Balotelli, um italiano | A Bola na Bota

Publicidade

sexta-feira, 5 de setembro de 2008 azzurra, inter, jogadores | 20:54

Balotelli, um italiano

Compartilhe: Twitter

A Itália só empatou com a Grécia, 1 x 1. Adiou assim a classificação para os playoffs que definirão as seleções que jogarão o próximo Europeu sub-21. A vaga será disputada contra a Croácia, fora de casa, e a Azzurrinha deve se classificar no mínimo como um dos melhores segundos colocados. Mas isso tudo não importa muito.

O jogo de hoje só ganhou a capa da Gazzetta dello Sport e a enorme atenção da imprensa italiana por causa de Mario Balotelli. O garoto que aos 18 anos, enfim, fez sua estréia com a camisa da seleção italiana, como você pode ver nesse sorriso aí à esquerda. É que é daqueles jogadores com uma história que valem bem mais que um post de blog.

Ainda assim, lá vou eu. Começando com um resuminho do passado.
 

Ele nasceu em Palermo, filho de imigrantes ganeses, foi adotado com apenas 2 anos pela família Balotelli e, por causa de uma série de imbróglios jurídicos e burocráticos, sua adoção formal demorou a sair — assim como sua nacionalidade italiana.

No fim, a falta do “RG” italiano acabou dificultado a saída de Balotelli para clubes do exterior, como um interessadíssimo Barcelona. Melhor para a Inter, que ganhou a intensa disputa com vários times das Séries A e B italiana — a Fiorentina tinha tudo acertado — e acabou contratando o garoto no dia 31/8/2006.

Daí pra frente, Balotelli foi queimando as etapas. Passou antes do previsto dos “Allievi” para a “Primavera” (as categorias de base da Itália). Depois, virou profissional também “antes da hora”: com apenas 17 anos, coisa rara, fez sua estréia na Série A, promovido pelo técnico Roberto Mancini.

Continuou jogando, e cada vez mais. Rápido, habilidoso e bom finalizador, marcou vários gols. E não demorou a virar o queridinho do novo técnico da Inter, José Mourinho.

Mas só hoje, porque com 18 anos completos pôde obter sua cidadania italiana, Balotelli fez sua estréia em uma categoria de base da Azzurra. Mesmo tendo nascido em Palermo. Mesmo falando italiano perfeitamente. Mesmo se chamando Mario Balotelli. Mesmo tendo recusado vários convites de Gana para jogar pela seleção africana. Mesmo cantando o “Inno di Mamelli” a plenos pulmões.

Enfim, coisas da burocracia. Porque Balotelli é muito italiano, como ele mesmo diz.

Agora, um resuminho do jogo de hoje. Que Balotelli só começou como titular porque Rossi e Aquafresca estavam machucados. E mesmo jogando numa seleção muito boa (Giovinco, Osvaldo…) e com jogadores mais velhos que ele, foi o melhor em campo. Quase marcou logo nos primeiros minutos. Depois, o quase virou gol. Um golaço com um chutaço de primeira. E no segundo tempo, por centímetros, não veio um outro golaço, de bicicleta.

Talvez fosse um pouco demais para o primeiro jogo. E para um garoto que, de tão garoto, respondeu o seguinte quando perguntado sobre qual era a principal diferença entre a Inter e a seleção italiana: “Aqui eles me deixam tomar Cola-cola. Mas no Playstation eu também ganho de todo mundo”.

A frase pode até relevar a pouca idade de Balotelli. Mas ele já mostrou que, em relação ao futebol, isso não quer dizer nada. Não costumo ser precipitado, mas aposto que ele continuará queimando etapas. E que, em 2010, estará na África de seus pais biológicos, num certo torneio de futebol.

……………………………

Não há ainda, no Youtube, um vídeo do gol contra a Grécia. Mas há este abaixo, uma “apresentação” do site do próprio jogador. Divirtam-se.

Autor: Gian Oddi Tags: , ,

18 comentários | Comentar

  1. 18 cheap fake oakleys wholesale 25/07/2013 6:56

    A Bola na Bota Blog do jornalista Gian Oddi sobre futebol italiano não só na Itália. Notícias, opiniões e bastidores do calcio » Balotelli, um italiano cheap fake oakleys wholesale http://www.rbsttyer.com/

    Responder
  2. 17 ray ban sunglasses for women cheap 25/07/2013 6:56

    A Bola na Bota Blog do jornalista Gian Oddi sobre futebol italiano não só na Itália. Notícias, opiniões e bastidores do calcio » Balotelli, um italiano ray ban sunglasses for women cheap http://www.rbteratuk.co.uk/

    Responder
  3. 16 oakley sunglasses sale cheap 25/07/2013 6:55

    A Bola na Bota Blog do jornalista Gian Oddi sobre futebol italiano não só na Itália. Notícias, opiniões e bastidores do calcio » Balotelli, um italiano oakley sunglasses sale cheap http://www.nodeoppmatte.com/

    Responder
  4. 15 O fim da linha | A Bola na Bota, por Gian Oddi – tudo sobre futebol italiano 21/04/2010 10:41

    [...] Milan e de ser flagrado pela TV vestindo a camisa do arquirrival, o garoto que eu, então otimista, apresentava neste blog em setembro de 2008, deu mais um exemplo de que será a cabeça a tornar sua carreira muito menos significativa do que [...]

    Responder
  5. 14 Os pés e a cabeça | A Bola na Bota, por Gian Oddi – tudo sobre futebol italiano 26/03/2010 10:30

    [...] suas boas atuações, há algumas semanas, o atacante Mario Balotelli (leia post do tempo em que ele ainda era desconhecido) tinha virado o novo eleito da imprensa italiana para atazanar o técnico da seleção, Marcelo [...]

    Responder
  6. 13 TÉCNICO DO MILAN DEIXA RASTRO DE RACISMO AO COMPARAR PATO COM BALOTELLI « 25/03/2009 1:11

    [...] comparar o jovem jogador do Milan ao igualmente jovem atacante do Inter de Milão (arquirrivais), Mario Balotelli, filho de ganeses, negro com passaporte italiano, Carlo Ancelotti apelou para uma nem-um-pouco [...]

    Responder
  7. 12 Ilse 17/09/2008 18:22

    Balotelli não é mais uma promessa apesar da pouca idade. Ele joga muito e leva serio o seu oficio.

    Responder
  8. 11 gladiatore 11/09/2008 9:34

    [i]Enviado por: Michel Costa

    Há uns seis meses, mandei um email pro ao vivo da ESPN dizendo que a Inter já tinha o seu “Pato”: Balotelli.
    Na oportunidade, o Silvio Lancellotti riu e disse que não havia comparação.
    Talvez ele já tenha mudado de idéia…[/i]

    hoje em dia não tem comparação mesmo, Balotelli está jogando muito na Inter enquanto Pato está numa péssima fase no Milan…

    Responder
  9. 10 Rodrigo Piesco 08/09/2008 13:51

    Golaço!

    Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=VI9aIy6mSAM

    Responder
  10. 9 Michel Costa 06/09/2008 23:47

    Há uns seis meses, mandei um email pro ao vivo da ESPN dizendo que a Inter já tinha o seu “Pato”: Balotelli.
    Na oportunidade, o Silvio Lancellotti riu e disse que não havia comparação.
    Talvez ele já tenha mudado de idéia…

    Responder
  11. 8 Marx Ferreira 06/09/2008 15:20

    Amigo Gian Oddi, te dou razão, meu caro…

    poucos jogaram com tamanha personalidade aos 18….

    Acredito que Ballotelli, o “turbo-mario” vá ser melhor que o superestimado Alexandre Pato , pois tem mais técnica, maior potencial de evolução e maior tranquilidade para a idade…

    Pato vai ser no máximo um Careca, acredito eu ; Ballotelli pode ser um fenômeno, a la italiana , pq isto ele já provou que é!

    Responder
  12. 7 gladiatore 06/09/2008 9:19

    errata corrige: pais estrangeiros

    Responder
  13. 6 gladiatore 06/09/2008 9:15

    A culpada, nesse caso, não é a burocracia porém a lei: Balotelli, nasceu na Itália de país estrangeiros e, pela lei, não podia escolher a cidadania italiana antes de 18 anos de idade.

    Balotelli é mais italiano de muitos italianos mesmo, nasceu na Itália e nunca visitou a Africa, o país dos seus pais naturais é o Gana.

    Esse rapaz joga demais, quem foi o ultimo jogador que jogava com essa tranqüilidade antes dos 18 anos???? poucos….

    Responder
  14. 5 Gílson 06/09/2008 8:07

    É impressionante como a burocracia atrapalha a vida das pessoas em toda parte.

    Responder
  15. 4 milanista 05/09/2008 22:57

    nao importa acor da pele ele e muito mais italiano de muitos italianos espero que tenha muito sucesso na azurra ja em 2010
    p.s. gian desculpa os comentarios nao muitos amigaveis do outro assunto cordiali saluti a te e al romanista

    Responder
  16. 3 Romanista 05/09/2008 21:32

    …. nossa!!!! Que golaço!!!

    Responder
  17. 2 DiegoSerrao 05/09/2008 21:14

    os gols no http://www.tvgolo.com. Sou romanista mais ele dou o braço a torcer pra esse muleke. Ele é fora do normal. Vai jogar muito.

    Responder
  18. 1 DiegoSerrao 05/09/2008 21:13

    os gols no http://www.tvgolo.com.

    Responder
  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios