O tamanho da dose | Bebidinhas
iG

Publicidade

Publicidade
21/08/2008 - 10:32

O tamanho da dose

Compartilhe: Twitter

Jack and cokeConhecer outro país envolve sempre um grande leque de surpresas e nem todas são agradáveis. Em julho, passei ótimos dias de férias no Reino Unido, mas uma das surpresas desagradáveis da viagem foi descobrir que lá os drinks (gim com tônica, Jack and coke) vinham com gosto de suquinho. E por um motivo bem simples: a dose de bebida alcoólica nos drinks tinham sempre exatamente 25 ml, que eram afogados nos componentes não alcoólicos da receita.

No Brasil, a gente sabe, o tamanho da dose varia de acordo com a generosidade e o humor do barman, além de depender de seu grau de amizade com a pessoa, mas em geral a fartura é a regra. Fora daqui, a coisa é menos espontânea.

Mas quem está certo?

Ninguém, claro. Tudo depende da cultura e da história do lugar. Mas para evitar embaraços, vale uma pesquisada. E por uma procura rápida no Google percebe-se que alguns dos melhores lugares para se beber, segundo uma listinha do site da Absolut, são a França (com a dose variando de 40 a 50 ml) a Islândia (30 a 60 ml), Israel (50 a 60ml) e a Venezuela (metade do copo cheio de gelo ou depende da boa vontade do barman). Minha busca rápida também aponta o Japão como uma nação que valoriza um drink forte, enquanto a Inglaterra aparece como um dos mais rigorosos servindo 25 ml ou 35 ml, junto com a Áustria que conta como drink meros 20 ml.

Portanto, para evitar futuras decepções, recomendo que você guarde esta listinha e pense em consultá-la quando for planejar a sua próxima viagem. Ou então siga uma dica simples: você sempre pode pedir uma dose dupla.

***

Primeiro post pede uma apresentação: sou jornalista do iG Música, gosto de vodca e ainda devo falar muito sobre isso por aqui, mas vivo mesmo é à base de leite desde que me conheço por gente. Se eu tivesse que escolher uma única coisa para levar para a ilha deserta, levaria uma vaca.

Crédito/Foto: Flickr howyadoin

Autor: Juliana Zambelo - Categoria(s): Utilidade pública Tags: ,

Ver todas as notas

3 comentários para “O tamanho da dose”

  1. Usagi disse:

    Eu não sou muito chegada a bebidas alcolicas, mas estou gostando muito deste blog, tem muitas coisas interessantes e ajudam a conhecer um pouco esse universo que sempre foi um misterio para mim. Sem falar que ajuda bastante na hora de sair a noite, quando aquele gato quer oferecer alguma coisa… nessa hora sempre me sinto uma pateta, pq não conheço nada de nada. Acho que vou cometer menos gafes agora… parebens a todos os colaboradores

  2. Francine Costanti disse:

    Adorei o post Ju . Parabéns!
    Agora, cá pra nós, eu levaria duas coisas, a vaca e um ordenhador! hahahaha
    bju

  3. Daniel Poeira disse:

    É por isso que as receitas “sérias” de drinks sempre vêm com as quantidades em medidas exatas, geralmente em mililitros ou onças fluidas :)

    Uma boa opção é pagar de maluco e andar com um desses no bolso: http://www.kegworks.com/images/product-images/jigger-B.jpg

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo