Publicidade

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 NBA | 14:33

NENÊ, DENVER, LAKERS E BOSTON

Compartilhe: Twitter

Mavericks Nuggets BasketballChega de falar em zebras, porque elas existem mesmo no basquete e ponto final. Prefiro falar do grande jogo que Nenê Hilário fez ontem à noite em Sacramento.

Sua desenvoltura em quadra, no entanto, não foi suficiente para evitar a derrota do Denver. Com uma série de erros cometidos por Carmelo Anthony ao final da partida, o Nuggets sucumbiu diante do Kings por 106-101.

Foi irritante o comportamento de Melo. No final, quando o prélio estava para ser decidido, forçou o jogo, ignorou os companheiros e, para piorar, perdeu dois lances livres que foram cruciais. Aliás, por falar nisso, deem uma olhada em seu desempenho neste fundamento: 3-7 (42.8%).

Por tudo isso, os 34 pontos que ele anotou durante a partida têm que ser relativizados. Passando a régua, uma atuação que acabou sendo obscurecida pelo que disse acima.

Nosso brasuca, em compensação, esteve ativo o tempo todo. Foram 25 pontos, oito rebotes (três de ataque), três assistências, três desarmes e três tocos.

Nos arremessos, foi bem nas bolas de dois (8-11), mas poderia ter caprichado um pouquinho mais nos lances livres (9-14).

Seus números no campeonato, até o momento, são: 13.7 pontos e 8.3 rebotes.

Andrew Bynum, que para muitos parceiros deste botequim é muuuiiiittttoooo mais jogador do que o são-carlense, tem exatos 15 pontos e 8.1 rebotes de média.

Alguém consegue ver diferença nesses números?

PROBLEMA

A derrota de ontem na capital da Califórnia foi a quinta nos últimos seis jogos. Como disse, o Nuggets despenca perigosamente neste momento. Fosse futebol, diríamos que o time colorado conquistou apenas três dos últimos 18 pontos disputados.

Por isso mesmo, com 12 derrotas somadas, distancia-se de Lakers (6) e Dallas (9), iguala-se ao Phoenix e tem nos calcanhares Portland, Houston e Utah, todos com 13 derrotas. Isso sem falar no San Antonio, que tem 11 reveses, mas que, com partidas a menos, aparece apenas na sexta posição.

Preocupante.

QUEDA

Outro time que cai e preocupa é o Lakers. Depois de ser surrado pelo Cleveland dentro de casa foi a Sacramento, venceu o Kings e ontem, no deserto do Arizona, voltou a apanhar.

O Suns ganhou a partida por 118-103, mas a diferença poderia ter sido muito maior se os anfitriões não aliviassem na intensidade. Foram 15 pontos de vantagem, mas ela chegou em 22.

É certo que Ron Artest está fazendo falta (deve voltar hoje contra o Golden State). Mas ele esteve em quadra contra o Cavs e a história daquele jogo a gente conhece.

Phil Jackson, antes da sova de ontem, declarou que o que o time mais sente falta na ausência de Artest é seu jogo físico. Verdade, mas atribuir a isso a derrota de ontem é abusar da inteligência alheia.

O Lakers foi derrotado porque não jogou defensivamente. Amaré Stoudemire, o melhor jogador em quadra, fez 26 pontos. Jared Dudley anotou 19, seu melhor desempenho com a camisa do Phoenix. A reboque vieram Steve Nash, 16, Channing Frye e Goramn Drazic, ambos com 14, e Leandrinho Barbosa, com 11.

Ou seja: seis jogadores com duplo dígito na pontuação. E arremessando feitos doidos, pois o Lakers permitiu, como disse, que isso acontecesse.

Foram nada menos do que 33 bolas de três chutadas contra o aro californiano. Marcando mal, não poderia mesmo dar outra.

Ah, sim, os reservas do Phoenix fizeram 52-31 no pessoal do banco do Lakers. Demais, não é mesmo?

SOLITÁRIO

Kobe Bryant jogou sozinho. Fez 34 pontos, mas não encontrou eco nos companheiros.

Pau Gasol, seu fiel escudeiro, segundo melhor jogador do time, marcou apenas 13 pontos e pegou só cinco rebotes. Andrew Bynum foi melhor: 14 pontos e nove rebotes.

Mas não é de Bynum que se espera o algo mais, mas sim do espanhol.

Não dá para jogar bem todas as noites — e o ibérico tem crédito, certo?

ZEBRA!

Perdoem-me, mas não posso deixar passar em branco: não vi o jogo, mas a derrota do Boston para o Golden State veio listrada; ou alguém duvida?

A contenda acabou 103-99 para o pessoal da Bay Area de São Francisco. Foi, aliás, a segunda vitória consecutiva dos californianos, pois, anteriormente, eles haviam sapecado o Phoenix.

Paul Pierce segue em trajes civis, mas não justifica. É uma vitória a menos que pode fazer uma diferença muito grande lá na frente.

RODADA

Os outros resultados da rodada de ontem foram:

Charlotte 94-84 Milwaukee
New Jersey 89-105 Oklahoma City
Memphis 116-111 Washington (OT)
Portland 93-104 Philadelphia

Notas relacionadas:

  1. MARTIN FOI DECISIVO PARA O DENVER
  2. DENVER E LAKERS, EM PAZ COM A VITÓRIA
  3. UMA AULA DE BASQUETE EM DENVER
Autor: Fábio Sormani Tags: , , , , , ,

34 comentários | Comentar

  1. 14 Trapizomba 29/12/2009 17:57

    Po, nao vi o Nene jogar ontem, pena. Mas se o Denver quiser trocar ele pelo Bynum…Tudo bem, o Bynum e’ novo, mas a quantidade de bolas faceis que ele erra e’ gigantesca, da’ nos nervos. Centro por centro, o Nene ta’ bem cotado.

    Alias, quem e’ o melhor centro na tua opiniao? Na minha e’ o Stoudmire, pq nao? Ontem o cara se criou em cima dos Lakers, ele e’ muito bom. Enquanto o Yao nao volta, claro.

    Falando nos Lakers, cheguei de viagem ontem, so’ deu pra ver a segunda metade do jogo. Logo de inicio, uma coisa me chamou a atencao: 39% de aproveitamento e’ brincadeira. A bola simplesmente nao entrou no 1ro half. Isso somado aos 11 pontos provenientes de turn-overs explica tb o que aconteceu. Nao da’, os caras tem que botar a mao na forma.

    Perguntado apos o jogo se a sequencia de derrotas o preocupava, PJ foi suscinto: “No”. Ate’ entendo ele, nao preocupa mesmo, mas o que me preocupa e’ que os Lakers ainda nao ganharam 1 sequer de um time “contender”. Mas como dizem: o negocio e’ chegar nos playoffs. Abs

    Responder
    • Fábio Sormani 31/12/2009 15:08

      Trapizomba
      Gasol pra mim é o melhor neste momento do planeta, mas Soutdemire tem realmente jogado mto acima do que eu esperava dele.
      Abs.

  2. 13 taq 29/12/2009 17:12

    Kobe precisa descansar e se recuperar tb, pois ele vai chegar nos playoffs mortinho e baleado, ta com problema no dedo, no cotovelo, etc.

    Tem de aproveitar a folga na tabela, (4 derrotas a menos) e fazer mais rodizio com o KB, não da para ele jogar mais de 40 min. todo jogo.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:27

      taq
      Kobe e o Lakers sabem mto bem que se chegarem aos playoffs com desvantagem em relação ao Boston, fica mto difícil ganhar o campeonato. Por isso, nada de descanso.
      Abs.

  3. 12 Newton 29/12/2009 17:00

    A temporada começa a apresentar fatos novos, ainda que tímidos, mas com consistência. São vários resultados inesperados que demonstram que a briga vai ser bastante dura daqui prá frente. Equipes como Dallas, Spurs, Blazers e Suns podem surpreender (coincidentemente todas do Oeste), assim como azarões: Raptors e Oklahoma podem tirar pontos de muita gente. Enfim, o campeonato está esquentando e provocando muitas emoções e assim, ganhamos nós torcedores e apreciadores do bom basquete

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:26

      Newton
      Gostei. Ótimo comentário.
      Abs.

  4. 11 augusto 29/12/2009 16:40

    sormani lakers da ultima temporada e dessa era que ofencivamente ele estava mais forte artest não da nem sinal do mesmo jogador que estava hoston porem defencivamente esta uase igual não sei mais to começando acha talvez ariza esteja fazendo falta sim na parte ofensiva ja na defensiva artest é melhorquanto lakers e boston temos que ver nenhum time chego no seu melhor e o numero ambos estao melhores que na season passada posso ta falando besteira mas tiraria nem boston nem o lakers de favorito vindo no vagão de tras desse trem cavs e dalas que no meu ver são times que estão na melhor fase unico poblema deles que ambos são amarelões.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:25

      Augusto
      Ainda acho que a troca foi boa, pois Kobe não tem mais que se desgastar com a marcação, que fica a cargo do Artest. Na temporada passada, KB tinha que marcar e pontuar. Isso para um jogador que tem 31 anos é mto pesado. Acredito que Kobe e Gasol podem fazer os pontos que o time precisa. E as bolas milagrosas ainda continuarão nas mãos de Fish.
      Abs.

  5. 10 João Paulo Martins de Andrade 29/12/2009 16:39

    Sormani, rodada de ontem foi maravilhosa, ver os favoritos em queda livre não tem preço, principalmente o todo poderoso do Oeste!!!!!!!!

    O Block of the Night do Lopez no Rogério Ceni da NBA foi sensacional!!!!!!!!!!!!!!

    Hoje tem dever cívico no AT&T Center, rumo ao G4!!!!!!!!!!!!!

    Mesmo que o airball aconteça, mesmo que o AT&T Center se cale, mesmo que o camisa 21 não jogue nada naquela partida
    Serei SPURS até morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abs.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:24

      JP
      Ôpa, quem é o Rogério Ceni da NBA?
      Abs.

  6. 9 Ricardo Camilo 29/12/2009 16:25

    Mudando de brazuca: o que faz Leandrinho no Phoenix? Teria ele medo de alçar voos mais altos? Bater na mesa e pedir pra ser tocado para um time onde ele possa jogar mais? – times de ponta como Dallas, Denver e Cavs, por exemplo, seriam um ótimo destino.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:23

      Ricardo
      Já falei sobre isso aqui em nosso botequim: acho o Leandrinho conformado demais para o meu gosto. Concordo com vc nesta questão.
      Abs.

  7. 8 Ricardo Camilo 29/12/2009 16:23

    Vou usar o mesmo argumento que vc usou qd eu comparei os números do Nenê com os de Zach Randolph (que joga num timeco, é mais baixo e no entanto tem dígitos duplos em pontos e rebotes):

    Quantos anos de NBA tem o Nenê e qts tem o Bynum?
    O Nenê já tem um anel de campeão no dedo?
    Sem contar que jogar contra um Zé Ninguém do Sacramento é uma coisa, mas qd joga contra Duncan, O´Neal e até Zach Randolph, a coisa aperta e o jogo do Nenê não flui.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:22

      Ricardo
      Nenê Tem 402 jogos na carreira e Bynum 242. A diferença entre eles é de 160 partidas, o que dá duas temporadas. Por outro lado, o Bynum tem experiência de duas finais de conferência e da NBA e o Nenê tem apenas uma final de conferência. Respeito sua opinião, mas acho que vc é exigente demais com o nosso brasuca. Já te falei: se o Zach fosse bom não estava onde está.
      Abs.

  8. 7 Bruno Camargo 29/12/2009 16:14

    A defesa do lakers foi pessima, pessima mesmo.
    E o phoenix teve um aproveitamente dos 3 raro.
    Eu contei 9 bolas certeiras.

    Mto raro isso acontecer, mas continuo achando meu o lakers favorito e melhor time da nba, qnd completo e jogando oq pode claro.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:13

      Bruno
      Vc tem razão: Artest fez falta. Mas mesmo sem ele o Lakers não pode perder do jeito que perdeu, concorda?
      Abs.

  9. 6 FaBio Alexandre 29/12/2009 16:07

    Lakers e Boston caindo de produção e o Cavs subindo será?
    Acredito que não apesar do potencial de LeBron Shaq e Cia o Boston é muito mais time…aguardemos. agora me perdoem a comparação esdrúxula “Gasoft” ta parecendo o Marcelinho Paraiba no Coritiba jogou muito ai renovou o contrato depois não jogou mais nada. KG Agradece

    abracos

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:11

      FaBio
      Gasol tem o direito de jogar mal. Aliás, para mim, ele é hj o melhor jogador de garrafão do planeta.
      Abs.

  10. 5 Rodrigo Machado 29/12/2009 15:45

    Fabio, confesso que venho assistindo a muitos jogos do Denver e o Nene ainda está devendo.Ela precisa romper definitivamente a barreira do jogador com potencial para se tornar definitivamente uma figura referência para o ataque do Denver, para os PG do Denver . Quanto ao Melo e ao J R Smith, para quem reclama do Marcelinho Machado crazy shooter, Melo e JR chutam qualquer bola que recebem, mesmo que estejam marcados.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:10

      Rodrigo
      Respeito sua opinião, mas eu acho que o Nenê já ganhou o respeito de todos dentro do time e da liga.
      E concordo com vc qto as observações sobre Melo e JR.
      Abs.

  11. 4 Guilherme BM 29/12/2009 15:11

    Fábio, vc não concorda que essa suposta caída do Lakers pode ser pelo fato de ter jogado, contando com o jogo de hoje, 4 jogos em 5 dias??? Cleveland, dia 25, Sacramento dia 26, Phoenix, dia 28 e Golden State dia 29. Acho que é apenas uma fase, o que pode acontecer perfeitamente com qualquer um, como Boston e Cleveland, exemplos de outras potências. Afinal, são “apenas” 82 jogos numa temporada regular. Fiquei sabendo sobre uma provável saída de T-Mac do Rockets…e aí, colocaria ele em seu time??? Aonde ele cairia como uma luva? rsrsrsr… abraço e Feliz 2010! Muito sucesso e felicidades!

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:09

      Guilherme
      Concordo, o time está cansado. Isso que o Lakers vive hj, a maioria já viveu. Por isso é que eu critico o calendário, que tem sido favorável ao LA.
      Abs.

  12. 3 Bruno 29/12/2009 15:03

    Qd vc diz que James não joga pros companheiros, mesmo ele tendo 8,7 ou pelo menos mais que 5 assistências, acho totalmente errado, e agora que o Kobe vem sendo bem fominha nos últimos jogos, cade a critica a ele ? Kobe ontem deu 2 ass, chutou mais que 24 bolas em 30 minutos em quadra. kobe precisa saber que o lal émelhor com ele chutando 18 bolas na partida e dando 8 ass do que fazendo isso que ele tá fazendo essa season.

    pra ter uma ideia, em um time com gasol, bynum, artest e ainda odom, não é normal o kobe chutar EM MEDIA 2 bolas a mais por jogo que o James e Wade né ?

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:07

      Bruno
      Eu não disse que LBJ não joga para os companheiros, o que eu digo (e repito) é que LeBron precisa fazer seus companheiros jogarem mais. E isso Kobe já provou no Lakers nos dois últimos campeonatos.
      Abs.

  13. 2 Fabio 29/12/2009 14:58

    “Andrew Bynum, que para muitos parceiros deste botequim é muuuiiiittttoooo mais jogador do que o são-carlense, tem exatos 15 pontos e 8.1 rebotes de média.”

    Cara, as vezes vc diz que analisar estatistica somente é errado, mas as vezes vc faz isso. Eu concordo plenamento com vc qd diz que analisar a estatistica é errada, e nesse caso tbm é. Pontuar no Lakers em um garrafão com Gasol, é mais dificil, ou, vc tem menos oportunidades que em um garrafão que vc é a primeira opção. Tudo bem que Nenê recebe até poucas bolas pro seu bom jogo que tem, porém ele continua sendo a primeira opção ofensiva no garrafão antes de Martin e Andersen. Já Bynum tem um cara ao seu lado que faz 18 pontos por jogo.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 19:05

      Fabio
      Coloquei os números pq os que defendem o Bynum usam exatamente os números para justificar. Então, ao colocar os números, quis mostrar que nem nos números o Bynum é melhor do que o Nenê. Mas, como vc mesmo disse, os números servem para se analisar um jogador, mas não é tudo.
      Abs.

  14. 1 Marcello Hipólito 29/12/2009 14:47

    Sormani o nene realmente fez um jogaço mais analisando os nuggets dava pra ver que não iam ganhar nem que quisessem o Melo arremessou 35 bolas o que pra mim é um absurdo de egocentria por parte dele, em compensação as derrota dos nuggets tem motivo com nome e sobrenome chama-se clauncey billups.

    Responder
    • Fábio Sormani 30/12/2009 18:56

      Marcello
      Concordo: Billups é o termômetro desse time em quadra. E tb acho que o Melo exagerou nos arremessos.
      Abs.

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios