NBA VOLTA AO MÉXICO. E O BRASIL?
A NBA anuncia que no dia 12 de outubro próximo San Antonio e Clippers vão se enfrentar na Cidade do México. Será a 17a. partida da liga na capital mexicana e a 19a. no país latino-americano.
A NBA visitou mais vezes o México do que qualquer outra nação do mundo. Tudo bem, a gente entende, pois o México é logo ali, diria qualquer americano do Oeste ou do Meio-Oeste.
Ir para a Europa é mais longe; e para a América do Sul mais longe ainda.
Mas, eu pergunto: nenhuma visita ao nosso país? Nem uminha sequer? Por que a NBA vira as costas para o Brasil, um mercado e tanto?
Afinal de contas, os indicadores mostram que somos uma economia em crescimento e temos uma população que beira os 200 milhões de habitantes. É muita gente que pode consumir.
Consome, é claro, se o produto lhe é oferecido, exibido. Mas como consumir algo que a gente não sabe que existe?
É mais ou menos assim que está a NBA no Brasil. Há um nicho que não é explorado, infelizmente.
E, por favor, que a liga norte-americana não me venha com essa de que não temos uma arena para receber um jogo da NBA. Claro que temos. A Arena HSBC, no Rio de Janeiro, onde Anderson Varejão exibiui-se ano passado ao lado de vários atletas da NBA, seria o palco ideal para um embate da liga.
San Antonio x Clippers, Cidade do México. Já pensaram, no Rio de Janeiro?
Tiago Splitter debutando com a camisa alvinegra texana enfrentando Blake Griffin. Dois pirulões que vão brigar pela primazia não apenas do garrafão, mas também pelo título de “Rookie of the Year” desta temporada.
Mas não, a NBA continua a ignorar o Brasil. Até quando?
Notas relacionadas:
16 comentários | Comentar
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
16 FaBio Alexandre 18/07/2010 17:00
Deem uma olhada no video acima de LeBron James Real ou Fake?
Tenho muitas duvidas hora acho real outras fake…
Andre 18/07/2010 18:57
Igual o do video do ronaldinho mandando 3 vezes a bola no travessão …
Pura montagem.
Fábio Sormani 18/07/2010 17:29
FaBio
Realmente, fico na dúvida, pois não dá para fazer um arremesso desses como se fosse um jumper. A distância é mto longa.
Abs.
15 FaBio Alexandre 18/07/2010 16:58
14 augusto 18/07/2010 16:29
sabe penso assim aqui a maioria dos brasileiros nem ligam para o nosso NBB , talvez se pasasem em tv aberta acho pensam que se a liga deles não é prestigiada não acham que nba sera mais pior que no brasil nba muito mais vista que nossa liga pelo fato chamado organização .
13 rodrigo 18/07/2010 16:03
a nba vai ignorar o brasil, porque ela está empacotada em partes na espn, ou na internet.(acesso restrito, ainda p/ a minoria).
nem a nossa nbb. tem jogos na tv aberta.
como fazer um produto ser lucrativo, e vistoso, sem o incentivo necessário, falo em um país monoglota em termos de esporte.
só da futebol, e a rede globo ditando os produtos, da até vergonha depois o galvão aparecer p/ narrar os jogos da seleção no campeonato da goteira (aqui no ibirapuera), como se estivesse interessado, aí faz um catadão com o oscar, com a paula ou a hortência, pronto…….a globo fez a sua “boa ação” p/ o esporte.
este é o nosso retrato sormani.
12 André Camargo 18/07/2010 15:32
Ah, e Fábio que noticia é essa que o Cris Paul está indo para o Portland? Você está sabendo?
Fábio Sormani 18/07/2010 17:27
André
Dei uma olhada na internet e não vi nada. Nem nos principais sites americanos e nem em sites de jornais de Portland e New Orleans.
Abs.
11 André Camargo 18/07/2010 15:28
Não vejo que a NBA ignora o Brasil não.
Acho que tudo fora do País ignora o Brasil, e com razão.
Um País que só da valor ao futebol e nada mais, não merece ter esses privilégios, você que é da imprenssa sabe muito bem que seus parceiros de midia dão muitas ‘risadas’ dos outros esportes. Você sabe muito bem.
Ainda me lembro bem de uma entrevista do Lebron em Pequim, um repórter perguntou pq o Brasil não tinha tanta tradição em outros esportes, e ele respondeu, pq só pensam em futebol. Ele está errado?
Fábio, você sabe o quanto te admiro, mas discordo de você, acho que temos que parar de ser coitadinhos e ver que ’somos’ é muito ‘cobras’. Ao invés de querermos que os outros melhorem conosco, nós devemos melhorar com os outros.
Enfim..
Admiro muito seu trabalho, mas minha visão é essa.
Abraços grande Fábio Sormani.
Fábio Sormani 18/07/2010 17:26
André
Vc tem razão: a mídia brasileira tem mta culpa do que ocorre por aqui. Felizmente surgiram as TVs a cabo e a internet, que abrem espaço de montão para os outros esportes.
Abs.
10 Lincoln 18/07/2010 14:53
Sormani,
Concordo em parte com você. Mas acho que a nossa liga e a ESPN e os canais abertos poderiam pensar mais em explorar mais este segmento, pois poderia fazer jogares não badalados de lá vir para aqui e nossos jovens galgarem com o tempo a NBA. Acho que temos potencial para crescer e atrair tais apresentações, mas temos que fazer nosso papel antes. Sei que o México tem tradição infinitamente menor que a nossa em basquete. Entratanto eles estão do ladinho, é como se o jogo fosse nos EUA.
Abcs
9 Carlos 18/07/2010 13:28
Se a NBA já foi a China , à Europa , não custa nada olhar para um mercado em potencial como o Sul da América.
E o mercado existe , já que o Futebol Brasileiro a cada dia acentua mais os seus vícios notórios . Ontem , assisti Vasco contra o meu Atlético . Dois jogadores expulsos e um pênalti absurdo . Na primeira rodada , contra o Corinthians , mais dois jogadores expulsos e outro pênalti absurdo e por aí vai . O Futebol se tornou um jogo viciado , que assim como no Cineme ou no Teatro , o fim já está decidido antes do começo . E com o obste do resultado não ser o final feliz do filme ou da peça que escolhemos . O Volei cresceu pq o
esporte é vencedor no Brasil e pq as arbitragens , pelo o que eu sei , são isentas . Se a NBB firmar o campeonato com arbitragens corretas , organizando a coisa , cresce o esporte e vira chamariz para a NBA.
Futebol Brasileiro sem a parte eletrônica vira a palhaçada que estamos vendo hoje . Uns coitados que trabalham na semana como escriturários ( nada contra a profissão ! ) , viram árbitros no fim de semana , levam uns trocados de um ” grande time ” A ou B de Rio e São Paulo , roubam o
outro time e daí uns 10 ou 12 saem quebrando ônibus , cabeça , etc. Campeão no Futebol é quem tem maior relacionamento com o Ricardo Teixeira e consequentemente , maior facilidade e abertura no Departamento de arbitragens.
Por isso não dá para criticar muito o desinteresse da NBA por aqui , pq eles devem saber a cepa com que eles estão lidando . Ou alguém acredita que algum desses estádios do Mundial custarão menos de Um Bilhão !!! Têm os 15% do Vereador , do Deputado , do Governado , do Presidente , do Padre , do cão de guarda , do vento…..
Fábio Sormani 18/07/2010 17:23
Carlos
Compreendo sua insatisfação e faço coro com ela, mas não é disse que o post trata, pois o que proponho não é colocar um time brasileiro na NBA. O que eu proponho é a NBA trazer um jogo de exibição para que a gente possa curtir e aumentar o interesse das pessoas pelo jogo.
Abs.
8 Osama_Lakers 18/07/2010 10:06
Olá Sormani! Parece que a NBa caiu no “enigma de Tostines”. Para quem não se lembra, era um comercial que perguntava qual era o segredo, se Tostines era mais crocante (novo) pq vendia mais ou se vendia mais pq era mais crocante… é o que acontece: A NBA quer grandes públicos mas não investe em criar audiência e, como não investe em criar audiência, não tem grandes públicos – e assim por diante. Aparentemente falta um estudo mercadológico mais sério… 1 abraço
7 Pedro Mota 18/07/2010 6:52
Será que há interesse do Brasil em receber a NBA??Senhor Fábio existem dezenas de grandes cidades dispostas a receber 1 jogo da NBA,NFL,WWE como se costuma dizer são “7 cães a um osso” será que o Rio mostra o mesmo interesse em realizar um jogo do que a cidade do México?!..Eu sou licenciado em economia,e trabalho na área sei como os coisas funcionam e nestes casos é o Brasil que tem que de ir buscar a NBA e não estar á espera que ela lhe caia em cima,é o Brasil e a sua federação de basket que tem de mostrar á NBA o seu interesse e estrutura para receber o jogo e depois esperar que ela aceite…Mas não faltará muito ao Brasil para receber 1 jogo,basta que queira…Aqui em Portugal tivemos eventos da WWE que é o Wrestling americano(enche pavilhões em todo lado do mundo)e para os realizar,a organização portuguesa teve ir atrás deles e “vencer” outras grandes cidade que estavam interessadas,é assim que funciona em todo lado..Para se fazer crescer o basket seja no Brasil ou Portugal,países onde futebol é rei,tem de se começar pela base,nas escolas, com um trabalho constante de promoção,pois não se pense que é um jogo por ano da NBA que vai fazer o basket crescer como se deseja,esses eventos são destinados geralmente a um publico que já gosta de basket..Para terminar o Brasil vai ter agora os JO e o Mundial,se fizer bem o seu trabalho conseguirá no futuro tudo aquilo que quiser,tem é de aproveitar esta oportunidade de ouro para fazer crescer o desporto dentro do Brasil,criar uma cultura desportiva ecléctica,pois com 200M o Brasil tem potencial para ser top 5 mundial em quase todos os desportos ..Abraço
Fábio Sormani 18/07/2010 17:19
Pedro
Vc deve conhecer o ditado: “Se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha”. Como vc bem sabe, o Brasil, infelizmente, é como a maioria dos países europeus: aqui (como na maior parte do Velho Mundo) só se fala em futebol. Gostaríamos mto de ser como os EUA, onde todos os esportes têm seu espaço respeitado. Sabedores disso, os executivos da NBA bem que poderiam tirar a bunda da cadeira e tentar cativar os brasileiros mais do que eles (pouco) fazem. É disso que eu falo.
Abs.
6 Juliano Mendonca 18/07/2010 1:51
Sormani,
A iniciativa de promover jogos no Brasil não deveria ser só da liga, mas dos comercialmente interessados aqui no Brasil também, no caso, as transmissoras ESPN e Space que, convenhamos, muito pouco sabem trabalhar o produto que tem em mãos (me lembro de final de conferencia q não foi transmitida ao vivo pq batia com horario de jogo da Copa do Brasil, ou mesmo a não citação da Space pela ESPN).
E se a NBA por iniciativa própria trás o jogo pra cá, alguem acredita em renegociação de contrato ou aceitar valores mais elevados e compativeis com a alavancagem da liga no Brasil? Duvido.
Em negócios precisa-se de parceiros, e os que a NBA tem no momento estão longe de corresponder. Sportv ou algum canal aberto seriam a alternativa, mas mudanças são um tanto quanto improváveis. Desenvolver uma grade que inclua NBA é algo impensável para nossa realidade (visão a curto prazo e imediatista das tvs).
5 Ari C. Raimundo 17/07/2010 23:37
Fábio,
Acho que seria excepcional um jogo da NBA no Brasil. É claro que não iria perder de forma alguma. Além disso, seria uma vitrine e tanto pois é claro que temos muitos “consumidores” em potencial por aqui.
O basquete é um esporte fantástico e aprendi a gostar assistindo a jogos ao vivo nas sextas-feiras na bandeirantes (faz tempo) na época em que existiam repórteres brasileiros falando ao vivo do ginásio (bons tempos).
Depois tive a oportunidade de poder assinar uma TV por assinatura e acompanhar a ESPN International e a TNT, que transmitiam os jogos terças, quartas e sextas-feiras.
Comecei a jogar basquete com 11 anos e não parei até os 16, mas a vida me levou a outros caminhos e não pude continuar a jogar. Mesmo assim, sempre acompanhei a NBA.
Hoje tenho 29 anos e ficarei contente se meu filho (que hj tem 2 aninhos) venha a gostar desse esporte. Por enquanto quando falamos de basquete por aqui ele diz: “papai gota” (= papai gosta). :-)
Um abraço !
Fábio Sormani 18/07/2010 17:11
Ari
Gostei da msg. Felicidades para o filhinho e pra toda sua família.
Abs.
4 João Mickael 17/07/2010 23:21
Prezado Flávio
Já que o assunto é basquete, que tal falar um pouco basquete no Brasil, tudo bem que a NBA é a liga mais importante do mundo e se você pudesse seria americano e moraria lá, mas de qualquer forma, como não temos muita divulagação e acredito que é um momento de ressurgimento do basquete seria mais do que interessante notícias e informações do que acontece por aqui , qiue é a nossa realidade, é mais fácil ter informações da NBA, até pelo site do que o que acontecew por aqui.
Abraço
João Mickael
Fábio Sormani 18/07/2010 17:11
João
Teremos novidades nos próximos dias.
Abs.
3 Birico 17/07/2010 21:22
Caro Sormani,
Vc poderia me dar uma boa notícia sobre o meu Indiana Pacers? Até agora não li uma boa notícia sobre eles. Estou preocupado.
Com aquela baba que está lá, talvez seja melhor chamar o Reggie Miller de volta…
Fábio Sormani 18/07/2010 17:10
Birico
Nada, nenhuma notícia nova.
Abs.
2 Gersino 17/07/2010 21:04
Sormani,
Eu acredito que o Splitter pode ser o Rookie do ano. Se ele jogar o que eu assisti nas finais da Liga Espanhola, não fica devendo nada ao jogo dos novatos, principalmente. E ainda bate em muito veterano.
Resta saber quantos minutos ele terá.
O que você acha ? Com o envelhecimento do time, ele têm chances de jogar 25 ou mais minutos por partida ?
Fábio Sormani 18/07/2010 17:07
Gersino
Creio que o Splitter vai ter mtos minutos em quadra.
Abs.
1 Flavio 17/07/2010 19:33
Sormani,
A NBA deve monitorar os números da audiência da ESPN e do canal Space, além do número de assinantes do International League Pass. Não sei se é grande coisa…
No tempo que o jogo passava na Globo.com o número de assinantes era ridículo: menos de mil !
Além disso o Brasil não participa das Olimpíadas há um bom tempo e o volei, infelizmente, se consolidou como o segundo esporte nacional.
Temos muito talento para o basquete mas a garotada não é incentivada a praticá-lo nas escolas, falta estrutura, políticas públicas, etc.
A NBA, é claro, não está preocupada com o desenvolvimento do nosso basquete. Eles querem é dinheiro e, infelizmente, neste aspecto, as perspectivas não são das melhores pois os números não nos favorecem.
Abs.
Diogo Vincenzi 18/07/2010 2:55
Salve a todos…chegando pela primeira vez por aqui.
Existe um problema quanto a isso tudo. A NBA não ganha muito dinheiro com o broadcast em outros países. As emissoras fecham acordos com a NBA para passagem dos jogos em seus países, e talvez a NBA leve uma fatia do dinheiro ganho de propagandas, mas dúvido que seja muito. Eles ganham dinheiro mesmo no país deles. Isso é verdade para a maioria dos produtos (Esportes, Canais, Seriados) de televisão que existem nos EUA. No fim das contas o que é importante para eles é a audiência interna. Pode ser que eu esteja errado, mas pelo que leio é em geral assim mesmo.
Seria excelente termos um jogo da NBA aqui, mas acho que falta muito para isso.
Fábio Sormani 17/07/2010 19:57
Flavio
Mas o que a NBA espera? Índices espetaculares? Como eu disse, ela nada faz para melhorar a situação no Brasil, não investe aqui. Um jogo em nosso país alavancaria barbaramente a NBA por aqui.
Concordo com vc: a NBA está interessada em dinheiro (eu também) e ela poderia faturar mto mais do que fatura se não virasse as costas para um mercado forte como o brasileiro.
Abs.
Abs.