Como fazer uma boa caipirinha | Bebidinhas
iG

Publicidade

Publicidade
06/12/2009 - 12:05

Como fazer uma boa caipirinha

Compartilhe: Twitter

caipirinhaBrasileiro que é brasileiro sabe apreciar uma boa caipirinha, ainda mais porque essa bebida é um acompanhamento ideal para a feijoada no sábado à tarde. E com esse calor que tem feito então… Por isso, achei que valia a pena fazer um post com algumas dicas de como fazer uma caipirinha deliciosa.

Primeiro, corte as duas pontas do limão, retirando a maior parte daquela camada branca que encobre a polpa. Não vale cortar só a pontinha da casca! Se você não gosta muito do sabor azedo do limão, pode até remover toda a casca, mas isso não é necessário.

Depois, corte o limão ao meio. Em seguida, remova aquele miolo branco no meio. Se você levar jeito com a faca, faça dois cortes em V, assim você remove mais facilmente essa parte. Então, corte cada metade do limão em quatro partes. Se o limão for grande ou tiver bastante poupa, cada metade pode render uma caipirinha.

Coloque o limão partido no copo (com a polpa do limão sempre para cima e a casca para baixo) e adicione uma colher de sopa rasa de açúcar. Rasa, ok? Nada de caipirinha muito doce… E então chegamos ao momento de espremer o limão. Aqui está a parte mais delicada. Se você não removeu a casca do limão, é preciso ter cuidado para espremer somente a polpa, não a casca. Como assim? Basta usar o socador sempre em contato direto com a polpa, nunca sobre a casca. Faça movimentos mais suaves para não espremer também o sumo da casca, que é bem mais azedo e dá um gosto diferente à caipirinha. Isso pode exigir um pouco mais de treino, então não se preocupe se não der certo na primeira tentativa.

Depois, adicione gelo. O recomendado é usar um copo próprio para caipirinha, daí não tem como errar na medida. Nesse tamanho de copo, coloque gelo até a borda. Em seguida, é só completar o copo com a cachaça (cachaça, claro!) da sua preferência.

Preparar um drinque é uma arte e exige prática. Então não se sinta frustrado se na primeira tentativa não sair como você gosta. Tente de novo outra hora….

Tin tin!

Foto: Flickr Capitu

Autor: Aninha - Categoria(s): Receitas, Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

6 comentários para “Como fazer uma boa caipirinha”

  1. Semiramis disse:

    Perfeito!!!!!! É assim que se faz! Sou a bartender da minha turma de amigos e a minha caipirinha, que é feita exatamente dessa forma, é unanimidade!

  2. CArlos Lima disse:

    A melhor cachaça é a branquinha de Sto Antonio da Patrulha

  3. Eduardo disse:

    Parabens pelo blog!
    Mto legal, fui pesquisar sobre uma cerveja e cai aqui, gostei tanto q dvulguei em meu blog,

    Abraços

  4. Daniel disse:

    Isso mesmo, a coisa que mais me incomoda é quando faço uma caipirinha e alguem comenta que ela está azeda…

    Primeiro, a pessoa deviar aprender que o limão é ácido, o azedo só aparece se expremer a casca ou a parte branca do limão… ácidez é diferente de azedo.

    Depois, esta pessoa entope o copo com açucar, até virar um xarope, se não gosta o sabor da cachaça ou do ácido do limão, porque pedem caipirinha? Não da pra entender.

    que é ácida, azeda é só se espremer

  5. ROMILDO OSCAR disse:

    EU COSTUMO FAZER PARA MIM E OS AMIGOS, CAIPIROSCA. UTILISO UM LIMÃO DA MESMA FORMA DA CAIPIRINHA, COLOCO UMA COLHER DE SOPA DE AÇUCAR, DOIS CRAVO DA INDIA, 200 ML. DE VODKA E BASTANTE GELO. ASSIM FAÇO 2 DOSES E ACHO ÓTIMA NÃO SEI SE ESTÁ CORRETO OU NÃO MAS FICA UMA DELÍCIA. – CARUARU – PE.

  6. jhow m. disse:

    boa dica cara!
    eu sou garçom e faço mais ou menos desse jeito, soh que depois de amassar o limão e o açúcar, eu coloco gelo e a caçhaca na coqueteleira e agito bem. Assim a caipirinha fica mais gelada e o sabor do limão fica mais presente!
    abraços

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo