Publicidade

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 Clubes brasileiros, Ex-jogadores | 16:01

ZICO E ROMÁRIO, JUNTOS

Compartilhe: Twitter

Zico e Romário, dois dos maiores ícones do nosso futebol nos últimos, digamos, trinta anos, desde a Copa de 98 não se falavam, a não ser através de farpas lançadas um contra o outro pela imprensa.

A reconciliação deu-se na tarde mágica de domingo num Maracanã lotado, palco de suas históricas atuações, ainda sob os auspícios das festas natalinas e de Ano Novo, vida nova.

Antes tarde do que nunca, pois o tempo os separou, dentro do campo, por um fio na troca de gerações: Zico pendurava as chuteiras quando Romário surgia no Vasco.

Zico foi o craque dos anos 80; Romário, dos 90, embora tenha invadido o novo milênio, ao jogar até virar quarentão. Não fossem as contusões que abreviaram um pouco a carreira de Zico e talvez ambos tivessem se encontrado no mesmo time, quem sabe? E seria de se ver, pois Zico e Romário, dois artilheiros natos, se completariam à perfeição. Romário, lá na área, onde reinou por quase duas décadas, e Zico um pouco mais atrás, metendo-lhe bolas encantadas de efeitos e precisão.

Por um breve instante, neste domingo, o tempo parou para ambos se encontrarem em campo, e cada um fez sua parte – gols e harmonia de dois craques eternos.

LOVE PARTE

Some o amigo os ingredientes dessa receita pronta: o interesse do Flamengo em tê-lo ao lado de Adriano na disputa pela Libertadores, mais o extremo desconforto do atacante em permanecer no Palmeiras sob a fascistóide patrulha da torcida organizada; acrescente o desespero do presidente Belluzzo, que ameaça o clube com o Juízo Final, caso suas contas não sejam aprovadas pelo conselho, além das declarações do agente do jogador, que assegura estar o Palmeiras em atraso com os pagamentos a Love, e o resultado tá na cara: Love, no Fla.

Carioca da gema, embora revelado pelo Palmeiras, Love, na volta, não deu certo. Menos por sua própria competência e mais pela atmosfera irrespirável que se formou em torno do time e dele próprio, nessa insólita perda de sustentabilidade do Palmeiras nas rodadas finais do Brasileirão, que lhe parecia destinado.

Nesse Flamengo de Petikovic, Adriano e de Zé Roberto redivivo, sob o suave comando de Andrade, sua história tende a ser outra. Bom para todos, imagino: para o Palmeiras, que pode acertar suas contas; para o Flamengo que ganha um reforço inestimável, e, para Love, que se reencontra com seu povo e o prazer de jogar bola.

MARCELINHO VOLTA

Marcelinho Carioca, embora cria do Flamengo, transformou-se num dos maiores ídolos da história do Corinthians. Não tenho os dados reais, mesmo porque são tantas as épocas vividas pelo centenário Timão, quando o valor das disputas teve  pesos e significados diferentes, que é quase impossível avaliar a importância deste ou daquele troféu. Mas creio ter sido Marcelinho o maior vencedor da história do Corinthians.

Mesmo que não seja, porém, é um ídolo como poucos foram, do nível de um Tuffy, o Satanás, Grané, Amílcar Barbuhy, Neco, Servílio, o Bailarino, Teleco, Cláudio, Luisinho, Baltazar, Idário, Rivellino, Sócrates, sei lá quantos mais. Cada qual em sua respectiva época.

Ah, sim, Marcelinho perdeu aquele fatídico pênalti contra o Palmeiras, pela Libertadores, justamente contra o Palmeiras, rival antigo…

Mas, nem isso serviu de estigma. A Fiel seguiu idolatrando Marcelinho Carioca até hoje.

Bem, agora, a diretoria corintiana resolveu escalar Marcelinho como Embaixador do Centenário, nos festejos previstos para o ano que está chegando. E, de quabra, promover um jogo de despedida para o craque, que até ontem jogava pelo Santo André, e, bem, se comparado a outros não a ele mesmo nos seus melhores dias.

A ideia em si me parece boa: entre a Fiel e Marcelinho há um laço inquebrantável, sustentado não apenas pela memória do que o craque fez no Parque, mas, também, pelo que ainda ele poderia fazer em campo.

E aqui é que a porca torce o rabo. Será que essa presença viva de Marcelinho no Parque São Jorge, oficialmente reintegrado ao clube, mesmo que numa função protocolar, não acabará por desestabilizar a equipe dentro as quatro linhas, num momento tão crucial para o clube?

Há quem ache que sim. Que, ao primeiro tropeço, a Fiel vai pressionar para que Marcelinho entre em campo. Afinal, são tantos trintões recém-contratados que mais um, menos um, não fará diferença.

Mas, pergunto, se a tal união do grupo é tão frágil a ponto de se desintegrar diante de pressões desse tipo, que esperar desse Corinthians quando o caldeirão da Libertadores ferver?

Autor: Alberto Helena jr. Tags: ,

59 comentários | Comentar

  1. 19 ronie 28/12/2009 22:38

    Zico foi o jogador mais completo do futebol brasileiro,
    sabia lançar, cabecear, bater faltas, chutar colocado ou com força, briblar com muita facilidade em qualquer lado do campo, usava e batia bem com as duas pernas em chutes
    certeiros, colocava os companheiros de cara com o gol toda hora, Nunes deitou e rolou, o chulapa também.

    Responder
    • zeca corumbá 29/12/2009 2:29

      Ronie, sou flamenguista, mas não posso deixar de te corrigir: o jogador mais completo foi PELÉ.

  2. 18 paulo 28/12/2009 22:29

    Zico artilheiro do campeonato italiano contra os maiores times da europa da época.
    Udinese contratou o Zico maior contratação da época com
    grandes patrocinadores.
    Udine é uma cidade pequena mais é rica.

    Responder
    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 1:02

      E a minha cidade é pobre mas é limpinha.

  3. 17 Jonas 28/12/2009 22:29

    Por favor, depois de Zico, quais os dois jogadores que mais fizeram gols no Maracaná? QUantos fez Roberto Dinamite? E ainda: poderia por favor fornecer a lista dos 10 maiores artilheiros do futebol de todos os tempos?

    Responder
    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 1:01

      Pela oficial é ZICO, Dinamite, Zizinho, Quarentinha, Nunes, Dida, Bebeto, globário, etc. Pelas contas do marqueteiro mor e a imprensa que levava JABÁ pra elogiar o GROSSO, uns 1.480 ou 22.000 não sei depende da ocasião(só pra ficar na midia ele chegou a inventar que não tinha 25mil pra pensão… é bom enganar trouxas)

  4. 16 paulo 28/12/2009 22:22

    Cambada gente burra que não deve ter visto o jogo da copa,
    não foi Zico que perdeu o ultimo penalti, o jogador seguinte
    foi que perdeu o penalti decisivo. Portanto não falem o que não sabem.
    Depois dessa tchauuuuuuuuu.

    Responder
    • zeca corumbá 29/12/2009 2:24

      O jogador seguinte foi o SÓCRATES.

  5. 15 JR 28/12/2009 22:04

    O Zico não foi campeão mundial pela seleção, o Platini, o Puskas o van Basten, Maldini, Baggio também não, e vcs vão dizer oq, que eles são meia boca também, acorda pra vida meu deus. Pra quem não sabe o Anderson Polga foi campeão mundial o Vampeta foi campeão, e pelo critério de vcs esse porcarias são melhores que os 6 que mencionei, não é mesmo.

    Responder
  6. 14 Piu Piu 28/12/2009 21:33

    Fontana , Dario peito de aço, Dunga, Zinho , Kleberson e outros jogadores tipo ” arranca toco ” foram campeões mundiais e ganharam suas medalhas .
    E o zico ganhou o que a Luzia ganhou na horta.

    Responder
    • zeca corumbá 30/12/2009 9:43

      Mas êle está bem acompanhado: Falcão, Sócrates, Nélinho, Junior ,Leandro, Renato Gaúcho, Dinamite, Reinaldo, Marinho Chagas,etc. E quem é a Luiza, sua irmã?

  7. 13 luiz carlos 28/12/2009 21:29

    quanta babozeira desse pessoal.

    Responder
  8. 12 Marcelinho 28/12/2009 21:23

    se Zico era tão bom como dizem os flamenguistas …então porque não jogou em nehum time de ponta da europa , mas sim no desconhecido Udinese ?
    Porque não foi pro Milan , Barcelona , real madrid , Inter de milão e outros grandes como fazem todos os craques do futebol mundial.

    Responder
    • zeca corumbá 29/12/2009 2:23

      É marcelinho, eram outros tempos e o Udinese arrumou um patrocionador que desembolsou a quantia para levar o Zico e com isso tirou o Udinese da segunda divisão e o levou ao 4º lugar da 1ª divisão italiana e olha que foi a única contratação do Udinese!

    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:52

      Quase na mesma época o SOCRATES que tambem era super craque foi para Fiorentina… eram outros tempos…

  9. 11 Carlos Domingues 28/12/2009 21:17

    O Zico foi o 3° melhor jogador que eu vi jogar na vida, o primeiro foi o Pelé e o segundo foi o Garrincha – depois tiveram vários, como Rivelino, Coutinho e Romário. Esse jogo de amigos foi muito legal para mostrar como se trata uma bola com elegância e objetividade que acaba sempre em Gols.

    Responder
    • zeca corumbá 30/12/2009 10:03

      Querido Caio, você está se referindo ao Romário com 30 anos na sua volta para o Brasil, talvez não o tenha visto jogar entre os 20 e 30 anos no seu auge. Foi um atacante completo, no mesmo nível de Reinaldo e para mim um pouco superior ao Ronaldo e Careca, também craques, mas para o meu gosto, Romário e Reinaldo se equivaleram, se tivessem que jogar no meu time, eu tiraria cara ou corôa!

    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 1:43

      Por ordem de “craquesa”, vejo assim: Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Zico, Zizinho,Canhoteiro,Rivelino, Dias, Luis Pereira, Coutinho, Ronaldo, Tostão, Jairzinho,Careca, Gerson, Amarildo, Pagão, Zito, C.Alberto Torres, Reynaldo, Socrates,Kaká, Falcão, Raí, Ademir da Ghia, Dida, Junior, Ronaldinho, Mazzola, Dirceu Lopes, Robinho, Renato Gaucho, Benê, Nilmar, Dadá, Globário, etc.

  10. 10 Lino Moraes 28/12/2009 21:15

    O Romario sempre foi um iluminado com a camisa da seleção ao contrario do zico que nunca deu sorte nas 3 copas do mundo que disputou , perdendo todas.
    O Zico foi muito ajudado pelo time que tinha na época o Flamengo , que tinha na verdade no adilio e andrade os verdadeiros craques e futuramente bebeto e tita.
    Zico era bom jogador , mas craque nunca , seria hoje comparado a um Vagner Love .

    Responder
    • zeca corumbá 29/12/2009 2:38

      Além de Andrade e Adílio, tinhamos também Leandro, Junior, Mário Sérgio, o saudoso Geraldo assoviador, o Urigueller, mas o Zico era alguns graus a mais do que estes craques, portanto Lino, na posição dele eu só ví o Pelé de melhor e veja que eu vi: Tostão, Dirceu Lopes, Pedro Rocha……..

    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:50

      Lino, vc deve ser contratado do blog… taí só pra criar polemica. Caso não seja isso, vc tem que ensinar como teclar com CAMISA DE FORÇA.

    • junior 28/12/2009 21:56

      ZICO COMPARADO A VAGNER LOVE? VC SÓ PODE SER RETARDADO MENTAL.

  11. 9 Sinval 28/12/2009 21:04

    Romario foi e ainda é um senhor craque de bola e poderia jogar em muitos clubes . Zico sempre foi jogador de clube.
    Na seleção em copas , parecia que se encolhia, chegando a ser barrado na de 78 pelo dinamite .
    Reinaldo tambem foi um craque , mas deu muito azar com as contusões, se jogasse hoje seria o melhor do mundo fácil.

    Responder
    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:48

      Vc tem razão, ZICO era jogador de clube, UM DOS MAIORES QUE O BRASIL JÁ VIU, agora me diga onde vc viu o globário jogar tanto assim? na copa dos Estados Unidos? belissima copa, alto nível, na época nossa seleção era conhecida como Geração Dunga(pejorativo) todos eram pernas de pau, salvava só o Bebeto.

  12. 8 Paulo ILmar Kasmirski 28/12/2009 20:58

    Essa zika de rixa, só atrapalha todos no mundo

    E coisa do pavio do passado, por falta de freqüentar escola com atividades esportiva alem das salas de aulas por gente preparada

    Dando gás as torcidas desorganizadas, sempre prontas para editar as colunas das manchetes dos jornais e a divulgação pelas TVs enchendo o peito de certos apresentadores

    Porque as torcidas organizadas, não enxergam as torcidas adversárias como se fosse inimigo lutar num ringue ate alguém morrer

    No presente todos os atletas bem sucedidos fisicamente podem fazer muita coisa e a diferença para todos interessados, dando aulas de iniciação profissional ou criando fundações ou patrocinando lugares fazendo auditoria do resultado

    Como já tem muitos atletas de varias modalidades esportiva oferecendo aulas para iniciação profissional, mas cada um pra si, porque coletivamente e como em outros setores todos querem ser rei de si só

    Mas essa atitude de ambos vai mudar as trajetórias, Zico rei por superação do destino, Romário rei por ordem divina por ser escolhido por Deus como o cara, isso não foi por acaso, mas para mudar o destino onde tem o corcovado

    Com Jesus Cristo abraçando o Rio de Janeiro pedindo solução na capital do esporte Rio ate o ano 2016 para manter o reinado sempre em alta com a maior vitrine de atletas de todas as modalidades saindo do berçário brasileiro apontado com os dedos pelas mãos abertas do alto do corcovado

    Para o mundo que esta a caminho de tornar por destino o esporte como se fosse um só em todo universo, se tornando a terceira força na economia atrás dos alimentos e do turismo (porque todos precisam comer beber viajar pelo mundo inteiro)

    Responder
    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:45

      Os babacas acreditam na midia, não conseguem VER a tv, só ouvem e acabam achando q o globário era bom de bola. Porem os tontos sem sentido, acreditam no que o próprio marqueteiro de sí falou: “Deus disse esse é o cara” que pu.t@ idolo profundo vc escolheu ehim?!

  13. 7 Roberto moraes 28/12/2009 20:14

    Zeca Corumba!…escreveu muito bem.Reinaldo,uns dos maiores jogadores que eu vi jogar na vida.Um artista da bola,eu coloco ele entre os 10 maiores jogadores do Brasil até hoje.

    Responder
  14. 6 Carioca 28/12/2009 19:57

    Em 86 na copa o zico tinha entrado em campo no momento do penalti, estava ainda se aquecendo e os verdadeiros pipoqueiros foram o sócrates e o falcão que não quiseram bater o penalti,então não venha falar besteira do maior ídolo do flamengo e de 36 milhões de torcedores valeu?

    Responder
    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:39

      36 milhões é tão VERDADEIRO quanto os mil gols do globário.

    • carlos jose 28/12/2009 21:11

      Por este motivo o grande jogador tem que reconhecer que acabara de entrar, que vinha de contusão seria.
      e estava frio na partida e encorajar outro para bater e não ser a estrela solitaria este e o ponto caro Carioca.

  15. 5 carlos carnaval 28/12/2009 19:49

    Zico sempre foi um pipoqueiro , jogou 3 copas e não ganhou nenhuma e foi o responsavel pela pela derrota em 86 quando perdeu o penalte contra a frança e o brasil foi eliminado.
    Romario sim foi um craque e honrou a camisa amarelinha .

    Responder
    • zeca corumbá 30/12/2009 10:28

      Zico teve dois problemas: era humano, sujeito a êrros e flamenguista! Não ganhou nenhuma copa e como era considerado o melhor foi o mais cobrado, mas ninguém pode dizer que o Brasil saiu desvalorizado dessas copas, pois em 78 “fomos campeões moral”, em 82 e 86 saímos como a melhor seleção do mundial e jogamos mais que os nossos adversários, mesmo nas derrotas! Ninguém fala de 74, quando tínhamos Rivelino, Paulo César, Jairzinho e tomamos um show da Holanda, ou de quando em duas copas levamos um show da França, nessas sim o Brasil saiu humilhado, pelo menos eu me senti assim, quando Cruift fêz aquele gesto para o Luís Pereira, como quem diz: “vamos jogar bola”, ou quando o Zidane aplicou aqueles balõeszinhos na gente! Coitado do Roberto Carlos que falhou no gol da França, pois nós íamos perder de qualquer jeito, fomos totalmente dominados, só não enxerga quem não quer. Vamos deixar de ser clubístas e lembrar que acima de tudo somos BRASILEIROS. Abraços e FELIZ ANO NOVO A TODOS.

    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:37

      Agora sim, virou SAMBA do CRIOLO DOIDO!!! Com duas pernas amarradas o ZICO da de DEZ a ZERO no rei do marqueting… GLOBÁRIO. A maior enganação de todos os tempos.

    • Gil Oliveira 28/12/2009 21:07

      Caro gustavo a verdade doi pois realmente o Zico encantou em 82 mais não levou e em 86 perdeu o penalti, infelizmente esta e a verdade vc deve ser um desses flamenguista apaixonados e sem razão que gritam pros 4 cantos que e hexa.
      A realidade e outra a seleção afundou em 82,86 e o fla não quis jogar em 87 portanto vá ao saite da fifa ou cbf e vela o campeão de 87 e no da fifa a colocação do brasil.

    • gustavo 28/12/2009 20:17

      Seo Carnaval imbecil! Sabe quem deu o lançamento para o Branco receber o pênalti? Pois é, o Zico, que estava jogando sem condições físicas, com o joelho machucado. Em 78 ele era reserva e em 82 jogou muito. Não tínhamos era volante de marcação. Burro!!!

  16. 4 zeca corumbá 28/12/2009 19:44

    É o futebol tem coisas interessantes, Zico é um exemplo de atleta, já Romário nem tanto, no entanto se completariam com certeza, como também se completaria Zico e Reinaldo, mas na Copa da Argentina o bairrismo dos paulistas aliado com a burrice dos vascaínos, sacrificaram talvez a melhor dupla de ataque que o Brasil já teve, por causa de um jogo ruím, num campo pior ainda, em favor de Jorge Mendonça e Roberto Dinamite. Deu no que deu. Não acredito que o Peru entregou o jogo, era uma seleção desmotivada e o Brasil também poderia goleá-la de 6 ou 7, mas contentamos com os 3X0, achando que já estava bom. Se o Galinho estivesse em campo, certamente faria valer a sua raça rubro negra. Êle e Reinaldo (tão bom quanto Romário) trariam o título com certeza!

    Responder
    • zeca corumbá 29/12/2009 3:43

      Carlos José e Caio, deixem de serem bairristas, não nego que Jorge Mendonça foi bom Jogador, como Enéas também, mas foram inferiores ao Zico e para seus governo, Jorge Mendonça era carioca e antes de se transferir para S. Paulo, jogava no Bangu ou no Bonssuçesso. Vocês tem de serem mais isentos, não é atôa que bons jogadores, quando estão em times cariocas, são cabeça de bagres e quando vão para São Paulo viram craques: Marcelinho Carioca, André Santos, André Dias, Diego Souza, Fabiano Eller, etc.

    • Caio Rolando Franco da Rocha 29/12/2009 0:33

      ZICO foi o MAIOR JOGADOR DE CLUBE depois de Pelé, Garrincha e Nilton Santos.> Comparar romário com ZICO é o mesmo que comparar bobó de camarão com salada de minhoca viva. Romário foi o melhor jogador PRA GLOBO e Zico só não foi ótimo na Seleção. Jorge Mendonça ficou 25 minutos se aquecendo sem q o CARIOCA Claudio Coutinho pusesse ele pra jogar. Na copa da Argentina tinham OITO jogadores CARIOCAS e SEIS Paulistas(bairrismo?). Reynaldo era craque porem chegado numa zona com manguaça. Dinamite era 10 vezes melhor que o PARADO romário.(inclusive, faltas). QUEM NÃO ENTENDE DE FUTEBOL ACREDITA NA GLOBO E COLIGADAS.

    • carlos jose 28/12/2009 21:04

      Caro corumbá seus argumentos são movidos por pura paixão e descriminatorio contra o Jorge mendonça que foi um grande jogador e na decada de 70 foi um grande jogador não devia nada para o Zico que claro na decada 80 seria o monstro que foi, entretanto vale lembra que com a amarelinha não ganhou em 82 e praticamnte nós eliminou no tempo normal perdendo um penalti.
      Quanto ao Roberto Dinamite concordo que o Reinaldo era mais jogador nisto vc esta certo era mais completo que Dinamite.

  17. 3 FREITAS 28/12/2009 19:19

    zico para o mundo e exemplo de como se deve comporta uma pessoa que escoleu se um atleta se todos os glubes trabalhacem seus atletas no exemplo dele seriamos vencedores.
    Como disse o Romario a idade chega e a gente ver que não vale apena fazer sertas coisas.
    ZICO e ROMARIO arrebentaram ontem foi maravilhoso todos. e para passar em todos os glubes p/ se ver como se trata uma redonda de verdade.

    Responder
  18. 2 Antonio 28/12/2009 18:03

    Zico e Romario jogando juntos seria o sonho de qualquer rubro negro, pena que isso não aconteceu talvez o destino quisesse que os dois fossem ídolos em épocas diferentes que pena!!!!!!

    Responder
  19. 1 28/12/2009 17:18

    PÔ !
    O Michel Laurence não pagou mensalidade do ig e tiraram ele do ar.

    Responder
  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. Última
  6. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios