Publicidade

segunda-feira, 31 de agosto de 2009 NBA, Seleção Brasileira, basquete brasileiro | 20:42

UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

Compartilhe: Twitter

FaBio Alexandre, um dos frequentadores mais assíduos deste botequim, fez uma interessante observação em sua última mensagem. E ela me inspirou a conversa desta segunda-feira.

Disse o FaBio: “A atual safra brasileira é melhor que a da Argentina. O Brasil tem jovens talentos, Leandrinho, Varejão, Nenê, Splitter, Huertas, mesmo que a safra seja limitada. A Argentina tem uma safra muito boa, mas já está envelhecida. “El Narigón” e Nocioni não são nenhum adolescente, a curva é descendente e a do Brasil, como eu disse, é ascendente. Com um pouco de trabalho de base pode-se colher frutos melhores em 10 ou 15 anos. Que esses cinco que eu citei virem espelhos para as gerações futuras”.

A proposta de discussão é muito boa. Pois bem, vamos ao assunto.

ARGENTINA

Se Sérgio Hernández pudesse convocar quem quisesse, é claro que Manu Ginobili, Andres Nocioni e Carlos Delfino estariam no grupo. Fabricio Oberto, sinceramente, tenho dúvidas, pois o jogador tem tido problemas cardíacos e é veterano.

Dos 12 jogadores que estão em Porto Rico, sete estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim. A saber: Luis Scola (foto AP), Pablo Prigioni, Leo Gutierrez, Roman Gonzalez, Paolo Quinteros, Juan Gutierrez e Federico Kamericks.

Estiveram em Pequim e não estão em Porto Rico: Ginobili, Nocioni, Delfino, Oberto e Antonio Pernigotti.

O quinteto titular de Pequim era: Prigioni, Ginobili, Nocioni, Scola e Oberto. Na vaga de Manu entrou, na decisão do bronze, Delfino.

Acho difícil Oberto jogar na Turquia, pelo que falei. Dos outros três, Manu, Noce e Carlitos estarão. Sobram, portanto, duas vagas.

De quem seriam?

Alguém sugeriu Walter Hermmann, que amargou um banco danado no Detroit na última temporada, jogador de condições técnicas limitadas e que não esteve na Olimpíada. Mas é experiente e pode muito bem ser convocado, claro.

Então, digamos que Hermmann seja o 11º. Jogador. E o 12º., quem seria?

Leo Mainoldi, Diego Garcia, Juan Pablo Cantero, Matias Sander e Andres Pelussi estão em Porto Rico.

Sinceramente, não sei quem eu convocaria. Digamos então que Oberto seja requisitado e aos 35 anos dispute mais um Mundial.

Vamos ver então como é que fica a idade de cada um dos argentinos:

Prigioni = 32
Ginobili = 32
Delfino = 27
Nocioni = 30
Scola = 29
Oberto = 34
González = 31
Leo Gutiérrez = 31
Juan Gutiérrez = 26
Quinteros = 30
Kamericks = 29
Hermmann = 30

Média = 30 anos

O quinteto titular seria: Prigioni, Ginobili, Nocioni, Scola e Oberto. Média de idade: 31.4 anos.

BRASIL

Se Moncho Monsalve pudesse convocar quem quisesse, Nenê, Baby, Murilo e Paulão estariam no grupo. Como ele vem usando sistematicamente Marcelinho Huertas, Leandrinho Barbosa, Alex Garcia, Anderson Varejão (foto AP), Tiago Splitter, Guilherme Giovannoni e Marcelinho Machado, sobraria uma vaga.

De quem seria ela?

Huertas, Leandrinho e Alex seriam nossos armadores; Marcelinho e Guilherme, nossos alas; Varejão, Murilo, Baby, Nenê, Splitter e Paulão nossos pivôs.

Há gente grande demais. Digamos que Moncho corte um dos grandalhões – eu cortaria o Murilo. Sobrariam duas vagas.

Quem levar para essas duas posições? O ideal seria um armador nato e outro ala.

Vamos pensar para a ala em Jonathan Tavernari, que é jovem demais e aparenta ter um belo futuro pela frente. OK, falta então um armador.

Quem seria?

Hum… deixe-me ver… acho que o Moncho vai investir no Duda Machado.

Então, nosso grupo para a Turquia seria o seguinte, com as respectivas idades:

Huertas = 26
Leandrinho = 27
Alex = 29
Varejão = 27
Nenê= 27
Splitter = 24
Giovannoni = 30
Marcelinho = 34
Tavernari = 22
Baby = 30
Paulão = 21
Duda = 27

Média de idade = 27 anos.

COMPARAÇÃO

No ano que vem, no Mundial da Turquia, Prigioni entrará em quadra com 33 anos, o mesmo para Ginobili. Nocioni estará com 31, Scola com 30 e Oberto com 35. A média seria de 32.4 anos.

E quando Londres chegar? Bem, quando chegarem os Jogos Olímpicos, o time argentino terá: Prigioni (34), Ginobili (34), Nocioni (32), Scola (31) e Oberto (36). A média seria de 33.4 anos.

Digamos que o quinteto brasileiro titular na Turquia seja Huertas, Leandrinho, Alex, Varejão e Nenê. Nossa média de idade: 28.2 anos.

Em Londres – se lá chegarmos, claro –, a situação brasileira seria a seguinte: Huertas (28), Leandrinho (29), Alex (31), Varejão (29) e Nenê (29). Média: 29.2 anos.

Como se vê, uma diferença de 4.2 anos entre os quintetos titulares.

SPLITTER

Agora digamos que o Moncho resolva colocar Varejão, Splitter e Nenê juntos, sacando Alex do time e deixando apenas Huertas e Leandrinho na armação, invertendo a formação atual.

Nossa média de idade cairia, pois, como vimos, o catarinense (foto AP) tem apenas 24 anos.

Na Turquia, o time titular teria em média 27.2 anos; um ano mais novo. Em Londres, estaria com 28.2 anos.

Nesse caso, a diferença para o quinteto titular da Argentina seria de 5.2 anos. Muita coisa.

Nos Jogos de não sei ainda onde, depois de Londres, o quinteto titular do Brasil teria 32.2 anos de média, enquanto que o da Argentina estaria com 37.4 anos.

É claro que Hernández tem opções no banco.

Delfino, que hoje tem 27 anos, a mesma idade de Leandrinho, Nenê e Varejão, substituiria Ginobili. Juan Gutiérrez, atualmente com 26, a idade de Huertas, entraria na vaga de Oberto.

Os demais são veteranos. Beirando ou ultrapassando a casa dos 30.

Confesso que eu não tenho um conhecimento profundo do processo de renovação na Argentina. Mas pelo que a gente tem visto nesta Copa América, não me parece ser dos melhores.

Como disse FaBio Oliveira, a Argentina está em uma curva descendente, enquanto o Brasil está em uma ascendente. O futuro parece mais promissor para nós do que para eles.

Alguém discorda?

Notas relacionadas:

  1. BRASIL BATE ARGENTINA, MAS…
  2. BRASIL VENCE MAIS UMA, MAS…
  3. BATEMOS A ARGENTINA, SAÚDE!
Autor: Fábio Sormani Tags: , , , , , , , , , ,

35 comentários | Comentar

  1. 15 claudio 01/09/2009 8:47

    isso ai é tudo fumaça….qnd o brasil tiver q pegar…venezuela, porto rico e argentina pra valer..

    a gente sabe o q acontece……desclassificaçao..
    mas enqnt isso
    pode iludir o torcedor falando q pliter é bom e o brasil se reformulou…kkkkkkkkkkkk
    o sonho meu,,,,,

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Claudio
    Tomara que vc esteja enganado, concorda?
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  2. 14 Alexandre 01/09/2009 8:42

    O que aconteceu que mudamos de opinião tão rápido? Eu continuo na de que essa Seleção não me inspira a confiança necessária. Na boa Sormani, o nível técnico da Copa América tá sofrível…

    Será q essa seleção, msm completa com Nenê, Baby, Paulão e etc, bate numa Espanha, numa Grécia, Lituânia…até msm na França? Creio que não

    Nas seleções de base a Argentina sempre espanca o Brasil. Seja no masculino ou no feminino. Comparar ESSA seleção HOJE pode até ser, mas se pedir pra eu apostar minha grana no mundial eu aposto sem pensar na Argentina envelhecida.

    Como disse o Mestre Vlamir Marques numa das transmissões na ESPN, se pedir pra apontar qual foi a grande revelação do NBB, NENHUM técnico consegue apontar. Não tem! A “revelação” foi Marcelinho Machado. O único da safra nova é Tavernari…

    Não, vai demorar muito ainda pro Brasil alcançar a Argentina

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Alexandre
    Vc tem razão, o Brasil não me parece estar revelando bons jogadores. Temos, de fato, apanhado da Argentina nas categorias de base. Mas o que eu disse é que essa geração, treinada pelo Moncho, pode dar um bom caldo. Como falei anteriormente, hj, o Brasil ainda não tem time para enfrentar a Argentina completa.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  3. 13 Haroldo Lisboa 01/09/2009 8:33

    Os Argentinos nao renovaram sua equipe, enquanto O Brasil tem um caminho mais ou menos claro, com rel. aos futuros jogadores.
    Mas ainda acho que eles completinhos, com seus cardiacos, dao muito trabalho.
    Agora o team Brasileiro quer recuperar o tempo perdido e ficar entre os melhores do Mundo. isso faz um boa diferenca!

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Haroldo
    Com certeza, o Brasil ainda não tem time para encarar a Argentina completa. Se bobear, numa provável semifinal nesta Copa América, pode ser surpreendido. Os argentinos encontraram o jogo deles neste competição.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  4. 12 Edson Azevedo 01/09/2009 8:22

    Sormani, bem, não entendo muito de basquete mas adoro assistir. A mim resta torcer.. mas só queria deixar minha opinião.

    Rss… tava lendo os comentários e gostei muito, é sempre bom quando temos comentários, pontos de vistas inteligentes como os que vejo aqui.

    Gostaria muito de ver o Brasil no topo do basquete mundial.

    Abraços

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Edson
    Obrigado pelos elogios e por frequentar o nosso botequim. O basquete, embora seja um esporte com mtos estratagemas (mto mais do que o futebol, por exemplo), não tem tantos mistérios assim. Aos poucos vc vai entendendo a mecânica do jogo e sua paixão vai aumentar ainda mais. Sempre que tiver dúvidas, pergunte.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  5. 11 Chamboy 01/09/2009 7:57

    Discordo totalmente……..
    Essa geração brasileira que esta jogando no momento joga bem, mas temos talentos melhores para colocarmos na seleção.
    E esses que vieram agora nem queriam jogar na seleção brasileira por que só eles sabem os problemas que enfrentaram para estar lá, por exemplo: Preconceito racial, preconceito social e preconceito finaceiro. Isso pq nos clubes atualmente, só entra quem tem “cunha”, ou seja, filho de técnico, filho de presidente de técnico, e com isso o basquete daqui é uma porcaria! Já vi brasileiros jogarem tão bem quanto o michael jordan, porém ao fazer teste no clube não podem passar, porque tem que ceder pro filho de alguem, e com isso precisam contar com a sorte de algum empresário americano acha – lo, se eu fosse eles eu nem jogaria na seleção, daria o troco, pq quando mais precisaram o próprio Brasil se esqueceu deles.

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Chamboy
    Respeito sua opinião, mas não concordo com ela. Meu filho foi federado, jogou quase dez anos, acompanhava-o nas partidas, vivi mto de perto o basquete em suas categorias de base e posso te garantir que aqui em São Paulo, se aparecesse um Michael Jordan (como vc disse) o clube, não importa qual, daria uma carteirinha de sócio-atleta para o menino; correndo. Os bons sempre encontram espaço para jogar; os medianos têm mesmo dificuldades.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  6. 10 Barossi 01/09/2009 6:40

    Olha Sormani, a comparação é boa, mas não vejo esta seleção com bons olhos a irregularidade é muito grande e num jogo duro é só fazer falta que erramos os lances livres, espero queimar a lingua mas não dá. Gostaria de fazer duas pergunta, o que aconteceu com Felipe Schmidt filho do Oscar? a outra é você conhece alguem das categorias de base com futuro?

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Barossi
    Felipe, infelizmente, não tem o mesmo talento do pai; qto a segunda pergunta, o Paulão é a nossa maior esperança. Só que ele não consegue jogar no time de cima.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  7. 9 Joâo Mickael 01/09/2009 2:24

    Prezado Fábio

    A grande diferença é que os jogadores argentinos fazem de tudo para jogar na seleção ao contrário dos brasileiros, isso já é uma grande diferença, faz tempo que a seleção não entra com força máxima em algum torneio, quanto a Argentina a verdade é que a seleção está envelhecida, a geração que ganhou a medalha de ouro não tem reposição, os resultados tendem cair, acredito que a medalha de broine na última olimpíada foi o canto do cisne dessa geração, sinceramente não acredito em mais grandes resultados daqui para frente, não dá para substituir um Scola, um Ginóbile, uma comparação semelhante é com o basquete feminino do Brasil, com resultados até parecidos, em que o Brasil teve uma geração excepcional que não encontrou uma reposição a altura.
    Sendo assim acredito que o Brasil consiga reesultados até melhores que a Argentina daqui para frente, até em função do tamanho da população é mais fácil aparecer algum bom jogador, ainda que esses resultados possam não ser significativos a nível mundial.

    Abraço.

    João Mickael,

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    João
    Gostei do comentário.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  8. 8 Bruno Camargo 31/08/2009 23:59

    Sormani, mas tem um detalhe, a argentina tem uma seleção sub-20, que é uma das 4 melhores do mundo facil.

    Arrisco dizer que se ela jogasse essa copa america, daria mais trabalho que qualquer outra.
    Eu vi eles jogando um torneio amistoso na argentina nessas ferias(sim eu fui, mesmo com gripe), e a coisa é impressionante.
    Eles jogam no mesmo esquema da seleção principal, e segundo me disseram o mesmo que aprenderam desde a base.

    O atual time da argentina já está fazendo hora extra eu concordo. Mas qnd eles trocarem a maioria, e deixarem só alguns veteranos, sinto dizer, mas voltaremos a tomar couro atrás de couro.

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Bruno
    Obrigado pela informação, pois, como disse no texto, não tenho conhecimento profundo do trabalho de renovação feito na Argentina. O que eu vi nessa Copa América entre os novatos não me impressionou nenhum pouco.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  9. 7 J Robert 31/08/2009 22:47

    Mas so tem esses? nao ha mais garotos potenciais para substitui-los ou em 15 anos seremos uma nova Argentina?

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    J Robert
    Vc fala do Brasil ou da Argentina?
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  10. 6 Felipe Gatica 31/08/2009 22:41

    se por apenas passar em primeiro lugar na primeira fase, já começamos a dizer que somos melhores, o que dizer quando Brasil conquiste alguma coisa né? Fabio Alexandre: antes de você escrever, você sabe ou entende que Argentina está jogando com um time C ou D?
    Sormani, gostei da sua análise, apenas acho que você deveria escrever algum parágrafo a mais sobre o Kamericks que ontem contra Dominicana teve moral suficiente para segurar o trio nba de RD. Outro que gostei foi o Prigioni, que quase por iniciativa própria se juntou ao time 3 dias antes da competição. Isso me parece que é ter uma boa base viu Sormani, e isso me parece que independe de idade. Mas se após estes últimos 6 anos, e depois ver Argentina no topo do basquete mundial, você afirma que argentina está numa descendente, só porque viu uma classificação à segunda fase de um pré mundial EM SEGUNDO LUGAR DO GRUPO, acho isso incrível viu?

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Felipe
    O que eu quis mostrar no post é que a Argentina não parece ter peças de reposição. Jogar tudo nas costas do Delfino e do Scola é mta coisa. Eles vão precisar, no futuro, de gente ao lado deles. Caso contrário, a Argentina pode sofrer decepções como as que o Brasil vem sofrendo.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  11. 5 Joel 31/08/2009 22:28

    Sormani, concordo!

    Além da idade, duvido que consigam reuní-los de novo, não me pareceram com tanta vontade de voltar e com problemas de saúde, de final de carreira, não vão querer ficar contundidos e perderem seus últimos anos sem contrato.

    Acho que o basquete brasileiro tem outras boas notícias.

    1-) O técnico Moncho, mudou e mexeu com a Seleção, com os jogadores e está todo mundo vendo, aconteceu o que muita gente pedia, mas não via como efetuar.

    2-) A NBB que parece um pouco mais organizada do que antes, com vários elogios de dentro e fora do Brasil. Até pela Internet, quando o Brasil foi treinar em Portugal, houve comentários sobre o campeonato de basquete Brasileiro, fiquei pasmo (comentários lusitanos, porém bons comentários, rsrs).

    3-) Ambiente confiante, alegre e de união, coisa bem diferente do que o Lula enfrentou com Marquinhos (voltou contundido, falando mal da seleção e da comissão técnica), Nézinho (que re recusou a entrar em quadra), Leandrinho (que nos tempos pedidos se recusava ouvir o Lula e ficava longe).

    4-) O Grego saiu da direção da CBB. (Eêêêê).

    Isso são pequenas luzes no fim do túnel, que podem ajudar (talvez) essa geração em alguns anos a colocar o Brasil novamente entre os melhores. (com muita fé).

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Joel
    É por aí mesmo, suas observações qto ao nosso selecionado são pertinentes.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  12. 4 Miguel 31/08/2009 22:27

    O problema do Brasil é juntar todo mundo…Queria muito ver o Paulão jogando nesse time!!

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Miguel
    Eu tb.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  13. 3 Wagner 31/08/2009 22:22

    Olá Sormani,

    seria incoerente da minha parte concordar com esse tópico, afinal, alguns dias atrás – a grande maioria de nós – dizia que o Brasil estava no fundo do poço e cavando o buraco cada vez mais.

    Mesmo que os gringos estejam numa decrescente, isso não significa uma melhora do basquete no Brasil.

    abrç.

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Wagner
    Será que o cenário mudou?
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  14. 2 andré de moura 31/08/2009 22:16

    Olha, eu não concordo nem discordo, mto pelo contrário…rsrsrs
    Mas tem fundamento. Se bem que na prática a teoria é outra…
    Entretanto venho pensando numa seleção para o Mundial com Paulão, Nenê, Murilo…
    Pode dar samba, sim. E os hermanos que se cuidem.
    Abraços

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    André
    Msg lida.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  15. 1 jair 31/08/2009 22:10

    MESMO ASSIM AINDA ACHO O TIME ARGENTINO BEM SUPERIOR ELES COM TIME COMPLETO VENCE O BRASIL ATE COM FACILIDADE , O BRASIL NEM AS OLIMPIADAS CONSEGUE IR , NÃO CONFIO NESSA GERAÇÃO PIPOQUEIRA. O BRASIL ETERNO PAIS DO FUTURO QUE NUNCA CHEGA

    RESPONDIDO POR FÁBIO SORMANI
    Jair
    Protesto registrado.
    Abs.
    Fábio Sormani

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios