uma epoca magica dos basquete norte americano, fazendo parte do Dream Team, aquele que foi o maior time de basquete de todos os tempos…e somente jogou ao lado desses caras na selecao norte americana, pois enfrentava todos no seu Chicago Bulls…passou por cima do Lakers de Magic, do Celtics de Bird, do Phoenix de Charles Barkley, do Utah de Malone e Stockton, do Pistons de isiah Thomas, do Portalnd de Clyde Drexler, do Knicks de Ewing, ele foi superior e dominou a era do dream team…simplesmente insuperavel…Como o proprio Jordan disse, na epoca que LJ se uniu a Bosh e Wade…ele disse que sua vontade era vencer seus maiores rivais, superar as adversidades e provar que era o melhor, o maior, jamais pensou em se unir a outra estrela para conquistar alguma coisa….Resumindo, sua meta era provar que era o maior de todos. E indiscutivelmente, ele e o maior de todos.
-28 Marlon 28/05/2011 22:41
Não tem discução!
Não existem comparações!
Jordan sempre será único!
Hoje vivemos a era de James, Wade, Kobe, DH e Rose!
Amanhã será a vez de Griffin e depois virão outros e todos esses sempre utilizarão Jordan como referência.
-29 Willian Almeida 28/05/2011 22:31
Caro Sormani,
Concordo com sua análise em questão de reforçar o aspecto dos grandes sempre terem pelo menos outro grande como base (válvula de escape no jogo), o que LBJ não tinha no Cleveland. E é exatamente nesse ponto que discordo um pouco. Tudo bem que MJ ajudou a “dar a luz” a um Pippen, mas isso só foi possível pq Pippen tinha talento pra isso; e não vamos esquecer de Kerr com seus arremessos e bolas mágicas de 3 e a louca e agressiva defesa de Rodman… Agora, vc acha que LeBron tinha(no Cavs) alguém estilo Pippen para fazê-lo desabrochar??Eu creio que não…
Não quero tirar aqui os méritos de MJ, longe disso; não pude acompanhar sua carreira até mesmo pela minha idade(21), mas só por videos e dvds já tenho uma noção do monstro que ele foi e por isso o gabarita melhor de todos os tempos… Só acho que boa parte da crítica, pega no pé do LBJ demais…acho que ele tem potencial de sobra para passar Kobe…
Acho que a partir desse ano que a cobrança feita sobre ele deve começar de fato…Mesmo o time do Heat sendo fraco tb, pelo menos dessa vez ele tem ao mínimo 2 jogadores de alto nível (o monstro D-Wade e o excelente C-Bosh)
Parabéns pelo blog, como sempre, cada vez melhor; espero post sobre a final, hein
Abs
-30 Luiz Mauro - São paulo 28/05/2011 21:48
Sormani.
Você sempre inventa uma desculpa para defender o Michael Jordan…rs
Kobe e Lebron são melhores atletas e jogadores que eles, no fundamento. E hoje jogam em uma liga muito melhor, de jogadores mais atléticos, melhores defesas, com astros mundiais e não apenas americanos.
cuidado, que pela sua ótica, Maradona pode ser melhor que Pelé…
Abs,
Fábio Sormani 28/05/2011 23:36
Luiz
Por quê? Não entendi.
Abs.
-31 Diogo 28/05/2011 20:35
Vou colocar aqui uma opinião que li, em algum lugar que não me lembro, pode ter sido até aqui, mas que dizia que, se vc não considerar que Kobe pode alcançar um Jordan ou Lebron um Jordan, ou achar que outros joradores da história como Magic, Rusell, Kareen ou Bird não podem tambem ser comparados a tal, é um pensamento fraco e pouco criativo. O Pq? Por que cada um desses jogadores jogou um uma época diferente, com forças (prós e contras) diferentes e com dificuldade e facilidades diferentes. Como podemos saber se um ou outro jogador foi o melhor simplesmente por que ele dominou uma época, sendo que tantos outros tambem dominaram? É pouco produtivo ficar especulando sobre quem foi o melhor, por que a resposta não pode ser conhecida, devido a uma serie de variaveis infintamente complexas. O pelé foi o melhor? Como vamos saber, se jogou numa época diferente de hj. Se adotarmos a mentalidade de que ninguem foi/será melhor que Pelé, Jordan, ou qualquer outro “melhor”, viveremos num mundo mais pobre esportivamente!
Denis_Brown 28/05/2011 23:13
Interessante seu raciocínio…
Parece que estamos “condenados” aos “gênios eternos”
Abraços!
-32 Eduardo Jovanelli 28/05/2011 20:20
Analise perfeita Sormani, parabéns falou tudo!!! Assino embaixo em tudo o que vc disse.
Parabéns Sormani, sempre disse que vc é um dos poucos jornalista esportivo desse país, pois os demais só falam de futebol e nem isso servem.
Jordan é Jordan o pelé do basquete, Lebron gênio, Kobenganador!!!!!! sempre foi e sempre será enganador para mim.
Abs.
-33 Herbert 28/05/2011 19:56
Até entendo que Lebron é melhor que Pippen num aspecto geral. Mas será que a versatilidade do Pippen, seu jogo na defesa é igual ao de Lebron?
Michael Jordan é o maior de todos. Seus números e seus títulos indivíduais mostram isso. 10 vezes cestinha, MVP e Defensor do ano na mesma temporada, mais de 3000 pontos num mesmo campeonato, mair cestinha dos playoffs e outros. Mas será que sem o Pippen ele teria conseguido seus 6 títulos?
Como foi gênio, pode ser que sim, porém não podemos transformar o Pippen em coadjuvante naquelas conquistas dos Bulls.
Abraço a todos
-34 Luis Carlos 28/05/2011 19:36
Sormani, eu só não entendo uma coisa.
Pq Bird foi melhor que Bryant?
Abs.
Salerme 29/05/2011 0:26
Sormani,
Fiquei curioso, porque realmente não li nunca você dizendo que Bird foi melhor que Bryant, mas sempre inferi isto de seus textos. Me desculpe a inconveniência, mas para você, quem foi melhor, Bryant ou Bird? Aliás, pensando na posição da quadra, Bryant foi o maior 2 da NBA, considerando que MJ não conta (acho que Bird era 3)?
Abraços,
Fábio Sormani 28/05/2011 21:40
Luis Carlos
Eu nunca disse isso — ao que me lembro.
Abs.
-35 Daniel Mendes -BH. 28/05/2011 19:19
O problema do Le Bron é que ele quis se acomodar ao máximo, já que via o Kobe mais acomodado que ele. Hj o basquete é uma grande festa, cara muda de franquia não tem amor a camisa e senta na almofada para ser campeão. Se quer ser campeão ao lado de cara bom tem que tomar atitude de homem sério e reduzir o próprio salário milionário. Quem faz isso? Outro fatopr importante é a sorte: ” O homem que disse que preferia ter sorte do que ser bom, se deu bem na vida…. as pessoas têm medo de admitir que uma parte muito grande de nossas vidas depende da sorte… é assustador pensar na quantidade de momentos que estão fora do nosso controle… há momentos em um jogo em que a bola acerta a rede e, por uma questão de segundos, ela pode passar ou voltar e cair do seu lado… COM UM POUCO DE SORTE ELA AVANÇA, E VOCÊ GANHA… ou não, e então você perde” . Fica a dica do excelente filme Match Point onde para mim a importancia da sorte fica clara. Exemplos de caras sortudos no esporte…..Michael Schumacher Messi e Tim Duncan. São azarados Ayrton Senna (morreu e teve adversários duros), Cristiano Ronaldo (um monstro que cumpre todos os fundamentos, mas deu azar de nascer junto do Messi e ter companhia pior na equipe onde joga) Dirk Nowitski (maior chutador da NBA atualmente, não jogou com Tony Parker e Ginobli).
-36 Filipe Vasconcelos 28/05/2011 19:00
Fábio, essa discussão pra mim é inútil…Quem viu Michael Jordan jogar sabe do que eu estou falando…Mesmo se ele não tivesse todas as estatísticas a seu favor, ainda assim seria o melhor de todos os tempos…Como era bom ver esse cara jogar…perdi o número de vezes que ele derrotou indiana pacers a frações de segundos do fim….até hoje não me esqueço de uma jogada q ele sofreu falta e foi fazer os lances livres…acertou a primeira, acertou a segunda e dps jogou de proposito na tabela, pegou o rebote e fez a cesta…4 pontos e virada dos bulls!!!!!! Sensacional….kobe bryant, lebron james….parem com isso…vão pegar uns vídeos antigos…
-37 aloisio 28/05/2011 18:58
Kobe ainda vai jogar basquete de alto nível por mais cinco anos. Com certeza vai igualar ou quebrar récordes de Jordan. Para comparar os dois vou esperar a aposentadoria de Kobe.
Quanto a Lebron, não vejo como elechegar lá, porque seu jogo se baseia muito na sua força física, que vai diminuir com a idade. Já Jordan e Kobe são mais cerebrais, mais técnicos, o que levou o primeiro e levará o segundo a atuarem em alto nível até os 28 anos.
Em tempo: 38 anos
-38 aloisio 28/05/2011 18:56
Kobe ainda vai jogar basquete de alto nível por mais cinco anos. Com certeza vai igualar ou quebrar récordes de Jordan. Para comparar os dois vou esperar a aposentadoria de Kobe.
Quanto a Lebron, não vejo como elechegar lá, porque seu jogo se baseia muito na sua força física, que vai diminuir com a idade. Já Jordan e Kobe são mais cerebrais, mais técnicos, o que levou o primeiro e levará o segundo a atuarem em alto nível até os 28 anos.
-39 Bruno 28/05/2011 18:39
Fábio, eu assisto NBA desde 1996, é meu esporte favorito e concordo com vc em genero, número e grau.
Me corrija se eu estiver errado, mas nestes últimos anos de NBA poucos foram os jogadores que chegaram em franquias medianas e as fizeram grandes. Dois que me lembro são Jordan e Duncan.
Eu até estava torcendo para o Lebron ganhar um título, mas depois de ler esse seu texto eu vou virar casaca, vou torcer pelo Dallas, para que Dirk faça o que Jordan e Duncan fizeram, pegar franquia sem títulos e a transformar em campeã da NBA.
Fábio Sormani 28/05/2011 23:20
Bruno
Esse tema virou discussão nos EUA. O último gde jogador que ficou em uma cidade pequena foi Tim Duncan. Os outros cumprem seu primeiro contrato e acabam se mandando. Fala-se que Kevin Durant não está atrás dos holofotes e que ele pode ficar em OKC.
Abs.
-40 Marcio 28/05/2011 18:19
Ola Sormani,
Concordo com seu texto em genero numero e grau concordo com vc.
Isto me veio uma comparacao, talvez o caso mais similar do MJ e Pippen como voce disse o Pippen foi alavancado criado pelo MJ, tudo isto numa franquia pequena, poderiamos dizer que o mesmo aconteceu no San Antonio quando o Tim Duncan chegou?? San Antonio era uma franquia pequena com um grande jogador David Robinson e assim que Tim Duncan chegou a franquia cresceu, ja ganhou titulo e mesmo depois que David Robinson saiu outros jogadores especialmente Tony Parker e Manu jogaram muito mas em especial por causa do Tim Duncan ou seja por causa de um jogar a franquina ficou enorme sem buscar outros jogadores.
So par frisar nao estou comparando Tim Duncan com MJ mas sim a situacao do seu texto que foi muito similar.
Vc concorda ??
Abracos
Fábio Sormani 28/05/2011 23:22
Marcio
Sim, concordo. Timmy colocou o San Antonio no mapa da NBA.
Abs.
-41 Luiz 28/05/2011 18:11
Sormani, mas o Bill Russell não caiu em um time grande, ele que criou o Boston Celtics e é o maior campeão: 11 títulos. É o único jogador que pode tentar ser comparado ao Jordan, concorda?
Fábio Sormani 28/05/2011 23:23
Luiz
Nos EUA mtos dizem que Bill Russell foi o segundo maior jogador da história da NBA.
Abs.
-42 Jean 28/05/2011 18:01
Sormani, eu já tenho outro ponto de vista. Acho que o Jordan foi o maior de todos pelo simples fato de que ele revolucionou o basquete. Kobe e LBJ jogam o que jogam porque Jordan apareceu antes e criou um padrão a ser seguido. Além disso, podemos dizer que a NBA tem esse tamanho todo hoje porque Jordan existiu… carisma, profissionalismo além do talento incomparável. Outro dado interessante… a Nike não era nada até patrocinar Jordan, aí sim se tornou este gigante que conhecemos. A NBA na época de Jordan tinha audiência superior a NFL, e sabemos que depois de sua saída a liga teve que se reestruturar para não falir. Então, por todos estes motivos, Jordan é intocável.
Igor W. 29/05/2011 19:50
gostei Jean
D4n 29/05/2011 1:22
Verdade Jean! Concordo plenamente com vc. A NBA ganhou outra dimensão após Magic e principalmente após Jordan. Jordan elevou o padrão desta liga a algo inimaginável!
Fábio Sormani 28/05/2011 23:23
Jean
Ótima análise.
Abs.
-43 Ari C. Raimundo 28/05/2011 17:47
Olá Fábio,
Primeiramente vou dizer que não acho prudente a comparação de nenhum jogador na ativa com MJ. Nem Kobe e nem LeBron dominam o jogo da maneira que Jordan dominava (ponto final).
Também não vejo LeBron e nem Kobe gritando (de forma construtiva) com seus companheiros conforme MJ fazia. Não vemos em nenhum jogador da atualidade a atitude de MJ em quadra. MJ nunca passaria pelo vexame que Kobe passou este ano (logo a comparação Kobe e Jordan termina aqui).
Também não acho interessante também colocar a questão de time grande ou pequeno na pauta. LeBron colocou o Cleveland sozinho em uma final da NBA, e poderia ter feito isso nos últimos dois anos, mas não conseguiu (faltou maturidade).
Acho que LeBron ainda tem muito a crescer, mas não o vejo sendo um MJ. Vejo LeBron sendo uma mistura entre Magic e Jordan, o que o torna mais especial do que os jogadores atuais. E é por isso que considero LeBron melhor do que Kobe mesmo sem anéis (na minha humilde opinião).
Mas devo admitir que estou me surpreendendo cada dia mais com LBJ. Sua frieza nos momentos finais tem aparecido. Seu jogo é mais inteligente, ele não força as bolas, realiza bons passes e faz com que os outros jogadores joguem melhor (= o que MJ fez com Pippen e Rodman).
Em relação ao Miami, é só verificar o que acontece com a equipe quando LeBron está no banco. É uma outra equipe, mesmo com Bosh e Wade em quadra. Isso mostra mais um ponto à favor.
A parte defensiva de LeBron já considero questionável, contra Paul Pierce (um veterano) ele não mostrou a mesma força do que com Rose. Aliás, com Pierce ele não mostrou a mesma vontade de marcar, talvez se Pierce tivesse sido o MVP seria diferente.
Abraços.
-44 augusto 28/05/2011 17:46
M.J foi foda mas vamos ver durant , afinal time dele 100 x menor que o chicago porém essa historia time pequeno na nba , pode se levar muito a serio ? exemplo cavs quando lebron está por lah era time top 1 da nba em midia , hj não passa time qualquer . Mj não é considerado melhor magic pq ? pra mim a diferença minima .
abraços
-45 Igor 28/05/2011 17:44
Sormani
Se o Miami for 5 vezes campeão como estamos pensando alto, Wade ganhasse 2 vezes MVP, LeBron tambem 2 vezes e para não dizer que não fez nada, Bosh ganhasse 1vez MVP. Não daria pra dizer que Wade foi mais jogador que LeBron, por ter ganho um título sozinho e ser mais habilidoso(não que LeBron não seja habilidoso, mas Wade sabe gingar mais), não seria melhor que James??? Pois acho que ambos se equivalem para o time e principalmente são decisivos.
Abs.
Fábio Sormani 28/05/2011 23:25
Igor
Como eu disse, não é apenas o currículo que conta. Bola tb conta. LBJ joga mais que D-Wade.
Abs.
-46 Márcio Monteiro 28/05/2011 17:30
Sormani
Gostei de ver que levou em conta minha analise no post anterior, no seu texto atual so tem uma coisa que conta a favor de Jordan em relação aos jogadores citados ele tinha um grande Técnico Phil Jackson ( que buscou seu Jordan substituto pros Lakers , Kobe). Lebron não tem e nem teve um grande professor.
Outras perguntas quantas franquias existiam na NBA na época, e quantos grandes jogadores capazes de rivalizar com Jordan existiam na época só lembro de dois Magic e Bird hoje a coisa é mais disputada tem Kobe, Wade, Dirk, Rose,Howard,Durant e por ai vai acho que muitos desses grande jogadores surgiram por conta do fenomeno que Jordan foi e ainda é, mas são uma disputa muito grande e dificulta pra que um desses se destaque não sei se Jordan conseguiria o destaque da época seria campeão tenho certeza mas não do jeito que foi !!!
Agora quanto a comparações acho o estilo de jogo de James mais parecido com de Magic que com de Jordan.
Magic (no post anterior disse que nunca tinha jogador mais completo que james mas vi sim) tambem é alto e jogava em todas as posições de armador ate pivô era habil rápido e inteligente so que era muito mais confiante que Lebron .
A meu modo de ver Kobe e quem mais se aproxima de Jordan e James de Magic.
Fábio Sormani 28/05/2011 23:31
Márcio
Respeito, mas discordo. Na época do Jordan tinha Isiah Thomas, Joe Dumars, Magic, Worthy, Bird, McHale, Parish, Barkley, Miller, Mullin, Mourning, Robinson, Drexler, Ewing, Malone, Stockton. Jordan jogou numa época em que foi criada a maior seleção de basquete de todos os tempos: o Dream Team de Barcelona. Naquela época os jogadores eram melhores, acho que posso dizer que mto melhores se comparados com a atualidade. Shaq e Howard se valem do tamanho, tecnicamente são podem ser comparados a Ewing e Robinson, são fracos. Quem joga hj e pode ser comparado a eles é Duncan. Enfim, na época de Jordan era mto melhor o basquete.
Abs.
-47 PE12 28/05/2011 16:47
Sormani,
Nao me estarrece tanto o comentario do Pippen (mesmo achando precipitado) porque me parece meramente técnica a avaliação dele. Ou seja, ele estava citando as “ferramentas” que LBJ tem disponiveis em seu jogo. Ele faz medias 25-8-8 em suas estatisticas consistentemente, e se destaca ofensiva e defensivamente. Ele tem as ferramentas, talvez, para ser o mais completo jogador, mas nao necessariamente o melhor.
Porque para ser o melhor, circunstancias, aspectos emocionais e psicologicos, e atitudes dentro e fora da quadra (como liderança), e conquistas, tambem entram na conta. Esses outros aspectos é que criam o mito (ex. Pelé) ou o “herói tragico” (ex. Maradona). O que LBJ será só o tempo dirá.
Mas concordo com você que é improvavel que ele se torne o melhor da historia.
Abs
Fábio Sormani 28/05/2011 17:27
PE12
Gostei do comentário.
Abs.
-48 Rodrigo Fernandes 28/05/2011 15:49
Dessa vez não concordo.
Pelo que vc disse quer dizer que o Kobe não pode ser comparado ao MJ por não ter criado um Pippen,
Mas me diga se Jordan conseguiria transformar o Smush, Sasha, Mo. Evans e outras porcarias que passaram pelo lakers um Pippen?
Na minha opinião, Jordan NESSE ponto deu sorte de ter um jogador ao lado de potencial para se tornar o que se tornou, o que não obrigou o Bulls a comprar alguém para ser esse auxílio.
Agora com relação ao time ser pequeno:
Oras, se o Kobe estivesse destruindo no Charlote, provavelmente bons jogadores iriam querer se juntar a ele, o que é natural. O que ocorre hoje com o Miami que é um time pequeno mas que uniu 3 ótimos jogadores, o que atrai os FA para jogarem ao lado deles, o que acredito ser algo extremamente natural.
Agora essa comparação Jordan x Kobe x Lebron é muito burra…
Afinal, se todos tivessem jogado no mesmo período e nas mesmas posições ai sim poderiamos eleger o melhor, sem dúvidas!
Agora separando por gerações, com certeza Jordan foi o melhor da dele, Kobe idem e Lebron caminha a passos largos para se tornar o melhor de sua geração.
Se conquistar títulos significasse algo, Scalabrine seria melhor que K. Malone por exemplo…
abços
-49 Rodrigo Paiva 28/05/2011 15:43
O fato é que se o Lebron tivesse um Pippen em ohio, provavelmente teria seus anéis. Jordan no lugar do Lebron também não ganharia nada.
-50 Linke 28/05/2011 15:31
Sormani,
Há outra coisa que se deve ponderar nessa historia de comparar Lebron e Jordan: Na época do Jordan eu acho que o jogo de basquete da NBA era outro do que agora, muito mais “fraco”. Por quê? Porque haviam poucos times realmente efetivamente (como diria o filósofo Tureta) bons…. Todos os elencos eram formados apenas por jogadores dos EUA e o jogo era menos evoluído, menos tático. hoje em dia TODOS os melhores jogadores do MUNDO estão na NBA, o que, na minha opinião, nivela as coisas em um nível mais elevado do que antigamente. Qual foi o grande rival do Jordan? Se fores pensar foi o Utah Jazz com a dupla Stockton, Malone, porque de resto a cada ano o Chicago pegava um time do Oeste diferente… E vamos combinar que um time que apesar de ter Stockton e Malone, com o coadjuvante Hornacek, era formado por um bando de cabeças de bagre, tipo Ostertag, Russel e Eisley…. O grande adversario no Leste era Indiana, ou Knicks e, apesar de eu ser torcedor de New York, tenho que admitir que o time era excelente na defesa, mas no ataque era apenas o Ewing, ou vai me dizer que o Starks era algo de excepcional…. Hoje em dia o Lebron enfrentou times como o do Orlando Magic, com Turkoglu, Howard e Nelson, com um excelente time de apoio, ou o DEtroit Pistons, time cascudíssimo com Hamilton, Prince, Billups e companhia….
Por isso, até entendo essa de o Lebron não poder atingir os feitos do Jordan, mas será que o Jordan na liga de hoje, mais competitiva, conseguiria os mesmos feitos?????? É de se indagar…
Por isso, Sormani, acho que o ideal é exaltar cada jogador a sua época, sem muitas comparações. Jordan dominou o seu tempo, indiscutivel, Pelé dominou o seu, mas nunca se poderá saber se fariam isso HOJE….
Bom e que o Lebron joga para c……..lho isso joga… O que ele fez nos últimos minutos contra o Bulls foi coisa de gente grande, parecia o Jordan… hehehehe sem querer comparar!
-51 Carlos Nilson 28/05/2011 15:31
Pra mim ninguém teve o poder de decisão de Jordan, vejo o q o Dirk fez nessa série contra o OKCT e lembro que o Michael fez isso e muito mais em toda a sua carreira. LB só agora começa e se destacar com regularidade em jogos importantes. Quanto mais forte o adversário, quanto mais importante o jogo melhor era Michael Jordan. Acho q LB ainda está muito longe de alcançar isso.
Marcos Gasparotti 28/05/2011 21:40
Concordo com vc
-52 Linke 28/05/2011 15:18
Sormani,
O tim duncan foi para o Spurs, time medianissimo, e levou três anéis, “criando” um Tony Parker e um Manu Ginobili. Seguindo seu raciocínio, então, ele seria o segundo melhor de todos os tempos??????
-53 Rodolfo 28/05/2011 15:16
Sormani,
Me desculpe, mas acho toda essa discussão um tanto quanto inútil e cansativa. Acredito que não só no basquete, mas em qualquer esporte, é muito difícil, pra não dizer impossível, comparar atletas de tempos e eras diferentes.
Acho que é sim plenamente possível, verificar o maior de cada geração, quando esse atleta enfrentou e superou seus contemporâneos. O resto é especulação, e especulação sempre dá margem a vários argumentos, todos esses argumentos são válidos se observados de diferentes ângulos.
É o eterno debate. Pelé teria feito mil gols jogando no futebol atual, com atletas de altíssimo potencial físico e jogo baseado principalmente em defesa? Pode ser que sim, pode ser que não, nunca saberemos, pois ele jogou na década de 60, e lá ele fez mil gols.
Não concordo com a aura de intocável que existe em torno de certos mitos também, muitas vezes feitos impressionantes de nossa época são subestimados, porque antigamente issou ou aquilo era melhor, ou então dizem que hoje em dia é fácil, ou nunca vai existir alguém como fulano de tal. Acho isso uma enorme besteira.
Roger Federer venceria 16 Slams se fosse contemporâneo de Rod Laver, ou Bjorn Borg? Nunca saberemos, alguns diriam que sim, outros diriam que não venceria nem metade.
Eu acho que é da natureza humana essa busca pelo melhor dos melhores, mas eu acho muito mais saudável admirar os gênios que aparecem de tempos em tempos e desfrutar daquilo que eles oferecem.
Rodolfo 28/05/2011 20:02
Sormani,
Perdão pela insistência, mas discordo totalmente do seu ponto de vista. É absolutamente impossível afirmar que Pelé faria mais gols atualmente do que fez em sua era. Poderia até fazer dois mil como você diz, mas nunca saberemos, e da mesma maneira que existem argumentos favoráveis como você apontou, existem muitos contrários.
Desculpe, mas persisto na minha opinião. Acho que diferentes eras são impossíveis de serem comparadas, e todos os ídolos de cada geração possuem o mérito de terem se destacado perante seus contemporâneos.
Nesse sentido, Messi é tão gênio quanto os jogadores do passado, pois exerce um domínio indiscutível perante a geração atual.
Espero que minha discordância não seja entendida de forma desrespeitosa, e tão somente como uma opinião diversa.
Abraços
Fábio Sormani 28/05/2011 16:21
Rodolfo
Ano passado, o Santos ganhou o Paulista e a Copa do Brasil aplicando goleadas espetaculares em seus adversários. Jogos onde ele marcou 7, 8 e 9 gols. E com um time que não chegava aos pés daquele Santos de Pelé. Hoje o equipamento é mto melhor: as chuteiras não pesam, não têm prego machucando o calcanhar, as bolas não se parecem tijolos quando molhadas, as camisetas não encharcam, os gramados são mesas de bilhar e tem os cartões amarelos, que inibe a violência, o que não acontecia antigamente. Pelo seu raciocínio, o que vemos de Messi em campo é fruto de ilusão de ótica. Vc tem razão: se Pelé jogasse hoje ele não faria mil gols, acho que ele faria dois mil.
Abs.
-54 Michel Freitas 28/05/2011 14:42
Sormani,
Me desculpe, mas seu texto e seus argumentos sao completamente ilogicos. Esse eh o tipo de texto que politico faz em campanha; deixando de lado premissas importantes e dando enfase para que enganam o leitor. Dessa vez eu acho que perdi meu tempo lendo.
Abraco,
Fábio Sormani 28/05/2011 15:11
Michel
Vc poderia ser mais claro, apontando os “defeitos” do texto?
Abs.
-55 Salerme 28/05/2011 14:11
Sormani,
Neste quesito, só concordo com você em um ponto: em mais de 20 anos que acompanho NBA, nunca vi ninguém dominar tanto o jogo quanto MJ. Os que passaram mais perto, na minha opinião, foi Kobe e Hakken, nos seus dois anéis. Aliás, este último na ausência de Jordan. LBJ ainda hoje não domina o jogo, não domina a liga. MJ, mesmo quando perdeu para o fantástico Piston do Thomas/Dumars/Rodman, já dominava a liga.
Vamos lá, quanto ao tamanho de time: quem faz o time grande ou pequeno são os jogadores. O Lakers foi feito grande primeiro pelo George Mikan; depois dele, o Lakers ficou anos e anos sem títulos, até montar o super time de 72; aí, mais 8 anos de geladeira até aparecer MAgic/Kareen. Depois da era Magic/Kareen, mais de 10 anos de geladeira até Kobe amadurecer e formar uma das maiores duplas de todos os tempos com Shaq. E depois, mais maduro, conseguiu dominar a lista por 3 temporadas seguidas (mesmo perdendo uma final). OU seja, 5 títulos em 10 anos.
O Boston é mais emblemático: não era nada até a chegada do Russell (apesar de ter um timaço). Montou o time mais vencedor da história dos esportes americanos. Se manteve em alta até a era Bird. Depois foram mais de 20 anos sem títulos, para conquistar um título solitário com seu big 3.
E o que dizer de um time como o Knicks? O time tem tudo, menos grande jogadores em sua história. E por isto, tem menos títulos em sua história que times pequenos como o Spurs.
Além disto, Magic, Kobe, Russell e Bird não tem “culpa” de terem sido selecionados por Lakers e Celtics. Tá, Kobe talvez até tenha, mas os outros não.
Quanto a formar seu Pippen: numa boa, por mais que Pippen não tenha sido gênio, foi um jogador excepcional, e mesmo sem Jordan, levou o Chicago duas vezes à semi finais de conferência, fazendo a 3ª melhor campanha da conferência e perdendo para times muito fortes (Magic do Shaq e Knicks do Ewing). Concordo que Pippen não seria quem foi sem Jordan, mas duvido que Jorda faria o Mo Willians ou o Kwane Brown um Scottie Pippen. Neste sentido, muito embora reconheça que qualquer idiota jogaria melhor ao lado do MJ, o mérito maior de Pippen ter sido quem foi (e, se não foi genial, chegou bem próximo) é do próprio Pippen, que foi craque mesmo sem Jordan. Aliás, até no fim da carreira, no Portland, sem MJ, Pippen jogou muito.
Por fim, acho que nem que ganhe 10 títulos LBJ conseguirá se comparar com os grandes por algo que MJ disse no início da temporada: quem é duas vezes MVP não sai atrás de ninguém, os outros que deveriam correr atrás dele. Quando James saí dos Cavs a procura do seu Kareen (Wade) e do seu Pippen (Bosh, que seria de fato Pippen se jogasse com MJ) ao mesmo tempo , se apequenou. E isto sempre o tornará menor que poderia ser.
Abraços,
-56 Bruno Henrique 28/05/2011 14:05
Oque eu acho é que para ser o maior jogador de basquete da história, você não precisa exatamente ter conquistado 6 títulos com um time médio, assim também como acho que para ser o maior jogador de futebol da história não precisa você ter feito mais de 1.000 gols, há outras maneiras de se conseguir esse título de “melhor de todos os tempos”. Como exemplo, o Pelé conquistou três copas do mundo mas em todas elas ele tinha grandes jogadors ao seu lado, inclusive em uma delas ele se machucou nas primeiras partidas, e mesmo sem o principal jogador o Brasil conquistou a copa. Já o Maradona conquistou uma copa praticamente sozinho, e ao contrario do Pelé se vc tirasse o Maradona do time a Argentina não teria passado nem da primeira fase. Se o LeBron James conquistar títulos jogando em alto nível mesmo com grandes jogadores ao seu lado, se ele estiver muito bem ele pode ser com parado ao Michael Jordan, até porque ele tem muito talento e pode ainda evoluir e ficar melhor do que já é.
-57 Guilherme Miranda 28/05/2011 14:04
Caro Sormani,
apesar de ser um torcedor fanático por Kobe, nao sou daqueles que dizem q ele foi melhor q Jordam . Mas isso nao é vergonha nenhuma, pelo contrário, Jordam foi e será o maior de todos, entao so de ser comparado com ele já o um trunfo pra qualquer jogador. Por isso, nós, torcedores de Kobe, gostamos de aproximar ambos. Sem contar q depois da era jordam, Kobe é disparado o melhor. Tb aceito o fato de Lebrom já estar num nível superior de Kobe, mas ele tem 26 anos e Kobe faz 33 agora em agosto, assim fica difícil comparar. Comparaçoes tem q ser feitas no molde q Pipen falou – depois de encerrar a carreira.
E com todo respeito, faço uma advertência para vc: tome cuidado com declarações apaixonadas por jogadores do Bulls, pq isso atrapalha no argumento de q Jordam ganhou sozinho.
Dias a trás vc disse q Pipen era melhor q lebrom, tá tendo q corrigir a besteira pq senao o argumento de Jordam ganhar sozinho nao iria colar.
Falta agora vc se redimir da declaração q Rodmam foi o melhor ala-pivô de todos os tempos. Pq senao terá q aceitar que o segundo 3peath de Jordam só foi possível depois de “comprar” o melhor ala-pivô da historia – oq nao é verdade, todos nós sabemos.
No mais, abraços e parabéns por esses posts q envolvem a história da liga!
Guilherme Miranda 28/05/2011 22:39
Ué, nao entendi o pq da reprimenda… Pra mim suas palavras (“insanidade”) foram mais cruéis q as minhas. Senao vejamos:
“E não me venham dizer que Pippen era gênio, porque outro dia eu disse aqui que Pippen era melhor que LeBron (insanidade minha, admito)”
No mais, todos sabem que Jordan NAO ficou 2 temporadas fora. Na verdade ele ficou uma fora. Na outra voltou na metade e nao conseguiu ganhar o campeonato. Consequentemente, o Bulls precisou contratar o melhor ala-de-força da história da NBA (haha) para ajudar Jordan a vencer.
PS: Desculpe o mal-entendido, nao quis parecer arrogante!
Fábio Sormani 28/05/2011 15:18
Guilherme
Primeira questão: melhore seu vocabulário e escolha palavras mais adequadas qdo for conversar com as pessoas. “Falar besteira” não cabe num diálogo de amigos.
Segunda questão: vc se engana ao dizer que eu mudei o tom em relação ao embate Pippen x LBJ para dar consistência ao que eu falo sobre MJ. Ao contrário, ganharia mais força ainda, pois o produto de Michael Jordan, Scottie Pippen, estaria num nível mto maior.
Terceira questão: seja menos arrogante, ok?
-58 John Wayne 28/05/2011 13:56
Sormani,
Acho que me expressei de maneira equivocada, vou explicar melhor.
Se compararmos o basquete que Lebron está jogando hoje ( com os seus 26 anos), com o basquete que Kobe jogava quando tinha 26 anos, Lebron é muito melhor.
O que você tem a dizer sobre isso ?
Fábio Sormani 28/05/2011 15:21
JW
Eu levo mto em consideração as conquistas. LBJ tem um nível de excelência qdo joga, mas precisa traduzir isso em conquista. Basquete, futebol, tênis, vôlei são esportes de competição e não de exibição. Portanto, se não houver conquistas, títulos, não adianta nada ter sido fabuloso. É assim que eu penso.
Abs.
-59 Vascobgs 28/05/2011 13:46
Brilhante este teu post Sormani, simples e ao mesmo tempo muito bem embasado.
Kobe sempre dependeu de um grande para auxilia-lo (Shaq e Gasol) NUNCA criou ninguem, NUNCA fez ninguém crescer como Jordan fez Piepen crescer.
Magic e Bird tinham bons jogadores ao seu lado, alguns espetaculares como foi o caso de Kareem ao lado de Magic e jogavam em franquias tradicionais, as quais sempre foram anseio de muitos novatos de qualidade.
Lebron pra mim foi o pior, pois além de NUNCA ter conseguido criar um Pipen, precisou de 2 GRANDES ESTRELAS PARA SER CAMPEÃO. Ao contrario de Kobe , Magic e Bird que tiveram apenas 1 estrelas ao seu lado, alem de jogar em time grande .
PORTANTO DE GENIO REALMENTE SORMANI ESSE PIPEN NÃO TEM NADA, NUNCA PASSOU DE UM BOM ESCUDEIRO, TUDO QUE ELE FOI ACONTECEU POR CAUSA DE JORDAN. NEM NOS COMENTARIOS ELE DEMONSTRA SER O QUE ATRIBUIRAM A ELE. JORDAN GANHOU AQUELE TITULO FRENTE AO LAKERS SOZINHO.
M. Linke 28/05/2011 16:43
o Lebron ainda não foi campeão!!!
-60 Marcos Gasparotti 28/05/2011 13:35
MJ foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada por cinco vezes, MVP das finais por seis vezes, 10 vezes para o primeiro time da NBA, 9 vezes para o primeiro time defensivo da NBA. Participou de 14 jogos das estrelas e foi MVP deles em 3 oportunidades. Foi cestinha da liga em 10 temporadas, maior ladrão de bolas por 3 vezes e eleito defensor do ano em 1988. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos, contra os Cleveland Cavaliers no dia 28 de Março de 1990. Um dos seus recordes mais marcantes e uma das provas da sua superioridade no basquete, é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas. 6 títulos. LBJ é lambarizinho perto do MJ. Quem não teve o privilégio de ver o MJ jogar, compra O DVD “Jordan, mais leve que o ar”.
-61 Rui 28/05/2011 13:35
Nem olho para os títulos, basta olhar os movimentos q um e outro fazem/faziam em quadra.
Jordan era um jogador q confundia até mesmo o telespectador, vc achava q ele iria fazer um trajeto e ele fazia outro. coitado dos marcadores. sem falar nas plásticas jogadas aéreas, era o Air Jordan em ação.
Títulos? esqce isso,Lebron pode ganhar 10 seguidos q não vejo no jogo dele a mesma magia e prazer em ver MJ.
-62 Lincoln 28/05/2011 13:19
Sormani,
Concordo em cada linha escrita. MJ foi inatingível a sua época. Ele ficou durante anos sem ser ameaçado e não deixou grandes jogadores terem um anel. E olha que sou lakeriano. Ademais, se Lebron ganhar 5 anéis com Wade e Bosh a discussão é: quem é melhor, Kobe ou Lebron? Atualmente, é Kobe disparado pela trajetória, mas Lebron é mais novo. Veremos quando ele chegar aos 32, 33 e tiver que jogar com menor intensidade física, o talento e liderança vai ajudar nesta comparação?
Abcs.
Lincoln. Salvador BA
Lincoln.
-63 Ricardo Camilo 28/05/2011 13:11
MJ é um deus mesmo. O sujeito foi capaz de criar Scottie Pippen, não foi Pippen quem chegou ao Bulls ce ajudou Jordan a ser campeão.
Foi o toque de divindade de Jordan que fez surgir Pippen.
-64 Edward do Amaral 28/05/2011 13:05
Pau Gasol ganhou algum título antes de ser companheiro de Kobe Bryant? Shaq conquistou dois títulos seguidos com Wade? Kareem seria campeão sem Oscar e sem Magic? Temos que que olhar o outro lado da moeda também, mas numa boa, são fatos assim que nunca deixam a gente com uma resposta certeira. MJ é uma anomalia, ele é a exceção, ele é o melhor e pronto. E acredito que pra LBJ ser melhor que MJ, antes ele precisa ser melhor que Kobe Bryant. Porque ele ainda não é. A carreira dele ainda não acabou e nem tá na metade ainda. Ainda acredito que além de superar Kobe antes de MJ, ele também precisa provar que é melhor que Bird e Magic. Acredito que com Wade ao lado dele, vai ser difícil provar. Seria mais fácil de repente se ele fosse o único “monstro” da franquia.
-65 Zé 28/05/2011 13:04
Sem falar na insanidade de, indiretamente, falar que Gasol é melhor que Pippen já que o Lakers teve que montar time com o Gasol e o MJ não, ele fez o Pippen…
-66 Pedro Mota 28/05/2011 12:56
Já sabe a minha opinião sobre esta questão,Jordan foi e será melhor do que Lebron,no entanto não acho justo comparar Chicago com Cleveland,apesar em termos de equipa na epoca serem ambas pequenas,em termos de cidade Chicago é Chicago,penso que a cidade conta muito na hora de mudar de equipa,ainda para mais hoje..Além de mudar de equipa Lebron quis tambem mudar de cidade para facturar ainda mais,e aqui entre nós quem não trocaria Cleveland por Miami??..Outra vantagem que Jordan teve foi ter sido treinado no College por Dean Smith,isso Lebron ou Kobe não tiveram..E Pippen foi um grande jogador e teria sido um grande jogador com ou sem Jordan,talvez não fosse tão bom,mas teria sido grande na mesma…Para mim os 3 primeiros titulos de Jordan são a seu maior feito na NBA,com aquela equipa só Jordan teria sido campeão..Eu acho que Lebron é o melhor jogador do mundo faz 3 anos,já o tinha dito aqui,penso que é muito injustiçado nas criticas,mas não será melhor do que Jordan jamais…E por favor parem de dizer que ele é o Pippen de Wade quando está á vista de todos que ele é o melhor jogador de Miami,como infelizmente se viu contra Chicago..Abraço
Vascobgs 28/05/2011 13:52
PIPEN foi no maximo um bom jogador, já disse outras vezes aqui, quando Jordan parou Pipen NUNCA elevou o Bulls sozinho, no Portland apos a aposentadoria de Jordan foi outro fiasco. As vezes penso que Pipen era um excelente defensor e um jogador no total, de mediano para mediocre, NADA MAIS. Jordan ganhou o primeiro titutlo frente ao Lakers SOZINHO .
-67 russell 28/05/2011 12:55
Mas quantos anos ele demorou para ganhar o primeiro título? Uns oito ou nove? Depois parou porque quis…..
Quanto a Magic e Kobe, não importa se eles cairam em grandes franquias – Magic mesmo com Kareem, Worthy e companhia fez muito e tinha um time a altura para disputar com eles – Boston Celtics -. Já Kobe ganhou 5 titulos, 3 com o Shaq – mas com certeza o Lakers não teria ganho os tres sem o Kobe. E quando Kobe ganhou os dois com Gasol foi porque Kobe também fez os seus companheiros em volta melhor do que eles eram.
Se LBJ tivesse ficado em Cleveland e ganho um ou mais títulos – o meu respeiro seria maior por ele. Agora ninguem fala que Pierce, Allen e Garnett se juntaram também pra ganhar o seu titulo. Vale o campeonato, claro! Entendo que o RING vale muito. Mas dou mais valor pra aqueles jogadores que criaram uma BASE em um time e ganharam os seus titulos. Ainda sim, dou valor tambem à aqueles que nao ganharam nada como Barkley, Malone e Stockton.
Abs.
Estéfano Souza 29/05/2011 11:09
Caro russell, o seu desconhecimento sobre alguns fatos é muito claro. Em primeiro lugar, a primeira “aposentadoria” do Jordan aconteceu por causa do assassinato de seu pai, aquele que era seu maior motivador dentro e fora das quadras.
Em segundo lugar, as circunstâncias da reunião de KG, Allen e Pierce em Boston foram completamente diferentes da “panelinha” de Miami, que todo mundo já imaginava depois da eliminação dos Cavaliers na temporada passada e 1 ou 2 dias antes da ridícula “The Decision”.
O Boston Celtics trocou meio time e muitas escolhas de draft pra adquirir KG e mais um armador de qualidade para ajudar o Pierce a conquistar o título que ele tanto almejava. Deu a sorte do antigo Seattle Supersonics ter interesse em trocar Ray Allen e aí o mega-acordo foi feito. Bem diferente do caso do Miami Heat, quando LeBron e Bosh “sabotaram” o free agency (além de seus respectivos times formadores, já que ambos receberam mixarias pela saída dos dois jogadores) e já tramavam jogar juntos ao final da temporada passada. Ou será que James aceitaria ganhar US$ 17,5 milhões por ano em Cleveland ou em Charlotte?
Enfim, esse Miami Heat vai ganhar pelo menos um título (e provavelmente vai ser neste ano), mas vai ter um asterisco enorme na carreira do LeBron, já que o fato de ter vencido seu primeiro título só porque jogou com 2 All-Stars será eterno e isso acaba com toda e qualquer presunção de se comparar o falso “King” com o verdadeiro rei, Michael Jordan. Se ele conseguisse isso em Cleveland, poderíamos começar a pensar em comparações. Mas da forma ridícula que ele saiu de lá, pra mim a comparação não existe mais.
Dito isto, concordo com cada palavra que o Sormani escreveu, incluindo o fato inegável do Kobe ter vencido 5 títulos com a ajuda de jogadores fundamentais para o esquema do tio Phil, mas que não tira a sua qualidade, em hipótese alguma.
-68 Andre 28/05/2011 12:54
Fora isso tem os numeros MJ….fazer o que ele fez não é fácil….
-69 Henrique Vianna 28/05/2011 12:53
Caro Sormani,
Concordo com 95% do que você falou., porém faço uma ressalva em um tópico quando falas do Larry Bird.
Bird ao contrário de outro monstro do Basquete apelidado de Magic criou e sedimentou Kevin Mc Hale e Parish. O que eu quero dizer é que embora bons jogadores foi Bird que os transformou em grandes estrelas. Por exemplo, MC Hale foi um jogador que foi duas vezes premiado como melhor 6º homem e virou estrela por ser capiteneano pelo 33 de Boston ena daconseguiu quando Bird começou a ter problema de saúde., Parish tinha apenas estatísticas pelo Golden state até Bird chegar. Bird começou seu crepúsculo e o Celtics nada fizeram. Apenas para lembrar os Celtics nunca tiveram um mês com mais derrotas que vitória desde que o Bird chegou até o período em que ele se contundiu e jogou apenas 6 jogos na tempoorada.
Outra coisa, bastou Bird chegar e na sua temporada de rookies o Celtics tiveram uma reviravolta graças a ele. Foi campeão na sua segunda temporada com Mc Hale sendo rookie e reserva. Sem Bird o time penou até para chegar nos playoffs.
Fica a ressalva ao Magic apenas pelo fato de que quando Magic chegou ao Lakers Karrem ja era um monstro. Tinha sido 5 vezes mvp, campeão e mvp das finais pelo Bucks e já era um mito.
-70 Zé 28/05/2011 12:53
Discordo completamente, mas respeito a sua opinião. LJ jogou com Jamison, com West, com O’neall, com Ilgauskas, todos no mesmo time. Wade jogou só com o O’neall e levou. Na final que o Cleveland foi humilhado por 4 a 0 o time não ganhou por…queoLebron não jogou. Não acho que isso seja desculpa, mas enfim…. Agora essa do Pippen aí com certea é recalque, peraí né, não tem nem comparação.Pra tem que comparar o Lebron com o Wade, MJ é incomparável e a não ser que o Wade e o Lebron ganhem 5 anéis Kobe tá acima deles.
John Wayne 28/05/2011 16:37
Zé,
O “O’neal” que jogou com Wade, jogava muuuuuuuuuiiiiiiito mais do que o “O’neal” que jogava com Lebron.
Ou podemos esquecer isso ?
Abs.
-71 aércio 28/05/2011 12:50
Belíssimo Post , parabens . Você falou que Jordan criou Pippen e com isso de sua ajuda foi campeão 6 vezes com um time razoavel . Kevin Garnett foi draftado pelo pior time da NBA , o TimberWolves , sem nem uma ajuda ( Sam Cassell e Marbury nao fizeram muito ) e consegui elevar a fraquia a outro patamar , lider de conferencia , brigando por titulo , tendo um MVP e tudo mais .
Se em 2004 , Garnett e os Wolves tivessem passado pelo Lakers de Malone , Kobe , Payton , Shaq e Fisher certamente iriam ganhar do Pistons ( que nao era grande coisa na minha opinião ) na final . Então se tivessem ganhado KG teria levado o TimberWolves a um titulo , sozinho , sem ajuda nenhuma . Se isso tivesse acontecido , poderia-se comparar Jordan com Garnett ?
John Wayne 28/05/2011 16:44
Aércio,
Caramba! A sua observação é pertinente, mas, não teríamos como comparar KG com Jordan.
E concordo quando vc disse que o Lobos do Oeste iriam ganhar do Detroit. Aliás, foi “incrível” o Lakers perder aquele título.
-72 Diego Henrique Schneider 28/05/2011 12:49
a grande diferença é que Jordan tornou o bulls uma franquia vencedora.
se Lebron fosse o melhor teria feito isso em cleveland, o que nao fez,
teve que reduzir seu salario pra se juntar com outro monstro que é D-WAde, pra ter entao a chance de conquistar o anel,
Jordan é incomparável, tanto como jogador como tambem por sua conduta
-73 japa_celtics 28/05/2011 12:43
nosss sormani flw tudo cara, tudo mesmo james pode ser nota 7 ate 8 mais 10 so existiu um,
tanto é que LB mesmo disse depois do jogo 5 contra os celtics ,
(agradeço muito ao cavs mais nao teria conseguido chegar aki se ainda estivesse jogando em cleveland) , acho que ele mesmo disse tudo , por isso teve que se juntar a outros all stars . mais na minha opiniao hj lb é o jogador mais completo da atualidade, mais que kobe, .mais comparalo ao mj nao da né ,nao gosto do bulls mais tenho que deichar o fanatismo de lado e adimitir que aquele camisa 23 nao é so o melhor jogador de basquete da historia, mais tb um dos melhores senao o melhor esportista de todos os tempo. (em termos de superaçao, garra, motivaçao, vontade de vencer e espirito de liderança, ainda nao ouvi falar de ninguem melhor que o mj, se existiu alguem me avise).
-74 rodrigo 28/05/2011 12:37
CONCORDO EM PARTES DO SEU TEXTO.
ISSO TUDO NAUM TIRA A HISTORIA E O LEGADO Q KOBE ESTA CRIANDO E CRIOU EM LA.
CONCORDO Q MJ FOI O MAIOR D TODOS, MAS VC, FALANDO ASSIM, FAZ PARECER Q OS NUMEROS, OS TITULOS E AS ATUAÇOES DE KOBE NAUM VALEM DE NADA!! E ISSO EU NAUM CONCORDO. KOBE FEZ, FAZ E CONTINUA FAZENDO HISTORIA NA NBA, E DIGO MAIS…VI MJ JOGAR NO SEU AUGE ATE O FINAL DA CARREIRA E, EM MINHA OPINIAO, KOBE FOI O JOGADRO Q MAIS SE APROXIMOU DELE, E FOI O JOGADOR MAIS FANTASTICO E MAIS EXTRAORDINARIO Q VI JOGAR DEPOIS D MJ.
E NAUM ACHO Q LEBRON VA SER O JOGADOR Q PIPPEN FALOU…ELE TAVA VIAJANDO ISSO SIM
Fábio Sormani 28/05/2011 13:31
Rodrigo
Eu não estou tirando o valor de Magi, Bird, Russell ou Kobe, até pq eu não sou maluco. O que eu exalto é o feito de MJ.
Abs.
-75 Igor 28/05/2011 12:35
Sormani
VC diz agora que LeBron é melhor que Pippen???
Abs.
John Wayne 28/05/2011 16:51
Também concordo que o LBJ é melhor que o Pippen.
E reforço dizendo; Lebron é melhor que Kobe. Quando Kobe teve que segurar a “bomba” que nem Lebron? Não podemos deixar de analisar isso, e analisar o início da carreira do Lebron. A trajetória de Kobe foi bem mais facil do que a de Lebron.
Abs
Marcos Gasparotti 28/05/2011 16:13
Concordo com Sormani, LBJ é melhor que Pippen!
Fábio Sormani 28/05/2011 13:32
Igor
Sim.
Abs.
-76 John Wayne 28/05/2011 12:32
Sormani,
Baseado no seu ponto de vista ( que eu concordo ), pensei e falei:
Caramba! O Lebron é melhor que o Kobe!
Você concorda ?
Abs.
Fábio Sormani 28/05/2011 13:33
JW
No momento, de jeito nenhum — acho que nem Pippen acha isso. O que Pippen propôs é que indiscutivelmente LBJ vai ultrapassar Kobe e se equiparar a MJ.
Abs.
-77 João (Portugal) 28/05/2011 12:29
De acordo!
-78 luiz claudio 28/05/2011 12:15
Concordo em genero numero e grau, MJ e igual a Pele, incomparavel, e Deus so fez os dois e jogou a forma fora, o mundo precisa parar com essa questao, craques nao se comparam eles vivem no mundo do esporte em epocas diferentes, justamente porque se todos jogassem ao mesmo tempo seria um verdadeiro duelo de titas. Agora vendo os jgs da NBA nos tempos de hj, só posso dizer que o MJ reinaria supremo com facilidade.
-79 Renato De Souza 28/05/2011 12:13
Sormani, grato por mais uma aula de bastaque!
Fábio Sormani 29/05/2011 13:47
Salerme
Não dá para comparar os dois, pois jogavam em posições diferentes.
Abs.
Fábio Sormani 28/05/2011 23:34
Guilherme
Valeu, sem ressentimentos.
Abs.
Fábio Sormani 28/05/2011 21:39
Rodolfo
Claro que não, é sua opinião e ela será sempre respeitada.
Abs.
Fábio Sormani 28/05/2011 16:06
Vasco
No primeiro ano de Pippen no Portland, o time perdeu a final do Oeste para o Lakers por conta de uma bola de três de Robert Horry, se não estou enganado. A série final marcou 4 a 3 para o Lakers e Pippen comandou o Blazers em quadra. Tinha 35 anos.
Abs.